Anda di halaman 1dari 6

3.1. Artes, Letras, Cincia e Tcnica 3.1.1.

A importncia dos plos culturais anglo-americanos


Quanto a Segunda Guerra Mundial termina, o Mundo no o mesmo. Muito em particular a Europa no se encontrava em condies de liderar a poltica internacional nem o prprio processo civilizacional. A guerra destrura-a como nunca, deixando-a absolutamente arrasada. Aos Estados Unidos, um das cabeas do mundo bipolar que se desenhou em 1945, coube assumir uma conduo do Oriente. Em Nova Iorque produzir-se-o as alteraes mais significativas e as grandes polmicas no mundo da arte. Nos EUA, um generoso mecenato privado irrompia e patrocinava a fundao de galerias e de grandes museus. A Europa devastada pela guerra no fornecia um cenrio estimulante para a produo cultural e, por isso, muitos foram os intelectuais que a Amrica anglo-saxnica acolheu e incentivou. Aos artistas europeus emigrados juntaram-se os talentos americanos, particularmente activos. Do seu encontro brotou aquela que designada por Escola de Nova Iorque, a grande responsvel pela dinamizao das artes no ps-guerra. A ela se deveram as experincias vanguardistas do expressionismo abstracto.

3.1.2 A reflexo sobre a condio humana nas artes e nas letras

O expressionismo abstracto (1945-1960)


O expressionismo abstracto emerge nos EUA, no ps-guerra. Como o seu nome indica, usa a linguagem universal da abstraco. O expressionismo abstracto procurou desconstruir a ideia de que a pintura era portadora de uma mensagem para acentuar apenas os sentimentos que desperta no observador. Numa clara aproximao ao automatismo psquico dos surrealistas, a pintura tornava-se um testemunho de sensibilidade individual e de ocorrncias psquicas do autor, que escapavam a um controlo racional, como eram os sonhos, os pesadelos, os traumas. Surge a expresso action painting para caracterizar aquele gestualismo do expressionismo abstracto. O efeito obtido com a action painting jamais poderia ser previamente calculado pelo pintor. Muitos quadros no tm qualquer nome por serem resultados do acaso.

A pop art (1958-1965)


A pop arte desenvolveu-se em simultneo em Inglaterra e nos EUA. A pop arte reconcilia o grande pblico com a arte. Em primeiro lugar, porque retoma a figurao e se revela de fcil apreenso. Depois, porque retira os seus temas e objectos do mundo de produtos e imagens que a sociedade de massas abundantemente consumia. Os quadros substituem-se publicidade, seja na divulgao de objectos de consumo corrente, seja na exibio de rostos de artistas e personalidades famosas.

O mais importante pintor deste movimento, Andy Warhol, tornou a serigrafia, um processo mecnico de impresso em srie, na obra de arte por excelncia desta corrente. Warhol fez da prpria arte um objecto de consumo corrente e estandardizado. A mesma viso sarcstica sobre os smbolos e ritos do quotidiano da sociedade de consumo perpassa na pop art inglesa. Os ingleses distinguem-se pelo sense of humor subtilmente provocatrio. Para alm dos processos de impresso, fazem ainda uso de colagens e da integrao de objectos comuns.

A arte conceptual (anos 60 e 70)


Inspirada no absurdo dadasta que afirmava a superioridade do pensamento do artista em relao execuo da obra, a chamada arte conceptual desprezou a existncia material da arte. Ao objecto artstico a arte conceptual antepe o processo criativo que antecede a sua execuo. Recorre, por isso, com frequncia, escrita e fotografia, que documentam o pensamento do artista e, simultaneamente, se elevam categoria de obras de arte. A arte conceptual apela reflexo filosfica. Trata-se de uma arte que, mais do que vista, deve ser pensada. Espalhada pelos EUA e pela Europa, a arte conceptual prolonga-se numa srie de tendncias.

A literatura existencialista
No segundo ps-guerra, as vanguardas consumaram a destruio da arte enquanto obra sublime do esprito humano. A mesma sensao de destruio e vazio atravessou a literatura dos anos 40 e 50. Sob o impulso da filosofia existencialista, colocava-se agora, maior importncia no sentido da existncia humana. Para Satre, figura importante do existencialismo, o Homem obra de si prprio, produto das suas aces, um ser absolutamente livre que constri o seu projecto pessoal. Satre considerava que, num mundo hostil e sem Deus, o Homem estava inexoravelmente condenado liberdade de encontrar por si prprio um sentido para a vida. Dessa sua busca permanente nascia a angstia existencial, que mais no do que uma manifestao da liberdade e da condio humana.

3.1.3. O Progresso cientfico e a inovao tecnolgica


Os avanos cientficos, fruto de equipas interdisciplinares de sbios, traduzem-se em avanos tecnolgicos que se universalizam e massificam. A Fsica, a Qumica e a Biologia foram as cincias em que se processam maiores investigaes tericas. Os seus efeitos tecnolgicos mais marcantes fizeram-se sentir na produo e na utilizao da energia nuclear, na electrnica, na informtica e na ciberntica e, finalmente, nos progressos mdicos e alimentares que cuidaram da vida.

A energia nuclear
Sabemos bem como foi trgica e sinistra a sua primeira aplicao, com as bombas atmicas. Na dcada de 50, a energia nuclear conheceu fins pacficos. Desde 1956, a produo de electricidade por processos nucleares tornou-se tecnicamente possvel. Posteriormente, construram-se submarinos e navios alimentados a partir de energia nuclear.

Electrnica, informtica e ciberntica


A inveno do transtor (1948) permitiu a miniaturizao dos materiais. Uma dcada depois passouse utilizao do chip. Estes inventos permitiram o aperfeioamento da rdio, televiso, computadores, telefones, electrodomsticos e automveis. O laser viria a ser uma das maravilhas electrnicas do futuro, com aplicaes na medicina, no lar e na guerra. Pelo seu impacto civilizacional, o computador merece uma referncia especial. A informtica registou notveis avanos e revolucionou todos os domnios da actividade humana. Os computadores aceleram os clculos, o armazenamento, a recuperao e a distribuio da informao. Os progressos da electrnica e da informtica interligaram-se com a expanso da ciberntica e as pesquisas sobre a inteligncia artificial. Surgem os robs, que penetraram na indstria e transformaram profundamente a organizao das empresas e as condies do trabalho humano. A automatizao assim conseguida contribuiu fortemente para a terciarizao da sociedade.

Os progressos na medicina e na alimentao


s pesquisas bioqumicas do sc.XX devem-se grandes progressos na medicina e na alimentao, que preservaram a vida e a prolongaram. A penicilina foi produzida industrialmente na dcada de 40, permitindo salvar imensas vidas. Efeito semelhante tiveram as vacinas. Os transplantes cardacos, iniciados em 1967, registaram uma taxa razovel de sucesso, suscitando a confiana progressiva na medicina cirrgica. Surge a primeira criana cuja concepo ocorreu fora do corpo humano fertilizao in vitro. Em 1953 descobre-se a estrutura do ADN e do cdigo gentico. As informaes genticas contidas nos filamentos de ADN auxiliaram nas pesquisas patolgicas e imunitrias. Resultado de avanos na agronomia, nas tcnicas reprodutivas e na gentica viria a iniciar-se, em 1962, a chamada Revoluo Verde. O cultivo de variedades de trigo, milho e arroz, de grandes rendimentos e resistncia s pragas, converteu-se num auxiliar precioso para os agricultores empobrecidos, solucionando muitas carncias alimentares. Mais bens de consumo foram prodigalizados, a esperana mdia de vida aumentou e a humanidade ficou, como nunca, interligada por uma rede de comunicaes que fez da Terra uma aldeia global.

3.2. Media e hbitos socioculturais 3.2.1. Os novos centros de produo cinematogrfica


O cinema converteu-se num grande espectculo de massas, aps 1945. A sua magia viu-se perpetuada no esplendor dos filmes a cor, projectados em ecrs panormicos. Surgem superprodues musicais que atraram multides e evitaram a decadncia dos estdios. Ao mesmo tempo, Hollywood investia em temticas socioculturais mais prximas do novo pblico que frequentava os cinemas. Entretanto, novos centros de produo cinematogrfica irrompiam no Mundo. Apesar do seu poder apelativo, que retira espectadores s salas de cinema, a televiso no mata a magia do grande ecr e o cinema, seja espectculo de entretenimento ou obra sria, preserva o estatuto digno de Stima Arte.

3.2.2. O impacto da televiso e da msica no quotidiano

A televiso
S aps 1945 a televiso se junta ao cinema e rdio como grande meio de comunicao. Desde ento, os EUA assumem a dianteira no que toca a progressos tecnolgicos que embaratecem a televiso e a tornam mais atractiva. Bem cedo, a televiso assumiu-se como um veculo privilegiado de entretenimento. Ao entretenimento, a televiso associou o papel de fonte de informao e de conhecimento dos grandes acontecimentos internacionais. Cientes do poder da TV, os polticos no a negligenciam. Desde a campanha presidencial americana de 1960, ficou provado o impacto da televiso nos comportamentos eleitorais. A guerra passou a travar-se tambm como a opinio pblica. Poderosa e manipuladora a TV permanece o media que mais necessidades satisfaz.

A msica
O crescente protagonismo dos jovens nas sociedades ocidentais do ps-guerra e as maravilhas da electrnica contriburam de forma decisiva para a popularidade da msica ligeira a partir dos anos 50. Muito em particularmente o rock and roll parecia ser a msica que melhor exprimia a rebeldia e o anticonformismo de uma nova juventude. Foi ainda em 1956 que, na cena nacional dos EUA, emergiu a primeira super-estrela do rock and roll: Elvis Presley. Em 1962 surgem os Beatles, um grupo britnico de Liverpool que construiu uma das mais fulgurantes carreiras de que h memria na msica ligeira. Os Rolling Stones constituram outro xito da msica britnica. Criaram, no entanto, uma imagem de perigosos degenerados A cano converteu-se em instrumento de crtica social e poltica. O rock continuava a assumir.-se como um dos pilares da contestao juvenil, que marcou profundamente o final dos anos 60.

3.2.3. A hegemonia dos hbitos socioculturais norte-americanos


Os filmes de Hollywood e os programas de TV difundem os valores e os esteretipos do american way of life. Para os pequeno-burgueses que conheceram as dificuldades dos anos da guerra, possuir uma casa individual e ter um carro so sonhos que fazem viver! As donas de casa rendem-se aos cafs solveis, s sopas instantneas e s comidas previamente cozinhadas que lhes aliviam a escravatura do lar. Apesar de criticada pelos conservadores, a Coca-Cola torna-se a bebida favorita. Quanto aos jovens, usam e abusam dos blue jeans, dos bluses de couro e das pastilhas elsticas.

3.3. Alteraes na estrutura social e nos comportamentos 3.3.1. A terciarizao da sociedade


Os 30 anos de expanso econmica at 1970 acentuaram tendncias anteriores ao nvel da estrutura da populao activa. Assim, a mecanizao da agricultura continuou a fazer regredir a percentagem da populao camponesa. Relativamente indstria, os avanos tecnolgicos ocorridos contriburam para a estabilizao da respectiva mo-de-obra. Foi ao nvel do sector tercirio que se verificou um forte crescimento, motivando a terciarizao da sociedade, devido ao incremento das funes sociais do Estado, complexificao da actividade econmica, ao desenvolvimento dos meios de comunicao social e dos transportes.

3.3.2. Os anos 60 e a gestao de uma nova mentalidade.

Procura de novos referentes ideolgicos


O ecumenismo
A igreja catlica procura adaptar-se aos novos tempos. O Conclio Vaticano II (1962-1965) aborda questes relacionadas com a Guerra Fria, a promoo da paz, a desigualdade entre homens e povos, a par de assuntos especificamente religiosos. O ecumenismo ficou como uma das heranas do conclio.

Ecumenismo: Movimento iniciado no seguimento da 1 Guerra Mundial e que defende a aproximao


entre as diversas igrejas crists (catlicos, protestantes e ortodoxos) No entanto, os resultados do Conclio ficaram aqum das expectativas. A igreja catlica manteve-se arreigadamente conservadora, no conseguindo deter a vaga de descristianizao.

A ecologia
Depressa a comunidade cientfica e os leigos se aperceberam do alto preo a pagar pelos progressos tecnolgicos. Era necessrio reduzir as experincias nucleares e dar mais ateno ao problema da poluio e do esgotamento dos recursos naturais.

Um conjunto de organizaes e de iniciativas se sucederam, desde os anos 60, com o objectivo de controlar o crescimento econmico e de garantir a proteco ambiental. Nascia a ecologia.

Ecologia: cincia que estuda as relaes dos seres vivos entre si e com o ambiente.

A contestao juvenil
O baby-boom do ps-guerra determina, nos anos 60, a existncia de um excedente considervel de jovens. Procurando um estilo de vida alternativo ao dos progenitores, os jovens protagonizaram um poderoso movimento de contestao. Nos EUA, as universidades de Berkeley e de Columbia, foram ocupadas (1964) pelos estudantes que exigiam mudanas radicais no funcionamento dos cursos. Para alm das suas reivindicaes especficas, os estudantes americanos mostravam-se atentos aos grandes problemas que os cercavam, o que os fez envolverem-se no movimento pacifista que se insurgiu contra a participao dos EUA na guerra do Vietname. Em 1968, Paris tornou-se o epicentro de uma revolta estudantil sem precedentes que atingiu a Europa. Ficou conhecida pelo nome de Maio de 68, a revolta estudantil parisiense. A crise, que comeou por ser um problema estudantil, ganhou rapidamente foros de sublevao social e poltica. Apesar de fracassado, pela reposio pronta da ordem, o Maio de 68 tornar-se-ia o smbolo de um combate em que se viveu um conflito de geraes, o descontentamento social e a reaco ao autoritarismo. Uma outra faceta da contestao juvenil fez-se sentir na revoluo dos costumes desencadeada pelo movimento hippie. Iniciado nos EUA, caracterizou-se pelo facto de os jovens assumirem atitudes de contracultura em oposio s prticas sociais e moral tradicional: uso de drogas, despojamento de bens, amor livre, grandes confraternizaes.

Contracultura: Estilo de vida juvenil que denuncia os valores materialistas da sociedade capitalista, aos
quais contrape a ausncia de regras sociais e morais, o espiritualismo, o pacifismo e o regresso Natureza.

Afirmao dos direitos da mulher


Ao longo dos anos 60, os movimentos feministas receberam um impulso notvel, convertendo-se em instrumento de emancipao das mulheres. O feminismo dos anos 60 tornou-se particularmente activo na luta pela igualdade de direitos da mulher. Essa igualdade pretendeu-se civil, no trabalho e na vida afectiva. Citam-se as campanhas pela contracepo, pelo direito ao divrcio e ao aborto, que mobilizaram a opinio pblica, adquirindo um cariz de revoluo sexual efectuada no feminino.

Anda mungkin juga menyukai