Anda di halaman 1dari 29

7

In all affairs it's a healthy thing now and then to hang a question mark on the things you have long taken for granted. Bertrand Russell
(Em todas as atividades, de vez em quando, saudvel colocar um ponto de interrogao nas coisas que voc tem como certas h muito tempo.)

Beleza fundamental
Vinicius de Morais tinha razo. E no s na msica... Muitas so as crticas contundentes feitas s fachadas de mrmore das igrejas evanglicas erigidas em comunidades carentes por gente pobre. Algumas dessas crticas vm temperadas com um certo deboche, uma arrogncia disfarada, como se pobreza fosse negado o direito de apreciar o belo. Pobreza no sinnimo de estupidez. O senso da beleza inato ao ser humano. Por que no parar uns segundos, refletir e usar o bom senso para fazer as perguntas certas? O pobre que frequenta a igreja que ajudou a erigir e mantm com seus parcos recursos recebe alguma coisa em troca, algo que no pode ser medido apenas pelos valores materiais. No h mistrio nisto. Todos queremos transcender nossa condio. Por acaso foi diferente com a Igreja Catlica? Quando o abade Suger reformou a igreja de S. Denis e iniciou o estilo que denominamos gtico , sua parquia era infinitamente mais miservel e ignorante que o povo das comunidades carentes de hoje.
Prova de que h coisas que esto alm da pura necessidade material est em que nem o mais ferrenho, mais materialista, mais preconceituoso e dogmtico dos marxistas russos ousou destruir a catedral de S. Baslio, em Moscou. Diria o velho Shakespeare que entre o cu e a terra, h mais coisas do que suspeita nossa v filosofia...

O ser humano necessita transcender, pertencer a algo alm dos horizontes estreitos de sua vida. Ns nos completamos com o xito dos filhos, dos amigos, dos candidatos de nossa corrente poltica, do nosso time de futebol. Cada vitria eleva nossa autoestima, mesmo que no sejam nossas, especificamente pessoais. O que quer dizer que as vitrias das instituies a que pertencemos so nossas tambm. Assim, como Maons descendentes daqueles construtores da Idade Mdia, por extenso a magnificncia das catedrais que edificaram um pouco nossa, tambm. Magnificncia era algo que os Maons Operativos, construtores das catedrais, entendiam muito bem. No exerccio da profisso, seu dia a dia inculcava-lhes naturalmente o senso da Beleza. Na pedra bem esquadrejada, nos ornamentos bem esculpidos, em cada detalhe, ela transparecia e dignificava o mestre e sua obra. Ns, Maons Especulativos, herdamos esta tradio de culto Beleza e de sua vital, seminal necessidade. Assim est nos rituais de todos os Ritos Manicos de todos os tempos, desde que Samuel Prichard publicou sua inconfidncia, Maonaria Dissecada, em 1730:

P O que sustenta a Loja? R Trs grandes Pilares. P Como so chamados? R Sabedoria, Fora e Beleza. P Por que isso? R Sabedoria para inventar, Fora para sustentar e Beleza para adornar. Assim, ainda hoje, continua nos rituais, tanto em ingls: Q What supports a Lodge? A Three great Pillars. Q What are they called? A Wisdom, Strength and Beauty. Q Why so? A Wisdom to contrive, Strength to support, and Beauty to adorn. S para provar, em francs a mesma coisa, embora de forma ligeiramente mais rebuscada, bem no estilo glico: D Pourquoi disons-nous que la Loge est soutenue par trois grands Piliers ? R Parce que la Sagesse, la Force et la Beaut sont les perfections de tout, et, que rien ne peut durer sans cela. D Pourquoi ? R Parce que la Sagesse invente, la Force soutient et la Beaut orne. Como Maons, temos orgulho de nossas Lojas, mesmo que sejam humildes, sem luxo. Nenhum de ns nega que, se pudesse contribuir para que fossem mais belas, ns bem o faramos. No necessariamente apenas fachadas de mrmore, mas em tudo que pudesse espelhar sua grandeza: seus diplomas, suas comendas, suas joias, seus rituais... e, por que no, os painis, eles que so a base da instruo dos Maons. De minha parte, h mais de vinte anos, desde que meu Irmo Felisberto da Silva Rodrigues, pesquisador incansvel, me pediu para redesenhar o smbolo de minha Loja-me, a ARLS Luiz de Cames (hoje N 3354, no Grande Oriente do Brasil ), j perdi a conta de quantas ilustraes manicas j criei. Uma boa parte delas esto acessveis, porque j as disponibilizei em CDs. Agora, chegou a vez dos painis dos Graus.

Novos, no apenas mais explcitos


Eu disse, no incio, que Beleza fundamental. Porm, nesta aventura de redesenhar os painis, h mais do que somente Beleza, porque os painis no so mera decorao. Tudo, em

10

uma Loja manica ensina, tudo significa alguma coisa, tudo est l por uma razo. Tambm os painis, tbuas de delinear ou de traar, prancheta do mestre ou que nome tenham. Principalmente eles. Os painis so a sntese dos ensinamentos. Ento, como ensinar, se os elementos que esto nos painis j no podem mais ser identificados? E no foi apenas uma questo de redesenh-los mais bonitos, mas, acima de tudo, tentar resgatar corretamente esses elementos. Digo resgat-los corretamente porque muito se perdeu nas consecutivas reprodues de reprodues A cada reproduo, a qualidade caa um pouco. A impresso trouxe a possibilidade de multiplicar a informao. Porm, no basta imprimir de qualquer maneira. A mquina reproduz, mas para que a reproduo possa ser chamada de arte grfica, so necessrios profissionais habilitados. Ontem, hoje e em qualquer tempo e qualquer processo, da tipografia edio desktop. Ningum entrega o carro para o padeiro consertar e, em contrapartida, no se compra po em oficina mecnica... Eu, voc e ou qualquer garoto (ele, alis, bem melhor do que ns!), com um micro e uma impressora em casa, todos podemos reproduzir o que desejarmos, ainda mais com a internet disposio. Acostumados abundncia, no nos damos conta das dificuldades do passado. Hoje, um livro inteiro produzido em minutos. Entra papel de um lado e sai livro pronto do outro. Na Idade Mdia, um convento podia levar trinta anos para produzir um nico volume copiado e ilustrado. No toa que tanto dos rituais manicos tenha sobrevivido na forma de manuscritos, tal como acontecia quatro sculos antes com as Old Charges, as Antigas Obrigaes das Corporao dos Pedreiros. Quanto aos painis, quando estes passaram a ser pintados, no tempo das primeiras Lojas, eram produto da arte individual dos pintores. Conhecemos alguns, como Josiah Bowring e John Harris, mas a maioria permanece annima.

11

O Irm. Neville Cryer, Past Master da famosa Loja de Pesquisas Quatuor Coronati, de Londres, autor e pesquisador incansvel, tem uma coleo de cinco livros excelentes, Masonic Halls of England, que contam a histria de templos de toda a Inglaterra. Um nmero respeitvel delas, as mais antigas, tm seus prprios painis pintados. Muitos deles so cpias pintadas dos originais de John Harris, de 1845, porm muitos so bem anteriores. simples explicar. Como dissemos, a funo dos painis ensinar. Ento, ele precisa ter um tamanho adequado. O problema era que as tcnicas de reproduo para grandes tamanhos, poca, eram precrias ou inacessveis. Vamos e venhamos, contratar um pintor era a melhor soluo. Ou, pelo menos, a mais barata...

As peculiaridades brasileiras
Houve, porm, que levar em considerao nossos usos & costumes. As Potncias brasileiras no utilizam os mesmos painis para o mesmo Rito, como o caso das Grandes Lojas e de alguns Grandes Orientes da COMAB, que utilizam painis de um Rito em outro. No vai aqui qualquer censura. Afinal, aquilo que passa por aberrao hoje pode ser a tradio de amanh... Quer um exemplo? O to falado Congresso de Lausanne, em 1875, decidiu que a cor do Rito Escocs era vermelho e ponto final. Quanta tinta e papel j foram gastos para justificar a deciso! At afirmar que vermelho era a cor dos reis Stuarts destronados foi pomposamente afirmado, misturando alhos e bugalhos. Cascata, como expliquei em me livro sobre o Rito Escocs, Os Fios da Meada, por dois motivos:

12

O braso dos Stuarts no tem vermelho: dourado com o chefe axadrezado de azul e prata;

vermelho era a cor do New Model Army, o exrcito criado por Oliver Cromwell, que deps e executou o rei Carlos I. Ainda hoje, a cor do exrcito britnico o vermelho. E tem mais: a marinha a Royal Navy e a fora area, Royal Air Force, mas o exrcito apenas the Army, justamente porque foi criado no perodo republicano que se seguiu deposio dos Stuarts. Ser que um Stuart homenagearia os autores de regicdio e do seu exlio, usando a sua cor? Duvido! Esse tal vermelho, provavelmente, vem da cor dos aventais dos Grandes Mordomos, em ingls Grand Stewards. Mordomo, em ingls, steward. Owen Stuart, o pai da dinastia escocesa Stuart era mordomo do rei. Provavelmente, como to comum entre os eternos rivais das duas margens do Canal da Mancha (ou English Channel, j que cada um chama o fosso a seu modo...), o que houve foi uma simples confuso, influenciada pela velha lenda da Ordem da Estrita Observncia e seus superiores desconhecidos:

Como sempre, nos filmes de mistrio, o culpado o mordomo... De qualquer forma, voltando ao fio da nossa histria, como eu disse em outro trabalho, uma coisa uma coisa e outra coisa, outra coisa. O importante, se decidimos redesenhar os painis, faz-lo sabendo, ao menos, o que estamos fazendo e o porqu.

13

O tal quadrado oblongo


s vezes, esse saber o porqu das coisas pode dar um trabalho infernal de garimpagem, porque uma pista leva a outra, que leva a outra... Pois . Se voc no for objetivo, acaba se perdendo nos labirintos da pesquisa, mais ainda na internet, porque nela sempre necessrio separar o joio do trigo. Quantas vezes voc j ouviu falar no tal quadrado oblongo? Alis, tambm conhecido pela alcunha de obilongo pelos mais desinformados no me leve a mal, mas, c entre ns, obilongo a !&#!@%*!, desculpe o desabafo! Os painis de John Harris haviam sido desenhados nas propores do quadrado oblongo. Ento, para ser honesto, usando ou no essas propores, no havia como ir adiante sem procurar, ao menos, saber seu significado!

Mas aqui vai um lembrete queles que acham que tudo em Maonaria tem que ser uniforme: Harris no pintou apenas um jogo de painis. Pintou diversos. Dois deles, um de 1820 e outro de 1825, esto na biblioteca da United Grand Lodge of England, como contou o Irm. Harry Carr, em seu The Freemason at Work (Lewis Masonic, 1989) . Voltemos ao notrio oblongo. Se voc fala ingls, h um excelente dicionrio em ww.masonicdictionary.com. Entre e consulte. Foi exatamente o que fiz. No verbete Quadrado Oblongo, diz o Dicionrio: Este tem sido um quebra-cabeas na nomenclatura manica. Pergunta-se: como possvel a um esquadro ser oblongo, quando tem todos os lados iguais? A resposta que nesta concepo esquadro usado no sentido de retngulo os ngulos so iguais, no os lados. Oblongo deriva de ob, perto ou antes, e longus, significando algo cujo eixo

14

principal mais comprido que os outros, como em uma folha comprida ou um dardo. Da, um esquadro oblongo um retngulo em que dois lados opostos so mais compridos que os outros dois. A Loja manica, neste sentido, um quadrado oblongo.
O Irm. C. C. Hunter diz que um termo, antes comum, porm hoje obsoleto, sobreviveu. H algum tempo, a palavra quadrado significava em ngulo reto ou em esquadria; em consequncia, o termo um quadrado referia uma figura de quatro lados com ngulos retos, sem levar em considerao as dimenses dos lados adjacentes. Assim, havia dois tipos de quadrados, o de quatro lados iguais e o de dois lados paralelos mais compridos que os outros dois. Ao primeiro, chamava-se quadrado perfeito e, ao segundo, quadrado oblongo.

Bem, a eu me perguntei: o termo oblongo define a relao entre os comprimentos ou pode ser qualquer uma? No, no pode ser qualquer uma. Tentando descobrir, deparei com outra pista, desta vez em um site francs excelente, do Irm. Jean-Pierre Garcia, que fala de algo que tinha ouvido falar vagamente, a Geometria Sagrada: www.rennes-le-chateau-archive.com/index.htm. Diz ele: Se hoje nos parece complexa e pouco conhecida, a Geometria Sagrada era, para nossos ancestrais, como uma forma de linguagem absolutamente com o divino. Nossa civilizao, hiper miditica e racional, infelizmente tem perdido aqueles conceitos indispensveis compreenso de nossas razes e de nosso mundo. [] Se nos apegamos definio do dicionrio, a geometria a cincia matemtica que estuda a relao entre pontos, retas, curvas, superfcies e volumes no espao. A geometria torna-se Sagrada se lhe acrescentada uma dimenso de harmonia, valores artsticos e uma dimenso divina. Em outros termos, a Geometria Sagrada utiliza conceitos da geometria euclidiana simples, mas pondo em relevo a harmonia universal de nosso mundo. Aqui, Garcia faz uma advertncia: Porm, ateno! O termo Geometria Sagrada engloba, hoje, tudo e no importa o qu, porque mesmo se ela possui atributos de Sagrada, ainda assim continua uma cincia matemtica, com regras estritas, seus teoremas e axiomas. Muitos autores utilizam essa geometria para emprestar uma certa consistncia a suas teses mais ou menos esotricas e s suas construes arbitrrias. necessrio, de preferncia, falar de Geometria harmoniosa ou de matemtica artsticas. [] Assim, a Geometria Sagrada a cincia descritiva que ilumina a harmonia de nosso mundo. Ela o reflexo da nossa conscincia de ser. Porm, essa geometria no representa seno uma nfima parte do

15

problema real. Os antigos se dedicavam ao seu estudo com a ajuda da rgua e do compasso. [] [A Geometria Sagrada] tambm um meio frequentemente utilizado para passar uma ou mais mensagens simblicas somente compreendidas pelos iniciados. Usar a Geometria Sagrada entrar em comunicao com Deus e conservar um nvel de confidencialidade muito elevada.
Caramba, a coisa era mais complexa do que eu suspeitara. Me obrigou a voltar s instrues do simbolismo, s relaes entre os nmeros e aos sbios gregos e artistas renascentistas, porque essas relaes esto nas cincias do Quadrivium, que reunia quatro das chamadas Cincias Liberais: Aritmtica, Geometria, Msica e Astronomia. Ficou uma sensao incmoda, como se toda a nossa modernidade talvez no fosse assim um passo to grande sobre os antigos, ao menos no que tange ao fundamento. Nos demais captulos do seu site, Jean Pierre Garcia fala do rectangle d'or. Pelo jeito, alm do quadrado perfeito e do quadrado oblongo, eu esbarrara em outra figura de quatro lados, o retngulo de ouro.

A Proporo urea
Procure este ttulo no Google ou em um dicionrio de artes. Voc vai esbarrar fatalmente na Wikipedia. Mesmo para quem j ouviu falar ou estudou, de ficar abismado. A proporo urea, nmero de ouro, nmero ureo ou proporo de ouro uma constante real algbrica irracional denotada pela letra grega I, em homenagem ao escultor Fdias, que a teria utilizado para conceber Partenon. A Wikipidia d ainda outros nomes pelos quais o nmero conhecido: seo ou razo urea ou de ouro, proporo ou seo divina, proporo em extrema razo ou urea excelncia e, ainda razo de Fdias. E explica sua presena nas artes e na natureza.

Este nmero est envolvido com a natureza do crescimento. Phi (I, ou fi), como chamado o nmero de ouro, pode ser encontrado na proporo das conchas (o nautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colmeias, entre inmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento. Justamente por estar envolvido no crescimento, este nmero se torna to frequente. E justamente por haver essa frequncia, o nmero de ouro ganhou um status de "quase mgico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o nmero de ouro apenas o que devido aos contextos em que est inserido, como nos crescimentos biolgicos, por exemplo. O fato de ser encontrado atravs de desenvolvimento matemtico que o torna fascinante. [] A Maonaria tambm tomou emprestado o simbolismo da Proporo Dourada em seus ensinamentos, com a utilizao de seu mtodo para obteno do Pentagrama e do Quadrado Oblongo, existentes em algumas Lojas Manicas. Essa sequncia aparece na natureza, no DNA, no comportamento da refrao da luz, dos tomos, nas vibraes sonoras, no crescimento das plantas, nas espirais das galxias, dos marfins de elefantes, nas ondas no

16

oceano, nos furaces e at, dizem, nas geniais 5 (dita do Destino) e 9 (Coral) sinfonias, de Beethoven. Se falamos em espirais galticas e em Beethoven, no custa lembrar que, alm da Aritmtica e da Geometria, a Astronomia e a Msica tambm faziam parte do Quadrivium. , tanto a me-natureza quanto nosso conceito de beleza obedecem a relaes que no so assim to aleatrias quanto parecem. Olhe ao seu redor. Voc pode no se dar conta, mas a Proporo urea, o nmero I (que equivale a 1,618033989, em sua forma decimal) est em toda parte mesmo... Ponto para os antigos! Como curiosidade, aqui vai uma das muitas maneiras grficas de construir um retngulo nas propores ureas.

Desculpe se dei tanta volta. Mas foi apenas para que voc pudesse acompanhar meu raciocnio na recriao dos painis. Nisso tudo, ficou apenas uma nica frustrao: no pude utilizar a proporo urea ao dimensionar os painis. Como as folhas de papel no so dimensionadas segundo as propores ureas, desperdiaramos uma boa rea. Bem, no se pode ganhar todas, no ?...

17

A Loja nos Rituais


Voltemos ao fio da narrativa e ao famoso quadrado oblongo. Assim explicitam os manicos rituais desde a inconfidncia de Samuel Prichard, de que j falamos: P Qual a Forma da Loja? R Um Quadrado oblongo. P Quo comprida? R Do Oriente ao Ocidente. P Quo larga? R Do Norte ao Sul. P Quo alta? R Incontveis polegadas, ps e jardas, to alta como os Cus. P Quo profunda? R At o centro da Terra. Assim est no original ingls, para voc conferir: Q What Form is the Lodge? A A long Square. Q How long? A From East to West. Q How broad? A From North to South. Q How high? A Inches, Feet and Yards innumerable, as high as the Heavens. Q How deep? A To the Centre of the Earth. O velho ritual francs diz exatamente o mesmo: D Quelle forme a votre loge ? R Un carr-long. D De quelle largeur est-elle ? R De lest louest. D Quelle longueur ? R Du sud au nord. D Quelle hauteur ? R De la terre aux cieux. D Quelle profondeur ? R De la surface de la Terre au centre.

18

E acrescenta algo que est em todos os rituais de todos os Ritos h sculos, pelo menos desde um pouco antes de 1730: D Pourquoi ? R Parce que la Maonnerie est universelle. Ento, se a Maonaria universal, difere apenas na forma, nunca na essncia, seja qual for o Rito ou no seria Maonaria! Ento, s para enfatizar o ponto, aqui vo mais duas variantes, dos painis, tal como exemplificados no livro clssico do Irm. Harry Carr, The Freemason at Work, a que me referi antes. Ele j est editado em portugus pela Editora Madras, sob o ttulo O Ofcio do Maom. Ambos pertencem Association for Taylor's Working e The Logic Ritual Association.

Nascemos do Iluminismo, crendo na emancipao do Homem pela dissipao das trevas da ignorncia, do fanatismo e da superstio. Como tal permanecemos, embora, s vezes, precisemos de nos lembrar disto...

Igualdades & diferenas


Muita gente boa j escreveu sobre os painis, aqui e l fora, bem mais gabaritada do que eu, que no estaria escrevendo se no fosse pelo trabalho de pesquisa primria deles, direta da fonte. engraado que muitos no se do conta de que sua Loja, hoje, pode ser idntica s Lojas primitivas na essncia, mas no na forma. Claro que a Maonaria no surgiu ex machina, como a deusa Atenas, que saiu pronta, adulta e armada, da cabea de Zeus. No, nada disso. Evolumos com os tempos, com as condies peculiares de cada lugar e com as

19

possibilidades. E fomos nos reinventando ao longo do caminho at chegar neste universo incrivelmente variado que a Maonaria Universal hoje, to igual e to diferente e to fascinante, justamente por causa disto! quase um vcio meu dizer que aprendemos com as diferenas, no com as igualdades. Exaltando as diferenas e os que as fazem, George Bernard Shaw (no, ele no era Maom, se voc quer saber!) disse que o conformista se adapta ao mundo; o no conformista persiste em tentar adaptar o mundo a si. Assim, todo progresso depende do no conformista... O bom senso nos diz que, desde que comeou a construir, o homem antes projetou. Ainda hoje o barraco do canteiro de obras concentra as atividades dos artfices. Assim era tambm no perodo que nos interessa, a Idade Mdia. Esse barraco o ancestral direto de nossas Lojas. Uma das mais antigas referncias a mesas ou pranchetas para projetar usadas nas antigas lojas est em um inventrio, datado de 1399, da catedral de York the York Minster. Nele est includo o que, na grafia inglesa antiga, era chamado de tracying bordes, usualmente, mesas montadas sobre cavaletes, para facilidade de deslocamento. Para o mestre de ento, eram o que as pranchetas foram para o arquiteto at a virada do sculo passado. Nela eram feitos os esboos e traados os moldes e gabaritos. Depois, agora sobre pergaminho, era minuciosamente desenhado o projeto final. Hoje, para o arquiteto profissional, a prancheta pode ter cedido espao ao computador com seus programas especficos. Porm, na Loja manica, ela manteve uma importncia muito alm do seu uso ancestral. Tanta importncia que, no painel do Grau de Aprendiz, de John Harris, h uma prancheta dentro de outra prancheta porque ela a sntese do ensinamento manico.

Os primeiros painis especulativos


Com a parafernlia operativa, obviamente herdamos as tbuas de delinear, pranchetas do mestre, painis dos Graus ou seja l que nome venhamos a dar. Sabemos que os primeiros Maons reuniam-se nos espaos disponveis, fossem tabernas ou residncias. Como os smbolos so os fundamentos do ensino manico, tinham que estar vista para que as sesses pudessem ser realizadas. Um trabalho muito interessante sobre os painis foi apresentado pelo Irm. Yasha Beresiner, Past Master. Falando sobre o seu desenvolvimento, comenta ele: Quando os Maons se reuniam em salas privadas de tavernas e estalagens no sculo XVIII, entre as obrigaes do Cobridor, estava

20

desenhar a Loja com giz e carvo no assoalho da sala de reunio. Esses desenhos consistia de vrios smbolos manicos esquadro e compasso, globos, a letra G, as colunas etc. que hoje encontramos em forma fsica como elementos decorativos em nossos templos. A qualidade desses desenhos dependia naturalmente da habilidade e do talento individual do Cobridor. A responsabilidade de apagar os desenhos, aps a reunio, cabia ao mais novo iniciado, munido de balde e esfrego. Nas gravuras e comentrios satricos da poca, o balde e o esfrego (mop and pail) aparecem como emblema dos Maons... Nem James Anderson, o clrigo compilador do primeiro Livro das Constituies, escapou da gozao. William Hogarth, famoso artista e membro da Primeira Grande Loja, colocou-o de avental, luvas, balde e esfrego em uma gravura satrica...

Ficar merc do talento do Cobridor tinha seus inconvenientes, claro. O Irm. Yasha Beresiner cita o uso de outros meios entre os franceses, em uma inconfidncia annima de 1725, intitulada Dilogo entre Simon & Philip, onde os desenhos no assoalho so substitudos por emblemas feitos em prata ou estanho, bem finos, e colocados em posio na Loja. Em um site excelente, www.phoenixmasonry.org, h um comentrio sobre esses emblemas: "Temos visto o uso de smbolos separados em Lojas inglesas, como em Bristol, onde as antigas cerimnias ainda hoje so zelosamente preservadas." Foi s uma questo de tempo para se chegar concluso de que os emblemas poderiam ser pintados em lona, a ser desenrolada no incio das reunies e enrolada ao trmino. E, quando as Lojas passaram a reunir-se em locais prprios, no precisavam de painis para descrev-las, claro. Mesmo assim, os painis no desapareceram. Pelo contrrio, passaram a

21

exercer outra funo igualmente, seno mais, importante: o de conduzir os Maons em sua escalada na senda do auto aperfeioamento. Foi assim que se desdobraram, um para cada Grau. Atas da Loja Old Kings Arms, datadas de 1733, j fazem referncia a eles como traados em tela. Se passamos do traado ao painel pintado, o comentarista no site da Phoenixmasonry observa que os painis pintados dariam lugar, nas Lojas americanas, aos slides de projeo.

Os painis franceses
Porm foi na Frana que os painis pintados ganharam notoriedade. H uma coleo de gravuras alems, intituladas em francs Assemble de Nouveaux Frans-Maons publicadas em 1746, onde os painis esto como tapetes no centro da Loja. Para o Irm. Yasha Beresiner, vem da o hbito de esquadrejar a Loja, o que faz sentido. Na gravura do Aprendiz sendo conduzido na Iniciao, voc vai entender como o tapete, tapis em francs ou ou floor cloth em ingls, permitia transformar qualquer ambiente em uma Loja. Era uma espcie de fast Lodge, s que bem mais saudvel do que o fast food... Ah, um detalhe: de onde que voc acha que vem a inspirao do tapete das Lojas do Rito Schroeder?

Os painis usados no Grande Oriente do Brasil para o Rito Escocs Antigo e Aceito guardam relao direta com os painis das gravuras do sculo XVIII. Podem no ser exata e milimetricamente iguais, como gostariam os que confundem Maonaria com quartel, mas os elementos esto l. Alis, dadas as dificuldades de comunicao e de reproduo da informao, a mim espanta que no tenham mais diferenas do que tm... Obviamente, com as facilidades que temos hoje, no h porque no apresent-los coloridos e to ricos em informaes quanto possvel. Se as Lojas do sculo XVIII contratavam artistas para pintar seus painis a cores, no h justificativa para que as Lojas do sculo XXI continuem com ampliaes sofrveis, tiradas dos rituais, onde mal se distingue o que est l. Nesta srie, inclu uma opo para o painel do Grau de Mestre, embora no ritual do GOB, como bem enfatizou o Irm. Wilson Aguiar Filho, ele seja coberto por pano negro, resolvi tambm apresentar uma verso com o esquife em madeira.

22 Nos painis de Aprendiz e Companheiro no h maiores alteraes. Procurei ser fiel maior parte das ilustraes usadas

23

24

25

Vamos comentar alguns detalhes: Na maioria dos painis antigos, as posies do Sol e da Lua esto invertidas. No Grau de Aprendiz, o Sol est ao Norte e, do de Companheiro, ao Sul. Aqui bem vale especular o motivo...

26

Inicialmente, no painel de Companheiro, eu tinha colocado o Esquadro & Compasso, de cabea para baixo, como em alguns painis antigos, como nestes mostrados a seguir, reproduzidos de Les Objects de la Franc-Maonnerie, de Raphal Morata (ditions Ch. Massin, Paris). Se voc notar, alm de estarem de cabea para baixo, o Esquadro e o Compasso mal se tocam. Ser o caso de dizer que o importante o smbolo estar l, independente da posio? Lembrando o que dissemos no incio, o importante no deixar que os detalhes da forma obscurea a essncia dos ensinamentos. Detalhes e diferenas devem ser estmulos para a curiosidade, no de dogmatismo engessante.

Realmente, como os IIrm. Antonio Carlos Raphael e Italo Aslan ponderaram, iria causar polmica sem proveito. Ento, foram para o painel na posio habitual. A Corda e as Colunas tambm diferem nos dois painis. No cu noturno, por uma questo de consistncia com nossos usos e costumes, em vez de estrelas aleatrias, coloquei algumas constelaes que aparecem na abbada das Lojas, como as Pliades, as Hades e o Cinturo de Orion. Confesso que at fiquei tentado, mas, aqui para ns, colocar o Cruzeiro do Sul seria forar a barra... Os degraus so trs no Grau de Aprendiz e cinco no de Companheiro, pelas razes que sabemos.

27 O Nvel do 1 Vig?, no REAA francs, tradicionalmente do tipo egpcio, como um A.

Os painis de Harris
Eles foram criados especificamente para o novo Rito resultante da adaptao dos rituais trabalhados pelas duas Grandes Lojas rivais inglesas, a dos Modernos (de 1717) e a dos Antigos (de 1751), reunidas na Grande Loja Unida da Inglaterra. Ainda assim, foram adotados por Mario Behring para os rituais das Grandes Lojas brasileiras. O que comeou, provavelmente, por expediente poltico, para atrair o reconhecimento ingls, hoje um fato consumado. Errado ou no. Se voc comparar, os painis ao estilo francs apresentam uma compilao dos smbolos utilizados em Loja, como se tivesses simplesmente sado do tapete para um quadro emoldurado. A concepo de John Harris diferente, principalmente nos Graus de Aprendiz e Companheiro, onde ele incorpora os smbolos paisagem. No Grau de Aprendiz, a Loja aparece em dimenses infinitas e, do de Companheiro, ele nos remete para dentro do Templo do Rei Salomo. S um miniaturista como ele conseguiria encaixar tantos detalhes no tradicional formato reduzido dos rituais ingleses, 9 x 14 cm. Nas antigas edies, eles apareciam em preto e branco e um por pgina, como ainda hoje nos rituais Sussex e Logic. Nas edies modernas do Emulation, esto coloridos e em pginas espelhadas. Por questes prticas, as Lojas que trabalham suas instrues nos painis de Harris de modo geral, no GOB e COMAB nos rituais Emulation; nas Grandes Lojas, nos rituais do Rito Escocs e Emulation ampliam direto dos pequenos rituais. O resultado, no mnimo, precrio, impedindo a visualizao dos detalhes. Como falei antes, no vai aqui qualquer censura. E devemos lembrar que Harris no pintou apenas um conjunto de painis. Do mesmo modo como fiz nos painis franceses, aproveitei a oportunidade para enfatizar os detalhes, aproveitando que temos nossa disposio a possibilidade da cor e das reprodues ampliadas. A inteno despertar a ateno dos que esto sendo instrudos para esses detalhes. A curiosidade, fora motriz do aprendizado, precisa ser despertada... Comento aqui alguns dos detalhes:

28

29

30

Se voc olhar de perto, o Salmo 133 aparece bem legvel no Livro da Lei. Na prancheta aos ps do Altar est um pergaminho com uma planta do Templo de Salomo. Como nos painis franceses, os detalhes foram tornados explcitos, como o punhal na Coluna Drica, o Cinzel e o Mao sobre a pedra bruta e a argola encaixada na pedra polida para ser levantada pelo Lewis. Inspirada na soluo inteligente e tolerante do smbolo da Grande Loja de Israel, a F est representada por trs pergaminhos com os smbolos das trs religies do Livro: judaismo, cristianismo e islamismo. Como as instrues nos rituais ingleses, ao explicar o painel de Aprendiz de Harris, dizem que "a cobertura de uma Loja de Franco-Maons uma abbada de diversas cores, como os Cus" (the covering of a Freemason's Lodge is a celestial canopy of divers colours even the Heavens), no vi mal algum em colocar no cu noturno as

31 mesmas Constelaes s quais os Maons brasileiros esto acostumados. At porque este painel trabalhado tambm em Lojas do REAA. Liberdade artstica, digamos... No painel colorido que aparece no ritual Emulao, que poucos conhecem por aqui, a Orla Dentada, curiosamente, aparece em vermelha e preta. Como no h justificativa para isto nas explicaes dos rituais ingleses, mantive a preta e branca, no s pela consistncia com o Pavimento Mosaico como tambm pelo costume j arraigado entre ns. O ritual Revised Ritual of Craft Freemasonry tem as instrues bem detalhadas. Na explicao do painel do Segundo Grau, diz ele que, "tendo comunicado a Pa Sag, os Companheiros subiam a escada em caracol e chegavam porta da Cm do M, que era guardada pelo Antigo 1 V (Antient Senior Warden), a quem comunicavam o Sn e a Pa de um Comp. Eles ento entravam na Cm do M, onde cada homem recebia seu salrio [...]." No painel de Companheiro, omiti os personagens para atrir a ateno para os detalhes, como a escada com seus lances de escada em 3, 5 e 7 degraus e o guich onde o 1 V pagava os Companheiros. No painel de Companheiro o Tetragrama aparece sobre a Cm do M, enquanto a letra G inscrita no hexagrama aparece luminosa ao alto. No painel de Mestre, dispensei o pergaminho que aparece em algumas verses. Como em outras, o Prtico direto sobre o esquife, com a Arca da Aliana por trs da cortina e a inscrio correta no arco. Entre ns, as ferramentas do Mestre foram traduzidas como sendo o Cordel, o Lpis e o Compasso.

Para os ingleses, o Skirret mais do que um cordel. uma ferramenta peculiar, que Albert Mackey assim descreve em sua Encyclopedia of Freemasonry: "O skirret [...] um instrumento (um carretel, melhor dizendo) que que age sobre um pino central, de onde se estica uma linha com giz, que batida contra o solo para delimitar as fundaes da estrutura a ser erguida. Simbolicamente, ele nos mostra a linha de conduta reta e sem desvios que devemos obedecer em nossos afazeres sob o Volume da Lei Sagrada. O que o torna to especial que ele usado antes que as fundaes do edifcio sejam colocadas e, por isto, utilizado antes das demais ferramentas." Como no fica muito ntido nas ampliaes monocromticas, procurei detalhar o Skirret, para que entendamos o que vem a ser: um carretel com linha, colocado sobre um espigo, que fincado nos extremos que se deseja delimitar.

32 Bem, h outros detalhes que, espero, entusiasmem e motivem para o ensino. Talvez seja presuno minha esperar que os painis tenham tal poder de motivao que despertem a vontade de estudar. Presuno ou no, foram feitos com esta inteno. E com amor, porque, como disse l no incio, minha Maonaria tem que ter o melhor que eu puder dar.

O Tapete do Rito Schroeder


A tradio de conter a Loja no tapete se perpetuou no Rito Schroeder. No sou versado no Rito, que chegou ao Brasil com os imigrantes alemes e seguido risca pelos Maons brasileiros que o praticam. Porm, tive o privilgio de assistir a Iniciao de meu genro, Clio Krawczyk Pereira, na Loja Farol Guia das Misses N 69, de Santa Rosa, jurisdicionada Grande Loja Manica do Estado do Rio Grande do Sul . A simplicidade comovente do Rito nos remete aos tempos em que a Maonaria se estruturava. Ento, em homenagem Loja, GLMERGS, aos Irmos do Rito e ao seu fundador, o Venervel Irmo Ludwig Schroeder, eu me atrevo a incluir o tapete neste trabalho.

33

Democracia versus aptido


Bem, meus Irmos, natural que surjam polmicas. Afinal, somos Maons, cada qual interpretando ao seu modo cada detalhe, cada iniciativa. Como natural achar que o que feito nas Lojas em que fomos iniciados o correto e "milenar", ainda por cima. Posso at ouvir o Por que no colocou isto? Por que incluiu aquilo? Onde est o...? Nunca ouvi falar disto!... Se onde que esse cara tirou isto? Isto no preocupa. at necessrio! As crticas so naturais e so bem-vindas. Como disse, muitos de ns acreditam piamente que o que se faz em sua Loja o correto e vem absolutamente imutvel desde a origem dos tempos, a tal da "milenar"... Alm disto, no tenho a mnima pretenso de ser o dono da verdade nem reconheo a ningum este direito, claro. Porm, antes das polmicas, deixem que enfatize um ponto: eleger um Gro-Mestre deve ser um ato democrtico, mas determinar mudanas na liturgia no pode ser. A eleio busca a legitimidade atravs do governo que represente a opinio da maioria. Aqui, ento, o fundamento democrtico. J as alteraes nos rituais e tudo o mais que diga respeito tradio, aos usos e costumes s podem ser feitas por aqueles que estudaram e que sabem o assunto.

34 Aqui no h lugar para achismos. Ou se sabe ou no. Quem sabe faz, quem no sabe vai ajudar muito se no meter o nefando eu acho que... na parada. Aqui, ento, o fundamento conhecimento. Permita que cite dois episdios pessoais, s para ilustrar. No primeiro, um Gro-Mestre muito amigo foi censurado por ter solicitado a ajuda de um Irmo extremamente versado em liturgia manica na reviso de um de seus rituais. Achavam que ele deveria ter usado a prata da casa para tal... , bom senso no se vende em farmcia. No segundo, ainda nos bons tempos em que a Grande Loja da Baixa Eslobvia Inferior no era ainda o feudo explcito que hoje, houve uma discusso acirrada sobre um ritual a ser adotado para o que supnhamos, na poca, ser o Rito de York, na verdade o ritual Emulao ingls. Ns, da Loja York, que no conhecamos o Rito, precisvamos de instrues mais detalhadas sobre como proceder em Loja, o que no estava claro no ritual ento em uso por uma das poucas Lojas que adotavam o Rito na jurisdio. Ento, retraduzimos o ritual direto do ingls, decifrando penosamente os procedimentos. O problema que descobrimos diversas deturpaes, sofridas ao longo de cinquenta anos pela influncia de outros Ritos e dos achismos, inevitavelmente! Isto gerou uma ciumeira dos diabos, que levou a ser criada uma comisso para que se chegasse a uma concluso, dois Irmos por Loja. Tudo o que tnhamos feito estava embasado nos rituais ingleses e em farta bibliografia. Era, de um lado, bibliografia extensa versus, do outro, eu acho, sempre foi feito assim, foram os ingleses que ensinaram deste jeito, "no se pode mexer na tradio" (o pior que estvamos no tempo em que o "imexvel" saiu da boca do ministro e virou moda...). O Gro-Mestre de ento, j que numericamente os dois lados estavam empatados em nmeros (no em qualificao), deu seu voto de Minerva a favor da opinio provada errada, s porque a outra Loja era mais antiga (e tinha mais votos!). Achava que o errado, mesmo exposto, deveria prevalecer antiguidade posto! A Loja York jamais deu bola para essa deciso. Quem cala o sapato que sabe onde lhe di o calo... Claro, no sou contra comisses. Ningum de bom senso dono da verdade nem figurinista lanando moda. O que quero dizer que os membros da comisso tm que ter duas qualificaes: assiduidade e, principalmente, conhecimento de causa. Quem ainda duvida, que consulte os rituais mais antigos. Desconheo "atualizados" que sejam melhores dos que os antigos, no "atualizados". Honestamente, meus Irmos, esperem que vocs apreciem e que a trabalheira no tenha sido em vo. O resultado desse trabalho pode no ser a melhor coisa do mundo, mas, honestamente, foi o melhor que soube fazer. Garanto que foi feito com conscincia e carinho. Obrigado por sua pacincia em ler. Muitos no o faro. Fraternalmente, Joo Guilherme Maio de 2011

.................finis......................

35 Algumas Obras do Ir? Joo Guilherme:


1. Como ilustrador: Portugus ao Alcance de Todos , de Nelson Custdio de Oliveira (1965); Fcil Saber Portugus, de Hugo Belart (1967); Regras Comentadas de Futebol, de Alberto da Gama Malcher (1967); Matemtica Como Voc Gosta, de Jorge da Costa Ferreira (1969); Cientistas e Vigaristas, de Robert Silverberg (1982) 2. Como autor & ilustrador: A Histria das Invenes (1970) para crianas; Bandeiras que Contam Histrias (2002), sobre as bandeiras histricas de Portugal (at 1822) e Brasil at o presente, incluindo insgnias das Foras Armadas; Os Fios da Meada (2008), um histrico sobre o Rito Escocs Antigo e Aceito da Maonaria, incluindo CD com painis redesenhados em ilustraes originais dos 33 Graus; Cada Coisa Tem seu Nome (2010), sobre a histria e as diferenas entre o Rito de York e o ritual Emulao; Tradio de Cara Nova (2011), sobre os painis de instruo dos Graus Simblicos do Rito Escocs e do ritual Emulao; As Joias dos Altos Graus do Rito Escocs Antigo e Aceito (2012); O Nosso Lado da Escada (2012), sobre os Graus Capitulares do Rito de York; 3. Com os filhos Beatriz, Ruyter e Elizabeth, como autor & ilustrador: Minha Bandeira Tem Histria (2003), sobre as duas bandeiras do Brasil independente; Terra Vista! e Terra Vista! Atividades (2004), sobre o descobrimento do Brasil; Homem Voa! (2005), sobre a vida de Santos Dumont; Porque o Brasil Grande (2006), sobre a formao do territrio nacional; De Quintal a Capital (2007), sobre a vinda da Famlia Real. Museu Histrico do Exrcito / Forte de Copacabana (2007), sobre o museu que hoje o terceiro ponto turstico do Rio em visitao; Osrio, uma Vida Pelo Brasil (2008), sobre a vida do patrono da Arma de Cavalaria do Exrcito; Valeu ou No Valeu? (2009), regras comentadas de futebol para crianas (no publicado ainda); Este Museu Seu (2012), sobre o Museu Militar Conde de Linhares; Brava Gente Brasileira (2012), sobre a independncia do Brasil.

*Obras, painis e outros produtos do autor, esto venda no site www.artedaleitura.com

Anda mungkin juga menyukai