Anda di halaman 1dari 58

Tpicos Especiais de Contabilidade

Legislao e tica Profissional

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 1

Tpicos Especiais de Contabilidade

APRESENTAO
crescente a quantidade de dispositivos legais que cercam o exerccio profissional de qualquer profisso, no s no aspecto tico - disciplinar, mas nas diversas ramificaes do direito ptrio.

A responsabilidade profissional do Contador e do Tcnico em Contabilidade referenciada nas diversas previses dos direitos civil, penal, tributrio, comercial, societrio, previdencirio, dentre outros, e, particularmente, de forma explcita e enfatizada, nas leis que tratam dos crimes tributrios.

O Contabilista, para exercer a profisso de forma plena, alm do constante aprimoramento tcnico-cultural deve conhecer a legislao aplicvel sua atividade, especialmente, aquelas voltadas ao seu exerccio profissional. Esta apostila de Legislao e tica Profissional contm algumas das principais leis, decretos, resolues e outros instrumentos normativos que regulam a profisso contbil, alm de conter algumas questes de exames de suficincia realizados como requisito para a obteno ou restabelecimento de Registro Profissional nos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 2

Tpicos Especiais de Contabilidade

SUMRIO 1. 2. A TICA GERAL E A TICA PROFISSIONAL 1.1 - O conceito e sua insero na Filosofia ................................................... 1.2 - Os campos de tica e moral ................................................................... 1.3 - As fontes das regras ticas ..................................................................... 1.4 - A Sociedade e a tica ............................................................................. 1.5 - O papel da contabilidade na Sociedade ................................................ 1.6 - A tica Profissional ..................................................................................

4 5 6 6 7 8

LEGISLAO SOBRE A TICA PROFISSIONAL 2.1 - O Cdigo de tica Profissional do Contabilista Resoluo 803/96 ...... 10 2.2 - Responsabilidades Profissionais ............................................................. 10 2.2.1 Do Exerccio Profissional Decreto Lei 9.295/46 .................................. 26 2.2.2 Lei 12.249/10 ........................................................................................ 26 2.2.1.1 Exerccio Ilegal da Profisso ou Atividade Decreto-Lei 3.688/41 ..... 27 2.3 Responsabilidade Civil Lei 10.406/03 .................................................... 26 2.3.1 Dos atos ilcitos ...................................................................................... 27 2.3.2 Do inadimplemento das obrigaes ...................................................... 28 2.3.3 Atos culposos ......................................................................................... 28 2.3.4 Atos dolosos .......................................................................................... 28 2.4 Cdigo de Processo Civil Lei 5.869/73 .................................................... 29 2.5 Comisso de Valores Mobilirios Lei 6.385/76 ....................................... 27 2.6 Proteo ao Consumidor Lei 8.078/90 ................................................... 28 2.7 Lei Bsica do ICMS Lei Complementar 87/96 ......................................... 31 2.8 Cdigo Penal Decreto Lei 2.848/40 ........................................................ 31 2.8.1 Da falsidade documental ........................................................................ 31 2.9 Lei 9.983/00 Alterao cdigo penal ...................................................... 31 2.10 Lei 10.268/01 Alterao do cdigo penal ............................................. 32 2.11 Lei 11.101/05 Recuperao Judicial, Extra-Judicial e Falncia .............. 32 2.12 Lei 8.137/90 Crimes contra ordem tributria ....................................... 34 2.13 Decreto Federal 2.730/98 Auditor Fiscal .............................................. 35 LEGISLAO PROFISSIONAL 3.1 - O Decreto-Lei n. 9.295/46 Estatuto dos Conselhos ........................... ...35 3.2 O Decreto-Lei 1.040 /69 Eleies nos Conselhos ..................................... 44 3.3 Resoluo CFC 1.201/10 Do Exame de Suficincia .................................. 46 QUESTES DOS LTIMOS EXAMES ................................................................. 51 RESPOSTAS COMENTADAS ............................................................................ 55

3.

4. 5.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 3

Tpicos Especiais de Contabilidade

1. A TICA GERAL E A TICA PROFISSIONAL 1.1 O CONCEITO E SUA INSERO NA FILOSOFIA

A palavra tica originada do grego ethos, que significa carter, modo de ser. Atravs do Latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, comportamento derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, tica significa o que bom para o indivduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivduo-sociedade, ou seja, a tica uma reflexo sobre a moral. O que bom ou mal, correto ou incorreto, certo ou errado nas nossas aes.

O que Moral?

Define-se Moral como um conjunto de normas, princpios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivduo no seu grupo social. Moral e tica no devem ser confundidos: enquanto a moral normativa, a tica terica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsdios para a soluo de seus dilemas mais comuns.

Porm, deve-se deixar claro que etimologicamente "tica" e "moral" so expresses sinnimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda sua traduo para o latim. A tica tambm no deve ser confundida com a Lei, embora com certa frequncia a lei tenha como base princpios ticos. Ao contrrio do que ocorre com a lei, nenhum indivduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivduos, a cumprir as normas ticas, nem sofrer qualquer sano pela desobedincia a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questes abrangidas no escopo da tica.

Modernamente, a maioria das profisses tem o seu prprio cdigo de tica profissional,que um conjunto de normas de cumprimento obrigatrio, derivadas da tica, frequentemente incorporada lei pblica. Nesses casos, os princpios ticos passam a ter fora de lei; note-se que, mesmo nos casos em que esses cdigos no esto incorporados lei, seu estudo tem alta probabilidade de exercer influncia, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos conduta profissional.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 4

Tpicos Especiais de Contabilidade Ademais, o seu no cumprimento pode resultar em sanes executadas pela sociedade profissional, como censura pblica e suspenso temporria ou definitiva do direito de exercer a profisso. Tanto ethos (carter) como mos (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que no natural, o homem no nasce com ele como se fosse um instinto,mas que adquirido ou conquistado por hbito. Portanto, tica e moral, pela prpria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que construda histrica e socialmente a partir das relaes coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem. (SILVA, 2001)

1.2. OS CAMPOS DA TICA

A tica aplicada surge nos Estados Unidos nos anos sessenta, para designar os novos rumos de investigao tica. Divide-se em trs grandes campos:

a) A biotica: Investiga a tica sobre os mtodos e as prticas em biomedicina. A biotica interessa-se pelo conjunto dos problemas causados pela biomedicina, tanto no que refere-se ao homem, bem como aos animais. As instituies envolvidas podem exprimir e discutir o objetivo de suas convices e de seus valores colocados em discusso pelo progresso mdico. b) A tica dos negcios A tica de negcios ou tica profissional, apresenta-se como campo de investigao tica muito abrangente, pois envolve todos os setores profissionais das sociedades industrializadas. A multiplicao e a evoluo das prticas profissionais e o fenmeno da burocratizao tornam complexas as estruturas sociais. Dessa forma, fcil compreender porque as reflexes ticas ligadas s diversas profisses solidificaram-se sob a forma de tica profissional. c) A tica ambiental A tica do meio ambiente abrange a investigao e o questionamento com o propsito de conhecer as relaes que o ser humano mantm com o meio ambiente.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 5

Tpicos Especiais de Contabilidade

A reflexo procura justificar um conjunto de comportamentos, de atitudes e de valores em relao aos animais, aos seres vivos, s reas biolgicas e biosfera, dialogando com o desenvolvimento tecno-cientfico. A tica aplicada promove um dilogo entre as prticas cientificas, profissionais e ambientais com novos avanos tecnolgicos.

1.3. AS FONTES DAS REGRAS TICAS

O fato de se considerar a tica como a expresso nica do pensamento correto implica a idia de que existem certas formas de ao preferveis a outras, s quais se prende necessariamente um esprito julgado correto. As fontes das regras ticas podem ser divididas em cinco categorias:

a. a natureza humana verdadeira; essa natureza humana verdadeira seria aquela do homem sadio e puro, em que habitariam todas as virtudes do carter ntegro e correto. Toda ao do homem tico seria uma ao tica (universalidade tica). b. a forma ideal universal do comportamento humano; as relacionadas forma ideal universal e comum do comportamento humano, expressa em princpios vlidos para todo pensamento so. c. a busca refletida dos princpios do comportamento humano; assim, cada significado do comportamento tico tornar-se-ia objeto de reflexo por parte dos agentes sociais. Essa seria a procura racional das razes da conduta humana. d. a legislao de cada pas, ou de foros internacionais, ou mesmo o cdigo de tica profissional de cada corpo social organizado; de acreditar que dificilmente um conjunto de leis poderia legislar satisfatria mente sobre tica e. os costumes (thos); a reflexo sobre o comportamento das pessoas no cotidiano de suas vidas ir indicar, com clareza, quais as origens do comportamento socialmente aceito, o comportamento tico.

1.4. A SOCIEDADE E A TICA A tica como conjunto de normas e valores que regem uma sociedade deve necessariamente Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 6

Tpicos Especiais de Contabilidade

refletir a conscincia e as aes desse povo, assim como trazer consigo o tipo de organizao que alimenta essa sociedade.O grau de impacto dos avanos cientficos e tecnolgicos, na acepo mais profunda, causou uma transformao em toda a sociedade. O conhecimento adquirido hoje no pode ser comparado ao exigido em determinados cursos h 50 anos atrs. As novas tecnologias, a divulgao das informaes, a utilizao da informtica e de todos os sistemas de comunicao contribuem cada vez mais para essas transformaes. Nestes casos, a grande preocupao : como preparar a sociedade para os desafios cientficos e ticos? Esse paradigma deve ser buscado, deve ser criado, pois ningum, isoladamente, poder domin-lo. Com certeza, disparidades sociais so vividas em todo o mundo. A existncia de dominantes e dominados parece ser o requisito principal para se viver em sociedade. Mas estamos caminhando para essa superao, e certamente, a educao a melhor maneira de montarmos a nossa estratgia no sentido de alcanarmos uma padronizao nas aes e comportamentos dos homens.

1.5

O PAPEL DA CONTABILIDADE NA SOCIEDADES

A Contabilidade tem seu desenvolvimento histrico relacionado com as mudanas na sociedade, nos seus meios de produo e distribuio da riqueza, mudanas estas que foram acompanhadas pela evoluo das formas de conhecer os fenmenos a ela relacionados. Como cincia social, seu desenvolvimento somente tem sentido se for em benefcio da sociedade. Para Kraemer (2005, p.27), a Contabilidade est se movendo rapidamente na direo do bem estar-social. Sua funo no pode restringir-se a fornecer informaes para a melhor alocao dos recursos econmicos, visando unicamente maximizao da riqueza empresarial. Enquanto cincia social, a Contabilidade possui as mesmas caractersticas e enfrenta os mesmos desafios das demais cincias sociais: o sujeito cognoscente possui ligaes de ordem psquica, ideolgica e at profissional com o objeto a ser conhecido e explicado.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 7

Tpicos Especiais de Contabilidade

O seu objeto de estudo o patrimnio que deve ser visto em suas relaes internas, com a sociedade, e com a natureza. Que tipo de relaes? Aquelas que se originam do ato pelo qual o patrimnio produz riquezas, com valores que podem ser monetrios, culturais, ticos e de responsabilidades social e ambiental, agindo no mundo e a ele reagindo, criando e sofrendo os efeitos de suas criaes. No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade, rgo normativo, publica, em 1994 a sua Resoluo CFC 774, que descreve Contabilidade como cincia social, em seu tem 1.1, a saber:
A Contabilidade possui objeto prprio o Patrimnio das Entidades e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condies de generalidade, certeza e busca das causas, em nvel qualitativo semelhante s demais cincias sociais. A Resoluo alicera-se na premissa de que a Contabilidade uma cincia social com plena fundamentao epistemolgica. Por conseqncia, todas as demais classificaes mtodo, conjunto de procedimentos, tcnica, sistema, arte, para citarmos as mais correntes referem-se a simples facetas ou aspectos da Contabilidade, usualmente concernentes sua aplicao prtica, na soluo de questes concretas.

Como cincia, a Contabilidade aplica, no processo gerador de informaes, os princpios, as normas e as tcnicas contbeis direcionados evidenciao das mutaes do patrimnio das entidades, oferecendo aos usurios informaes sobre os atos praticados pelos gestores, os resultados alcanados e o diagnstico detalhado da situao oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade.

1.6

A TICA PROFISSIONAL

Muitos autores definem a tica profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que devero ser postas em prtica no exerccio de qualquer profisso. Seria a ao"reguladora" da tica agindo no desempenho das profisses, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exerccio da sua profisso.

A tica profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construo do bem-estar no contexto scio-cultural onde exerce sua profisso. Ela atinge Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 8

Tpicos Especiais de Contabilidade todas as profisses e quando falamos de tica profissional estamos nos referindo ao carter normativo e at jurdico que regulamenta determinada profisso a partir de estatutos e cdigos especficos.

Assim temos a tica mdica, do advogado, do bilogo, do contabilista, etc. Acontece que, em geral, as profisses apresentam a tica firmada em questes muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questes

como o aborto, pena de morte, sequestros, eutansia, AIDS, por exemplo, so questes morais que se apresentam como problemas ticos - porque pedem uma reflexo profunda - e, um profissional, ao se debruar sobre elas, no o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filsofo da cincia", ou seja,da profisso que exerce. Desta forma, a reflexo tica entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.

Sendo a tica inerente vida humana, sua importncia bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam. A tica ainda indispensvel ao profissional, porque na ao humana "o fazer" e "o agir" esto interligados. O fazer diz respeito competncia, eficincia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profisso. O agir se refere conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profisso.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 9

Tpicos Especiais de Contabilidade

2. A LEGISLAO SOBRE A TICA PROFISSIONAL


2.1 O CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA DECRETO LEI 9.295/46 Captulo I DO OBJETIVO Art. 1 Este Cdigo de tica Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Contabilistas, quando no exerccio profissional. Captulo II DOS DEVERES E DAS PROIBIES Art. 2 So deveres do contabilista: I - exercer a profisso com zelo, diligncia e honestidade, observada a legislao vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuzo da dignidade e independncia profissionais; II - guardar sigilo sobre o que souber em razo do exerccio profissional lcito, inclusive no mbito do servio pblico, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade; III - zelar pela sua competncia exclusiva na orientao tcnica dos servios a seu cargo; IV - comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstncia adversa que possa influir na deciso daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigao a scios e executores; V - inteirar-se de todas as circunstncias, antes de emitir opinio sobre qualquer caso; VI - renunciar s funes que exerce, logo que se positive falta de confiana por parte do cliente ou empregador, a quem dever notificar com trinta dias de antecedncia, zelando, contudo, para que os interesses dos mesmos no sejam prejudicados, evitando declaraes pblicas sobre os motivos da renncia; VIII - manifestar, a qualquer tempo, a existncia de impedimento para o exerccio da profisso; IX - ser solidrio com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja propugnando por remunerao condigna, seja zelando por condies de trabalho compatveis com o exerccio ticoprofissional da Contabilidade e seu aprimoramento tcnico.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 10

Tpicos Especiais de Contabilidade

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES

1 (TCNICO - 01/2001) - O Cdigo de tica Profissional do Contabilista tem por objetivo fixar:
a) As normas e princpios de contabilidade que orientem o exerccio profissional. b) As prescries de ordem constitucional necessrias ao exerccio da profisso. c) A forma pela qual se devem conduzir os Contabilistas, quando do exerccio profissional. d) A tabela de honorrios do Contabilista autnomo.

2 (TCNICO 01/2000) - O objetivo do Cdigo de tica Profissional do Contabilista :


a) atender aos anseios dos empresrios e contribuintes. b) contribuir para o crescimento dos contabilistas no Mercosul. c) fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exerccio profissional. d) analisar os aspectos jurdicos da funo contbil brasileira.

3 (TCNICO 01/2011) - O Cdigo de tica Profissional do Contabilista tem por objetivo fixar:
a) a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas quando do exerccio profissional. b) a tabela de honorrios do contabilista. c) as Normas e os Princpios de Contabilidade que orientem o exerccio profissional. d) as prescries de ordem constitucional necessrias ao exerccio da profisso.

4 (TCNICO 01/2004) - dever do Contabilista, na exigncia legal da profisso em conformidade com o Cdigo de tica Profissional:
a) Emitir opinio sobre qualquer caso, mesmo sem inteirar-se de todas as circunstncias. b) Manifestar, a qualquer tempo, a existncia de impedimento para o exerccio da profisso. c) Publicar ou distribuir, em seu nome, trabalho cientfico ou tcnico do qual no tenha participado. d) Valer-se de agenciador de servios, mediante participao deste nos honorrios a receber.

Art. 3 No desempenho de suas funes, vedado ao Contabilista: I - anunciar, em qualquer modalidade ou veculo de comunicao, contedo que resulte na diminuio do colega, da Organizao Contbil ou da classe, sendo sempre admitida a indicao de ttulos, especializaes, servios oferecidos, trabalhos realizados e relao de clientes; II - assumir, direta ou indiretamente, servios de qualquer natureza, com prejuzo moral ou desprestgio para a classe; III - auferir qualquer provento em funo do exerccio profissional que no decorra exclusivamente de sua prtica lcita; IV - assinar documentos ou peas contbeis elaborados por outrem, alheio sua orientao, superviso e fiscalizao;

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 11

Tpicos Especiais de Contabilidade V - exercer a profisso, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos no habilitados ou impedidos; VI - manter Organizao Contbil sob forma no autorizada pela legislao pertinente; VII - valer-se de agenciador de servios, mediante participao desse nos honorrios a receber; VIII - concorrer para a realizao de ato contrrio legislao ou destinado a fraud-la ou praticar, no exerccio da profisso, ato definido como crime ou contraveno; IX - solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicao ilcita; X - prejudicar, culposa ou dolosamente, interesse confiado a sua responsabilidade profissional; XI - recusar-se a prestar contas de quantias que lhe forem, comprovadamente, confiadas; XII - reter abusivamente livros, papis ou documentos, comprovadamente confiados sua guarda; XIII - aconselhar o cliente ou o empregador contra disposies expressas em lei ou contra os Princpios Fundamentais e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade; XIV - exercer atividade ou ligar o seu nome a empreendimentos com finalidades ilcitas; XV - revelar negociao confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transao que, comprovadamente, tenha tido conhecimento; XVI - emitir referncia que identifique o cliente ou empregador, com quebra de sigilo profissional, em publicao em que haja meno a trabalho que tenha realizado ou orientado, salvo quando autorizado por eles; XVII - iludir ou tentar iludir a boa f de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informaes ou elaborando peas contbeis inidneas; XVIII - no cumprir, no prazo estabelecido, determinao dos Conselhos Regionais de Contabilidade, depois de regularmente notificado; XIX - intitular-se com categoria profissional que no possua, na profisso contbil; XX - elaborar demonstraes contbeis sem observncia dos Princpios Fundamentais e das Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade; XXI - renunciar liberdade profissional, devendo evitar quaisquer restries ou imposies que possam prejudicar a eficcia e correo de seu trabalho; Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 12

Tpicos Especiais de Contabilidade

XXII - publicar ou distribuir, em seu nome, trabalho cientfico ou tcnico do qual no tenha participado.

5 (TCNICO - 01/2001) - Ao profissional de contabilidade vedado praticar os seguintes atos, exceto:


a) Transferir parcialmente a execuo dos servios a seu cargo a outro Contabilista, mantendo sempre como sua a responsabilidade tcnica. b) Valer-se de agenciador de servios mediante participao desse nos honorrios a receber.

c) Auferir qualquer provento em funo do exerccio profissional que no decorra exclusivamente de sua prtica lcita. d) Exercer a profisso, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos nohabilitados ou impedidos.

6 (TCNICO 01/2001) - Representa um comportamento inadequado do Contabilista no desempenho de


suas funes: a) Recusar sua indicao quando reconhea no se achar capacitado em face da especializao requerida.

b) Abster-se de dar parecer ou emitir opinio sem estar suficientemente informado e munido de documentos. c) d) Valer-se de agenciador de servios, mediante participao nos honorrios a receber. Considerar, com imparcialidade, o pensamento exposto em laudo submetido a sua apreciao.

7 (TCNICO 01/2000 ) - O contabilista que orienta seus clientes a no ter escrita contbil estar infringindo o artigo abaixo assinalado, do Cdigo de tica Profissional:
a. Art. 3. Inciso XIII aconselhar o cliente ou o empregador contra disposies expressas em lei ou contra os Princpios Fundamentais e as Normas Brasileiras de Contabilidade editados pelo Conselho Federal de Contabilidade. b. Art. 3. Inciso IX solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicao ilcita. c. Art. 3. Inciso XV revelar negociao confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transao que, comprovadamente, tenha tido conhecimento. d. Art. 3. Inciso XVI emitir referncia que identifique o cliente ou empregador, com quebra de sigilo profissional, em publicao em que haja meno a trabalho que tenha realizado ou orientado, salvo quando autorizado por eles.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 13

Tpicos Especiais de Contabilidade

8 (TCNICO 01/2000) - No desempenho de suas funes permitido ao Contabilista:


a) Assinar documentos ou peas contbeis elaboradas por outrem, alheio a sua orientao, superviso e fiscalizao. b) Reter abusivamente livros, papis ou documentos, comprovadamente confiados a sua guarda. c) Intitular-se com categoria profissional que no possua, na profisso contbil. d) Manter organizao contbil sob forma autorizada pela legislao pertinente.

9 (TCNICO 01/2011) - Um profissional da Contabilidade, devidamente inscrito no Conselho Regional de


Contabilidade de sua jurisdio, foi selecionado para assumir a contabilidade de uma empresa em 19.1.2011. A empresa estava com as demonstraes contbeis, preparadas por outro profissional, prontas para publicao, faltando apenas a assinatura do contabilista responsvel. O profissional recm contratado est em dvida se pode assinar as referidas demonstraes contbeis, uma vez que no foi responsvel pela sua elaborao. Entre as opes abaixo, assinale aquela que serve de apoio a deciso do contabilista. a) Considerando que o contabilista responsvel tcnico, ele passa a ser responsvel pela assinatura de todos os documentos contbeis independente de quem elaborou. b) No desempenho de suas funes, vedado ao contabilista assinar documentos ou peas contbeis elaborados por outrem, alheio sua orientao, superviso e fiscalizao. c) O profissional poder assinar as peas contbeis preparadas por outrem, uma vez que conhece a idoneidade do colega que elaborou tais demonstraes contbeis, mesmo que no as tenha analisado. d) Uma vez que as demonstraes contbeis foram elaboradas por uma equipe de tcnicos e foi auditada, o profissional poder assinar as referidas demonstraes.

10

(TCNICO 01/2011) - Com relao ao comportamento dos profissionais da Contabilidade, analise as situaes hipotticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opo CORRETA. I. Um contabilista divulga em sua pgina na internet seus ttulos, especializaes, servios oferecidos e trabalhos realizados. II. Um tcnico em contabilidade encontra-se cursando o ltimo semestre de graduao em Cincias Contbeis. Assim, resolve imprimir seus novos cartes de visita com a indicao de Contador, uma vez que em breve pertencer a esta categoria. III. Um contabilista anunciou seus servios no jornal do bairro, informando que os honorrios cobrados obedecem sempre ao mesmo valor, independentemente do porte da empresa. De acordo com as trs situaes acima descritas, o comportamento do profissional da Contabilidade est em DESACORDO com os deveres descritos no Cdigo de tica Profissional do Contabilista nos itens:

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 14

Tpicos Especiais de Contabilidade


a) I e III, apenas. b) I, II e III. c) II e III, apenas. d) II, apenas.

11 (TCNICO 01/2011) - Um contabilista, em razo do enquadramento de empresa cliente em regime de


tributao simplificado, resolve elaborar a escriturao contbil em regime de caixa. A atitude do contabilista: a) est em desacordo com os Princpios de Contabilidade e consiste em infrao ao disposto no Cdigo de tica Profissional do Contabilista, qualquer que seja o porte da empresa. b) est em desacordo com os Princpios de Contabilidade, mas no consiste em infrao ao disposto no Cdigo de tica Profissional do Contabilista, qualquer que seja o porte da empresa. c) no consiste em infrao ao disposto no Cdigo de tica Profissional do Contabilista e est em conformidade com os Princpios de Contabilidade, caso a empresa em questo seja uma microempresa. d) no consiste em infrao ao disposto no Cdigo de tica Profissional do Contabilista, mas est em desacordo com os Princpios de Contabilidade, caso a empresa em questo seja uma microempresa.

Art. 4 O Contabilista poder publicar relatrio, parecer ou trabalho tcnico-profissional, assinado e sob sua responsabilidade. Art. 5 O Contador, quando perito, assistente tcnico, auditor ou rbitro, dever: I - recusar sua indicao quando reconhea no se achar capacitado em face da especializao requerida; II - abster-se de interpretaes tendenciosas sobre a matria que constitui objeto de percia, mantendo absoluta independncia moral e tcnica na elaborao do respectivo laudo; III - abster-se de expender argumentos ou dar a conhecer sua convico pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas, ou da justia da causa em que estiver servindo, mantendo seu laudo no mbito tcnico e limitado aos quesitos propostos; IV - considerar com imparcialidade o pensamento exposto em laudo submetido a sua apreciao; V - mencionar obrigatoriamente fatos que conhea e repute em condies de exercer efeito sobre peas contbeis objeto de seu trabalho, respeitado o disposto no inciso II do art. 2; VI - abster-se de dar parecer ou emitir opinio sem estar suficientemente informado e munido de documentos; VII - assinalar equvocos ou divergncias que encontrar no que concerne aplicao dos Princpios Fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC; Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 15

Tpicos Especiais de Contabilidade VIII - considerar-se impedido para emitir parecer ou elaborar laudos sobre peas contbeis observando as restries contidas nas Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade;

IX - atender Fiscalizao dos Conselhos Regionais de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade no sentido de colocar disposio desses, sempre que solicitado, papis de trabalho, relatrios e outros documentos que deram origem e orientaram a execuo do seu trabalho.

12 (CONTADOR 1/2003) - Um contador recebeu proposta para executar uma percia e reconhece no
estar devidamente capacitado para execut-la. Mas os honorrios so compensadores. Segundo o Cdigo de tica Profissional do Contabilista, o contador dever: a) Recusar sua indicao quando reconhea no se achar capacitado em face da especializao requerida. b) Aceitar a proposta porque no se recusa trabalho. c) Buscar o apoio necessrio em algum colega que tenha a especialidade. d) Aceitar a proposta, mas informar ao cliente da incapacidade.

13

(CONTADOR 1/2004) - O Cdigo de tica Profissional do Contabilista fixa normas ticas a serem observadas pelo profissional da contabilidade no exerccio de suas atividades. Por isso, o contador, quando perito, assistente tcnico, auditor ou rbitro, dever: a) Abster-se de expender argumentos ou dar a conhecer sua convico pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas, ou da justia da causa em que estiver servindo, mantendo seu laudo no mbito tcnico e limitado aos quesitos propostos. b) Auferir qualquer provento em funo do exerccio profissional que no decorra exclusivamente de sua prtica lcita. c) Publicar ou distribuir, em seu nome, trabalho cientfico ou tcnico do qual no tenha participado, mesmo que tenha acompanhado seu desenvolvimento na fase de elaborao, embora artigos tenham sido publicados em nome de outros. d) Valer-se de agenciador de servios, mediante participao deste nos honorrios a receber.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 16

Tpicos Especiais de Contabilidade

Captulo III

DO VALOR DOS SERVIOS PROFISSIONAIS Art. 6 O Contabilista deve fixar previamente o valor dos servios, por contrato escrito, considerados os elementos seguintes: I - a relevncia, o vulto, a complexidade e a dificuldade do servio a executar; II - o tempo que ser consumido para a realizao do trabalho; III - a possibilidade de ficar impedido da realizao de outros servios; IV - o resultado lcito favorvel que para o contratante advir com o servio prestado; V - a peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente; VI - o local em que o servio ser prestado. Art. 7 O Contabilista poder transferir o contrato de servios a seu cargo a outro Contabilista, com a anuncia do cliente, sempre por escrito. Pargrafo nico. O Contabilista poder transferir parcialmente a execuo dos servios a seu cargo a outro Contabilista, mantendo sempre como sua a responsabilidade tcnica. Art. 8 vedado ao Contabilista oferecer ou disputar servios profissionais mediante aviltamento de honorrios ou em concorrncia desleal.

14 (TCNICO 01/2001) - O Contabilista deve fixar previamente o valor dos servios, de preferncia por
contrato escrito, considerando os seguintes elementos, exceto: a) b) c) d) A relevncia, o vulto, a complexidade e a dificuldade do servio a executar. Respeitar as tabelas de honorrios profissionais editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. O resultado lcito favorvel que, para o contratante, advir com o servio prestado. O tempo que ser consumido para a realizao do trabalho.

15 (TCNICO 2/2002) - O Contabilista deve fixar previamente o valor dos servios, de preferncia por
contrato escrito, considerando: a) A possibilidade de ficar impedido da realizao de outros servios. b) O resultado ilcito favorvel que para o contratante advir com o servio prestado. c) As peculiaridades de cada magistrado e assistente tcnico quando cliente habitual. d) A impossibilidade de avaliar o tempo necessrio para a realizao de outros servios.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 17

Tpicos Especiais de Contabilidade

Captulo IV DOS DEVERES EM RELAO AOS COLEGAS E CLASSE

Art. 9 A conduta do Contabilista com relao aos colegas deve ser pautada nos princpios de considerao, respeito, apreo e solidariedade, em consonncia com os postulados de harmonia da classe. Pargrafo nico. O esprito de solidariedade, mesmo na condio de empregado, no induz nem justifica a participao ou conivncia com o erro ou com os atos infringentes de normas ticas ou legais que regem o exerccio da profisso. Art. 10. O Contabilista deve, em relao aos colegas, observar as seguintes normas de conduta: I - abster-se de fazer referncias prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras; II - abster-se da aceitao de encargo profissional em substituio a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profisso ou da classe, desde que permaneam as mesmas condies que ditaram o referido procedimento; III - jamais apropriar-se de trabalhos, iniciativas ou de solues encontradas por colegas, que deles no tenha participado, apresentando-os como prprios; IV - evitar desentendimentos com o colega a que vier a substituir no exerccio profissional.

Art. 11. O Contabilista deve, com relao classe, observar as seguintes normas de conduta: I - prestar seu concurso moral, intelectual e material, salvo circunstncias especiais que justifiquem a sua recusa; II - zelar pelo prestgio da classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeioamento de suas instituies; III - aceitar o desempenho de cargo de dirigente nas entidades de classe, admitindo-se a justa recusa; IV - acatar as resolues votadas pela classe contbil, inclusive quanto a honorrios profissionais; V - zelar pelo cumprimento deste Cdigo; VI - no formular juzos depreciativos sobre a classe contbil; VII - representar perante os rgos competentes sobre irregularidades comprovadamente ocorridas na administrao de entidade da classe contbil; Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 18

Tpicos Especiais de Contabilidade

VIII - jamais utilizar-se de posio ocupada na direo de entidades de classe em benefcio prprio ou para proveito pessoal.

16 (CONTADOR 02/2001) - So normas de conduta que devem ser observadas pelo Contabilista com
relao classe, exceto: a) Prestar concurso moral, intelectual e material, ressalvado em circunstncias especiais que justifiquem sua recusa. b) Aceitar o desempenho de cargo de dirigente nas entidades de classe, admitindo-se a justa recusa. c) Acatar as resolues votadas pela classe contbil, inclusive quanto a honorrios profissionais. d) Atender fiscalizao dos Conselhos de Contabilidade, colocando disposio desses, sempre que solicitado, os papis de trabalho e relatrios.

17 (TCNICO 01/2000) - Indique a alternativa que NO corresponde a uma norma de conduta a ser observada pelo Contabilista em relao classe:
a)
Prestar concurso moral, intelectual e material, ressalvado em circunstncias especiais que justifiquem sua recusa.

b) c) d)

Manifestar, a qualquer tempo, a existncia de impedimento para o exerccio da profisso. Aceitar o desempenho de cargo de dirigente nas entidades de classe, admitindo-se a justa recusa. Acatar as resolues votadas pela classe contbil, exceto quanto a honorrios profissionais.

Captulo V DAS PENALIDADES

Art. 12. A transgresso de preceito deste Cdigo constitui infrao tica, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicao de uma das seguintes penalidades: I - advertncia reservada; II - censura reservada; III - censura pblica.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 19

Tpicos Especiais de Contabilidade Pargrafo nico. Na aplicao das sanes ticas so consideradas como atenuantes: I - falta cometida em defesa de prerrogativa profissional; II - ausncia de punio tica anterior; III - prestao de relevantes servios Contabilidade. Art. 13. O julgamento das questes relacionadas transgresso de preceitos do Cdigo de tica incumbe, originariamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade, que funcionaro como Tribunais Regionais de tica, facultado recurso dotado de efeito suspensivo, interposto no prazo de quinze dias, para o Conselho Federal de Contabilidade em sua condio de Tribunal Superior de tica e Disciplina. 1 O recurso voluntrio somente ser encaminhado ao Tribunal Superior de tica e Disciplina se o Tribunal Regional de tica e Disciplina respectivo mantiver ou reformar parcialmente a deciso. 2 Na hiptese do inciso III do art. 12, o Tribunal Regional de tica e Disciplina dever recorrer ex officio de sua prpria deciso (aplicao de censura pblica). 3 Quando se tratar de denncia, o Conselho Regional de Contabilidade comunicar ao denunciante a instaurao do processo at trinta dias aps esgotado o prazo de defesa. Art. 14. O Contabilista poder requerer desagravo pblico ao Conselho Regional de Contabilidade, quando atingido, pblica e injustamente, no exerccio de sua profisso.

2.2.2 - Lei 12.249/10 De 11/06/2010 Altera..., os decretos-leis ns 9.295, de 27 de Maio de 1946,

Art. 76. Os arts. 2, 6, 12, 21, 22, 23 e 27 do Decreto-Lei n 9.295, de 27 de maio de 1946, passam a vigorar com a seguinte redao, renumerado-se o pargrafo nico do art. 12 para 1: "Art. 2. A fiscalizao do exerccio da profisso contbil, assim entendendo-se os profissionais habilitados como contadores e tcnicos em contabilidade, ser exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade a que se refere o art. 1." (NR) "Art.6.............................................................................................................. f) regular acerca dos princpios contbeis, do Exame de Suficincia, do cadastro de qualificao tcnica e dos programas de educao continuada; e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza tcnica e profissional." (NR) Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 20

Tpicos Especiais de Contabilidade "Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente podero exercer a profisso aps a regular concluso do curso de Bacharelado em Cincias Contbeis, reconhecido pelo Ministrio da Educao, aprovao em Exame de Suficincia e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos. 1............................................................................................................ 2. Os tcnicos em contabilidade j registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a faz-lo at 1 de junho de 2015 tm assegurado o seu direito ao exerccio da profisso." (NR) "Art. 21. Os profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade so obrigados ao pagamento da anuidade.................................................................. 2. As anuidades pagas aps 31 de maro sero acrescidas de multa, juros de mora e atualizao monetria, nos termos da legislao vigente.

3. Na fixao do valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Contabilidade, sero observados os seguintes limites:

I - R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais), para pessoas fsicas;

II - R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais), para pessoas jurdicas.

4. Os valores fixados no 3 deste artigo podero ser corrigidos anualmente pelo ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo - IPCA, calculado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE." (NR) "Art. 22. s empresas ou a quaisquer organizaes que explorem ramo dos servios contbeis obrigatrio o pagamento de anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdio. 1. A anuidade dever ser paga at o dia 31 de maro, aplicando-se, aps essa data, a regra do 2 do art. 21 ..............................." (NR) "Art. 23. O profissional ou a organizao contbil que executarem servios contbeis em mais de um Estado so obrigados a comunicar previamente ao Conselho Regional de Contabilidade no qual so registrados o local onde sero executados os servios." "Art. 27. As penalidades tico-disciplinares aplicveis por infrao ao exerccio legal da profisso so as seguintes:

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 21

Tpicos Especiais de Contabilidade a) multa de 1 (uma) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso aos infratores dos arts. 12 e 26 deste Decreto-Lei; b) multa de 1 (uma) a 10 (dez) vezes aos profissionais e de 2 (duas) a 20 (vinte) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso s empresas ou a quaisquer organizaes contbeis, quando se tratar de infrao dos arts. 15 e 20 e seus respectivos pargrafos; c) multa de 1 (uma) a 5 (cinco) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso aos infratores de dispositivos no mencionados nas alneas a e b ou para os quais no haja indicao de penalidade especial; d) suspenso do exerccio da profisso, pelo perodo de at 2 (dois) anos, aos profissionais que, dentro do mbito de sua atuao e no que se referir parte tcnica, forem responsveis por qualquer falsidade de documentos que assinarem e pelas irregularidades de escriturao praticadas no sentido de fraudar as rendas pblicas; e) suspenso do exerccio da profisso, pelo prazo de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, ao profissional com comprovada incapacidade tcnica no desempenho de suas funes, a critrio do Conselho Regional de Contabilidade a que estiver sujeito, facultada, porm, ao interessado a mais ampla defesa; f) cassao do exerccio profissional quando comprovada incapacidade tcnica de natureza grave, crime contra a ordem econmica e tributria, produo de falsa prova de qualquer dos requisitos para registro profissional e apropriao indevida de valores de clientes confiados a sua guarda, desde que homologada por 2/3 (dois teros) do Plenrio do Tribunal Superior de tica e Disciplina. g) advertncia reservada, censura reservada e censura pblica nos casos previstos no Cdigo de tica Profissional dos Contabilistas elaborado e aprovado pelos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, conforme previso do art. 10 do Decreto-Lei n 1.040, de 21 de outubro de 1969." (NR)

Art. 77. O Decreto-Lei n 9.295, de 27 de maio de 1946, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 36-A:

"Art. 36-A. Os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade apresentaro anualmente a prestao de suas contas aos seus registrados."

Publicada no Dirio Oficial da Unio de 14 de junho de 2010

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 22

Tpicos Especiais de Contabilidade

RESOLUO CFC n 819, de 20-11-1997 Art. 1 Ao 2, do art. 13, do Cdigo de tica Profissional do Contabilista CEPC, aprovado pela Res. CFC n 803-96, d-se a seguinte redao: 2 Na hiptese da inciso III, do art. 12, o Tribunal Regional de tica Profissional dever recorrer ex officio de sua prpria deciso (aplicao de pena de Censura Pblica). Art. 2 Renumere-se o atual 2, do art. 13, do Cdigo de tica Profissional do Contabilista CEPC, aprovado pela Resoluo CFC n 803-96, para 3. Art. 3 Para processar e julgar a infrao de natureza tica, competente o Conselho Regional de Contabilidade, investido de sua condio de Tribunal Regional de tica e Disciplina (TRED) do local de sua ocorrncia.

Pargrafo nico. Quando o CRC do local da infrao no for o do registro principal do infrator, sero observadas as seguintes normas: I. O CRC do local da infrao encaminhar cpia da notificao ou do auto de infrao ao CRC do registro principal, solicitando as providncias e informaes necessrias instaurao, instruo e julgamento do processo; II. O CRC do registro principal, alm de atender, em tempo hbil, as solicitaes do CRC do local da infrao, fornecer a este todos os elementos de que dispuser no sentido de facilitar seus trabalhos de informao e apurao; III. De sua deciso condenatria, o TRET interpor, em todos os casos, recurso ex officio ao TSET; IV. Ao CRC (TRED) do registro definitivo do infrator incumbe executar a deciso cuja cpia, acompanhada da Deliberao do TSED sobre o respectivo recurso, lhe ser remetida pelo CRC (TRED) do julgamento do processo.

18 (CONTADOR 02/2000) - O contabilista poder requerer desagravo pblico ao Conselho Regional de


Contabilidade quando: a) For atingido, pblica e injustamente, no exerccio de sua profisso. b) Houver falta cometida em defesa de prerrogativa profissional. c) No for comunicado da instaurao do processo at trinta dias aps esgotado o prazo de defesa. d) Tiver existido, anteriormente, de sua parte, prestao de relevantes servios classe contbil.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 23

Tpicos Especiais de Contabilidade

19

(CONTADOR 02/2000) - Dentre as opes de penalidades por transgresso a tica profissional, assinale a alternativa CORRETA prevista no Cdigo de tica Profissional do Contabilista. a) Advertncia Pblica. b) Advertncia Reservada. c) Censura Advertida. d) Advertncia Censurada.

20 (TCNICO 01/2001) - Segundo o Cdigo de tica Profissional do Contabilista as transgresses a ele so


punveis com as seguintes penas:

I. II. III. IV. a) b) c) d)

Advertncia reservada. Censura reservada. Censura pblica. Advertncia pblica. I, II e III esto corretas. I, III e IV esto corretas. I, II e IV esto corretas. II, III e IV esto corretas.

21 (TCNICO - 01/2001) - Na aplicao das sanes ticas NO considerada como atenuante:


a) b) c) Falta cometida em defesa de prerrogativa profissional. Ausncia de punio tica anterior. Prestao de relevantes servios contabilidade. Regularidade no pagamento de suas anuidades.

d)

22 (TCNICO 2/2002) Durante o julgamento de questes relacionadas transgresso de preceito do


Cdigo de tica Profissional do Contabilista, CORRETO afirmar que: a) Comete ilcito o Contabilista que manifesta, por escrito, sua discordncia com o artigo do cdigo. b) Os Conselhos Regionais de Contabilidade funcionam como Tribunal Regional de tica. c) Os Conselhos Regionais de Contabilidade so a ltima instncia, no cabendo recurso com efeito suspensivo. d) Comete ilcito o Contabilista que alega o desconhecimento do contedo do Cdigo.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 24

Tpicos Especiais de Contabilidade

2.2 RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS 2.2.1 DO EXERCCIO PROFISSIONAL

2.2.1.1 - O Decreto-Lei n. 9.295 de 27 de maio de 1946, em seu captulo II; Art. 12; descreve:

Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente podero exercer a profisso aps a regular concluso do curso de Bacharelado em Cincias Contbeis, reconhecido pelo Ministrio da Educao, aprovao em Exame de Suficincia e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos. art.12 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 1o O exerccio da profisso, sem o registro a que alude este artigo, ser considerado como infrao do presente Decreto-lei. anterior pargrafo nico renumerado pela Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 2o Os tcnicos em contabilidade j registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a faz-lo at 1o de junho de 2015 tm assegurado o seu direito ao exerccio da profisso. 2 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010

Portanto, para que o profissional ou a organizao contbil estejam aptos para o exerccio da atividade necessrio o registro junto ao Conselho de Classe. Alm das penalidades impostas pelo Decreto-Lei 9.295/46, o contabilista ou organizao flagrado em exerccio ilegal da profisso ou atividades poder ser enquadrado no art. 47 da Lei de Contravenes Penais;

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 25

Tpicos Especiais de Contabilidade

2.2.1.2 - DECRETO-LEI N. 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LEI DE CONTRAVENES PENAIS CAPTULO VI DAS CONTRAVENES RELATIVAS ORGANIZAO DO TRABALHO Exerccio ilegal de profisso ou atividade Art. 47 - Exercer profisso ou atividade econmica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condies a que por lei est subordinado o seu exerccio: Pena - priso simples, de 15 (quinze) dias a 3 (trs) meses, ou multa. Percebe-se, que o Decreto-Lei9.295/46, define em seu artigo 27, as penalidades aplicveis aos profissionais da contabilidade, por infrao do exerccio legal da profisso, e no a atividade ilegal, normatizada pela Lei de Contravenes Penais.

2.3 RESPONSABILIDADE CIVIL

Com a entrada em vigor do novo Cdigo Civil em 2002 Lei 10.406, a responsabilidade do contador aumentou. Desde ento, ele pode responder civilmente, devendo pagar indenizao caso se comprove fraude contbil e a companhia obtenha vantagens em funo disso. O novo cdigo traz 18 artigos que tratam especificamente da profisso do Contabilista e definem a sua responsabilidade civil pelos atos relativos escriturao contbil e fiscal praticados por este e quando houver danos a terceiros.(DORNELES;BARICHELLO,2004). A responsabilidade civil consiste na obrigao do agente causador do dano em reparar o prejuzo causado a outrem, por ato prprio ou de algum que dele dependa. Assim, a responsabilidade civil pode ser conceituada pela obrigao de fazer ou nofazer ou ainda pelo pagamento de condenao em dinheiro.

2.3 - Responsabilidade Civil Lei 10.406/02 2.3.1 Dos atos ilcitos Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Essa referncia aplica-se perfeitamente nos casos de elaborados com erros tcnicos, os quais resultem em prejuzo para o cliente. Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 26

Tpicos Especiais de Contabilidade

2.3.2 Do inadimplemento das obrigaes Art. 389 No cumprida a obrigao, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, e honorrios de advogado.

Para Ghelen (2005), a ao dolosa, intencional ou culposa, figurando-se os casos de imprudncia, impercia ou negligncia, cujo resultado deriva em prejuzo a terceiros, enseja responsabilidade pelo ressarcimento do agente. Os servios no elaborados, elaborados fora dos prazos contratuais, ou no cumprimento de obrigaes burocrtico - fiscais, estaro bem recepcionadas nessa previso legal que versa sobre a atividade do contador em relao s percias judiciais.

2.3.3 - ATOS CULPOSOS1 So aqueles praticados por imprudncia, negligncia ou impercia. quando o profissional no exerccio de suas funes no os pratica de m-f, mas por descuido ou aplicao indevida da legislao vigente, e vem trazer resultados diferentes dos que realmente deveriam ter sido apurados, prejudicando terceiros. Nesta hiptese, o contador responder perante o titular da empresa, scios, diretores, administradores etc., e estes respondero perante terceiros pelos danos causados. 2.3.4 - ATOS DOLOSOS2 So aqueles os quais o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo, ou seja, praticados propositalmente e indevidamente, cujo resultado esperado. Neste caso, o Contabilista responder solidariamente com o titular da empresa, scios, diretores, administradores e outros implicados, perante terceiros e, na eventualidade de um processo judicial, so to responsveis quanto o dono da empresa tendo o seu patrimnio disponvel para quitar dvidas pelos atos praticados. Portanto, est explicita a responsabilidade profissional do Contabilista, que sendo considerado preposto no exerccio de suas funes pessoalmente responsvel perante os preponentes e perante terceiros, pelos seus atos culposos e dolosos, respectivamente.

1Art. 18, II do Cdigo Penal Brasileiro (Decreto-Lei n 2848, de 07.12.1940) 2Art. 18, I do Cdigo Penal Brasileiro (Decreto-Lei n 2848, de 07.12.1940) Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 27

Tpicos Especiais de Contabilidade

2.4 - CDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI 5869 DE 11 DE JANEIRO DE 1973 SEO II DO PERITO

Art. 147. O perito que, por dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte, ficar inabilitado, por 2 (dois) anos, a funcionar em outras percias e incorrer na sano que a lei penal estabelecer. O artigo em evidncia, impe a responsabilidade do profissional na reparao de danos no caso de informaes no verdadeiras. 2.5 - COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS LEI 6.385 DE 07/12/1976 CAPTULO VII Dos Auditores Independentes, Consultores e Analistas de Valores Mobilirios Art 26. Somente as empresas de auditoria contbil ou auditores contbeis independentes, registrados na Comisso de Valores Mobilirios podero auditar, para os efeitos desta Lei, as demonstraes financeiras de companhias abertas e das instituies, sociedades ou empresas que integram o sistema de distribuio e intermediao de valores mobilirios. 2 - As empresas de auditoria contbil ou auditores contbeis independentes respondero, civilmente, pelos prejuzos que causarem a terceiros em virtude de culpa ou dolo no exerccio das funes previstas neste artigo. Mais uma vez, percebe-se que os profissionais auditores contbeis e ou consultores, so tambm disciplinados e fiscalizados pela CVM Comisso de Valores Mobilirios, a quem cabe pun-los de acordo com a lei.

2.6 - LEI N 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 PROTEO AO CONSUMIDOR SEO III Da Responsabilidade por Vcio do Produto ou do Servio Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 28

Tpicos Especiais de Contabilidade

Art. 3 Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. Art. 14. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos. 4 A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa. Art. 20. O fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - a reexecuo dos servios, sem custo adicional e quando cabvel; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo. 1 A reexecuo dos servios poder ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor. Pensando nisso o legislador definiu como padro a responsabilidade civil objetiva nas relaes consumeiristas, fundamentando na teoria do risco, que uma das caractersticas da relao empresarial. Nestes casos excluda a existncia de culpa, mas nunca dever ser excludo o nexo causal.

2.7 - LEI BSICA DO ICMS LEI COMPLEMENTAR 87 DE 13 DE SETEMBRO DE 1996 IMPOSTO SOBRE OPERAES RELATIVAS CICRCULAO DE MERCADORIAS Art. 5 Lei poder atribuir a terceiros a responsabilidade pelo pagamento do imposto e acrscimos devidos pelo contribuinte ou responsvel, quando os atos ou omisses daqueles concorrerem para o no recolhimento do tributo. As falhas tcnicas cometidas pelos profissionais ou as omisses provocadas por artifcios com ou sem a participao dos profissionais da rea contbil podero ser a ele imputados.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 29

Tpicos Especiais de Contabilidade

2.8 - RESPONSABILIDADE PENAL CRIMES PENAIS NO TRIBUTRIOS DECRETO-LEI N. 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940 CDIGO PENAL 2.8.1 Da Falsidade Documental Falsificao de documento pblico Art. 297. Falsificar, no todo ou em parte, documento pbico, ou alterar documento pblico verdadeiro: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. 1 Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. 2 Para os efeitos penais, equiparam-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal, o ttulo ao portador ou transmissvel por endosso, as aes de sociedade comercial, os livros mercants e o testamento particular. 2.9 - ALTERAO DO CDIGO PENAL Altera dispositivos do Decreto-Lei 2.848, de 7 de Dezembro de 1940 3o Nas mesmas penas incorre quem insere ou faz inserir:" "I na folha de pagamento ou em documento de informaes que seja destinado a fazer prova perante a previdncia social, pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio;" "II na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita;" "III em documento contbil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigaes da empresa perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter constado." " 4o Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos mencionados no 3o, nome do segurado e seus dados pessoais, a remunerao, a vigncia do contrato de trabalho ou de prestao de servios."

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 30

Tpicos Especiais de Contabilidade Falsificao de documento particular Art. 298. Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. Para Ghelen (2005), as Demonstraes Contbeis, por ventura elaboradas em desacordo com a escriturao contbil, ou com os documentos que a sustenta, ou at sem a existncia da devida escrita contbil; e, tambm as Declaraes de Percepes de Rendimentos que no guardarem identidade com os respectivos registros contbeis so enquadradas nesse artigo. Falsidade Ideolgica Art. 299. Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico, e recluso, de um a trs anos, e multa, se o documento particular. Pargrafo nico. Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificao ou alterao de assentamento de registo civil, aumenta-se a pena de sexta parte. 2.10 - LEI 10.268, DE 28 DE AGOSTO DE 2001. Altera dispositivos do Decreto-Lei 2.848, de 7 de Dezembro de 1940 Art. 342 Fazer afirmaes falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral. Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. 1 - As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 31

Tpicos Especiais de Contabilidade 2 - O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade. 3 - O fato deixa de ser punvel, se, antes da sentena, o agente se retrata ou declara a verdade.

2.11 - LEI 11.101, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2005 Regula a recuperao judicial, a extra-judicial e a falncia e da sociedade empresria CAPTULO VII DISPOSIES PENAIS Seo I Dos Crimes em Espcie Fraude a Credores Art. 168. Praticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar a recuperao extrajudicial, ato fraudulento de que resulte ou possa resultar prejuzo aos credores, com o fim de obter ou assegurar vantagem indevida para si ou para outrem. Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. Aumento da pena 1o A pena aumenta-se de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um tero), se o agente: I elabora escriturao contbil ou balano com dados inexatos; II omite, na escriturao contbil ou no balano, lanamento que deles deveria constar, ou altera escriturao ou balano verdadeiros; III destri, apaga ou corrompe dados contbeis ou negociais armazenados em computador ou sistema informatizado; IV simula a composio do capital social; V destri, oculta ou inutiliza, total ou parcialmente, os documentos de escriturao contbil obrigatrios.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 32

Tpicos Especiais de Contabilidade Contabilidade paralela 2o A pena aumentada de 1/3 (um tero) at metade se o devedor manteve ou movimentou recursos ou valores paralelamente contabilidade exigida pela legislao. Concurso de pessoas 3o Nas mesmas penas incidem os contadores, tcnicos contbeis, auditores e outros profissionais que, de qualquer modo, concorrerem para as condutas criminosas descritas neste artigo, na medida de sua culpabilidade. Violao de sigilo empresarial Art. 169. Violar, explorar ou divulgar, sem justa causa, sigilo empresarial ou dados confidenciais sobre operaes ou servios, contribuindo para a conduo do devedor a estado de inviabilidade econmica ou financeira: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Divulgao de informaes falsas Art. 170. Divulgar ou propalar, por qualquer meio, informao falsa sobre devedor em recuperao judicial, com o fim de lev-lo falncia ou de obter vantagem: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Induo a erro Art. 171. Sonegar ou omitir informaes ou prestar informaes falsas no processo de falncia, de recuperao judicial ou de recuperao extrajudicial, com o fim de induzir a erro o juiz, o Ministrio Pblico, os credores, a assemblia-geral de credores, o Comit ou o administrador judicial: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Favorecimento de credores Art. 172. Praticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar plano de recuperao extrajudicial, ato de disposio ou onerao patrimonial ou gerador de obrigao, destinado a favorecer um ou mais credores em prejuzo dos demais: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 33

Tpicos Especiais de Contabilidade

2.12 - CRIMES DE NATUREZA TRIBUTRIA LEI N 8.137, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1990 DEFINE CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTRIA, ECONMICA E CONTRA AS RELAES DE CONSUMO

Art. 1 - Constitui crime contra a ordem tributria suprimir ou reduzir tributo, ou contribuio social e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: I - omitir informao, ou prestar declarao falsa; as autoridades fazendrias; II - fraudar a fiscalizao tributria, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operao de qualquer natureza, em documento ou livro exigido pela lei fiscal; III - falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda, ou qualquer outro documento relativo a operao tributvel; IV - elaborar, distribuir, fornecer emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato; V - .......... Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Em seguida, vem o art. 1, tipificando tambm como crime desta natureza: Art. 2 - Constitui crime da mesma natureza: I - fazer declarao falsa ou emitir declarao sobre rendas, bens ou fatos, ou empregar outra fraude, para eximir-se total ou parcialmente, de pagamento de tributos; II - ....... III - ...... IV - ...... V - utilizar ou divulgar programa de processamento de dados que permita ao sujeito passivo da obrigao tributria possuir informao contbil diversa daquela que , por lei, fornecida a Fazenda Pblica. Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 34

Tpicos Especiais de Contabilidade

2.13 - DECRETO FEDERAL 2.730, DE 10 DE AGOSTO DE 1998.

Art. 1. O Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional formalizar representao fiscal, para os fins do artigo 83 da Lei n 9.430, de 27 de dezembro de 1996, em autos separados e protocolizados na mesma data da lavratura do auto de infrao, sempre que, no curso de ao fiscal de que resulte lavratura de auto de infrao de exigncia de crdito de tributos e contribuies administrados pela Secretaria da Receita Federal dos Ministrios da fazenda ou decorrente de apreenso de bens sujeitos pena de perdimento, constatar fato que configure, em tese: I - crime contra a ordem tributria tipificado nos artigos 1 ou 2 da Lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990; II - crime de contrabando ou descaminho. Art. 2. Encerrado o processo administrativo-fiscal, os autos da representao fiscal para fins penais sero remetidos ao Ministrio Pblico Federal, se: I - mantida a imputao de multa agravada, o crdito de tributos e contribuies, inclusive acessrios, no for extinto pelo pagamento; II - aplicada, administrativamente, a pena de perdimento de bens, estiver configurado, em tese,crime de contrabando ou descaminho.

3.LEGISLAO PROFISSIONAL 3.1 - DECRETO-LEI N 9.295 DE 27 DE MAIO DE 1946 ESTATUTO DOS CONSELHOS

Cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuies do Contador e do Guarda-livros e d outras providncias. O Presidente da Repblica, usando da atribuio que lhe confere o artigo 180 da Constituio, decreta: CAPTULO I DO CONSELHO FEDERAL D E CONTABILIDADE E DOS CONSELHOS REGIONAIS Art. 1 Ficam criados o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade, de acordo com o que preceitua o presente Decreto Lei. Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 35

Tpicos Especiais de Contabilidade Art. 2 A fiscalizao do exerccio da profisso contbil, assim entendendo-se os profissionais habilitados como contadores e tcnicos em contabilidade, ser exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade a que se refere o art. 1 o. art.2 com redao dada pelo art.76 da Lei n 12.249, de 11 de junho de 2010 Art. 3 Ter sua sede no Distrito Federal o Conselho Federal de Contabilidade, ao qual ficam subordinados os Conselhos Regionais. Art. 4 (Revogado pelo Decreto-Lei n. 1.040, de 21 de outubro de 1969, com nova redao dada pela Lei 11.160/05). Art. 5 (Revogado pelo Decreto-Lei n. 1.040, de 21 de outubro de 1969). Pargrafo nico. (Revogado pelo Decreto-Lei n. 1.040, de 21 de outubro de 1969). Art. 6 So atribuies do Conselho Federal de Contabilidade: a) organizar o seu Regimento Interno; b) aprovar os Regimentos Internos organizados pelos Conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessrio, a fim de manter a respectiva unidade de ao; c) tomar conhecimento de quaisquer dvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e dirimi-las; d) decidir, em ltima instncia, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais; e) publicar o relatrio anual de seus trabalhos, em que dever figurar a relao de todos os profissionais registrados. f) regular acerca dos princpios contbeis, do Exame de Suficincia, do cadastro de qualificao tcnica e dos programas de educao continuada; e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza tcnica e profissional. letra f acrescentada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 Art. 7 Ao Presidente compete, alm da direo do Conselho, a suspenso de qualquer deciso que o mesmo tome e lhe parea inconveniente. Pargrafo nico. O ato da suspenso vigorar at novo julgamento do caso, para o qual o Presidente convocar segunda reunio no prazo de quinze dias, a contar de seu ato; e se, no segundo julgamento, o Conselho mantiver, por dois teros de seus membros, a deciso suspensa, esta entrar em vigor imediatamente. Art. 8 Constitui renda do Conselho Federal de Contabilidade:

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 36

Tpicos Especiais de Contabilidade a) 1/5 (um quinto) da renda bruta de cada Conselho Regional nela no se compreendendo doaes, legados e subvenes; b) doao e legados; c) subvenes dos Governos. Art. 9 Os Conselhos Regionais de Contabilidade sero organizados nos moldes do Conselho Federal, cabendo a este fixar-lhes o nmero de componentes, determinando a forma da eleio local para sua composio, inclusive do respectivo Presidente. forma de eleio para os CRCs est prevista no art. 4 do DL n. 1.040, de 21 de outubro de 1969, com redao dada pela Lei n. 5.730, de 8 de novembro de 1971. Pargrafo nico. O Conselho promover a instalao, nos Estados, nos Territrios e nos Municpios dos rgos julgados necessrios, podendo estender-se a mais de um Estado a ao de qualquer deles. Art. 10 So atribuies dos Conselhos Regionais: a) expedir e registrar a carteira profissional prevista no artigo 17; Alnea a com redao dada pela Lei n. 9.710, de 3 de setembro de 1946.

b) examinar reclamaes e representaes escritas acerca dos servios de registro e das infraes dos dispositivos legais vigentes, relativos ao exerccio da profisso de contabilista, decidindo a respeito; c) fiscalizar o exerccio das profisses de contador e guarda-livros, impedindo e punindo as infraes, e, bem assim, enviando s autoridades competentes minuciosos e documentados relatrios sobre fatos que apurarem, e cuja soluo ou represso no seja de sua alada; d) publicar relatrio anual de seus trabalhos e a relao dos profissionais registrados; e) elaborar a proposta de seu regimento interno, submetendo-o aprovao do Conselho Federal de Contabilidade; f) representar ao Conselho Federal de Contabilidade acerca de novas medidas necessrias, para regularidade do servio e para fiscalizao do exerccio das profisses previstas na alnea b, deste artigo; g) admitir a colaborao das entidades de classe nos casos relativos matria das alneas anteriores. Art. 11 A renda dos Conselhos Regionais ser constituda do seguinte: a) 4/5 da taxa de expedio das carteiras profissionais estabelecidas no art. 17 e seu pargrafo nico; b) 4/5 das multas aplicadas conforme alnea b, do artigo anterior; c) 4/5 da arrecadao da anuidade prevista no art. 21 e seus pargrafos; d) doaes e legados; e) subvenes dos Governos. Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 37

Tpicos Especiais de Contabilidade CAPTULO II DO REGISTRO DA CARTEIRA PROFISSIONAL Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente podero exercer a profisso aps a regular concluso do curso de Bacharelado em Cincias Contbeis, reconhecido pelo Ministrio da Educao, aprovao em Exame de Suficincia e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos. art.12 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 1o O exerccio da profisso, sem o registro a que alude este artigo, ser considerado como infrao do presente Decreto-lei. anterior pargrafo nico renumerado pela Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 2o Os tcnicos em contabilidade j registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a faz-lo at 1o de junho de 2015 tm assegurado o seu direito ao exerccio da profisso. 2 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 Art. 13 Os profissionais punidos por inobservncia do artigo anterior e seu pargrafo nico no podero obter o registro sem provar o pagamento das multas em que houverem incorrido. Art. 14 Se o profissional, registrado em qualquer dos Conselhos Regionais de Contabilidade, mudar de domiclio, far visar, no Conselho Regional a que o novo local dos seus trabalhos estiver sujeito, a carteira profissional de que trata o art. 17 Considera-se que h mudana, desde que o profissional exera qualquer das profisses, no novo domiclio, por prazo maior de noventa dias. Art. 15 Os indivduos, firmas, sociedades, associaes, companhias e empresas em geral, e suas filiais que exeram ou explorem, sob qualquer forma, servios tcnicos contbeis, ou a seu cargo tiverem alguma seco que a tal se destine, somente podero executar os respectivos servios depois de provarem, perante os Conselhos de Contabilidade, que os encarregados da parte tcnica so exclusivamente profissionais habilitados e registrados na forma da lei. Pargrafo nico. As substituies dos profissionais obrigam nova prova, por parte das entidades a que se refere este artigo. Art. 16 O Conselho Federal organizar, anualmente, com as alteraes havidas e em ordem alfabtica, a relao completa dos registros, classificados conforme os ttulos de habilitao e a far publicar no Dirio Oficial. Art. 17 A todo profissional registrado de acordo com este Decreto-Lei ser entregue uma carteira profissional, numerada, registrada e visada no Conselho Regional respectivo, a qual conter: Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 38

Tpicos Especiais de Contabilidade Art. 17, caput, com redao dada pela Lei n. 9.710, de 3 de setembro de 1946. a) seu nome por extenso; b) sua filiao; c) sua nacionalidade e naturalidade; d) a data do seu nascimento; e) denominao da escola em que se formou ou declarao de sua categoria de provisionado; f) a data em que foi diplomado ou provisionado, bem como, indicao do nmero do registro no rgo competente do Departamento Nacional de Educao; g) a natureza do ttulo ou dos ttulos de sua habilitao; h) o nmero do registro do Conselho Regional respectivo; i) sua fotografia de frente e impresso dactiloscpica do polegar; j) sua assinatura. Pargrafo nico. A expedio da carteira fica sujeita taxa de Cr$ 30,00 (trinta cruzeiros). Art. 18 A carteira profissional substituir o diploma ou o ttulo de provisionamento para os efeitos legais; servir de carteira de identidade e ter f pblica. Art. 19 As autoridades federais, estaduais e municipais s recebero impostos relativos ao exerccio da profisso de contabilista mediante exibio da carteira a que se refere o art. 18. Art. 20 Todo aquele que, mediante anncios, placas, cartes comerciais, ou outros meios, se propuser ao exerccio da profisso de contabilista, em qualquer de seus ramos, fica sujeito s penalidades aplicveis ao exerccio ilegal da profisso, se no estiver devidamente registrado. Pargrafo nico. Para fins de fiscalizao, ficam os profissionais obrigados a declarar, em todo e qualquer trabalho realizado e nos elementos previstos neste artigo, a sua categoria profissional de contador ou guarda-livros, bem como o nmero de seu registro no Conselho Regional.

CAPTULO III DA ANUIDADE DEVIDA AOS CONSELHOS REGIONAIS Art. 21 Os profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade so obrigados ao pagamento da anuidade. 1 O pagamento da anuidade ser efetuado at 31 de maro de cada ano, devendo, no primeiro ano de exerccio da profisso, realizar-se por ocasio de ser expedida a carteira profissional. 2o As anuidades pagas aps 31 de maro sero acrescidas de multa, juros de mora e atualizao monetria, nos termos da legislao vigente. 2 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 3o Na fixao do valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 39

Tpicos Especiais de Contabilidade Regionais de Contabilidade, sero observados os seguintes limites: 3 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 I - R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais), para pessoas fsicas; II - R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais), para pessoas jurdicas. 4o Os valores fixados no 3o deste artigo podero ser corrigidos anualmente pelo ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo - IPCA, calculado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. 4 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 Art. 22. s empresas ou a quaisquer organizaes que explorem ramo dos servios contbeis obrigatrio o pagamento de anuidade ao Conselho Regional da respectiva jurisdio. art.22 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 1o A anuidade dever ser paga at o dia 31 de maro, aplicando-se, aps essa data, a regra do 2o do art. 21. 1 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 2 O pagamento da primeira anuidade dever ser feito por ocasio da inscrio inicial no Conselho Regional. Art. 23 O profissional ou a organizao contbil que executarem servios contbeis em mais de um Estado so obrigados a comunicar previamente ao Conselho Regional de Contabilidade no qual so registrados o local onde sero executados os servios. art.23 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 Art. 24 Somente podero ser admitidos execuo de servios pblicos de contabilidade, inclusive organizao dos mesmos, por contrato particular, sob qualquer modalidade, o profissional ou pessoas jurdicas que provem quitao de suas anuidades e de outras contribuies a que estejam sujeitos.

CAPTULO IV DAS ATRIBUIES PROFISSIONAIS Art. 25 So considerados trabalhos tcnicos de contabilidade: a) organizao e execuo de servios de contabilidade em geral; b) escriturao dos livros de contabilidade obrigatrios, bem como de todos os necessrios no conjunto da organizao contbil e levantamento dos respectivos balanos e demonstraes; c) percias judiciais ou extra-judiciais, reviso de balanos e de contas em geral, verificao de haveres, reviso permanente ou peridica de escritas, regulaes judiciais ou extraProf. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 40

Tpicos Especiais de Contabilidade judiciais de avarias grossas ou comuns, assistncia aos Conselhos Fiscais das sociedades annimas e quaisquer outras atribuies de natureza tcnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade. Art. 26 Salvo direitos adquiridos ex-vi do disposto no art. 2 do Decreto n 21.033, de 8 de fevereiro de 1932, as atribuies definidas na alnea c do artigo anterior so privativas dos contadores diplomados. CAPTULO V DAS PENALIDADES Art. 27 As penalidades tico-disciplinares aplicveis por infrao ao exerccio legal da profisso so as seguintes: art.27 com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 a) multa de 1 (uma) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso aos infratores dos arts. 12 e 26 deste Decreto-Lei; alnea a com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 b) multa de 1 (uma) a 10 (dez) vezes aos profissionais e de 2 (duas) a 20 (vinte) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso s empresas ou a quaisquer organizaes contbeis, quando se tratar de infrao dos arts. 15 e 20 e seus respectivos pargrafos; alnea b com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 c) multa de 1 (uma) a 5 (cinco) vezes o valor da anuidade do exerccio em curso aos infratores de dispositivos no mencionados nas alneas a e b ou para os quais no haja indicao de penalidade especial; alnea c com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 a) suspenso do exerccio da profisso, pelo perodo de at 2 (dois) anos, aos profissionais que, dentro do mbito de sua atuao e no que se referir parte tcnica, forem responsveis por qualquer falsidade de documentos que assinarem e pelas irregularidades de escriturao praticadas no sentido de fraudar as rendas pblicas;

alnea d com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 e) suspenso do exerccio da profisso, pelo prazo de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, ao profissional com comprovada incapacidade tcnica no desempenho de suas funes, a critrio do Conselho Regional de Contabilidade a que estiver sujeito, facultada, porm, ao interessado a mais ampla defesa; alnea e com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 e) cassao do exerccio profissional quando comprovada incapacidade tcnica de natureza grave, crime contra a ordem econmica e tributria, produo de falsa prova Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 41

Tpicos Especiais de Contabilidade de qualquer dos requisitos para registro profissional e apropriao indevida de valores de clientes confiados a sua guarda, desde que homologada por 2/3 (dois teros) do Plenrio do Tribunal Superior de tica e Disciplina; *alnea f com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 g) advertncia reservada, censura reservada e censura pblica nos casos previstos no Cdigo de tica Profissional dos Contabilistas elaborado e aprovado pelos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, conforme previso do art. 10 do Decreto-Lei no 1.040, de 21 de outubro de 1969. alnea g com redao dada pelo art.76 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 Art. 28 So considerados como exercendo ilegalmente a profisso e sujeitos pena estabelecida na alnea a do artigo anterior: a) os profissionais que desempenharem quaisquer das funes especficas na alnea c, do artigo 25, sem possurem, devidamente legalizado, o ttulo a que se refere o artigo 26 deste Decreto-Lei; b) os profissionais que, embora legalmente habilitados, no fizerem, ou com referncia a eles no for feita, a comunicao exigida no artigo 15 e seu pargrafo nico. Art. 29 O profissional suspenso do exerccio da profisso fica obrigado a depositar a carteira profissional no Conselho Regional de Contabilidade que tiver aplicado a penalidade, at a expirao do prazo de suspenso, sob pena de apreenso desse documento. Art. 30 A falta de pagamento de multa devidamente confirmada importar, decorridos trinta (30) dias da notificao, em suspenso, por noventa dias, do profissional ou da organizao que nela tiver incorrido. Art. 31 As penalidades estabelecidas neste Captulo no isentam de outras, em que os infratores hajam incorrido, por violao de outras leis. Art. 32 Das multas impostas pelos Conselhos Regionais poder, dentro do prazo de sessenta dias, contados da notificao, ser interposto recurso, sem efeito suspensivo, para o Conselho Federal de Contabilidade.

1 No se efetuando amigavelmente o pagamento das multas, sero estas cobradas pelo executivo fiscal, na forma da legislao vigente. 2 Os autos de infrao, depois de julgados definitivamente, contra o infrator, constituem ttulos de dvida lquida e certa para efeito de cobrana a que se refere o pargrafo anterior. 3 So solidariamente responsveis pelo pagamento das multas os infratores e os indivduos, firmas, sociedades, companhias, associaes ou empresas a cujos servios se achem.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 42

Tpicos Especiais de Contabilidade Art. 33 As penas de suspenso do exerccio sero impostas aos profissionais pelos Conselhos Regionais, com recurso para o Conselho Federal de Contabilidade. Art. 34 As multas sero aplicadas no grau mximo quando os infratores j tiverem sido condenados, por sentena passada em julgado, em virtude da violao de dispositivos legais. Art. 35 No caso de reincidncia da mesma infrao, praticada dentro do prazo de dois anos, a penalidade ser elevada ao dobro da anterior. CAPTULO VI DISPOSIES GERAIS Art. 36 Aos Conselhos Regionais de Contabilidade fica cometido o encargo de dirimir quaisquer dvidas suscitadas acerca das atribuies de que trata o Captulo IV, com recurso suspensivo para o Conselho Federal de Contabilidade, a quem compete decidir em ltima instncia sobre a matria. Art. 36-A. Os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade apresentaro anualmente a prestao de suas contas aos seus registrados. art. 36-A acrescentado pelo art.77 da Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010 Art. 37 A exigncia da carteira profissional de que trata o Captulo II somente ser efetiva a partir de 180 dias, contados da instalao do respectivo Conselho Regional. Art. 38 Enquanto no houver associaes profissionais ou sindicatos em algumas das regies econmicas a que se refere a letra b, do art. 4, a designao dos respectivos representantes caber ao Delegado Regional do Trabalho, ou ao Diretor do Departamento Nacional do Trabalho, conforme a jurisdio onde ocorrer a falta. Art. 39 A renovao de um tero dos membros do Conselho Federal, a que alude o pargrafo nico do artigo 5, far-se- no primeiro Conselho mediante sorteio para os dois trinios subseqentes. Art. 39 com redao dada pela Lei n. 9.710, de 3 de setembro de 1946. Art. 40 O presente Decreto-Lei entrar em vigor trinta (30) dias aps sua publicao no Dirio Oficial. Art. 41 Revogam-se as disposies em contrrio.

23 (TCNICO 1/2002) A fiscalizao do exerccio da profisso do Contabilista ser exercida pelos:


a) Conselho Federal de Contabilidade e Sindicato dos Contabilistas. b) Conselhos Regionais de Contabilidade e Sindicato dos Contabilistas. c) Conselhos Regionais de Contabilidade e Associao dos Contabilistas. d) Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 43

Tpicos Especiais de Contabilidade

24 (TCNICO 2/2004) atribuio do Conselho Federal de Contabilidade, EXCETO:


a) Disciplinar e acompanhar a fiscalizao do exerccio da profisso em todo o territrio nacional. b) Dispor sobre a identificao dos registrados nos Conselhos de Contabilidade. c) Estabelecer Normas Brasileiras de Contabilidade mediante resolues. d) Processar, conceder, organizar, montar, baixar, revogar e cancelar os registros de Contador, de Tcnico em Contabilidade e de organizao contbil.

3.2 DECRETO-LEI N 1.040/69 DAS ELEIES

Art. 1 O Conselho Federal de Contabilidade - CFC ser constitudo por 1 (um) representante efetivo de cada Conselho Regional de Contabilidade - CRC, e respectivo suplente, eleitos para mandatos de 4 (quatro) anos, com renovao a cada binio, alternadamente, por 1/3 (um tero) e 2/3 (dois teros). (Art. 1, caput, com redao dada pela Lei n 11.160, de 2005) Pargrafo nico. A composio dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade obedecer seguinte proporo: a) 2/3 (dois teros) de contadores; b) 1/3 (um tero) de tcnicos de contabilidade.

Art. 2 Os membros do Conselho Federal de Contabilidade e respectivos suplentes sero eleitos por um colgio eleitoral composto de um representante de cada Conselho Regional de Contabilidade, por este eleito em reunio especialmente convocada. (Art. 2, caput, com redao dada pela Lei n 5.730, de 8 de novembro de 1971) 1 O colgio eleitoral convocado para a composio do Conselho Federal reunir-se-, preliminarmente, para exame, discusso, aprovao e registro das chapas concorrentes, realizando as eleies 24 (vinte e quatro) horas aps a sesso preliminar. ( 1 com redao dada pela Lei n 5.730, de 8 de novembro de 1971)

2 O tero a ser renovado em 1971 ter mandato de quatro anos, a iniciar-se em 1 de janeiro de 1972, em substituio ao tero, cujos mandatos se encerram a 31 de dezembro de 1971. ( 2 com redao dada pela Lei n 5.730, de 8 de novembro de 1971) 3 (Revogado pelo art. 3 do Decreto-Lei n 2.299, de 21 de novembro de 1986) Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 44

Tpicos Especiais de Contabilidade Art. 3 Os Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais tero mandato de 2 (dois) anos e sero eleitos dentre seus respectivos membros contadores, admitida uma nica reeleio consecutiva, no podendo o perodo presidencial ultrapassar o trmino do mandato como Conselheiro. Art. 4 Os membros dos Conselhos Regionais de Contabilidade e os respectivos suplentes sero eleitos pelo sistema de eleio direta, atravs do voto pessoal, secreto e obrigatrio, aplicando-se pena de multa em importncia correspondente a at o valor da anuidade, ao contabilista que deixar de votar sem causa justificada. (Art. 4 com redao dada pela Lei n 5.730, de 8 de novembro de 1971) Art. 5 As eleies para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais sero realizadas, no mximo, 60 (sessenta) dias e, no mnimo, 30 (trinta) dias antes do trmino dos mandatos. Art. 6 O mandato dos membros e respectivos suplentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Contabilidade ser de 4 (quatro) anos, renovando-se a sua composio de 2 (dois) em 2 (dois) anos, alternadamente, por 1/3 (um tero) e por 2/3 (dois teros). (Art. 6 com redao dada pela Lei n 5. 730, de 8 de novembro de 1971) Art. 7 O exerccio do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Contabilidade, assim como a respectiva eleio, mesmo na condio de suplente, ficaro subordinados, alm das exigncias constantes do artigo 530 da Consolidao das Leis do Trabalho e legislao complementar, ao preenchimento dos seguintes requisitos e condies bsicas: a) cidadania brasileira; b) habilitao profissional na forma da legislao em vigor; c) pleno gozo dos direitos profissionais, civis e polticos; d) inexistncia da condenao por crime contra o fisco ou contra a segurana nacional.

Pargrafo nico. A receita dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade s poder ser aplicada na organizao e funcionamento de servios teis fiscalizao do exerccio profissional (...). A segunda parte do pargrafo nico do art. 7 foi revogada pela Lei n 6.994, de 26 de maio de 1982. A Lei n 6.994/82 foi revogada pela Lei n 8.906, de 4 de julho de 1994. (Art. 7 com redao dada pela Lei n 5.730, de 8 de novembro de 1971)

Art. 8 Aos servidores dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade se aplicar o regime jurdico da Consolidao das Leis do Trabalho. Art. 9 As eleies do corrente ano para os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade sero realizadas, nos termos deste Decreto-Lei, at os dias 30 de novembro e 20 de dezembro, respectivamente, ficando sem efeito as eleies realizadas nos termos do Decreto-Lei n 877, de Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 45

Tpicos Especiais de Contabilidade 16 de dezembro de 1969. Art. 10 O Conselho Federal de Contabilidade, com a participao de todos os Conselhos Regionais, promover a elaborao e aprovao do Cdigo de tica Profissional dos Contabilistas. Pargrafo nico. O Conselho Federal de Contabilidade funcionar como Tribunal Superior de tica Profissional.

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES

25 (TCNICO 1/2002) Na composio do Conselho Federal de Contabilidade e do Conselho Regional de


Contabilidade,ser observada a proporo de: a) 2/3 de Contadores e de 1/3 de Tcnicos em Contabilidade. b) 1/3 de Contadores e de 2/3 de Tcnicos em Contabilidade. c) 1/2 de Contadores e 1/2 de Tcnicos em Contabilidade. d) No fixado, dependendo da eleio.

26 (TCNICO 1/2002) Para ser eleito membro dos Conselhos de Contabilidade, o profissional deve, entre
outros, atender ao seguinte requisito: a) Estar inscrito no programa de educao continuada. b) Estar ligado legalmente ao Sindicato dos Contabilistas. c) Estar inscrito no Conselho Regional de Contabilidade independentemente de tempo. d) Estar no exerccio efetivo da profisso h mais de trs anos.

3.3 RESOLUO CFC N. 1.301/2010

Regulamenta o Exame de Suficincia como requisito para obteno ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais,

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 46

Tpicos Especiais de Contabilidade CONSIDERANDO que o disposto no art. 12 do Decreto-Lei n. 9.295/46, com redao dada pela Lei n. 12.249/2010, prescreve que os profissionais de que trata o referido Decreto somente podero exercer a profisso aps a regular concluso do respectivo curso, reconhecido pelo Ministrio da Educao, aprovao em Exame de Suficincia e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos; CONSIDERANDO que cabe ao Conselho Federal de Contabilidade, por competncia definida na alnea f do art. 6 do Decreto-Lei n. 9.295/46, regulamentar o Exame de Suficincia, RESOLVE: CAPTULO I DO CONCEITO E OBJETIVO Art. 1 Exame de Suficincia a prova de equalizao destinada a comprovar a obteno de conhecimentos mdios, consoante os contedos programticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Cincias Contbeis e no curso de Tcnico em Contabilidade. Art. 2 A aprovao em Exame de Suficincia constitui um dos requisitos para a obteno ou restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade. CAPTULO II DA PERIODICIDADE, APLICABILIDADE E APROVAO NO EXAME Art. 3 O Exame ser aplicado 2 (duas) vezes ao ano, em todo o territrio nacional, sendo uma edio a cada semestre, em data e hora a serem fixadas em edital, por deliberao do Plenrio do Conselho Federal de Contabilidade, com antecedncia mnima de 90 (noventa) dias da data da sua realizao.

Art. 4 O candidato ser aprovado se obtiver, no mnimo, 50% (cinquenta porcento) dos pontos possveis.

Art. 5 A aprovao em Exame de Suficincia, como um dos requisitos para obteno ou restabelecimento de registro em CRC, ser exigida do: IBacharel em Cincias Contbeis e do Tcnico em Contabilidade;

II- portador de registro provisrio vencido; III- profissional com registro baixado h mais de 2 (dois) anos; e IV- Tcnico em Contabilidade em caso de alterao de categoria para Contador. Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia Pgina 47

Tpicos Especiais de Contabilidade Pargrafo nico. O prazo a que se refere o inciso III dever ser contado a partir da data de concesso da baixa. CAPTULO III DAS PROVAS E DO CONTEDO PROGRAMTICO Art. 6 O Exame de Suficincia ser composto de uma prova para os Tcnicos em Contabilidade e uma para os Bacharis em Cincias Contbeis, obedecidas s seguintes condies e reas de conhecimentos:

I - Tcnicos em Contabilidade: a) b) c) d) e) f) g) Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noes de Direito; Matemtica Financeira; Legislao e tica Profissional; Princpios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Lngua Portuguesa.

II - Cincias Contbeis: a) Contabilidade Geral; b) Contabilidade de Custos; c) Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico; d) Contabilidade Gerencial; e) Controladoria; f) Teoria da Contabilidade; g) Legislao e tica Profissional; h) Princpios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; i) Auditoria Contbil; j) Percia Contbil; k) Noes de Direito; l) Matemtica Financeira e Estatstica; m) Lngua Portuguesa. Pargrafo nico. Compete ao Conselho Federal de Contabilidade elaborar e divulgar, de forma obrigatria no Edital, os contedos programticos das respectivas reas que sero exigidos nas provas para Tcnicos em Contabilidade e Bacharis em Cincias Contbeis. Art. 7 As provas devem ser elaboradas com questes objetivas, mltipla escolha, podendo-se a critrio do CFC, incluir questes para respostas dissertativas.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 48

Tpicos Especiais de Contabilidade CAPTULO IV DA REALIZAO E APLICAO DO EXAME Art. 8 Para a realizao do Exame, o Conselho Federal de Contabilidade constituir 2 (duas) Comisses: a) Comisso Estratgica; e b) Comisso Operacional. 1 A Comisso Estratgica ser formada por, no mximo, 6 (seis) conselheiros do CFC, com mandato de 2 (dois) anos, no podendo ultrapassar o trmino do mandato como conselheiro, e deve ser presidida pelo(a) vice-presidente de Desenvolvimento de Desenvolvimento Profissional e Institucional, que coordenar a realizao do Exame e aprovar o contedo das provas organizadas pela Comisso Operacional. 2 A Comisso Operacional ser integrada por, no mximo, 7 (sete) profissionais da Contabilidade, conselheiros ou no, de reconhecida capacidade e experincia profissional, aprovados pelo Plenrio do Conselho Federal de Contabilidade, com mandato de 2 (dois) anos, permitida a reconduo, que ter por finalidade a elaborao das provas e a apreciao de recursos em primeira instncia. Art. 9 A aplicao das provas poder ser realizada por instituio contratada pelo Conselho Federal de Contabilidade, cabendo aos CRCs colaborar, naquilo que lhe couber, na realizao do Exame. Art. 10. O processo de aplicao das provas de Exame de Suficincia ser supervisionado, em mbito nacional, pela Comisso Estratgica. CAPTULO V DOS RECURSOS DAS PROVAS DO EXAME Art. 11. O candidato poder interpor recurso contra os gabaritos das provas e do resultado final dentro dos prazos e instncias definidos previamente em edital. CAPTULO VI PRAZO PARA REQUERIMENTO DO REGISTRO Art. 12. Ocorrendo a aprovao no Exame de Suficincia, o Conselho Regional de Contabilidade disponibilizar ao candidato a Certido de Aprovao.

Pargrafo nico. O candidato ter o prazo de at 2 (dois) anos, a contar da data da publicao do resultado oficial do Exame no Dirio Oficial da Unio (DOU), para requerer, no CRC, o Registro Profissional na categoria para a qual tenha sido aprovado.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 49

Tpicos Especiais de Contabilidade

CAPTULO VII DAS DISPOSIES GERAIS Art. 13. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), seus conselheiros efetivos e suplentes, seus empregados, seus delegados e os integrantes das Comisses Estratgica, Operacional e de Aplicao de Provas no podero oferecer, participar ou apoiar, a qualquer ttulo, os cursos preparatrios para os candidatos ao Exame de Suficincia, sob pena de aplicao das penalidades cabveis. Art. 14. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) desenvolver campanha publicitria no sentido de esclarecer e divulgar o Exame de Suficincia, sendo de competncia dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) o reforo dessa divulgao nas suas jurisdies. Art. 15. Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) podero colaborar no envio de questes sobre os tpicos elencados nos incisos I e II do art. 6, para a formao de bancos de dados, as quais podero ser utilizadas pela Comisso Operacional de Elaborao de Provas. Art. 16. Ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) caber adotar as providncias necessrias ao atendimento do disposto na presente Resoluo, bem como dirimir todas as dvidas e interpretlas. Pargrafo nico. Nas questes consideradas urgentes, aplicar-se- o inciso XXI, art. 27 da Resoluo CFC n. 1.252/2009 (Regimento do CFC). Art. 17. O portador de registro provisrio ativo, obtido at 29 de outubro de 2010, ter seus direitos garantidos conforme a norma vigente no ato do registro. Art. 18. O profissional apto para requerer o registro e aquele com registro baixado poder efetuar ou restabelecer seu registro sem se submeter ao Exame de que trata esta Resoluo, at a data limite de 29 de outubro de 2010. Pargrafo nico. O previsto no caput deste artigo se aplica ao inciso IV do art. 5. Art. 19. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Braslia, 17 de setembro de 2010.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 50

Tpicos Especiais de Contabilidade 4. QUESTES DOS LTIMOS EXAMES DE SUFICINCIA

(BACHAREL - 2/2011) QUESTO 41 - Em relao s sanes ticas previstas pelo Cdigo de tica Profissional do Contador, assinale a opo INCORRETA. a) Na aplicao das sanes ticas, pode ser considerada como agravante ao cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do profissional da Contabilidade. b) Na aplicao das sanes ticas, podem ser consideradas como atenuantes a ausncia de punio tica anterior e prestao de relevantes servios Contabilidade. c) O julgamento das questes relacionadas transgresso de preceitos do Cdigo de tica cabe, unicamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade. d) O profissional da Contabilidade poder requerer desagravo pblico ao Conselho Regional de Contabilidade, quando atingido, pblica e injustamente, no exerccio de sua profisso. (BACHAREL 2/2011) QUESTO 42 - Com relao determinao do valor dos servios profissionais, julgue as situaes hipotticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opo CORRETA. I. Um contabilista estabelece honorrios em contratos por escrito, previamente realizao dos servios, levando em conta as caractersticas do contrato, tais como complexidade, estimativa de horas para realizao do trabalho e local onde o servio ser realizado. II. Um contabilista pratica preos diferenciados para um mesmo tipo de servio, levando em conta se o cliente eventual, habitual ou permanente. III. Um contabilista, preocupado em ampliar a sua base de clientes, adotou uma estratgia de praticar preos abaixo da concorrncia. Com essa estratgia, conseguiu dois novos contratos de prestao de servios. O preo estabelecido em cada um dos contratos levou em conta o seguinte critrio: o cliente pagar honorrios correspondentes a 40% aos honorrios pagos ao profissional da Contabilidade que atendia anteriormente ao cliente. De acordo com as trs situaes acima descritas, o comportamento do profissional da Contabilidade est em DESACORDO com o que estabelece o Cdigo de tica Profissional do Contador no(s) item(ns): a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) II, apenas. d) III, apenas.

(BACHAREL 2/2011)- QUESTO 43 - Uma determinada organizao contbil presta servios para diversos clientes. Com o aumento da inadimplncia de seus clientes, o contabilista responsvel, ao tomar medidas para garantir o recebimento, passou a reter a documentao das empresas inadimplentes sob condio de recebimento das quantias devidas por elas. Na situao acima, o profissional da Contabilidade:

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 51

Tpicos Especiais de Contabilidade


a) cometeu um ato abusivo, conforme disposio no Cdigo de tica Profissional do Contador. b) cometeu um ato abusivo. No entanto, se o profissional provar que o procedimento era necessrio para a continuidade do negcio, ser anistiado. c) praticou um ato que est previsto no Cdigo de tica Profissional do Contador, mas no existe previso para sanes ticas. d) praticou um ato que no est previsto no Cdigo de tica Profissional do Contador, logo no houve nenhum ato abusivo.

(TCNICO 2 /2011) - QUESTO 32 So atribuies do Conselho Federal de Contabilidade, EXCETO: a) aprovar os Regimentos Internos organizados pelos Conselhos Regionais. b) editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza tcnica e profissional. c) expedir e registrar a carteira profissional. d) regular acerca dos princpios contbeis, do cadastro de qualificao tcnica e dos programas de educao continuada..

(TCNICO 2/2011) QUESTO 34 - De acordo com o Decreto-Lei n.o 9.295/46 e a Lei n.o 12.249/10, so considerados trabalhos tcnicos a serem exercidos tanto pelo contador quanto pelo tcnico de contabilidade. a) a assistncia aos conselhos fiscais das sociedades annimas. b) a organizao e a execuo de servios de contabilidade em geral.. c) a reviso e a elaborao de relatrio de auditoria. d) as percias judiciais ou extrajudiciais

(TCNICO 2/2011) QUESTO 35 - A respeito de possveis comportamentos do profissional da Contabilidade no exerccio de suas funes, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opo CORRETA. I. O contabilista pode auferir qualquer provento em funo do exerccio profissional que no decorra exclusivamente de sua prtica lcita. II. O contabilista pode auxiliar a fiscalizao do exerccio profissional. III. O contabilista pode assinar documentos ou peas contbeis elaboradas por outrem, alheio sua orientao, superviso e fiscalizao. IV. O contabilista pode inteirar-se de todas as circunstncias, antes de emitir opinio sobre qualquer caso. Representam comportamentos vedados ao profissional da Contabilidade no desempenho de suas funes pelo Cdigo de tica Profissional do Contador as situaes descritas apenas nos itens: a) I e II. b) I e III.. c) II e IV. d) III e IV.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 52

Tpicos Especiais de Contabilidade


(TCNICO 2/2011) QUESTO 36 - Segundo o Cdigo de tica Profissional do Contador, o profissional da Contabilidade poder: a) aceitar sua indicao, mesmo quando reconhea no se julgar capacitado em face da especializao requerida. b) dar seu parecer ou emitir opinio, mesmo que esteja insuficientemente informado e desprovido de documento. c) executar trabalhos tcnico-contbeis que contrarie as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. d) publicar relatrio, parecer ou trabalho tcnico-profissional assinado e sob sua responsabilidade.. (TCNICO 2/2011) QUESTO 38 Com relao determinao do valor dos servios profissionais, julgue as situaes hipotticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opo CORRETA. I. Um contabilista estabelece honorrios em contratos por escrito, previamente realizao dos servios, levando em conta as caractersticas do contrato, tais como complexidade, estimativa de horas para realizao do trabalho e local onde o servio ser realizado. II. Um contabilista pratica preos diferenciados para um mesmo tipo de servio, levando em conta se o cliente eventual, habitual ou permanente. III. Um contabilista, preocupado em ampliar a sua base de clientes, adotou uma estratgia de praticar preos abaixo da concorrncia. Com essa estratgia, conseguiu dois novos contratos de prestao de servios. O preo estabelecido em cada um dos contratos levou em conta o seguinte critrio: o cliente pagar honorrios correspondentes a 40% aos honorrios pagos ao profissional da Contabilidade que atendia anteriormente ao cliente. De acordo com as trs situaes acima descritas, o comportamento do profissional da Contabilidade est em DESACORDO com o que estabelece o Cdigo de tica Profissional do Contador no(s) iten (s): a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) II, apenas. d) III, apenas. (BACHAREL 1/2012 ) QUESTO 42. Conforme o Cdigo de tica Profissional do Contador, aprovado pela Resoluo CFC no 803/96 e alteraes posteriores, no que se refere ao desempenho das funes do profissional da Contabilidade, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida assinale a opo CORRETA. I. vedado ao profissional da Contabilidade no revelar negociao confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transao que, comprovadamente, tenha tido conhecimento. II. vedado ao profissional da Contabilidade emitir referncia que identifique o cliente ou empregador, com quebra de sigilo profissional, em publicao em que haja meno a trabalho que tenha realizado ou orientado, salvo quando autorizado por eles. III. vedado ao profissional da Contabilidade iludir ou tentar iludir a boa-f de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informaes ou elaborando peas contbeis inidneas. IV. vedado ao profissional da Contabilidade no cumprir, no prazo estabelecido, determinao dos Conselhos Regionais de Contabilidade, depois de regularmente notificado.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 53

Tpicos Especiais de Contabilidade


A sequncia CORRETA : a) F, V, V, V. b) V, F, F, F. c) F, V, F, V. d) V, F, V, F.

(BACHAREL 1 /2012) QUESTO 43 - Um contador foi condenado com a penalidade de Censura Pblica, dentro do devido processo legal instaurado no Conselho Regional de Contabilidade CRC. Diante desse, fato CORRETO afirmar que o CRC: a) poder recorrer ex officio ao Tribunal Superior de tica e Disciplina. b) dever recorrer ex officio ao Tribunal Superior de tica e Disciplina. c) poder, a pedido do interessado, julgar o caso em Segunda Instncia. d) dever aguardar manifestao do interessado para recorrer ex officio.

(BACHAREL 1/2012 ) QUESTO 44 - Com relao aos deveres dos profissionais da Contabilidade, de acordo com o Cdigo de tica Profissional do Contador, aprovado pela Resoluo CFC n. 803/96, e alteraes posteriores, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opo CORRETA. I. dever do profissional da Contabilidade comunicar ao CRC a mudana de seu domiclio ou endereo e da organizao contbil de sua responsabilidade, bem como a ocorrncia de outros fatos necessrios ao controle e fiscalizao profissional. II. Se substitudo em suas funes, dever do profissional da Contabilidade informar ao substituto sobre fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de habilit-lo para o bom desempenho das funes a serem exercidas. III. So deveres do profissional da Contabilidade, entre outros, cumprir os Programas Obrigatrios de Educao Continuada estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade e auxiliar a fiscalizao do exerccio profissional. Esto CORRETOS os itens: a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I, e III, apenas. d) II e III, apenas.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 54

Tpicos Especiais de Contabilidade

RESPOSTAS COMENTADAS
(BACHAREL-2/2011)- QUESTO 41

a) A afirmao est CORRETA, pois o Cdigo de tica Profissional do Contador CEPC , Resoluo CFC
1.307/10 em seu Art. 18 pargrafo 2, ao tratar sobre as agravantes na aplicao das sanes ticas traz a seguinte redao: 2 Na aplicao das sanes ticas, podem ser consideradas como agravantes: I Ao cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional da Contabilidade; b) A afirmao CORRETA, nas aplicaes das sanes ticas podem ser consideradas como atenuantes a ausncia de punio tica anterior e prestao de relevantes servios Contabilidade. Resoluo CFC 1307/10 Art . 17 - 1 Na aplicao das sanes ticas, podem ser consideradas como atenuantes: I ao desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional; II ausncia de punio tica anterior; III prestao de relevantes servios Contabilidade. c) A afirmao INCORRETA, logo esta a alternativa solicitada, afinal o julgamento das questes relacionadas transgresso de preceitos do Cdigo de tica no cabe unicamente aos Conselhos Regionais de Contabilidade. Resoluo 803/96 Cdigo de tica do Contador CEPC: Art. 13. O julgamento das questes relacionadas transgresso de preceitos do Cdigo de tica incumbe, originariamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade, que funcionaro como Tribunais Regionais de tica e Disciplina, facultado recurso dotado de efeito suspensivo, interposto no prazo de quinze dias, para o Conselho Federal de Contabilidade em sua condio de Tribunal Superior de tica e Disciplina. d) A afirmao est CORRETA, o profissional da contabilidade poder requerer desagravo pblico ao Conselho Regional de Contabilidade, quando atingido, pblica e injustamente, no exerccio de sua profisso. Resoluo 803/96 Cdigo de tica do Contador CEPC: Art. 14. O Profissional da Contabilidade poder requerer desagravo pblico ao Conselho Regional de Contabilidade, quando atingido, pblica e injustamente, no exerccio de sua profisso.

(BACHAREL 2/2011)- QUESTO 42

As afirmativas I e II esto CORRETAS, basta atentarmos para o texto do Cdigo de tica: Art. 6. O Profissional da Contabilidade deve fixar previamente o valor dos servios, por contrato escrito, considerados os elementos seguintes : I a relevncia, o vulto, a complexidade e a dificuldade do servio a executar; II o tempo que ser consumido para a realizao do trabalho; III a possibilidade de ficar impedido da realizao de outros servios; IV o resultado lcito favorvel que para o contratante advir com o servio prestado; V a peculiaridade de tratarse de cliente eventual, habitual ou permanente; VI o local em que o servio ser prestado. Em relao a afirmativa III entendemos que a mesma fere o artigo 8 a saber: Art. 8. vedado ao Profissional da Contabilidade oferecer ou disputar servios profissionais mediante aviltamento de honorrios ou em concorrncia desleal. Logo, a resposta CORRETA a letra d, apenas a afirmativa III est em DESACORDO, as demais, encontram-se amparadas pelo CEPC.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 55

Tpicos Especiais de Contabilidade


(BACHAREL 2/2011) - QUESTO 43

No captulo III Dos Deveres e das Proibies, o Cdigo de tica Profissional do Contador- CEPC, em seu artigo 3, veda ao profissional da contabilidade: XII reter abusivamente livros, papis ou documentos, comprovadamente confiados sua guarda; Diante de tal redao, conclui-se que o profissional na situao acima cometeu um ato abusivo, conforme disposio no Cdigo de tica Profissional do Contador, logo, a resposta correta a letra a. O Cdigo no trata sobre continuidade do negcio e anistia nestes casos letra b; ao contrrio do que afirma a letra c existe sim no Cdigo de tica sanes previstas, e para concluir a afirmao da letra d onde afirma que no houve nenhum ato abusivo, simplesmente vai contra o artigo 3, ou seja, houve sim um ato abusivo.

(BACHAREL 1/2012 ) QUESTO 42 ALTERNATIVA I FALSA: vedado ao contabilista: XV - revelar negociao confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transao que, comprovadamente, tenha tido conhecimento; ALTERNATIVA II VERDADEIRA: vedado ao contabilista: XVI - emitir referncia que identifique o cliente ou empregador, com quebra de sigilo profissional, em publicao em que haja meno a trabalho que tenha realizado ou orientado, salvo quando autorizado por eles; ALTERNATIVA III VERDADEIRA vedado ao contabilista: XVII - iludir ou tentar iludir a boa f de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informaes ou elaborando peas contbeis inidneas; ALTERNATIVA IV VERDADEIRA vedado ao contabilista: XVIII - no cumprir, no prazo estabelecido, determinao dos Conselhos Regionais de Contabilidade, depois de regularmente notificado; A alternativa correta a letra A.

(BACHAREL 1 /2012) QUESTO 43 O Cdigo de tica Profissional do Contabilista Captulo V Das Penalidades Art.12 - A transgresso de preceito deste Cdigo constitui infrao tica, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicao de uma das seguintes penalidades: I - advertncia reservada; II - censura reservada; III - censura pblica. Pargrafo nico ... Art. 13. O julgamento das questes relacionadas transgresso de preceitos do Cdigo de tica incumbe, originariamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade, que funcionaro como Tribunais Regionais de tica, facultado recurso dotado de efeito suspensivo, interposto no prazo de quinze dias, para o Conselho Federal de Contabilidade em sua condio de Tribunal Superior de tica e Disciplina.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 56

Tpicos Especiais de Contabilidade


1 O recurso voluntrio somente ser encaminhado ao Tribunal Superior de tica e Disciplina se o Tribunal Regional de tica e Disciplina respectivo mantiver ou reformar parcialmente a deciso. 2 Na hiptese do inciso III do art. 12, o Tribunal Regional de tica e Disciplina dever recorrer ex officio de sua prpria deciso (aplicao de censura pblica). A Resoluo CFC n 819, de 20-11-1997 - Art. 1 Ao 2, do art. 13, do Cdigo de tica Profissional do Contabilista CEPC, aprovado pela Res. CFC n 803-96, d-se a seguinte redao: 2 Na hiptese da inciso III, do art. 12, o Tribunal Regional de tica Profissional dever recorrer ex officio de sua prpria deciso (aplicao de pena de Censura Pblica). Art. 2 Renumere-se o atual 2, do art. 13, do Cdigo de tica Profissional do Contabilista CEPC, aprovado pela Resoluo CFC n 803-96, para 3. Alternativa A INCORRETA : Em momento algum o Cdigo de tica fala que o CRC (representado como Tribunal Regional de tica e Disciplina) poder recorrer ex-officio de sua prpria deciso, mas sim, dever. Alternativa B CORRETA : Conforme a redao dada pelo 3 do Artigo 13 do Cdigo de tica Profissional do Contabilista, o CRC representado pelo Tribunal Regional de tica Profissional dever recorrer ex offcio de sua prpria deciso. Alternativa C INCORRETA: A redao do 1 do Artigo 13 expressa O recurso voluntrio somente ser encaminhado ao Tribunal Superior de tica e Disciplina se o Tribunal Regional de tica e Disciplina respectivo mantiver ou reformar parcialmente a deciso, portanto no cabe ao CRC julgar em Segunda Instncia mas sim ao Conselho Federal de Contabilidade. Alternatica D INCORRETA : Independentemente em aguardar ou no pela parte interessada, a redao do cdigo clara ao mencionar que o CRC dever recorrer ex offcio de sua prpria deciso, portanto, no h a necessidade em aguardar a parte interessada. A alternativa correta a letra B. (BACHAREL 1/2012 ) QUESTO 44

ALTERNATIVA I CORRETA A Lei 12.249/10 que alterou o Decreto Lei 9.295/46 "Art. 23. O profissional ou a organizao contbil que executarem servios contbeis em mais de um Estado so obrigados a comunicar previamente ao Conselho Regional de Contabilidade no qual so registrados o local onde sero executados os servios." ALTERNATIVA II CORRETA - Art. 2 So deveres do contabilista: VII - se substitudo em suas funes, informar ao substituto sobre fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de habilit-lo para o bom desempenho das funes a serem exercidas; ALTERNATIVA III INCORRETA No so deveres do profissional da Contabilidade cumprir Programas Obrigatrios de Educao Continuada estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade e auxiliar a fiscalizao do exerccio profissional. A alternativa correta a letra B.

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 57

Tpicos Especiais de Contabilidade

GABARITO DE QUESTES ANTERIORES 1A 2-C 3-A 4-B 5-A 6-C 7-A 8-D 9-B 10 - C 11 - A 12 13 - A 14 - D 15 - A 16 - D 17 - D 18 - A 19 - B 20 - C 21 - C 22 - B 23 - D 24 - D 25 - A 26 - D

Prof. Msc. Antonio Zenkner Roggia

Pgina 58

Anda mungkin juga menyukai