Anda di halaman 1dari 60

FISIOLOGIA DO SISTEMA REGULADOR

SISTEMA EXCRETOR
O sistema excretor formado por um conjunto de rgos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal lquido de excreo do organismo. constitudo por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinria e pela uretra.

Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posio esto protegidos pelas ltimas costelas e tambm por uma camada de gordura. Tm a forma de um gro de feijo enorme e possuem uma cpsula fibrosa, que protege o crtex - mais externo, e a medula - mais interna. Cada rim formado de tecido conjuntivo, que sustenta e d forma ao rgo, e por milhares ou milhes de unidades filtradoras, os nfrons, localizados na regio renal. O nfron uma longa estrutura tubular microscpica que possui, em uma das extremidades, uma expanso em forma de taa, denominada cpsula de Bowman, que se conecta com o tbulo contorcido proximal, que continua pela ala de Henle e pelo tbulo contorcido distal; este desemboca em um tubo coletor. So responsveis pela filtrao do sangue e remoo das excrees.

Como funcionam os rins


O sangue chega ao rim atravs da artria renal, que se ramifica muito no interior do rgo, originando grande nmero de arterolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cpsula de Bowman do nfron, formando um enovelado de capilares denominado glomrulo de Malpighi. O sangue arterial conduzido sob alta presso nos capilares do glomrulo. Essa presso, que normalmente de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cpsula de Bowman, processo denominado filtrao. Essas substncias extravasadas para a cpsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, que semelhante, em composio qumica, ao plasma sanguneo, com a diferena de que no possui protenas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares. O filtrado glomerular passa em seguida para o tbulo contorcido proximal, cuja parede formada por clulas adaptadas ao transporte ativo. Nesse tbulo, ocorre reabsoro ativa de sdio. A sada desses ons provoca a remoo de cloro, fazendo com que a concentrao do lquido dentro desse tubo fique menor (hipotnico) do que do plasma dos capilares que o envolvem. Com isso, quando o lquido percorre o ramo descendente da ala de Henle, h passagem de gua por osmose do lquido tubular (hipotnico) para os capilares sangneos (hipertnicos) ao que chamamos reabsoro. O ramo descendente percorre regies do rim com gradientes crescentes de concentrao. Conseqentemente, ele perde ainda mais gua para os tecidos, de forma que, na curvatura da ala de Henle, a concentrao do lquido tubular alta.

Esse lquido muito concentrado passa ento a percorrer o ramo ascendente da ala de Henle, que formado por clulas impermeveis gua e que esto adaptadas ao transporte ativo de sais. Nessa regio, ocorre remoo ativa de sdio, ficando o lquido tubular hipotnico. Ao passar pelo tbulo contorcido distal, que permevel gua, ocorre reabsoro por osmose para os capilares sangneos. Ao sair do nfron, a urina entra nos dutos coletores, onde ocorre a reabsoro final de gua. Dessa forma, estima-se que em 24 horas so filtrados cerca de 180 litros de fluido do plasma; porm so formados apenas 1 a 2 litros de urina por dia, o que significa que aproximadamente 99% do filtrado glomerular reabsorvido. Alm desses processos gerais descritos, ocorre, ao longo dos tbulos renais, reabsoro ativa de aminocidos e glicose. Desse modo, no final do tbulo distal, essas substncias j no so mais encontradas.

Imagem: LOPES, SNIA. Bio 2.So Paulo, Ed. Saraiva, 2002.

Os capilares que reabsorvem as substncias teis dos tbulos renais se renem para formar um vaso nico, a veia renal, que leva o sangue para fora do rim, em direo ao corao.

Regulao da funo renal


A regulao da funo renal relaciona-se basicamente com a regulao da quantidade de lquidos do corpo. Havendo necessidade de reter gua no interior do corpo, a urina fica

mais concentrada, em funo da maior reabsoro de gua; havendo excesso de gua no corpo, a urina fica menos concentrada, em funo da menor reabsoro de gua. O principal agente regulador do equilbrio hdrico no corpo humano o hormnio ADH (antidiurtico), produzido no hipotlamo e armazenado na hipfise. A concentrao do plasma sangneo detectada por receptores osmticos localizados no hipotlamo. Havendo aumento na concentrao do plasma (pouca gua), esses osmorreguladores estimulam a produo de ADH. Esse hormnio passa para o sangue, indo atuar sobre os tbulos distais e sobre os tbulos coletores do nfron, tornando as clulas desses tubos mais permeveis gua. Dessa forma, ocorre maior reabsoro de gua e a urina fica mais concentrada. Quando a concentrao do plasma baixa (muita gua), h inibio da produo do ADH e, conseqentemente, menor absoro de gua nos tbulos distais e coletores, possibilitando a excreo do excesso de gua, o que torna a urina mais diluda.

Imagem: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5 ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.

Certas substncias, como o caso do lcool, inibem a secreo de ADH, aumentando a produo de urina.
Alm do ADH, h outro hormnio participante do equilbrio hidro-inico do organismo: a aldosterona, produzida nas glndulas supra-renais. Ela aumenta a reabsoro ativa de sdio nos tbulos renais, possibilitando maior reteno de gua no organismo. A produo de aldosterona regulada da seguinte maneira: quando a concentrao de sdio dentro do tbulo renal diminui, o rim produz uma protena chamada renina, que age sobre uma protena produzida no fgado e encontrada no sangue denominada angiotensinognio (inativo), convertendo-a em angiotensina (ativa). Essa substncia estimula as glndulas supra-renais a produzirem a aldosterona.

Imagem: LOPES, SNIA. Bio 2.So Paulo, Ed. Saraiva, 2002.

RESUMINDO
Sangue arterial conduzido sob alta presso nos capilares do glomrulo (70 a 80 mmHg) filtrao parte do plasma (sem protenas e sem clulas) passa para a cpsula de Bowmann (filtrado glomerular) reabsoro ativa de Na+, K+, glicose, aminocidos e passiva de Cl- e gua ao longo dos tbulos do nfron, como esquematizado abaixo.
Tbulo contorcido proximal (clulas adaptadas ao transporte ativo) reabsoro ativa de sdio / remoo passiva de cloro

lquido tubular torna-se hipotnico em relao ao plasma dos capilares

absoro de gua por osmose para os capilares na poro descendente da ala de Henle

poro ascendente da ala de Henle impermevel gua e adaptada ao transporte ativo de sais remoo ativa de sdio

lquido tubular hipotnico reabsoro de gua por osmose no tbulo contorcido distal

OBS: Ocorre, tambm, ao longo dos tbulos renais, reabsoro ativa de aminocidos e glicose. Desse modo, no final do tbulo distal essas substncias j no so mais encontradas.

Regulao da funo renal - resumo


HORMNIO ANTIDIURTICO (ADH): principal agente fisiolgico regulador do equilbrio hdrico, produzido no hipotlamo e armazenado na hipfise. Aumento na concentrao do plasma (pouca gua) receptores osmticos localizados no hipotlamo produo de ADH sangue tbulos distal e coletor do nfron clulas mais permeveis gua reabsoro de gua urina mais concentrada. Concentrao do plasma baixa (muita gua) e lcool inibio de ADH menor absoro de gua nos tbulos distal e coletor urina mais diluda. ALDOSTERONA: produzida nas glndulas supra-renais, aumenta a absoro ativa de sdio e a secreo ativa de potssio nos tbulos distal e coletor.
Elevao na concentrao de ons potssio e reduo de sdio no plasma sangneo

Rins

renina (enzima)

angiotensinognio (inativo) angitensina (ativa)

crtex da supra-renal

aumenta taxa de secreo da aldosterona

Sangue

rins (tbulos distal e coletor)

aumento da excreo de potssio / reabsoro de sdio e gua

A ELIMINAO DE URINA Ureter


Os nfrons desembocam em dutos coletores, que se unem para formar canais cada vez mais grossos. A fuso dos dutos origina um canal nico, denominado ureter, que deixa o rim em direo bexiga urinria.

Bexiga urinria A bexiga urinria uma bolsa de parede elstica, dotada de musculatura lisa, cuja funo acumular a urina produzida nos rins. Quando cheia, a bexiga pode conter mais de de litro (250 ml) de urina, que eliminada periodicamente atravs da uretra. Uretra A uretra um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na regio vulvar e, no homem, na extremidade do pnis. Sua comunicao com a bexiga mantm-se fechada por anis musculares - chamados esfncteres. Quando a musculatura desses anis relaxa-se e a musculatura da parede da bexiga contrai-se, urinamos.

SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular ou circulatrio uma vasta rede de tubos de vrios tipos e calibres, que pe em comunicao todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contraes rtmicas do corao.

Funes do sistema cardiovascular


O sistema circulatrio permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficincia: transporte de gases: os pulmes, responsveis pela obteno de oxignio e pela eliminao de dixido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue. transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digesto passam atravs de um fino epitlio e alcanam o sangue. Por essa verdadeira "autoestrada", os nutrientes so levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o lquido intersticial que banha as clulas. transporte de resduos metablicos: a atividade metablica das clulas do corpo origina resduos, mas apenas alguns rgos podem elimin-los para o meio externo. O transporte dessas substncias, de onde so formadas at os rgos de excreo, feito pelo sangue. transporte de hormnios: hormnios so substncias secretadas por certos rgos, distribudas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros rgos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lanada no sangue. Um de seus efeitos estimular a contrao da vescula biliar e a liberao da bile no duodeno. intercmbio de materiais: algumas substncias so produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Clulas do fgado, por exemplo, armazenam molculas de glicognio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras clulas do corpo. transporte de calor: o sangue tambm utilizado na distribuio homognea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manuteno de uma temperatura adequada em todas as regies; permite ainda levar calor at a superfcie corporal, onde pode ser dissipado. distribuio de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e clulas fagocitrias, componentes da defesa contra agentes infecciosos. coagulao sangnea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaos de um tipo celular da medula ssea (megacaricito), com funo na coagulao sangnea. O sangue contm ainda fatores de coagulao, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangneo.

O SISTEMA DIGESTRIO
O sistema digestrio humano formado por um longo tubo musculoso, ao qual esto associados rgos e glndulas que participam da digesto. Apresenta as seguintes regies; boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso e nus.

A parede do tubo digestivo, do esfago ao intestino, formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventcia.

BOCA
A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo a boca. A encontram-se os dentes e a lngua, que preparam o alimento para a digesto, por meio da mastigao. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaos, misturando-os saliva, o que ir facilitar a futura ao das enzimas.

Caractersticas dos dentes

Imagem: http://www.webciencia.com/11_06dente.htm

Os dentes so estruturas duras, calcificadas, presas ao maxilar superior e mandbula, cuja atividade principal a mastigao. Esto implicados, de forma direta, na articulao das linguagens. Os nervos sensitivos e os vasos sanguneos do centro de qualquer dente esto protegidos por vrias camadas de tecido. A mais externa, o esmalte, a substncia mais dura. Sob o esmalte, circulando a polpa, da coroa at a raiz, est situada uma camada de substncia ssea chamada dentina. A cavidade pulpar ocupada pela polpa dental, um tecido conjuntivo frouxo, ricamente vascularizado e inervado. Um tecido duro chamado cemento separa a raiz do ligamento peridental, que prende a raiz e liga o dente gengiva e mandbula, na estrutura e composio qumica assemelha-se ao osso; dispe-se como uma fina camada sobre as razes dos dentes. Atravs de um orifcio aberto na extremidade da raiz, penetram vasos sanguneos, nervos e tecido conjuntivo.

Tipos de dentes
Em sua primeira dentio, o ser humano tem 20 peas que recebem o nome de dentes de leite. medida que os maxilares crescem, estes dentes so substitudos por outros 32 do tipo permanente. As coroas dos dentes permanentes so de trs tipos: os incisivos, os caninos ou presas e os molares. Os incisivos tm a forma de cinzel para facilitar o corte do alimento. Atrs dele, h trs peas dentais usadas para rasgar. A primeira tem uma nica cspide pontiaguda. Em seguida, h dois dentes chamados pr-molares, cada um com duas cspides. Atrs ficam os molares, que tm uma superfcie de mastigao relativamente plana, o que permite triturar e moer os alimentos.

Imagem: http://www.webciencia.com/11_06dente.htm

A lngua

A lngua movimenta o alimento empurrando-o em direo a garganta, para que seja engolido. Na superfcie da lngua existem dezenas de papilas gustativas, cujas clulas sensoriais percebem os quatro sabores primrios: amargo (A), azedo ou cido (B), salgado (C) e doce (D). De sua combinao resultam centenas de sabores distint os. A distribuio dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfcie da lngua, no homognea.

As glndulas salivares
A presena de alimento na boca, assim como sua viso e cheiro, estimulam as glndulas salivares a secretar saliva, que contm a enzima amilase salivar ou ptialina, alm de sais e outras substncias. A amilase salivar digere o amido e outros polissacardeos (como o glicognio), reduzindo-os em molculas de maltose (dissacardeo). Trs pares de glndulas salivares lanam sua secreo na cavidade bucal: partida, submandibular e sublingual:

Glndula partida - Com massa variando entre 14 e 28 g, a maior das trs; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilho da orelha. Glndula submandibular - arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz. Glndula sublingual - a menor das trs; fica abaixo da mucosa do assoalho da boca.

Imagem: www.webciencia.com/11_11glandula.htm

O sais da saliva neutralizam substncias cidas e mantm, na boca, um pH neutro (7,0) a levemente cido (6,7), ideal para a ao da ptialina. O alimento, que se transforma em bolo alimentar, empurrado pela lngua para o fundo da faringe, sendo encaminhado para o esfago, impulsionado pelas ondas peristlticas (como mostra a figura do lado esquerdo), levando entre 5 e 10 segundos para percorrer o esfago. Atravs dos peristaltismo, voc pode ficar de cabea para baixo e, mesmo assim, seu alimento chegar ao intestino. Entra em ao um mecanismo para fechar a laringe, evitando que o alimento penetre nas vias respiratrias. Quando a crdia (anel muscular, esfncter) se relaxa, permite a passagem do alimento para o interior do estmago.

FARINGE E ESFAGO

Imagem: CD O CORPO HUMANO 2.0. Globo Multimdia.

A faringe, situada no final da cavidade bucal, um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio: por ela passam o alimento, que se dirige ao esfago, e o ar, que se dirige laringe. O esfago, canal que liga a faringe ao estmago, localiza-se entre os pulmes, atrs do corao, e atravessa o msculo diafragma, que separa o trax do abdmen. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo.

ESTMAGO E SUCO GSTRICO


O estmago uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das ltimas costelas. um rgo muscular que liga o esfago ao intestino delgado. Sua funo principal a digesto de alimentos proticos. Um msculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estmago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que no se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo. Quando est vazio, tem a forma de uma letra "J" maiscula, cujas duas partes se unem por ngulos agudos.

Imagem: www.webciencia.com/11_09estom.htm

Segmento superior: o mais volumoso, chamado "poro vertical". Este compreende, por sua vez, duas partes superpostas; a grande tuberosidade, no alto, e o corpo do estmago, abaixo, que termina pela pequena tuberosidade. Segmento inferior: denominado "poro horizontal", est separado do duodeno pelo piloro, que um esfncter. A borda direita, cncava, chamada pequena curvatura; a borda esquerda, convexa, dita grande curvatura. O orifcio esofagiano do estmago o crdia. As tnicas do estmago: o estmago compe-se de quatro tnicas; serosa (o peritnio), muscular (muito desenvolvida), submucosa (tecido conjuntivo) e mucosa (que secreta o suco gstrico). Quando est cheio de alimento, o estmago torna-se ovide ou arredondado. O estmago tem movimentos peristlticos que asseguram sua homogeneizao. O estmago produz o suco gstrico, um lquido claro, transparente, altamente cido, que contm cido clordrico, muco, enzimas e sais. O cido clordrico mantm o pH do interior do estmago entre 0,9 e 2,0. Tambm dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentao mecnica iniciada pela mastigao. A pepsina, enzima mais potente do suco gstrico, secretada na forma de pepsinognio. Como este inativo, no digere as clulas que o produzem. Por ao do cido clordrico, o pepsinognio, ao ser lanado na luz do estmago, transforma-se em pepsina, enzima que catalisa a digesto de protenas.

A pepsina, ao catalizar a hidrlise de protenas, promove o rompimento das ligaes peptdicas que unem os aminocidos. Como nem todas as ligaes peptdicas so acessveis pepsina, muitas permanecem intactas. Portanto, o resultado do trabalho dessa enzima so oligopeptdeos e aminocidos livres. A renina, enzima que age sobre a casena, uma das protenas do leite, produzida pela mucosa gstrica durante os primeiros meses de vida. Seu papel o de flocular a casena, facilitando a ao de outras enzimas proteolticas.
Imagem: CD Multimdia. O CORPO HUMANO 2.0. Globo

A mucosa gstrica recoberta por uma camada de muco, que a protege da agresso do suco gstrico, bastante corrosivo. Apesar de estarem protegidas por essa densa camada de muco, as clulas da mucosa estomacal so continuamente lesadas e mortas pela ao do suco gstrico. Por isso, a mucosa est sempre sendo regenerada. Estima-se que nossa superfcie estomacal seja totalmente reconstituda a cada trs dias. Eventualmente ocorre desequilbrio entre o ataque e a proteo, o que resulta em inflamao difusa da mucosa (gastrite) ou mesmo no aparecimento de feridas dolorosas que sangram (lceras gstricas). A mucosa gstrica produz tambm o fator intrnseco, necessrio absoro da vitamina B12. O bolo alimentar pode permanecer no estmago por at quatro horas ou mais e, ao se misturar ao suco gstrico, auxiliado pelas contraes da musculatura estomacal, transformase em uma massa cremosa acidificada e semilquida, o quimo. Passando por um esfncter muscular (o piloro), o quimo vai sendo, aos poucos, liberado no intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digesto.

INTESTINO DELGADO
O intestino delgado um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de dimetro e pode ser dividido em trs regies: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e leo (cerca de 1,5 cm). A poro superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfncter muscular da parte inferior do estmago pela qual este esvazia seu contedo no intestino. A digesto do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras pores do jejuno. No duodeno atua tambm o suco pancretico, produzido pelo pncreas, que contm diversas enzimas digestivas. Outra secreo que atua no duodeno a bile, produzida no fgado e armazenada na vescula biliar. O pH da bile oscila entre 8,0 e 8,5. Os sais biliares tm ao detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotculas).

Imagem: CD O CORPO HUMANO 2.0. Globo Multimdia.

O suco pancretico, produzido pelo pncreas, contm gua, enzimas e grandes quantidades de bicarbonato de sdio. O pH do suco pancretico oscila entre 8,5 e 9. Sua secreo digestiva responsvel pela hidrlise da maioria das molculas de alimento, como carboidratos, protenas, gorduras e cidos nuclicos. A amilase pancretica fragmenta o amido em molculas de maltose; a lpase pancretica hidrolisa as molculas de um tipo de gordura os triacilgliceris, originando glicerol e lcool; as nucleases atuam sobre os cidos nuclicos, separando seus nucleotdeos.

O suco pancretico contm ainda o tripsinognio e o quimiotripsinognio, formas inativas em que so secretadas as enzimas proteolticas tripsina e quimiotripsina. Sendo produzidas na forma inativa, as proteases no digerem suas clulas secretoras. Na luz do duodeno, o tripsinognio entra em contato com a enteroquinase, enzima secretada pelas clulas da mucosa intestinal, convertendo-se me tripsina, que por sua vez contribui para a converso do precursor inativo quimiotripsinognio em quimiotripsina, enzima ativa.

A tripsina e a quimiotripsina hidrolisam polipeptdios, transformando-os em oligopeptdeos. A pepsina, a tripsina e a quimiotripsina rompem ligaes peptdicas especficas ao longo das cadeias de aminocidos. A mucosa do intestino delgado secreta o suco entrico, soluo rica em enzimas e de pH aproximadamente neutro. Uma dessas enzimas a enteroquinase. Outras enzimas so as dissacaridades, que hidrolisam dissacardeos em monossacardeos (sacarase, lactase, maltase). No suco entrico h enzimas que do seqncia hidrlise das protenas: os oligopeptdeos sofrem ao das peptidases, resultando em aminocidos.
Suco digestivo Saliva Suco gstrico Enzima Ptialina Pepsina Quimiotripsina Tripsina Amilopepsina Rnase Dnase Lipase pH timo Substrato neutro cido alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino Produtos

polissacardeos maltose protenas protenas protenas polissacardeos RNA DNA lipdeos oligopeptdeos peptdeos peptdeos maltose ribonucleotdeos desoxirribonucleotdeos glicerol e cidos graxos

Suco pancretico

Suco intestinal entrico

Carboxipeptidase Aminopeptidase ou Dipeptidase Maltase Sacarase Lactase

alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino alcalino

oligopeptdeos oligopeptdeos dipeptdeos maltose sacarose lactose

aminocidos aminocidos aminocidos glicose glicose e frutose glicose e galactose

No intestino, as contraes rtmicas e os movimentos peristlticos das paredes musculares, movimentam o quimo, ao mesmo tempo em que este atacado pela bile, enzimas e outras secrees, sendo transformado em quilo. A absoro dos nutrientes ocorre atravs de mecanismos ativos ou passivos, nas regies do jejuno e do leo. A superfcie interna, ou mucosa, dessas regies, apresenta, alm de inmeros dobramentos maiores, milhes de pequenas dobras (4 a 5 milhes), chamadas vilosidades; um traado que aumenta a superfcie de absoro intestinal. As membranas das prprias clulas do epitlio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscpicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado tambm absorve a gua ingerida, os ons e as vitaminas.

Imagem: www.webciencia.com/11_13intes.htm

Os nutrientes absorvidos pelos vasos sanguneos do intestino passam ao fgado para serem distribudos pelo resto do organismo. Os produtos da digesto de gorduras (principalmente glicerol e cidos graxos isolados) chegam ao sangue sem passar pelo fgado, como ocorre com outros nutrientes. Nas clulas da mucosa, essas substncias so reagrupadas em triacilgliceris (triglicerdeos) e envelopadas por uma camada de protenas, formando os quilomcrons, transferidos para os vasos linfticos e, em seguida, para os vasos sangneos, onde alcanam as clulas gordurosas (adipcitos), sendo, ento, armazenados.

INTESTINO GROSSO
o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas. Uma pessoa bebe cerca de 1,5 litros de lquidos por dia, que se une a 8 ou 9 litros de gua das secrees. Glndulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trnsito e eliminao pelo nus.

Imagem: www.webciencia.com/11_14intest.htm

Mede cerca de 1,5 m de comprimento e divide-se em ceco, clon ascendente, clon transverso, clon descendente, clon sigmide e reto. A sada do reto chama-se nus e fechada por um msculo que o rodeia, o esfncter anal. Numerosas bactrias vivem em mutualismo no intestino grosso. Seu trabalho consiste em dissolver os restos alimentcios no assimilveis, reforar o movimento intestinal e proteger o organismo contra bactrias estranhas, geradoras de enfermidades. As fibras vegetais, principalmente a celulose, no so digeridas nem absorvidas, contribuindo com porcentagem significativa da massa fecal. Como retm gua, sua presena torna as fezes macias e fceis de serem eliminadas. O intestino grosso no possui vilosidades nem secreta sucos digestivos, normalmente s absorve gua, em quantidade bastante considerveis. Como o intestino grosso absorve muita gua, o contedo intestinal se condensa at formar detritos inteis, que so evacuados.

GLNDULAS ANEXAS
Pncreas
O pncreas uma glndula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na ala formada pelo duodeno, sob o estmago. O pncreas formado por uma cabea que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. A secreo externa dele dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal coldoco na ampola de Vater. O pncreas comporta dois rgos estreitamente imbricados: pncreas excrino e o endcrino.

Imagem: www.webciencia.com/11_17pancreas.htm

O pncreas excrino produz enzimas digestivas, em estruturas reunidas denominadas cinos. Os cinos pancreticos esto ligados atravs de finos condutos, por onde sua secreo levada at um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digesto. O pncreas endcrino secreta os hormnios insulina e glucagon, j trabalhados no sistema endcrino.

Fgado

o maior rgo interno, e ainda um dos mais importantes. a mais volumosa de todas as vsceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg. Tem cor arroxeada, superfcie lisa e recoberta por uma cpsula prpria. Est situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.
Imagem: CD Multimdia. O CORPO HUMANO 2.0. Globo

O tecido heptico constitudo por formaes diminutas que recebem o nome de lobos, compostos por colunas de clulas hepticas ou hepatcitos, rodeadas por canais diminutos (canalculos), pelos quais passa a bile, secretada pelos hepatcitos. Estes canais se unem para formar o ducto heptico que, junto com o ducto procedente da vescula biliar, forma o ducto comum da bile, que descarrega seu contedo no duodeno. As clulas hepticas ajudam o sangue a assimilar as substncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esterides, estrgenos e outros hormnios. O fgado um rgo muito verstil. Armazena glicognio, ferro, cobre e vitaminas. Produz carboidratos a partir de lipdios ou de protenas, e lipdios a partir de carboidratos ou de protenas. Sintetiza tambm o colesterol e purifica muitos frmacos e muitas outras substncias. O termo hepatite usado para definir qualquer inflamao no fgado, como a cirrose. Funes do fgado: Secretar a bile, lquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ao da lipase; Remover molculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicognio, que armazenado; nos momentos de necessidade, o glicognio reconvertido em molculas de glicose, que so relanadas na circulao; Armazenar ferro e certas vitaminas em suas clulas; Metabolizar lipdeos; Sintetizar diversas protenas presentes no sangue, de fatores imunolgicos e de coagulao e de substncias transportadoras de oxignio e gorduras; Degradar lcool e outras substncias txicas, auxiliando na desintoxicao do organismo; Destruir hemcias (glbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

SISTEMA ENDCRINO
D-se o nome de sistema endcrino ao conjunto de rgos que apresentam como atividade caracterstica a produo de secrees denominadas hormnios, que so lanados na corrente sangnea e iro atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua funo. Os rgos que tm sua funo controlada e/ou regulada pelos hormnios so denominados rgos-alvo. Constituio dos rgos do sistema endcrino Os tecidos epiteliais de secreo ou epitlios glandulares formam as glndulas, que podem ser uni ou pluricelulares. As glndulas pluricelulares no so apenas aglomerados de clulas que desempenham as mesmas funes bsicas e tm a mesma morfologia geral e origem embrionria - o que caracteriza um tecido. So na verdade rgos definidos com arquitetura ordenada. Elas esto envolvidas por uma cpsula conjuntiva que emite septos, dividindo-as em lobos. Vasos sangneos e nervos penetram nas glndulas, fornecendo alimento e estmulo nervoso para as suas funes. Os hormnios influenciam praticamente todas as funes dos demais sistemas corporais. Freqentemente o sistema endcrino interage com o sistema nervoso, formando

mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endcrino a informao sobre o meio externo, ao passo que o sistema endcrino regula a resposta interna do organismo a esta informao. Dessa forma, o sistema endcrino, juntamente com o sistema nervoso, atuam na coordenao e regulao das funes corporais.

Alguns dos principais rgos produtores de hormnios


Alguns dos principais rgos produtores de hormnios no homem so a hipfise, o hipotlamo, a tireide, as paratireides, as supra-renais, o pncreas e as gnadas.

Hipfise ou pituitria

Situa-se na base do encfalo, em uma cavidade do osso esfenide chamada tela trcica. Nos seres humanos tem o tamanho aproximado de um gro de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (ou adenohipfise) e o lobo posterior (ou neuro-hipfise).

Alm de exercerem efeitos sobre rgos noendcrinos, alguns hormnios, produzidos pela hipfise so denominados trpicos (ou trficos) porque atuam sobre outras glndulas endcrinas, comandando a secreo de outros hormnios. So eles: Tireotrpicos: atuam sobre a glndula endcrina tireide. Adrenocorticotrpicos: atuam sobre o crtex da glndula endcrina adrenal (supra-renal) Gonadotrpicos: atuam sobre as gnadas masculinas e femininas.

Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia Uma abordagem evolutiva e ecolgica. Vol. 2. So Paulo, Ed. Moderna, 1997.

Somatotrfico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a sntese de protenas e o desenvolvimento da massa muscular. Tambm aumenta a utilizao de gorduras e inibe a captao de glicose plasmtica pelas clulas, aumentando a concentrao de glicose no sangue (inibe a produo de insulina pelo pncreas, predispondo ao diabetes).

Imagem: CSAR & CEZAR. Biologia 2. So Paulo, Ed Saraiva, 2002

Hipotlamo
Localizado no crebro diretamente acima da hipfise, conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexes neurais e substncias semelhantes a hormnios chamados fatores desencadeadores (ou de liberao), o meio pelo qual o sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endcrino.

O hipotlamo estimula a glndula hipfise a liberar os hormnios gonadotrficos (FSH e LH), que atuam sobre as gnadas, estimulando a liberao de hormnios gonadais na corrente sangunea. Na mulher a glndulaalvo do hormnio gonadotrfico o ovrio; no homem, so os testculos. Os hormnios gonadais so detectados pela pituitria e pelo hipotlamo, inibindo a liberao de mais hormnio pituitrio, por feed-back. Como a hipfise secreta hormnios que controlam outras glndulas e est subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endcrino subordinado ao nervoso e que o hipotlamo o mediador entre esses dois sistemas.

Imagem: CSAR & CEZAR. Biologia 2. So Paulo, Ed Saraiva, 2002

O hipotlamo tambm produz outros fatores de liberao que atuam sobre a adeno-hipfise, estimulando ou inibindo suas secrees. Produz tambm os hormnios ocitocina e ADH (antidiurtico), armazenados e secretados pela neurohipfise.

Tireide
Localiza-se no pescoo, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traquia. Seus dois hormnios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidao e de liberao de energia nas clulas do corpo, elevando a taxa metablica e a gerao de calor. Estimulam ainda a produo de RNA e a sntese de protenas, estando relacionados ao crescimento, maturao e desenvolvimento. A calcitonina, outro hormnio secretado pela tireide, participa do controle da concentrao sangnea de clcio, inibindo a remoo do clcio dos ossos e a sada dele para o plasma sangneo, estimulando sua incorporao pelos ossos.

Paratireides
So pequenas glndulas, geralmente em nmero de quatro, localizadas na regio posterior da tireide. Secretam o paratormnio, que estimula a remoo de clcio da matriz ssea (o qual passa para o plasma sangneo), a absoro de clcio dos alimentos pelo intestino e a reabsoro de clcio pelos tbulos renais, aumentando a concentrao de clcio no sangue. Neste contexto, o clcio importante na contrao muscular, na coagulao sangnea e na excitabilidade das clulas nervosas.

As glndulas endcrinas e o clcio

Adrenais ou supra-renais
So duas glndulas localizadas sobre os rins, divididas em duas partes independentes medula e crtex - secretoras de hormnios diferentes, comportando-se como duas glndulas. O crtex secreta trs tipos de hormnios: os glicocorticides, os mineralocorticides e os andrognicos.

Pncreas
uma glndula mista ou anfcrina apresenta determinadas regies endcrinas e determinadas regies excrinas (da poro secretora partem dutos que lanam as secrees para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans so a poro endcrina, onde esto as clulas que secretam os dois hormnios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.

Imagem: AMABIS & MARTHO. Conceitos de Biologia Volume 2. So Paulo, Editora Moderna, 2001.

SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso, juntamente com o sistema endcrino, capacitam o organismo a perceber as variaes do meio (interno e externo), a difundir as modificaes que essas variaes produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilbrio interno do corpo (homeostase). So os sistemas envolvidos na coordenao e regulao das funes corporais. No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurnios e as clulas da glia (ou da neurglia). Os neurnios so as clulas responsveis pela recepo e transmisso dos estmulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execuo de respostas adequadas para a manuteno da homeostase. Para exercerem tais funes, contam com duas propriedades fundamentais: a irritabilidade (tambm denominada excitabilidade ou responsividade) e a condutibilidade. Irritabilidade a capacidade que permite a uma clula responder a estmulos, sejam eles internos ou externos. Portanto, irritabilidade no uma resposta, mas a propriedade que torna a clula apta a responder. Essa propriedade inerente aos vrios tipos celulares do organismo. No entanto, as respostas emitidas pelos tipos celulares distintos tambm diferem umas das outras. A resposta emitida pelos neurnios assemelha-se a uma corrente eltrica transmitida ao longo de um fio condutor: uma vez excitados pelos estmulos, os neurnios transmitem essa onda de excitao - chamada de impulso nervoso - por toda a sua extenso em grande velocidade e em um curto espao de tempo. Esse fenmeno deve-se propriedade de condutibilidade. Para compreendermos melhor as funes de coordenao e regulao exercidas pelo sistema nervoso, precisamos primeiro conhecer a estrutura bsica de um neurnio e como a mensagem nervosa transmitida. Um neurnio uma clula composta de um corpo celular (onde est o ncleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, que podem ser subdivididos em dendritos e axnios.

Os dendritos so prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estmulos, funcionando portanto, como "antenas" para o neurnio. Os axnios so prolongamentos longos que atuam como condutores dos impulsos nervosos. Os axnios podem se ramificar e essas ramificaes so chamadas de colaterais. Todos os axnios tm um incio (cone de implantao), um meio (o axnio propriamente dito) e um

fim (terminal axonal ou boto terminal). O terminal axonal o local onde o axnio entra em contato com outros neurnios e/ou outras clulas e passa a informao (impulso nervoso) para eles. A regio de passagem do impulso nervoso de um neurnio para a clula adjacente chama-se sinapse. s vezes os axnios tm muitas ramificaes em suas regies terminais e cada ramificao forma uma sinapse com outros dendritos ou corpos celulares. Estas ramificaes so chamadas coletivamente de arborizao terminal. Os corpos celulares dos neurnios so geralmente encontrados em reas restritas do sistema nervoso, que formam o Sistema Nervoso Central (SNC), ou nos gnglios nervosos, localizados prximo da coluna vertebral. Do sistema nervoso central partem os prolongamentos dos neurnios, formando feixes chamados nervos, que constituem o Sistema Nervoso Perifrico (SNP). O axnio est envolvido por um dos tipos celulares seguintes: clula de Schwann (encontrada apenas no SNP) ou oligodendrcito (encontrado apenas no SNC) Em muitos axnios, esses tipos celulares determinam a formao da bainha de mielina - invlucro principalmente lipdico (tambm possui como constituinte a chamada protena bsica da mielina) que atua como isolante trmico e facilita a transmisso do impulso nervoso. Em axnios mielinizados existem regies de descontinuidade da bainha de mielina, que acarretam a existncia de uma constrio (estrangulamento) denominada ndulo de Ranvier. No caso dos axnios mielinizados envolvidos pelas clulas de Schwann, a parte celular da bainha de mielina, onde esto o citoplasma e o ncleo desta clula, constitui o chamado neurilema.

O impulso nervoso
A membrana plasmtica do neurnio transporta alguns ons ativamente, do lquido extracelular para o interior da fibra, e outros, do interior, de volta ao lquido extracelular. Assim funciona a bomba de sdio e potssio, que bombeia ativamente o sdio para fora, enquanto o potssio bombeado ativamente para dentro.Porm esse bombeamento no eqitativo: para cada trs ons sdio bombeados para o lquido extracelular, apenas dois ons potssio so bombeados para o lquido intracelular.

Imagem: www.octopus.furg.br/ensino/anima/atpase/NaKATPase.html

Somando-se a esse fato, em repouso a membrana da clula nervosa praticamente impermevel ao sdio, impedindo que esse on se mova a favor de seu gradiente de concentrao (de fora para dentro); porm, muito permevel ao potssio, que, favorecido pelo gradiente de concentrao e pela permeabilidade da membrana, se difunde livremente para o meio extracelular. Em repouso: canais de sdio fechados. Membrana praticamente impermevel ao sdio, impedindo sua difuso a favor do gradiente de concentrao. Sdio bombeado ativamente para fora pela bomba de sdio e potssio.

Imagem: www.epub.org.br/cm/n10/fundamentos/animation.html

Como a sada de sdio no acompanhada pela entrada de potssio na mesma proporo, estabelece-se uma diferena de cargas eltricas entre os meios intra e extracelular: h dficit de cargas positivas dentro da clula e as faces da membrana mantmse eletricamente carregadas.

O potencial eletronegativo criado no interior da fibra nervosa devido bomba de sdio e potssio chamado potencial de repouso da membrana, ficando o exterior da membrana positivo e o interior negativo. Dizemos, ento, que a membrana est polarizada.
Meio interno

Meio externo

Imagem: www.biomania.com.br/citologia/membrana.php

Ao ser estimulada, uma pequena regio da membrana torna-se permevel ao sdio (abertura dos canais de sdio). Como a concentrao desse on maior fora do que dentro da clula, o sdio atravessa a membrana no sentido do interior da clula. A entrada de sdio acompanhada pela pequena sada de potssio. Esta inverso vai sendo transmitida ao longo do axnio, e todo esse processo denominado onda de despolarizao. Os impulsos nervosos ou potenciais de ao so causados pela despolarizao da membrana alm de um limiar (nvel crtico de despolarizao que deve ser alcanado para disparar o potencial de ao). Os potenciais de ao assemelham-se em tamanho e durao e no diminuem medida em que so conduzidos ao longo do axnio, ou seja, so de tamanho e durao fixos. A aplicao de uma despolarizao crescente a um neurnio no tem qualquer efeito at que se cruze o limiar e, ento, surja o potencial de ao. Por esta razo, diz-se que os potenciais de ao obedecem "lei do tudo ou nada".

Imagem: geocities.yahoo.com.br/jcc5001pt/museuelectrofisiologia.htm#impulsos

Imediatamente aps a onda de despolarizao ter-se propagado ao longo da fibra nervosa, o interior da fibra torna-se carregado positivamente, porque um grande nmero de ons sdio se difundiu para o interior. Essa positividade determina a parada do fluxo de ons sdio para o interior da fibra, fazendo com que a membrana se torne novamente impermevel a esses ons. Por outro lado, a membrana torna-se ainda mais permevel ao potssio, que migra para o meio interno. Devido alta concentrao desse on no interior,

muitos ons se difundem, ento, para o lado de fora. Isso cria novamente eletronegatividade no interior da membrana e positividade no exterior processo chamado repolarizao, pelo qual se reestabelece a polaridade normal da membrana. A repolarizao normalmente se inicia no mesmo ponto onde se originou a despolarizao, propagando-se ao longo da fibra. Aps a repolarizao, a bomba de sdio bombeia novamente os ons sdio para o exterior da membrana, criando um dficit extra de cargas positivas no interior da membrana, que se torna temporariamente mais negativo do que o normal. A eletronegatividade excessiva no interior atrai ons potssio de volta para o interior (por difuso e por transporte ativo). Assim, o processo traz as diferenas inicas de volta aos seus nveis originais.

Para transferir informao de um ponto para outro no sistema nervoso, necessrio que o potencial de ao, uma vez gerado, seja conduzido ao longo do axnio. Um potencial de ao iniciado em uma extremidade de um axnio apenas se propaga em uma direo, no retornando pelo caminho j percorrido. Conseqentemente, os potenciais de ao so

unidirecionais - ao que chamamos conduo ortodrmica. Uma vez que a membrana axonal excitvel ao longo de toda sua extenso, o potencial de ao se propagar sem decaimento. A velocidade com a qual o potencial de ao se propaga ao longo do axnio depende de quo longe a despolarizao projetada frente do potencial de ao, o que, por sua vez, depende de certas caractersticas fsicas do axnio: a velocidade de conduo do potencial de ao aumenta com o dimetro axonal. Axnios com menor dimetro necessitam de uma maior despolarizao para alcanar o limiar do potencial de ao. Nesses de axnios, presena de bainha de mielina acelera a velocidade da conduo do impulso nervoso. Nas regies dos ndulos de Ranvier, a onda de despolarizao "salta" diretamente de um ndulo para outro, no acontecendo em toda a extenso da regio mielinizada (a mielina isolante). Fala-se em conduo saltatria e com isso h um considervel aumento da velocidade do impulso nervoso.

Imagem: AMABIS, Jos Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Conceitos de Biologia. So Paulo, Ed. Moderna, 2001. vol. 2.

O percurso do impulso nervoso no neurnio sempre no sentido dendrito corpo celular axnio.

SISTEMA REPRODUTOR
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino formado por: Testculos ou gnadas Vias espermticas: epiddimo, canal deferente, uretra. Pnis Escroto Glndulas anexas: prstata, vesculas seminais, bulbouretrais.

glndulas

Imagem: GOWDAK, Demtrio; GOWDAK, Lus Henrique. Atlas de Anatomia Humana. So Paulo, Ed. FTD, 1989.

Testculos: so as gnadas masculinas. Cada testculo composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminferos Esses ductos so formados pelas clulas de Srtoli (ou de sustento) e pelo epitlio germinativo, onde ocorrer a formao dos espermatozides. Em meio aos ductos seminferos, as clulas intersticiais ou de Leydig (nomenclatura antiga) produzem os hormnios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsveis pelo desenvolvimento dos rgos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundrios: Estimulam os folculos pilosos para que faam crescer a barba masculina e o plo pubiano. Estimulam o crescimento das glndulas sebceas e a elaborao do sebo. Produzem o aumento de massa muscular nas crianas durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares. Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz. Fazem com que o desenvolvimento da massa ssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.

Epiddimos: so dois tubos enovelados que partem dos testculos, onde os espermatozides so armazenados. Canais deferentes: so dois tubos que partem dos testculos, circundam a bexiga urinria e unem-se ao ducto ejaculatrio, onde desembocam as vesculas seminais. Vesculas seminais: responsveis pela produo de um lquido, que ser liberado no ducto ejaculatrio que, juntamente com o lquido prosttico e espermatozides, entraro na composio do smen. O lquido das vesculas seminais age como fonte de energia para os espermatozides e constitudo principalmente por frutose, apesar de conter fosfatos, nitrognio no protico, cloretos, colina (lcool de cadeia aberta considerado como integrante do complexo vitamnico B) e prostaglandinas (hormnios produzidos em numerosos tecidos do corpo. Algumas prostaglandinas atuam na contrao da musculatura lisa do tero na dismenorria clica menstrual, e no orgasmo; outras atuam promovendo vasodilatao em artrias do crebro, o que talvez justifique as cefalias dores de cabea da enxaqueca. So formados a partir de cidos graxos insaturados e podem ter a sua sntese interrompida por analgsicos e antiinflamatrios). Prstata: glndula localizada abaixo da bexiga urinria. Secreta substncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozides. Glndulas Bulbo Uretrais ou de Cowper : sua secreo transparente lanada dentro da uretra para limp-la e preparar a passagem dos espermatozides. Tambm tem funo na lubrificao do pnis durante o ato sexual. Pnis: considerado o principal rgo do aparelho sexual masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pnis encontra-se a glande - cabea do pnis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulao da pele que a envolve - o prepcio - acompanhado de estmulo ertico, ocorre a inundao dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considervel aumento do tamanho (ereo). O prepcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreo sebcea espessa e esbranquiada, com forte odor, que consiste principalmente em clulas epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepcio). Quando a glande no consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepcio, diz-se que a pessoa tem fimose.

Imagem: Superinteressante colees O Corpo Humano - Sexo: a Atrao Vital.

A uretra comumente um canal destinado para a urina, mas os msculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereo para que nenhuma urina entre no smen e nenhum smen entre na bexiga. Todos os espermatozides no ejaculados so reabsorvidos pelo corpo dentro de algum tempo. Saco Escrotal ou Bolsa Escrotal ou Escroto: Um espermatozide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles no podem se desenvolver adequadamente na temperatura

normal do corpo (36,5C). Assim, os testculos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a funo de termorregulao (aproximam ou afastam os testculos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 C abaixo da corporal

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO


O sistema reprodutor feminino constitudo por dois ovrios, duas tubas uterinas (trompas de Falpio), um tero, uma vagina, uma vulva. Ele est localizado no interior da cavidade plvica. A pelve constitui um marco sseo forte que realiza uma funo protetora.

A vagina um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elsticas, que liga o colo do tero aos genitais externos. Contm de cada lado de sua abertura, porm internamente, duas glndulas denominadas glndulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante. A entrada da vagina protegida por uma membrana circular - o hmen - que fecha parcialmente o orifcio vulvo-vaginal e quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relaes sexuais. A vagina o local onde o pnis deposita os espermatozides na relao sexual. Alm de possibilitar a penetrao do pnis, possibilita a expulso da menstruao e, na hora do parto, a sada do beb. A genitlia externa ou vulva delimitada e protegida por duas pregas cutneomucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lbios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lbios so recobertos por plos pubianos. Mais internamente, outra prega cutneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lbios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva tambm est o clitris, formado por tecido esponjoso ertil, homlogo ao pnis do homem.

Imagem: Superinteressante colees O Corpo Humano - Sexo: a Atrao Vital

Ovrios: so as gnadas femininas. Produzem estrgeno e progesterona, hormnios sexuais femininos que sero vistos mais adiante.

No final do desenvolvimento embrionrio de uma menina, ela j tem todas as clulas que iro transformar-se em gametas nos seus dois ovrios. Estas clulas - os ovcitos primrios - encontram-se dentro de estruturas denominadas folculos de Graaf ou folculos ovarianos. A partir da adolescncia, sob ao hormonal, os folculos ovarianos comeam a crescer e a desenvolver. Os folculos em desenvolvimento secretam o hormnio estrgeno. Mensalmente, apenas um folculo geralmente completa o desenvolvimento e a maturao, rompendo-se e liberando o ovcito secundrio (gaemta feminino): fenmeno conhecido como ovulao. Aps seu rompimento, a massa celular resultante transforma-se em corpo lteo ou amarelo, que passa a secretar os hormnios progesterona e estrgeno. Com o tempo, o corpo lteo regride e converte-se em corpo albicans ou corpo branco, uma pequena cicatriz fibrosa que ir permanecer no ovrio. O gameta feminino liberado na superfcie de um dos ovrios recolhido por finas terminaes das tubas uterinas - as fmbrias.

Tubas uterinas, ovidutos ou trompas de Falpio : so dois ductos que unem o ovrio ao tero. Seu epitlio de revestimento formados por clulas ciliadas. Os batimentos dos clios microscpicos e os movimentos peristlticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino at o tero.

tero: rgo oco situado na cavidade plvica anteriormente bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miomtrio) e com formato de pra invertida. revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glndulas - o endomtrio.

SISTEMA RESPIRATRIO
O sistema respiratrio humano constitudo por um par de pulmes e por vrios rgos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses rgos so as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquia, os brnquios, os bronquolos e os alvolos, os trs ltimos localizados nos pulmes. Fossas nasais: so duas cavidades paralelas que comeam nas narinas e terminam na faringe. Elas so separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior h dobras chamada cornetos nasais, que foram o ar a turbilhonar. Possuem um

revestimento dotado de clulas produtoras de muco e clulas ciliadas, tambm presentes nas pores inferiores das vias areas, como traquia, brnquios e poro inicial dos bronquolos. No teto das fossas nasais existem clulas sensoriais, responsveis pelo sentido do olfato. Tm as funes de filtrar, umedecer e aquecer o ar. Faringe: um canal comum aos sistemas digestrio e respiratrio e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe. Laringe: um tubo sustentado por peas de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoo, em continuao faringe. O pomo-de-ado, salincia que aparece no pescoo, faz parte de uma das peas cartilaginosas da laringe. A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espcie de lingeta de cartilagem denominada epiglote, que funciona como vlvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratrias. O epitlio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.

Traquia: um tubo de aproximadamente 1,5 cm de dimetro por 10-12 centmetros de comprimento, cujas paredes so reforadas por anis cartilaginosos. Bifurca-se na sua regio inferior, originando os brnquios, que penetram nos pulmes. Seu epitlio de revestimento mucociliar adere partculas de poeira e bactrias presentes em suspenso no ar inalado, que so posteriormente varridas para fora (graas ao movimento dos clios) e engolidas ou expelidas.

Pulmes: Os pulmes humanos so rgos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmes os brnquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquolos. O conjunto altamente ramificado de bronquolos a rvore brnquica ou rvore respiratria. Cada bronquolo termina em pequenas bolsas formadas por clulas epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangneos, denominadas alvolos pulmonares. Diafragma: A base de cada pulmo apia-se no diafragma, rgo msculomembranoso que separa o trax do abdomen, presente apenas em mamferos, promovendo, juntamente com os msculos intercostais, os movimentos respiratrios. Localizado logo acima do estmago, o nervo frnico controla os movimentos do diafragma (ver controle da respirao)

SISTEMA ENDCRINO
D-se o nome de sistema endcrino ao conjunto de rgos que apresentam como atividade caracterstica a produo de secrees denominadas hormnios, que so lanados na corrente sangnea e iro atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua funo. Os rgos que tm sua funo controlada e/ou regulada pelos hormnios so denominados rgos-alvo. Constituio dos rgos do sistema endcrino Os tecidos epiteliais de secreo ou epitlios glandulares formam as glndulas, que podem ser uni ou pluricelulares. As glndulas pluricelulares no so apenas aglomerados de clulas que desempenham as mesmas funes bsicas e tm a mesma morfologia geral e origem embrionria - o que caracteriza um tecido. So na verdade rgos definidos com arquitetura ordenada. Elas esto envolvidas por uma cpsula conjuntiva que emite septos, dividindo-as em lobos. Vasos sangneos e nervos penetram nas glndulas, fornecendo alimento e estmulo nervoso para as suas funes. Os hormnios influenciam praticamente todas as funes dos demais sistemas corporais. Freqentemente o sistema endcrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endcrino a informao sobre o meio externo, ao passo que o sistema endcrino regula a resposta interna do organismo a esta informao. Dessa forma, o sistema endcrino, juntamente com o sistema nervoso, atuam na coordenao e regulao das funes corporais.

Alguns dos principais rgos produtores de hormnios


Alguns dos principais rgos produtores de hormnios no homem so a hipfise, o hipotlamo, a tireide, as paratireides, as supra-renais, o pncreas e as gnadas.

Hipfise ou pituitria

Situa-se na base do encfalo, em uma cavidade do osso esfenide chamada tela trcica. Nos seres humanos tem o tamanho aproximado de um gro de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior (ou adenohipfise) e o lobo posterior (ou neuro-hipfise).

Alm de exercerem efeitos sobre rgos noendcrinos, alguns hormnios, produzidos pela hipfise so denominados trpicos (ou trficos) porque atuam sobre outras glndulas endcrinas, comandando a secreo de outros hormnios. So eles: Tireotrpicos: atuam sobre a glndula endcrina tireide. Adrenocorticotrpicos: atuam sobre o crtex da glndula endcrina adrenal (supra-renal) Gonadotrpicos: atuam sobre as gnadas masculinas e femininas.

Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia Uma abordagem evolutiva e ecolgica. Vol. 2. So Paulo, Ed. Moderna, 1997.

Somatotrfico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a sntese de protenas e o desenvolvimento da massa muscular. Tambm aumenta a utilizao de gorduras e inibe a captao de glicose plasmtica pelas clulas, aumentando a concentrao de glicose no sangue (inibe a produo de insulina pelo pncreas, predispondo ao diabetes).

Imagem: CSAR & CEZAR. Biologia 2. So Paulo, Ed Saraiva, 2002

Hipotlamo
Localizado no crebro diretamente acima da hipfise, conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexes neurais e substncias semelhantes a hormnios chamados fatores desencadeadores (ou de liberao), o meio pelo qual o sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endcrino. O hipotlamo estimula a glndula hipfise a liberar os hormnios gonadotrficos (FSH e LH), que atuam sobre as gnadas, estimulando a liberao de hormnios gonadais na corrente sangunea. Na mulher a glndulaalvo do hormnio gonadotrfico o ovrio; no homem, so os testculos. Os hormnios gonadais so detectados pela pituitria e pelo hipotlamo, inibindo a liberao de mais hormnio pituitrio, por feed-back. Como a hipfise secreta hormnios que controlam outras glndulas e est subordinada, por sua vez, ao sistema nervoso, pode-se dizer que o sistema endcrino subordinado ao nervoso e que o hipotlamo o mediador entre esses dois sistemas.

Imagem: CSAR & CEZAR. Biologia 2. So Paulo, Ed Saraiva, 2002

O hipotlamo tambm produz outros fatores de liberao que atuam sobre a adeno-hipfise, estimulando ou inibindo suas secrees. Produz tambm os hormnios ocitocina e ADH (antidiurtico), armazenados e secretados pela neurohipfise.

Tireide
Localiza-se no pescoo, estando apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traquia. Seus dois hormnios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), aumentam a velocidade dos processos de oxidao e de liberao de energia nas clulas do corpo, elevando a taxa metablica e a gerao de calor. Estimulam ainda a produo de RNA e a sntese de protenas, estando relacionados ao crescimento, maturao e desenvolvimento. A calcitonina, outro hormnio secretado pela tireide, participa do controle da concentrao sangnea de clcio, inibindo a remoo do clcio dos ossos e a sada dele para o plasma sangneo, estimulando sua incorporao pelos ossos.

Paratireides
So pequenas glndulas, geralmente em nmero de quatro, localizadas na regio posterior da tireide. Secretam o paratormnio, que estimula a remoo de clcio da matriz ssea (o qual passa para o plasma sangneo), a absoro de clcio dos alimentos pelo intestino e a reabsoro de clcio pelos tbulos renais, aumentando a concentrao de clcio no sangue. Neste contexto, o clcio importante na contrao muscular, na coagulao sangnea e na excitabilidade das clulas nervosas.

As glndulas endcrinas e o clcio

Adrenais ou supra-renais
So duas glndulas localizadas sobre os rins, divididas em duas partes independentes medula e crtex - secretoras de hormnios diferentes, comportando-se como duas glndulas. O crtex secreta trs tipos de hormnios: os glicocorticides, os mineralocorticides e os andrognicos.

Pncreas
uma glndula mista ou anfcrina apresenta determinadas regies endcrinas e determinadas regies excrinas (da poro secretora partem dutos que lanam as secrees para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans so a poro endcrina, onde esto as clulas que secretam os dois hormnios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose.

Imagem: AMABIS & MARTHO. Conceitos de Biologia Volume 2. So Paulo, Editora Moderna, 2001.

SISTEMA TEGUMENTAR
Estrutura do tegumento (pele)
O tegumento humano, mais conhecido como pele, formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme.

Epiderme
A epiderme um epitlio multiestratificado, formado por vrias camadas (estratos) de clulas achatadas (epitlio pavimentoso) justapostas. A camada de clulas mais interna, denominada epitlio germinativo, constituda por clulas que se multiplicam continuamente; dessa maneira, as novas clulas geradas empurram as mais velhas para cima, em direo superfcie do corpo. medida que envelhecem, as clulas epidrmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma protena resistente e impermevel, a queratina. As clulas mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermevel gua, denominado camada queratinizada ou crnea. Toda a superfcie cutnea est provida de terminaes nervosas capazes de captar estmulos trmicos, mecnicos ou dolorosos. Essas terminaes nervosas ou receptores cutneos so especializados na recepo de estmulos especficos. No obstante, alguns podem captar estmulos de natureza distinta. Porm na epiderme no existem vasos sangneos. Os nutrientes e oxignio chegam epiderme por difuso a partir de vasos sangneos da derme. Nas regies da pele providas de plo, existem terminaes nervosas especficas nos folculos capilares e outras chamadas terminais ou receptores de Ruffini. As primeiras, formadas por axnios que envolvem o folculo piloso, captam as foras mecnicas aplicadas contra o plo. Os terminais de Ruffini, com sua forma ramificada, so receptores trmicos de calor. Na pele desprovida de plo e tambm na que est coberta por ele, encontram-se ainda trs tipos de receptores comuns: 1) Corpsculos de Paccini: captam especialmente estmulos vibrteis e tteis.So formados por uma fibra nervosa cuja poro terminal, amielnica, envolta por vrias camadas que correspondem a diversas clulas de sustentao. A camada terminal capaz de captar a aplicao de presso, que transmitida para as outras camadas e enviada aos centros nervosos correspondentes. 2) Discos de Merkel: de sensibilidade ttil e de presso. Uma fibra aferente costuma estar ramificada com vrios discos terminais destas ramificaes nervosas. Estes discos

esto englobados em uma clula especializada, cuja superfcie distal se fixa s clulas epidrmicas por um prolongamento de seu protoplasma. Assim, os movimentos de presso e trao sobre epiderme desencadeam o estmulo. 3) Terminaes nervosas livres: sensveis aos estmulos mecnicos, trmicos e especialmente aos dolorosos. So formadas por um axnio ramificado envolto por clulas de Schwann sendo, por sua vez, ambos envolvidos por uma membrana basal. Na pele sem plo encontram-se, ainda, outros receptores especficos: 4) Corpsculos de Meissner: tteis. Esto nas salincias da pele sem plos (como nas partes mais altas das impresses digitais). So formados por um axnio mielnico, cujas ramificaes terminais se entrelaam com clulas acessrias. 5) Bulbos terminais de Krause: receptores trmicos de frio. So formados por uma fibra nervosa cuja terminao possui forma de clava.Situam-se nas regies limtrofes da pele com as membranas mucosas (por exemplo: ao redor dos lbios e dos genitais).

RECEPTORES DE SUPERFCIE
Receptores de Krause Receptores de Ruffini Discos de Merkel Receptores de Vater-Pacini Receptores de Meissner Terminaes nervosas livres

SENSAO PERCEBIDA
Frio Calor Tato e presso Presso Tato Principalmente dor

Nas camadas inferiores da epiderme esto os melancitos, clulas que produzem melanina, pigmento que determina a colorao da pele. As glndulas anexas sudorparas e sebceas encontram-se mergulhadas na derme, embora tenham origem epidrmica. O suor (composto de gua, sais e um pouco de uria)

drenado pelo duto das glndulas sudorparas, enquanto a secreo sebcea (secreo gordurosa que lubrifica a epiderme e os plos) sai pelos poros de onde emergem os plos. A transpirao ou sudorese tem por funo refrescar o corpo quando h elevao da temperatura ambiental ou quando a temperatura interna do corpo sobe, devido, por exemplo, ao aumento da atividade fsica.

Derme
A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, um tecido conjuntivo que contm fibras proticas, vasos sangneos, terminaes nervosas, rgos sensoriais e glndulas. As principais clulas da derme so os fibroblastos, responsveis pela produo de fibras e de uma substncia gelatinosa, a substncia amorfa, na qual os elementos drmicos esto mergulhados. A epiderme penetra na derme e origina os folculos pilosos, glndulas sebceas e glndulas sudorparas. Na derme encontramos ainda: msculo eretor de plo, fibras elsticas (elasticidade), fibras colgenas (resistncia), vasos sangneos e nervos.

Tecido subcutneo
Sob a pele, h uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutneo, rico em fibras e em clulas que armazenam gordura (clulas adiposas ou adipcitos). A camada subcutnea, denominada hipoderme, atua como reserva energtica, proteo contra choques mecnicos e isolante trmico.

Unhas e plos
Unhas e plos so constitudos por clulas epidrmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base da unha ou do plo h clulas que se multiplicam constantemente, empurrando as clulas mais velhas para cima. Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o plo. Cada plo est ligado a um pequeno msculo eretor, que permite sua movimentao, e a uma ou mais glndulas sebceas, que se encarregam de sua lubrificao.

SISTEMA IMUNOLGICO
O sistema imunolgico ou sistema imune de grande eficincia no combate a microorganismos invasores. Mas no s isso; ele tambm responsvel pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de clulas mortas, a renovao de determinadas estruturas, rejeio de enxertos, e memria imunolgica. Tambm ativo contra clulas alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas clulas, se no forem destrudas, podem dar origem a tumores. Clulas do sistema imune so altamente organizadas como um exrcito. Cada tipo de clula age de acordo com sua funo. Algumas so encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supresso (inibio), outras apresentam o inimigo ao exrcito do sistema imune, outras s atacam para matar, outras constroem substncias que neutralizam os inimigos ou neutralizam substncias liberadas pelos inimigos. Alm dos leuccitos, tambm fazem parte do sistema imune as clulas do sistema mononuclear fagocitrio, (SMF) antigamente conhecido por sistema retculo-endotelial e mastcitos. As primeiras so especializadas em fagocitose e apresentao do antgeno ao exrcito do sistema imune. So elas: macrfagos alveolares (nos pulmes), micrglia (no tecido nervoso), clulas de Kuppfer (no fgado) e macrfagos em geral. Os mastcitos so clulas do tecido conjuntivo, originadas a partir de clulas mesenquimatosas (clulas de grande potncia de diferenciao que do origem s clulas do tecido conjuntivo). Possuem citoplasma rico em grnulos basfilos (coram-se por corantes bsicos). Sua principal funo armazenar potentes mediadores qumicos da inflamao, como a histamina, heparina, ECF-A (fator quimiotxico de atrao- dos eosinfilos) e fatores quimiotxicos (de atrao) dos neutrfilos. Elas participam de reaes alrgicas (de hipersensibilidade), atraindo os leuccitos at o local e proporcionando uma vasodilatao. O nosso organismo possui mecanismos de defesa que podem ser diferenciados quanto a sua especificidade, ou seja, existem os especficos contra o antgeno ("corpo estranho") e os inespecficos que protegem o corpo de qualquer material ou microorganismo estranho, sem que este seja especfico. O organismo possui barreiras naturais que so obviamente inespecficas, como a da pele (queratina, lipdios e cidos graxos), a saliva, o cido clordrico do estmago, o pH da

vagina, a cera do ouvido externo, muco presente nas mucosas e no trato respiratrio, clios do epitlio respiratrio, peristaltismo, flora normal, entre outros. Se as barreiras fsicas, qumicas e biolgicas do corpo forem vencidas, o combate ao agente infeccioso entra em outra fase. Nos tecidos, existem clulas que liberam substncias vasoativas, capazes de provocar dilatao das arterolas da regio, com aumento da permeabilidade e sada de lquido. Isso causa vermelhido, inchao, aumento da temperatura e dor, conjunto de alteraes conhecido como inflamao. Essas substncias atraem mais clulas de defesa, como neutrfilos e macrfagos, para a rea afetada.

A vasodilatao aumenta a temperatura no local inflamado, dificultando a proliferao de microrganismos e estimulando a migrao de clulas de defesa. Algumas das substncias liberadas no local da inflamao alcanam o centro termorregulador localizado no hipotlamo, originando a febre (elevao da temperatura corporal). Apesar do mal-estar e desconforto, a febre um importante fator no combate s infeces, pois alm de ser desfavorvel para a sobrevivncia dos microorganismos invasores, tambm estimula muitos dos mecanismos de defesa de nosso corpo.

Por diapedese, neutrfilos e moncitos so atrados at o local da inflamao, passando a englobar e destruir (fagocitose) os agentes invasores. A diapedese e a fagocitose fazem dos neutrfilos a linha de frente no combate s infeces. Outras substncias liberadas no local da infeco chegam pelos vasos sangneos at a medula ssea, estimulando a liberao de mais neutrfilos, que ficam aumentados durante a fase aguda da infeco. No plasma tambm existem protenas de ao bactericida que ajudam os neutrfilos no combate infeco. A inflamao determina o acmulo de fibrina, que forma um envoltrio ao redor do local, evitando a progresso da infeco. Caso a resposta inflamatria no seja eficaz na conteno da infeco, o sistema imune passa a depender de mecanismos mais especficos e sofisticados, dos quais tomam parte vrios tipos celulares, o que chamamos resposta imune especfica.

OS SENTIDOS: VISO, AUDIO, PALADAR, OLFATO E TATO

Imagem: BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson R. O Corpo Humano. So Paulo, Ed. tica, 2000.

Os rgos dos sentidos


Os sentidos fundamentais do corpo humano - viso, audio, tato, gustao ou paladar e olfato - constituem as funes que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivncia e integrao com o ambiente em que vivemos. Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estmulos diversos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, so formados por clulas nervosas capazes de traduzir ou converter esses estmulos em impulsos eltricos ou nervosos que sero processados e analisados em centros especficos do sistema nervoso central (SNC), onde ser produzida uma resposta (voluntria ou involuntria). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados diversa.

Tipos de receptores: 1) Exteroceptores: respondem a estmulos externos, originados fora do organismo.

2) Proprioceptores: os receptores proprioceptivos encontram-se no esqueleto e nas inseres tendinosas, nos msculos esquelticos (formando feixes nervosos que envolvem as fibras musculares) ou no aparelho vestibular da orelha interna. Detectam a posio do indivduo no espao, assim como o movimento, a tensa e o estiramento musculares. 3) Interoceptores: os receptores interoceptivos respondem a estmulos viscerais ou outras sensaes como sede e fome. Em geral, os receptores sensitivos podem ser simples, como uma ramificao nervosa; mais complexos, formados por elementos nervosos interconectados ou rgos complexos, providos de sofisticados sistemas funcionais. Dessa maneira: pelo tato - sentimos o frio, o calor, a presso atmosfrica, etc; pela gustao - identificamos os sabores; pelo olfato - sentimos o odor ou cheiro; pela audio - captamos os sons; pela viso - observamos as cores, as formas, os contornos, etc. Portanto, em nosso corpo os rgos dos sentidos esto encarregados de receber estmulos externos. Esses rgos so: a pele - para o tato; a lngua - para a gustao; as fossas nasais - para o olfato; os ouvidos - para a audio; os olhos - para a viso.

VISO
ANATOMIA DO OLHO

Os globos oculares esto alojados dentro de cavidades sseas denominadas rbitas, compostas de partes dos ossos frontal, maxilar, zigomtico, esfenide, etmide, lacrimal e palatino. Ao globo ocular encontram-se associadas estruturas acessrias: plpebras, superclios (sobrancelhas), conjuntiva, msculos e aparelho lacrimal.
Imagem: CRUZ, Daniel.O Corpo Humano. So Paulo, Ed. tica, 2000.

Cada globo ocular compe-se de trs tnicas e de quatro meios transparentes: Tnicas: 1- tnica fibrosa externa: esclertica (branco do olho). Tnica resistente de tecido fibroso e elstico que envolve externamente o olho (globo ocular) A maior parte da esclertica opaca e chama-se esclera, onde esto inseridos os msculos extra-oculares que movem os globos oculares, dirigindo-os a seu objetivo visual. A parte anterior da esclertica chama-se crnea. transparente e atua como uma lente convergente. 2- tnica intermdia vascular pigmentada: vea. Compreende a coride, o corpo ciliar e a ris. A coride est situada abaixo da esclertica e intensamente pigmentada. Esses pigmentos absorvem a luz que chega retina, evitando sua reflexo. Acha-se intensamente vascularizada e tem a funo de nutrir a retina. Possui uma estrutura muscular de cor varivel a ris, a qual dotada de um orifcio central cujo dimetro varia, de acordo com a iluminao do ambiente a pupila. A coride une-se na parte anterior do olho ao corpo ciliar, estrutura formada por musculatura lisa e que envolve o cristalino, modificando sua forma.

Em ambientes mal iluminados, por ao do sistema nervoso simptico, o dimetro da pupila aumenta e permite a entrada de maior quantidade de luz. Em locais muito claros, a ao do sistema nervoso parassimptico acarreta diminuio do dimetro da pupila e da entrada de luz. Esse mecanismo evita o ofuscamento e impede que a luz em excesso lese as delicadas clulas fotossensveis da retina.
Na penumbra (acima) a pupila se dilata; na claridade (abaixo), ela se contrai.

3- tnica interna nervosa: retina. a membrana mais interna e est debaixo da coride. composta por vrias camadas celulares, designadas de acordo com sua relao ao centro do globo ocular. A camada mais interna, denominada camada de clulas ganglionares, contm os corpos celulares das clulas ganglionares, nica fonte de sinais de sada da retina, que projeta axnios atravs do nervo ptico. Na retina encontram-se dois tipos de clulas fotossensveis: os cones e os bastonetes. Quando excitados pela energia luminosa, estimulam as clulas nervosas adjacentes, gerando um impulso nervoso que se propaga pelo nervo ptico. A imagem fornecida pelos cones mais ntida e mais rica em detalhes. H trs tipos de cones: um que se excita com luz vermelha, outro com luz verde e o terceiro, com luz azul. So os cones as clulas capazes de distinguir cores. Os bastonetes no tm poder de resoluo visual to bom, mas so mais sensveis luz que os cones. Em situaes de pouca luminosidade, a viso passa a depender exclusivamente dos bastonetes. a chamada viso noturna ou viso de penumbra. Nos bastonetes existe uma substncia sensvel luz a rodopsina produzida a partir da vitamina A. A deficincia alimentar dessa vitamina leva cegueira noturna e xeroftalmia (provoca ressecamento da crnea, que fica opaca e espessa, podendo levar cegueira irreversvel). H duas regies especiais na retina: a fovea centralis (ou fvea ou mancha amarela) e o ponto cego. A fvea est no eixo ptico do olho, em que se projeta a imagem do objeto focalizado, e a imagem que nela se forma tem grande nitidez. a regio da retina mais altamente especializada para a viso de alta resoluo. A fvea contm apenas cones e permite que a luz atinja os fotorreceptores sem passar pelas demais camadas da retina, maximizando a acuidade visual. Acuidade visual

A capacidade do olho de distinguir entre dois pontos prximos chamada acuidade visual, a qual depende de diversos fatores, em especial do espaamento dos fotorreceptores na retina e da preciso da refrao do olho.

Os cones so encontrados principalmente na retina central, em um raio de 10 graus a partir da fvea. Os bastonetes, ausentes na fvea, so encontrados principalmente na retina perifrica, porm transmitem informao diretamente para as clulas ganglionares. No fundo do olho est o ponto cego, insensvel a luz. No ponto cego no h cones nem bastonetes. Do ponto cego, emergem o nervo ptico e os vasos sangneos da retina.

Meios transparentes: - Crnea: poro transparente da tnica externa (esclertica); circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfcie lubrificada pela lgrima, secretada pelas glndulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal atravs de um orifcio existente no canto interno do olho.

- humor aquoso: fluido aquoso que se situa entre a crnea e o cristalino, preenchendo a cmara anterior do olho. - cristalino: lente biconvexa coberta por uma membrana transparente. Situa-se atrs da pupila e e orienta a passagem da luz at a retina. Tambm divide o interior do olho em dois compartimentos contendo fluidos ligeiramente diferentes: (1) a cmara anterior,

preenchida pelo humor aquoso e (2) a cmara posterior, preenchida pelo humor vtreo. Pode ficar mais delgado ou mais espesso, porque preso ao msculo ciliar, que pode torna-lo mais delgado ou mais curvo. Essas mudanas de forma ocorrem para desviar os raios luminosos na direo da mancha amarela. O cristalino fica mais espesso para a viso de objetos prximos e, mais delgado para a viso de objetos mais distantes, permitindo que nossos olhos ajustem o foco para diferentes distncias visuais. A essa propriedade do cristalino d-se o nome de acomodao visual. Com o envelhecimento, o cristalino pode perder a transparncia normal, tornando-se opaco, ao que chamamos catarata. - humor vtreo: fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina, preenchendo a cmara posterior do olho. Sua presso mantm o globo ocular esfrico. Como j mencionado anteriormente, o globo ocular apresenta, ainda, anexos: as plpebras, os clios, as sobrancelhas ou superclios, as glndulas lacrimais e os msculos oculares. As plpebras so duas dobras de pele revestidas internamente por uma membrana chamada conjuntiva. Servem para proteger os olhos e espalhar sobre eles o lquido que conhecemos como lgrima. Os clios ou pestanas impedem a entrada de poeira e de excesso de luz nos olhos, e as sobrancelhas impedem que o suor da testa entre neles. As glndulas lacrimais produzem lgrimas continuamente. Esse lquido, espalhado pelos movimentos das plpebras, lava e lubrifica o olho. Quando choramos, o excesso de lquido desce pelo canal lacrimal e despejado nas fossas nasais, em direo ao exterior do nariz.

Anda mungkin juga menyukai