Anda di halaman 1dari 13

BiOdiesel

UMA PUBLICAO DA UBRABIO


UNIO BRASILEIRA DO BIODIESEL

em foco
N 2

Mais Biodiesel
Caminho para o Desenvolvimento

BiOdiesel
em foco

EDITORIAL

Biodiesel (Ubrabio). No h como no falar sobre as importantes conquistas que celebramos, como

ste ano, a segunda edio da nossa revista chega no ms em que comemoramos o terceiro ano de criao da Unio Brasileira do

SUMARIO 2

a antecipao do B5 (adio de 5% de Biodiesel ao diesel convencional), o que representa um ar mais puro e mais empregos no campo e nas cidades, alm da respeitabilidade adquirida por uma entidade que representa a cadeia de produo do Biodiesel.

A FORA DO BIODIESEL

Trs anos em defesa do Biodiesel Uma maratonista em favor do Biodiesel Agricultura familiar cresce a cada ano Novas oleaginosas para o Biodiesel Biodiesel: sua sade agradece Projetos de Lei apoiam o uso do Biodiesel Brasil ganha novas plantas produtoras de Biodiesel possvel exportar Biodiesel? Progresso da mistura: bom para o campo, melhor ainda para a cidade Biodiesel entre aspas

3 4 6 9 12 14 16 18 20

Temos de mostrar ainda a consolidao do setor produtivo colocando o Brasil como o segundo maior produtor de Biodiesel do mundo e os avanos na agricultura familiar e na diversificao de matrias-primas. No entanto, preciso olhar sempre para o futuro e pensar nos benefcios que a ampliao da mistura trar, como por exemplo, diminuio das importaes de diesel, com impacto na balana comercial e gerao de empregos no campo e nas cidades. Tudo possvel de se alcanar aproveitando o que o Brasil j possui como excesso de leos e safras recordes de soja como conseqncia da necessidade alimentar mundial de produo de mais protena. Precisamos nos atentar tambm sobre a adoo de outras importantes medidas, como a viabilizao das exportaes brasileiras de Biodiesel (o Brasil tem tudo para se tornar um dos maiores exportadores) e a adoo do Biodiesel Metropolitano B20, adicionando 20% do biocombustvel ao diesel fssil nas grandes metrpoles brasileiras e ajudando a evitar as milhares de mortes por ano em decorrncia da poluio, em compasso com a agenda do Conama pela melhoria da qualidade do diesel brasileiro. Seguimos assim: cientes das vitrias alcanadas por toda a sociedade brasileira com a utilizao de um combustvel limpo e renovvel e caminhando rumo a um futuro dos avanos que o Biodiesel pode nos trazer e que ns no podemos deixar passar. Vamos reafirmar a posio de vanguarda do Brasil no cenrio mundial em se tratando da utilizao de combustveis renovveis.

Juan Diego Ferrs e Odacir Klein

EXPEDIENTE

Presidente: Juan Diego Ferrs; Presidente-Executivo: Odacir Klein; Vice-Presidente de Assuntos Jurdicos: Slvio Rangel; Vice-Presidente Administrativo: Henrique Herbert Ubrig; Vice-Presidente Financeiro: Irineu Boff; Vice-Presidente Tcnico: Geraldo Guilherme Neuber Martins; Vice-Presidente de Relaes Associativas e Institucionais: Donizete Tokarski; Vice-Presidente de Assuntos Tributrios: Alberto Borges de Souza; Diretor-Executivo: Sergio Beltro Ao Comunicao Social - Coordenao: Juliana Neiva; Edio e Texto: Juliana Neiva, Welva Borges, Anderson Costolli e Isabel Mendes; Projeto Grfico e Diagramao: Estdio R Tiragem: 3000 - Maio/2010

Trs anos em defesa do Biodiesel


Unio Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) completa trs anos neste ms de maio. Com 37 empresas associadas, nmero que no pra de crescer, a associao civil organizada contabiliza muitos avanos nesse perodo. A ltima grande conquista do setor foi a antecipao do B5 adio de 5% de Biodiesel ao leo diesel convencional que passou a vigorar em janeiro deste ano. O cronograma inicial do governo previa apenas para 2013 a utilizao desse percentual de mistura. Resultado de um trabalho srio desempenhado pela entidade, a progresso da mistura , sem dvida alguma, a grande bandeira da Ubrabio, criada em maio de 2007 exatamente por conta da necessidade de representao de um setor novo, que tem como objetivo a consolidao de um programa abrangente e eficiente de introduo do Biodiesel na Matriz Energtica Brasileira. E de l para c, a entidade, que atua como interlocutora do governo em nome de toda a cadeia produtiva do Biodiesel, teve sempre participao ativa nas conquistas dos novos percentuais de adio do biocombustvel ao diesel convencional, que passou de B2 para B5 em apenas trs anos. Isso significa ar mais puro, mais sade para as pessoas, maior cuidado com o meio ambiente, alm de mais postos de trabalho. Se considerarmos o todo, esse avano ainda maior, uma vez que em apenas cinco anos o Brasil, que no tinha produo alguma de Biodiesel, j o segundo maior produtor do mundo. Esta a gradual e segura modificao do paradigma de uma sociedade acostumada por sculos a depender do petrleo, que uma fonte esgotvel de energia. Mesmo com a descoberta de grandes reservas como o pr-sal, a oferta comprovada de petrleo j atingiu seu pice e hoje caminha para o declnio, com a demanda crescente da populao mundial, especialmente por parte dos pases mais desenvolvidos.

Ubrabio

por Odacir Klein Presidente-Executivo da Ubrabio

ho do Consel Presidente

Ubrabio Superior da

Na primeira hora, procurei empresas oferecendo meus servios. Com tal objetivo contatei o Dr. Juan Diego Ferrs, da Granol, que no precisava de advogado, mas, com entusiasmo, convidou-me para assistir a uma reunio de produtores de Biodiesel que pretendiam intensificar aes visando criao de um Frum Nacional para defender os interesses do setor, discutindo e reivindicando. Assisti reunio e nela fui convidado para, profissionalmente, atuar em tal frum. Da iniciativa resultou a criao da Ubrabio, na qual, desde o incio, tenho funes no exerccio da presidncia executiva atuando preponderantemente na representao externa, defendendo e apresentando as reivindicaes da entidade. So apenas trs anos. No entanto, muitas foram as conquistas. A Ubrabio nasceu participando de maratonas. No teve tempo para engatinhar. Desde o primeiro momento precisou imprimir velocidade e superar obstculos. , hoje, nacionalmente reconhecida. Seus associados, dirigentes e colaboradores tm orgulho dela. A sociedade e as autoridades respeitam-na. At aqui, vencendo obstculos, vitoriosa maratonista. Em meu curriculum sempre constar, com orgulhoso destaque, que tive a honra de ter colaborado.

A Ubrabio sempre buscou estimular e realizar pesquisas, debates, projetos e propostas para o aperfeioamento e regulamentao da produo, comercializao e uso do Biodiesel, contribuindo e aperfeioando as polticas pblicas e estratgias para sua utilizao. Para isso, participa de vrios grupos de trabalho e fruns setoriais que tm por objetivo o desenvolvimento de novas cadeias produtivas de matrias-primas, a garantia de qualidade em todos os elos da cadeia de comercializao, o fortalecimento da agricultura familiar, entre outras. Enfim, a Ubrabio lidera as aes onde possam ser traadas novas diretrizes para garantir a utilizao de um combustvel que vai melhorar e muito a vida das pessoas. Assim, no se pode falar do sucesso do Programa Nacional de Produo e Uso de Biodiesel (PNPB) sem mencionar as contribuies da entidade que h trs anos participa com afinco do processo de construo de um programa srio de insero de um combustvel limpo e sustentvel na sociedade brasileira.

A Ubrabio radical quando o assunto qualidade. Somos um setor muito heterogneo, mas precisamos asse gurar a qualidade num nico padro: o melhor! Doa a quem doer: a Ubrabio compartilha com todos os seus Associados a premissa de que no existe qual idade relativa. A qualidade um atributo objetivo do prod uto final que se conquista com tecnologia, conhecimento e boas prticas em toda a cadeia. Quem no conseguir dominar isso estar fora do jogo. A Distribuio e o Varejo precisam se adap tar para cumprirem as suas misses, preservando a qualidade em todas as etapas at o usurio final. No opo, misso!

Caf da manh da Frente Parlamentar Ambientalista. julho/2009

Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Supe rior da Ubrabio

Ubrabio

fiscalizadores armos os rgos gi ti es pr de m l balharemos, Qualidade: A scalizao. Tra -fi to au a ss no uir ias que vo devemos constr senvolvendo id de e ad id al qu te, pela estruturao do incansavelmen do Biodiesel o ut it st In do o desde a cria Prticas. lidade e Boas ua Q de io ab Selo Ubr que a mistura isam entender ec pr ia de ca da o das leis Todos os elos Legal no sentid : al eg L te en plam a sociedade obrigatria du r benfica para se r po al eg vigentes e L mprir! Na ar, tem que cu rn pe es a nt ia o ad o e no Varejo. Qualidade: N na Distribui , ca ti s og L go Ferrs Produo, na Juan Die

Uma maratonista em favor do Biodiesel


ARTIGO

m 2007 decidi fixar-me em Braslia para advogar. Terminara o Governo Rigotto, no Rio Grande do Sul, do qual fui Secretrio da Agricultura e Abastecimento.

Agricultura familiar

Foto: Tamires Koop

Agricultura familiar do Brasil cresce a cada ano


Empresas produtoras de Biodiesel incentivam o agronegcio familiar

muitas famlias fazem disso um negcio rentvel e seguro, capaz de melhorar a economia do pas, gerar empregos e ainda contribuir para um meio ambiente saudvel e equilibrado, plantando matrias-primas para o uso de Biodiesel. De acordo com o Ministrio de Desenvolvimento Agrrio (MDA), em 2009, o nmero de famlias inseridas no Programa Nacional De Produo e Uso de Biodiesel girava em torno de 54 mil. Segundo o coordenador-geral de biocombustveis do MDA, Marco Antonio Vianna Leite, a expectativa que em 2010 cerca de 100 mil famlias sejam includas no PNPB. Dessas, de 80% a 90% estejam no programa trabalhando com Soja., conta Vianna.
160 km de Anpolis vivem Werley Luiz da Costa e a famlia. A esposa, Elisngela de Andrade Costa, companheira de batalha h 13 anos, quem cuida da casa e das crianas, de 11 e 8 anos. Werley, mais conhecido na regio como Lelo, responsvel pelo trabalho braal. Acorda todos os dias s 5h30 e vai para a roa, de onde volta 12 horas depois. A famlia de Lelo entrou para a Agricultura Familiar este ano e j colhe os frutos. Foi uma mudana radical nas nossas vidas. Essa uma oportunidade nica, afirmou. Lelo nasceu e foi criado em Santa Isabel, municpio goiano. Sustentava a famlia com o que rendia das plantaes de milho, arroz e da produo de leite que conseguia extrair das 70 cabeas de gado de sua fazenda. Este ano Lelo decidiu se arriscar em uma nova empreitada: a soja. Entrou para o projeto Agricultura Familiar, do Governo Federal. O programa estimula o plantio de oleaginosas que, entre tantas utilidades, est a produo do Biodiesel. A renda da famlia de Lelo, com o arroz, o milho e o leite, no ultrapassava os R$ 800 mensais. Este ano as coisas mudaram. Nossa renda mais que dobrou. A soja me deu o lucro de R$ 1,8 mil mensais. No paro mais, conta orgulhoso. O resultado final, por ser o primeiro ano de cultivo de soja de Lelo, surpreendeu. Este ano, Lelo conseguiu produzir 54 sacas da oleaginosa por hectare. Os planos so ambiciosos. Na safra que vem pretendo plantar e colher muito mais, afirmou.

ilhares de pessoas no Brasil vivem da agricultura familiar. Alm de produzirem alimentos para a prpria subsistncia,

5
do projeto estrutura as nossas vid s a u o d u m que a. A soja, aqui na ro nta gente pla o que a a trouxe um aqui, nos rana nova espe

Selo Combustvel Social

om o objetivo de incentivar as empresas produtoras de Biodiesel, o governo criou o Selo Social que identifica os fabrican-

tes que ajudam a promover incluso social e o desenvolvimento regional, pela gerao de emprego e renda para os agricultores familiares. O selo concedido pelo Ministrio do Desenvolvimento agrrio e, com ele, o produtor de Biodiesel tem o direito de participar dos maiores lotes para venda do biocombustvel em

Plos de Biodiesel

s plos foram criados em 2009 pelo governo para promover a integrao entre os produtores de biodiesel e os agricultores O MDA disponibiliza analistas regionais que acom-

familiares.

panham a compra e venda de matrias-primas, o apoio tcnico aos agricultores por parte das indstrias, e a adequao formal das parcerias. Tudo isso, para garantir agilidade do processo de incluso de famlias fornecedoras de produtos para o Biodiesel. J foram criados 69 Plos de Biodiesel em Estados onde se concentra a produo. Assim garantimos menos erros e consequente demora no processo burocrtico de formalizao das parcerias entre produtores e agricultores., explica Vianna

uem tambm conta, com orgulho, os bons resultados a agricultora Luzia Borges Silva. Aos 36 anos ela explica o que mudou depois que comeou a fazer parte do programa de incentivo a agricultura familiar. A estrutura do projeto mudou as nossas vidas aqui na roa. A soja, que o que a gente planta aqui, nos trouxe uma nova esperana, contou. Sempre animada, Luzia est casada h 14 anos com o tambm agricultor Adair, de 37. Somos ns por ns mesmos. Acordamos cedo e colocamos a mo na massa, conta. Me de dois filhos, um de 12 e outra de 8 anos, Luzia diz que queria ter comeado a plantar a soja em 2008, mas, por falta de parceria, o plano s conseguiu ser concretizado agora em 2010. A renda da famlia no chegava a um salrio mnimo. Beirava os R$ 400 por ms. A gente ganha pouquinho demais aqui, moo, citou. Mas a venda para a produo do Biodiesel trouxe uma nova esperana. Este ano plantamos 22 hectares de soja. E vamos conseguir lucrar mais ou menos R$ 1,1 mil por ms. Vamos ter mais qualidade de vida e ainda guardar um dinheirinho, coisa que no fazemos hoje, detalhou.

Leiles da Agncia Nacional de Petrleo, Gs natural e Biocombustvel ANP. Alm disso, tem acesso a alquotas de PIS/Pasep e Cofins com coeficientes de reduo diferenciados e a melhores condies de financiamentos junto aos agentes financeiros. O Selo s concedido aos produtores de Biodiesel que compram matria-prima em percentual mnimo de 30% nas regies Nordeste, Sudeste e Sul; e 10% nas regies Norte e Centro-Oeste. Hoje, 27 usinas possuem o Selo. A empresa JBS Biodiesel est no programa do Selo Combustvel Social, com 150 famlias de cooperativas da regio sul do Brasil e comeou com a aquisio de 79 mil sacas de soja. A projeo para 2010 adquirir da agricultura familiar 1.092.148 sacas de soja, fomentando 600 famlias agricultoras Outro exemplo a Caramuru Alimentos. Ela organizou uma equipe de engenheiros agrnomos para prestar servio qualificado ao agricultor, com o objetivo de aumentar produtividade, com recomendaes tcnicas e o acompanhamento constante junto s propriedades rurais. Todos os anos a Caramuru atende 549 famlias e fornece assistncia tcnica em 35.000 hectares de soja. A Fertibom tambm mantm parcerias com os agricultores familiares nas culturas de amendoim, girassol, soja e pinho-manso. Na safra de 2009, tiveram contratos com aproximadamente 700 agricultores familiares, o que representa cerca de 3000 pessoas na produo de matria-prima para o Biodiesel.

Agricultura familiar

Divertificao de materia prima

estudos com algumas palmceas e com o amendoim. Mas, de acordo com a empresa, os maiores esforos esto concentrados na cultura do pinho manso, onde so acompanhados o desenvolvimento e a produo de mudas e plantas de diversas procedncias. Crambe, nabo forrageiro e amendoim tambm es-

Governo divulga nmeros da soja e promete novos projetos para a descentralizao da oleaginosa. Novas culturas, como canola, dend e crambe j recebem investimentos por parte dos produtores.

Juan D perior Conselho Su do te Presiden da Ubrabio

Brasil, a produo permanece no topo e, segundo a Associao Brasileira das Indstrias de leos Vegetais (Abiove), esse nmero deve bater novo recorde. A produo no ciclo 2009/10 foi estimada em 57,3 milhes de toneladas. A expectativa para 2010/2011 por um acrscimo de cerca de 10 milhes de toneladas em relao ltima safra. A soja tem quarenta anos de histria no Brasil e conquistou uma cadeia produtiva bem estabelecida. Por essas razes ela ainda bem mais competitiva que outras culturas, o que j era esperado, tanto pelo setor produtivo, quanto pelo governo. Atualmente, o Brasil tem cerca de 20 milhes de hectares de reas plantadas de soja. Na cadeia, at um tempo atrs, o leo estava numa segunda classe. Ningum produzia soja por causa do leo, o produto principal era realmente o farelo. Com a possibilidade do Biodiesel, foi dada uma destinao permanente no mercado para esse leo. E assim, possvel fortalecer essa cadeia produtiva, afirmou o coor-

s principais produtores de soja no mundo so Estados Unidos, Brasil e Argentina. No

denador geral de Agroenergia do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), Denilson Ferreira. A teoria de competio entre alimentos e biocombustveis no se justifica. A parte da soja que se destina produo do Biodiesel o leo - representa 20% do gro, enquanto a protena 80% - que justamente a parte utilizada para rao animal e que volta para o homem em forma de carnes e lcteos. Para o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrs, a soja tem no Biodiesel a oportunidade de concretizar sua segunda revoluo, afastando a possibilidade de uma crise no setor, tranqilizando os produtores e possibilitando ao Brasil deixar de exportar o gro in natura e benefici-lo no pas agregando valor a ele, alm da gerao de trabalho e renda. A nao precisa aproveitar uma das suas grandes riquezas que a soja. Os efeitos incomensurveis da primeira revoluo dessa oleaginosa precisam ser observados para que possamos aproveitar melhor os potenciais benefcios de uma segunda, afirmou Ferrs.

Diversificao de matrias primas

to entre as oleaginosas que recebem investimentos por parte das empresas produtoras. A produtora BSBios, por exemplo, investe na canola no Rio Grande do Sul. Com grande potencial para a produo do Biodiesel, pode ser plantada no mesmo local que a soja, sem competio. cultivada numa poca diferente, em sistema de rodzio. O dend ou a palma passaram tambm a receber os holofotes do governo, que viu o potencial de produtividade de leo e lanou o Plano Nacional de leo de Palma. Hoje so produzidos 5 toneladas de leo por hectare com dend. O dend produz 10 vezes mais leo e me parece incabvel que, com todo esse potencial, a regio norte praticamente no produza biodiesel, completou Denilson. Para incentivar o dilogo entre os agentes envolvidos na produo de dend est sendo criada no MAPA a Cmara Setorial da Cadeia Produtiva da Palma de leo, da qual a Unio Brasileira do Biodiesel Ubrabio - ir participar.

cao de matrias-primas. De acordo com o balano divulgado pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA), durante o Seminrio Plos de Biodiesel, ocorrido no final de maro em Braslia, a soja corresponde a 93,55% da produo dos agricultores familiares que usada para o Biodiesel. Queremos a diversificao e vamos batalhar para isso, mas no podemos menosprezar a soja. Sem ela, no existiria o PNPB, afirmou o coordenador geral de biocombustveis da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Marco Antnio Vianna Leite. Segundo Denilson Ferreira, a diversificao relevante pela necessidade de aproveitar ao mximo as potencialidades regionais. No se produz soja no Brasil inteiro, ainda que tenhamos uma grande rea. Na medida em que temos um programa de biocombustvel que atende todo o pas, seria fundamental a produo desse Biodiesel onde fossem valorizadas as potencialidades regionais e locais, afirmou. O setor produtivo do Biodiesel tambm entende assim e investe cada vez mais no cultivo de outras oleaginosas. Este o

m dos objetivos do Programa Nacional de Produo e Uso de Biodiesel (PNPB) a diversifi-

MATRIAS PRIMAS UTILIZADAS PARA PRODUO DE BIODIESEL 11,17%

1,51% 0,24% 85,58% 1,43%

cedo ou imas para o Biodiesel Todas as matrias pr o falada t tizadas. Por isso, a tarde sero commodi io m processo de compet nu r da se o a fic rsi dive s, gua, espcies, regies, clima Darwiniana: entre no, frteis, acidentadas ou reas mais ou menos es, nt adas, prximas, dista mais ou menos valoriz m e for determinante. Se rotacionadas ou o qu mo s, as vezes, principai co falar nos co-produtos, outras , os sub-produtos, como m mb ta , ou s, to en alim s primas. rtilizantes ou matria formas de energia: fe Tudo pelo Biodiesel! rrs Juan Diego Fe

caso da Fiagril que tem trabalhado no cultivo de Girassol. As lavouras esto sendo implantadas por uma equipe especializada em plantio, assistncia tcnica e colheita. A ideia , com os resultados do projeto, inserir a agricultura familiar na produo de girassol, trazendo uma nova alternativa de produo aos trabalhadores rurais. Outra empresa, a Fertibom, por meio de termos de cooperao tcnica assinados com agncias de fomento, vai disponibilizar recursos para pesquisa de diversas oleaginosas como canola, girassol, cartamo, enleo de soja leo de algodo Gordura de frango Outros materiais graxos
Fonte: ANP (maro de 2010).

Gordura bovina leo de fritura usado Gordura de porco

rior da Ubrabio Conselho Supe Presidente do

Divertificacao de materia prima

Novas oleaginosas para o Biodiesel

as de matrias-prim A diversificao se tivermos um somente ocorrer e, mercado crescent longo perodo de vel para o previsvel e confi m diesel. Ela pode si Programa de Bio incentivada, mas ser estimulada e no determinada. iego Ferrs

tre outras. Existe ainda a inteno de aprofundar os

Divertificao de materia prima

Cmara Setorial de Biodiesel

ara fomentar ideias em prol de um futuro ainda mais promissor para o Biodiesel brasileiro foi criada

Se o preo do le o de mamona for o dobro do preo do leo de soja, at a Petrobras Biocom bustvel ir vender o leo de mamona para outros merca dos e comprar leo de soja para faze r Biodiesel. O impo rtante que, se o preo cair para a me tade, o mercado de Biodiesel estar a para evitar qu e a cadeia de valor dessa oleaginosa se desestruture: iss o vale tambm pa ra soja e todos os demais leos vege tais!
Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Su perior da Ubrabio

Biodiesel: sua sade agradece


Sade
Nmero de mortes e internaes em decorrncia de doenas agravadas pela poluio assustador. B20 diminuiria em cerca de 30% as emisses de poluentes.

a Cmara Setorial de Cadeias Produtivas de Oleaginosas e Biodiesel do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). O objetivo atuar no desenvolvimento de oleaginosas para a diversificao de matrias-primas usadas na produo de combustvel renovvel, visando interesses comuns e a atuao sistmica de iniciativas privadas, rgos pblicos e terceiro setor. Antes, as discusses sobre o Biodiesel aconteciam na Cmara Setorial da Soja. Mas desde abril do ano passado essa histria ganhou um novo rumo. Com a importncia que o Biodiesel conquistou na realidade do pas, percebeu-se a necessidade de uma Cmara espe-

tor produtivo, como a Ubrabio, dos agricultores, como a Contag, diversos rgos governamentais, como Ministrio da Cincia e Tecnologia, empresas pblicas como a Embrapa e Conab, agncias reguladoras como a Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis, entre outras entidades envolvidas no processo, como a Associao Brasileira de Produtores de Pinho Manso - ABPPM. Os temas discutidos na Cmara tm inteno de aumentar a oferta de leo, por intermdio da diversificao de matrias-primas, estruturao dessas novas cadeias produtivas e apoiados na fora da Agricultura Familiar. Assim, vamos potencializar o resultado tanto de um lado quanto do outro, detalhou Beltro.

Latina. Mas no s de boas novas sobrevive a capital paulista. Ela carrega atualmente o estigma de cidade da poluio. Ao contrrio do que as pessoas pensam, a poluio no tem como causa principal as mega indstrias instaladas ao seu redor. O maior vilo da sade humana a fumaa que sai do escapamento dos milhes de veculos, de pequeno, mdio e grande porte, que circulam pela cidade e sua regio metropolitana. Em socorro sade humana est o Biodiesel. A pssima qualidade do ar nas grandes metrpoles, como So Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, resultado da concentrao de gases txicos produzidos, principalmente, por veculos movidos a diesel. Essas toxinas produzem com-

cidade So Paulo o principal centro corporativo, de consumo e financeiro da Amrica

Alm da perda humana, as partculas de poluentes na atmosfera brasileira tambm tm prejudicado os cofres pblicos do Pas. Em 2009, o custo total de das internaes, tambm por complicaes cardiovasculares, estarrecedor. De acordo com um levantamento da Secretaria de Ateno Sade do Ministrio da Sade, os altos gastos com o tratamento desses pacientes no Brasil ultrapassou os R$ 670 milhes no ano passado. em combate a essa poluio atmosfrica que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou a resoluo 315/2002, alterada posteriormente, aps ao civil pblica promovida pelo Estado de So Paulo, pela resoluo n 403. O documento, publicado em novembro de 2008, estabelece a diminuio dos nveis de enxofre no diesel, pois reconhece que a qualidade do mesmo no boa.

cfica para o setor, explicou o integrante da Cmara e Diretor Executivo da Ubrabio, Srgio Beltro. Cada Cmara apoia, prope e acompanha as aes em desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do agronegcio brasileiro. O Frum de discusso formado por instituies representativas do se-

Para Embrapa, diversificao gradual


De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Dures, o Brasil rene amplas condies para consolidar um programa de agroenergia sustentvel. No entanto, esse processo gradual e o Biodiesel vai muito bem nesta direo. Comparando com a conhecida curva de aprendizagem para o etanol e considerando que aquele biocombustvel de primeira gerao hoje uma tecnologia madura, competitiva e consolidada pelos inmeros esforos realizados desde o incio do Pro-lcool, em meados da dcada 70, devemos ter uma viso firme e otimista para o caso do Biodiesel no Brasil. O mais adequado enxergar que estaremos continuamente promovendo melhorias nos processos e elementos para a curva de aprendizagem do Biodiesel, atentos necessidade de consolidarmos o PNPB nos prximos 5-10 anos, afirma. Ainda segundo Dures, a Embrapa est inserida nesse processo de busca por rotas e alternativas tecnolgicas, que devem ir alm dos desafios mais imediatos, que esto no campo agronmico ou energtico apenas, mas buscando posicionar a agricultura e a agroindstria nacionais em outro patamar. E a biomassa ser um caminho importante para se realizar esta viso. A atuao da Embrapa dentro deste esforo fica focada em trs campos: ordenamento territorial, conhecimento tcnico-cientfico, capacitao e treinamento, alm de suporte a polticas pblicas. Isto se traduz na coordenao e compartilhamento de aes para a implantao de programas de domesticao de espcies potenciais em regies diferenciadas do Brasil, bases tcnicas de dados e mtodos para zoneamentos agroecolgicos e econmicos e zoneamentos de riscos climticos. Alm disso, novos conhecimentos em gentica definida por espcie, ampliao da disponibilidade de sementes ou mudas, boas prticas agrcolas em sistemas de produo, capacitao e treinamento de tcnicos e produtores, articulao com sistemas produtivos organizados, dentre outros, finaliza Frederico Dures. Para ele, a continentalidade do Brasil e suas diferenas regionais, aliadas s crescentes demandas nacionais e internacionais por novos padres de leos e resduos com agregao de valor, imprimem uma forte tendncia para domesticar e expandir novas espcies em bases modernas. Isto j feito pela Embrapa com algumas culturas como a palma de leo, o dend hbrido, a macaba, o pinho-manso e mesmo aes para microalgas e espcies como tucum, inaj, crambe, etc.

postos de enxofre, entre outros gases, que so extremamente prejudiciais sade. Segundo o professor e coordenador do Laboratrio de Poluio Atmosfrica da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (USP), Paulo Saldiva, atualmente, o Brasil registra cerca de 4 mil mortes por ano, em decorrncia de doenas cardiovasculares derivadas de poluentes atmosfricos. E esse nmero tem aumentado a cada ano, por causa do tamanho da populao que tambm tem crescido gradativamente, afirmou Saldiva. Apenas a poluio provocada pelos veculos mata, indiretamente, em mdia, quase 20 pessoas por dia na capital paulista.

Cerca de pessoas morrem todos os anos no Brasil com doenas cardiovasculares decorrentes da poluio. Na capital paulista, a poluio provocada pelos veculos mata, indiretamente, em mdia, quase

4 mil

20 pessoas por dia.


complicaes pela poluio aos

As internaes por cardiovasculares causadas custaram cofres pblicos em 2009.

R$ 670 milhes

No h como o Pas lidar com duas agendas de diesel metropolitano: A retirada do enxofre do diesel e a introduo do B20 deveriam andar juntas na Agenda Conama. Deveria ser to obrigatrio quanto o B5!
Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Superior da Ubrabio

O Biodiesel poder ajudar a evitar mortes nas grandes cidades brasileiras

O objetivo do Conama que o Brasil chegue a um S10 (10 partes por milho de enxofre no diesel) em 2013, o que ir colaborar muito para que a populao respire um ar mais puro. Se isso ainda for associado a uma mistura maior de Biodiesel no diesel, da ordem de 20% nas regies metropolitanas, es-

O petrleo do presente j o petrleo de 8 mil metros de profundidade ., o petrleo que jorra descontroladament e e contamina oceanos a cada acidente catastrfico, dizima o meio ambiente, causa guerras, que esgota o ar, muda o clim a, envenena os cidados: imaginemos o petrleo do futuro!
Presidente do Consel ho Superior da Ubr abio Juan Diego Ferrs

De acordo com informaes de um estudo, feito tambm pela USP e baseado em parmetros da Organizao Mundial de Sade, a chance de uma pessoa morrer de doena cardiorrespiratria nos 39 municpios que compem a regio metropolitana de SP atualmente de 10,9%. Sem as emisses veiculares, esse nmero cairia para 2,4%. Sendo assim, com a adoo do Biodiesel Metropolitano B20 nas grandes cidades brasileiras, a estimativa que se tenha uma reduo

Sade

Devido complexidade e ao alto custo de um diesel menos poluente, o Brasil ter de importar combustvel fssil para atender a determinao do Conama. Por isso, nada melhor do que o programa S10 e o Programa de Biodiesel, e sua capacidade instalada, tenham caminhos convergentes. Certamente, ndices menores de poluio sero atingidos e as necessidades da sociedade e do governo sero atendidas. No diesel, o enxofre tem a funo de lubrificar o motor, diminuindo o atrito e melhorando o funcionamento e a durabilidade da mquina. O Conama reconhece as vantagens do Biodiesel, pois ele tem essa lubricidade por si s, substituindo a funo do enxofre, o que seria efetivamente mais saudvel e ambientalmente correto.

Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Su perior da Ub rabio

10

(ANP) autorizou uma frota de nibus de So Paulo circular com a mistura de 20% de Biodiesel ao diesel fssil. O Grupo Carlos de Abreu, associada ao grupo B100, usar o B20 em 1.871 nibus que representam 25% do transporte urbano da capital paulista. O projeto, que recebeu autorizao por parte da ANP, prev consumo de cerca de 17 milhes de litros de Biodiesel por ano.

de cerca de 20% na emisso de hidrocarbonetos e mais de 10% dos materiais particulados e de gs carbnico, de acordo com a Environmental Protection Agency. Ainda segundo a agncia norte-americana de meio ambiente, o Biodiesel brasileiro (B100) capaz de reduzir em 57% as emisses de gs carbnico. Isso significa uma melhora significativa na sa-

11
ama) ssa Agenda (Con A unificao de ano a diesel Metropolit com a do B20-Bio salto em s dar um grande a P do a rm fo a nic iratrios. a problemas resp sade relacionad isso overno perceber G ,o te en m el av it Inev poles. clamor das metr tendo que ouvir o
Co Presidente do

Segundo informaes da Agncia, em 2010 a emisso de CO2 da queima do combustvel j foi reduzida com o uso do B5. Menos poluio, mais qualidade de vida e sade. Alm da economia, que, ainda segundo a ANP considervel: US$ 1,4 bilho a menos em gastos com importaes de diesel fssil. Assim, para minimizar os efeitos danosos da emisso de gases poluentes, o aumento da mistura de Biodiesel ao diesel se torna alternativa capaz de apresentar bons resultados. Adicionar 20% de Biodiesel no combustvel fssil vendido nas regies metropolitanas vai melhorar ainda mais a qualidade do ar nas metrpoles. Para se ter uma ideia, hoje, a concentrao de poluentes por metro cbico de ar na cidade de So Paulo quase trs vezes maior que o limite considerado como tolervel pela Organizao Mundial de Sade (OMS). Segundo o Presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrs, o caminho investir em tecnologia e na

de, na qualidade de vida das pessoas e tambm para o meio ambiente, evitando o aquecimento e suas consequncias.

Ferrs Juan Diego bio rior da Ubra nselho Supe

Viles

Devemos enfrentar setores retprogrados que acreditam dormir em bero esplndido dos derivados de petrleo fcil: No existe mais petrleo fcil!
Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Supe rior da Ubrabio

Alm do crescente nmero de veculos, que notrio, tambm existe na cidade de So Paulo um grande nmero de automveis com mais de 20 anos de circulao, o que os torna ainda mais poluentes. Segundo dados do Detran/SP, esses carros representam mais de 20% da frota paulista, piorando ainda mais o quadro da poluio do ar. Tentando reverter esse quadro, a Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis

fiscalizao de todas as etapas pelas quais o Biodiesel passa desde a sada da usina at as bombas dos postos de abastecimento. Defendemos o consumo especfico de B20 em todo o diesel metropolitano. O pas no tem como lidar com duas agendas de leo diesel. A agenda determinada pelo Conama devia ser unificada apenas para incorporar o B20. Seria um grande passo a favor do meio ambiente, do cidado e do Brasil, afirma Ferrs.

O pior dos malefcios do petrleo concorrer para inviabilizar ou, no mnimo, retardar o desenvolvimento das energias limpas que devero substitu-lo: essa substituio dever ser viabilizada custe o que custar. Se a humanidade tivesse consolidado essa percepo no sculo passado, hoje estaramos bem melhor!
Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Superior da Ubrabio

Sade

ses benefcios sero, certamente, potencializados.

No houve gran des avanos na introduo de mai or teor de Biodies el na Agenda do Co nama para a redu o do enxofre: precis a audcia e vont ade poltica! H urg ncia de melhorar a qualidade do Ar das grandes cida des, diminuindo os pr oblemas com sad ee aumentando a ex pectativa de vida !

Projetos de Lei apoiam o uso do Biodiesel


Legislao
Projetos em tramitao na Cmara e no Senado prevem implantao de percentuais mais elevados da mistura

foto: Marcio Negro

12

nmeros Projetos de Lei (PL) a favor do estmulo ao uso do Biodiesel tramitam no Congresso

Trata-se do PL 6942/2010, apresentado pelo deputado Wilson Picler (PDT/PR). A medida quer autorizar, de imediato, o uso do Biodiesel puro (B100) nos veculos de passeio e de carga de pequeno porte. Segundo o parlamentar, a alterao da legislao para permitir a comercializao do B100 vai contribuir para a preservao do meio ambiente e estimular a produo agrcola. O Brasil pioneiro no uso em larga escala de biocombustvel. Se popularizar a comercializao do B100, o pas avanar mais ainda na preservao ambiental, defende Picler. Em sua justificativa para propor o projeto, Wilson Picler ressalta que a comercializao do Biodiesel em larga escala uma alternativa no combate ao aquecimento global. O deputado destaca que o uso de veculos movidos exclusivamente por Biodiesel reduzir potencialmente a emisso de gs carbnico e de poluentes na atmosfera. Segundo Picler, essa reduo pode chegar a 80%, se comparada emisso dos veculos movidos exclusivamente a leo diesel. Para o parlamentar, alm de contribuir com o combate ao aquecimento global, a utilizao do B100 beneficiar a produo agrcola e promover a gerao de emprego e renda no campo. O nosso solo tem caractersticas que permitem produzir uma enorme variedade de vegetais que podem servir de matria prima para o Biodiesel, argumenta Picler. O PL 6942 foi apresentado em maro desse ano e tambm tramita

Nacional. o caso do Projeto de Lei 5587/2009, de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame. O PL prope a criao do chamado Biodiesel Metropolitano B20. De acordo com o texto, seriam utilizados dois ndices de mistura, o convencional, regulado pela Lei 11.097/2005, e o para as regies metropolitanas. O Biodiesel Metropolitano conteria um percentual mnimo de 20% do biocombustvel a ser adicionado ao diesel convencional. Segundo argumenta o deputado, na justificativa do PL, a incluso do B20 na matriz energtica brasileira servir de grande impulso para reduzir e amenizar o alto ndice de poluio nas regies metropolitanas, proveniente dos veculos automotores, em especial, dos que utilizam leo diesel derivado de petrleo, j que esses so apontados como responsveis pela emisso de parte dos poluentes. O projeto tramita em carter conclusivo, no qual passa somente pelas Comisses e no precisa ser votado em plenrio. Alm da proposta do B20, outras tambm caminham no Congresso com o intuito de aumentar o ndice de utilizao do Biodiesel. Uma delas sobre a utilizao de Biodiesel puro em veculos automotores. o chamado B100, Biodiesel 100%, isto , sem acrscimo de diesel, a ser usado como combustvel para veculos leves.

13

Conhea mais alguns Projetos de Lei


Alm do B20 e B100, o parlamento brasileiro possui outros projetos que visam estimular a produo de Biodiesel e contribuir com a diminuio dos nveis de poluio.
PL 416/05 Autor: Senador Osmar Dias (PDT-PR). Altera o Cdigo Brasileiro de Aeronutica. Estimula a utilizao de combustveis de origem vegetal na aviao brasileira. De acordo com o projeto, podero ser operadas aeronaves com matrcula brasileira, convertidas para a utilizao de lcool combustvel ou Biodiesel em oficinas credenciadas pela autoridade aeronutica. PL 18/07 Autor: Senador Csar Borges (PFL-BA). Modifica a Lei n 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que dispe sobre a introduo do Biodiesel na matriz energtica brasileira, a fim de estabelecer linhas de crdito especficas para o investimento em unidades de produo e para o cultivo de oleaginosas a serem utilizadas como matria prima.

to sustentve l socialmente um pr ograma de Biodiesel que se pr eocupa com a prom oo da Agricultura Famili ar quanto um Prog ra ma de Biodiesel que leve em consid erao os direitos das populaes urbanas de respira r diariamente um ar menos nocivo a sua sade. Se o B 5 existe pela obrig atoriedade por qu o B20-Biodiesel M e etropolitano seria diferente?
Juan Diego Presidente do Ferrs Conselho Su perior da Ub rabio

em carter conclusivo. S no caminhar nesse rito, se houver recurso assinado por 51 deputados ou parecer divergente entre as comisses.

Legislao

Indstria e tecnologia

matrias primas a JBS Biodiesel. Ela tem capacidade instalada para a produo anual de 201,6 milhes de litros de Biodiesel, a partir de gordura animal e leos vegetais. Totalmente automatizada, a usina conta com um moderno sistema de produo e de anlises laboratoriais para garantir a qualidade desta alternativa energtica e atender s normas nacionais e internacionais. J a Caramuru Alimentos investe R$ 54 milhes nas obras de implantao de uma unidade industrial de produo de Biodiesel no municpio de Ipameri em Gois. A unidade produzir 225 mil m/ano, com entrada em produo estimada para julho deste ano. Outros R$ 12 milhes j foram investidos na ampliao da unidade de produo de Biodiesel no municpio de So Simo (GO).

Biodiesel: Localizao das Unidades Produtoras

14

15

Brasil ganha novas plantas produtoras de Biodiesel


Novas usinas de Biodiesel so criadas no pas com investimento em tecnologias de ponta
O desenvolvimento do setor de Biodiesel confirmado por dados da Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP). Ao todo, 66 plantas produtoras de Biodiesel foram autorizadas pela agncia para operar no pas, o que corresponde a uma capacidade total da ordem de 5 milhes m/ano. De acordo com a ANP, existem ainda cinco novas plantas de Biodiesel permitidas para construo e outras seis tiveram a ampliao de capacidade liberada. Existem tambm 19 pedidos de autorizao para construo de novas plantas produtoras de Biodiesel e dez solicitaes de permisso para construes referentes a ampliaes de capacidade de plantas j existentes, mas ambas encontram-se em processo de anlise pela ANP. Outra empresa, situada em Lins, interior de So Paulo, que tem investido em novas tecnologias e A empresa do setor agroindustrial Fertibom possui produo e tecnologia prprios e hoje tem um banco de dados com mais de 3 mil formulaes de Biodiesel. A planta industrial produz biodiesel 100% etlico, proveniente de diversas matrias-primas, atualmente com capacidade de produo de 120 milhes de litros por ano. Dados da ANP mostram que em fevereiro de litros. Neste ano, a produo at fevereiro acumulou 337 milhes de litros, contra 80 milhes de litros no mesmo perodo de 2009, representando um aumento de 98%.

Outras empresas como a alem produtora de matria-prima, Evonik Degussa, a fornecedora de equipamentos, Dedini e as produtoras de Biodiesel, Binatural, e Fiagril, tambm investem em tecnologia e vm crescendo na rea. A Dedini, que desenvolve tecnologia para produo de Biodiesel, mantm, na Blgica, laboratrio onde so testados todos os tipos de matrias-primas. Alm disso, tem uma planta piloto de Biodiesel que opera de modo contnuo em Roma. L so testados melhorias para o processo, novas matrias-primas e todos os tipos de testes com aditivos e reagentes.

Usinas com selo Usinas sem selo

Milhes de litros/ms

2010, a produo de Biodiesel foi 184 milhes de

350 300 250 200 150

jan
Fonte: MME

9 9 9 9 9 0 9 9 0 9 8 8 9 8 8 8 8 9 9 8 8 8 8 8 8 /0 v/0 r/0 r/0 ai/0 n/0 l/0 o/0 t/0 t/0 v/0 z/0 n/0 v/0 r/0 r/0 i/09 n/0 l/0 o/0 t/0 t/0 v/0 z/0 n/1 v/1 fe fe ma ab m ju ju ag se ou no de ja fe ma ab ma ju ju ag se ou no de ja
Capacidade Instalada Total Capacidade Instalada com Selo Social

Indstria e tecnologia

possvel exportar Biodiesel?


Exportao
O governo tem planos para que o Brasil seja exportador de Biodiesel. Nesta edio, especialistas da rea explicam quais as verdadeiras chances do pas se tornar exportador.

Dados da Agncia Nacional do Petrleo, Gs e Bicombustveis (ANP) revelam que em 2010, a produo e o consumo de Biodiesel no Brasil ser de 2,4 bilhes de litros para atender ao B5, mas a capacidade instalada do setor de 5,3 bilhes, o que torna a capacidade ociosa em 2,9 bilhes de litros. Os nmeros mostram a necessidade de conso-

Hoje, a vizinha Argentina consegue exportar Biodiesel, mas isso feito porque o governo daquele pas pratica uma poltica de incentivo s exporportao - DTE. Nesse caso, existe um imposto sobre as exportaes de leo de soja de 32%, enquanto o Biodiesel paga 20% e recebe a devoluo de 2,5%. Ou seja, paga apenas 17,5%. por este motivo que a base industrial de Biodiesel da Argentina voltada para a exportao e em 2009 eles exportaram 1,3 milho de toneladas. Para o diretor da Unio Brasileira de Biodiesel (Ubrabio), Sergio Beltro, independentemente da vontade brasileira, hoje no existem condies econmicas competitivas para exportao de Biodiesel. No horizonte de curto prazo no h a menor perspectiva de se exportar uma gota. O que as instituies desejam que esse cenrio se modifique minimamente em curto prazo, mas para que isso ocorra necessrio mudanas, tais como: quebra de barreiras tarifrias ou adoo de polticas compensatrias que agreguem escala e produtividade, reduzindo assim o custo futuro de produo destaca. taes baseada no Diferencial Tributrio de Ex-

16

lidar o mercado consumidor para conferir vazo Brasil apresenta condies para se tornar um dos maiores exportadores de Biodiesel da Unio Europeia, grande consumidora, mas que vem impondo barreiras compra do produto brasileiro alegando, sem embasamento cientfico algum, que a produo local no possui sustentabilidade. Diante disso, grupos do governo, juntamente com a iniciativa privada, estudam maneiras para provar que a fabricao vivel e perfeitamente sustentvel. Para que a exportao ocorra, a Europa ter de reduzir as barreiras tcnicas impostas s importaes por meio da especificao que eles adotaram. Essa imposio foi feita para o Biodiesel produzido a partir da canola para proteger o mercado europeu produtor daquele leo. Outro problema fica por conta das barreiras ambientais que vem sendo estudadas pela Comisso Europia. Se materializadas, dificultaro muito as exportaes. De acordo com Furlan, incentivar as exportaes de Biodiesel uma poltica que depender do sucesso em modificar a estrutura tributria atual, que acaba beneficiando as exportaes de produtos in natura, o que prejudica a agregao de valor. O mesmo ocorre na cadeia produtiva da soja. Por isso, segundo a Abiove, o Brasil exportar 29 milhes de toneladas de soja in natura de uma safra total de 68 milhes de toneladas e junto com ela vo as oportunidades de gerao de divisas e empregos. Se as estruturas tributrias e logsticas fossem diferentes, poderamos processar no Brasil essa soja, comenta o economista. Alm disso, esse leo, que depois ser utilizado na produo de Biodiesel, representa mais um passo, um nvel nesta escala de agregao de valor. Ele conta, ainda, que o Brasil exporta leo de soja para produo de Biodiesel na Europa. Mercados existiro, pois a Europa ir aumentar gradualmente a mistura de biodiesel at 2020 e no tem como produzir Biodiesel sem importao do produto ou da matria-prima, afirma. Infelizmente, ainda no h exportao de Biodiesel no Brasil, o que explica o economista da Associao Brasileira das Indstrias de leos Vegetais (Abiove), Daniel Furlan. Os preos internacionais no so suficientes para viabilizar, porque preciso uma logstica especial, eliminar os problemas tributrios (crditos de ICMS e outros tributos), esclarece. produo brasileira, que j a segunda maior do mundo. Temos hoje 66 usinas aptas a produzur e vrias outras em processo de ampliao e instalao, o que dever aumentar ainda mais a distncia entre capacidade de produo e volume comercializado.

do mundo porque dispe de solo e clima adequados ao cultivo de oleaginosas, bem como capacidade instalada de sobra e nvel tecnolgico que se ajusta a qualquer tipo de especificao tcnica internacional. Com isso, alm de assegurar o suprimento interno e gerar empregos, o Biodiesel produzido no pas tem grande potencial de exportao, mas infelizmente ainda existem algumas barreiras que impedem que isso acontea. Segundo informaes do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), o governo pretende exportar Biodiesel brasileiro produzido a partir da soja e negocia a entrada do produto em vrios pases. Os principais compradores seriam os Estados Unidos e, principalmente, pases

17

Exportao

Progresso da mistura: bom para o campo, melhor ainda para a cidade


Progresso
Desde o ltimo ms de janeiro, o diesel vendido nos postos de combustveis do pas tem em sua composio 5% de Biodiesel. o B5 que se torna realidade, antecipando em trs anos a meta inicialmente prevista pelo governo de que este aumento ocorresse apenas em 2013. Com isso, o ar nas cidades j est mais puro e no campo so abertas novas oportunidades aos agricultores familiares. Essas so as boas notcias trazidas pelo Biodiesel para a sade das pessoas e para a economia brasileira. Essa antecipao de metas e o forte desempenho de uma indstria que investe cada vez mais em pesquisas, tecnologia, segurana e qualidade de produo reforam o sucesso do Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel (PNPB), lanado em 2004. No entanto, o fator preocupante ausncia, na legislao atual, de uma nova perspectiva de progresso da quantidade de Biodiesel a ser adicionada ao diesel comum. Para elevar o percentual dessa mistura preciso uma alterao na Lei 11.097/05. A falta de novo marco regulatrio, alm de colocar o setor em nveis complicados de ociosidade (diferena entre a capacidade de produo e o volume comercializado), provoca uma perda inestimvel ao Brasil sob vrios aspectos, sejam eles ambientais, econmicos, de sade ou sociais. O Brasil produz hoje 2,4 bilhes de litros de Biodiesel para atender ao B5, gerando novos postos de trabalho no campo e na cidade. Sua indstria capaz de produzir 5,3 bilhes de litros, quase o dobro do que gerado hoje. Ou seja: o suficiente para atender at um B10. Vale aqui dizer que isso no impediria a utilizao concomitante de medidas que poderiam melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas, como a implementao do Biodiesel Metropolitano B20, adio de 20% de Biodiesel ao diesel vendido nas grandes cidades brasileiras, e a exportao do produto.

18

Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Su perior da Ubrabio

Incluso Social. Estmulo s novas culturas que se adaptam perfeitamente em reas hoje consideradas pouco atrativas agricultura, como o semirido brasileiro. Gerao de empregos no campo e na cidade. Soluo da ociosidade dos setores de esmagamento da soja e do setor produtivo do Biodiesel. Evitar a crise da abundncia (falta de mercado suficiente para o aumento da produo) na cadeia produtiva da soja. Impedir a fuga de empregos e divisas que so geradas com o beneficiamento da soja no pas, transformando-a em leo que ser utilizado na produo de Biodiesel, ao invs de export-la in natura. Melhoria na qualidade do ar e da sade das pessoas. O Biodiesel brasileiro capaz de reduzir as emisses de carbono em at 57%. O pas registra cerca de 4 mil mortes por ano, em decorrncia de doenas cardiovasculares causadas por poluentes. Apenas a poluio provocada pelos veculos mata, indiretamente, em mdia, quase 20 pessoas por dia apenas na capital paulista. Com o Biodiesel, grande parte destas mortes poder ser evitada. Combate ao efeito estufa e suas consequncias.

19

No h como pr oduzir as protena s e carboidratos para alimentar as populaes mundi ai s sem destinar os leos vegetais a novos mercados de energias limpas e renovveis. Isso uma feliz coin ci dncia com as necessidades do m eio ambiente, qual idade do ar que respiramos e cont role das mudana s cl imticas. Alm de j ter compreend ido e viabilizado, o Governo precisa incrementar.
Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Su perior da Ubrabio

O Biodiesel fortalece a agricultura familiar e aproveita as aptides regionais das famlias que trabalham com culturas alternativas como dend, pinho-manso, girassol, entre outras tantas, j que um dos objetivos do programa o estmulo s plantaes de novas oleaginosas, em especial naquelas regies at ento consideradas pouco atrativas agricultura, como o caso do semirido brasileiro. Mas alm da diversificao das matrias primas e da agricultura familiar, que j era esperada que acontecesse lentamente, a reviso legislativa para a elevao do percentual da mistura vai beneficiar, e muito, o mercado da soja, considerado como uma das grandes riquezas do pas, merecendo muitos investimentos por parte do governo e da iniciativa privada nas ltimas dcadas. Os benefcios do uso do Biodiesel so inegveis sob vrios aspectos. A falta de uma legislao que contemple o aumento da mistura utilizada pode afastar o Brasil dessa gama de melhorias trazidas pelo uso de um combustvel muito oportuno aos dias de hoje. Alm de contribuir para elevar ainda mais o pas no Pdium Global dos Biocombustveis, com uma matriz energtica altamente sustentvel, servindo, mais uma vez, de modelo de gerao de energia para todo o mundo.

Melhora na qualidade do ar e na sade das pessoas Reconhecidamente um combustvel verde, o Biodiesel capaz de reduzir em at 57% as emisses de gs carbnico, de acordo com a Agncia do Meio Ambiente dos Estados Unidos da Amrica (EPA). Isso mostra que fundamental melhoria da sade das pessoas, j que poderia evitar milhares de mortes que acontecem todos os anos nas grandes cidades por conta de doenas agravadas pela poluio. Alm disso, esse biocombustvel capaz de contribuir na mitigao de um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade neste sculo: o efeito estufa, que resulta nas alteraes climticas que tm provocado grandes tragdias pelo mundo. Incluso no campo, melhorias na economia Alm de todos esses efeitos benficos do uso de um combustvel limpo e renovvel como o Biodiesel, nos aspectos econmicos e sociais, os ganhos tambm so muito potencializados.

A EVOLUO DA PROGRESSO DA MISTURA DE BIODIESEL Utilizao do B100 ou qualquer teor de mistura em carter opcional e experimental Junho de 2007.

B2 (Adio obrigatria de 2% de Biodiesel ao diesel) Janeiro de 2008 B3 (Adio obrigatria de 3% de Biodiesel ao diesel) Julho de 2008 B4 (Adio obrigatria de 4% de Biodiesel ao diesel) Julho de 2009 B5 (Adio obrigatria de 5% de Biodiesel ao diesel) Janeiro de 2010

Vejam a histria do lcool: o Progra ma do etanol, hoje t o festejado, teve qu e praticamente que brar na dcada de 90, para atingir o estgio atual. Isso nada tem a vr co m o atual Gover no, exceto que ele disp e dessa experinc ia recente para que os mesmos erros no se repitam com o Prog rama de Biodiesel .
Juan Diego Ferrs Presidente do Conselho Su perior da Ubrabio

Progresso

Nenhum preo absoluto: todos s o relativos. Nosso biodiesel tem seu custo determinad o pelos mercados de leos e de biod iesel de outras re gi es produtoras e consumidoras , ca da um influenciad o pe las suas regras tributrias ou po r quanto as resp ec tivas sociedades esto dispostas a pagar pelas ex ternalidades em relao aos preos dos derivados fss eis. O que importa que todo esse movimento econm ico da produo de biocombustv eis tem se ap re se ntado como oportunidade nic a para o Brasil.

Vantagens da Progresso da Mistura Fortalecimento da agricultura familiar. O Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel (PNPB) investe na agricultura familiar. A cada 1% de Biodiesel adicionado ao diesel comum so criados 45 mil empregos no campo, se este for produzido com a participao da agricultura familiar. Isso representa mdia anual de R$ 4,9 mil por trabalhador.

Opinio

Biodiesel entre aspas


A Evonik Degussa refora seu compromisso com este mercado e com o grande potencial do Biodiesel no Brasil, cuja consolidao ocorrera atravs do aumento das misturas obrigatrias e do potencial de exportao, ambos aliados a um desenvolvimento ecologicamente correto e sustentvel. Carlos Arajo Evonik Degussa

As estatsticas sobre a revoluo que o


Biodiesel gera no campo diversificando matrias-primas muitas vezes so mal interpretadas: o que no chegava a 2% da matria-prima utilizada na produo de Biodiesel na vigncia do B2 hoje, com o B5, j chega a 5%... isto quer dizer que em termos de volume, em pouco mais de 3 anos a diversificao para a produo de biodiesel cresceu mais de 6 vezes e no duas vezes e meia como sugerem os percentuais numa rpida anlise! A base de clculo mais que dobrou!

20

Da transgnia transesterificao!
Das impactantes mudanas estruturais experimentadas pela cadeia da soja do Rio Grande do Sul nos ltimos anos, o advento do biodiesel pode ser comparado ao da semente roundup ready. Roberto Kist Camera Agroalimentos

Marcos Merlin Boff Oleoplan

Temos orgulho por fazer parte desta histria de


sucesso: juntos, desde as primeiras produes e agora na sua fase de crescimento expressivo. A GPC Qumica, um dos maiores fornecedores de metanol para o setor, parabeniza todos os produtores e a UBRABIO pelas conquistas e estar junto para os prximos desafios.

O Brasil no pode abrir mo das


oportunidades que o crescimento do Programa Nacional de Produo e Uso do Biodiesel pode trazer ao Pas

Carlos Cruz GPC Qumica


Biodiesel o combustvel que vem da vida para preservar a vida! Sergio Di Bonaventura Araguassu

Geraldo Martins Fertibom

A produo do Biodiesel representa


oportunidades de desenvolvimento para todas as regies, possibilitando a diversificao econmica em face das potencialidades da biodiversidade.

A experincia de mais de 50 anos em


qumica industrial faz da Cesbra uma produtora de biodiesel diferenciada

Donizete Tokarski Linker Consultores

Carlos Osmar Polastri Cesbra

virou realidade, melhor ainda que nos melhores sonhos, realidades de um Brasil que sempre sonha com um Pas a cada dia melhor !

Juan Diego Ferrs

Granol

Parecia um Sonho... de repente o Biodiesel

SCN QUADRA 01 BL C Edifcio Braslia Trade Center, N 85, Conjunto 305 - Braslia/DF Telefone: (61) 2104-4411 http://twitter.com/ubrabio www.ubrabio.com.br

Anda mungkin juga menyukai