Anda di halaman 1dari 10

Brasil tem 4 maior populao carcerria do mundo e deficit de 200 mil vagas Presdio superlotado em Rondnia (Foto: Luiz

Alves) Para ONU, prises superlotadas so um dos principais problemas de direitos humanos no Brasil Com cerca de 500 mil presos, o Brasil tem a quarta maior populao carcerria do mundo e um sistema prisional superlotado. O deficit de vagas (quase 200 mil) um dos principais focos das crticas da ONU sobre desrespeito a direitos humanos no pas. Ao ser submetido na semana passada pela Reviso Peridica Universal instrumento de fiscalizao do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU -, o Brasil recebeu como recomendao "melhorar as condies das prises e enfrentar o problema da superlotao". Notcias relacionadas ONU pede ao Brasil que obras da Copa e dos Jogos Olmpicos beneficiem os pobres Abuso policial mancha direitos humanos no Brasil, dizem EUA Governo Dilma 'decepciona' em direitos humanos, diz Anistia Internacional Tpicos relacionados Brasil, Direitos Humanos Segundo a organizao no-governamental Centro Internacional para Estudos Prisionais (ICPS, na sigla em ingls), o Brasil s fica atrs em nmero de presos para os Estados Unidos (2,2 milhes), China (1,6 milho) e Rssia (740 mil). De acordo com os dados mais recentes do Depen (Departamento Penitencirio Nacional), de 2010, o Brasil tem um nmero de presos 66% superior sua capacidade de abrig-los (deficit de 198 mil). "Pela lei brasileira, cada preso tem que ter no mnimo seis metros quadrados de espao (na unidade prisional). Encontramos situaes em que cada um tinha s 70 cm quadrados", disse o deputado federal Domingos Dutra (PTMA), que foi relator da CPI do Sistema Carcerrio, em 2008. Falta de condies Segundo ele, a superlotao inconstitucional e causa torturas fsicas e

psicolgicas. "No vero, faz um calor insuportvel e no inverno, muito frio. Alm disso, imagine ter que fazer suas necessidades com os outros 49 pesos da cela observando ou ter que dormir sobre o vaso sanitrio". De acordo com Dutra, durante a CPI, foram encontradas situaes onde os presos dormiam junto com porcos, no Mato Grosso do Sul, e em meio a esgoto e ratos, no Rio Grande do Sul. Segundo o defensor pblico Patrick Cacicedo, do Ncleo de Sistema Carcerrio da Defensoria de So Paulo, algumas unidades prisionais esto hoje funcionando com o triplo de sua capacidade. Em algumas delas, os presos tm de se revezar para dormir, pois no h espao na cela para que todos se deitem ao mesmo tempo. "A superlotao provoca um quadro geral de escassez. Em So Paulo, por exemplo, o que mais faz falta atendimento mdico, mas tambm h (denncias de) racionamento de produtos de higiene, roupas e remdios", disse BBC Brasil. Vigilncia Porm, abusos de direitos humanos no ocorrem somente devido ao dficit de vagas. Em todo pas, h denncias de agresses fsicas e at tortura contra detentos praticadas tanto por outros presos quanto por agentes penitencirios. "No dia a dia, recebemos muitas denncias de agresses fsicas, mas muito difcil provar, pelo prprio ambiente (de isolamento). Quando a denncia chega e voc vai apurar, as marcas (da agresso na vtima) j sumiram e no h testemunhas", afirmou Cacicedo. O nmero de mortes de detentos nos sistemas prisionais no divulgado pelos Estados, segundo o assessor jurdico da Pastoral Carcerria, Jos de Jesus Filho. "O sistema penitencirio opaco, uma organizao (no-governamental) j tentou fazer esse levantamento, mas no conseguiu." Segundo o deputado Dutra, o ambiente geral desfavorvel aos direitos humanos no sistema prisional do pas foi o que possibilitou o surgimento de faces criminosas. Entre elas esto o Comando Vermelho e o Terceiro Comando, no Rio de Janeiro, e o Primeiro Comando da Capital, em So Paulo, que hoje operam as

aes do crime organizado dentro e fora dos presdios. Defensores "Quando a denncia chega e voc vai apurar, as marcas (da agresso na vtima) j sumiram e no h testemunhas." Patrick Cacicedo, do Ncleo de Sistema Carcerrio da Defensoria de So Paulo Outra recomendao explcita feita pelo grupo de 78 pases-membros durante a sabatina na ONU foi a disponibilizao permanente de defensores pblicos em todas as unidades prisionais do pas. Uma das funes deles seria acelerar a apurao de abusos de direitos humanos contra presos. Outros papeis seriam oferecer assistncia jurdica para que os detentos no fiquem encarcerados aps acabar de cumprir suas penas ou tenham acesso mais rpido ao sistema de progresso penitenciria (regime semiaberto ou liberdade assistida) - o que ajudaria a reduzir a superlotao. Mas o pas ainda est longe dessa realidade. S em So Paulo, um dos trs Estados com maior nmero de defensores, o atendimento a presos nas unidades prisionais feito por meio de visitas espordicas. De acordo com Cacicedo, apenas 29 das 300 comarcas do Estado tm defensoria. Alm disso, s 50 dos 500 defensores se dedicam ao atendimento dos presos. O Estado, no entanto, possui 151 unidades prisionais da Secretaria de Administrao Penitenciria (sem contar as cadeias pblicas subordinadas Secretaria de Segurana Pblica.) Solues Segundo Jesus Filho, os problemas no so resolvidos em parte devido ao perfil da maioria dos detentos. Um levantamento da Pastoral Carcerria mostra que a maior parte tem baixa escolaridade, formada por negros ou pardos, no possua emprego formal e usuria de drogas. Domingos Dutra diz que uma possvel soluo para reduzir a populao carcerria seria o emprego de detentos em obras pblicas e estmulo para que eles estudem durante a permanncia na priso. A legislao j permite que a cada trs dias de trabalho um dia seja reduzido

da pena total. Mas, segundo Dutra, nem todos os governos estaduais exploram essa possibilidade. Esta a primeira de uma srie de reportagens da BBC Brasil sobre as deficincias do pas na rea de direitos humanos que sero publicadas ao longo desta semana. Perfil do preso brasileiro

A maioria absoluta formada por pessoas pobres, da classe baixa. Setenta por cento deles no completaram o ensino fundamental e 10,5% so analfabetas. S dezoito por cento desenvolve alguma atividade educativa e 72% vive em total ociosidade.

Uma populao carcerria que jovem: 55% so pessoas de 18 a 29 anos, homens ou mulheres. Quase metade dos presos do Brasil esto atrs das grades por terem cometido roubo (121.611). A segunda maior razo para as prises so o trfico de entorpecentes (59.447), seguidos de furto (56.933) e homicdio (46.363).

O trfico de entorpecentes o principal motivo da priso de mulheres. Em Roraima, o nmero de mulheres na cadeia por causa do trfico de entorpecentes supera a de homens. Dos 111 detentos encarcerados por este tipo de crime no Estado, 45 so homens e 66 so mulheres. A cada ano aumenta o nmero de mulheres presa e hoje elas representam 6% do total de presos . So 25.955 mulheres encarceradas e 411.641 homens. Estes dados so de junho de 2007. Em 1997, as mulheres representavam 3,5 da populao carcerria.

A reincidncia tambm grande, cerca de 80% dos presos que saem voltam a cometer crime.

O escndalo do Par

Me da menor Marcelo Seabra/O Liberal Me da menor presa na cadeia com outros homens

A menina tinha quinze anos e presa acusada de furto - foi levada para uma delegacia, onde s havia cadeia masculina e colocada em uma cela com 20 homens, e l ficou por mais de um ms. Ao sair, a jovem procurou o Conselho Tutelar a quem disse que durante este tempo sofreu abusos sexuais praticados pelos companheiros de cela. O caso aconteceu em Abaetetuba, no Par, e virou notcia no Brasil e no mundo, que mais uma vez falou de nosso sistema penitencirio e de violao dos Direitos Humanos dentro dele. Tim Cahill, da Anistia Internacional, comentou assim este caso: recebemos amplos relatos de mulheres detidas que sofrem abuso sexual, torturas, tratamentos de sade de baixo nvel, em condies desumanas. Algo que mostra que este caso (da menina de 15 anos) est longe de ser um caso isolado.

De fato: a denncia da garota fez com que outros casos fossem divulgados, como o de uma outra moa, de 23 anos, que dividia uma cela com 70 homens, na cidade de Parauapebas, tambm no Par.

Ai veio a pblico, um relatrio feito no ano de 2006, pela Pastoral Carcerria Nacional que denunciava que em outros Estados situaes semelhantes aconteciam, com abuso e violncia contra presas. De acordo com o relatrio, no Mato Grosso do Sul havia casos de cadeias femininas em que s havia funcionrios do sexo masculino. Na cidade de Amamba existiam relatos de dez mulheres - que foram testemunhas - quando um funcionrio manteve relao sexual com uma detenta, dentro da cela, na frente delas.

No Rio Grande do Norte e na Bahia, denunciava o relatrio que foi entregue em maro de 2007 a OEA ( Organizao dos Estados Americanos ) as mulheres tinham que dividir as celas com travestis e adolescentes homens. Um a cada trs presos provisrio no Brasil

Por Eurico Batista Criminal - Spacca

Mais de 36% dos encarcerados nas penitencirias brasileiras so presos provisrios. Somando a quantidade de presos nas delegacias, 56.514, mais a populao carcerria das penitencirias, 417.712, o Brasil tem um total de 473.626 pessoas presas. So 152.612 presos provisrios. Os dados so do Sistema de Informaes Penitencirias Infopen, do Ministrio da Justia, que recebe informaes, pela internet, sobre os estabelecimentos penais e a populao prisional, direto das Secretarias estaduais de Segurana Pblica.

O Infopen coordenado pelo Departamento Penitencirio Nacional. Em seu ltimo relatrio, atualizado em dezembro de 2009, o Depen constatou que apenas 6,6% das pessoas presas so do sexo feminino, um total de 31.401 mulheres detentas. Outros 2.981 detentos so menores internados por medida de segurana. H 1.019 presos em tratamento ambulatorial e existem 2.385 estrangeiros cumprindo pena no Brasil. A maior quantidade de presos, 174.372, cumpre a pena em regime fechado. Em regime semi-aberto so 66.670 presos e outros 19.458 gozam do regime aberto para cumprir suas penas.

De acordo com os relatrios publicados no site do Ministrio da Justia, 2007 foi o primeiro ano em que todas as secretarias estaduais de Segurana Pblica enviaram dados ao Infopen. Em dezembro daquele ano, o pas tinha 422.373 presos, nmero que subiu 6,8% no ano seguinte, fechando em 451.219 presos em dezembro de 2008. O acrscimo de presos no ano passado foi menor, com 22.407 pessoas presas a mais do que no ano anterior, ou 4,9%.

Mutires carcerrios A explicao para essa reduo proporcional na quantidade de pessoas presas no pas pode estar nos mutires carcerrios, do Conselho Nacional de Justia. Segundo dados do CNJ, desde que teve incio, em agosto de 2008, o Projeto Mutiro Carcerrio j beneficiou 31.856 presos com liberdade condicional, trabalho externo, progresso de regime, pena extinta e remio

da pena (reduo de um dia de pena a cada trs dias trabalhados para condenados em regime fechado ou semi-aberto). Isso representa 20% dos 95.912 processos at agora analisados. Foram colocados em liberdade, 19.062 presos. As informaes esto disponibilizadas no site do CNJ. At agora, os mutires carcerrios do CNJ foram feitos em 18 estados. Rio de Janeiro e Paran aderiram ao projeto em fevereiro, devendo concluir os trabalhos em maio. So Paulo comeou o projeto nesta semana. A atuao dos mutires carcerrios busca, no s dar efetividade Justia criminal (fazendo um diagnstico da situao dos presos e da realidade dos presdios), garantir o cumprimento da lei de execues penais, com a reviso dos processos; como tambm contribuir para a segurana pblica, possibilitando aos presos reinsero social. Foi pensando nisso que o CNJ criou o Programa Comear de Novo que possibilita ao preso participar de cursos de capacitao profissional e dar oportunidade de trabalho aos egressos do sistema penitencirio. Em dezembro do ano passado, a iniciativa dos mutires carcerrios recebeu o prmio especial do Innovare, que destaca prticas pioneiras e bem sucedidas que contribuem para a melhoria do Judicirio brasileiro. Com informaes da Assessoria de Comunicao do CNJ Radiografia do sistema carcerrio revela nmero desproporcional de presos provisrios

O elevado nmero de presos provisrios (191.949) no Brasil desproporcional, o que dificulta a correo no sistema carcerrio.Dos 446 mil presos no pas, o percentual de provisrios de 42,97%, contra 57,03% de presos condenados ( 254.738).Uma radiografia do sistema carcerrio do Brasil foi apresentada nesta segunda-feira (16/02) no 2 Encontro Nacional do Judicirio, realizado em Belo Horizonte, pelo juiz auxiliar da Presidncia do Conselho Nacional de Justia (CNJ), Erivaldo Ribeiro dos Santos. Veja aqui a ntegra da apresentao.

A partir dos mutires carcerrios promovidos pelo CNJ nos ltimos meses, e anlise da situao em todos os Estados, foi possvel traar um diagnstico das deficincias do sistema. Alm de superlotao dos presdios em todos os Estados, no h separao de presos condenados e provisrios, falta assistncia jurdica, ocupao para os presos, educao e capacitao profissional e pessoas que continuam presas aps o cumprimento das penas.O juiz Erivaldo Ribeiro, que coordenou mutires carcerrios no Rio de Janeiro, Par, Piau e Maranho, assegura que inexiste uma poltica sria

para enfrentar os problemas do setor. O relatrio revela tambm que o dficit de vagas nas penitencirias aumentou de 97 mil , no ano 2000, para 156 mil em 2008. Em relao a outros pases, o Brasil tambm se destaca desfavoravelmente. H 229 presos para cada grupo de 100 mil habitantes. A seguir, vem Portugal, com 117 apenados e depois, a Grcia,com 99 presos para cada 100 mil habitantes, segundo dados de 2007. Na comparao com outros pases da Amrica do Sul, com dados de 2006,o Brasil ( 213)tambm est frente da Argentina (154). Com dados de 2008, perde para o Chile(293) contra 235 (Brasil). Para este ano, o CNJ vai intensificar a adoo de medidas para minorar os problemas do sistema carcerrio e programou, para este primeiro semestre, seminrios nacionais e regionais com corregedores de Justia, juzes das varas de execuo penal e criminal e representantes do Poder executivo. Ainda no primeiro semestre, est prevista a implantao de mais varas eletrnicas de execuo penal , a exemplo das j instaladas no Maranho e no Rio de Janeiro. Somente 8% dos presos no Brasil vo escola, revela pesquisa Estados no esto preparados para aplicar nova lei que diminui a pena de quem estuda na priso 29 de agosto de 2011 | 2h 27

Notcia Comentrios 29 Email Print A+ AAssine a Newsletter

Bruno Lupion e Ricardo Chapola, do estado.com.br

SO PAULO - Desde junho, os presos brasileiros tm direito a reduzir um dia da sua pena a cada trs dias dedicados ao estudo. O objetivo ajudar os detentos a conseguir emprego quando forem soltos e diminuir a reincidncia,

mas a medida corre risco de no sair do papel. Dos cerca de 500 mil presos no Brasil, apenas 8% estudam, segundo pesquisa indita obtida pelo estado.com.br. A demanda por ensino muito maior - 64% dos presos no completaram o ensino fundamental - mas faltam recursos para levar as salas de aula para dentro dos presdios. Quem ganha com isso, segundo especialistas, a escola do crime.

Veja tambm: link link Entenda a reduo da pena dos presos que estudam Estados planejam ampliar nmero de salas de aula nas prises

Dos cerca de 500 mil presos no Brasil, apenas 8% estudam, aponta pesquisa - Divulgao/CDP Divulgao/CDP Dos cerca de 500 mil presos no Brasil, apenas 8% estudam, aponta pesquisa A situao nos Estados crtica. Em 12 deles, no h nenhum professor atuando dentro do sistema penitencirio, e em 21 a proporo de presos estudando menor que 10%, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flvio Gomes, a partir de dados do Departamento Penitencirio Nacional (Depen) de dezembro de 2010. Mesmo nos Estados mais ricos, parece ser baixo o interesse em aplicar a Lei n 12.433/11, que criou o benefcio conhecido por remio pelo estudo. Em So Paulo, por exemplo, no h nenhum professor dando aulas aos presos - a docncia exercida por 50 'monitores' selecionados entre os prprios detentos, que lecionam para 15 mil dos 170 mil presos do Estado - menos de 9%. No Rio Grande do Sul, 5% dos presos estudam, e em Gois e Minas Gerais, apenas 4%. A pior situao no Par, onde nenhum detento estuda, apesar de o Estado ter declarado ao Depen que cinco professores e dois pedagogos atuam no sistema prisional. Pernambuco o Estado mais bem preparado, com 17% dos presos tendo aulas, seguido pelo Cear, com 15%. O baixo investimento na educao em presdios contribuiu para as altas taxas de reincidncia, segundo especialistas. "O Estado precisa disputar contra o crime organizado o destino dos presos, pois muitos deles so novatos quando entram no sistema penitencirio", opina Fbio S e Silva, pesquisador do Ipea e ex-dirigente do Depen. "A pessoa est no presdio numa situao de ociosidade e, se ela tem a oportunidade de estudar, aumentam as chances de reinsero", diz. "Quem entra na priso j um desajustado social, e se l dentro no recebe nenhum tipo de apoio, volta pra

sociedade muito pior", diz o jurista Luiz Flvio Gomes. A logstica de levar salas de aula para dentro das prises, porm, impe desafios. De um lado, os professores no recebem preparo especfico e temem por sua segurana fsica e, do outro, os agentes penitencirios desconfiam da presena dos professores em seu ambiente de trabalho. Para completar o quadro, muitas cadeias vivem superlotadas. "A rivalidade entre agentes penitencirios e professores o principal ponto de atrito na aplicao do ensino nos presdios", afirma o professor Roberto da Silva, 52 anos, lder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educao em Regimes de Privao da Liberdade da Faculdade de Educao da USP. Silva, ele mesmo um ex-presidirio que seguiu a carreira acadmica, afirma que, vencidas as resistncias iniciais, o professor se torna uma fonte de autoridade moral para os presos. " o profissional mais respeitado na priso, mais que o advogado e o psiquiatra", diz. Ele critica, no entanto, o modelo criado pela Lei n 12.433/2011, que autoriza a reduo de um dia da pena a cada 12 horas de estudo, divididas em trs dias. Para Silva, o 'prmio' deveria ser vinculado ao cumprimento do ciclo escolar, e no frequncia em sala de aula. Como o benefcio no relacionado ao bom desempenho, ele acredita que os presos iro sala de aula para cumprir uma mera formalidade. "A educao trabalha com cenrios de mdio e longo prazo. Do jeito que est, pedir para o professor simplesmente legitimar a presena do preso, sem que haja o compromisso de ler, aprender e fazer as tarefas", diz. Na prtica, a lei j prev que os dias a serem descontados da pena ganhem um bnus de um tero caso o detento conclua o ensino fundamental, mdio ou o superior. O preso, no caso, duplamente beneficiado. " para deixar claro que a educao tem o objetivo de fazer a pessoa progredir", afirma S e Silva. A medida no unnime. Na Cmara dos Deputados, uma voz dissonante foi a do Delegado Waldir, do PSDB de Gois, que votou contra a remio pelo estudo. "Quando o criminoso est nas ruas, ele no pensa em estudar. Pensa em matar, em roubar", afirma. "Temos milhares de pessoas nas ruas sem acesso ao estudo, desde a creche at o ensino superior, e o governo quer instalar escolas dentro dos presdios. No justo". Ele argumenta que os presos j tm benefcios demais - como livramento condicional e a liberdade provisria - e no h necessidade de criar outros.

Anda mungkin juga menyukai