Anda di halaman 1dari 2

frente portuguesa final:Apresentao 1

19-01-2009

15:03

Pgina 1

A LEGALIZAO DE UM VECULO

AUTOMVEL EM PORTUGAL
processo de legalizao em Portugal de um veculo automvel adquirido fora do pas no uma tarefa fcil e, por esta razo, o Centro Europeu do Consumidor (a funcionar junto da Direco-Geral do Consumidor) frequentemente solicitado por cidados/consumidores de outros Estados membros da Unio Europeia para elucidar sobre os respectivos procedimentos. A resposta a esses pedidos tem sido suportada por informao previamente elaborada em colaborao com a Direco-Geral das Alfndegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT). Com a entrada em vigor de nova legislao com implicaes para este processo, as mesmas entidades voltaram a colaborar para actualizar este desdobrvel, no qual se explicitam os procedimentos necessrios Legalizao definitiva em Portugal de um automvel ligeiro de passageiros adquirido num outro Estado-membro da Unio Europeia por um cidado da Unio Europeia.

captulo V (regimes suspensivos) da Lei n. 22-A/2007, de 29 de Junho, na redaco vigente. IMPOSTOS

Imposto Sobre Veculos ISV


O ISV incide sobre os automveis ligeiros de passageiros, de utilizao mista e certas categorias de ligeiros de mercadorias, novos ou usados, que estejam obrigados matrcula em Portugal. O ISV dos veculos ligeiros de passageiros e de utilizao mista, varia em funo da classificao fiscal, da cilindrada, das emisses de dixido de carbono (CO2), do tipo de combustvel, do nvel de emisses de partculas (veculos a gasleo) e, no caso de veculos usados, dos anos de matrcula, sendo o das restantes categorias determinado em funo da classificao fiscal, cilindrada, emisses de partculas (veculos a gasleo) e dos anos de matrcula.

Iseno do ISV
concedida a iseno do ISV aos veculos que sejam propriedade de pessoas, maiores de 18 anos, habilitadas a conduzir durante o perodo mnimo de residncia, que transfiram a sua residncia de um outro Estado-membro da U.E. para Portugal, desde que: tenham residido noutro Estado-membro pelo menos 12 meses; sejam proprietrios do veculo no pas de provenincia h pelo menos 12 meses antes da transferncia de residncia; sejam titulares da carta de conduo vlida h pelo menos 12 meses antes da transferncia de residncia; o veculo tenha sido adquirido com o pagamento de todos os impostos exigveis no pas de provenincia (Captulo VI da Lei n. 22-A/2007, de 29 de Junho)
continuao na contra-capa

PRAZOS Para os cidados com ou sem residncia em Portugal, nacionais ou estrangeiros, a legalizao do veculo deve iniciar-se nos 20 dias teis aps a entrada do mesmo em Portugal, junto de qualquer alfndega competente em matria de Imposto Sobre Veculos (ISV). No entanto, nomeadamente para os cidados sem residncia em Portugal, o veculo pode ser objecto de uma admisso temporria durante o prazo de 183 dias seguidos ou interpolados, por cada perodo de 12 meses (com suspenso do ISV) desde que sejam preenchidos os requisitos previstos no

continuao da capa

O pedido de iseno do ISV dever ser apresentado no prazo mximo de 6 meses, aps a transferncia de residncia, na Alfndega da rea da residncia, com os seguintes documentos: Certificado de matrcula e Ttulo de registo de propriedade, se for o caso, comprovativo da propriedade do veculo; Certificado de conformidade ou modelo 9 do IMTT, anotado com a inspeco tcnica do veculo efectuada num Centro de categoria B, cuja lista se encontra disponvel no respectivo stio Internet (www.imtt@imtt.pt) Carto de Contribuinte; Certificado oficial de residncia emitido pela autoridade competente para o controlo de habitantes, onde constem as datas de incio e de cessao da residncia. Quando no pas de provenincia no existir autoridade competente para controlo de habitantes, o cancelamento ser atestado pela entidade consular do pas da nacionalidade do interessado; Carta de Conduo vlida h pelo menos 12 meses antes da transferncia da residncia; Documento da vida quotidiana que ateste a residncia no pas de provenincia, designadamente, recibos de renda de casa, consumo de gua, electricidade, recibos de vencimento ou provas de desconto para efeitos de sade e reforma; Declarao Aduaneira de Veculo (DAV), devidamente preenchida (modelo 22.1101).

Imposto Sobre o Valor Acrescentado IVA


Em matria de IVA, um veculo adquirido num Estado-membro da UE e que se destina a ser registado em Portugal, est sujeito ao seguinte regime de tributao: Na aquisio de um veculo novo, o IVA dever ser pago no pas de destino, isto , no pas onde o veculo ser registado. Assim, se comprou um veculo novo num outro Estado-membro e pretende regist-lo em Portugal deve solicitar ao vendedor a factura, para ser apresentada no momento da sua legalizao em territrio nacional. Nas aquisies intracomunitrias, e para efeitos de IVA, considera-se novo um veculo que tenha menos de seis meses de utilizao ou menos de 6 000 km, no momento da venda. Relativamente a veculos usados, isto , aqueles que, simultaneamente, no momento da venda, tenham mais de seis meses e mais de 6 000 km, o IVA dever ser pago no acto da compra, no sendo devido imposto em Portugal.

Imposto nico de Circulao (IUC)


Incide sobre a propriedade dos veculos matriculados ou registados em Portugal e sobre os veculos no matriculados ou registados em Portugal, aps a sua titularidade neste territrio por mais de 183 dias. O pagamento do IUC dever ser efectuado no ms de aniversrio da matrcula de veculo. Para mais informaes consulte: Direco-Geral de Impostos e Servios de Finanas (www.dgci.min-financas.pt)

NOTA: As informaes contidas neste desdobrvel no dispensam a consulta dos textos legais.
O texto deste desdobrvel foi elaborado por: Centro Europeu do Consumidor CEC - Tel. n. 21 356 4750; e-mail: euroconsumo@dg.consumidor.pt; Web: http://cec.consumidor.pt Direco Geral das Alfndegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo DGAIEC. Tel. N. 21 881 3733; e-mail:disva@dgaiec.min-financas.pt ; Web: www.dgaiec.min-financas.pt Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P IMTT - Tel. 800 50 20 20; e-mail: imtt@imtt.pt Web: www.imtt.pt Com o apoio da Direco-Geral do Consumidor e da Comisso Europeia Edio: Centro Europeu do Consumidor 2008
www.consumidor.pt

frente portuguesa final:Apresentao 1

19-01-2009

15:03

Pgina 2

devem instruir o processo de legalizao pelo Procedimento 1, seguindo para o efeito, o Procedimento 2A ou 2B, conforme o caso. 2. Para os cidados, nacionais ou estrangeiros, que sem prejuzo da tramitao do pedido na Alfndega, o processo de legalizao do veculo inicia-se com o Procedimento 2A ou 2B:

PROCEDIMENTOS 1. Os cidados, nacionais ou estrangeiros,

Procedimento 1
Apresentar, no prazo de 20 dias teis aps a entrada do veculo em Portugal, em qualquer Alfndega com competncia em matria de ISV, os seguintes documentos:
Factura ou declarao de venda, tratando-se de uma compra e venda entre particulares; Certificado de matrcula estrangeiro ou documento equivalente; Certificado de Conformidade Comunitrio; Documento de transporte e respectivo recibo de pagamento sempre que o veculo no ingresse no territrio nacional pelos seus prprios meios; Documento comprovativo da medio efectiva do nvel de emisso de dixido de carbono por centro tcnico legalmente autorizado (Centro de categoria B) sempre que tal elemento no conste do respectivo certificado de conformidade. Declarao Aduaneira de Veculo (DAV), devidamente preenchida (modelo 22.1110)

Procedimento 2 A
Automveis com Certificado de Conformidade Comunitrio (COC)

>>

Procedimento 2 B
Automveis sem Certificado de Conformidade Comunitrio (COC)

Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres - IMTT (Servios Regionais do IMTT)


COC - Certificado de conformidade comunitrio (emitido pelo fabricante do veculo e que o acompanha no acto da venda-apresentao do original se veculo novo ou fotocpia se veculo usado); Modelo 9, disponvel no stio electrnico do IMTT; Solicitar nmero de homologao
(No h lugar a pagamento de taxa)

Representante legal da marca


Modelo 9, disponvel no stio do IMTT; Certificado de matricula ou livrete + ttulo de registo de propriedade. Solicitar a certificao do Modelo 9, com indicao da homologao

>>
>>

>>
A marca inscreveu o nmero de homologao

>>

>>

A marca no inscreveu o nmero de homologao

Direco-Geral das Alfndegas-DGAIEC


Regularizar o ISV; Regularizar o IVA, tratando-se de veculos automveis novos; Pedir a emisso de nova matrcula (s com o pagamento do ISV dada a conhecer a matrcula do veculo).

Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres -IMTT (Servios Regionais)


Requerer a emisso do certificado de matrcula; Apresentar o Modelo 9, disponvel no stio do IMTT; Cpia do livrete de origem autenticada pela DGAIEC; Fotocpia do carto de contribuinte; Fotocpia do Bilhete de Identidade
(Pagamento de uma taxa)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Se for um veculo usado


Obter Modelo 112, junto do Centro de Inspeco Tcnica de Veculos CITV (categoria B)
(Para efeitos do IMTT, considera-se veculo usado todo o veculo que tenha sido matriculado, mesmo que provisoriamente, ou seja, tenha sido objecto de uma matrcula temporria).

>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >> >>

>>

Centro de Inspeco Tcnica de Veculos CITV (categoria B)


Entregar toda a documentao e pagar a taxa respectiva. Obtm-se Modelo 112, emitido pelo CITV.

Com nmero de homologao + Modelo 112

>> >>
Conservatria do Registo Automvel

Sem nmero de homologao + Modelo 112

>>

Dirigir-se a um posto de atendimento da Conservatria do Registo de Automvel, para proceder ao registo do veculo e pagar a respectiva taxa.

Aps concluso de todos os procedimentos, o documento enviado directamente para casa do interessado.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres - IMTT (Servios Regionais do IMTT)


Modelo 9, certificado pelo representante da marca; Documento com as caractersticas tcnicas do veculo; Certificado de matricula ou livrete + ttulo de registo de propriedade; Modelo 112, emitido pelo CITV.
(Pagamento de uma taxa)

>> >>

Anda mungkin juga menyukai