Anda di halaman 1dari 45

Mecnica Noes Bsicas de Elementos de Mquinas Sumrio Parafusos, porcas, arruelas e rosca....................................... 03 Parafusos .......................................................................... 03 Porcas ...............................................................................

.. 08 Arruelas ............................................................................. 10 Rosca ................................................................................ 12 Engrenagens, Correias, Polias e Correntes ........................... 23 Transmisso por engrenagens .......................................... 23 Transmisso por polias e correias ..................................... 33 Transmisso por correntes ................................................ 43 Mancais de Rolamento e Deslizamento ................................. 49 Mancais de Rolamento ...................................................... 49 Mancais de deslizamento .................................................. 55 Acoplamentos ........................................................................ 61 Elementos de Vedao .......................................................... 75 Travas, Chaveta, Anel elstico, Pinos e Freios ...................... 87 Travas ............................................................................... 87 Chaveta ............................................................................. 88 Anel elstico ...................................................................... 94 Pinos ................................................................................. 96 Freios .............................................................................. 101 Noes de Elementos de Mquinas - Avaliao................... 104 Parafusos, porcas, arruelas e rosca Parafusos, porcas e arruelas so peas metlicas de vital importncia na unio e fixao dos mais diversos elementos de mquina. Por sua importncia, a especificao completa de um parafuso e sua porca engloba os mesmos itens cobertos pelo projeto de um elemento de mquina, ou seja: material, tratamento trmico, dimensionamento, tolerncias, afastamentos e acabamento. Parafusos O parafuso formado por um corpo cilndrico roscado e por uma cabea que pode ser hexagonal, sextavada, quadrada ou redonda. cabea hexagonal ou sextavada cabea quadrada

Em mecnica, ele empregado para unir e manter juntas peas de mquinas, geralmente formando conjuntos com porcas e arruelas. Em geral, os parafusos so fabricados em ao de baixo e mdio teor de carbono, por meio de forjamento ou usinagem. Os parafusos forjados so opacos e os usinados, brilhantes. As roscas podem ser cortadas ou laminadas. Ao de alta resistncia trao, ao-liga, ao inoxidvel, lato e outros metais ou ligas no-ferrosas podem tambm ser usados na fabricao de parafusos. Em alguns casos, os parafusos so protegidos contra a corroso por meio de galvanizao ou cromagem. Dimenso dos parafusos As dimenses principais dos parafusos so: dimetro externo ou maior da rosca; comprimento do corpo; comprimento da rosca; altura da cabea; distncia do hexgono entre planos e arestas. O comprimento do parafuso refere-se ao comprimento do corpo. Carga dos parafusos A carga total que um parafuso suporta a soma da tenso inicial, isto , do aperto e da carga imposta pelas peas que esto sendo unidas. A carga inicial de aperto controlada, estabelecendo-se o torque-limite de aperto. Nesses casos, empregam-se medidores de torque especiais (torqumetros). Tipos de parafusos Os parafusos podem ser:

sem porca com porca prisioneiro Allen de fundao farpado ou dentado auto-atarraxante para pequenas montagens Parafuso sem porca Nos casos onde no h espao para acomodar uma porca, esta pode ser substituda por um furo com rosca em uma das peas. A unio d-se atravs da passagem do parafuso por um furo passante na primeira pea e rosqueamento no furo com rosca da segunda pea.

Parafuso com porca s vezes, a unio entre as peas feita com o auxlio de porcas e arruelas. Nesse caso, o parafuso com porca chamado passante.

Parafuso prisioneiro O parafuso prisioneiro empregado quando se necessita montar e desmontar parafuso sem porca a intervalos frequentes. Consiste numa barra de seo circular com roscas nas duas extremidades. Essas roscas podem ter sentido oposto. Para usar o parafuso prisioneiro, introduz-se uma das pontas no furo roscado da pea e, com auxlio de uma ferramenta especial, aperta-se essa pea. Em seguida aperta-se a segunda pea com uma porca e arruelas presas extremidade livre do prisioneiro. Este permanece no lugar quando as peas so desmontadas.

Parafuso Allen O parafuso Allen fabricado com ao de alta resistncia trao e submetido a um tratamento trmico aps a conformao. Possui um furo hexagonal de aperto na cabea, que geralmente cilndrica e recartilhada. Para o aperto, utilizase uma chave especial: a chave Allen. Os parafusos Allen so utilizados sem porcas e suas cabeas so encaixadas num rebaixo na pea fixada, para melhor acabamento. E tambm por necessidade de reduo de espao entre peas com movimento relativo.

Parafuso de fundao farpado ou dentado Os parafusos de fundao farpados ou dentados so feitos de ao ou ferro e so utilizados para prender mquinas ou equipamentos ao concreto ou alvenaria. Tm a cabea trapezoidal delgada e spera que, envolvida pelo concreto, assegura uma excelente fixao. Seu corpo arredondado e com dentes, os quais tm a funo de melhorar a aderncia do parafuso ao concreto. Farpado Dentado Parafuso auto-atarraxante O parafuso auto-atarraxante tem rosca de passo largo em um corpo cnico e fabricado em ao temperado. Pode ter ponta ou no e, s vezes, possui entalhes longitudinais com a funo de cortar a rosca maneira de uma tarraxa. As cabeas tm formato redondo, em lato ou chanfradas e apresentam fendas simples ou em cruz (tipo Phillips). Esse tipo de parafuso elimina a necessidade de um furo roscado

ou de uma porca, pois corta a rosca no material a que preso. Sua utilizao principal na montagem de peas feitas de folhas de metal de pequena espessura, peas fundidas macias e plsticas.

Parafuso para pequenas montagens Parafusos para pequenas montagens apresentam vrios tipos de roscas e cabeas e so utilizados para metal, madeira e plsticos. Dentre esses parafusos, os utilizados para madeira apresentam roscas especiais. com cabea oval com cabea redonda com cabea chata Porcas Porcas so peas de forma prismtica ou cilndrica, providas de um furo roscado onde so atarraxadas ao parafuso. So hexagonais, sextavadas, quadradas ou redondas e servem para dar aperto nas unies de peas ou, em alguns casos, para auxiliar na regulagem.

Cabea oval Tipos de porcas

Cabea chata

So os seguintes os tipos de porcas: castelo cega (ou remate) borboleta contraporcas Porca castelo

A porca castelo uma porca hexagonal com seis entalhes radiais, coincidentes dois a dois, que se alinham com um furo no parafuso, de modo que uma cupilha possa ser passada para travar a porca.

- Porca cega (ou remate) Nesse tipo de porca, uma das extremidades do furo rosqueado encoberta, ocultando a ponta do parafuso. A porca cega pode ser feita de ao ou lato, geralmente cromada e possibilita um acabamento de boa aparncia.

- Porca borboleta A porca borboleta tem salincias parecidas com asas para proporcionar o aperto manual. Geralmente fabricada em ao ou lato, esse tipo de porca empregado quando a montagem e a desmontagem das peas so necessrias e frequentes.

- Contraporcas As porcas sujeitas a cargas de impacto e vibrao apresentam tendncia a afrouxar, o que pode causar danos s mquinas. Um dos meios de travar uma porca atravs do aperto de outra porca contra a primeira. Por medida de economia utiliza-se uma porca mais fina, e para sua travao so necessrias duas chaves de boca. Veja figura a seguir.

Arruelas So peas cilndricas, de pouca espessura, com um furo no centro, pelo qual passa o corpo do parafuso. As arruelas servem basicamente para: proteger a superfcie das peas; evitar deformaes nas superfcies de contato; evitar que a porca afrouxe; suprimir folgas axiais (isto , no sentido do eixo) na montagem das peas; evitar desgaste da cabea do parafuso ou da porca. A maioria das arruelas fabricada em ao, mas o lato tambm empregado; neste caso, so utilizadas com porcas e parafusos de lato. As arruelas de cobre, alumnio, fibra e couro so extensivamente usadas na vedao de fluidos. Tipos de arruelas Os trs tipos de arruela mais usados so: arruela lisa arruela de presso arruela estrelada - Arruela lisa A arruela lisa (ou plana) geralmente feita de ao e usada sob uma porca para evitar danos superfcie e distribuir a fora do aperto. As arruelas de qualidade inferior, mais baratas, so furadas a partir de chapas brutas, mas as de melhor qualidade so usinadas e tm a borda chanfrada como acabamento.

- Arruela de presso A arruela de presso consiste em uma ou mais espiras de mola

helicoidal, feita de ao de mola de seo retangular. Quando a porca apertada, a arruela se comprime, gerando uma grande fora de atrito entre a porca e a superfcie. Essa fora auxiliada por pontas aguadas na arruela que penetram nas superfcies, proporcionando uma travao positiva.

- Arruela estrelada A arruela estrelada (ou arruela de presso serrilhada) de dentes de ao de molas e consiste em um disco anular provido de dentes ao longo do dimetro interno ou dimetro externo. Os dentes so torcidos e formam pontas aguadas. Quando a porca apertada, os dentes se aplainam penetrando nas superfcies da porca e da pea em contato. A arruela estrelada com dentes externos empregada em conjunto com parafusos de cabea chanfrada.

Roscas Rosca uma salincia de perfil constante, helicoidal, que se desenvolve de forma uniforme, externa ou internamente, ao redor de uma superfcie cilndrica ou cnica. Essa salincia denominada filete. Passo e hlice de rosca Quando h um cilindro que gira uniformemente e um ponto que se move tambm uniformemente no sentido longitudinal, em cada volta completa do cilindro, o avano (distncia percorrida pelo ponto) chama-se passo e o percurso descrito no cilindro por esse ponto denomina-se hlice. O desenvolvimento da hlice forma um tringulo, onde se tm: = ngulo da hlice P (passo) = cateto oposto hlice = hipotenusa D2 (dimetro mdio) = cateto adjacente

Podem-se aplicar, ento, as relaes trigonomtricas em qualquer rosca, quando se deseja conhecer o passo, dimetro mdio ou ngulo da hlice: ngulo da hlice = tg = P D2 . P (passo) = tg . D2 . Quanto maior for o ngulo da hlice, menor ser a fora de atrito atuando entre a porca e o parafuso, e isto comprovado atravs do paralelogramo de foras. Portanto, deve-se ter critrio na aplicao do passo da rosca. Para um aperto adequado em parafusos de fixao, deve-se manter < 15. FA = fora de atrito FN = fora normal FR = fora resultante Rosca fina (rosca de pequeno passo) Frequentemente usada na construo de automveis e aeronaves, principalmente porque nesses veculos ocorrem choques e vibraes que tendem a afrouxar a porca. utilizada tambm quando h necessidade de uma ajustagem fina ou uma maior tenso inicial de aperto e, ainda, em chapas de pouca espessura e em tubos, por no diminuir sua seco. Parafusos com tais roscas so comumente feitos de aos-liga e tratados termicamente. Observao: Devem-se evitar roscas finas em materiais quebradios. Rosca mdia (normal) Utilizada normalmente em construes mecnicas e em parafusos de modo geral, proporciona tambm uma boa tenso inicial de aperto, mas deve-se precaver quando do seu emprego em montagens sujeitas a vibraes, usando, por exemplo,

arruelas de presso. Rosca de transporte ou movimento Possui passo longo e por isso transforma o movimento giratrio num deslocamento longitudinal bem maior que as anteriormente citadas. empregada normalmente em mquinas (tornos, prensas, morsa, etc.) ou quando as montagens e desmontagens so frequentes. O material do furo roscado deve ser diferente do ao para evitar a solda a frio (emgripamento). Tambm desaconselhvel sua montagem onde as vibraes e os choques so frequentes. Quando se deseja um grande deslocamento com filetes de pouca espessura, emprega-se a rosca mltipla, isto , com dois filetes ou mais. Em alguns casos, quando o ngulo da hlice for maior que 45 o movimento longitudinal pode ser transformado em movimento giratrio, como por exemplo o berbequim. Perfil da rosca (seco do filete) Triangular o mais comum. Utilizado em parafusos e porcas de fixao, unies e tubos. Trapezoidal Empregado em rgos de comando das mquinas operatrizes (para transmisso de movimento suave e uniforme), fusos e prensas de estampar (balancins mecnicos).

Redondo Emprego em parafusos de grandes dimetros e que devem suportar grandes esforos, geralmente em componentes ferrovirios. empregado tambm em lmpadas e fusveis pela facilidade na estampagem.

Dente de serra Usado quando a fora de solicitao muito grande em um s sentido (morsas, macacos, pinas para tornos e fresadoras).

Quadrado Quase em desuso, mas ainda utilizado em parafusos e peas sujeitas a choques e grandes esforos (morsas).

Simbologia dos principais elementos de uma rosca D = dimetro maior da rosca interna (nominal) d = dimetro maior da rosca externa (nominal) D1 = dimetro menor da rosca interna d1 = dimetro menor da rosca externa D2 = dimetro efetivo da rosca interna d2 = dimetro efetivo da rosca externa P = passo A = avano N = nmero de voltas por polegada n = nmero de filetes (fios por polegada)

H = altura do tringulo fundamental he = altura do filete da rosca externa hi = altura do filete da rosca interna i = ngulo da hlice () rre = arredondamento do fundo da rosca do parafuso rr1 = arredondamento do fundo da rosca da porca Engrenagens, Correias, Polias e Correntes Transmisso por engrenagens As engrenagens, tambm chamadas rodas dentadas, so elementos bsicos na transmisso de potncia entre rvores. Elas permitem a reduo ou aumento do momento torsor, com mnimas perdas de energia, e aumento ou reduo de velocidades, sem perda nenhuma de energia, por no deslizarem. A mudana de velocidade e toro feita na razo dos dimetros primitivos. Aumentando a rotao, o momento torsor diminui e vice-versa. Assim, num par de engrenagens, a maior delas ter sempre rotao menor e transmitir momento torsor maior. A engrenagem menor tem sempre rotao mais alta e momento torsor menor. O movimento dos dentes entre si processa-se de tal modo que no dimetro primitivo no h deslizamento, havendo apenas aproximao e afastamento. Nas demais partes do flanco, existe ao de deslizamento e rolamento. Da conclui-se que as velocidades perifricas (tangenciais) dos crculos primitivos de ambas as rodas so iguais (lei fundamental do dentado). Elementos bsicos das engrenagens

Perfil do flanco do dente O perfil do flanco do dente caracterizado por parte de uma curva cicloidal chamada evolvente. A figura apresenta o processo de desenvolvimento dessa curva. O traado prtico da evolvente pode ser executado ao redor de um crculo, marcando-se a trajetria descrita por um ponto material definido no prprio fio. Quanto menor for o dimetro primitivo (Dp), mais acentuada ser a evolvente. Quanto maior for o dimetro primitivo, menos acentuada ser a evolvente, at que, em uma engrenagem de Dp infinito (cremalheira) a evolvente ser uma reta. Neste caso, o perfil do dente ser trapezoidal, tendo como inclinao apenas o ngulo de presso (). Gerao de evolvente Imagine a cremalheira citada no item anterior como sendo uma ferramenta de corte que trabalha em plaina vertical, e que a cada golpe se desloca juntamente com a engrenagem a ser usinada (sempre mantendo a mesma distncia do dimetro primitivo). por meio desse processo contnuo que gerada, passo a passo, a evolvente. O ngulo de inclinao do perfil (ngulo de presso ) sempre indicado nas ferramentas e deve ser o mesmo para o par de engrenagens que trabalham juntas.

Tipos de engrenagens Engrenagem cilndrica de dentes retos Os dentes so dispostos paralelamente entre si e em relao ao eixo. o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. usada em transmisso que requer mudana de posio das engrenagens em servio, pois fcil de engatar. mais empregada na transmisso de baixa rotao do que na de alta rotao, por causa do rudo que produz.

Engrenagem cilndrica de dentes helicoidais Os dentes so dispostos transversalmente em forma de hlice em relao ao eixo. usada em transmisso fixa de rotaes elevadas por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componente axial de fora que deve ser compensada pelo mancal ou rolamento. Serve para transmisso de eixos paralelos entre si e tambm para eixos que formam um ngulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90).

Engrenagem cilndrica com dentes internos usada em transmisses planetrias e comandos finais de mquinas pesadas, permitindo uma economia de espao e distribuio uniforme da fora. As duas rodas do mesmo

conjunto giram no mesmo sentido.

Engrenagem cilndrica com cremalheira A cremalheira pode ser considerada como uma coroa dentada com dimetro primitivo infinitamente grande. usada para transformar movimento giratrio em longitudinal.

Engrenagem cnica com dentes retos empregada quando as rvores se cruzam; o ngulo de interseo geralmente 90, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cnicas tm um formato tambm cnico, o que dificulta sua fabricao, diminui a preciso e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cnica usada para mudar a rotao e direo da fora, em baixas velocidades.

Engrenagem cilndrica com dentes oblquos Seus dentes formam um ngulo de 8 a 20 com o eixo da rvore. Os dentes possuem o perfil da envolvente e podem estar inclinados direita ou esquerda. Os dentes vo se carregando e descarregando gradativamente. Sempre engrenam vrios dentes simultaneamente, o que d um funcionamento suave e silencioso. Pode ser bastante solicitada e pode operar com velocidades perifricas at 160m/s. Os dentes oblquos produzem uma fora axial que deve ser compensada pelos mancais.

Engrenagem cilndrica com dentes em V Conhecida tambm como engrenagem espinha de peixe. Possui dentado helicoidal duplo com uma hlice direita e outra esquerda. Isso permite a compensao da fora axial na prpria engrenagem, eliminando a necessidade de compensar esta fora nos mancais. Para que cada parte receba metade da carga, a engrenagem em espinha de peixe deve ser montada com preciso e uma das rvores deve ser montada de modo que flutue no sentido axial. Usam-se grandes inclinaes de hlice, geralmente de 30 a 45. Pode ser fabricada em pea nica ou em duas metades unidas por parafusos ou solda. Neste ltimo caso s admissvel o sentido de giro no qual as foras axiais so dirigidas uma contra a outra.

Engrenagem cnica com dentes em espiral Empregada quando o par de rodas cnicas deve transmitir grandes potncias e girar suavemente, pois com este formato de dentes consegue-se o engrenamento simultneo de dois dentes. O pinho pode estar deslocado at 1/8 do dimetro primitivo da coroa. Isso acontece particularmente nos automveis para ganhar espao entre a carcaa e o solo.

Parafuso sem-fim e engrenagem cncava (coroa) O parafuso sem-fim uma engrenagem helicoidal com pequeno nmero (at 6) de dentes (filetes).

O sem-fim e a coroa servem para transmisso entre dois eixos perpendiculares entre si. So usados quando se precisa obter grande reduo de velocidade e consequente aumento de

momento torsor. Quando o ngulo de inclinao (y) dos filetes for menor que 5, o engrenamento chamado de auto-reteno. Isto significa que o parafuso no pode ser acionado pela coroa. Nos engrenamentos sem-fim, como nas engrenagens helicoidais, aparecem foras axiais que devem ser absorvidas pelos mancais. Entre o sem-fim e a coroa produz-se um grande atrito de deslizamento. A fim de manter o desgaste e a gerao de calor dentro dos limites, adequam-se os materiais do sem-fim (ao) e da coroa (ferro fundido ou bronze), devendo o conjunto funcionar em banho de leo. Transmisso por polias e correias Para transmitir potncia de uma rvore outra, alguns dos elementos mais antigos e mais usados so as correias e as polias. As transmisses por correias e polias apresentam as seguintes vantagens: possuem baixo custo inicial, alto coeficiente de atrito, elevada resistncia ao desgaste e funcionamento silencioso; so flexveis, elsticas e adequadas para grandes distncias entre centros.

Relao de transmisso ( i ) a relao entre o nmero de voltas das polias (n) numa unidade de tempo e os seus dimetros. A velocidade perifrica (V) a mesma para as duas rodas. V1 = V2 Transmisso por correia plana Essa maneira de transmisso de potncia se d por meio do atrito que pode ser simples, quando existe somente uma polia motora e uma polia movida (como na figura abaixo), ou mltiplo, quando existem polias intermedirias com dimetros diferentes.

A correia plana, quando em servio, desliza e portanto no transmite integralmente a potncia. A velocidade perifrica da polia movida , na prtica, sempre menor que a da polia motora. O deslizamento depende da carga, da velocidade perifrica, do tamanho da superfcie de atrito e do material da correia e das polias. A correia plana permite ainda a transmisso entre rvores no paralelas. Formato da polia plana Segundo norma DIN 111, a superfcie de contato da polia plana pode ser plana ou abaulada. A polia com superfcie plana conserva melhor as correias e a polia com superfcie abaulada guia melhor as correias. O acabamento superficial deve ficar entre quatro e dez milsimos de milmetro (410m). Quando a velocidade da correia supera 25m/s necessrio equilibrar esttica e dinamicamente as polias (balanceamento).

. Materiais para correia plana Couro de boi Recebe emendas, suporta bem os esforos e bastante elsticas. Material fibroso e sintticos No recebe emendas (correia sem-fim), prpria para foras sem oscilaes, para polia de pequeno dimetro. Tem por material base o algodo, o plo de camelo, o viscose, o perlon e o nylon.

Material combinado, couro e sintticos Essa correia possui a face interna feita de couro curtido ao cromo e a externa de material sinttico (perlon). Essa combinao produz uma correia com excelente flexibilidade, capas de transmitir grandes potncias. Transmisso por correia em V A correia em V inteiria (sem-fim) fabricada com seco transversal em forma de trapzio. feita de borracha revestida por lona e formada no seu interior por cordonis vulcanizados para absorver as foras. O emprego da correia em V prefervel ao da correia plana e possui as seguintes caractersticas: Praticamente no tem deslizamento. Relao de transmisso at 10:1. Permite uma boa proximidade entre eixos. O limite dado por p = D + 3/2h (D = dimetro da polia maior e h = altura da correia). A presso nos flancos, em consequncia do efeito de cunha, triplica em relao correia plana. Partida com menor tenso prvia que a correia plana. Menor carga sobre os mancais que a correia plana. Elimina os rudos e os choques, tpicos da correia emendada com grampos. Emprego de at doze correias numa mesma polia. Perfil e designao das correias em V A designao feita por uma letra que representa o formato e por um nmero que o permetro mdio da correia em polegada. Os perfis so normalizados e denominam-se formato A, B, C, D e E, suas dimenses so mostradas na figura a seguir. Para especificao de correias, pode-se encontrar, por aproximao, o nmero que vai ao lado da letra, medindo o comprimento externo da correia, diminuindo um dos valores abaixo e transformando o resultado em polegadas.

Relao de transmisso (i) para correias e polias em V Uma vez que a velocidade (V) da correia constante, a relao de transmisso est em funo dos dimetros das polias. Para as correias em V, deve-se tomar o dimetro nominal mdio da polia (Dm) para os clculos. Dm = De - 2x Onde: De = dimetro da polia x = altura efetiva da correia h = altura da correia Transmisso por correia dentada A correia dentada em unio com a roda dentada correspondente permitem uma transmisso de fora sem deslizamento. As correias de qualidade tm no seu interior vrios cordonis helicoidais de ao ou de fibra de vidro que suportam a carga e impedem o alongamento. A fora se transmite atravs dos flancos dos dentes e pode chegar a 400N/cm2.

O perfil dos dentes pode ser trapezoidal ou semicircular, geralmente, so feitos com mdulos 6 ou 10. As polias so fabricadas de metal sinterizado, metal leve ou ferro fundido em areia especial para preciso nas medidas em bom acabamento superficial. Para a especificao das polias e correias dentadas, deve-se mencionar o comprimento da correia ou o nmero de sulcos da polia, o passo dos dentes e a largura.

Procedimentos em manuteno com correias e polias A correia importante para a mquina. Quando mal aplicada ou frouxa, provoca a perda de velocidade e de eficincia da mquina; quando esticada demais, h quebra dos eixos ou desgaste rpido dos mancais. As polias devem ter uma construo rigorosa quanto concentricidade dos dimetros externos e do furo, quanto perpendicularidade entre as faces de apoio e os eixos dos flancos, e quanto ao balanceamento, para que no provoquem danos nos mancais e eixos. Os defeitos construtivos das polias tambm influem negativamente na posio de montagem do conjunto de transmisso. Transmisso por correntes Um ou vrios eixos podem ser acionados atravs de corrente. A transmisso de potncia feita atravs do engrenamento entre os dentes da engrenagem e os elos da corrente; no ocorre o deslizamento. necessrio para o funcionamento desse conjunto de transmisso que as engrenagens estejam em um mesmo plano e os eixos paralelos entre si.

A transmisso por corrente normalmente utilizada quando no se podem usar correias por causa da umidade, vapores, leos, etc. , ainda, de muita utilidade para transmisses entre eixos prximos, substituindo trens de engrenagens intermedirias. Tipos de correntes Corrente de rolos composta por elementos internos e externos, onde as talas so permanentemente ligadas atravs de pinos e buchas; sobre as buchas so, ainda, colocados rolos. Esta corrente aplicada em transmisses, em movimentao e sustentao de contrapeso e, com abas de adaptao, em transportadores; fabricada em tipo standard, mdio e pesado.

Vrias correntes podem ser ligadas em paralelo, formando corrente mltipla; podem ser montadas at 8 correntes em paralelo. Corrente de dentes Nesse tipo de corrente h, sobre cada pino articulado, vrias talas dispostas uma ao lado da outra, onde cada segunda tala pertence ao prximo elo da corrente.

Dessa maneira, podem ser construdas correntes bem largas e muito resistentes. Alm disso, mesmo com o desgaste, o passo fica, de elo a elo vizinho, igual, pois entre eles no h diferena. Esta corrente permite transmitir rotaes superiores s permitidas nas correntes de rolos. conhecida como corrente silenciosa (silent chain).

Corrente de elos livres Esta uma corrente especial usada para transportadores e, em alguns casos, pode ser usada em transmisses. Sua caracterstica principal a facilidade de retirar-se qualquer elo, sendo apenas necessrio suspend-lo. conhecida por link chain. Corrente comum Conhecida tambm por cadeia de elos, possui os elos formados de vergalhes redondos soldados, podendo ter um vergalho transversal para esforo. usada em talhas manuais, transportadores e em uma infinidade de aplicaes.

Corrente de blocos uma corrente parecida com a corrente de rolos, mas, cada par de rolos, com seus elos, forma um slido (bloco). usada nos transportadores e os blocos formam base de apoio para os dispositivos usados para transporte. Fabricao das correntes As talas so estampadas de fitas de ao; os rolos e as buchas so repuxados de chapas de ao ou enrolados de fitas de ao; os pinos so cortados de arames de ao. As peas prontas so, separadamente, beneficiadas ou temperadas para aproximadamente 60 rockwell. Engrenagens para correntes As engrenagens para correntes tm como medidas principais o nmero de dentes (Z), o passo (p) e o dimetro (d).

O passo igual corda medida sobre o dimetro primitivo desde o centro de um vo ao centro do vo consecutivo, porque a corrente se aplica sobre a roda em forma poligonal. O perfil dos dentes corresponde ao dimetro dos rolos da corrente e para que haja facilidade no engrenamento, as laterais dos dentes so afiladas e 10% mais estreitas que a corrente. Algumas rodas possuem o perfil modificado para compensar o alargamento produzido pelo desgaste. Os dentes so formados de tal modo que os rolos colocados entre eles tenham folga no flanco da frente e no flanco de trs. Mancais de Rolamento e Deslizamento Mancais de Rolamento Quando se buscou diminuir sensivelmente os problemas de atrito de resistncia alta velocidade, encontrados nos mancais de deslizamento, chegou-se aos mancais de rolamento ou simplesmente rolamentos. Os rolamentos so simplesmente rolamentos de mquinas constitudos por dois anis de ao (geralmente SAE 52 100) separados por uma ou mais fileiras de esferas ou rolos.

Essas esferas ou rolos so mantidos equidistantes por meio do separador ou gaiola a fim de distribuir os esforos e manter concntricos os anis. O anel externo (capa) fixado na pea ou no mancal e o anel interno fixado diretamente ao eixo. A seguir veja as vantagens e desvantagens que os rolamentos possuem em relao aos mancais de deslizamento. Vantagens Menor atrito e aquecimento Coeficiente de atrito de partida (esttico) no superior ao de operao (dinmico) Pouca variao do coeficiente de atrito com carga e velocidade Baixa exigncia de lubrificao Intercambialidade internacional Mantm a forma de eixo Pequeno aumento da folga durante a vida til Desvantagens Maior sensibilidade aos choques Maiores custos de fabricao Tolerncia pequena para carcaa e alojamento do eixo No suporta cargas to elevadas como os mancais de deslizamento Ocupa maior espao radial Classificao dos rolamentos Quanto ao tipo de carga que suportam, os rolamentos podem ser: Radiais - suportam cargas radiais e leves cargas axiais. Axiais - no podem ser submetidos a cargas radiais. Mistos - suportam tanto carga axial quanto radial. Tipos de rolamentos Rolamento fixo de uma carreira de esferas o mais comum dos rolamentos. Suporta cargas radiais e pequenas cargas axiais e apropriado para rotaes mais elevadas. Sua capacidade de ajustagem angular limitada, por conseguinte, necessrio um perfeito alinhamento entre o eixo e os furos da caixa. Rolamento de contato angular de uma carreira de esferas Admite cargas axiais somente em um sentido, portanto, deve sempre ser montado contraposto a um outro rolamento que possa receber a carga axial no sentido contrrio. Rolamento autocompensador de esferas

um rolamento de duas carreiras de esferas com pista esfrica no anel externo, o que lhe confere a propriedade de ajustagem angular, ou seja, compensar possveis desalinhamentos ou flexes do eixo. Rolamento de rolo cilndrico apropriado para cargas radiais elevadas e seus componentes so separveis, o que facilita a montagem e desmontagem.

Rolamento autocompensador de uma carreira de rolos Seu emprego particularmente indicado para construes em que se exige uma grande capacidade de suportar carga radial e a compensao de falhas de alinhamento. Rolamento autocompensador com duas carreiras de rolos um rolamento para os mais pesados servios. Os rolos so de grande dimetro e comprimento. Devido ao alto grau de oscilao entre rolos e pistas, existe uma distribuio uniforme de carga. Rolamento de rolos cnicos Alm de cargas radiais, os rolamentos de rolos cnicos tambm suportam cargas axiais em um sentido. Os anis so separveis. O anel interno e o externo podem ser montados separadamente. Como s admitem cargas axiais em um sentido, de modo geral torna-se necessrio montar os anis aos pares, um contra o outro.

Rolamento axial de esfera Ambos os tipo de rolamento axial de esfera (escora simples e escora dupla) admitem elevadas cargas axiais, porm, no podem ser submetidos a cargas radiais. Para que as esferas sejam guiadas firmemente em suas pistas, necessria a atuao permanente de uma determinada carga axial mnima.

Rolamento axial autocompensador de rolos Possui grande capacidade de carga axial e, devido disposio inclinada dos rolos, tambm pode suportar considerveis cargas radiais. A pista esfrica do anel da caixa confere ao rolamento a propriedade de alinhamento angular, compensando possveis desalinhamentos ou flexes do eixo.

Rolamento de agulhas Possui uma seco transversal muito fina, em comparao com os rolamento de rolos comuns. utilizado especialmente quando o espao radial limitado.

Designao dos rolamentos Cada rolamento mtrico padronizado tem uma designao bsica especfica que indica o tipo de rolamento e a correlao entre suas dimenses principais. Essas designaes bsicas compreendem 3, 4 ou 5 algarismos, ou uma combinao de letras e algarismos, que indicam o tipo de rolamento, as sries de dimenses e o dimetro do furo, nesta ordem. Os smbolos para os tipos de rolamento e as sries de dimenses, junto com os possveis sufixos indicando uma alterao na construo interna, designam uma srie de rolamentos. A tabela mostra esquematicamente como o sistema de designao constitudo. Os algarismos entre parnteses, indicam que embora eles possam ser includos na designao bsica, so omitidos por razes prticas. Como no caso do rolamento de duas carreiras de esferas de contato angular onde o zero omitido. Convm salientar que, para a aquisio de um rolamento, necessrio conhecer apenas as seguintes dimenses: o dimetro externo, o dimetro interno e a largura ou altura. Com esses dados, consulta-se o catlogo do fabricante para obter a designao e informaes como capacidade de carga, peso, etc. Tabela Tipos de rolamento Acoplamentos Introduo Acoplamento um elemento de mquina que transmite momentos de rotao segundo os princpios da forma e do atrito.

Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento de rotao (movimento de rotao e foras) de um eixo motor a outro elemento de mquina situado coaxialmente a ele. Observao Os acoplamentos que operam por atrito so chamados de embreagem (frico) ou freios. Classificao dos acoplamentos Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutveis. Os permanentes atuam continuamente e dividem-se em rgidos e flexveis. Os comutveis atuam obedecendo a um comando. Acoplamentos permanentes rgidos Os mais empregados so as luvas de unio que devem ser construdas de modo que no apresentem salincias ou que estas estejam totalmente cobertas, para evitar acidentes.

Observao: A unio das luvas ou flanges rvore feita por chaveta, encaixe com interferncia ou cones. Para transmisso de grandes potncias usam-se os acoplamentos de disco ou os de pratos, os quais tm as superfcies de contato lisas ou dentadas. Acoplamento de Discos Acoplamento de Pratos Os eixos dos acoplamentos rgidos devem ser alinhados precisamente, pois estes elementos no conseguem compensar eventuais desalinhamento ou flutuaes. O ajuste dos alojamentos dos parafusos deve ser feito com as partes montadas para obter o melhor alinhamento possvel. Acoplamentos permanentes flexveis Esses elementos so empregados para tornar mais suave a transmisso do movimento em rvores que tenham movimentos bruscos e quando no se pode garantir um perfeito alinhamento entre as rvores.

Os acoplamentos flexveis so construdos em forma articulada, em forma elstica ou em forma articulada e elstica. Permitem a compensao at 6 de ngulo de toro e deslocamento angular axial. Veja a seguir os principais tipos de acoplamentos flexveis. Acoplamento elstico de pinos Os elementos transmissores so pinos de ao com mangas de borracha.

Acoplamento perflex Os discos de acoplamento so unidos perifericamente por uma ligao de borracha apertada por anis de presso. Acoplamento de dentes arqueados Os dentes possuem a forma ligeiramente curvada no sentido axial, o que permite at 3 de desalinhamento angular. O anel dentado (pea transmissora do movimento) possui duas carreiras de dentes que so separadas por uma salincia central.

Travas, Chaveta, Anel elstico, Pinos e Freios Travas As unies roscadas so submetidas a vibraes e podem soltarse por essa razo. Para evitar isso, colocam-se travas e arruelas nas porcas ou parafusos.

Existem dois tipos de travas: Trava por fechamento de forma - a mais segura e impede o afrouxamento da unio. Trava por fechamento de foras - esta trava estabelece uma fora de compresso entre as peas, o que aumenta o atrito e dificulta o afrouxamento da unio mas no impede totalmente a soltura. Chaveta Chaveta um corpo prismtico que pode ter faces paralelas ou inclinadas, em funo da grandeza do esforo e tipo de movimento que deve transmitir. construda normalmente de ao. A unio por chaveta um tipo de unio desmontvel, que permite s rvores transmitirem seus movimentos a outros rgos, tais como engrenagens e polias. Classificao e caractersticas Chaveta de cunha (ABNT-PB-121) Empregada para unir elementos de mquinas que devem girar.

Pode ser com cabea ou sem cabea, para facilitar sua montagem e desmontagem. Sua inclinao de 1:100, o que permite um ajuste firme entre as partes. O princpio da transmisso pela fora de atrito entre as faces da chaveta e o fundo do rasgo dos elementos, devendo haver uma pequena folga nas laterais. Havendo folga entre os dimetros da rvore e do elemento movido, a inclinao da chaveta provocar na montagem uma determinada excentricidade, no sendo portanto aconselhado o seu emprego em montagens precisas ou de alta rotao.

Chaveta encaixada (DIN 141, 490 e 6883) a chaveta mais comum e sua forma corresponde ao tipo mais simples de chaveta de cunha. Para facilitar seu emprego, o rasgo da rvore sempre mais comprido que a chaveta.

Chaveta meia-cana (DIN 143 e 492) Sua base cncava (com o mesmo raio do eixo). Sua inclinao de 1:100, com ou sem cabea. No necessrio rasgo na rvore, pois transmite o movimento por efeito do atrito, de forma que, quando o esforo no elemento conduzido muito grande, a chaveta desliza sobre a rvore.

Chaveta plana (DIN 142 e 491) similar chaveta encaixada, tendo, porm, no lugar de um

rasgo na rvore, um rebaixo plano. Sua inclinao de 1:100 com ou sem cabea. Seu emprego reduzido, pois serve somente para a transmisso de pequenas foras.

Chaveta tangencial (DIN 268 e 271) formada por um par de cunhas com inclinao de 1:60 a 1:100 em cada rasgo. So sempre utilizadas duas chavetas e os rasgos so posicionados a 120. A designao tangencial devido a sua posio em relao ao eixo. Por isso, e pelo posicionamento (uma contra a outra), muito comum o seu emprego para transmisso de grandes foras, e nos casos em que o sentido de rotao se alterna.

Chaveta transversal Aplicada em unies de rgos que transmitem movimentos no s rotativos como tambm retilneos alternativos. Quando empregada em unies permanentes, sua inclinao varia entre 1:25 e 1:50. Se a unio necessita de montagens e desmontagens frequentes, a inclinao pode ser de 1:6 a 1:15.

Chaveta paralela (DIN 269) normalmente embutida e suas faces so paralelas, sem qualquer conicidade. O rasgo para o seu alojamento tem o seu comprimento. As chavetas embutidas nunca tm cabea e sua preciso de ajuste nas laterais, havendo uma pequena folga entre o ponto

mais alto da chaveta e o fundo do rasgo elemento conduzido. A transmisso do movimento e das foras feita pelo ajuste de suas faces laterais com as do rasgo da chaveta. A chaveta paralela varia quanto forma de seus extremos (retos ou arredondados) e quanto quantidade de elementos de fixao rvore. Pelo fato de a chaveta paralela proporcionar um ajuste preciso na rvore no ocorre excentricidade, podendo, ento, ser utilizada para rotaes mais elevadas. bastante usada nos casos em que o elemento conduzido mvel.

Chaveta de disco ou meia-lua tipo woodruff (DIN 496 e 6888) uma variante da chaveta paralela, porm recebe esse nome porque sua forma corresponde a um segmento circular. comumente empregada em eixos cnicos por facilitar a montagem e se adaptar conicidade do fundo do rasgo do elemento externo.

Anel elstico um elemento usado para impedir o deslocamento axial, posicionar ou limitar o curso de uma pea deslizante sobre um eixo. Conhecido tambm por anel de reteno, de trava ou de segurana. Fabricado de ao para molas, tem a forma de anel incompleto, que se aloja em um canal circular construdo conforme normalizao. Tipos de anis elsticos e aplicaes Aplicao: para eixos com dimetro entre 4 e 1000mm. Trabalha externamente - DIN 471.

Aplicao: para furos com dimetro entre 9,5 e 1000mm. Trabalha internamente - DIN 472.

Aplicao: para eixos com dimetro entre 8 e 24mm. Trabalha externamente - DIN 6799.

Pinos uma pea geralmente cilndrica ou cnica, oca ou macia que serve para alinhamento, fixao e transmisso de potncia.

Os pinos se diferenciam por suas caractersticas de utilizao, forma, tolerncias dimensionais, acabamento superficial, material e tratamento trmico. Os alojamentos para pinos devem ser calibrados com alargador que deve ser passado de uma s vez pelas suas peas a serem montadas. Esta calibragem dispensada quando se usa pino estriado ou pino tubular partido (elstico). O principal esforo a que os pinos, de modo geral, esto sujeitos o de cisalhamento. Por isso os pinos com funo de alinhar ou centrar devem estar a maior distncia possvel entre si, para diminuir os esforos de corte. Quanto menor proximidade entre os pinos, maior o risco de cisalhamento e menor a preciso no ajuste.

Pino cilndrico paralelo Pino de ajuste (guia) temperado feito de ao-prata ou similar e temperado, revenido e retificado. Pode resistir a grandes esforos transversais e usado em diversas montagens, geralmente associado a parafusos e prisioneiros. Pode ser liso, liso com furo para cupilha, com cabea e furo para cupilha, com cabea provida de ressalto para evitar o giro, com ponta roscada e cabea. Todos os pinos que apresentam furo ou rosca so usados como eixo para articulaes ou para suportar rodas, polias, cabos, etc. A preciso destes pinos j6, m6 ou h8.

Pino de segurana usado principalmente em mquinas-ferramentas como pino de cisalhamento, isto , em caso de sobrecarga esse pino se rompe para que no quebre um componente de maior importncia. Pino de unio Tem funes secundrias como em dobradias para caixas metlicas e mveis. Pino cnico Feito geralmente de ao-prata, temperado ou no e retificado. Tem por dimetro nominal o dimetro menor, para que se use a broca com essa medida antes de calibrar com alargador. Existem pinos cnicos com extremidade roscada a fim de mant-los fixos em casos de vibraes ou sac-los em furos cegos. O pino cnico tem largo emprego na construo de mquinas, pois permite muitas desmontagens sem prejudicar o alinhamento dos componentes; alm do que possvel compensar eventual desgaste ou alargamento do furo. Pino estriado A superfcie externa do pino estriado apresenta trs entalhes e respectivos rebordos. A forma e o comprimento do entalhes determinam os tipos de pinos. O uso destes pinos dispensa o acabamento e a preciso do furo alargado. Pino tubular fendido Tambm conhecido como pino elstico, fabricado de fita de ao para mola enrolada. Quando introduzido, a fenda permanece aberta e elstica gerando o aperto. Este elemento tem grande emprego como pino de fixao, pino de ajuste e pino de segurana. Seu uso dispensa o furo alargado. H um pino elstico especial chamado Connex, com fenda ondulada cujos cantos esto opostos entre si. Isto proporciona uma fora de ajuste maior em relao ao pino elstico comum.

Cupilha ou contrapino Trata-se de um arame de seco semicircular dobrado de tal forma a obter-se um corpo cilndrico e uma cabea. A cupilha usada principalmente para travar porcas-castelo. Nota Um pino qualquer ao se quebrar deve ser substitudo por outro com as mesmas caractersticas de forma, material, tratamento e acabamento.

Rebites O que : O rebite possui corpo cilndrico e cabea, sendo fabricado em ao (comum, inox, etc), alumnio, cobre ou lato. usado para fixao permanente de duas ou mais peas.

Emprego: Em geral, seu emprego est em situaes onde no possvel usar solda por um ou mais motivos: tipo de material, no admisso de tenses provenientes da solda, facilidade do processo de fabricao, etc. Na indstria aplica-se principalmente em: estruturas metlicas, reservatrios, caldeiras, mquinas, navios, avies, veculos de transporte e trelias. Molas Os elementos elsticos, chamados de molas, so todos aqueles que, pelo formato ou instalao, proporciona movimentao dentro do campo de deformao elstica, ou seja, que se movimenta sem deformar-se permanentemente. As molas so usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia (acionar mecanismos de relgios, de brinquedos, de retrocesso das vlvulas de descarga e aparelhos de controle), amortecimento de choques (suspenso e pra-choques de veculos, em acoplamento de eixos, proteo de instrumentos sensveis), distribuio de cargas (estofamentos de poltronas, colches, estrados de camas, veculos), limitao de vazo (regulam a vazo de gua em vlvulas e registros e a vazo de gs em bujes ou outros recipientes), preservao de junes ou contatos (preservar peas articuladas, alavancas de contato, vedaes, etc. que estejam em movimento ou sujeitas a desgastes). Os elementos elsticos podem ser classificados quanto forma geomtrica (helicoidais ou planas). Muitas indstrias de molas fabricam por encomenda molas especiais, projetadas de acordo com a necessidade de fixao, espao, etc, ainda que permanecendo o princpio funcional. A seleo de uma mola depende das respectivas formas e solicitaes mecnicas. Molas Helicoidais Em geral so feitas de barra de ao, enrolada em forma de hlice cilndrica ou cnica. A barra de ao pode ter seo de perfis variados. Em geral, a mola helicoidal enrolada direita, podendo ser tambm esquerda. classificada quanto resistncia a esforos (trao, compresso ou toro).

Molas Planas So confeccionadas de material plano ou em fita. Foram projetadas para receberem esforos em um s sentido. Simples Esse tipo de mola empregado somente para algumas cargas. Em geral, essa mola fixa numa extremidade e livre na outra. Quando sofre a ao deuma fora,a mola flexionada em direo oposta. Prato Em geral, as molas prato funcionam associadas entre si, empilhadas, formando colunas. O arranjo das molas nas colunas depende da necessidade que se tem em vista.

Cabos de Ao Os cabos so elementos que transmitem movimento e suportam grandes cargas (fora de trao),deslocando-as nas posies horizontal, vertical ou inclinada. So muito empregados em equipamentos de transporte e na elevao de cargas, como em elevadores, escavadeiras e pontes rolantes. A fixao das extremidades se

d por meio de ganchos ou laos(formados pelo tranamento do prprio cabo). Os cabos so normatizados e possuem limites de cargas tabeladas pelos fabricantes.

Estruturas: So fabricados com arame de ao trefilado a frio. Inicialmente, o arame enrolado de modo a formar pernas. Depois as pernas so enroladas em espirais em torno de um elemento central, chamado ncleo ou alma. Tipos de distribuio dos fios: Existem vrios tipos, sendo os mais comuns os seguintes: - Distribuio normal: todos os fios possuem o mesmo dimetro. - Distribuio seale: as camadas so alternadas em fios grossos e finos. - Distribuio filler: As pernas contm fios de dimetro pequeno que so Tipos de almas: Podem ser de vrios materiais, dependendo da aplicao. Fibra: o mais utilizado para cargas no muito pesadas, podendo ser naturais (sisal ou rami) ou artificiais (polipropileno). Algodo: o mais utilizado em cabos de pequena dimenso. Asbesto: utilizado em cabos especiais, sujeitos a altas temperaturas. Ao: para grandes cargas utilizados comoenchimento dos vos dos fios grossos. Distribuio warrington: Os fios das pernas tm dimetros diferentes numa mesma camada.

Rodas Dentadas As engrenagens, tambm chamadas rodas dentadas, so elementos bsicos na transmisso de energia mecnica entre eixos (rvores). Elas permitem a reduo ou aumento do torque, com mnimas perdas de energia (quando esto em bom estado), e aumento ou reduo de velocidades, sem perda nenhuma de energia, por no deslizarem e apresentarem engrenamento perfeito. A mudana de velocidade e toro feita na razo dos dimetros primitivos. Aumentando a rotao, o torque (momento torsor) diminui e se diminuirmos a rotao poderemos aumentar o torque (fora de transferncia de energia mecnica). Assim, num par de engrenagens, a maior delas ter sempre rotao menor e transmitir torque maior. A engrenagem menor tem sempre rotao mais alta e momento torsor menor. As engrenagens devem estar sempre lubrificadas durante o funcionamento dos conjuntos mecnicos, pois a pelcula formada entre os dentes completa o engrenamento reduzindo a folga natural e em alguns casos minimizando os desgastes dos dentes compensando com uma lubrificao de maior teor de viscosidade. Este procedimento apenas emergencial, j que todos os conjuntos mecnicos devem trabalhar com suas caractersticas originais conservadas para obter o mximo da potncia estabelecida pelo projeto das mquinas.

Rodas de atrito

So elementos de mquinas que transmitem movimento por atrito entre dois eixos paralelos ou que se cruzam.

Utilizadas entre veios paralelos, veios concorrentes ou veios no complanares, com razes de transmisso at i = 6:1 (10:1), com rendimentos de 95% a 98% e escorregamentos idnticos aos obtidos com transmisses por correias, mas, em contrapartida, as distncias entre eixos so menores e o peso e o preo so menos competitivos.

REDUTORES DE VELOCIDADE Redutor de velocidade um dispositivo mecnico que reduz a velocidade (rotao) de um acionador (geralmente um motor, eltrico ou no). Seus principais componentes so basicamente: Eixos de entrada e sada, rolamentos, engrenagens e carcaa. O redutor de velocidade utilizado quando necessria a adequao da rotao do acionador para a rotao requerida no dispositivo a ser acionado. Devido s leis da fsica, quando h reduo da rotao, aumenta-se o torque disponvel e vice-versa. Existem diversos tipos e configuraes de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens. Essas engrenagens, por sua vez, podem ser cilndricas ou cnicas. Pode-se ainda utilizar o sistema coroa e rosca sem fim. J os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando h

inteno de se reduzir a vibrao e rudo utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, j que a transmisso de potncia, nesse caso, feita de maneira mais homognea. Por outro lado, as engrenagens de dentes retos so mais simples de serem fabricadas e por isso apresentam menor custo. Existe ainda o redutor do tipo epicicloidal. Este tipo de redutor utiliza em sua configurao, engrenagens comuns de dentes retos e uma ou mais engrenagens de dentes internos.Os redutores epicicloidais so normalmente indicados quando se procura um sistema mais compacto e com capacidade para trabalhar com altas taxas de reduo. Os redutores de velocidade trabalham normalmente com apenas uma taxa de reduo. No caso de existir a possibilidade de atuar no dispositivo e alterar a taxa de reduo, este passa a ser chamado de cmbio ou caixa de marchas. Existem tambm equipamentos que permitem a alterao gradual da taxa de reduo, sendo estes chamados variadores de velocidade. Um exemplo moderno de variador de velocidade aplicado rea automobilstica o cmbio CVT - Continuosly Variable Transmission - utilizado atualmente pela Honda. Existem tambm estudos para desenvolvimento de novos tipos de redutores de velocidade. Um deles a concepo do redutor de velocidade esfrico. Ele baseado nos mesmos princpios de funcionamento dos rolamentos de esferas e fusos de esferas recirculantes e visa apresentar como principais vantagens menor vibrao e atrito, tamanho reduzido e menores folgas

Redutores Coroa e Rosca Sem Fim : simplicidade, baixo custo, redues elevadas com um nico estgio, facilidade de manuteno, baixo rendimento, baixa capacidade trmica, baixa relao entre torque transmitido/pesoRedutores de Engrenagens Helicoidais : Relativa simplicidade, mdio custo, consegue-se baixas redues para transmitir altas potncias, facilidade de manuteno, alto rendimento, alta durabilidade, boa capacidade trmica, peso elevado para grandes redues com alto torqueRedutores Planetrios: Alta capacidade de torque, tima relao entre torque transmitido/peso, alto custo, baixa capacidade trmica, mdia facilidade de manuteno

Anda mungkin juga menyukai