Anda di halaman 1dari 3

Protetor de picos da rede eltrica

Elias Bernab Turchiello Tcnico responsvel

Este manual se destina unicamente a orientar o montador interessado neste projeto, portanto no se encontram neste manual: detalhes de gabinete, layout de placas de circuito impresso, cabos de ligaes, aparncia final do produto, cor, forma, tamanho, etc., ficando estes detalhes por conta do montador. Acredito que o interessado neste projeto tenha conhecimentos suficientes em eletrnica a ponto de saber identificar: resistores, capacitores, transistores, rels, diodos etc. alm de saber interpretar o circuito eltrico. Para obter maiores informaes favor entrar em contato pelo e-mail: turchiellows@yahoo.com.br

Este aparelho retarda o abastecimento de energia da rede eltrica aps uma queda de energia. Em muitos casos os equipamentos eletro-eletrnicos so danificados quando ocorre uma interrupo no fornecimento de energia eltrica. O fato que: quando e energia restabelecida, a tenso da rede pode estar com um valor muito mais alto do que o normal. Isso causa uma sobrecarga eltrica na fonte de alimentao, principalmente em equipamentos que utilizam fonte de alimentao do tipo chaveada.

Quando uma queda de energia acontecer, por menor que ela seja (0,5 seg.), este aparelho corta definitivamente a alimentao do aparelho que esta sendo protegido; e quando a energia for restabelecida ele s ira acionar a alimentao do aparelho protegido aps um intervalo de tempo prdeterminado; eliminando assim o perigo do excesso de tenso causar sobrecarga na fonte do equipamento.

No h limites para a utilizao deste circuito, somente temos que considerar a potncia consumida pelo equipamento que vai ser protegido, e calcular a corrente mnima que os contatos do rel devem suportar. Tambm possvel alimentar vrios aparelhos com um protetor s; desde que o rel tenha contatos que suportem a corrente total consumida pelos equipamentos.

Descrio de funcionamento
Um transformador faz a alimentao do circuito de timer e do rel de potncia. Este transformador fica sempre ligado enquanto este circuito estiver conectado na tomada da rede eltrica. Logo, recomendado utilizar transformadores de baixa corrente para termos uma maior economia de energia eltrica. Transformadores de 200mA consomem em mdia 3,3W. A tenso do secundrio do transformador retificada e filtrada para alimentar o circuito de timer e o rel. Uma ponte retificadora retifica a corrente que retirada dos terminais externos do secundrio do transformador onde temos 15V (7,5V + 7,5V). Um capacitor filtra esta tenso. Neste ponto se encontra um LED piloto, juntamente com seu resistor limitador de corrente, que indica quando a rede esta energizada. Mesmo o transformador fornecendo uma tenso de 15V em sua sada podemos alimentar sem problemas um rel de 12V, pois no circuito est intercalado em srie um SCR que, quando este conduz, provoca uma queda de tenso de aproximadamente 2V em seus terminais. Ento 15V 2V = 13V, o que perfeitamente aceitvel para o funcionamento do rel.

O circuito de timer composto por dois transistores associados em configurao darlington para obtermos um melhor ganho e amplificao e assim tornar a ao deste circuito o mais rpida possvel, de modo a perceber at mesmo as menores interrupes que ocorrerem na rede eltrica. O resistor de 25,4M (deve ser feita uma associao de resistores para se obter este valor) ao receber a alimentao do transformador comea a carregar o capacitor de 1uF. A partir desse momento a tenso comea a subir lentamente nos terminais desse capacitor. Quando esta tenso atingir um nvel suficiente para polarizar diretamente a juno base-emissor da associao darlington de transistores, estes transistores comeam a conduzir e alimentam um rel composto por uma bobina de fio e um reedswitch. Este rel pode ser aproveitado de telefones sem fio fora de uso. Ele fica na parte da base do telefone e, ele o responsvel pelo chaveamento da linha telefnica ao restante do circuito do telefone; na maioria dos casos este rel possui uma etiqueta com a inscrio 700 ou 400 ou ainda 250, qualquer um serve perfeitamente. Se voc no dispuser de nenhum desses rels, ento enrole umas 400 voltas de fio bem fino ao redor de um reed-switch (pode-se usar o fio do enrolamento primrio de transformadores queimados, o transformador queimado deve ser de 100 ou 200 mA de corrente). O tempo que a tenso nos terminais do capacitor leva para polarizar a juno base-emissor dos transistores o tempo que este protetor aguarda, desde o momento do retorno da energia eltrica, para liberar a alimentao da rede eltrica para o aparelho que est sendo protegido. Este tempo pode facilmente ser alterado mudando-se os valores tanto do resistor de 25,4M como do capacitor de 1F.

Quando o reed-switch interno bobina fechar seus contatos, ele polariza diretamente o terminal GATE de um SCR. O SCR recebendo a polarizao no seu terminal GATE, dispara conduzindo permanentemente uma corrente eltrica que ira alimentar a bobina de outro rel de maior potncia. Este rel de potncia, ao ser alimentado, fechar seus contatos e transmitir a corrente da rede eltrica para o aparelho protegido.

O primeiro LED, vermelho, ascende quando a energia da rede eltrica restabelecida; o segundo LED, verde, ascende quando o rel de potncia fecha seus contatos.

Quando houver uma interrupo na rede de energia eltrica a carga do capacitor de 1F tende a se escoar rapidamente atravs da bobina do rel com o reed-switch descarregando o capacitor. Neste momento o SCR tambm entra em corte, pois no h mais corrente circulado por ele. Quando a energia da rede eltrica for restabelecida todo o processo descrito anteriormente se repete. Devido aos capacitores terem um valor de capacitncia bem baixo, tudo isso acontece em uma frao de segundo, o que torna este protetor muito interessante para as pessoas que moram em locais onde a rede eltrica oscila muito ou apresenta muitas quedas periodicamente.

Como o transformador utilizado bi-volt, este circuito pode ser empregado tanto em redes de 110V como em redes de 220V se maiores problemas. Uma ateno especial deve ser dada posio dos terminais dos transistores, bem como, do SCR.

Lista de componentes:
01 chave HH (chave seletora de tenso) 01 transformador 7,5V + 7,5V 200mA 01 capacitor - 10F 50V (eletroltico) 01 capacitor - 1F 10V (eletroltico) 02 resistores 1K (marrom, preto, vermelho, dourado) 01 resistor - 100K marrom, preto, amarelo, dourado) 01 resistor 24,5M (deve-se associar vrios resistores at conseguir um resistor com este valor) 02 transistores BC 548 01 SCR TC 106 04 diodos 1N 4007 01 diodo 1N 4148 01 rel (formado por um reed-switch no interior de uma bobina) 01 rel 12V (os contatos dever suportar a corrente exigida pelo aparelho controlado) Diversos tomadas AC, fios, solda, gabinete, placa de circuito impresso, etc.

Anda mungkin juga menyukai