Anda di halaman 1dari 11

ALIMENTAO SAUDVEL

No suficiente ter uma boa mente: o principal us-la bem. RenDescartes

Objetivos
As atividades aqui propostas tm por objetivos no apenas contribuir para a compreenso de questes relativas alimentao, mas tambm ampliar e construir noes relativas Estatstica, problemas de contagem, operaes, porcentagem e medidas. De fato, esses contedos caracterizamse por sua forte relevncia social devido a seu carter prtico e utilitrio e pela possibilidade de variadas conexes com outras reas do conhecimento. Assim, desempenham papel importante no currculo, pois mostram claramenteaoalunoautilidadedoconhecimentomatemticonocotidiano. Assimoprojetotemcomoobjetivos: Ler,construireinterpretarinformaesdevariveisexpressasemgrficosetabelas.

Coleta, organizao de dados e utilizao de recursos visuais adequados (fluxogramas, tabelas egrficos)parasintetizlos,comuniclosepermitiraelaboraodeconcluses. Resolversituaesproblemautilizandoasquatrooperaeseporcentagens. Leituraeinterpretaodedadosexpressosemtabelasegrficos. Representaoecontagemdoscasospossveisemsituaescombinatrias.

Contedos
NmeroseOperaes:porcentagem. GrandezaseMedidas:unidadesdemedidadecapacidade. Estatstica: leitura e construo de grficos e tabelas; mdia aritmtica, obteno das medidas de tendncia central de uma pesquisa (mdia, moda e mediana), compreendendo seus significados para fazerinferncias.

Pblico
3sriedoEnsinoMdio.

Durao
08aulas

Materiais
Bolinhadepinguepongue Bolinhadeisopor Borracha Cartolina Colabranca Colaplstica Colorset Cortia Fitacrepe Isopor Lpis Lpisdecor Papelcanelado Papelkraft Papelsulfite(brancoecolorido) Percevejo Rgua Xerox
2

Calculadora Tesoura Cartuchodeimpressora(pretoecolorido) Pincelatmico Fitaadesiva

1 Tarefa: Debate Tempo estimado: 2 aulas Atividade1


Organizarosalunosemcrculonoambienteaserrealizadaaatividade; Imprimirasafirmaesabaixoemfilipetaseentregaraosalunos:

fundamental estar atento s ciladas das propagandas, pois, aumentar o consumo de determinados alimentos ou medicamentos, o seu principal objetivo. A alimentao uma necessidade biolgica de todos os seres vivos, sendo que os humanos tm necessidade de consumir diariamente substncias fundamentais construo e ao desenvolvimento do corpo, como protenas, vitaminas, carboidratos, lipdios, sais minerais e gua. No entanto, a alimentaodemuitaspessoaspobreemprotenasevitaminas.

Distribuiroscartesaleatoriamenteparaosalunos; Lerasafirmaescontidasnoscartesparaasala; Provocarumadiscussopartindodasquestesabaixo: a) Vocdiscordadealgumasdessasafirmaes? b) Comquaisdelasvocconcordatotalmente? c) Quetipodealimentosmaisconsumidopelosjovens? d) Quaisalimentospodemserclassificadoscomosaudveis? e) Quaisasconsequnciasdeumaalimentaoinadequada?

Entregar aos alunos, em folha impressa, o roteiro que nortear a pesquisa a ser realizada extraclasse e socializadacomaturmano2tarefa.
3

Qualafunodoscarboidratoseasuaimportnciaparaossereshumanos?Quaissoosalimentos maisricosemcarboidratos?Quantasquilocaloriaspossui1gramadecarboidratos? Qualafunodoslipdioseasuaimportnciaparaossereshumanos?Quaissoosalimentosmais ricosemlipdios?Quantasquilocaloriaspossui1gramadelipdios? Qual a funo das protenas e a sua importncia para os seres humanos? Quais so os alimentos maisricosemprotenas?Quantasquilocaloriaspossui1gramadeprotenas? Qual a importncia da gua no organismo humano? Qual a porcentagem de gua em nosso corpo?

2 Tarefa: Socializando a pesquisa Tempo estimado: 1 aula

Atividade1
Organizarasalaemgruposcom4alunos; Entregar a tabela abaixo para que eles completem com o resultado da pesquisa, para organizaodasideias; Transcrever essa tabela em uma folha de cartolina ou em papel kraft, ilustrando com figuras de alimentosrecortadasderevistasejornais; Solicitarqueosgruposfaamumrodzioparaconhecerasproduesdosdemaisgrupos. Composio dos Alimentos Carboidratos Protenas gua Lipdios Professor: a tabela deve ser impressa e entregue a todos os alunos. O papel cartolina ou kraft deve ser entregueaosalunosparaconfecodoscartazes. Kcal Alimentos Ricos por grama Ilustraes

Funo

Importncia paraosSeres Vivos

3 Tarefa: Resolvendo situaes-problema Tempo estimado: 1 aula Atividade1


Forneceraosalunosumacpiadotextoabaixo,paraaleituraeinterpretao:

Voc sabe o significado de caloria (cal) e de quilocaloria (kcal)? A caloria uma unidade utilizada para indicar o total de energia que um alimento pode fornecer e tambm a energia consumida pelo homem emsuasatividadesfsicase/oumentais. importanteconhecerarelaoentrecaloriaequilocaloria: 1kcal=1000cal Oprefixoquilo,quevocjusououtrasvezes,significamil. Exemplos: 1km=1.000m(umquilmetro=quilometro=milmetros) 1kW=1.000W(umquilowatt=quilowatt=milwatts) 1kcal=1.000cal(umaquilocaloria=milcalorias) importante voc saber que existe um erro bastante comum em revistas, em algumas embalagens de alimentoseatemlivros:ousodotermocalorianolugardequilocaloria. Afirmase, por exemplo, que um homem adulto precisa, em mdia, consumir diariamente 2.500 cal, o que no correto, pois a quantia necessria de 2.500 kcal. Uma ma pequena tem em tomo de 80 kcal,masalgumasrevistasdedietasafirmam,erroneamente,queessevalorde80cal.

Atividade2
Organizar os alunos em duplas e entregar cpias dos problemas sugeridos, propondo a resoluo; Discutiraspossveisestratgiasderesoluo,corrigindocoletivamenteosproblemas.

1. Osalimentosingeridosporumapessoaduranteoalmoototalizaram100gdecarboidratos,80g

de protenas e 50 g de gorduras. Qual o total de quilocalorias consumidas por essa pessoa? Consulteatabelaparaverificarovalorenergticoaproximadodessesnutrientes: Lipdio kcal/g Protena 4kcal/g Carboidrato kcal/g

2. Umhomempesa80kg.Qualopesodaquantidadedeguadeseuorganismo,sabendoqueela

representa70%deseutotal?
3. Atabelaabaixomostraovaloraproximadodaenergiagastaporumhomemadultoemumahora deprticadeesporte.

Esporte Basquete Caminhada Corrida Futebol Natao

Consumomdioemumahora 560 288 600 700 600

4. Calculeonmeroaproximadodequilocaloriasconsumidasporestehomemquando:

nadarpor2horas jogarbasquetepor45min jogarfutebolpor90min caminharpor2h30min caminharpor1h15min

5. Sabese que 100 g de um certo chocolate fornecem 600 kcal. Por quanto tempo um homem devercorrerparaqueimarascaloriasde250gdechocolate? 6. Observe aembalagemdabarradeumchocolateeverifiqueseelaindicaamassaeaquantidade

de energia (em kcal). No caso da embalagem no fornecer o nmero de kcal, admita que, em geral, 1 kg de chocolate tem 6.000 kcal. Preencha a tabela a seguir com os dados dessa embalagemecalculeosdemaisvalores:
6

Quantidadedebarras 1 2 3 10 1.000 0,5

Massa

Energia

7. De acordo com o texto abaixo, construa um grfico de colunas e um de setores (pizza) que

representeaseguintecomposiodenutrientes(normal):gorduras,carboidratoseprotenas. ... as necessidades alimentares do homem devem ser satisfeitas no apenas do ponto de vista quantitativo(nmerodecaloriasnecessriasparaoindivduoemfunodesuaatividadefsica,dosexo, da altura, da idade etc.), mas do qualitativo que o equilbrio entre protenas (10% a 20%), gorduras (30% a 35%) e carboidratos (50% a 60%). A ingesto de vitaminas e de sais minerais indispensvel. Assim,porexemplo,prefervelocarboidratodasfrutasaocarboidratodoacarrefinado... Obs:osdados(protenas10a20%,gorduras30%a35%ecarboidratos50%a60%)estoemintervalos, portantoutilizeapenasumvalornoqualasomade100%.
8. Leiaainformaoabaixo:

... a alimentao diria ou semanal depende do estado fisiolgico da pessoa: uma criana ou adolescente em crescimento e uma mulher grvida ou que est amamentando devem aumentar a quantidade de protenas. Pessoas mais velhas e sedentrias devem evitar as gorduras.Pessoas doentes comodiabticosdeveroterumregimealimentarprprio... Ento, ao analisar a distribuio de nutrientes representada pelo grfico abaixo de um adolescentede14anos,oquepodemosmudarnaalimentaodele?

10%

30% 60%
protenas gorduras carboidratos

9.Ogrficoqueseguerepresentaadistribuiodenutrientes,aproximado,deduasgarotas:AnaeBia.

70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

carboidratos gorduras protenas

Ana

Bia

a) Oquevocmudarianaalimentaodelas? b) Qualdasduasgarotasconsomemaisprotenas? c) Quemconsomemaisgorduras? d) Qualdasduasgarotaspareceteradietamaisbalanceada,ouseja,maisprximadonormal? e) SuaalimentaomaisprximadadeAnaoudeBia?

4 Tarefa: Explorando a Estatstica Tempo estimado: 2 aulas Atividade1


Organizarasalaemgruposdequatroalunos; Entregaraeles,emfolhaimpressa,aatividadeabaixoparaqueanalisem.

Como vimos, caloria uma unidade de medida de energia. Como nosso corpo necessita de energia para se manter, movimentarse, pensar, e tudo o mais, importante sabermos quanta energia gastamos e quanta temos que repor diariamente para continuarmos vivos. A quantidade de energia utilizada pelo corpo para respirar, manter nossa temperatura corporal, manter e substituir clulas etc.denominadataxademetabolismobasal. Uma regra prtica para calcularmos a taxa de metabolismo basal (TMB) fazer o seguinte clculo: o corpo precisa de aproximadamente uma caloria por hora para cada quilo do nosso peso. Ento, em umdia(24horas),precisamosde24caloriasparacadaquilodenossopeso.

Com ajuda dos colegas, escreva essa situao em uma frmula para o clculo da energia diriamnimaquenecessitamosparanosmantermosvivos:

TMB=_________________________________ Agoracalculeasuataxademetabolismobasalecomparecomadeseuscolegas. TMB=________________________________

Atividade2
Cadaalunodeveriratalousaeregistrarasuataxa; Entregar para cada aluno do grupo a tabela abaixo, para que os valores obtidos sejam organizadosemordemdecrescente;

Respondersquestesabaixodatabela,somenteapsoseupreenchimento.

TaxadeMetabolismoBasalTMB (ordemdecrescentedasmedidasobtidas) Total Comosdadosdatabelaresolvaasseguintesquestes: a) Essavarivelqualitativaouquantitativa? b) Qualovalormximoeovalormnimo?Calculeaamplitude. c) Qualamodaeamedianadessesdados? d) Localizenatabelasuamedida,assinalandocomumx.

Frequncia

e) Escreva trs valores de medidas da TMB: o seu e os de mais dois colegas da turma (preferencialmenteosqueestiveremprximose,compelomenos,umdiferentedoseu). f) Comovocpoderiaresumiresteconjuntodedados? g) Calculeamdiadosdados.(usodacalculadora)

Professor,paraoclculodamdia,permitirousodacalculadoracomomeiodefacilitarosclculos. Professor, como sugesto, pea que eles construam outra tabela acrescentando uma coluna para frequncia relativa e outra para porcentagem, organizando os dados em intervalos de classe, escolhendo uma amplitude adequada, para que os alunos possam construir um histograma e o polgonodefrequncia.Nessecasochameaatenodosalunosparaoclculodamdia.

5 Tarefa: Produzindo e Divulgando Tempo estimado: 2 aulas


Dividirasalaemgrupos; Propor a confeco de um cardpio ou folder ou painel informativo, sorteando essas tarefas entreosgrupos; Exporostrabalhosparaacomunidadeescolar. Paraaconfeco: Cardpio: idealizar um cardpio para um almoo com diversos tipos de alimento, incluindo carboidratos, protenas e lipdios e escolhendo alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, visandoaumaalimentaosaudvel. Folder:criarumfolderconscientizandoacomunidadeescolarsobreumaalimentaosaudvel. Painel:produzirumpainelinformativosobreapirmidealimentarerodadosalimentos.

Professor, para realizao do produto final sugerido, os alunos devero utilizar diferentes fontes depesquisas.

10

Bibliografia
Sampaio,F.Arnaud.Matemtica:Histria,aplicaesejogosmatemticos.Campinas:Papirus,2005. BRASIL.SecretariadeEducaoMdiaeTecnolgica.ParmetrosCurriculares NacionaisMais(PCN).MinistriodaEducao.Braslia:MEC,2002. Sites:http://portal.mec.gov.br www.alimentacaoinfo.com www.cdof.com.br/nutri1.htm www.fazfacil.com.br/saude/calorias.html www.minhavida.com.br

11

Anda mungkin juga menyukai