Anda di halaman 1dari 7

Os Estgios Primitivos do Complexo de dipo: Melanie Klein

1. As Bases Estruturais Melanie Klein afirma que o Complexo de dipo inicia-se nos primeiros anos de vida, e que possui um comeo semelhante em ambos os sexos, sendo o seio materno a marco primeiro para a situao edpica. Estudando os prembulos da situao, concluiu que o seu incio ocorre na Posio Depressiva, que explicaremos adiante. O beb, aps o nascimento, julga ser a me um prolongamento do prprio corpo, cuja finalidade atend-lo siste-maticamente, bastando para isso acionar o desejo-pensamento. (Eu penso e as coisas acontecem). Com o crescimento, esta percepo sofre algumas modificaes, a partir do momento em que o beb percebe que a me um ser independente dele, e no um apndice funcional e escravizado pelos desejos e necessidades. Essa percepo, juntamente com a observncia de que existe um vnculo entre o pai e a me, prepara o alicerce para o Complexo de dipo. 2. Projeo da Ansiedade Infantil e Processamento Materno Durante a amamentao, o beb projeta para dentro do seio da me as suas ansiedades. Quanto maior for a capacidede da me em realizar esta recepo e o posterior processamento destas ansiedades, melhor ser a sua resposta, ou seja: mais qualificado ser este atendimento das necessidades emocionais da criana. No raro observar-se mes com bebs chorando ao colo que ficam sacudindo a criana, como se as estivessem embalando, s que com uma velocidade e intensidade que devem ser absolutamente desconfortveis criana. E um crculo vicioso se instala: quanto mais choro, mais ansiedades projetadas na me, que, se no process-las adequadamente, fica igualmente ansiosa e mais sacode a criaturinha, que passa a chorar mais intensamente e deixa a me mais ansiosa ainda at algum perceba e intervenha para romper o ciclo, ou at que a me canse de sacudir a criana ou a criana canse de chorar. (Esquema A)

Esquema A Me com Beb no Colo (Acompanhar no sentido horrio) (+) Choro do Beb / \ / \ / \ +Sacode Projeta Ansiedade o beb ao colo da me | | | | | | +Agitao +Ansiedade Materna ---------------- (no processada pela me)

Quando, porm, ocorre um real atendimento (leia-se tambm entendimento), a criana passa a crescer afetivamente, pois Reintrojeta os prprios contedos projetados, desta vez transfor-mados e amortecidos pelo entendimento, mesmo que no verbal. Algo que, a nvel de processo primrio de pensamento, soaria mais ou menos assim: eu senti esta angstia terrvel e tratei de alertar a minha escrava, mostrando a ela, com o meu choro, que aquela sensao ruim iria me aniquilar. Pela reao tranquila e contendora que percebi nela, reavaliei a situao a situao e conclui que o acontecido no parece ser to grave assim. (Esquema B) Essas eqaes valem tambm quando a criana, ao caminhar, cai algum tombo. A reao mais tranquila ou mais assustada da me ou do pai determinaro o tamanho do choro e a teatralidade dramtica da queda.

Esquema B Choro do Beb \ \ Projeta Ansiedade ao colo da me | Final da | Seqncia Ansiedade \ (processada pela me) \ / \ / \ Devoluo \ / Reintrojeo do contedo pelo beb 3. Bion: Continente e Contido Bion, a partir dos conceitos de Melanie Klein sobre Identificao Projetiva, props os conceitos de Continente e Contido, postulando que essa dade bsica para a evoluo psquica, e vai antecipar as formulaes e conceitos para a relao pnis-vagina. Esta relao ContinenteContido pode ser boa, onde os dois compartilham de um terceiro objeto, vantajosamente para os trs envolvidos. Chamou esse tipo de relao de Comensal. E denominou de Parasita a relao ruim entre continentecontido quando o resultado a criao de um terceiro objeto que destri a todos. Tomando essa conceituao prvia de Bion, Hanna Segal (Kleiniana clebre) faz colocaes importantes para que possamos acompanhar progressivamente o raciocnio: para preservar uma relao boa e necessria com o seio, o beb projeta os aspectos maus (do seio e de si prprio) e cria uma terceira figura m. Assim, o pnis do pai seria o Continente ideal para estas projees.

4. A Posio Depressiva Para entender bem a razo de o estgio inicial do Complexo de dipo dar-se com a Posio Depressiva, acompanhe o esquema sequencial a seguir. No Beb: As Projees \ alteram as Percepes. | ................................................................ Quando o beb observa vnculo libidinal entre os pais, PROJETA neles seus prprios desejos e agressividade. ................................................................ | Isso origina sentimentos: / ______ /____________________ * Privao * Cime * Inveja ____________________________ | Estes sentimentos levam a um outro: \ *Destruio \ Gerando \ *Depresso Por esse somatrio de fatos encadeados, que culminam com o sentimento depressivo no beb, Melanie Klein chamou este estgio de Posio Depressiva. A Inveja e o Cime edipianos que acontecem nesta fase proporcionam um aumento dos ataques ao seio, diminuindo a alimentao e aprofundando a depresso.

5. Defesa Durante a Posio Depressiva: As defesas para a sobrevivncia do beb durante este estgio do desenvolvimento so em nmero de trs. -------------------------------------------------------------------------------------------1. Negao: O beb no enxerga o relacionamento entre pai e me, paralisando o casal atravs da fantasia. Este no enxergar j nosso conhecido, nas vrias referncias aos olhos que aparecem nas pginas do ciclo mtico, como em dipo e Tirsias. DEFESAS 2. Diviso (Splitting): A criana divide os seus pais entre bons e maus, sendo os bons assexuados e os maus, sexuados. Tambm ocorre uma diviso entre o pai e a me propriamente ditos: um se torna genitor ideal e o outro o perseguidor.

3. Idealizao: Idealiza o genitor que est sendo desejado no momento, surgindo de pronto sentimentos de perseguio, hostilidade e dio em relao ao genitor rival. -------------------------------------------------------------------------------------------Quanto elaborao deste perodo pela criana, Hanna Segal afirma que a posio depressiva nunca plenamente elaborada. Sempre esto conosco as ansiedades relativas a ambivalncia e a culpa, bem como as situaes de perda, que reavivam experincias depressivas. Os objetos externos bons na vida adulta sempre simbolizam e contm aspectos do objeto bom primrio, interno e externo, de modo que qualquer perda na vida posterior reaviva a ansiedade de perder o objeto interno bom e, com essa ansiedade, todas as ansiedades experimentadas originalmente na posio depressiva. Se o beb foi capaz de estabelecer um objeto interno bom relativamente seguro na posio depressiva, situaes de ansiedade depressiva no levaro doena, mas a uma elaborao frutfera, levando assim a maior enriquecimento e criatividade.1

1Segal,

Hanna. Introduo Obra de Melanie Klein. Imago Editora, 1975. Pg. 93.

6. Caractersticasdo Incio da Fase Edpica: As caractersticas do incio da fase edpica tambm so basicamente trs. -------------------------------------------------------------------------------------------1. Ambivalncia: Os pais so muito desejados e amados, mas tambm so bastante odiados. Os ataques visam ao relacionamento entre o pai e a me, j que esta relao vista e sentida como ameaadora. CARACTERSTICAS 2. Tendncias Orais: Os objetos libidinais tm origem da incorporao por via oral dos objetos desejados.

3. Incerteza da Escolha: No decorrer do desenvolvimento, a escolha entre os pais sofrer variao, ora escolhendo um e ora outro, assim como variam os objetos agressivos. -------------------------------------------------------------------------------------------7. Seqncia e Fantasias no Menino e na Menina: medida que o desenvolvimento prossegue, o objetivo genital se torna predominante, e isso faz com que diminua progressivamente a Indeciso Flutuante entre os pais: acaba por escolher o genitor do sexo oposto como objeto dos desejos, ficando assim a rivalidade e identificao acentuadas em relao ao genitor do mesmo sexo. (Forma Positiva). Paralelamente, a percepo do prprio sexo ajuda o beb a renunciar parte dos desejos homossexuais e aceitar o prrpio sexo. Assim, gradativamente se constri pedra por pedra o alicerce para a situao edpica clssica, em termos genitais.

Em outro captulo, veremos que os sentimentos de culpa e necessidade de reparar alguns danos fantasiosos desejados sero importantes para movimentar o desenvolvimento libidinal. As fantasias, ento, nestes estgios iniciais, seriam basicamente estas: -------------------------------------------------------------------------------------------No Menino Na Menina

-------------------------------------------------------------------------------------------Concentram-se na relao sexual com a me e no medo que o seu pnis seja machucado ou removido. (Medo da castrao). Concentram-se na relao sexual com o pai e na ansiedade em relao possveis ataques retaliadores da me.

FANTASIAS

--------------------------------------------------------------------------------------------

Anda mungkin juga menyukai