Anda di halaman 1dari 2

Dados Gerais

Processo: RO 509201100923005 MT 00509.2011.009.23.00-5 Relator(a): DESEMBARGADORA MARIA BERENICE Julgamento: 11/04/2012 rgo Julgador: 2 Turma Publicao: 12/04/2012

Ementa
GRUPO ECONMICO. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA. CONFIGURAO. Nos termos do pargrafo 2 do artigo 2 da CLT, caracteriza-se grupo econmico quando uma ou mais empresas, mesmo com personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra. A configurao do instituto pressupe a relao de coordenao entre duas ou mais empresas, sendo prescindvel a existncia de uma em posio predominante sobre outras. Provada a existncia de elementos suficientes que demonstrem tratar-se as Rs de empresas coligadas, com entrelaamento ftico-jurdico e objetivos comuns, impe-se manter a sentena que reconheceu a figura do grupo econmico e declarou a responsabilidade solidria das Rs. Recurso a que se nega provimento neste tpico. DIFERENAS SALARIAIS. PREPOSTO. DESCONHECIMENTO DOS FATOS. CONFISSO FICTA. Consoante preconiza o art. 843, 1, da CLT, o preposto do empregador deve possuir conhecimento dos fatos, sob pena de os alegados na inicial ser considerados como verdadeiros, ante a confisso ficta, a qual pode ser elidida por prova pr-constituda em contrrio. Reconhecido pelo preposto o desconhecimento dos fatos acerca das atividades desempenhadas pela Obreira e no havendo prova em contrrio s alegaes da inicial, mantm-se a sentena que condenou as Rs ao pagamento das diferenas salariais e reflexos. Recurso Ordinrio a que se nega provimento no particular. JORNADA DE TRABALHO. HORAS EXTRAS. LABOR NOS DOMINGOS E FERIADOS. O 1 do art. 843 da CLT prev que as alegaes do preposto obrigaro o proponente. Confessado pelo preposto da R que o horrio de sada da Obreira era posterior aos anotados nos cartes de ponto e reconhecido que estes documentos no so fidedignos a provar a jornada de trabalho da Obreira, impe-se manter a deciso de origem que condenou as Rs ao pagamento de horas extras e reflexos bem como do labor, em dobro, nos domingos e feriados. Nega-se provimento ao Apelo neste item.

Dados Gerais
Processo: RR 5608340282005509 5608340-28.2005.5.09.0006 Relator(a): Walmir Oliveira da Costa Julgamento: 03/09/2008 rgo Julgador: 1 Turma, Publicao: DJ 12/09/2008.

Ementa
AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROCEDIMENTO SUMARSSIMO. PREPOSTO. EMPREGADO DE EMPRESA DO GRUPO ECONMICO. SMULA N 377 DO TST. CONFISSO QUANTO MATRIA DE FATO. D-se provimento ao agravo de instrumento para processamento do recurso de revista, submetido ao procedimento sumarssimo, a fim de afastar contrariedade Smula n 377 do

TST.Agravo de instrumento conhecido e provido.RECURSO DE REVISTA. PREPOSTO. EMPREGADO DE EMPRESA DO GRUPO ECONMICO. SMULA N 377 DO TST. CONFISSO QUANTO MATRIA DE FATO.Conforme a Smula n 377 do TST, por fora do art. 843, 1, da CLT e do art. 54 da Lei Complementar n 123/2006, a validade da representao do empregador em audincia na Justia do Trabalho depende, necessariamente, da existncia de vnculo de emprego com o preposto, salvo nas reclamaes de empregado domstico ou contra micro ou pequeno empresrio. Assim sendo, invlida a representao da Reclamada, em audincia, por empregado de outra empresa do mesmo grupo econmico, uma vez que cada unidade econmica componente do conglomerado detm personalidade jurdica prpria e deve possuir seu prprio quadro funcional. Em conseqncia, so reconhecidos os efeitos jurdicos decorrentes da confisso ficta da Reclamada, devendo ser proferida nova sentena em sintonia com essa realidade processual.Recurso de revista conhecido e provido.

Anda mungkin juga menyukai