Anda di halaman 1dari 50

EMELE 2007/08

II - MQUINAS ELCTRICAS

ATA

84

EMELE 2007/08

MAGNETISMO E ELECTROMAGNETISMO No acetato 33, vimos que uma corrente elctrica ao atravessar um condutor produz um campo magntico em torno dele. Ao dobrar o condutor para criar uma espira, o campo magntico refora-se, originando-se de um lado da espira um plo Norte e no outro lado um plo Sul.

As bobinas so formadas por vrias espiras, onde o campo magntico total ser igual ao somatrio dos campos magnticos individuais produzidos pelas vrias espiras.

A polaridade da bobina determinada pela regra da mo direita. Os dedos indicam o sentido do fluxo da corrente atravs da bobine e o polegar aponta para o plo norte.

ATA

85

EMELE 2007/08

Nas bobinas, o seu campo magntico proporcional ao nmero de espiras e intensidade de corrente que as percorre. Electrom Quando o campo magntico criado por uma bobina suficientemente forte, a barra ser atrada para dentro da bobina at ficar centrada no campo magntico.

ATA

86

EMELE 2007/08

Uma das aplicaes mais usuais dos electroms nos rels.

Outra das aplicaes dos electroms nos contactores, que permitem ligar cargas, como por exemplo, resistncias ou motores de grande potncia.

ATA

87

EMELE 2007/08

Fluxo magntico O fluxo magntico o conjunto de todas as linhas de fora do campo magntico que saem do plo norte da bobina. O smbolo do fluxo magntico (fi). A unidade do sistema SI o Weber (Wb) e equivalente a 1x108 linhas de campo magntico. Normalmente usado o Wb. Densidade e fluxo magntico A densidade de fluxo magntico (B) o fluxo magntico por unidade de rea de uma seco perpendicular ao sentido do fluxo.
B = A

A unidade do sistema SI o Tesla (T) sendo a rea A em m2.

ATA

88

EMELE 2007/08

Materiais magnticos Os materiais magnticos tem a caracterstica de serem atrados ou repelidos por um im e que podem ser magnetizados, manterem magnetismo quando afastados do im. O ferro e o ao so os materiais magnticos mais comuns. A permeabilidade (mi) indica a capacidade de um material concentrar o fluxo magntico. A permeabilidade relativa r compara a capacidade de um material concentrar o fluxo magntico com o ar ou vcuo. Como uma razo entre duas densidades de fluxo no tem unidade. Os materiais, quanto s suas propriedades magnticas dividem-se em trs grupos: Materiais ferromagnticos O ferro, o ao, o cobalto e algumas ligas como o alnico e outros. Estes materiais tm uma permeabilidade relativa muito superior a 1. Existem outros materiais como o material cermico a que se chamam ferrites por terem propriedades ferromagnticas equivalentes ao ferro. A permeabilidade relativa das ferrites situa-se na faixa dos 50 a 3000 Materiais paramagnticos O alumnio, a platina, o mangans e o cromo. Estes materiais tm uma permeabilidade relativa ligeiramente superior a 1 Materiais diamagnticos O bismuto, o antimnio, o cobre, o mercrio, ouro e a prata. Estes materiais tm uma permeabilidade relativa inferior a 1

ATA

89

EMELE 2007/08

Amperes-espiras NI Um campo magntico criado por uma bobina tem as seguintes caractersticas: A sua intensidade depende da intensidade de corrente que flu na bobina Quantas mais espiras tem a bobina, mais concentradas as linhas de fora A Fora magneto motriz (fmm), equivalente tenso dos circuitos elctricos, igual ao produto da tenso pelo nmero de espiras.
F = NI

Onde: N o nmero de espiras I a intensidade de corrente em A A unidade do sistema SI amperes-espira Ae

Intensidade de campo magntico H A intensidade de campo magntico depende do comprimento da bobina.


H= NI l

Onde l a distncia entre os plos da bobina em metros (m) A unidade do sistema SI amperes-espira por metro Ae/m

ATA

90

EMELE 2007/08

Isto significa que caso uma bobina com X Ae de fmm for esticada at atingir o dobro do seu comprimento inicial, a intensidade de campo magntico que equivale concentrao de linhas de fora, ser metade do valor inicial, como mostra a figura abaixo.

Permeabilidade e Saturao Como j vimos no acetato 88, a permeabilidade indica a capacidade de um material concentrar o fluxo magntico. A permeabilidade de um material magntico dada pela razo entre B e H pela frmula:
=
B H

A relao entre B e H, ou seja, constante para o ar ou vazio e igual a 4 x 10-7 H/m (henry por metro), como mostra a figura abaixo.
ATA 91

EMELE 2007/08

J para os materiais ferromagnticos as curvas BH tm um andamento no linear. Para o ferro doce 1, o valor de B aumenta rapidamente com o aumento de H, at se atingir o joelho (H=2000 Ae/m e B=0,2T). Aps este joelho, com o aumento de H, B no aumenta porque se entrou na zona de saturao. No ferro doce 2 e comparado com a primeira curva, o valor de B aumenta mais lentamente com o aumento de H, at se atingir o joelho (H=5000 Ae/m e B=0,3T). Aps este joelho a curva numa zona de saturao. A curva BH para o ar, sendo no magntico, muito baixa.

ATA

92

EMELE 2007/08

Histerese Na corrente alternada, ciclicamente h a inverso do sentido da corrente e provoca o seguinte situao: A corrente comea no zero quando o material no est magnetizado (linha a tracejado) Os valores positivos de H provocam um aumento do valor de B at saturao que ocorre em Bmx A partir do instante que atingido em Bmx a corrente comea a diminuir provocando uma diminuio de H Quando H zero B ainda tem o valor Br (induo residual ou remanescente) em virtude da histerese A corrente inverte o sentido, provocando a inverso do sentido de H Quando o fluxo residual totalmente removido B=0, O valor de H -Hc a que se chama campo coersivo.

ATA

93

EMELE 2007/08

O aumento do valor negativo de H provoca um aumento do valor negativo de B at saturao que ocorre em -Bmx A diminuioO aumento do valor negativo de H provoca um aumento do valor negativo de B at saturao que ocorre em -Bmx A partir do instante que atingido em -Bmx a corrente negativa comea a diminuir provocando uma diminuio do valor negativo de H Quando H zero B ainda tem o valor -Br (induo residual ou remanescente) em virtude da histerese A corrente inverte o sentido, provocando a inverso novamente do sentido de H Quando o fluxo residual totalmente removido B=0, O valor de H agora Hc Os valores positivos de H provocam novamente um aumento do valor positivo de B at saturao que ocorre em Bmx Associado ao ciclo histertico (curva de histerese) existem as perdas de histerese, e quanto maior for a rea deste ciclo maiores so as suas perdas associadas a este fenmeno.

ATA

94

EMELE 2007/08

Circuitos magnticos Um circuito magntico pode ser comparado a um circuito elctrico.

O fluxo magntico provocado pela uma fmm de NI Ae. Pode-se comparar a fmm fem ou tenso e o fluxo corrente. A oposio que um material oferece produo do fluxo chamada de relutncia e pode-se comparar resistncia elctrica. A lei de ohm para os circuitos magnticos, equivalente dos circuitos elctricos a seguinte:
=
fmm

onde: o fluxo magntico em Wb, fmm em Ae e a unidade de relutncia Ae/Wb. Enquanto a resistncia est associada a uma perda de energia, devido relutncia no existem perdas de energia. Por outro lado o fluxo elctrico apresenta caminhos de disperso e a intensidade de corrente elctrica no tem esse tipo de problemas.

ATA

95

EMELE 2007/08

A relutncia inversamente proporcional permeabilidade, por isso o ferro possui alta permeabilidade e baixa relutncia e o ar alta relutncia.

ATA

96

EMELE 2007/08

Quadro comparativo entre as grandezas dos circuitos elctricos e magnticos

Perdas por correntes de Foulcault Outro tipo de perdas que ocorre nos materiais ferromagnticos provocado pela variao rpida da densidade de fluxo no ferro, que provoca a induo de f.e.m e, consequentemente circulam correntes parasitas ie (correntes de Foulcault). Como o ferro apresenta uma resistncia passagem da corrente elctrica R, as perdas sero iguais ao produto de R pelo quadrado da corrente. Estas perdas so atenuadas ao usar ferro de elevada resistividade e laminando o ferro, isolando-as electricamente.

ATA

97

EMELE 2007/08

Induo electromagntica O princpio da induo electromagntica foi descoberto por Michael Faraday, em 1831. Este princpio, muito importante, baseia-se no seguinte: Se um condutor atravessar linhas de fora magntica, ou se as linhas de fora atravessarem um condutor, induz-se uma fem, ou uma tenso, nos seus terminais. Estes factos podem ser observados na seguinte experincia: 1. Considerando um im cujas linhas de fora tm um trajecto do plo norte para o plo sul, como mostra a figura abaixo; 2. Um condutor C est ligado a um galvanmetro, que permite indicar a presena de uma fem induzida;

3. Caso o condutor esteja parado ou a movimentar-se fora do campo magntico, como por exemplo na posio 1, o aparelho de medida indica zero;
ATA 98

EMELE 2007/08

4. A partir do momento que o condutor se movimenta dentro do campo magntico, deslocando-se da direita para a esquerda, passando pela posio 2 da figura acima, onde o condutor intercepta as linhas de fora magntica, o ponteiro do aparelho de medida rodar para a posio A, indicando que foi induzida uma fem no condutor; 5. Ao sair novamente da influncia do campo magntico, posio 3 da figura, o aparelho de medida volta a zero, por nenhuma linha de fora estar a ser interceptada; 6. Invertendo o sentido do movimento do condutor, agora da esquerda para a direita da figura e partindo da posio 3, logo que o condutor entra na zona do campo magntico, posio 2,o ponteiro do aparelho de medida rodar agora para a posio B indicando que novamente foi induzida uma fem no condutor, mas agora em sentido contrrio; 7. Caso se mantenha o fio parado, no interior do campo magntico ou se o movimento do condutor for paralelo s linhas de fora, no interceptando as linhas de fora do campo magntico, o galvanmetro indicar zero.

Quando o fluxo magntico criado por uma primeira bobina, com variao no tempo, atravessa uma segunda bobina, verifica-se que na segunda bobina aparece uma tenso devido induo mtua, entre as duas bobinas.

ATA

99

EMELE 2007/08

TRANSFORMADORES Introduo O aparecimento do transformador permitiu evoluir os SEE at ao estado actual. Os transformadores so utilizados em toda a cadeia dos SEE, ou seja, desde a produo de energia at aos PTs. Como consumidores, tambm utilizamos para adaptar as tenses, pequenos transformadores, como os carregadores de telemveis e muitos electrodomsticos tm transformadores com a mesma finalidade.

Esquema unifilar de uma central trmica


ATA 100

EMELE 2007/08

Esquema unifilar de uma Subestao Nos SEE alm dos transformadores de potncia, tambm so usados transformadores de medida destinados a alimentar aparelhos de medida. Os transformadores so de dois tipos: Transformadores de tenso e corrente. O transformador uma mquina esttica e a possibilidade de alterar as tenses alternadas, baseia-se na lei da induo. Um transformador monofsico constitudo por dois enrolamentos isolados electricamente, mas com uma ligao magntica atravs de um circuito magntico. A razo do nmero de espiras das duas bobinas, determina com muita aproximao: o A razo das duas tenses de entrada e de sada; o A razo inversa entre as correntes.
ATA 101

EMELE 2007/08

As potncias aparentes de entrada e sada sero aproximadamente iguais.

Factores que permitiram a evoluo dos transformadores Para fazer face s mltiplas aplicaes dos transformadores, estes so construdos com potncias de alguns VA at s centenas de MVA, com tenses de poucos volts at centenas de kV. A evoluo dos transformadores deveu-se essencialmente: o Ao melhoramento das caractersticas dos circuitos magnticos, com o desenvolvimento da chapa magntica com silcio com cristais orientados que permitiram a reduo das dimenses, de peso e o aumento do rendimento; o A utilizao do leo como isolante e refrigerante permitiu o aumento das tenses admissveis para um dado espao e a transmisso do calor em funcionamento para o exterior. Desta forma j foi possvel construir transformadores com centenas de MVA de potncia instalada, com tenses da ordem dos 400 kV e rendimentos superiores a 99,5 %; o O desenvolvimento de materiais isolantes, mtodos de impregnao e tcnicas de utilizao permitem que as tenses, podem, hoje em dia, possam chegar a 10000 kV. Ncleos para transformadores monofsicos Os ncleos de materiais ferromagnticos permitem realizar o acoplamento magntico entre as duas bobinas, com um circuito magntico de elevada permeabilidade. Para limitar as perdas de histerese e corrente de Foulcault so usadas chapas de ferro com silcio, de ciclo histertico de pequena rea e com espessura da ordem dos 0,35 mm, isoladas entre si.
ATA 102

EMELE 2007/08

Os ncleos so de dois tipos: o Ncleo de colunas ( esquerda da figura abaixo); o Ncleo couraado ( direita da figura abaixo).

Disposio dos enrolamentos

Bobinas concntricas

Bobinas alternadas
ATA 103

EMELE 2007/08

Transformador Ideal Considera-se que um transformador ideal tem: Um ncleo de permeabilidade infinita e sem perdas; Enrolamentos sem resistncia e por isso sem perdas; Fluxo de disperso nulo.

O transformador representado na figura acima, tem um enrolamento Primrio N1 e um enrolamento Secundrio N2, sendo considerado o enrolamento primrio, o enrolamento que est ligado a uma fonte sinusoidal de tenso. O funcionamento de um transformador baseado na lei de induo electromagntica de Faraday, ou seja, numa bobine sobre influncia de um fluxo varivel no tempo induzida uma fem (tenso). O fluxo encadeado entre o enrolamento N1 e o enrolamento N2, e produzida por N1, provoca uma tenso induzida E2 no secundrio em circuito aberto. Tanto E1 como E2 so proporcionais ao nmero de espiras dos seus enrolamentos e as suas expresses so:

E1 = N1

d dt

E2 = N 2

d dt

ATA

104

EMELE 2007/08

Dividindo as expresses:

E1 N1 = Razo do nmero de espiras Razo de transformao a = E2 N 2


De igual forma a relao entre correntes ser igual:

I 2 N1 = a I1 N 2

Onde: a razo de transformao E1 - Fem no primrio

E2 - Fem no secundrio

ATA

105

EMELE 2007/08

Circuito Equivalente do Transformador Real

Onde: a razo de transformao E1 - Fem no primrio

E2 - Fem no secundrio V1 - Tenso nos terminais do primrio V2 - Tenso nos terminais do secundrio I1 - Corrente no primrio I 2 - Corrente no secundrio I 0 - Corrente de vazio no primrio R1 - Resistncia do enrolamento primrio R2 - Resistncia do enrolamento secundrio X 1 - Reactncia do enrolamento primrio X 2 - Reactncia do enrolamento secundrio
I m , X m - Corrente e reactncia de magnetizao
I c , Rc - Corrente e resistncia associada s perdas no ferro

ATA

106

EMELE 2007/08

Circuitos Equivalentes Referidos a um Enrolamento Para o transformador podem-se obter dois circuitos equivalentes referidos ao: Primrio Secundrio No circuito referido ao primrio, R2 e X2 so multiplicados por a2, I 2 dividido por a e V2 multiplicado por a.

ATA

107

EMELE 2007/08

No circuito referido ao secundrio, R1 e X1 so divididos por a2, I1 , I 0 , I m e I c so multiplicados por a e V1 dividido por a.

Determinao dos Parmetros do Circuito Equivalente A determinao dos parmetros do circuito equivalente pode ser realizado atravs de dois ensaios: Ensaio em vazio ou em circuito aberto Ensaio em curto-circuito Ensaio em vazio ou em circuito aberto As condies de ensaio so: Secundrio em circuito aberto Primrio alimentado tenso e frequncia nominal

ATA

108

EMELE 2007/08

As medidas neste ensaio so: As tenses no primrio e secundrio A corrente em vazio I0 A potncia absorvida em vazio P0 Com as duas tenses: primrio e secundrio, possvel determinar a razo de transformao. A expresso da potncia absorvida em vazio a seguinte:

P0 = R1 I 02 + pFe
Como a corrente I0 muito pequena, as perdas de joule, em R1, so muito pequenas, desprezam-se estas perdas, e a expresso fica ento: P pFe
0

Conclui-se que o consumo em vazio aproximadamente igual s perdas no ferro. Por outro lado, a expresso da potncia absorvida em vazio a seguinte: P = U I cos
0 1 0 0

ATA

109

EMELE 2007/08

Pode-se calcular o factor de potncia em vazio e, com ele, a componente magnetizante e de perdas da corrente em vazio:
I = I sen
m 0 c 0 0

I = I cos

Ainda se pode calcular a impedncia de magnetizao, reactncia de magnetizao e a resistncia associada s perdas no ferro: Z =
0

U I

R =
C

U I

X =
m

U I

Ensaio em curto-circuito As condies de ensaio so: O enrolamento secundrio em curto-circuito Aplica-se no enrolamento primrio uma tenso sinusoidal que se vai subindo, gradualmente, at que circulem nos dois enrolamentos, a corrente nominal.

ATA

110

EMELE 2007/08

As medidas neste ensaio so: A tenso aplicada ao primrio As correntes nos dois enrolamentos A potncia absorvida pelo transformador Como a tenso de curto-circuito uma fraco muito pequena da tenso nominal, cerca de 10% em transformadores com potncias da ordem dos 10 MVA, sendo mais baixa para valores de potncia menores, a induo cair para 1/10 do valor normal e as perdas do ferro para 1/100 por serem proporcionais ao quadrado da induo e por isso desprezveis. A expresso da potncia absorvida em curto-circuito a expresso das perdas por efeito de joule, j que se desprezam as perdas no ferro:
P =RI
cc s 2 s

Em que Rs (resistncia combinada) a soma das duas resistncias, R1 e R2 referida ao primrio,


R =R +a R
2 s 1

ATA

111

EMELE 2007/08

Sendo tambm: R =
s

P I

cc 2 s

Tambm possvel calcular a impedncia combinada do transformador: Z =


s

V I

Mas como: Z = R +X
2 s s 2 s

Pode-se calcular a reactncia combinada do transformador: X = Z R


2 s s 2 s

Sendo:
X = X +a X
2 s 1 2

Normalmente considera-se que a reactncia igualmente dividida entre o primrio e o secundrio, ficando ento:
X =a X =
2 1 2

1 X 2

ATA

112

EMELE 2007/08

Problema ME1 Um transformador consome em vazio 80 W, com uma corrente de 1,4 A e uma tenso de 120 V. Se a resistncia do enrolamento primrio de 0,25 calcule: a) as perdas por efeito de Joule e no ferro b) o factor de potncia em vazio c) as correntes que passam em Xm (reactncia de magnetizao) e em Rc (resistncia) desprezando a perdas por efeito de Joule d) a reactncia de magnetizao Xm e a resistncia associada s perdas no ferro Rc Resoluo a) P = R I + pFe
2 0 1 0

Joule

= R I = 0,25 * 1,4 = 0,49W


2 2 1 0 2 0 1 0

pFe = P R I = 80 0.49 = 79,5W

b)

P = U I cos
0 1 0

cos =
0

80 = 0,476 1,4 120

c)

I = I cos = 1,4 * 0,476 = 0,67 A


c

I = I sen
m

= arccos 0,476 = 61,6


0

I = I sen = 1,4 * sen61,6 = 1,23 A


m

d)
ATA

R =
C

U 120 = = 179 I 0.67


1
C

113

EMELE 2007/08

X =
m

U 120 = = 97,5 I 1,23


1
m

Problema ME2 Num ensaio de curto-circuito, um transformador consome 120 W, com uma corrente de 5 A e uma tenso de 20 V. Se a resistncia do enrolamento primrio de 0,25 calcule: a) A resistncia combinada do transformador Rs b) A resistncia R2 sabendo que a razo de transformao 10

Resoluo

a)

R =
s

P 120 = = 4,8 I 5
cc

b)

R =R +a R
2
s

R =
2

R R 4,8 0,25 = = 0,045 a 10


s 1 2 2

ATA

114

EMELE 2007/08

MQUINAS ASSNCRONAS DE INDUO Introduo

A mquina de induo a que mais intensamente usada na indstria, por ser muito simples, robusta e fivel. A mquina de induo constituda por um estator, parte fixa, e por um rotor, parte mvel, apoiado em rolamentos e separado do estator por um entreferro. Ao estator aplicado uma corrente alternada e, no rotor, induzida pelo campo magntico produzido pela corrente do estator, tambm circula corrente alternada, dando assim o nome mquina. Esta mquina pode funcionar como motor, gerador ou freio. Dado que as suas caractersticas como gerador no so as melhores no consegue atingir a velocidade de sincronismo e nem produzir energia reactiva a sua aplicao como gerador limitada, mas largamente usada como motor. Os motores de induo so construdos desde pequenas potncias neste caso especifico do tipo monofsico - muito utilizado em electrodomsticos, at grandes potncias - agora so mquinas trifsicos - com diversas aplicaes industriais, como por exemplo bombas, ventiladores, compressores, etc.

Constituio de uma mquina de induo

Como j vimos, a mquina de induo constituda por um estator, parte fixa, e por um rotor, parte mvel, apoiado em rolamentos e separado do estator por um entreferro. O estator formado por lminas de ao de alta qualidade, com boas caractersticas ferromagnticas, e so abertas, na sua superfcie interior, ranhuras para alojarem a bobinagem do estator. A bobinagem do estator formada por fio condutor de cobre isolado.
ATA 115

EMELE 2007/08

O rotor tambm constitudo por lminas de ao de alta qualidade, tambm com boas caractersticas ferromagnticas, e so abertas, neste caso, na sua superfcie exterior, ranhuras para alojarem a bobinagem do rotor. O rotor pode ser de dois tipos: gaiola de esquilo e do tipo rotor bobinado. Na figura abaixo podemos ver uma mquina de induo com o rotor do tipo gaiola de esquilo.

Na figura abaixo podemos ver uma mquina de induo com o rotor do tipo bobinado.

ATA

116

EMELE 2007/08

Nas ranhuras do rotor em gaiola de esquilo, abertas paralelamente ao eixo e em volta do permetro do ncleo, so alojados barras de cobre ou alumnio. Estes condutores no so isolados do ncleo do rotor e so curto-circuitadas nos seus extremos por anis tambm de cobre ou alumnio, como mostra a figura abaixo.

ATA

117

EMELE 2007/08

No rotor bobinado, a bobinagem isolada alojada em ranhuras, da mesma forma que no estator, e os seus terminais so ligados a anis colectores. Atravs de escovas fixas, colocadas no estator e premidas contra os anis colectores, os terminais da bobinagem do rotor ficam acessveis ao circuito exterior. A bobinagem do rotor no ligada fonte de alimentao, mas serve para ligar um restato com o objectivo de controlar a velocidade do motor. Dadas as diferenas dos dois rotores, e como os dois estatores so iguais, a mquina de induo com o rotor em gaiola de esquilo, mais simples, mais econmica, mais robusta e fivel do que a mesma mquina com rotor bobinado.

Campo magntico girante

A bobinagem trifsica do estator e do rotor, caso seja de rotor bobinado, uma bobinagem distribuda, ou seja, a bobinagem de cada fase distribuda por vrias ranhuras. A figura abaixo, apresenta um plano em corte da mquina de induo trifsica, do tipo gaiola de esquilo.

ATA

118

EMELE 2007/08

Por uma questo de simplicidade, na mesma figura, a bobinagem do estator (distribuda) apresentada por trs bobinas concentradas, sendo uma por cada fase. Os eixos destas bobinas esto desfasados, entre si, 120 elctricos, neste caso concreto para um par de plos. A bobina: aa representa todas as bobinas distribudas correspondentes bobinagem da fase a; bb representa todas as bobinas distribudas correspondentes bobinagem da fase b; cc representa todas as bobinas distribudas correspondentes bobinagem da fase c. A fora-magnetomotriz (fmm) produzido por cada bobine, e devido bobinagem distribuda, tem uma forma de onda sinusoidal distribuda no espao e centrada no eixo da bobina. Uma corrente alternada sinusoidal, ao atravessar a bobina, ir criar uma fmm pulsante, cuja amplitude e direco depende do valor instantneo da mesma corrente. Na figura abaixo (b) apresenta a distribuio da fmm no espao para vrios instantes de tempo, provocado por uma corrente alternada sinusoidal que flu na bobina aa. Igualmente nas outras duas fases produzir-se- fmm semelhantes, mas deslocadas entre si de 120 elctricos. Na figura abaixo (c) apresenta os valores instantneos das correntes de um sistema simtrico directo que percorre as trs bobinas. Quando estas correntes circulam nas respectivas bobinas, cada uma produz uma fmm distribuda sinusoidalmente no espao, varivel no tempo, com um valor mximo no seu eixo.

ATA

119

EMELE 2007/08

As ondas de fmm podem ser representadas por um vector no espao, localizado ao longo do eixo da fase correspondente, e com amplitude proporcional ao valor instantneo da corrente. A fmm resultante das trs fmm, uma por cada fase, pode ser calculada graficamente ou analiticamente.

ATA

120

EMELE 2007/08

Clculo da fmm resultante pelo mtodo grfico

Para realizar o clculo da fmm resultante, amplitude e direco, pelo mtodo grfico teremos que calcular os valores da corrente em determinados instantes. Na ltima figura e para o instante t = t0 as correntes nas bobinagens em cada fase so as seguintes: ia = Im (corrente na bobinagem da fase a) ib =-( Im/2) (corrente na bobinagem da fase b) Ic =-( Im/2) (corrente na bobinagem da fase c) As direces das correntes nas bobinas so apresentadas por pontos e cruzes, ver figura abaixo (a). Como a corrente na bobina aa se encontra no seu valor mximo, a fmm tambm se encontra no seu valor mximo, sendo por isso Fa = Fmax, colocado ao longo do eixo da fase a, ver figura abaixo (a). Nas fases b e c, as fmm so representadas por Fb e Fc, respectivamente, tendo as duas uma amplitude de Fmax/2, colocados nos seus eixos com direco negativa. A resultante destes trs vectores um vector F = 3/2Fmax, com direco positiva ao longo do eixo correspondente fase a, como mostra a figura abaixo (b). Para o instante t = t1 as correntes nas bobinagens em cada fase so as seguintes: ia = 0 (corrente na bobinagem da fase a) ib =(3 /2) Im (corrente na bobinagem da fase b) Ic =-(3 /2) Im (corrente na bobinagem da fase c) O vector resultante, para o instante t = t1, um vector F = 3/2Fmax, mas girou 90 (elctricos) no espao, no sentido contrrio aos ponteiros do relgio, ver figura abaixo (c).
ATA 121

EMELE 2007/08

Para os instantes t = t3 e t = t4, o vector resultante F = 3/2Fmax, mas giraram 90 (elctricos) no espao, cada um, no sentido contrrio aos ponteiros do relgio, ver figura acima (d) e (e). Conclui-se assim que amplitude da onda fmm resultante, campo girante, sempre constante e roda ao longo do entreferro. Para uma mquina de um par de plos, um ciclo de variao da corrente corresponder a uma rotao do campo girante e a uma rotao do rotor. Caso se inverta duas fases, se se colocar a corrente b a percorrer a fase c e a corrente da fase c a percorrer a fase b, o campo girante (fmm resultante), ir girar no sentido contrrio, ou seja no sentido dos ponteiros do relgio.
ATA 122

EMELE 2007/08

Velocidade do campo girante

A velocidade de rotao do campo girante constante e denominado velocidade de sincronismo sendo definido pela expresso:
n= 120 f (rpm) p

Onde f a frequncia da tenso da alimentao e p o nmero de plos do motor. Verifica-se ento, da expresso anterior, que quanto maior for o nmero par de plos p, tanto menor ser a velocidade do campo girante. Como podemos ver na figura abaixo, num motor com um par e plos, para cada ciclo da tenso, o rotor realizada uma rotao completa. Se tiver dois pares de plos, o rotor necessita de dois ciclos de tenso para realizar uma nica rotao e a velocidade ir ser metade da primeira. Com trs pares de plos, o rotor necessita de trs ciclos de tenso para realizar uma nica rotao e a velocidade ir ser 1/3 da velocidade de um motor com um par de plos.

ATA

123

EMELE 2007/08

Deslizamento

Para um motor de induo com um par de plos, alimentado por uma fonte trifsica de 50 Hz, a velocidade mxima do campo girante de 3000 rpm, velocidade de sincronismo. A velocidade de rotao do rotor inferior velocidade de sincronismo. Como a fora (binrio) que provoca a rotao do rotor provocado pela interaco de dois campos: campo magntico girante e pelo campo magntico, criado pelas correntes induzidas pelo primeiro campo, o segundo campo anda sempre atrs do primeiro campo, havendo, por isso, sempre uma diferena de velocidade. A esta diferena de velocidades chama-se deslizamento s, ou escorregamento, e pode ser calculado pela expresso:
s= n n x100% n
s s

Onde: ns a velocidade de sincronismo e n a velocidade de rotao do rotor. O deslizamento tambm aumenta com o aumento das perdas mecnicas: por atrito (rolamentos e colectores, caso haja) e devido ao ar, e tambm com o aumento da carga imposta ao seu veio. Em vazio, sem carga mecnica no veio, o deslizamento mnimo e da ordem dos 0,5 %. Em plena carga (carga nominal) da ordem dos 3% a 5 %, dependendo do tipo de motor.

ATA

124

EMELE 2007/08

Rendimento

O rendimento dos motores de induo depende directamente do deslizamento.

100% s
Como j vimos, o deslizamento aumenta com as perdas, afectando por essa razo, o rendimento do motor. Os rendimentos tpicos para motores de induo com rotor em gaiola de esquilo:
80 % para motores com potncia da ordem dos 0,75 kW; 95 % para motores com potncia da ordem dos 100 kW; 98 % para motores de grandes potncias.

O aumento do rendimento com o aumento da potncia, est tambm associado, diminuio do deslizamento com o aumento da potncia.

Binrio

O binrio motor, do motor de induo, calculado pela expresso:


T= P 9550 n

Onde: P a potncia activa em kW, n a velocidade do motor em rpm e T o binrio em N.m.

ATA

125

EMELE 2007/08

Arranque

O arranque dos motores de induo pode ser realizado directamente rede. No arranque directo tem que se ter em conta que o consumo instantneo, no arranque, cerca de cinco a sete vezes a corrente nominal do motor. Este consumo excessivo cria problemas ao prprio motor e rede, mas pode ser limitado, sendo, na prtica, por dois processos bastante econmicos: Arranque estrela-tringulo O motor arranca, inicialmente, com a ligao do estator em estrela e quando atinge a velocidade nominal alterada a para tringulo. As ligaes em estrela e tringulo so realizadas com recurso a contactores, e a um temporizador; Arranque com um controlador electrnico de velocidade Com este equipamento possvel controlar a velocidade e o arranque.

ATA

126

EMELE 2007/08

ATA

127

EMELE 2007/08

Anlise de um arranque estrela-tringulo

Num motor poderemos ter intensidade de corrente de arranque com um valor: mnimo: 4 x 3 = 12 A (arranque em estrela); mximo: 6 x 5 =30 A (arranque em tringulo).

ATA

128

EMELE 2007/08

Concluso

Para mquinas de potncia superior a 4 kW o arranque j no pode ser directo devido s intensidades de correntes, no arranque, atingirem valores demasiados elevados.

ATA

129

EMELE 2007/08

Arranque com controlo electrnico de velocidade

A evoluo da electrnica de potncia permitiu disponibilizar equipamentos que permitem arranques suaves e tambm o controlo da velocidade de motores de induo trifsico. O controlo da velocidade pode ser efectuado de varias formas, nomeadamente controlando a tenso no estator, a frequncia, entre outros. Estes equipamentos esto cada vez mais vulgarizados devido ao seu embaratecimento. Os actuais sistemas de controlo de velocidade assncronos so baseados em conversores estticos de potncia. Nas pequenas e mdias potncias, a estrutura mais comum de um conversor de potncia representado na seguinte figura (converso indirecta).

As principais estratgias implementadas (controlo escalar) tm por base a variao do valor da frequncia de alimentao (f) e do valor eficaz da tenso de alimentao (U), de forma a ser verificada a relao U/F que deve ser constante.

U = constante f

ATA

130

EMELE 2007/08

Em consequncia, o valor mximo do fluxo no entre ferro mantmse aproximadamente constante, e desse modo, o valor do binrio mximo desenvolvido e associado ao mesmo fluxo. Para velocidades baixas, ou seja, para valores reduzidos da tenso (U) e da frequncia (f), surgem dificuldades no controlo do fluxo pretendido e consequentemente os sistemas de variao de velocidade referidos perdem eficcia. Para o valor do fluxo () pretendido tem-se: f . Sendo assim, podem ser definidos diferentes tempos de evoluo da tenso (U) e da frequncia (f) definindo tambm diferentes rampas de acelerao, como se pode ver nas figuras abaixo.
U

ATA

131

EMELE 2007/08

Anlise de um arranque com um controlador electrnico de velocidade

Nesta primeira figura podemos ver que o controlo da tenso realizado pela variao da largura das ondas de tenso.

ATA

132

EMELE 2007/08

Nesta 2 figura a rampa de acelerao foi muito mais lenta.


ATA 133

Anda mungkin juga menyukai