Anda di halaman 1dari 18

FACULDADE ASSIS GURGACZ FAG

QUALIDADE DA FARINHA DE TRIGO COM DIFERENTES APLICAES DE NITROGNIO NA BASE

CASCAVEL 2007

FACULDADE ASSIS GURGACZ FAG MAIRON TIAGO PIVA

QUALIDADE DA FARINHA DE TRIGO COM DIFERENTES APLICAES DE NITROGNIO NA BASE

Pr-Projeto apresentado a disciplina de TCC (Trabalho para Concluso do Curso), do 7 Perodo de Agronomia da FAG (Faculdade Assis Gurgacz).

CASCAVEL 2007

SUMRIO 1. ASSUNTO .......................................................................................................................4 2. TEMA...............................................................................................................................4 3. JUSTIFICATIVA...............................................................................................................4 4. PROBLEMA.....................................................................................................................5 5. OBJETIVO .......................................................................................................................6 6.1 OBJETIVO GERAL ....................................................................................................6 6.2 OBJETIVOS ESPECFICOS ......................................................................................6 7. FUNDAMENTAO TERICA .......................................................................................7 8. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO......................................................................11 9. CRONOGRAMA ............................................................................................................17 10. REFERNCIAS ...........................................................................................................18

1. ASSUNTO Qualidade da farinha 2. TEMA Qualidade da farinha de trigo, tratada com diferentes nveis de Nitrognio na base.

3. JUSTIFICATIVA O trigo uma gramnea cultivada no mundo todo, globalmente ela se encontra na segunda posio de cereais mais cultivados, atrs apenas do milho. O gro do trigo um alimento usado para fazer farinha, que feito po, usado na alimentao animal, tambm utilizado na fabricao de cervejas, dentre essas vrias outras finalidades. Conforme a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), na safra 2006/07 a rea plantada foi de 1,8 milhes de hectares, 25,6%, essa reduo foi ocasionada pelas condies climticas adversas, e pelos baixo valor pago ao produto. Na safra 2007/08, estima-se que a rea plantada seja de 1,82 milhos de hectares, Sabendo-se que o trigo consumido em grande escala pela populao e que ele classificado pela qualidade, e ento direcionado ao seu destino. No caso da alimentao humana, ele mais utilizado na forma de farinceas, principalmente na fabricao de pes. O trigo tipo po, tem essa designao por ter maior quantidade de glten. Todavia este trabalho ter um intuito de verificar qual dos tratamentos ter uma melhor qualidade na farinha. Conforme (Campanholli et al, 1992), mostrou que as farinhas provenientes de parcelas com mais quantidade de nitrognio aplicado na base, obtiveram maiores teores de protena e tambm maiores teores de glten indicando que com a aplicao de nitrognio acarretou um aumento das protenas formadoras de glten.

4. PROBLEMA Na cultura do trigo, a farinha provida da moagem, grande parte utilizada na panificao, todavia estes testes de aplicao de nitrognio na cultivar CD 114, que um trigo tipo po, ter como finalidade ver se ocorre uma melhor qualidade na farinha, ou seja, que tenha um maior teor de glten.

5. OBJETIVO

5.1 OBJETIVO GERAL Avaliar a eficincia das aplicaes de nitrognio nos diferentes estgios vegetativo da cultivar de trigo CD 114. 5.2 OBJETIVOS ESPECFICOS - Aplicar o teste de Alveogrfo, Falling number, cor, teor de gltenes, minerais e por fim teste de umidade. Todos esses testes serviro de base para verificar a qualidade da farinha desta cultivar para que obtenhamos um po de qualidade. - Identificar quais dos tratamentos das diferentes parcelas, teve o melhor resultado em funo da aplicao de nitrognio na base.

6. FUNDAMENTAO TERICA A histria do trigo no Brasil teve iniciou-se em 1534, quando Martim Afonso de Sousa trouxeram as primeiras sementes de trigo. Em 1912, o Ministrio da Agricultura criou o primeiro Campo Experimental de Trigo, no Rio Grande do Sul. Em 1918 premiando os sindicatos e cooperativas que dessem continuidade nos testes no prximo ano. Em 1919 foi criada a Estao Experimental de Ponta Grossa, Paran, a Estao Experimental de Alfredo Chaves, vrias dessas linhagens se destacaram e so conhecidas como linhas Alfredo Chaves, fazendo parte do prospecto de linhagens que at hoje cultivadas no Brasil. (CRIAREPLANTAR, 2006). Conforme a (Abitrigo ,2005) o consumo per capita brasileiropodereia ter nmeros mais expressivos, so comsumidos 50 kg de farinha de trigo /ano em media, com o pao responsvel pela maior fatia que de 4 %, ou seja, 27 kg/ per capita ano, massas 12 % , 5,9 kg, biscoitos, 11%, o que representa 5,5 kg/ano, farinha de uso residencial, 10%, 5 kg/ano e em outras aplicaes temos 12%, 6 kg/ ano. Os testes de alveografia e farinografia so utilizados para avaliar as caractersticas qualitativas da farinha. Embora o alveograma nos fornea dados relevantes para estimar a qualidade da farinha, ele funciona basicamente em funo do comportamento da massa, e os grficos expedidos pelo teste, e isso indica o percentual de amigo da amostra que danificado, tambm mede a absoro de guam e a granulomtria. (MARTINELO, 2005) A qualidade da panificao foi determinada a partir do teste de

panificao,conforme El-Dash (1978),

em funo da temperatura e consistncia da

massa so controladas as absoro de gua, e a quantidade de gua so determinadas instrumentalmente. Composio qumica dos gros dos cereais varia amplamente dependendo do ambiente, solo e variedade. Para entender o comportamento do trigo e suas propriedades tecnolgicas, torna-se necessrio o conhecimento bsico dos principais constituintes do gro. Dentre os constituintes do gro de trigo, as protenas e carboidratos so os principais componentes, em virtude de suas caractersticas especiais. (tabela 1).

CLASSE

VALOR MNIMO DA FORCA DO GLUTN

VALOR MINIMO DO NUMERO DE QUEDA

Trigo Brando Trigo Po Trigo Melhorador Trigo para outros usos Trigo Durum

50 180 300 Qualquer -

200 200 250 <200 250

Tabela 1. mostra as caractersticas mnimas de forca de glten do numero de queda da farinha

A qualidade de gros e farinhas de cereais determinada por uma variedade de caractersticas que assumem diferentes significados, dependendo da designao de uso ou do tipo de produto. Essas caractersticas podem ser divididas em fsicas, qumicas, enzimticas e reolgicas (RASPER, 1991 apud., NETO 2002). De acordo com Cheftel (1985), os trabalhos que visam a qualidade do po, tem um enfoco maior no aumento da qualidade e quantidade de protenas contida no mesmo, principalmente visando aumentar o teor de aminocidos (lisina), que deficiente no trigo. A qualidade de uma cultivar ou linhagem resultado de uma srie de fatores, como caracterstica gentica, condies edafoclimticas, tcnicas de cultivo, colheita, secagem e armazenamento, moagem e, por fim, no uso industrial a ser dado farinha. Referidos resultados influem na expresso da qualidade industrial da cultivar em estudo. Dessa forma, para o moageiro, a qualidade significa matria-prima uniforme em tamanho e forma, alto peso especfico, alto rendimento em farinha e baixos teores de cinzas, colorao desejvel do produto final e baixo consumo de energia eltrica durante o processamento industrial. Para o panificador, a farinha de boa qualidade segundo Neto (2002), deve possuir alta capacidade de absoro de gua, boa tolerncia mistura, glten bem balanceada e alta porcentagem de protenas. Para o consumidor, o trigo de boa qualidade aquele capaz de produzir pes de grande volume, com texturas interna e externa adequadas, cor clara e alta valor nutritivo.(HEINEMANN, 2006). A qualidade do gro de trigo pode ser definida como resultado da interao que a cultura sofre no campo, pelo efeito das condies de solo, do clima, da incidncia de pragas e molstias, manejo da cultura, da cultivar, bem como das operaes de colheita, secagem, armazenamento, moagem e, por fim, do uso industrial a ser dado farinha (GUTKOSKI, 2002).

No Brasil o controle de qualidade das farinhas e a comercializao feita sem a discriminao da caracterstica e do tipo e sem finalidade especfica, razo por que h necessidade de adequao das farinhas disponveis, para otimizao dos processos de produo. (SMANHOTTO, 2006). Uma farinha para ter potencial qualitativo para produo de Paes, aquela que possa uniformemente produzir um produto final com qualidade, todavia isso no acontea sero adicionados aditivos para que se tenha uma qualidade maior no produto final. Esses aditivos visam melhorar sabor, longevidade e qualidade do produto. (QUEJI, 2006). No trigo a qualidade pode ser definida por condies do solo, clima, incidncia de praas, manejo, cultivar. Existem no Brasil cultivares com alta eficincia no teor de glten, que so chamadas de melhoradoras, tudo isso resulta das avaliaes fsicas, reolgicas e funcionais para determinar as diferentes misturas, para que as propores de diferentes tipos de trigo e farinhas, sejam as ideais para sua finalidade final (PAGNUSSATT, 2006). Na farinha suas qualidades reologicas dependem da qualidade e quantidade de protenas presente nos gros, o teor de protena conseqncia de aspectos agronmicos, todavia a qualidade da protena caracterstica genotpica da cultivar. A aplicao de nitrognio pode ter um acrscimo de 18 a 47% da produtividade na cultura do trigo, causando um melhor desenvolvimento da cultura, tambm h reduo no abortamento de perfilhos, aumentando a produtividade. Na nutrio mineral da cultura do trigo, o nitrognio o que responde quantitativamente na produo, a deficincia de nitrognio pode reduzir a

evapotranspirao e a eficincia do uso da gua na cultura do trigo e tambm pode afetar a interceptao da radiao, diminuindo a eficincia do uso da radiao (TRINDADE, 2006). O perodo critico do suprimento do nitrognio no trigo, a partir da emergncia ate o 7 perfilho, j na parte intermediaria do ciclo, o nitrognio de suma importncia no aumento de espigas e gros, todavia na parte final o nitrognio tem funo de determinar o numero de colmos por rea. (TAKAHASHI, 2005) No solo a forma de nitrognio mais disponvel proveniente da decomposio da matria orgnica, a ao microbiana libera o nitrognio em forma amoniacal (NH4), devido a alta exigncia, deve-se complementar a suplementao na cultura, para que se obtenha bons resultados.

As protenas que formam o glten, as gliadina e a glutenina, amido, lipdio e outros mais componentes, so de suma importncia para garantir xito no teor de qualidade destas farinhas para produo de Paes. (DIAS, 2006). O suprimento adequado de nutrientes em sistemas de cultivo de trigo pode ser alcanado por meio de duas estratgias: da adoo de prticas culturais mais eficientes ou da obteno de cultivares mais responsivas na captao e utilizao do nutriente (MONASTERIO, 2001). O nitrognio tem grande funo na cultura do trigo, ele faz parte da composio de substncias que so determinantes na qualidade de funes fisiolgicas, um exemplo a sntese protica. O parcelamento da adubao nitrogenada, parte na semeadura e o resto em cobertura, aumentaram a disponibilidade de N no solo nos estdios de maior demanda destes nutrientes pelas culturas de milho e trigo. (YANO & TAKAHASHI, 2005).

7. ENCAMINHAMENTO METODOLGICO

7.1 Parte de Campo O experimento ser conduzido no perodo de maio a setembro de 2007, no campo experimental do CEDETEC da Faculdade Assis Gurgacz. O solo da rea experimental foi classificado como Latossolo Vermelho escuro (LE). A cultivar utilizada neste trabalho ser a CD 114, possuindo qualidade industrial Po. Esta possui ciclo mdio/precoce com espigamento nos 69 dias e maturao em 125 dias, sendo moderadamente resistente ao acamamento. Antes do plantio as sementes sero tratadas com inseticida Imidacloprido (na dose de 100 ml/100 kg de sementes do produto comercial Gaucho), e para fungicida com Triadimenol (na dose de 270 ml/100 kg de sementes do produto comercial NATIVO). A semeadura do trigo foi realizada com a semeadoura de fluxo continuo (marca comercial Marchesan), na ultima quinzena de maio de 2007, com espaamento entre linhas de 15 cm, e profundidade de 3 cm e a densidade de 350 sementes aptas por metro quadrado. A adubao do plantio com NPK ser realizada com a formulao concentrada 08 16 16, utilizando 250 kg/ha. Aps a emergncia da cultura, os tratamentos de nitrognio sero feitos em cobertura na fonte amdica (uria), pois esta a mais utilizada na agricultura brasileira e possui maior concentrao de N (45% de N). A cultura recebera as doses em um nico perodo antes do perfilhamento, no plantio ter incorporao de 4 kg/ha de N, porm as doses testadas sero as de cobertura. Os tratamentos de nitrognio sero distribudos na seguinte forma: Testemunha 0kg/ha de N; Tratamento 1 30kg/ha de N; Tratamento 2 60kg/ha de N;

Tratamento 3 90kg/ha de N; Tratamento 4 120kg/ha de N. Os tratos fitossanitrios devero ser orientados pela assistncia tcnica da Bayer, utilizando para o controle de daninhas o herbicida Iodosulfurom-metlico (na dose 70g/ha do produto comercial Hussar), com 0,3% da calda de leo mineral (Hoefix). Para o controle de pragas ser utilizado inseticida Triflumuron (na dose de 60 ml/ha do produto comercial Certero). No controle de doenas ser utilizado o fungicida Trefloxistrobina (na dose de 650 ml/ha do produto comercial Nativo), o nmero de aplicaes de cada produto ser decidido conforme a necessidade que a planta oferecer ao longo do ciclo.

7.2 Parte de Anlise Reolgica da farinha As analises realgicas sero feitas no laboratrio de trigo que se localiza nas dependncias da Faculdade Assis Gurgacz, utilizando mesclas de farinhas retiradas no campo experimental.

7.2.1 As caractersticas avaliadas na farinha do experimento sero

7.2.1.1 Alveografia

FIGURA 1 Equipamento Alveografo do laboratrio de trigo da FAG.

A qualidade da farinha em relao tenacidade (P), estensibilidade (L) e fora do glten (W) ser determinada segundo o mtodo n 54-30 da AACC (1999, p. 1-8), em um Alveografo de chopin (FIGURA 01), alveoconsistografo CHOPIN modelo 171,

pesando-se 250g de farinha e seguindo o procedimento de mistura e preparo da massa. Com a massa, foram feitos cinco pequenos discos de circunferncia e espessura uniformes, os quais, posteriormente, foram inflados sob presso constante de uma quantidade de ar suficiente para a formao de uma bolha de massa at a sua extenso total e conseqente ruptura. A presso da bolha ser medida por um manmetro registrador, no qual ser feita a leitura do teste. Sendo a fora do glten expressa em 10 -4 Joules. 7.2.1.2 Numero de quedas (Falling Number)

FIGURA 2 - Equipamento Falling Number do laboratrio de trigo da FAG.

Tem por finalidade verificar a atividade da enzima alfa-milase a fim de detectar danos causados pela germinao na espiga, conforme Figura 02. Ser determinada a atividade da alfa-milase em amostras quadruplicadas para cada cultivar pelo mtodo 5681B da AACC, com sete gramas de amostra, corrigida para 14% de umidade, adicionada de 25 ml de gua destilada e agitada manualmente energicamente entre 20 e 30 vezes, antes de ser colocada no Falling Number. Os resultados sero expressos em segundos.

7.2.1.3 Teor de glten:

FIGURA 3 - Equipamento Glutomatic do laboratrio de trigo da FAG. Esta anlise baseada segundo o mtodo 38-10 da AACC, em amostras quadruplicadas para cada cultivar, pesando-se dez gramas de farinha, adicionando 5,25 ml de gua destilada e aps feita a mistura deixando repousar por dez minutos. Passando este perodo, ser colocada a massa em equipamento Glutomatic, para lavagem do amido por cinco minutos, obtendo-se o glten mido, expresso em porcentagem. O material mido ser levado a um secador de glten, para a secagem, obtendo-se o glten seco, expresso em porcentagem. Por este teste, ser determinado a qualidade funcional de uma farinha de trigo, ou seja, a capacidade que esta tem em formar uma massa viscoelastica depende das propriedades fsico-qumicas de suas protenas,

particularmente das protenas do glten.

7.2.1.4 Colorimetria:

FIGURA 4 - Equipamento Colorimetro do laboratrio de trigo da FAG. realizado por leitura direta, sem a necessidade de preparao da amostra, dando o resultado em diversas faixas de cores, no sistema L, a e b. Onde : L = mede intensidade e varia de 0 a 100 (quanto mais prximo de 100 mais clara a farinha), 0 preto total e 100 branco total. a + = tonalidade predominante para vermelho a - = tonalidade predominante para verde b + = tonalidade predominante para amarelo b - = tonalidade predominante para azul 7.2.1.5 Umidade O mtodo usado para a determinao de contedo de umidade da farinha o de estufa com circulao forada de ar a 130C durante 1hora (mtodo 44-15 A da AACC, 1995).

7.2.1.6 Minerais da farinha Ser pesado exatamente, cerca de 3 g de farinha cujo teor de cinzas e inferior a 1%,coloca-se os cadinhos na entrada da mufla, deixe os inflamar, quando a chama desaparecer transferir os cadinhos para o interior da mufla. Aps a incinerao, retirar os cadinhos da mufla e esfriar sobre uma placa de amianto durante 1 minuto. Coloca-los no dessecador ate a temperatura ambiente e pesar a 0,1 mg.

8. CRONOGRAMA ATIVIDADES ABR. MAI. 2007 2007 JUN . 200 7 X JUL . 200 7 X AGO. SET. OUT. NOV. 2007 2007 2007 2007 DEZ . 2007

Leitura de referncias Definio do assunto/tema Justificativa Formulao do Problema Elaborao dos Objetivos Fundamentao Terica Encaminhamento metodolgico Redao final Entrega do trabalho Defesa em banca

X X

X X X X X X X

X X X

9. REFERNCIAS GUTKOSKI, L.C., ANTUNES, E., ROMAN, I.T. Avaliao do grau de extrao de farinhas de trigo e de milho em moinho tipo colonial. Boletim Ceppa, Curitiba, v.17, n.2, p.153-166, 1999.

BRASIL. Ministrio da Agricultura e Reforma Agrria. Secretaria Nacional de Defesa Agropecuria. Regras para anlise de sementes. Braslia, 1992. 365p.

MITTELMANN A., Herana de caracteres do trigo relacionados qualidade de panificao. Braslia, 2000. P. 02

FRIZZONE, J. A. Efeito de diferentes nveis de irrigao e adubao nitrogenada sobre componentes de produtividade da cultura do trigo. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v.31, n.6, p.425-434, 1996.

SMANHOTTO, A. et al. Caractersticas fsicas e fisiolgicas na qualidade industrial de cultivares e linhagens de trigo e triticale. Campina grande, 2006.

YANO, G. T., TAKAHASHI, H. W., Avaliaes de fontes de nitrognio e pocas de aplicao para o cultivo do trigo. 2005. VIEIRA, M. I. O Trigo. Disponvel em:http:// www.ruralnews.com.br/agricultura/graos/trigo.htm. Acesso em: 03 de maio. 2007.

CUNHA, G. R. et al. Tecnologia para Produzir Trigo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Assemblia Legislativa. Comisso de Agricultura, Pecuria e Cooperativismo. Embrapa Trigo, 2000.

Anda mungkin juga menyukai