Anda di halaman 1dari 4

SIMULADO DO COLGIO CINCIAS APLICADAS (1 BIMESTRE / TURMA: 3 ANO / PROVA DE BIOLOGIA)

PROVA OBJETIVA
1. (UERJ 2012) Durante o processo evolutivo, algumas organelas de clulas eucariotas se formaram por endossimbiose com procariotos. Tais organelas mantiveram o mesmo mecanismo de sntese proteica encontrado nesses procariotos. Considere as seguintes organelas celulares, existentes em eucariotos: 1 mitocndrias 2 - aparelho golgiense 3 lisossomas 4 cloroplastos 5 - vesculas secretoras 6 peroxissomas Nas clulas das plantas, as organelas que apresentam o mecanismo de sntese proteica igual ao dos procariotos correspondem s de nmeros: A) 1 e 4 B) 2 e 3 C) 3 e 6 D) 4 e 5 2. (UEG 2012) Nos seres vivos, os processos celulares de transformao de energia so realizados por meio de reaes qumicas. As reaes qumicas so processos nos quais molculas reagem entre si, transformando-se em outras molculas, chamadas de produto. A respeito dos processos de transformao de energia nas clulas, correto afirmar: A) nenhuma das atividades celulares envolve liberao de energia na forma de calor. B) as reaes exergnicas que ocorrem na clula so devidas energia de ativao. C) as reaes qumicas que liberam energia so chamadas de endotrmicas e endergnicas. D) nas reaes exergnicas ou exotrmicas, os reagentes possuem mais energia do que o produto, sendo que parte da energia liberada sob a forma de calor. 3. (UEG 2012) Os pigmentos fotossintetizantes (ou fotossintticos) tm a propriedade de absorver certos comprimentos de onda da luz, refletindo os demais. A cor do pigmento dada pelo comprimento de onda refletido. O olho humano capaz de distinguir os comprimentos de onda que compem a luz visvel ou luz branca. Nos seres fotossintetizantes, os pigmentos que conseguem captar a energia luminosa esto principalmente representados por A) ficocianinas, que so azuis, e ficoeritina, que so verdes. B) ficocianinas, que so amarelas, e ficoeritina, que so vermelhas. C) clorofilas, que so verdes; carotenos e xantofilas, que so amarelados; e pelas ficobilinas, que podem ser azuis ou vermelhas. D) clorofilas, que so verdes; carotenos e xantofilas, que so amarelados; e pelas ficobilinas, que podem ser azuis ou alaranjadas. 4. (UFPB 2012) O aumento da atividade industrial, embora tenha trazido melhorias na qualidade de vida, agravou os nveis de poluio do planeta, resultantes, principalmente, da liberao de agentes qumicos no ambiente. Na tentativa de minimizar tais efeitos, diversas abordagens vm sendo desenvolvidas, entre elas a substituio de agentes qumicos por agentes biolgicos. Um exemplo o uso, na indstria txtil, da enzima celulase no processo de amaciamento dos tecidos, em substituio aos agentes qumicos. Considerando os conhecimentos sobre estrutura e funo de protenas, correto afirmar que essas molculas biolgicas so teis no processo industrial citado devido sua A) insensibilidade a mudanas ambientais. B) capacidade de uma nica enzima reagir, simultaneamente, com diversos substratos. C) capacidade de diminuir a velocidade das reaes. D) alta especificidade com o substrato.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

Hemcias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vrios frascos com diferentes concentraes das substncias A e B, marcadas com istopo de hidrognio. Dessa forma os pesquisadores puderam acompanhar a entrada dessas substncias nas hemcias, como mostra o grfico apresentado a seguir.

5. (Unicamp 2012) Assinale a alternativa correta. A) A substncia A difunde-se livremente atravs da membrana; j a substncia B entra na clula por um transportador que, ao se saturar, mantm constante a velocidade de transporte atravs da membrana. B) As substncias A e B atravessam a membrana da mesma forma, porm a substncia B deixa de entrar na clula a partir da concentrao de 2mg/mL. C) A quantidade da substncia A que entra na clula diretamente proporcional a sua concentrao no meio extracelular, e a de B, inversamente proporcional. D) As duas substncias penetram na clula livremente, por um mecanismo de difuso facilitada, porm a entrada da substncia A ocorre por transporte ativo, como indica sua representao linear no grfico.

6. (IF-SP 2011) Considerando o esquema que representa, simplificadamente, algumas etapas do metabolismo do aminocido fenilalanina, foram feitas as seguintes afirmativas.

I. Na falta da enzima 1, h o acmulo do aminocido fenilalanina, gerando tambm outras substncias derivadas (cido fenilpirvico, fenilactico e fenil-lctico), caractersticos da doena metablica fenilcetonria. II. O albinismo clssico uma doena causada pela falta da enzima 2 que converte a tirosina em DOPA, substncia intermediria na produo de melanina, pigmento que d cor pele, cabelo e olhos. III. A falta da enzima 3 leva ao acmulo do cido homogentsico que no metabolizado em gs carbnico e gua. vlido o que se afirma em A) I, apenas. B) I e II, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III.

7. (UFPE 2011) Joo est enfrentando a maratona do vestibular e, para tanto, alm de estudar bastante, se prepara comendo uma dieta equilibrada em nutrientes e fazendo exerccios fsicos regularmente. No dia da prova, leva uma garrafa dgua e uma barrinha de cereal, para garantir, respectivamente, sua hidratao e o suprimento energtico para seu crebro em atividade. Sobre este assunto, observe a figura abaixo e considere as afirmativas que se seguem.

) O transporte de molculas e ons nutrientes para dentro das clulas, geralmente ocorre por um mecanismo de difuso facilitada (1) por protenas de membrana. ( ) O transporte de molculas e ons, ilustrado em (1 e 2), suplementar para a nutrio celular, mas desnecessrio, uma vez que essas substncias podem atravessar passivamente a membrana (3), sem a necessidade de protenas transportadoras. ( ) O metabolismo de carboidratos como a glicose, presente na barra de cereal de Joo, libera ons hidrognio que so carreados pelas coenzimas NAD e FAD at as cristas mitocondriais, onde gerado ATP e gua. ( ) Caso Joo realize exerccios fsicos intensos antes das provas, um processo fermentativo de produo de cido ltico poder ocorrer em suas clulas musculares, expresso pela equao: Glicos e + 2ADP + 2 Pi 2 lactato + 2 ATP + 2 H2O + 2 h + . ( ) A produo de Glucagon pelo pncreas aumenta a glicogenlise, essencial s clulas cerebrais de Joo, que so dependentes do consumo de glicose. Assinale o item correto: A) Apenas uma das sentenas verdadeira. C) Apenas trs das sentenas so verdadeiras. B) Apenas duas das sentenas so verdadeiras. D) Apenas quatro das sentenas so verdadeiras. 8. (CFT-MG 2005) Sobre o surgimento da vida no planeta, afirma-se que: I - O primeiro organismo era hetertrofo e apresentava uma pequena coleo enzimtica. II - Os primeiros seres que surgiram eram auttrofos, porque havia uma grande escassez de alimento. III - O aparecimento dos primeiros hetertrofos levou formao de coacervados nos mares primitivos. IV - O surgimento de molculas complexas, como as protenas, antecede o aparecimento dos aminocidos. V - Os raios ultravioleta e as descargas eltricas so fundamentais na formao de molculas orgnicas simples. So corretas as afirmaes: A) I e III. B) I e V. C) II, III e IV. D) II, IV e V.

9. (Unifesp 2005) O jornal "Folha de S. Paulo" (28.07.2004) noticiou que o aumento do dixido de carbono (CO2) atmosfrico pode induzir

rvores da Amaznia a crescerem mais rapidamente. O aumento do CO2 global e, no entanto, o fenmeno verificado na Amaznia e no nas florestas temperadas da Europa. Para explicar tal fenmeno, quatro afirmaes foram feitas. I - O aumento do CO2 promove aquecimento, porm bloqueia parte dos raios solares que chegam ao solo. Esse bloqueio, associado s noites mais longas, faz com que as florestas temperadas sejam menos eficientes na fotossntese. II - As florestas temperadas esto sujeitas a um inverno mais longo e, portanto, a menor quantidade de luz. Como as plantas fazem fotossntese de dia e respiram noite, a taxa de respirao maior que a de fotossntese. III - A maior quantidade de CO2 disponvel, associada s altas temperaturas presentes na Amaznia, permite uma elevao da taxa fotossinttica, o que promove maior crescimento das plantas. IV - As temperaturas mais baixas, a menor biomassa por rea e a menor incidncia de luz nas florestas temperadas fazem com que, ali, o fenmeno seja menos evidente que na Amaznia. Entre as quatro afirmaes apresentadas, esto corretas somente A) I e III. B) II e III. C) II e IV. D) III e IV.

10. (Puccamp 2005) No dia mais quente do ano, a umidade relativa do ar em Ribeiro Preto chegou a 18%. A OMS (Organizao Mundial da Sade) recomenda evitar atividades fsicas pesadas com 13%. A poluio do ar em Ribeiro causada por oznio (O3) aumenta no perodo da tarde, entre as 12h e s 17h, segundo as medies realizadas pela Cetesb em agosto. Em certo dia, a concentrao de oznio ficou em nvel considerado inadequado das 13h s 16h, com um auge de 174 microgramas por m3 por volta das 13h. A quantidade mxima para que o ar seja considerado adequado de 160 microgramas/m3, conforme o PQAR (Padro Nacional de Qualidade do Ar). Adaptado de Marcelo Toledo. "Folha de S. Paulo". 02/09/2004. Atualmente a camada de oznio uma proteo contra a radiao ultravioleta, porm no estava presente na atmosfera primitiva da Terra. O surgimento da camada de oznio O3 pde ocorrer depois do A) surgimento dos organismos aerbicos. C) grande resfriamento das eras glaciais. B) domnio do ambiente terrestre pelas fanergamas. D) surgimento dos organismos fotossintetizantes. 11. (UFSCar 2005) O grfico representa as taxas fotossintticas e de respirao para duas diferentes plantas, uma delas umbrfita (planta de sombra) e a outra helifita (planta de sol). Considere que a taxa respiratria constante e igual para as duas plantas.

Pode-se concluir que: A) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome mais oxignio do que aquele produzido na sua fotossntese. B) as plantas A e B so, respectivamente, umbrfita e helifita. C) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz mais oxignio do que aquele consumido na sua respirao. D) no ponto X, a planta A consome mais oxignio do que aquele produzido na sua fotossntese, e a planta B produz a mesma quantidade de oxignio que aquela consumida na sua respirao. 12. (Enem 2005) A gua um dos componentes mais importantes das clulas. A tabela a seguir mostra como a quantidade de gua varia em seres humanos, dependendo do tipo de clula. Em mdia, a gua corresponde a 70% da composio qumica de um indivduo normal. Quantidade Tipo de clula de gua Tecido nervoso substncia cinzenta 85% Tecido nervoso substncia branca 70% Medula ssea 75% Tecido conjuntivo 60% Tecido adiposo 15% Hemcias 65% Ossos sem medula 20% Durante uma bipsia, foi isolada uma amostra de tecido para anlise em um laboratrio. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Aps secagem em estufa, quando se retirou toda a gua do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa uma amostra de A) tecido nervoso - substncia cinzenta. C) hemcias. B) tecido nervoso - substncia branca. D) tecido conjuntivo.

PROVA DISCURSIVA
1. (UEG 2012) Determinadas plantas apresentam adaptaes a locais com altas temperaturas e intensidade luminosa, e baixa disponibilidade hdrica. Diferentes estratgias adaptativas relacionadas fotossntese podem ser encontradas nessas plantas, conhecidas como C4 e CAM. Aponte duas diferenas encontradas entre essas plantas no que diz respeito fixao do carbono durante o processo da fotossntese. 2. (UFJF 2011) Com a realizao de grandes eventos esportivos, como copa do mundo e olimpadas, a preocupao com o doping de atletas aumenta. Uma das formas mais comuns de doping a utilizao de drogas que aumentam a capacidade de transporte de oxignio do organismo. Sobre os processos celulares relacionados ao doping, responda: A) Qual a relao entre o aumento da capacidade atltica do esportista e o aumento do transporte de oxignio? B) Em qual organela celular consumida a maior parte desse oxignio e qual o principal papel desse gs nessa organela? C) Qual a consequncia sobre a produo de energia e a capacidade atltica da utilizao de drogas que provocam a formao de poros para prtons nas membranas dessas organelas? Justifique. 3. (UnB 2011) Os mdicos costumam prescrever s pessoas hipertensas uma dieta com baixo teor de sdio. Entretanto, esse elemento a que os mdicos se referem no o sdio metlico, um metal muito reativo que, em contato com a gua, libera grande quantidade de energia. Na verdade, essa recomendao refere-se aos ons sdio (Na+), que so ingeridos quando consumimos, principalmente, alimentos que contenham o sal de cozinha. Da mesma maneira, quando os mdicos prescrevem ferro s pessoas anmicas, no quer dizer que elas devam comer pregos ou outro objeto feito de ferro. O que se indica a ingesto de ons de ferro (II), presente, por exemplo, em FeSO4.
J. Usberco e E. Salvador. Qumica Volume nico. 5. ed., So Paulo: Saraiva, 2002 (com adaptaes).

A partir das informaes do texto, julgue os itens seguintes como correto(s) ou incorreto(s). Caso algum deles esteja incorreto, justifique-o! A) A hipertenso, na forma citada no texto, deve-se elevao nas concentraes plasmticas de Na+, que leva ao aumento do volume plasmtico em virtude de movimentos osmticos. B) A prescrio de ferro s pessoas anmicas visa otimizar o transporte de gases respiratrios pelas hemcias, pois, na ausncia de ferro, esse transporte realizado por protenas plasmticas. 4. (UERJ 2005) Em um experimento, foram medidas as taxas de produo de ATP e de consumo de O2 em clulas de folhas verdes de uma planta sob as seguintes condies experimentais: - obscuridade ou iluminao; - ausncia ou presena de um desacoplador especfico da fosforilao oxidativa mitocondrial. O desacoplador empregado interfere na sntese de ATP pela mitocndria, acelerando a passagem de eltrons pela cadeia respiratria. Observe os grficos a seguir, considerando que o de nmero 1 se refere a um experimento controle, realizado sob iluminao e na ausncia do desacoplador.

A) Indique os grficos que so compatveis com os resultados de experimentos realizados na presena do desacoplador, sob iluminao, e na presena do desacoplador, na obscuridade. Justifique suas indicaes. B) Um outro experimento, realizado na presena de um inibidor especfico da cadeia respiratria mitocondrial, apresentou resultados similares aos mostrados no grfico 2. Indique o que deve ocorrer com a taxa de produo de CO2 nesse outro experimento, em relao que seria obtida no experimento controle mostrado no grfico 1. Justifique sua resposta.

Anda mungkin juga menyukai