Anda di halaman 1dari 6

Velas, usos e rituais

Segundo Paracelso, ocultista medieval de origem francesa, o reino da

natureza habitado por espritos que esto associados s plantas, aos animais, aos minerais, gua, ao fogo e ao prprio ar. Esses espritos, tambm conhecidos como seres elementais, do "alma" a absolutamente tudo o que existe: s pedras, terra, ao vento, s folhas Na obra Filosofia Oculta, Paracelso ensina que o verdadeiro mago aquele que sabe manipular as foras da natureza. O ideal que essa manipulao seja feita com boas intenes e propsitos nobres, ou seja, com o objetivo de atrair harmonia, de expandir a conscincia, de promover o amor universal, etc. Um dos mais poderosos elementos da natureza o Fogo, que est associado, entre outros atributos, transmutao e purificao. Os espritos do Fogo so as Salamandras. Estas, de acordo com Paracelso, so criaturas flamejantes, de cor vermelho-alaranjada. No tm forma definida e medem de 70 a 90 centmetros de altura. Para voc se valer da fora das Salamandras, experimente recorrer s velas. Presentes em todos os ritos e nas mais diferentes liturgias, as velas associam dois fatores muito importantes: a fora das salamandras e os poderes associados s cores. Existem muitas maneiras de usar as velas. A forma mais simples de magia consiste em preparar a vela para um objetivo especfico. Pegue um pouco de azeite de oliva ou leo de amndoas e esfregue vigorosamente nas palmas das mos. Unte a vela, passando as mos sete vezes no sentido do pavio para a base. Esse procedimento serve para purificar a vela. Depois, repita o procedimento no sentido inverso, ou seja, da base para o pavio, assim voc estar impregnando a vela com a sua energia. Acenda as velas sempre em lugares altos, de modo que estas fiquem em altura superior sua. Coloque-as em pratinhos brancos, pois esse tipo de recipiente tem uma energia neutra, que no vai interferir na atuao da vela. Escrever o nome na cera da vela uma boa maneira de potencializar a energia mgica do Fogo. Para isso, use um alfinete ou uma agulha bem forte, e que, de preferncia, nunca tenham sido usados para outras finalidades. Sempre escreva o nome no sentido da base para o pavio. Alm do nome, voc tambm pode escrever na vela a palavra-chave do que voc est tentando atrair: sorte, prosperidade, amor, paixo, harmonia, paz, sade, vitalidade, coragem, determinao No caso das magias para o amor, uma boa dica colocar duas velas juntinhas, escrevendo numa delas o seu nome, e na outra, o nome do seu par amoroso. Voc tambm pode untar as velas com leos aromticos especficos para a rea sentimental: rosas, ilangue-ilangue ou nerli (flor-de-laranjeira) so boas opes.

Alaranjada
Est relacionada vitalidade, ao bem-estar fsico, ao entusiasmo, liderana, busca do sucesso. As vestes dos monges budistas so alaranjadas, de modo que essa cor tambm tem a ver com a busca espiritual. Favorece a criatividade.

Amarela
a cor da comunicao, do intelecto, do aprendizado, da criatividade. Proporciona maior poder de concentrao, sendo muito benfica para quem tende a se dispersar durante os estudos ou na realizao de rituais. A vela amarela tambm indicada para as magias de atrao, seja no campo amoroso ou das amizades. Favorece o charme e o poder de convencimento (persuaso). Associada energia solar, a vela amarela traz inspirao.

Azul-clara
Seus atributos so a espiritualidade, a harmonia, a inspirao, o sentimento devocional, a alegria e a jovialidade. Tem tudo a ver com as prticas religiosas ou ligadas arte de meditar. muito til para casos em que se faa necessrio restabelecer a paz domstica.

Azul-escura
indicada para atrair harmonia, para expandir a mente, para encontrar a paz interior. Tambm favorece a sade, a criatividade, a pacincia, a sabedoria, a fidelidade, a compreenso, a sabedoria, os bons sentimentos e a busca da verdade. Beneficia os novos conhecimentos (intelectuais e espirituais) e a realizao de feitos como a projeo astral e a abertura dos canais intuitivos. Usada antes de dormir, ajuda a ter um sono tranqilo, mas tambm pode induzir a sonhos profticos. a vela certa para magias que visem garantir

harmonia domstica e estabilidade no emprego.

Branca
Smbolo da paz e da pureza, a cor branca resulta da mistura de todas as cores. A vela dessa cor enaltece a espiritualidade, sendo indicada para quem pratica meditao ou se dedica s artes divinatrias. Tem ligao com a energia lunar, que por sua vez estimula a intuio e a feminilidade. Tambm favorece a cura e a purificao dos ambientes ou do esprito. Ajuda a enxergar com maior clareza as verdades ocultas e abre as portas da percepo. Pode ser usada como um "coringa", ou seja: se voc no tiver velas de outras cores, poder programar a vela branca para qualquer tipo de magia ou pedido.

Cor-de-rosa
a vela do amor, da harmonia em todos os relacionamentos, dos sonhos e dos devaneios romnticos. Ajuda a abrir as portas da felicidade afetiva e muito usada em rituais para atrair a alma gmea. Tambm desperta o despendimento e a generosidade, devendo ser usada por pessoas que tendem a se comportar de maneira egosta e querem superar essa caracterstica.

Dourada
Esta vela favorece, simultaneamente, a busca da prosperidade e o desenvolvimento espiritual. Tambm estimula a coragem, a vitalidade e o poder de compreenso. Como tem a ver com a energia solar, atrai as foras csmicas de maneira extremamente benfica. muito til para quem deseja superar algum acontecimento negativo e ingressar numa nova fase.

Lils

Estimula a busca de conhecimentos superiores, ajuda a controlar a ansiedade, permite expandir os horizontes e agua o sexto sentido. uma vela muito utilizada por quem se dedica magia branca, ou seja, para a prtica do bem. Favorece as transformaes (sempre para melhor) e a busca de objetivos elevados. No se presta a propsitos mesquinhos ou objetivos egostas.

Magenta
Essa cor de vela muito bonita, mas bem difcil de ser encontrada. Consiste na combinao das cores vermelha e violeta. indicada para casos que necessitem de uma soluo rpida, e pode ser usada juntamente com qualquer outra vela, cuja cor esteja diretamente associada ao assunto pendente. Por exemplo: no caso de uma crise conjugal que precise ser rapidamente resolvida, pode-se utilizar a vela cor-de-rosa e potencializar sua ao com a vela magenta.

Marrom
Essa vela tem uma energia fortemente voltada para os assuntos de ordem material. til para resolver problemas com a justia, questes ligadas a heranas e bens imveis e outras questes prticas. Tambm favorece a busca de objetos perdidos, os estudos, a telepatia, a concentrao mental e a luta pela melhoria financeira. indicada para quem precisa superar a indeciso e dedicar-se com mais afinco aos seus objetivos. Tambm pode ser empregada com o propsito de atrair proteo para a famlia e os animais domsticos.

Prateada
Ajuda a afastar a negatividade e a restabelecer o equilbrio mental e emocional. Tem atributos semelhantes ao da vela branca, com seus aspectos espirituais ainda mais enfatizados. Ajuda a desenvolver as habilidades psquicas e os poderes extra-sensoriais, favorece a prtica meditativa e amplia os canais perceptivos. muito utilizada na invocao de divindades femininas.

Preta

Essa cor de vela bastante polmica. De fato, por ser muito utilizada pelos praticantes de magia negra, s deve ser manipulada por pessoas que j tenham alguma vivncia nesses assuntos de temtica espiritual. Quando utilizado para o Bem, ela favorece a interiorizao, a expanso do inconsciente e a introspeco, que muitas vezes se faz necessria para quem se dedica prtica devocional ou aos estudos elevados. Tambm muito usada em rituais de reverso, ou seja, para "desmanchar" algum mal que eventualmente tenha sido feito. Nessas ocasies, ela simboliza as foras negativas que precisam ser banidas ou anuladas.

Roxa
til para quem deseja progredir em todos os nveis. Ajuda a atrair poder, sucesso profissional e financeiro, proteo espiritual e poderes psquicos. Tambm beneficia os processos de cura e fortalece as pessoas que se dedicam a uma causa justa ou a um nobre ideal. indicada para os praticantes de artes divinatrias e para aqueles que estabelecem algum tipo de comunicao com seres ou entidades de outros planos.

Verde-clara
Est associada sorte, prosperidade, ao sucesso financeiro e profissional, fertilidade, sade e ao rejuvenescimento. Tambm tem a ver com abundncia e generosidade, com o dom de dar e receber, com a busca do equilibrio em todos os setores da vida. indicada para quem deseja restabelecer a harmonia e a estabilidade dentro de uma relao amorosa. Favorece o poder de se expressar e os contatos sociais, alm de ser indicada para quem se dedica s causas ecolgicas.

Verde-escura

boa para ser utilizada em rituais voltados para a sade e para a conquista material. No entanto, ao manusear a vela dessa cor, preciso tomar muito cuidado para no nutrir sentimentos de cobia ou inveja, ainda que estes estejam bem escondidinhos. que esse tipo de vela tem o poder de acentuar essas tendncias.

Vermelha
Est associada paixo e energia sexual. Estimula a sade, a fora fsica, o talento empreendedor, a fertilidade, a coragem e a disposio para vencer. til para quem deseja superar atributos negativos, tais como o medo, a preguia e a falta de autoconfiana. Ao manusear velas vermelhas, tome cuidado para no nutrir pensamentos ou sentimentos agressivos ou associados vingana.

Violeta
a cor da transmutao. Deve ser usada nas ocasies em que estivermos atravessando algum conflito muito grande, seja no plano material, no setor afetivo ou no terreno da espiritualidade. De qualquer modo, ela ajuda a reverter situaes e a transformar a realidade, pois desperta nossa fora interior.

As velas de cores mescladas


Devem seu usadas com cuidado. Tome cuidado principalmente com aquelas que inlurem detalhes na cor preta. Sempre que acender essas velas decorativas, procure estar com a mente serena e vibre de maneira positiva.

Anda mungkin juga menyukai