Anda di halaman 1dari 4

14/04/13

rea Restrita
voltar

APOIO EDUCACIONAL
RENASCIMENTO/BARROCO/NEOCLASSICO sbado - 2 de maro de 2013 Disciplina: ARTE Tipo de Material: Material de Pesquisa Professor: CIBELE SARKIS CARNEIRO Colgio: RIBEIRO PRETO

Nome_______________________________________________________________no._______ 2 EM Componente curricular:Arte Professora: Cibele RENASCIMENTO O termo Renascimento comumente aplicado civilizao europia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Alm de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse perodo muitos progressos e incontveis realizaes no campo das artes, da literatura e das cincias, que superaram a herana clssica. O ideal do humanismo foi sem duvida o mvel desse progresso e tornou-se o prprio esprito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreio consciente (o re-nascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspirao e modelo de civilizao. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorizao do Inciom (Humanismo) e da natureza, em oposio ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Mdia. Caractersticas gerais: Racionalidade Dignidade do Ser Humano Rigor Cientfico Ideal Humanista Reutilizao das artes greco-romana ARQUITETURA Na arquitetura renascentista, a ocupao do espao pelo edifcio baseia-se em relaes matemticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque. J no o edifcio que possui o Inciom, mas este que, aprendendo a lei simples do espao, possui o segredo do edifcio (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura) Principais caractersticas: Ordens Arquitetnicas Arcos de Volta-Perfeita Simplicidade na construo A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autnomas Construes; palcios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funes militares) O principal arquiteto renascentista: Brunelleschi - um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Alm de dominar conhecimentos de Matemtica, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi como construtor, porm, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cpula da catedral de Florena e a Capela Pazzi.

PINTURA Principais caractersticas: Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distncias e propores que tm entre si os objetos vistos distncia, segundo os princpios da matemtica e da geometria. Uso do claro-escuro: pintar algumas reas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes refora a sugesto de volume dos corpos. Realismo: o artistas do Renascimento no v mais o Inciom como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expresso mais grandiosa do prprio Deus. E o mundo pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e no apenas admirada. Inicia-se o uso da tela e da tinta leo. Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetnicas, tornam-se manifestaes independentes. Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, j que o perodo marcado pelo ideal de liberdade e, conseqentemente, pelo individualismo. Os principais pintores foram: Botticelli - os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristo. Por isso, as figuras humanas de seus quadros so belas porque manifestam a graa divina, e, ao mesmo tempo, melanclicas porque supem que perderam esse dom de Deus. Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vnus. Leonardo da Vinci - ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginao do observador. Foi possuidor de um esprito verstil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano. Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos e Monalisa. Michelngelo - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande nmero de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa a criao do Inciom. Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Famlia

www.colegiosmaristas.com.br/AreaRestrita/ApoioEducacionalDetalhe.aspx?ID=97470

1/4

14/04/13
Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Famlia Rafael

rea Restrita

- suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurana, pois os elementos que compem seus quadros so dispostos em espaos amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de Madonas. Obras destacadas: A Escola de Atenas e Madona da Manh. ESCULTURA Em meados do sculo XV, com a volta dos papas de Avinho para Roma, esta adquire o seu prestgio. Protetores das artes, os papas deixam o palcio de Latro e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais Michelngelo, que domina toda a escultura italiana do sculo XVI. Algumas obras: Moiss, Davi (4,10m) e Piet. Outro grande escultor desse perodo foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze. Principais Caractersticas: Buscavam representar o Inciom tal como ele na realidade Proporo da figura mantendo a sua relao com a realidade Profundidade e perspectiva Estudo do corpo e do carter humano Para seu conhecimento - A Capela Sistina foi construda por ordem de Sisto IV (retangular 40 x 13 x 20 altura). E na prpria Capela que se faz o Conclave: reunio com os cardeais aps a morte do Papa para proceder a eleio do prximo. Lareira que produz fumaa negra - que o Papa ainda no foi escolhido; fumaa branca - que o Papa acaba de ser escolhido, avisa o povo na Praa de So Pedro, no Vaticano - Michelngelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posio de cada msculo, cada tendo, cada veia. - Alm de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas invenes esto: Parafuso Areo, primitiva verso do helicptero, a ponte elevadia, o escafandro, um modelo de asa-delta, etc. - Quando deparamos com o quadro da famosa MONALISA no conseguimos desgrudar os olhos do seu olhar, parece que ele nos persegue. Por que acontece isso? Ser que seus olhos podem se mexer? Este quadro foi pintado, pelo famoso artista e inventor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) e qual ser o truque que ele usou para dar esse efeito? Quando se pinta uma pessoa olhando para a frente (olhando diretamente para o espectador) tem-se a impresso que o personagem do quadro fixa seu olhar em todos. Isso acontece porque os quadros so lisos. Se olharmos para a Monalisa de um ou de outro lado estaremos vendo-a sempre com os olhos e a ponta do nariz para a frente e no poderemos ver o lado do seu rosto. A est o truque em qualquer ngulo que se olhe a Monalisa a veremos sempre de frente.

BARROCO
A arte barroca originou-se na Itlia (sc. XVII) mas no tardou a irradiar-se por outros pases da Europa e a chegar tambm ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhis. As obras barrocas romperam o equilbrio entre o sentimento e a razo ou entre a arte e a cincia, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoes e no o racionalismo da arte renascentista. uma poca de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar foras antagnicas: bem e mal; Deus e Diabo; cu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; esprito e matria. Suas caractersticas gerais so: emocional sobre o racional; seu propsito impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princpio segundo o qual a f deveria ser atingida atravs dos sentidos e da emoo e no apenas pelo raciocnio. busca de efeitos decorativos e visuais, atravs de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; entrelaamento entre a arquitetura e escultura; violentos contrastes de luz e sombra; pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos s vezes a impresso de ver o cu, tal a aparncia de profundidade conseguida.
PINTURA

Caractersticas da pintura barroca: Composio assimtrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geomtrica e o equilbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expresso dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensao de profundidade. Realista, abrangendo todas as camadas sociais.

www.colegiosmaristas.com.br/AreaRestrita/ApoioEducacionalDetalhe.aspx?ID=97470

2/4

14/04/13

rea Restrita

Realista, abrangendo todas as camadas sociais. Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramtica. Dentre os pintores barrocos italianos:
Ca r a v a g g io

- o que melhor caracteriza a sua pintura o modo revolucionrio como ele usa a luz. Ela no aparece como reflexo da luz solar, mas criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a ateno do observador. Obra destacada: Vocao de So Mateus.
Andrea Pozzo - realizou grandes composies de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a iluso de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o cu, de onde santos e anjos convidam os Incions para a santidade. Obra destacada: A Glria de Santo Incio. A Itlia foi o centro irradiador do estilo barroco. Dentre os pintores mais representativos, de outros pases da Europa, temos: V elzquez - alm de retratar as pessoas da corte espanhola do sculo XVII procurou registrar em seus quadros tambm os tipos populares do seu pas, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da histria. Obra destacada: O Conde Duque de Olivares. Rubens (espanhol) - alm de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, geralmente, no vesturio que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalanam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. Obra destacada: O Jardim do Amor. Rembrandt (holands) - o que dirige nossa ateno nos quadros deste pintor no propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradao da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem reas de luminosidade mais intensa. Obra destacada: Aula de Anatomia.
ESCULTURA

Suas caractersticas so: o predomo das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoes violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
Ber n in i

- arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de So Pedro, ambos na Baslica de So Pedro, no Vaticano. Obra destacada: A Praa de So Pedro, Vaticano e o xtase de Santa Teresa.

NEOCLASSICISMO

Nas duas ltimas dcadas do sculo XVIII e nas trs primeiras do sculo XIX, uma nova tendncia esttica predominou nas criaes dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores prprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direo da Sociedade europia aps a Revoluo Francesa e principalmente com o Imprio de Napoleo. Principais caractersticas: retorno ao passado, pela imitao dos modelos antigos greco-latinos; academicismo nos temas e nas tcnicas, isto , sujeio aos modelos e s regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes; arte entendida como imitao da natureza, num verdadeiro culto teoria de Aristteles. ARQUITETURA Tanto nas construes civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclssica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificaes do Renascimento italiano. Exemplos dessa arquitetura so a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteo Nacional, em Paris,

www.colegiosmaristas.com.br/AreaRestrita/ApoioEducacionalDetalhe.aspx?ID=97470

3/4

14/04/13

rea Restrita

arquitetura so a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteo Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim. PINTURA A pintura desse perodo foi inspirada principalmente na escultura clssica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegvel do equilbrio da composio. Caractersticas da pintura: Formalismo na composio, refletindo racionalismo dominante. Exatido nos contornos Harmonia do colorido Os maiores representantes da pintura neoclssica so, sem dvida, Jacques-Louis David - foi considerado o pintor da Revoluo Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Imprio de Napoleo. Durante o governo de Napoleo, registrou fatos histricos ligados vida do imperador. Suas obras geralmente expressam um vibrante realismo, mas algumas delas exprimem fortes emoes. Obra destacada: Bonaparte atravessando os Alpes e Morte de Marat Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780-1867), o pintor foi uma espcie de cronista visual da sociedade de seu tempo. Ingres acreditava qua a tarefa primordial da arte era produzir quadros histricos. Ardoroso defensor da pureza das formas, ele afirmava, por exemplo, que desenhar uma linha perfeita era muito mais importante do que colorir. " A pincelada deve ser to fina como a casca de uma cebola", repetia a seus alunos. Sua obra abrange, alm de composies mitolgicas e literrias, nus, retratos e paisagens, mas a crtica moderna v nos retratos e nus o seu trabalho mais admirvel. Ingres soube registrar a fisionomia da classe burguesa do seu tempo, principalmente no gosto pelo poder e na sua confiana na individualidade. Amante declarado da tradio. Ingres passou a vida brigando contra a vanguarda artstica francesa representada pelo pintor romntico Eugne Delacroix, contudo foi Ingres, e no o retrico e inflamado Delacroix, o mais revolucionrio dos dois. A modernidade de Ingres est justamente na viso distanciada que tinha de sue retratados, na recusa a produzir qualquer julgamento moral a respeito deles, numa poca em que se consumava o processo de aliana entre a nobreza e a burguesia. O detalhismo tambm uma das suas marcas registradas. Seus retratos so invariavelmente enriquecidos com mantos aveludados, rendas, flores e jias. Para seu conhecimento: Forte influncia da arquitetura neoclssica foi a descoberta arqueolgica das cidades italianas de Pompia e Herculano que, no ano de 79 a.C., foram cobertas pelas lavas do vulco Vesvio. Diante daquelas construes, num erro de interpretao, os historiadores de arte acreditavam que os edifcios gregos eram recobertos com mrmore branco, ocasionando a construo de tantos edifcios brancos. Exemplo: Casa Branca dos Estados Unidos. FONTE: http://w w w .historiadaarte.com.br

www.colegiosmaristas.com.br/AreaRestrita/ApoioEducacionalDetalhe.aspx?ID=97470

4/4

Anda mungkin juga menyukai