Anda di halaman 1dari 9

Imagem de microscopia de varredura eletrnica (cores adicionadas) de miclio fngico com as hifas (verde), esporngio (laranja) e esporos (azul),

Penicillium sp. (aumento de 1560 x). CARACTERSTICAS GERAIS Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino parte. Os fungos apresentam um conjunto de caractersticas prprias que permitem sua diferenciao das plantas: no sintetizam clorofila, no tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquticos e no armazenam amido como substncia de reserva. A presena de substncias quitinosas na parede da maior parte das espcies fngicas e a sua capacidade de depositar glicognio os assemelham s clulas animais. Os fungos so seres vivos eucariticos, com um s ncleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores. Seu citoplasma contm mitocndrias e retculo endoplasmtico rugoso. So heterotrficos e nutrem-se de matria orgnica morta - fungos saprofticos, ou vivafungos parasitrios. Suas clulas possuem vida independente e no se renem para formar tecidos verdadeiros. Os componentes principais da parede celular so hexoses e hexoaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos tm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacardios e protenas, com predominncia de cistena. Fungos do gnero Cryptococcus, como o Cryptococcus neoformans apresentam cpsula de natureza polissacardica, que envolve a parede celular. Protoplastos de fungos podem ser obtidos peloo tratamento de seus cultivos, em condies hipertnicas, com enzimas de origem bacteriana ou extradas do caracol Helix pomatia. Os fungos so ubquos, encontrando-se no solo, na gua, nos vegetais, em animals, no homem e em detritos, em geral. O vento age como importante veiculo de disperso de seus propgulos e fragmentos de hifa. ESTRUTURA DOS FUNGOS Os fungos podem se desenvolver em meios de cultivo especiais formando colnias de dois tipos: - leveduriformes; - filamentosas. As colnias leveduriformes so pastosas ou cremosas, formadas por microrganismos unicelulares que cumprem as funes vegetativas e reprodutivas. As colnias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; so constitudas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tuboas hifas. As hifas podem ser contnuas ou cenocticas e tabicadas ou septadas. Possuem hifas septadas os fungos das Divises Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota e hifas cenocticas, os das Divises Mastigomycota e Zygomycota.

Ao conjunto de hifas, d-se o nome de miclio. O miclio que se desenvolve no interior do substrato, funcionando tambm como elemento de sustentao e de absoro de nutrientes, chamado de miclio vegetativo. O miclio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo o miclio areo. Quando o miclio areo se diferencia para sustentar os corpos de frutificao ou propgulos, constitui o miclio reprodutivo. Os propgulos ou rgos de disseminao dos fungos so classificados, segundo sua origem, em externos e intemos, sexuados e assexuados. Embora o miclio vegetativo no tenha especificamente funes de reproduo, alguns fragmentos de hifa podem se desprender do miclio vegetativo e cumprir funes de propagao, uma vez que as clulas fngicas so autnomas. Estes elementos so denominados de talocondios e compreendem os: - blastocondios, - artrocondios - clamidocondios. Os blastocondios, tambm denominados gmulas, so comuns nas leveduras e se derivam por brotamento da clula-me. As vezes, os blastocondios permanecem ligados clula-me, formando cadeias, as pseudo-hifas, cujo conjunto o pseudomiclio.

Os artrocondios so formados por fragmentao das hifas em segmentos retangulares. So encontratos nos fungos do gnero Geotrichum, em Coccidioides immitis e em dermatfitos.

Os clamidocondios tm funo de resistncia, semelhante a dos esporos bacterianos. So clulas, geralmente arredondadas, de volume aumentado, com paredes duplas e espessas, nas quis se concentra o citoplasma. Sua localizao no miclio pode ser apical ou intercalar. Formam-se em condies ambientais adversas, como escassez de nutrientes, de gua e temperaturas no favorveis ao desenvolvimento fngico.

Entre outras estruturas de resistncia devem ser mencionados os esclercios ou esclerotos, que so corpsculos duros e parenquimatosos, formados pelo conjunto de hifas e que permanecem em estado de dormncia, at o aparecimento de condies adequadas para sua germinao. So encontrados em espcies de fungos das Divises Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota. REPRODUO DOS FUNGOS Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais. Segundo Alexoupolos, a reproduo assexuada abrange quatro modalidades: 1) fragmentao de artrocondios; 2) fisso de clulas somticas; 3) brotamento ou gemulao do blastocondios-me; 4) produo de condios. Os condios representam o modo mais comum de reproduo assexuada; so produzidos pelas transformaes do sistema vegetativo do prprie miclio. As clulas que do origem aos condios so denominadas clulas conidiognicas. Os condios podem ser hialinos ou pigmenntados, geralmente escuros - os feocondios; apreentar formas diferentes esfricos, fusiformes, cilndricos, piriformes etc; ter parede lisa ou rugosa; serem formados de uma s clula ou terem septos em um ou dois planos; apresentarse isolados ou agrupados. As hifas podem produzir ramificaes, algumas em plano perpendicular ao miclio, originando os conidiforos, a partir dos quais se formaro os condios. Normalmente , os condios se originam no extremo do conidiforo, que pode ser ramificado ou no. Outras vezes, o que no muito freqente, nascem em qualquer parte do miclio vegetativo, e neste caso so chamados de condios ssseis, como no Trichophyton rubrum. O conidiforo e a clula conidiognica podem formar estruturas bem diferenciadas, peculiares, o aparelho de frutificao, tambm denominado de conidiao que permite a identificao de alguns fungos patognicos. No aparelho de conidiao tipo aspergilo, os condios formam cadeias sobre filides, estruturas em forma de garrafa, em torno de uma vescula que uma dilatao na extremidade do conidiforo.

Condios de Aspergillus agrupados em forma de cabea, ao redor de uma vescula.

Nos peniclios falta a vescula na extremidade dos conidiforos que se ramificam dando a aparncia de pincel. Como no aspergilo, os condios formam cadeias que se distribuem sobre as filides. Quando um fungo filamentoso forma conios de tamanhos diferentes, o maior ser designado como macrocondio e o menor microconidio. Alguns fungos formam um corpo de frutificao piriforme denominado picndio, dentro do qual se desenvolvem os conidiforos, com seus condiosos picnidioconidios (Fig.7). Essa estrutura encontrada na Pyrenochaeta romeroi, agente de eumicetoma.

Corte transversal de um picndio mostrando condios. Os propgulos assexuados internos se originam de esporngios globosos, por um processo de clivagem de seu citoplasma, e so conhecidos como esporoangiosporos ou esporos. Pela ruptura do esporngio, os esporos so liberados.

Reproduo assexuada interna. Os esporos sexuados se originam da fuso de estruturas diferenciadas com carter de sexualidade. O ncleo haplide de uma clula doadora funde-se com o ncleo haplide de uma clula receptora, formando um zigoto. Posteriormente, por diviso meitica, originam-se quatro ou oito ncleos haplides, alguns dos quais se recombinaro, geneticamente.

Reproduo sexuada. Os esporos sexuados internos so chamados ascosporos e se formam no interior de estruturas em forma de saco, denominadas ascos. Os ascos podem ser simples, como em leveduras dos gneros Saccharomyces e Hansenula, ou se distribuir em lculos ou cavidades do miclio, dentro de um estroma, o ascostroma ou ainda ester contidos em corpos de frutificao, os ascocarpos. Trs tipos de ascocarpos so bem conhecidos: cleistotcio, peritcio e apotcio. O cleistotcio uma estrutura globosa, fechada, de parede formada por hifas muito unidas, com um nmero indeterminado de ascos, contendo cada um oito ascosporos. O peritcio uma estrutura geralmente piriforme, dentro da qual os ascos nascem de uma camada hemenical e se dispem em paliada, exemplo, Leptosphaeria senegalensis, Neotestudina rosatii. O apotcio um ascocarpo aberto, em forma de clice onde se localizam os ascos.

Diferentes tipos de ascos e ascocarpos.

Basidiosporos Os fungos que se reproduzem por ascosporos ou basidiosporos so fungos perfeitos. As formas sexuadas so espordicas e contribuem, atravs da recombinao gentica, para o aperfeioamento da espcie. Em geral, estes fungos produzem tambm estruturas assexuadas, os condios que asseguram sue disseminao. Muitos fungos, nos quais no foi at agora reconhecida a forma sexuada de reproduo, so includos entre os fungos imperfeitos. Quando descrita a forma perfeita de um fungo, essa recebe uma outra denominao. Por exemplo, o

fungo leveduriforme, Cryptococcus neoformans, em sue fase perfeita denominado Filobasidiella neoformans. A fase sexuada dos fungos denominada te teleomrfica e a fase assexuada de anamrfica. A maior parte das leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento ou gemulao e por fisso binria. No processo de brotamento, a clula-me origina um broto, o blastocondio que cresce, recebe um ncleo aps a diviso do ncleoda clula-me. Na fisso binria, a clula-me se divide em duas clulas de tamanhos iguais, de forma semelhante a que ocorre com as. bactrias. No seu ciclo evolutivo, algumas leve auras, como Saccharomyces cerevisiae, podem originar esporos sexuados, ascosporos, depois que duas clulas experimentam fuso celular e nuclear, seguida de meiose. O fenmeno de parassexualidade foi demonstrado em Aspergillus. Consiste na fuso de hifas e formao de um heterocarion que contm ncleos haplides. s vezes, estes ncleos se fundem e originam ncleos diplides, heterozigticos, cujos cromossomas homlogos sofrem recombinao duruante a mitose. Apesar destes recombinantes serem raros, o ciclo parassexual importante na evoluo de alguns fungos. A tabela abaixo apresenta, de forma esquemtica, os conceitos mencionados. METABOLISMO Os fungos so microrganismos heterotrficos e, em sue maioria, aerbios obrigatrios. No entanto, certas leveduras fermentadoras, aerbias facultativas, se desenvolvem em ambientes com pouco oxignio ou mesmo na ausncia deste elemento. Os fungos podem germinar, ainda que lentamente, em atmosfera de reduzida quantidade de oxignio. O crescimento vegetativo e a reproduo assexuada ocorrem nessas condies, enquanto a reproduo sexuada se efetua apenas em atmosfera rica em oxignio. Em condies aerbicas, a via da hexose monofosfato a responsvel por 30% da glic1ise. Sob condies anaerbicas, a via clssica, usada pela maioria das leveduras, a de EmbdenMeyerhof, que resulta na formao de piruvato. Algumas leveduras, como o Saccharomyces cerevisiae fazem o processo de fermentao alco1ica de grande importancia industrial, na fabricao de bebidas e na panificao. Os fungos produzem enzimas como lipases, invertases, lactases, proteinases, amilases etc., que hidrolisam o substrato tornando-o assimilvel atravs de mecanismos de transporte ativo e passivo. Alguns substratos podem induzir a formao de enzimas degradativas; h fungos que hidrolisam substncias orgnicas, como quitina, osso, couro, inclusive materiais plsticos. Muitas espcies fngicas podem se desenvolver em meios mnimos, contendo amnia ou nitritos, como fontes de nitrognio. As substncias orgnicas, de preferncia, so carboidratos simples como D-glicose e sais minerais como sulfatos e fosfatos. Oligoelementos como ferro, zinco, mangans, cobre, molibdnio e clcio so exigidos em pequenas quantidades. No entanto, alguns fungos requerem fatores de crescimento, que no conseguem sintetizar, em especial, vitaminas, como tiamina, biotina, riboflavina, cido pantotnico etc. Os fungos, como todos os seres vivos, necessitam de gua para o seu desenvolvimento. Alguns so haloflicos, crescendo em ambiente com elevada concentrao de sal. A temperatura de crescimento abrange uma larga faixa, havendo espcies psicrfilas, mesfilas e termfilas. Os fungos de importncia mdica, em geral, so mesfilos, apresentando temperatura tima, entre 20 e 30C. Os fungos podem ter morfologia diferente, segundo as condies nutricionais e a temperatura de seu desenvolvimento. O fenmeno de variao morfolgica mais importante em micologia mdica o dimorfismo, que se expressa por um crescimento micelial entre 22 e 28C e leveduriforme entre 35C e 37C. Em geral, essas formas so reversveis. A fase micelial (M) ou saproftica a forma infectante e est presente no solo, nas plantas etc. A fase leveduriforme (L ou Y) ou parasitaria encontrada nos tecidos. Este fenmeno conhecido como dimorfismo fngico e se observe entre fungos de importncia mdica, como Histoplasma capsulatum, Blastomyces dermatitidis, Paracoccidioides brasiliensis, Sporothrix schenckii. Na Candida albicans a forma saproftica infectante a leveduriforme e a forma parasitria, isolada dos tecidos, a micelial. Em laboratrio, possvel reproduzir o dimorfismo mediante variaes de temperatura de incubao, de tenso de O2 e de meios de cultura especficos. Desta forma foi

possvel classificar como dimrficos, fungos nos quais era conhecida apenas uma das formas, por exemplo, os agentes de cromoblastomicose. O pleomorfismo nos dermatfitos se expressa atravs da perda das estruturas de reproduo ou condios, com variaes morfolgicas da colnia. Essas estruturas podem ser recuperadas nos retro cultivos, aps a inoculao em animais de laboratrio ou em meios enriquecidos com terra. Ainda que o pH mais favorvel ao desenvolvimento dos fungos esteja entre 5, 6 e 7, a maioria dos fungos tolera amplas variaes de pH. Os fungos filamentosos podem crescer na faixa entre 1,5 e 11, mas as leveduras no toleram pH alcalino. Muitas vezes, a pigmentao dos fungos est relacionada com o pH do substrato. Os meios com pH entre 5 e 6, com elevadas concentraes de acar, alta presso osmtica, taiss como gelias, favorecem o desenvolvimento dos fungos nas pores em contato com o ar. O crescimento dos fungos mais lento que o das bactrias e sues culturas precisam, em mdia, de 7 a 15 dias, ou mais de incubao. Com a finalidade de evitar o desenvolvimento bacteriano, que pode inibir ou se sobrepor ao do fungo, necessrio incorporar aos meios de cultura, antibacterianos de largo espectro, como o cloranfenicol. Tambm pode-se acrescentar cicloheximida para diminuir o crescimento de fungos saprfitas contaminantes, de cultivos de fungos patognicos. Muitas espcies fngicas exigem luz para seu desenvolvimento; outras so por ela inibidos e outras ainda mostram-se indiferentes a este agente. Em geral, a luz solar direta, devido radiao ultravioleta, elemento fungicida. Por diferentes processos, os fungos podem elaborar vrios metab1itos, como antibiticos, dos quais a penicilina o mais conhecido e micotoxinas, como aflatoxinas, que Ihes conferem vantagens seletivas. CLASSIFICAO DOS FUNGOS O Reino Fungi dividido em seis filos ou divises dos quais quatro so de importncia mdica: Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota. DIVISO ZYGOMYCOTA Inclui fungos de miclio cenoctico, ainda que septos podem separar estruturas como os esporngios. A reproduo pode ser sexuada, pela formao de zigosporos e assexuada com a produo de esporos, os esporangiosporos, no interior dos esporangios. Os fungos de interesse mdico se encontram nas ordens Mucorales e Entomophthorales. DIVISO ASCOMYCOTA Agrupa fungos de hifas septadas, sendo o septo incompleto, com os tpicos corpos de Woronin. A sua principal caracterstica o asco, estrutura em forma de saco ou bolsa, no interior do qual so produzidos os ascosporos, esporos sexuados, com forma, nmero e cor variveis para cada espcie. Algumas espeies produzem ascocarpos e ascostromas no interior dos quais se formam os ascos Condios, propgulos assexuados. so tambm encontrados. As espcies patognicas para o homem se classificam em trs classes: Hemiascomycetes, Loculoascomycetes e Plectomycetes. DIVISO BASIDIOMYCOTA Compreende fungos de hifas septadas, que se caracterizam pela produo de esporos sexuados, os basidiosporos, tpicos de cada espcie. Condios ou propgulos assexuados podem ser encontrados. A espcie patognica mais importante se enquadra na classe Teliomycetes.

Principais estruturas de Basidiomycota. DlVISO DEUTEROMYCOTA Engloba fungos de hifas septadas que se multiplicam apenas por condios e por isso so conhecidos como Fungos Imperfeitos. Os condios podem ser exgenos ou estar contidos em estruturas como os picndios. Entre os Deuteromycota se encontra a maior parte dos fungos de importncia mdica.

Anda mungkin juga menyukai