Anda di halaman 1dari 8

Tratamento de efluentes

Um problema A preservao do meio ambiente constitui um dos principais desafios ao governo brasileiro e, em especial, s indstrias, principalmente no que se refere a tratamento de efluentes. O tratamento de superfcies metlicas, por exemplo, ocasiona problemas relacionados preservao do meio ambiente e ao trabalhador. A toxidez dos produtos qumicos utilizados exige cuidados por parte de quem lida com eles, e procedimentos adequados ao descarte de resduos metlicos e qumicos. Nesta aula sero abordados esses assuntos, a partir da identificao dos produtos qumicos usados em tratamento de superfcies metlicas e dos cuidados que se deve ter durante e aps a realizao do trabalho.

Cianeto Atualmente esse produto citado como forte poluidor de nossos rios, em regies altamente industrializadas. Trs tipos de cianeto so muito utilizados em tratamento de

superfcies de metais: o cianeto de sdio, o cianeto de potssio


e o cianeto de cobre. Em menor quantidade, utiliza-se cianeto de

zinco,
ouro.

de cdmio, de prata e de ouro, conhecido como sal de

Os cianetos apresentam problemas que devem ser conhecidos e divulgados. Em contato com cidos, mesmo diludos, com vapo-

71

res de cidos e vapor de gua, os cianetos liberam gs ciandrico que extremamente venenoso. Quando o trabalhador aspira gs ciandrico, o oxignio deixa de circular no sangue causando morte por sufocao (asfixia). Os sais de cianeto so menos perigosos quando ingeridos, pois sua absoro mais demorada. Entretanto, sempre causam danos ao organismo. Tambm preciso evitar o despejo de solues nas canaletas que atravessam a instalao. Muitos funcionrios acreditam que essas canaletas esto sempre limpas, ignorando que elas possam ter produtos perigosos. Por exemplo: cidos em contato com solues de sulfeto, liberam gs sulfdrico, com cheiro forte e caracterstico; misturas de cidos com cianetos liberam um gs incolor dificilmente percebido. Por isso, necessrio deixar escoar bastante gua pelas canaletas antes, de utiliz-las. O cianeto absorvido em pequenas doses, de forma constante, pode ser causa de dores de cabea, perda de apetite, fraqueza, nuseas, e irritaes das vias respiratrias superiores.

cido sulfrico Esse cido concentrado pode causar srias queimaduras, com destruio rpida dos tecidos cutneos. Sua ingesto, em pequenas quantidades diludas, pode no ser to nociva. Porm, a constante aspirao dos seus gases ataca as vias respiratrias, podendo ocasionar bronquite crnica. O contato direto com os dentes destri o esmalte dentrio. Freqentemente, as pessoas colocam as mos nas solues por desconhecerem o risco que correm. Trata-se de um procedimento perigosssimo, pois, se as solues penetrarem

profunda-

mente na pele, causaro srias ulceraes e dores intensas.


Os acidentes ocorrem sempre que se desvia um pouco dos procedimentos normais.

72

Compostos de cromo Os compostos de cromo, como o cido crmico ou os cromatos, tm efeitos corrosivos na pele e, de modo especial, nas mucosas. Esses produtos afetam, principalmente, a parte interna da boca e do nariz, provocando leses que cicatrizam com muita lentido. As leses no nariz so purulentas e formam crostas. J as leses de cido crmico a 20% causam cegueira, quando atingem os olhos da pessoa.

Solventes clorados A ao desses produtos varia bastante em funo da natureza das substncias. Algumas so altamente txicas e seu efeito narctico pode causar vertigem e desmaios aps algum tempo de inalao. Entre produtos dessa natureza, trs deles so muito utilizados pela indstria, em razo de suas excepcionais qualidades como desengraxantes: tricoretileno, percloretileno e tricloretano. Os sintomas de envenenamento com esses produtos so nuseas freqentes, vmitos, perda de peso e amarelamento da pele e dos olhos. Tambm podem ocorrer srios problemas no fgado, corao, sistema nervoso e rins. Algumas mortes relacionadas com o corao tm sido causadas pela inalao de tricloretileno. Tambm so comuns os acidentes durante a limpeza de tanques de desengraxamento com solventes clorados. Os vapores desses produtos so pesados e permanecem no fundo do tanque. Expulsam o ar, podendo sufocar o operador. Em vrios casos, operadores foram encontrados mortos no fundo do tanque, o que poderia ser evitado se o trabalho fosse feito por duas pessoas.

73

Compostos de nquel O contato com sais de nquel ou com o prprio metal causa dermatite (afeces da pele) em pessoas com predisposio para essa doena. A irritao ocorre em ambientes nos quais a temperatura e a umidade so mais altas que o normal.

Compostos de cobre O contato prolongado com compostos de cobre causa vmito, dores gstricas, convulso e choque. Tm ocorrido casos de danos ao rins e ao sistema nervoso, e de aumento do volume do fgado.

Compostos de cdmio So extremamente venenosos, comprometendo rins e vias respiratrias, quando inalados em forma de p ou fumos. Por esse motivo, os resduos de cdmio nunca devem ser incinerados, e as mos e braos do operador devem ser bem lavados, aps manuseio de compostos de cdmio.

cido clordrico Esse cido extremamente corrosivo. O contato com os olhos provoca cegueira e, se ingerido, ocasiona queimaduras no esfago e na boca. Inalado, seus vapores causam tosse e sufocao, alm de queimaduras nas fossas nasais e na traquia.

cido ntrico Os vapores desse cido, tal como os de cido clordrico, sufocam e atacam as mucosas da boca e do esfago, e podem causar queimaduras. Em contato com metais, liberam gs nitroso, de

74

colorao marrom, extremamente txico. As queimaduras da pele com esse cido so graves, destruindo os tecidos rapidamente.

Solventes Os solventes so empregados na formulao de tintas. H muito tempo so responsveis por molstias respiratrias. Mas pesquisadores vm desenvolvendo tintas base de gua, e modificando a tcnica de aplicao tornando mais segura a operao de pintura.

Tanques aquecidos Determinadas solues so aquecidas a temperaturas de 80C a 90C. Em alguns processos utiliza-se gua quente, prxima fervura, para secagem de peas. Uma queda do operador nesses tanques pode ser fatal, se no houver socorro imediato.

Poluio das guas Quem no gostaria de descansar, numa tarde ensolarada, s margens de um rio? O que antigamente era to comum, hoje quase impossvel porque os rios, de modo geral, esto poludos. Grande parte dessa poluio se deve ao desenvolvimento industrial. Mas a poluio , tambm, um problema da comunidade. A indstria de tratamento de superfcie de metais , sem dvida, uma das mais poluentes, pois faz uso de um nmero muito grande de produtos qumicos, misturados com gua, que so descartados quase sempre num rio. Os principais elementos poluidores da indstria de tratamento de superfcies metlicas so os prprios resduos metlicos, provenientes dos diversos processos empregados.

75

Outros produtos de natureza no metlica respondem, em escala menor, pela poluio. o caso do cianeto, fosfato, fluoreto e nitrato. Os poluentes podem se apresentar nos estados slido, lquido e gasoso. Os poluentes slidos provm das operaes de lixamento, polimento e jateamento. So removidos por tcnicas de tratamento do p, que passa por filtros de abertura que seguram as partculas slidas. Outra tcnica a da eletrosttica. Os efluentes gasosos passam por colunas de absoro ou colunas lavadoras de gases e so transformados em efluentes lquidos. O tratamento desses lquidos exige conhecimento de qumica e fsico-qumica para que os efluentes sejam tratados de acordo com a legislao. A lei estabelece os limites mximos de poluentes que podem ser lanados numa rede receptora. Os metais, na forma de material solvel, so mais poluentes porque se infiltram no subsolo, atingindo facilmente os lenis subterrneos de gua. Portanto, deve-se purificar a gua antes de lan-la em rios. Essa purificao consiste em remover os metais da gua. O processo mais usado para isso conhecido como precipitao. O tratamento feito em tanques projetados especialmente para esse fim. So necessrios procedimentos especiais para a destruio de compostos de cianetos ou de cromo, antes da precipitao. Os reagentes devem ser bem dosados. Se forem usados na quantidade errada, podem poluir mais ainda a gua que queremos descartar. No processo de precipitao, os metais, aps se tornarem insolveis, so arrastados para o fundo do tanque, formando um lodo. A gua limpa, livre dos metais, retirada por um sistema de tubulaes, e o lodo encaminhado para um sistema de filtros que remove at 80% da gua. Mas nem sempre possvel eliminar completamente todos os metais das guas. Nesse caso, recorre-se a processos mais modernos como, por exemplo, as desmineralizao com resinas

76

de troca inica ou com membranas que permitem a osmose reversa. As dimenses das estaes de tratamento dos efluentes e o gasto com reagentes so proporcionais ao volume da gua que ser tratada. Por isso, devemos nos esforar para diminuir ao mximo o consumo de gua sem, contudo, prejudicar a qualidade do servio. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios a seguir e confira suas respostas com as do gabarito.

Exerccios Marque com X a resposta correta. 1. Um trabalho completo de tratamento de superfcies metlicas deve levar em conta o tratamento de: a) ( ) metais; b) ( ) tanques; c) ( ) efluentes; d) ( ) solues. 2. As indstrias so responsveis, em grande parte, pela: a) ( ) legislao da preservao ambiental; b) ( ) poluio dos rios; c) ( ) caa e pesca; d) ( ) extino do oxignio. 3. A segurana do trabalhador depende do conhecimento que ele tem a respeito de: a) ( ) processos de produo; b) ( ) produtos qumicos e suas reaes; c) ( ) trabalho em clula; d) ( ) tratamento de superfcies.

77

4. A inalao de solventes clorados causa: a) ( ) crise de choro; b) ( ) tremor; c) ( ) cegueira; d) ( ) vertigem e desmaio. 5. O contato com compostos de nquel causa: a) ( ) afeco da pele; b) ( ) diarria; c) ( ) cegueira; d) ( ) vertigem. 6. As inalao de vapores de cidos causa queimaduras na: a) ( ) traquia; b) ( ) boca; c) ( ) mo; d) ( ) pele. 7. Poluentes slidos so provenientes de: a) ( ) decapagem; b) ( ) lavagem; c) ( ) polimento; d) ( ) secagem.

Gabarito 1. c 3. b 5. a 7. c 2. b 4. d 6. a

78

Anda mungkin juga menyukai