Anda di halaman 1dari 44

Manual de utilizao do Gerador de Relatrios

Objetivo

Este manual dirigido aos usurios do Gerador de Relatrios do Sistema SIECON. Estaremos expondo de forma simples, passo a passo como utilizar e construir relatrios personalizados a partir de modelos de fcil compreenso. Este manual foi projetado para atender s necessidades dos usurios, por esse motivo, grande parte de seu contedo composto de imagens que ilustram com detalhes as aes a serem executadas de forma explicita. Qualquer dvida, favor contatar a equipe de suporte tcnico.

Sujeito a alteraes. Data ltima alterao: 14'/03/2001

Sumrio
1. Apresentando a Interface do Gerador de Relatrios [COBOL_FR]
1.1.1.2.1.3.Barra de Ferramentas Superior Barra de Ferramentas Lateral Esquerda Barra de Ferramentas Lateral Direita

2. Construindo um Relatrio Simples


2.1.- Como gerar um Novo relatrio 2.2.- Conhecendo e utilizando o componente Inserir Nova Banda 2.3.- Inserindo Banda Ttulo de Relatrio 2.4.- Inserindo Objeto Inserir Campo/Texto 2.5.- Inserindo Banda Cabealho de Pgina 2.6.- Inserindo Banda DadosMestre 2.7.- Inserindo Banda Cabealho de Grupo 2.8.- Inserindo Banda Rodap de Grupo 2.9.- Utilizando a propriedade Highlight 2.10.- Inserindo Banda Rodap de Pgina 2.11.- Ferramentas de Layout 2.11.1.- Objeto Desenhar Linhas 2.11.2.- Utilizando Bordas 2.11.3.- Utilizando Objeto Inserir figura

3. SIECON X COBOL_FR.EXE (Gerador de relatrios)


3.1.- Estrutura Fluxograma 3.2.- Plataforma requerida para instalao do COBOL_FR.EXE 3.3.- Parmetros requeridos Internamente 3.4.- Arquivos requeridos Internamente 3.5.- Lista de possveis ERROS

4. - Configuraes dos Templates


4.1.- SPR_PEDIDOS_ACTA.FRT

1. Apresentando a Interface do Gerador de Relatrios [COBOL_FR]

Barra de Ferramentas superior

Formulrio de Relatrio em Branco Object Inspector

Barra de Ferramentas Lateral Direita

Barra de Ferramentas Lateral Esquerda Inserir Campo

Barra de Ferramentas Superior: Esta barra contm botes de atalho para diversas funes que sero listadas no prximo tpico 1.1 Barra de Ferramentas Superior. Barra de Ferramentas Lateral Esquerda: Esta barra contm botes de atalho para insero dos componentes necessrios para construo de relatrios, e sero listados no tpico 1.2 Barra de Ferramentas Lateral Esquerda. Barra de Ferramentas Lateral Direita: Esta barra contm botes de atalho para alinhamento de componentes e sero listadas no tpico 1.3 Barra de Ferramentas Lateral Direita. Formulrio de Relatrio em Branco: O formulrio em branco contm apenas as margens superiores, inferiores e laterais. Voc poder utilizar toda a rea do formulrio. Inserir Campo: Esta ferramenta indispensvel para gerar os relatrios, pois atravs dela que inserimos em nossos relatrios os campos das tabelas. Object Inspector: Esta outra ferramenta indispensvel para gerar relatrios, pois responsvel pelas propriedades particulares de cada componente inclusive do formulrio em branco. 1.1.Barra de Ferramentas Superior 4

A maior parte dos componentes desta barra faz parte do cotidiano daqueles que esto acostumados ao ambiente Windows. Alguns botes so comumente encontrados em outros aplicativos e conservam com as mesmas funes j conhecidas.

1 - Novo 2 - Abrir 3 - Salvar 4 - Visualizar

1 - Recortar 2 - Copiar 3 - Colar 4 - Desfazer Operao 5 - Refazer Operao

1 - Trazer para frente 2 - Enviar para trs 3 - Selecionar tudo 4 - Inserir pgina 5 - Inserir Dilogo 6 - Remover pgina 7 - Opes de pgina

123456-

Grade. Alinhamento de grade. Ajustar objeto na banda. Mostrar Ajuda. Fechar Gerador. Inserir DB Campos.

05

06

07

08 13 14

15

01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Nome da fonte. Tamanho da Fonte. 01 Negrito. Itlico. Sublinhado. Cor da Fonte. Caracterstica condicional. Alinhar a esquerda. Centralizar. Alinhar a direita. Justificar. Alinhar acima. Centralizar Vertical. Alinhar abaixo. Normal texto / 90 graus.

09 02 03 10 04 11 12

01
01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10.

02

03

04

05

06

07

08

09

10

Borda superior. Borda esquerda. Borda Inferior. Borda direita. Com bordas. Sem bordas. Cor do fundo. Cor da borda. Estilo da linha. Espessura da borda.

Em caso de dvida voc pode posicionar o cursor sobre o objeto desejado, que automaticamente o gerador lhe informar sobre a funo do mesmo . Os detalhes de utilizao dos objetos, suas propriedades e configuraes sero expostos atravs de um modelo simples, exemplificando passo a passo ao usurio como se beneficiar com os recursos do novo gerador de relatrios do Sistema SIECON .

1.2.-

Barra de Ferramentas Lateral Esquerda

A funo de cada componente ser explicada a medida que forem sendo solicitados atravs dos exemplos que compem este manual. 01 02 03 05 06 04 07 08 11 12 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. Selecionar objeto. Inserir Campo / Texto. Inserir Banda. Inserir Figura. Inserir Sub-Relatrio. Desenhar Linhas. Inserir Campo com Sombra. Inserir Objeto Grfico. Inserir Objeto Cdigo de Barras. Inserir Objeto Figuras Geomtricas. Inserir Objeto Caixa de Checagem. Inserir Objeto para Textos extensos com recursos de formatao. Inserir Objeto OLE.

09 10

13

1.3.-

Barra de Ferramentas Lateral Direita

A principal funo destes componentes de alinhamento. Cada qual, representando uma facilidade especfica para acelerar no desenvolvimento da interface dos relatrios. 01 02 03 04 05 06 07 08 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. Alinhar extremidade esquerda. Alinhar ao centro horizontal. Alinhar horizontalmente na janela. Espao igual na horizontal. Alinhar extremidade direita. Alinhar acima. Alinhar ao centro vertical. Alinhar verticalmente na janela. Espao igual na vertical. Alinhar abaixo.

09 10

Em caso de dvida voc pode posicionar o cursor sobre o objeto desejado, que automaticamente o gerador lhe informar sobre a funo do mesmo.

2. Construindo um Relatrio Simples 2.1 - Como gerar um novo relatrio? Clique no menu principal em Arquivo, em seguida clique em Novo. Um relatrio em branco aparecer na tela. Menu, clique em arquivo, em seguida Novo

Formulrio em branco

2.2 Conhecendo e utilizando o componente Inserir nova banda A partir de um relatrio em branco o primeiro passo inserir uma banda. O gerador de relatrios utiliza-se das bandas, que so necessrias para indicar qual parte do referido relatrio estamos trabalhando. Abaixo voc pode visualizar as opes de Bandas, onde cada qual tem uma caracterstica diferente e algumas at semelhantes. Ao longo deste manual voc descobrir a diferena e semelhana entre cada uma destas bandas listadas abaixo atravs de exemplos de relatrios que simulam diferentes situaes e necessidades. So elas:

Fig. 3.2.1

No iremos seguir a ordem contida na lista de opes de Bandas, e sim a ordem necessria para a criao de nosso relatrio Modelo. 9

2.3 - Inserindo Banda Ttulo de Relatrio: Muito intuitivo, serve para trabalharmos com o ttulo do relatrio. Iremos descrever abaixo como utiliza-la. Mais a diante iremos descrever o uso de outras bandas que assumem a mesma funo, porm so mais sofisticadas, pois a banda Ttulo de Relatrio no possui grandes recursos. Voc deve clicar na barra de ferramentas da lateral esquerda do gerador na opo Inserir Banda, em seguida clique no formulrio em branco. uma lista de opes de Banda Inserir nova banda aparecer na tela, clique na opo Ttulo de Relatrio, e clique OK, automaticamente a banda escolhida ser inserida no formulrio.

Lista de Opes. Escolha a Banda e clique OK

10

Observe abaixo a Banda Ttulo de Relatrio inserida sobre o formulrio em branco:

Banda inserida no formulrio

Voc pode redimensionar a espessura da Banda, caso seja necessrio, para isso basta clicar na banda, ento pequenos pontos pretos aparecero marcando o contorno do componente(banda). Voc deve posicionar o mouse sobre o ponto preto e arrastar. A Banda j est no formulrio, como e onde escrever o ttulo do relatrio? Voc no pode escrever o ttulo diretamente sobre a banda, devemos colocar sobre ela um componente Inserir Campo/Texto, cujo procedimento de utilizao est descrito no tpico 2.4 Inserir Campo/Texto.

Inserindo o componente Inserir Campo/Texto Ao inserir um componente Inserir Campo/Texto em seu formulrio esta caixa aparecer automaticamente. Caso ela no esteja visvel s clicar duas vezes sobre o componente Inserir Campo/Texto. Digite o texto referente ao ttulo do relatrio (rtulo esttico).

11

2.4 - Inserindo Objeto Inserir Campo/Texto sobre a Banda Este objeto insere um campo/texto em branco. Um detalhe importante: Assim como no possvel escrever nenhum rtulo diretamente na Banda sem utilizar o componente Inserir Campo/Texto, tambm no possvel colocar este componente sobre um formulrio em branco sem utilizar uma banda, resumindo estes dois componentes so totalmente dependentes. Voc deve clicar na barra de ferramentas da lateral esquerda do gerador na opo Inserir Campo/Texto, em seguida clique no formulrio. Assim que voc colocar este componente no formulrio um editor de texto aparecer na tela, no qual voc dever digitar o texto desejado. Observe a figura abaixo:

Editor de Texto

Digite o texto desejado, em seguida clique no boto para confirmar

Podemos visualizar nosso componente Inserir Campo/Texto sobre a banda Ttulo de Relatrio.

Componente Inserir Campo/Texto

12

Clicando sobre o componente Inserir Campo/Texto, voc poder arrasta-lo por qualquer parte da Banda, podendo inclusive redimensiona-lo, poder alterar suas propriedades como tamanho, definir se ele ter uma borda ou no, alterar o tipo da fonte, cor da fonte, negrito, sublinhado, itlico, cor de fundo, alinhamento(utilize a barra de ferramentas lateral direita do gerador de relatrios, clicando sobre o componente e em seguida escolhendo na barra de ferramentas o alinhamento adequado ), enfim todas as propriedades comuns encontradas em editores de texto, e no h uma limitao de caracteres a serem digitados. Todas estas propriedades podem ser facilmente alteradas atravs dos botes de atalho das barras de ferramentas (superior e lateral direita) contida no gerador de relatrios.

Utilizando o componente Visualizar Relatrio que se encontra na barra de ferramentas superior do gerador, voc poder visualizar a impresso de seu relatrio.

Relatrio sendo visualizado aps efetuadas as alteraes no layout (cor de fundo verde e fonte na cor branca em negrito, o rtulo tambm foi centralizado no formulrio utilizando o Boto da barra de ferramentas lateral direita Centralizar horizontalmente na janela).

Algumas propriedades referentes aos diversos componentes contidos nas barras de ferramentas da lateral esquerda so acessveis somente atravs do Object Inspector So muitas as propriedades que podem ser alteradas, mas daremos nfase s mais importantes.

Importante: O Object Inspector mostrar as propriedades do componente que estiver com o foco, em outras palavras, o componente que estiver selecionado. Experimente clicar em diferentes componentes no formulrio, e veja que as propriedades no Object Inspector variam de acordo com o tipo de objeto.

13

Object Inspector

Exemplo de uma propriedade oculta de um componente Inserir Campo/Textoinserido no formulrio, ou seja, voc pode determinar uma mscara especial para esse campo, no nosso exemplo este campo receber uma mscara para um valor numrico com duas casas decimais.

Todo componente tem propriedades que podem ser alteradas atravs do Object Inspector.
Importante: Voc tem duas ferramentas fundamentais (Object Inspector e Inserir Campo). Voc pode arrasta-las e arranj-las da forma que mais lhe convier, podendo at torna-las no visveis conforme sua necessidade. Para isso clique no Menu principal, em seguida clique em Ferramenta, escolha a opo Barra de Ferramentas e clique nas opes de ferramentas Object Inspector e Inserir Campo. Voc pode utilizar a tecla de atalho (F11) aps dar um clique no formulrio.

Observe:

Uma propriedade interessante no componente Inserir Campo/Texto o Highlight que produz efeito sobre as linhas do relatrio. Descreveremos como utiliza-lo no tpico Utilizando a Propriedade Highlight. 2.5 - Inserindo Banda Cabealho de Pgina: 14

A banda Cabealho de Pgina semelhante banda Ttulo de Relatrio, basicamente tem a mesma funo, mas tem propriedades diferentes. A banda Ttulo de Relatrio por exemplo, tem a propriedade FormNewPage e a banda Cabealho de Grupo tem a propriedade OnFirstPage, estas duas propriedades so visveis no Object Inspector onde a primeira recebe (True ou False) para que o ttulo se repita em todas as pginas e a segunda propriedade que tambm recebe (True ou False) determina se o ttulo ir ou no aparecer a partir da primeira pgina do relatrio.

Insira uma banda Cabealho de Pgina em um formulrio em branco. Utilize componentes Inserir Campo/Texto para colocar sobre a banda Cabealho de Pgina os rtulos estticos para indicar o nome do relatrio e os nomes das colunas que iram identificar os campos da tabela no nosso relatrio.

Banda Cabealho de Pgina Rtulos indicando os nomes dos campos.

Esta propriedade deve ser sempre True para que o cabealho seja introduzido a partir da 1 pgina

Neste exemplo, os rtulos estticos aparecero sempre no cabealho do relatrio informando os nomes dos campos.

Observe a visualizao do relatrio com os rtulos estticos indicando os nomes dos campos.

15

Utilizando o componente Visualizar Relatrio que se encontra na barra de ferramentas superior do gerador, voc poder visualizar a impresso de seu relatrio.

A cada pgina impressa, o cabealho ir se repetir, em nosso exemplo ele composto por um ttulo e quatro nomes (1 para cada coluna do nosso relatrio modelo). Alm de rtulos estticos, voc tambm pode introduzir no seu cabealho campos que vo buscar informaes direto da Fonte de dados. Importante: Se voc for trabalhar com informaes da Fonte de Dados como o exemplo abaixo, e no apenas com rtulos estticos, voc dever inserir uma Banda DadosMestre em seu formulrio, pois s atravs desta Banda possvel ter acesso aos dados da Fonte. Como a utilizao da Banda Cabealho de Pgina acessando informaes diretamente da Fonte de dados depende da explicao de como funciona a Banda DadosMestre, voltaremos a falar sobre a Banda Cabealho de Pgina assim que fizermos uma pequena introduo a respeito da Banda DadosMestre no prximo tpico 2.6 Inserindo Banda DadosMestre.

2.6 Inserindo Banda Dados Mestre : 16

Partindo do pr suposto de que seu formulrio j contm uma Banda Cabealho de Pgina com um componente Inserir Campo/Texto contendo um ttulo para seu relatrio, vamos adicionar ao formulrio uma Banda DadosMestre. Ao inserir a Banda Dados Mestre no formulrio, uma opo Banda de dados aparecer na tela listando as Fontes de Dados, que correspondem inicialmente a (cinco). So elas : Virtual Tabela, Relatrios DS, Relatrios DS2, Relatrios DS3 e Relatrios DS4 . Em uma explicao sucinta, o gerador de relatrios vai buscar nestas Fontes de Dados a massa de informaes processada pelo sistema SIECON. necessrio que ao inserir uma Banda Dados Mestre voc indique onde ela dever buscar as informaes que iro compor o relatrio, devendo desta forma escolher uma das opes listadas que na maior parte do tempo ser sempre Relatrios DS. Feita a interligao do seu formulrio com a Fonte de Dados atravs da Banda Dados Mestre, voc j pode comear a trabalhar a interface grfica de seu relatrio manipulando todos os campos. Coloque dois rtulos estticos, um contendo a palavra Empresa : e Data Procto.: sobre a Banda Cabealho de Pgina.

Rtulos estticos

Banda DadosMestre

Caixa com opes de Fonte de Dados. Voc dever escolher RelatriosDS Feito isto, agora voc j ter acesso aos campos da tabela. Clique OK

17

Aps o procedimento acima, voc dever utilizar a caixa Inserir Campo, como voc pode ver na figura abaixo, a caixa Inserir Campo estar listando uma serie de campos, que dever variar conforme a tabela em que voc estiver trabalhando. O prximo passo clicar com o boto esquerdo do mouse sobre o campo que voc deseja visualizar no relatrio. Voc deve clicar sobre o campo na caixa Inserir campo e arrasta-lo para o formulrio. Como voc pode observar na Banda Cabealho de Pgina esto os dois rtulos estticos (Empresa e Data Procto.), sendo assim, subentende-se que ser necessrio arrastar para o formulrio os campos correspondentes a estes dois rtulos estticos que no caso sero (CAD_DESCCONSTRUTORA e CAD_DATAPROCTO).

A ferramenta Inserir Campo listando todos os campos da tabela, os quais voc poder manipular.

Aqui o campo j foi arrastado para a Banda Cabealho de Pgina e colocado a frente do rtulo que esta indicando que se trata do campo descrio da empresa.

Este ser o prximo campo a ser arrastado, o campo da data do processamento, que dever ficar na frente do rtulo Data Procto.:.

18

Utilizando o componente Visualizar Relatrio que se encontra na barra de ferramentas superior do gerador, voc poder visualizar a impresso de seu relatrio.

Importante : A Banda Cabealho de Pgina no permite que nenhum dos campos que forem colocados sobre ela, sejam critrios de quebra para o relatrio, ela apenas possibilita a repetio de cabealhos simples, como por exemplo informar os nomes das colunas ou do ttulo do relatrio. No prximo tpico 2.7 - Inseririndo Banda Cabealho de Grupo explicaremos detalhadamente como e porque utilizar quebras.

2.7 - Inserindo Banda Cabealho de Grupo: 19

A princpio a Banda Cabealho de Grupo tem a mesma funo e muito parecida com a Banda Cabealho de Pgina, exceto pelo fato de possibilitar QUEBRAS. As quebras so muito comuns nos relatrio, possibilitando visualizar os dados atravs de diferentes critrios. A Banda Cabealho de Grupo permite que voc utilize qualquer campo da tabela para realizar uma ou mais condies de quebra no mesmo relatrio, que podem ser por datas e/ou, por qualquer campo da Fonte de Dados. Insira uma banda Cabealho de Grupo em seu formulrio em branco. Automaticamente a opo Grupo abrir em sua tela, na qual voc dever indicar qual campo da tabela ser responsvel pela quebra no relatrio. No exemplo abaixo voc poder observar como possvel determinar o campo de quebra do relatrio.

Caixa Grupo

D um duplo clique em (fx)

Clique para informar o campo de quebra

20

Determine qual campo ser o critrio de quebra. No nosso exemplo ser o campo (descrio da empresa). Clique em (CAD_DESCCONSTRUTORA).

Clique OK

Aps clicar OK, o campo inserido na opo Executar expresso

Clique OK

Aps clicar OK, o campo passado como critrio para a opo Grupo

Clique OK

Coloque trs rtulos estticos (Relatrio Modelo, Empresa: e DataProct.) Agora utilizando a caixa Inserir Campo arraste os respectivos campos frente dos rtulos estticos, tudo sobre a Banda Cabealho de Grupo. Agora nossa Banda Cabealho de Grupo possui uma quebra por empresa, ou seja, cada vez que aparecer um nome de empresa diferente haver uma quebra forada de pgina, pois assim foi determinado quando passamos como critrio de quebra o campo CAD_DESCCONSTRUTORA.

21

A Banda Cabealho de Grupo nos permite definir mais de um campo como critrio de quebra. Poder ocorrer mais de uma quebra em um mesmo relatrio. Quando uma mesma Banda Cabealho de Grupo necessitar de quebra com mais de 1(um) campo possvel concatenar estes campos usando um sinal de (+). Exemplo : [[CAD_DESCCONSTRUTORA] + [CAD_DATAPROCTO]] Observe na figura abaixo:

Concatenando os campos.

Clique OK

Clique OK

22

Observe que os outros campos esto sobre a Banda DadosMestre (Cdigo,Cidade e UF). Estes dados sero mostrados logo abaixo dos rtulos estticos (Cdigo, Cidade e UF) da Banda Cabealho de Grupo, perceba que eles esto em Bandas diferentes mas possuem um alinhamento

Observe nas figuras abaixo o resultado das quebras por empresa e data de processamento. Utilizando o componente Visualizar Relatrio que se encontra na barra de ferramentas superior do gerador, voc poder visualizar a impresso de seu relatrio.

Observe o nome do campo empresa

Observe a Data do Processamento

Observe o nome do campo empresa

23

Observe a Data do Processamento

Observe a Data do Processamento

Observe que o relatrio executou as quebras conforme determinamos e os critrios Empresa e Data de processamento esto sendo obedecidos.

2.8 - Inserindo Banda Rodap de Grupo Insira um componente Banda Rodap de Grupo Dados Mestre. Observe o modelo abaixo: 24 em seu formulrio logo aps a Banda

Insira no formulrio uma Banda Rodap de Grupo Voc deve inserir um componente Inserir Campo/Texto, sobre a Banda Rodap de Grupo. Automaticamente o editor de texto aparecer na tela, onde voc dever digitar o cdigo [Count(DadosMestre1)] , Onde, (Count) a funo responsvel pela contagem dos registros, e (DadosMestre1) o nome da propriedade Name do componente Banda DadosMestre. Observe que antes do cdigo temos o rtulo esttico Total de Itens por Empresas : , que tem a funo de indicar ao usurio que se trata da totalizao dos Itens da empresa.( Neste exemplo especfico).

Cdigo necessrio para que o gerador realize a somatria de registros da tabela de Empresas.

25

O resultado desta somatria voc observa na visualizao do relatrio abaixo:


Utilizando o componente Visualizar Relatrio que se encontra na barra de ferramentas superior do gerador, voc poder visualizar a impresso de seu relatrio.

Resultado da contagem de registros 2.9 - Utilizando a Propriedade Highlight Para que este efeito acontea, alguns procedimentos so necessrios: Insira um componente Inserir Campo/Texto sobre a Banda DadosMestre. Feche a caixa do Editor de texto do componente que deve permanecer vazio. Clique com o mouse sobre o componente Inserir Campo/Texto na extremidade direita e estique o componente at o final da Banda DadosMestre 26

Estique at o fim da Banda

Utilizando o Object Inspector clique sobre os ( . . . ) da propriedade highlight do componente Inserir Campo/Texto que voc acabou de inserir na Banda.

Clique aqui

Instruo necessria Na tela aparecer uma caixa Caracterstica condicional na qual voc dever para que o objeto escrever [LINE#]Mod 2 entenda que o usurio deseja que as linhas sejam mescladas com cores e estilo de fonte diferentes. Esta tela aparece quando voc der um clique na propriedade 27 Highlight no Object Inspector

Propriedade do Objeto Inserir Campo/T exto. Clique sobre a Clique para escolher a cor de fundo Agora voc deve escolher uma cor de fundo (para isso clique no boto que indica uma lata de tinta)

Ao clicar no boto com a figura de uma lata de tinta, a opo Cor aparecer na tela, escolha uma.

Se voc preferir, pode criar uma cor personalizada. Clique neste boto.

Escolha uma cor (no caso de voc desejar uma cor que no esta na paleta de cores, voc pode escolher a opo Definir cores personalizadas, escolha a cor e em seguida clique no boto Adicionar s cores personalizadas) e clique OK.

Escolha uma cor personalizada e clique em Adicionar s cores personalizadas e clique OK

28

Aps adicionar cor personalizada, clique OK Escolha uma cor e clique aqui Aps clicar OK, voc retornar a caixa Caracterstica Condicional, agora s clicar OK.

Aps definir a cor de fundo e preencher a condio, clique OK

29

Aps inserir o cdigo na opo Caractersticas Condicionais do componente Inserir Campo/Texto observe que no canto inferior esquerdo do componente ir aparecer um pequeno desenho indicando que o componente recebeu um cdigo para executar.

Objeto configurado, recebendo os campos da tabela da Fonte de Dados

Campos da tabela inseridos sobre o componente Inserir Campo/ Texto

Observe que inserimos os campos da tabela, arrastando os campos da caixa de opes Inserir Campo, e colocando-os sobre o componente Inserir Campo/Texto com a propriedade Highlight configurada. Desta forma, quando o Gerador exibir os dados mostrar os registros com cores mescladas.

Agora podemos visualizar o efeito da configurao da propriedade Highlight do componente Inserir Campo/Texto em nosso relatrio modelo.

30

Utilizando o componente Visualizar Relatrio que se encontra na barra de ferramentas superior do gerador, voc poder visualizar a impresso de seu relatrio.

A cor Highlight voc que determina.

2.10 - Inserindo Banda Rodap de Pgina

Insira no formulrio uma Banda Rodap de pgina. 31

Sobre a Banda insira um componente Inserir Campo/Texto.

32

Para que o nmero da pgina aparea no rodap do relatrio voc ter que digitar no editor de texto [PAGE#]. Esta instruo far com que o nmero da pgina aparea no rodap aps Pgina:

Agora podemos visualizar o rodap do relatrio modelo com um numerador de pginas


Utilizando o componente Visualizar Relatrio que se encontra na barra de ferramentas superior do gerador, voc poder visualizar a impresso de seu relatrio.

Visualizao do nmero da pgina no Rodap do relatrio modelo

2.11 - Ferramentas para formatar Layout 2.11.1 - Componente Desenhar Linhas

33

Esta ferramenta pode ser til para traar linhas separadoras para que seu relatrio ganhe uma esttica mais agradvel e organizada. Como no cabealho criado no exemplo abaixo, no qual utilizamos uma linha separadora para dividir o ttulo do relatrio dos rtulos de (Empresa e Data de Processamento) que fazem parte do cabealho principal do relatrio. Esta linha separadora j foi utilizada nos modelos deste manual.Sua utilizao muito simples. Voc pode definir a cor que esta linha ter, pode definir a sua espessura ou at mesmo o tipo de trao (fino, grosso, tracejado ou pontilhado). Este componente est na Barra de Ferramentas Lateral Esquerda do Gerador de Relatrios.

Linha separadora

2.11.2 - Utilizando Bordas A Barra de Ferramentas para trabalhar com bordas est na parte superior do Gerador de Relatrios.

34

Voc pode criar separadores de colunas e linhas de forma prtica. As bordas podem ser aplicadas tanto em componentes Inserir Campo/Texto como nos campos das tabelas arrastados da caixa Inserir Campo. Esteticamente, o uso das bordas contribui para que o relatrio tenha uma interface amigvel, muitas vezes ganhando aspecto de planilha. Em relatrios mais complexos as bordas so muito utilizadas, tornando-os bastante sofisticados. Podemos criar inmeros efeitos utilizando esta ferramenta. Alguns exemplos sero mostrados para que o usurio possa ter idia sobre a versatilidade das bordas. Vamos criar um exemplo simples. Utilizando o mesmo exemplo do tpico anterior, o primeiro passo ser redimensionar os rtulos estticos que esto na Banda Cabealho de Grupo. O mesmo deve ser feito com os campos arrastados da caixa Inserir Campo sobre a Banda DadosMestre, de forma que o campo tenha o mesmo tamanho que o seu rtulo esttico correspondente.

Repare que os rtulos estticos e seus respectivos campos tem mesmo tamanho.

Aps redimensionar os componentes, voc deve seleciona-los. Para isso basta clicar com o boto esquerdo do mouse sobre o componente e clicar No boto Com bordas da barra de ferramentas. Automaticamente seu componente ter as quatro bordas(laterais, superior e inferior), observe :

35

Dica: Voc pode usar um recurso para clicar em todos os componentes e adicionar as bordas de uma s vez, para isso clique com o boto esquerdo do mouse sobre um dos componentes e simultaneamente aperte a tecla [ SHIFT], mantenha-a pressionada e com o mouse selecione todos os outros componentes que voc desejar em seguida clique no boto Com bordas. Vejamos como seria a impresso do nosso relatrio modelo:

Observe as colunas e o cabealho, h um espao entre eles.

necessrio unir as extremidades dos componentes para que na impresso do relatrio, as linhas no contenham espaos. Observe:

36

A primeira seta mostra os componentes sem espao entre si. A segunda seta mostra os componentes com espao entre si. Voc deve arrastar o componente at que eles se unam.

Detalhe da unio dos dois componentes.

Aqui os componentes ainda separados por espao

Vamos visualizar como serie a impresso do relatrio modelo :

Sem espao

Com espao

Na visualizao abaixo, observe que todos os componentes esto unidos(cabealhos com seus respectivos campos ). Note que a mescla de cores das linhas(highlight) no esto excedendo as margens das linhas dos registros como no exemplo acima. Voc deve redimensionar o tamanho do componente Inserir Campo/Texto que est abaixo dos campos, ou seja, observe onde terminam as colunas, este o ponto onde dever terminar o componente Inserir Campo/Texto que contm a propriedade highlight. Configurada. 37

Observe:

Diminua tambm esta extremidade.

Diminua o tamanho do componente Inserir Campo/Texto com apropriedade Highlight, at que seu tamanho seja igual ao dos componentes que o esto sobrepondo. Isto vale para as duas extremidades.

Voc pode utilizar as bordas para criar somente separadores de coluna, para isto, basta utilizar apenas as bordas laterais dos componentes.

38

Observe este modelo. o mesmo relatrio, mas os campos que esto sobre a Banda DadosMestre esto sem as bordas(superior e inferior), esto utilizando apenas as bordas laterais. Os rtulos estticos sobre a Banda Cabealho de Grupo(Cdigo, Cidade e U.F.), continuam com todas as bordas. O rtulo esttico Total de Itens por Empresa: teve suas extremidades alinhadas aos demais componentes, e tambm est utilizando todas as bordas. No exemplo acima, retiramos o componente Insere Campo/Texto da Banda DadosMestre que estava com a propriedade highlight apenas para mostrar-lhe um modelo diferenciado.

2.11.3 - Utilizando Objeto Inserir Figura Utilize o objeto Inserir Figura da barra de ferramentas lateral esquerda do gerador de relatrio. Clique no componente e depois clique no formulrio. Automaticamente a caixa Figura ir se abrir em sua tela. Clique no boto Ler. 39

Componente Inserir Figura sobre a Banda Cabealho de Grupo Clique no boto Ler

Voc ter que informar onde se encontra a figura que dever ser inserida. Logo aps informar o caminho (Path) clique em Ok para confirmar.

Logotipo selecionado. Clique OK 40

Logotipo inserido no formulrio

Fig.3.4.3.5

Utilizando Banda Rodap de Grupo

Visualizando Logotipo no Relatrio Esta Banda utilizada para relatrios que necessitem de somatrias.

3. - SIECON X COBOL_FR.EXE(Gerador de Relatrio) 3.1 - Fluxograma

SISTEMA SIECON ATUAL COBOL_FR.EXE Gera um arquivo .SCH RELATRIO = Gera Arquivo COBOL_FR.EXE ( .SCH )+ ( .TXT.TMP ) + ( .FRF ) .TMP L o arquivo COBOL_FR.EXE Gera um arquivo .TXT 41

3.2 - Plataforma requerida para instalao do COBOL_FR.EXE Aceita : Windows98, Windows2000, Windows NT, Windows Millenium,Windows XP. No aceita : Windows 95.

3.3 Diretrios/Arquivos do Gerador de Relatrios 1 Forma 42

[....\Nome da Rede\COBOL_FR\ ] [....\Nome da Rede\ARQFRT\ ] [ C:\SIECON\ARQTMO ] [ C:\SIECON\ARQFRF ] ] 2 Forma [ [ [ [ C:\SIECON\COBOL_FR\ C:\SIECON\ARQFRT C:\SIECON\ARQTMP C:\SIECON\ARQFRF\ ] ] ] ]

.EXE;.INI;.DLL .FRT (Modelos originais de relatrio) .TMP .FRF

.EXE;.DLL;.INI .FRT (Modelos originais de relatrio) .TMP .FRF

3.3 - Parmetros Requeridos Internamente So no mximo 6 (seis) e no mnimo 3 (trs). COBOL_FR.EXE [.TMP1 .TMP2 .TMP3 .TMP4] (arquivos temporrios) [. FRF] (arquivo do gerador de Relatrios) [ P Preview ou D Design ] Exemplo: c:\cobol_fr.exe C:\PEDIDOS.TMP C:\PEDIDOS.FRF D Os.: Os parmetros so separados por 1 (um) espao em branco.

3.4 - Arquivos Requeridos Internamente So eles : COBOL_FR.EXE GDS32.DLL SIECON.INI

3.5 - Lista dos possveis ERROS 3.5.1 Resultado da falta do arquivo SIECON.INI

43

3.5.2 Resultado da falta do arquivo GDS32.DLL

3.5.3 - Erro decorrente da falta de instalao do Service Pack do Windows95

4. Configuraes dos Templates


4.1.- SPR_PEDIDOS_ACTA.FRT

Na atual verso do relatrio de Pedidos (SPR_PEDIDOS_ACTA.FRT) o logotipo do relatrio carregado dinamicamente conforme o cdigo da empresa. necessrio que os arquivos .BMP (logotipos) estejam no mesmo diretrio onde esto os TEMPLATES(*.FRT TEMPLATEDIR_FR)

44

Anda mungkin juga menyukai