Anda di halaman 1dari 19

Windows Vista

O Windows Vista um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritrios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de cdigo Longhorn.[1]O lanamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introduo do seu predecessor, o Windows XP, sendo o perodo mais longo entre lanamentos consecutivos de verses do Microsoft Windows.

Verses do Windows Vista O Windows Vista possui novos recursos e funes dos que os apresentados por sua verso anterior o Windows XP, como uma nova interface grfica do usurio, apelidada de Windows Aero antes conhecido pelo codinome Avalon, funes de busca modificadas (passando atuar como as ferramentas Pesquisa, Executar e como o Windows Explorer), novas ferramentas de criao multimdia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicaes para redes de comunicao, udio, impresso e subsistema de exibio; o que gerou uma grande dificuldade na aceitao do sistema pelos usurios finais devido sua grande alterao e sua grande exigncia do computador (para oper-lo corretamente necessrio um mnimo de 1 GB de Memria RAM, e para uma utilizao padro o ideal 2 GB). O Windows Vista tambm tem como alvo aumentar o nvel de comunicao entre mquinas em uma rede domstica usando a tecnologia peer-to-peer, facilitando o compartilhamento de arquivos e mdia digital entre computadores e dispositivos. Para os desenvolvedores, o Vista introduz a verso 3.0 do Microsoft .NET Framework, o qual tem como alvo tornar significantemente mais fcil para desenvolvedores escrever aplicativos de alta qualidade do que com a tradicional Windows API, porm tal resultado no foi completamente alcanado, pois o sistema apresentou uma interface qual muitos usurios no possuiam uma identificao graas sua quase completa modificao, pois houve uma significativa mudana na sua estrutura. O principal objetivo da Microsoft com o Windows Vista, contudo, tem sido a de melhorar a segurana no sistema operacional Windows. Este, apesar da grande melhoria

ao compar-lo com seu predecessor, Windows XP, continua a apresentar falhas crticas a serem corrigidas (fato que pode ser percebido durante os ataques do vrus Conficker).[2] Uma das mais comuns crticas ao Windows XP e aos seus predecessores so as suas geralmente exploradas vulnerabilidades de segurana e a total susceptibilidade a malware, vrus e buffer overflows. Em considerao a isso, o ento presidente da Microsoft, Bill Gates, anunciou no comeo de 2002 uma Iniciativa de Computao Confivel de grande escala na empresa a qual tinha como objectivo desenvolver a segurana nos softwares desenvolvidos pela empresa. A Microsoft declarou que priorizou a melhoria da segurana do Windows XP e Windows Server 2003 antes da concluso do Windows Vista, atrasando assim seu lanamento; porm h falhas que persistem, pois o usurio ainda possui a opo de os executar (sem o conhecimento de que assim o esto fazendo) da mesma forma que ocorrera com seu predecessor, mudando apenas no fato de que o usurio passa a receber um nmero maior de avisos de que o arquivo pode causar algum dano ao computador.[3] Embora estas novas funcionalidades e melhorias de segurana tenham garantido opinies positivas, o Vista tambm tem sido alvo de inmeras crticas negativas da imprensa e de seus usurios-alvo (principalmente). As crticas relacionadas ao Windows Vista so os elevados requisitos de sistema, seus termos de licenciamento mais restritivos, a incluso de uma srie de novas tecnologias de gesto de direitos digitais que visam a restringir a reproduo de mdia digital protegida, a falta de compatibilidade com certos programas e equipamentos "pr-Vista", e o nmero de solicitaes de autorizao do User Account Control. Como resultado dessas e outras questes, o Vista tem taxas de aprovao e satisfao mais baixas do que as do Windows XP. O Windows Vista comeou a decrescer de usurios no final de 2009 [2], chegando a ter em 2012, 9.28% [4] dos usurios mundiais, caindo para o terceiro lugar, atrs do Windows XP e do Windows 7.

ndice

1 Principais mudanas no sistema o 1.1 Windows Aero o 1.2 Readyboost o 1.3 Windows SuperFetch o 1.4 Microsoft .NET Framework 3.0 o 1.5 Windows Presentation Foundation o 1.6 Microsoft Silverlight o 1.7 Barra Lateral do Windows o 1.8 Internet Explorer 7 o 1.9 Windows Media Player 11 o 1.10 Windows SideShow o 1.11 ndice de experincia do Windows o 1.12 User Mode Driver o 1.13 Kernel Mode Driver o 1.14 WDDM (Windows Display Drivers Model) o 1.15 JPEG XR o 1.16 Windows Service Hardening

1.17 Proteo de acesso de rede 1.18 Novo Firewall 1.19 Capacidade de Gerenciamento 1.20 Desempenho 1.21 Projeo em rede para PCs mveis 1.22 Gerenciador de sincronizao 1.23 Tecnologias de proteo de dados avanada 1.24 Recursos de proteo de conta de usurio 1.25 Hot Patching 1.26 Kernel Patch Protection (KPP) 1.27 Windows Media Center 1.28 Atualizaes 1.29 Jogos 1.30 DirectX 10 1.31 Novas Caixas Oficiais 1.32 cones do Aero Glass 1.33 Bloqueio de cpias no autorizadas 2 Edies 3 Requisitos 4 Crticas o 4.1 Altos Requisitos Mnimos o 4.2 Gesto de direitos digitais o 4.3 Segurana 5 Dificuldades nas vendas 6 BadVista.Org o 6.1 "Teoria do Pinguim" 7 Verses de teste 8 Verso RTM 9 Os Service Packs do windows Vista o 9.1 Service Pack 1 - Build 6.0.6001.18000 o 9.2 Service Pack 2 - Build 6.0.6002.18005 10 Ver tambm 11 Referncias 12 Ligaes externas

o o o o o o o o o o o o o o o o o

Principais mudanas no sistema


O Vista trouxe com ele suporte a novas tecnologias e tambm novas ferramentas visuais e de programao. As principais novidades em relao s verses anteriores do Windows so:

Windows Aero
A tecnologia Windows Aero antes conhecido como avalon utilizada para gerar efeitos visuais, como sombras e esmaecimentos e transparncias no ambiente de trabalho do Windows Vista. similar a alguns efeitos gerados pelos softwares Compiz e Beryl para X.Org (GNU/Linux, BSD e outros Unix), e tambm do ambiente Aqua para Mac OS X.

Inclusive, os softwares Compiz e Beryl tambm podem ser configurados, por meio de plugins, para se comportarem de modo similar ao Aero. Existem requisitos necessrios o funcionamento do visual Aero: 1GB de Memria RAM e Placa de vdeo (GPU) compatvel com o DirectX 9.0 ou superior com tecnologia Pixel Shader 2.0 ou superior. Se o computador no possuir uma Placa de vdeo (GPU) compatvel com estes requerimentos, o Windows Vista ir apresentar o visual convencional sem os efeitos proporcionados pelo Aero chamado de Windows Vista Basic ou Windows Basic Inteface.

Readyboost
possvel utilizar dispositivos de memria flash como pendrives, MP3 players, cartes de memria e afins como uma cache de disco para o PC. Para que isto seja vivel, necessrio que o dispositivo de armazenamento atinja certos requisitos mnimos de velocidade de acesso, assim oferecendo certa vantagem em comparao com o tempo usual de leitura dos disco rgidos comuns.

Windows SuperFetch
O Windows SuperFetch um sistema de gerenciamento do Windows Vista que permite abrir os aplicativos mais rapidamente do que em computadores com o Windows XP. Ele monitora os aplicativos mais acessados pelo usurio e os armazena na memria do sistema para quando voc precisar. Diferentemente do Windows XP, o Windows Vista utiliza o tempo ocioso do computador para executar algumas tarefas de sistema, como indexao, desfragmentao de disco e varreduras de antivrus. Isso evita que o sistema perca desempenho enquanto voc usa o computador. Ou seja, o sistema faz uma faxina no computador automaticamente. Alm disso, o Windows Vista tambm executa tarefas em segundo plano, mas com uma prioridade mais baixa do que o normal para no atrapalhar seu trabalho.

Microsoft .NET Framework 3.0


O .NET Framework 3.0 (ex-WinFX) o nome dado para o conjunto de tecnologias de programao desenvolvidas para o Windows Vista, uma nova verso do modelo .NET.

Windows Presentation Foundation


uma tecnologia que visa a unificar a maneira como os documentos, imagens e grficos so tratados pelas aplicaes. Ela incorpora recursos como 3D, reconhecimento de voz, e animaes com acelerao por hardware. Juntamente com esta tecnologia, a Microsoft introduzir uma linguagem de programao para interfaces grficas baseada em XML, nomeada XAML.

O Windows Apresentao Foundation (ou WPF), anteriormente sob o nome de cdigo Avalon, um subsistema em grfica. NET Framework 3.0 (anteriormente chamada WinFX) [1], e est diretamente relacionado ao XAML. [2] WPF est includo com o Windows Vista e Windows Server 2008, e tambm est disponvel para Windows XP Service Pack 2 ou mais avanado, e Windows Server 2003. Ele foi projetado para oferecer um modelo para a construo de aplicaes e uma separao entre a interface do usurio e da lgica comercial (necessita ainda de uma avaliao mais profunda por parte dos usurios-alvo, para definir uma real qualidade, porm os resultados atuais mostram-se promissores). A WPF pedido pode ser implantado na rea de trabalho ou hospedados em um navegador web. A funo pretendida pela Microsoft visa a unificar uma srie de servios de aplicao: interface de utilizador, desenho 2D e 3D, fixas e adaptativas documentos, avanado tipografia, grficos vetoriais, raster grficos, animao, dados vinculativo, udio e vdeo. Embora winforms continuaro a ser largamente utilizada, e a Microsoft criou apenas algumas aplicaes WPF, a empresa promove WPF para a linha de aplicativos corporativos. [3]

Windows Vista concentra-se em melhorar substancialmente o Windows fundamentals segurana, implantao, gerenciamento e desempenho para desenvolvedores, profissionais de TI e usurios finais possam ter mais confiana em seus PCs. melhorias foram feitas nas seguintes reas:

Microsoft Silverlight
Baseado na web um subconjunto de WPF que permite Flash-como web e aplicaes mveis com a mesma programao como modelo. NET aplicaes. 3D recursos no so suportados, mas XPS e base de desenho vetorial.

Barra Lateral do Windows


Contm atalhos e utilidades, como relgio, leitor de RSS e visualizador de imagens, entre outros itens. customizvel com "gadgets" (os itens do Sidebar) que podem ser carregados da internet.

Internet Explorer 7
A nova verso do famoso browser da Microsoft, suas funcionalidades so o suporte a abas (vrias pginas na mesma instncia do browser, algo j existente h muito tempo em outros navegadores para Web, como o Opera, o Firefox e o Netscape; visualizao simultnea de pginas atravs de miniaturas e segurana com melhorias de seus predecessores. tambm inclui o modo protegido que dar direitos suficientes para navegar na Web, mas no h direitos para modificar as configuraes do usurio ou dados no computador inclui muitos recursos para ajudar a proteger contra sites maliciosos e malware. Para ajudar a proteger contra phishing e ataques de falsificao, Internet Explorer tambm faz o seguinte:

Destaca a barra de endereo quando os usurios visitam um site protegido por camada de soquetes segura e permite aos usurios facilmente verificar a validade do certificado de segurana do site

Permite que os usurios limpar todos os dados em cache com um nico clique.

Windows Media Player 11


Verso do tocador de media, que trar suporte nativo a vdeos de alta definio, uma forma diferente de busca de msicas na Biblioteca de Multimdia, entre outras mudanas. J foi lanada a verso final deste produto. o sucessor do Windows Media Player 10 e antecessor do Windows Media Player 12 que vem includo no novo sistema operacional Windows 7 da Microsoft.

Windows SideShow
Interface entre o PC e um dispositivo, atravs do qual se poder fazer um acesso remoto a contedos armazenados no computador.

ndice de experincia do Windows


Um recurso que qualifica certos perifricos do computador com pontuaes que vo de 1.0 at 5.9. interessante para verificar em uma mdia de pontos a potncia, a velocidade e qualidade destes dispositivos. So relacionadas pontuaes sobre o Processador, Memria RAM, Placa de vdeo (GPU) e Disco rgido.

User Mode Driver


Instalao e utilizao de drivers em modo de usurio, especialmente dedicado a perifricos de memria USB.

Kernel Mode Driver


Instalao e utilizao de drivers em modo de kernel, especialmente dedicado a drivers do sistema incluindo drivers grficos, drivers de som e adaptadores de rede.

WDDM (Windows Display Drivers Model)


Modelo de drivers grficos para suportar as mudanas na interface do Vista, bem como o efeito Aero Glass. Baseia-se em processamento paralelo na GPU. O WDDM um modelo sucessor ao XPDM.

JPEG XR
Novo sistema de foto para substituir o formato JPEG, com melhor qualidade de imagem e compresso.

Windows Service Hardening


Em verses antigas do Windows, os servios no necessariamente executado com o mnimo possvel de privilgios. De fato, os servios do Windows, muitas vezes funcionou sob contas com alto nvel de acesso, tais como a conta LocalSystem. Alm disso, os usurios muitas vezes no so informados sobre os servios em execuo em

seus sistemas, e no percebem que h servios que so seguros para desativar. Finalmente, servios e aplicaes do usurio funcionou no mesmo espao, o que poderia resultar em acesso no autorizado. Como resultado de servios executados com privilgios que no corresponde a necessidade e servios em execuo que os usurios no exigiam, desktops Windows ficaram mais vulnerveis ao ataque. O Windows Vista restringe os servios essenciais a atividades anormais no sistema de arquivos, registro, rede ou outras reas que poderiam ser exploradas por malwares. Da perspectiva do "always-on" cdigo do sistema operacional, os servios do Windows representam uma grande percentagem da superfcie de ataque global sobre o sistema, especialmente se voc considerar o nvel de privilgio do referido cdigo. Windows Vista limita o nmero de servios que esto em execuo e operacionais, por padro. Windows Service Hardening reduz o potencial de dano de um servio comprometido, introduzindo diversas alteraes para o Windows Services no Windows

Proteo de acesso de rede


Vrus e worms podem atacar uma rede interna protegida atravs de computadores mveis que no possuem as atualizaes mais recentes, as definies de configurao de segurana ou as assinaturas de vrus baixadas. Os usurios mveis podem se conectar s redes desprotegidas em hotis, aeroportos ou lojas de caf, onde seus computadores podem ser infectados por um vrus ou malware. O Windows Vista possui proteo de acesso rede para ajudar a impedir que computadores comprometidos a segurana de se conectar rede interna do usurio at que sejam cumpridos os critrios de segurana.

Novo Firewall
O Windows Vista fornece sada como filtragem de entrada, que pode ser gerenciado centralmente por meio de diretiva de grupo. Isto permite que administradores controlem quais aplicativos podero se comunicar ou esto impedidos de se comunicar na rede. Controle de acesso de rede uma das maneiras mais importantes para reduzir os riscos de segurana.

Capacidade de Gerenciamento
Windows Vista ajudar a reduzir o custo total de propriedade (TCO) de PCs atravs de gerenciamento simplificado, maior automao de tarefas e diagnsticos aprimorados. Melhorias no Windows Vista incluem:

Melhor aplicao de diagnstico, incluindo auto-diagnstico e correo automtica de condies de erro comuns, correes para falhas conhecidas e "trava" e as novas tecnologias para minimizar reinicializaes durante a instalao de software, esto includos. Uma melhor Agendador de tarefas agenda tarefas para serem iniciadas quando ocorre um evento especfico, como quando espao em disco torna-se insuficiente. Servios da Web para gerenciamento (WS-Management) facilita a execuo de scripts remotamente e executar outras tarefas de gerenciamento. Comunicao

pode ser tanto criptografada e autenticada, ajudando os riscos de segurana de limite.

Console de gerenciamento Microsoft 3. 0 (MMC 3. 0) fornece um quadro comum para ferramentas de gerenciamento, tornando-os mais fceis de encontrar e usar. MMC 3. 0 oferece suporte a interfaces grficas de usurio mais rica, mais funcional para gerenciamento e permite que os administradores executem vrias tarefas em paralelo, mantendo ferramentas administrativas responsivo, mesmo aps o lanamento de uma tarefa de gerenciamento complexo ou lento.

Desempenho
Windows Vista ajudar a melhorar o desempenho do computador em reas-chave, incluindo o incio, acordando e responder s aes do usurio. Recursos de desempenho includos no Windows Vista incluem o seguinte:

Inicializao rpida. Scripts de login e processo de aplicativos e servios de inicializao em segundo plano, enquanto os usurios executam suas tarefas desejadas. Modo Dormir (Suspender). O novo Estado de Suspenso no Windows Vista combina a velocidade do modo de espera com recursos de proteo de dados e consumo de baixo de energia.

O estado de Hibernao tambm permite que os usurios alterar ou remover uma bateria com pouco risco para abrir aplicaes e dados, uma vez que o contedo da memria gravada no disco rgido com segurana. Inicializao do Estado de suspenso e hibernao requer apenas alguns segundos, ou seja, menos desligamentos e reinicializaes so necessrias, que ajuda a melhorar o gerenciamento de energia.

Gerenciamento de memria superior e melhor entrada/sada (e/S) gerenciamento torna Windows Vista mais responsivo do que as verses anteriores do Windows, especialmente nas tarefas mais notveis, como abrir o menu Iniciar ou clicando um arquivo no Windows Explorer para exibir um menu de atalho.

Projeo em rede para PCs mveis


Windows Vista torna mais fcil para os usurios conectar um PC mvel a um projetor em uma rede para exibir uma apresentao, ou para compartilhar uma apresentao com PCs nas proximidades. O recurso de projeo em rede permite que um computador baseado no Windows Vista para detectar nas proximidades de PCs ou projetores e estabelecer uma conexo atravs de uma rede, independentemente de se a rede com fio ou sem fio, ad hoc ou parte de uma infra-estrutura corporativa.

Gerenciador de sincronizao
Windows Vista ir unificar a sincronizao com o Gerenciador de sincronizao, uma nova interface que permite que os usurios iniciem uma sincronizao manual, parar

uma sincronizao em andamento, ver o status das atividades atuais de sincronizao e receber notificaes para resolver conflitos em todos os dispositivos e fontes de dados com o clique de um boto.

Tecnologias de proteo de dados avanada


reduzir o risco de que os dados em laptops ou em outros computadores sero visualizados por usurios no autorizados, mesmo que o computador seja perdido ou roubado. Windows Vista oferece suporte criptografia de volume completo para ajudar a impedir o acesso ao disco para arquivos por outros sistemas operacionais. Ele tambm armazena as chaves de criptografia em um chip TPM (Trusted Platform modelo) de v1. 2. A partio de todo o sistema criptografada no arquivo de hibernao e os dados do usurio.

Recursos de proteo de conta de usurio


habilita os administradores para implantar computadores que configuram para dar aos utilizadores finais somente os privilgios que eles precisam para executar suas tarefas. Isso preenche a lacuna entre o usurio e privilgios administrativos executando aplicativos com permisses limitadas.

Hot Patching
O Windows Vista SP1 habilita o suporte para hotpatching, uma tecnologia para reduzir a obrigatoriedade da reinicializao do sistema depois da aplicao de atualizaes. Ela trabalha permitindo que os componentes do Windows sejam atualizados enquanto ainda esto em uso por um processo em execuo. As atualizaes que permitem o hotpatching so instaladas com os mesmos mtodos usados pelas atualizaes tradicionais, e no vo exigir a reinicializao ("reboot") do computador.

Kernel Patch Protection (KPP)


Nas edies 64bits inclui o Kernel Patch Protection que monitora se os principais recursos utilizados pelo kernel ou o cdigo do kernel em si foi modificado. Se a alterao for detectada, o Windows ir iniciar uma verificao de erro e desligar o sistema, com uma tela azul e / ou reiniciar. Modificaes proibidas:

Modificando servio do sistema de tabelas Modificando a tabela de descritores de interrupo Modificando a tabela do descritor global kernel usando pilhas no alocados pelo kernel Modificar ou cdigo de correo contidas dentro do prprio kernel, ou o HAL ou NDIS bibliotecas kernel

Kernel Patch Protection protege contra estes efeitos negativos,:

"A Tela Azul da Morte", que resulta de erros graves no kernel

Problemas de confiabilidade resultantes de vrios programas de tentar corrigir as mesmas partes do kernel. Comprometida a segurana do sistema Rootkits podem utilizar o acesso do kernel para inserir-se em um sistema operacional, tornando-se quase impossvel de remover Produtos que dependem do kernel modificaes so susceptveis de romper com as verses mais recentes do Windows ou atualizaes para o Windows que alteram a maneira como funciona o kernel

Windows Media Center


Windows Media Center, em portugus: Central de mdia do Windows. J esteve presente em uma das verses do Windows XP chamada Windows XP Media Center Edition e agora presente nas verses Home Premium e Ultimate do Windows Vista. Como o prprio nome diz, uma aplicao que rene diversos tipos de mdia executveis em um Computador em um s lugar. Na mesma aplicao possvel assistir TV em tempo real (sintonizador ou placa de captura requerido), assistir aos filmes em DVD, ouvir as msicas em MP3 - WMA e outros formatos, assistir aos vdeos e clipes armazenados no disco rgido (como clipes em WMV, AVI, DivX entre outros), realizar um Slideshow com fotos e imagens e ainda consultar mdia on-line. possvel controlar tudo por um controle remoto vendido pela Microsoft.

Atualizaes
O Windows Vista tem um aplicativo chamado "Anytime Upgrade", que permite atualizar de edies Home do Windows Ultimate pagando uma taxa de atualizao via Internet; uma pgina com comparativos exibida. As atualizaes do sistema tambm esto mais fceis e geis graas ao novo painel de atualizaes do Windows Update que agora independente do browser. Ou seja, no mais acessado via website como acontecia nas verses anteriores ao Windows Vista.

Jogos
Pela primeira vez em quatorze anos, os jogos que acompanham o Windows desde a verso 3.1 como o Pacincia (Solitaire), Campo Minado (Minesweeper) e Copas (Hearts) e desde a verso 95 que traz o FreeCell sofreram mudanas notveis. Os mesmos jogos que habitaram todas as verses anteriores ao Windows Vista (somente at a 3.1) agora possuem efeitos grficos e sons. O Pacincia (Solitaire) possui as diferenas mais notveis: Agora possvel trocar o fundo da tela (ecr), existem quatro tipos de baralhos (e no os versos deles que at ento eram as nicas coisas que poderiam ser trocadas no Pacincia), o jogo explica movimentos invlidos com uma janela de ajuda e ao pressionar o boto H do teclado o jogo lhe d uma dica de movimento para que possa continuar suas jogadas.

DirectX 10

Uma nova verso da coleo de APIs para o desempenho grfico e sonoro das aplicaes e jogos que os fazem uso. J esto sendo comercializadas novas Placas de vdeo (GPUs) com a tecnologia DirectX 10.

Novas Caixas Oficiais


As caixas do Windows Vista sero separadas pelas cores:

Azul claro para o Windows Vista Starter Edition Verde claro para o Windows Vista Home Basic Verde escuro para Windows Vista Home Premium Azul para Windows Vista Business Azul escuro para Windows Vista Enterprise Preto para o Windows Vista Ultimate

cones do Aero Glass


O Windows Vista possui novos cones com diversos efeitos visuais, entre eles o visual Glass caracterstico desta verso do sistema operacional.

Bloqueio de cpias no autorizadas


O Vista inclui um sistema de proteo contra a pirataria aprimorado, baseado no WGA do Windows XP, chamado Plataforma de Proteo ao Software (do ingls Software Protection Platform - SPP). Um de seus componentes principais um novo modo de funcionalidade reduzida, no qual o Vista entra quando detecta "falha de ativao de software" ou "cpia no genuna", que descrita pela Microsoft como: "o navegador padro ser iniciado e o usurio ter a opo de comprar uma chave do produto. No h menu iniciar, nenhum cone no desktop e o papel de parede modificado para preto. () Depois de uma hora, o sistema far logoff do usurio sem aviso." Segundo a Microsoft, esta verso do Windows vem com uma tecnologia de bloqueio que evita o funcionamento de cpias no autorizadas. Esta tecnologia limita o uso da plataforma restringindo as suas funcionalidades caso o usurio no ative o sistema em um prazo de 30 dias, mas j existem cracks disponveis na Internet que conseguem quebr-lo. Existia no Windows XP um sistema parecido, denominado WPA (Windows Product Activation, em portugus: Ativao do Produto Windows), que avisa quando o usurio estava usando uma cpia no autorizada do sistema, mas que tambm j foi inteiramente quebrado por crackers. O Windows Vista tem os seguintes tipos de modos de funcionalidade reduzida:

Modo de funcionalidade reduzida aps o perodo de tolerncia Modo de funcionalidade reduzida de produto no original

Modo de funcionalidade reduzida aps o perodo de tolerncia: O Windows Vista entra em modo de funcionalidade reduzida aps o perodo de tolerncia caso se verifique uma das seguintes condies:

Numa cpia de revenda do Windows Vista

No activou o Windows Vista no espao de 30 dias aps a instalao. No reactivou o Windows Vista no espao de trs dias aps a substituio de um componente de hardware principal do computador.

Numa cpia do Windows Vista do fabricante de equipamento original (OEM)

No activou o Windows Vista no espao de trs dias aps ter substitudo a placa principal do OEM, ou a placa principal de origem, por uma placa principal que no seja do OEM.

Numa verso Corporate ou Enterprise do Windows Vista que utilize o KMS (Key Management Service) Nota: o KMS permite activar o computador mediante um servio alojado no ambiente do utilizador para que no seja necessrio estabelecer ligao aos servidores da Microsoft.

No activou o Windows Vista no espao de 30 dias aps a instalao. No renovou a activao do Windows Vista no espao de 210 dias aps uma activao anterior do Windows Vista. No activou o Windows Vista no espao de 30 dias aps ter substitudo a unidade de disco rgido do computador.

Numa verso Corporate ou Enterprise do Windows Vista que utilize uma Chave de Activao Mltipla (MAK) Nota: a MAK permite activar vrios computadores atravs da ligao aos servidores da Microsoft na Internet ou por telefone.

No activou o Windows Vista no espao de 30 dias aps a instalao. No reactivou o Windows Vista no espao de 30 dias aps a substituio de um componente de hardware principal do computador.

Modo de funcionalidade reduzida no genuno:


O Windows Vista entra em modo de funcionalidade reduzida no genuno caso se verifique uma das seguintes condies: O programa WGA (Windows Genuine Advantage) detecta uma chave de produto bloqueada ou uma chave de produto falsificada.

Nota: o programa WGA um servio da Microsoft que detecta se o utilizador tem uma verso autntica do Vista. Uma chave de produto uma chave nica baseada em software utilizada para identificar um produto como sendo original. O programa WGA detecta ficheiros binrios de activao incorrectos ou modificados.

Edies

O Windows Vista vendido em seis edies. As verses esto disponveis nas seguintes arquiteturas 32-bit (x86) e 64-bit (x86-64). So elas: Vista Starter Edition - Somente em 32-bit (x86) Ver artigo principal: Vista Starter Edition Vista Home Basic a verso similar ao Windows XP Home Edition, destinada ao usurio domstico. Conta com uma srie de aplicativos de segurana, firewall, anti-spam e proteco para redes sem fio. Tambm vem com Windows Media Player e Windows Mail com suporte a RSS. Vista Home Premium Ver artigo principal: Vista Home Premium Vista Business Similar ao Windows XP Professional, a verso voltada - tal como j ocorre com a atual verso do Microsoft Office. Vista Enterprise Windows oferecido para as empresas de grande porte. Entre as caractersticas, esto funes exclusivas de Virtual PC, interface com suporte a mltiplos idiomas e a possibilidade de fazer backup ou criptografar grandes volumes de dados. Vista Ultimate A edio mais completa. Tem todas as funcionalidades das verses anteriores e mais algumas. Os seus usurios tero acesso a diversos servios online ligados a msica, filmes e entretenimento domstico, incluindo ferramentas para aumentar a performance dos jogos electrnicos de qualidade. : Todas as verses do Windows Vista vm no mesmo DVD de instalao, sendo que a verso a ser instalada depende do CD Key digitado. Ser possvel atualizar de uma verso a outra, apenas precisando comprar um novo CD Key, que inutilizar o outro. A nica exceo ocorre com o Windows Vista Starter Edition, nesta verso, voc poder apenas instalar a nova verso sobre a Starter Edition porm, inutilizando as configuraes e programas instalados anteriormente. Existe uma verso em CD do Vista Starter que no possui as outras verses.

Requisitos
De acordo com a Microsoft, computadores que podem executar Windows Vista eram classificados com "Vista Capable" e "Vista Premium Ready". Um Vista Capable ou PC equivalente precisa ter no mnimo um processador de 800 MHz, 512 MB de RAM e uma placa grfica de classe DirectX 9, e no ser capaz de suportar os grficos "high end" do Vista, incluindo a interface do usurio Aero. Um computador Vista Premium Ready ter vantagem da funo "high end" do Vista mas precisar no mnimo um processador de 1 GHz, 1 GB de memria RAM, e uma placa grfica Aero-compatvel com no mnimo 128 de memria grfica e suportando o novo Windows Display Driver Model. A companhia tambm oferece uma beta do Windows Vista Upgrade Advisor atravs do seu site Web para determinar a capacidade de um PC para executar o Vista em seus vrios modos. O utilitrio somente executvel no Windows XP. Mas percebese que a maioria dos PC's actuais atendem as necessidades do novo Windows. Atualmente, chama-se Designed For Windows Vista (Verso)

x Processador

Minimo 1 GHz 512 MB Memria RAM DirectX 9 GPU capaz 64 MB Memria do GPU RAM Capacidade do 20GB HDD Espao livre do 15GB HDD Tipo de HDD Outros drives Normal

Recomendado 2 GHz 1 GB RAM GPU capaz DirectX 9 com Hardware Pixel Shader v2.0 e suporte Driver WDDM 128MB de RAM ou 256MB para maiores resolues 40GB em verses 64bits 28GB (Para SP1)

Normal, mas memria flash/disco rgido Hbrido recomendado DVD-ROM DVD-ROM

Crticas
Altos Requisitos Mnimos
Os requisitos mnimos do Vista eram vistos como "pesados" na poca em que o prprio foi lanado, uma fama que ele tem at hoje, mesmo com os hardwares bem avanados de nossa poca. Para usufruir das vantagens do Vista, era necessrio, para a maior parte dos usurios, uma grande atualizao em seu computador (Coisa que hoje em dia no se precisa, pois a maioria dos computadores que se vendem hoje em dia nas lojas j vem com essa configurao de 1 GB de memria RAM no mnimo e outras que so necessrias para o Vista, mas que no eram to comuns na poca em que ele foi lanado). Outra dvida frequente sempre esteve quanto a performance do sistema que ao contrrio do que muitos imaginam se mostrou superior ao Windows XP perdendo apenas para o Windows Seven conforme esses teste realizado pelo site ZDNet em dois computadores:um AMD Phenom 9700 2.4 GHz com ATI Radeon 3850 e 4 GB de memria RAM, e um Intel Dual Core E2200 2.2 GHz com NVIDIA GeForce 8400 GS e apenas 1 GB de memria RAM.

Gesto de direitos digitais


Outra crtica comum se refere a integrao de novas formas de Gesto de direitos digitais ao sistema operacional, especialmente a introduo do recurso "Caminho de Vdeo Protegido" (do ingls Protected Video Path). Esta arquitetura foi projetada para garantir a criptografia de "Contedos Premium" de HD DVD ou Discos Blu-ray. Dispositivos como Placas de vdeo devem ser aprovadas pela Microsoft e dependendo do que o dispositivo requer, o sistema pode artificialmente diminuir a qualidade do contedo exibido ou simplesmente no mostr-lo.

Segurana

Como de praxe, em sistemas operacionais proprietrios a existencia de falhas de segurana que vo sendo (ou ao menos deveriam ser) corrigidas conforme atualizaes vo sendo disponibilizadas. Entra aqui o software Windows Update, parte integrante do sistema operacional Windows. Essas falhas ou defeitos se estendem tambm a todos os programas instalados no sistema. Para contornar essas falhas, necessria a utilizao de um antivrus para proteger o sistema, j que a Microsoft no capaz de corrigi-las.

Dificuldades nas vendas


Apesar dos investimentos massivos em marketing da Microsoft para fazer com que os usurios trocassem o Windows XP pelo Windows Vista, o sistema provou ser um fracasso nas vendas.[5] O fracasso[6] de penetrao do sistema to grande que alguns usurios que mudaram para o Vista, foram forados a fazer um downgrade para o XP aps uma srie de problemas tcnicos.[7] Com isso a Microsoft foi obrigada a diminuir os preos de todas as verses do Vista.[8] Mas mesmo com tantas dificuldades o sistema vem ganhando mercado de uma forma lenta mas consistente, devido ao sistema OEM.

BadVista.Org
Devido aos altos requisitos mnimos exigidos pelo Windows Vista, bem como sua instabilidade, polticas de DRM que poderiam restringir a liberdade do consumidor final e incompatibilidade com hardwares existentes, em 15 de Fevereiro de 2006, a Free Software Foundation lanou a campanha BadVista, onde, atravs do site BadVista.org, tentava expor os males causados contra os usurios de computadores pelo novo Windows Vista, e promover alternativas em software livre que respeitem a segurana dos usurios e sua privacidade. A campanha sugeria que o usurio trocasse o Windows Vista pelo gNewSense, distribuio de GNU/Linux que respeita os ideais do software livre. A FSF encerrou a campanha em Fevereiro de 2009, afirmando que o nome Vista j sinnimo de falha na opinio pblica e declarando vitria, com mais de 7000 patrocinadores registrados no site.[9]

"Teoria do Pinguim"
Pouqussimo conhecida, a "Teoria do Pinguim" foi uma pequena estimativa feita por um pequeno grupo de programadores sobre como seria o consumo de hardware se uma verso do Linux fosse desenvolvida para ter a mesma aparncia e as mesmas funcionalidades do Windows Vista. Eles constataram que, se uma verso do Linux fosse transformado de modo a ficar semelhante ao Windows Vista, seria necessrio apenas 33% da memria consumida originalmente pelo Vista, 44% dos recursos grficos e 67% do consumo do HD pela instalao do Windows Vista. J a questo do processador, a mais destacante: seria necessrio apenas 22% para realizar os mesmos efeitos grficos. J no processamento de dados de programas de terceiros, o consumo seria igual. Mas nunca se soube realmente que estes testes foram realizados. Programadores afirmam, mas nunca se soube realmente se esta teoria foi realizada. Se sim, foi uma teoria antiga, pois o

Windows Vista, a partir do pacote de atualizaes SP1, vrios erros, e bugs foram corrigidos, sendo um sistema estvel hoje em dia.

Verses de teste
So lanadas exclusivamente para beta-testers, com excepo do BETA 2 e do RC1, com lanamento tambm pblico. Como o nome j diz, so verses para testes. Abaixo vai uma lista com a maior parte dessas verses lanadas at hoje: Milestone 1

Pre-Alpha 3646 M1 Build (lab01_N.020612-1346)

Milestone 2

Pre-Alpha 3663 M2 Build (lab06_N.020728-1728) Pre-Alpha 3670 M2 Build (lab06_N.020819-1749)

Milestone 3

Pre-Alpha 3683 M3 Build (lab06_N.020923-1821) Pre-Alpha 3708 M3 Build (lab06_N.021108-1847) Pre-Alpha 3718 M3 Build (lab06_N.021119-1730)

Milestone 4

Alpha 4006 M4 Build (main.030203-1038) Alpha 4007 M4 Build (main.030214-????) Alpha 4008 M4 Build (main.030219-1933)

Milestone 5

Alpha 4015 M5 Build (main.030328-1500) Alpha 4015 M5 Build (lab06_N.030403-1706) Alpha 4018 M5 Build (lab06_n030417-1721) Alpha 4019 M5 Build (lab01_N.030428-2000) Alpha 4029 M5 Build {Technically M6} (main.030619-0000)

Milestone 6

Alpha 4050 PDC Demo (M6) Build (private/lab06_demo.031019-1809) Alpha 4051 PDC (M6) Build (idx02.031001-1340) Alpha 4053 M6 Build (main.031022-1720) Alpha 4067 WinHEC Demo Build (private/lddm_dev_tech(devdmo).0402121646)

Milestone 7

Alpha 4074 WinHEC Build (4074.idx02.040425-1535) Alpha 4083 M7 Build (main.040516-1537)

Longhorn D1 (Windows Server 2003 Plataform)


Alpha 3790 (ntbuild_040907-1232) Alpha 5000 (ntbuild_040915-0831) Alpha 5048 (WinHEC05_ntbuild_5048.050401-0536) a interface Aero aparece nessa verso Beta 5086 Build (Pre-Beta 1) Beta 5098 Build (Pre-Beta 1)

Beta 1

Beta 5112 Build Beta 1 27 de julho de 2005 Beta 5203 Build (Pre-Beta 2) 09 de agosto de 2005

Community Technology Preview (Pre-Beta 2)


Beta 5219 Build PDC Demo 24 de agosto de 2005 Beta 5219 Build PDC September CTP 30 de agosto de 2005 Beta 5231 Build 12 de setembro de 2005 Beta 5231 Build October CTP 4 de outubro de 2005 Beta 5259 Build November CTP 13 de novembro de 2005 Beta 5259 Build November CTP TAP 17 de novembro de 2005 Beta 5268 Build REFRESH 7 de dezembro de 2005 Beta 5270 Build December CTP 16 de dezembro de 2005 Beta 5308 Build February CTP 22 de fevereiro de 2006 Beta 5342 Build March CTP 24 de maro de 2006 Beta 5355 Build REFRESH 11 de abril de 2006 Beta 5361 Build REFRESH 13 de abril de 2006 Beta 5365 Build April CTP 21 de abril de 2006 Beta 5381 Build May Interim 5 de maio de 2006

Beta 2

Beta 5384 Build Beta 2 (WinHEC 2006) 23 de maio de 2006 **LANAMENTO PBLICO**

Pre-RC1

Beta 5456 Build June CTP 24 de junho de 2006 Beta 5466 Build REFRESH 11 de julho de 2006 Beta 5472 Build July EDW 17 de julho de 2006 Beta 5479 Build REFRESH 19 de julho de 2006 Beta 5483 Build Pre-RC1 28 de julho de 2006 Beta 5487 Build Pre-RC1 2 de agosto de 2006 Beta 5492 Build Pre-RC1 8 de agosto de 2006 Beta 5505 Build REFRESH 15 de agosto de 2006 Beta 5520 Build Pre-RC1 17 de agosto de 2006

Beta 5536 Build Pre-RC1 24 de agosto de 2006

RC1

Compilao Release Candidate 5600 Build RC1 (Release Candidate 1) 1 de setembro de 2006 **LANAMENTO PBLICO (limitado aos primeiros cem mil downloads)**

Pre-RTM

Beta 5700 Build Pre-RTM Beta 5728 Build EDW (Pre-RTM) 22 de setembro de 2006

RC2

Compilao Release Candidate 5744 Build RC2 (Release Candidate 2) 6 de outubro de 2006

Pr-RTM

Build 5808 para TAP's (Technology Adoption Program); Programa de Adoo de Tecnologia Build 5840 para TAP's (Technology Adoption Program); Programa de Adoo de Tecnologia

Verso RTM
RTM

Microsoft Windows Vista RTM 6.0.6000.16386.061101-2205 [RTM-Release to Manufacturing] - Lanado dia 8 de Novembro de 2006 - s 17 horas. (para assinantes MSDN e TechNet). esta verso foi altamente criticada por conter muitos problemas de desempenho grfico, consumo de memoria exagerada e falhas de segurana e incompatibilidades de hardware software.

Os Service Packs do windows Vista


Service Pack 1 - Build 6.0.6001.18000
Lanado oficialmente e aberta ao pblico para download via website e via Windows Update no dia 18 de Maro de 2008. A onda Wave0 abrange todas as verses do sistema com idioma Ingls, Francs, Espanhol, Japons ou Alemo. A Wave1 que abrange a todos os outros idiomas para qual o Windows Vista foi desenvolvido est disponvel via Windows Update e atravs do site da Microsoft desde o dia 14 de Abril de 2008 onde essa atualizao resolve grande parte dos problemas de desempenho no sistema e inclui novos recursos e funes como o HotPatching e uma nova verso do Kernel PatchGuard nas edies 64bits que protege o sistema contra alteraes no autorizadas no kernel. O suporte para o Windows Vista com Service Pack 1 (SP1) terminou em 12 de julho de 2011.

Service Pack 2 - Build 6.0.6002.18005


O Service Pack 2 do Windows Vista foi disponvel oficialmente ao pblico para download via website no dia 26 de Maio de 2009. Este Service Pack adiciona alguns recursos novos ao Windows Vista como Bluetooth 2.1, suporte a gravao integrada de BluRay, Windows Search 4.0 e outros recursos. Service Pack 3 Apenas A Compra Pela Microsoft http://www.microsoft.winvista/sp3

Anda mungkin juga menyukai