Anda di halaman 1dari 8

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA

CONCURSO PBLICO

31. PSICLOGO I

Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Especficos

INSTRUES

VOC RECEBEU SUA FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS


OBJETIVAS.

E ESTE

CADERNO CONTENDO 50 QUESTES CADERNO.

CONFIRA LEIA
CORRETA.

SEU NOME E NMERO DE INSCRIO NA CAPA DESTE

CUIDADOSAMENTE AS QUESTES OBJETIVAS E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA

ASSINALE, RESPONDA ASSINALE A A

NA TIRA DE RESPOSTAS DA CAPA DESTE A TODAS AS QUESTES. NA

CADERNO,

A ALTERNATIVA DE SUA OPO.

FOLHA DEFINITIVA 3

DE

RESPOSTAS,

COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA, A

ALTERNATIVA QUE JULGAR CERTA. DURAO DA PROVA DE HORAS.

SADA DO CANDIDATO DO PRDIO SER PERMITIDA APS TRANSCORRIDA

HORA DO INCIO

DA PROVA.

AO

TERMINAR A PROVA, VOC ENTREGAR AO FISCAL A

FOLHA DEFINITIVA

DE

RESPOSTAS

ESTE

CADERNO

DE

QUESTES.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

04.06.2006

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS 01. A Constituio Federal estabelece, dentre outras competncias, para os entes federativos: I. zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico; II. cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia; III. proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; IV. promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; V. organizar, manter e executar a inspeo do trabalho. So de competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios apenas os itens (A) I, II, III e IV. (B) I, II, III e V. (C) I, II, IV e V. (D) I, III, IV e V. (E) II, III, IV e V.

02. Por determinao constitucional, compete aos Municpios, no exclusivamente, prestar servios de atendimento sade da populao. Ainda, segundo o texto constitucional, essa prestao deve ser feita (A) com recursos tcnicos e financeiros exclusivos do municpio. (B) com a cooperao tcnica e financeira exclusiva da Unio. (C) com a cooperao tcnica e financeira exclusiva do Estado. (D) com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado. (E) com a cooperao tcnica e financeira da Unio, do Estado e de organismos internacionais.

03. Em nosso pas, as aes e servios de sade so considerados de relevncia pblica e devem ser organizados de acordo com as seguintes diretrizes: (A) preveno, assistncia e reabilitao. (B) universalidade, eqidade e integralidade. (C) gratuidade, universalidade e eqidade. (D) universalidade, gratuidade e integralidade. (E) descentralizao, atendimento integral e participao da comunidade.

PMS/31-Psiclogo I

www.pciconcursos.com.br

04. Um trabalhador procura uma unidade de sade municipal com suspeita de doena ocupacional e solicita informaes sobre eventuais riscos no seu ambiente de trabalho que sejam de conhecimento da vigilncia sanitria. Com base na Lei Orgnica do Municpio de Sorocaba, a conduta correta : (A) encaminhar o trabalhador para o servio mdico da empresa onde ele trabalha, pois dela a responsabilidade pela assistncia dos agravos de origem ocupacional, e fornecer as informaes sobre os riscos. (B) encaminhar o trabalhador para o servio mdico da empresa onde ele trabalha, pois dela a responsabilidade pela assistncia dos agravos de origem ocupacional, e no fornecer as informaes em respeito aos princpios do sigilo da vigilncia sanitria. (C) prestar assistncia ao trabalhador, e fornecer as informaes sobre os riscos. (D) prestar assistncia ao trabalhador, e no fornecer as informaes em respeito aos princpios do sigilo da vigilncia sanitria. (E) prestar assistncia ao trabalhador, e encaminh-lo para a sub-delegacia regional do trabalho, pois dela a responsabilidade pela fiscalizao dos ambientes de trabalho.

07. A Norma Regulamentadora para servios de sade do Ministrio do Trabalho e Emprego classifica um agente biolgico com risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminao para a coletividade, podendo causar doenas e infeces graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento como sendo da (A) Classe de risco 1. (B) Classe de risco 2. (C) Classe de risco 3. (D) Classe de risco 4. (E) Classe de risco 5.

08. Num hipottico grupo populacional constitudo por 20 000 pessoas, registrou-se, ao longo de um ano, 10 casos novos de cncer de prstata. O coeficiente de incidncia dessa patologia, nesse perodo, : (A) 0,5 por mil. (B) 1 por mil. (C) 10 por mil. (D) 20 por mil. (E) impossvel de ser calculado somente com os dados apresentados.

05. Com relao poltica de recursos humanos do Sistema nico de Sade SUS, correto afirmar que (A) os cargos e funes de chefia, direo e assessoramento podero ser exercidos em regime de tempo integral ou parcial. (B) valorizada a dedicao exclusiva aos servios do SUS. (C) os servidores no podero exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do SUS. (D) qualquer servidor poder exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do SUS, desde que haja compatibilidade de horrio entre as jornadas de trabalho. (E) tem como um de seus objetivos a organizao de um sistema de formao de recursos humanos em todos os nveis de ensino, exceto de ps-graduao.

09. Um sistema de vigilncia epidemiolgica com altas taxas de diagnsticos falso-positivos e verdadeiro-positivos tem especificidade (A) baixa e sensibilidade alta. (B) baixa e sensibilidade baixa. (C) alta e sensibilidade baixa. (D) alta e sensibilidade alta. (E) alta e eficcia alta.

06. Com relao ao Conselho Municipal de Sade, correto afirmar que (A) constitui-se na nica instncia colegiada do SUS com carter deliberativo. (B) constitudo exclusivamente por representantes do governo, profissionais de sade e usurios. (C) atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade do municpio, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros. (D) suas decises independem de homologao pelo chefe do poder legalmente constitudo na esfera municipal. (E) tem sua organizao e normas de funcionamento definidas em regimento prprio, aprovadas pelo Conselho Estadual de Sade.

10. De acordo com a normatizao do sistema de notificao compulsria de doenas no Estado de So Paulo, correto afirmar que (A) s devem ser notificados os casos confirmados. (B) todo acidente por animal peonhento deve ser notificado. (C) o ttano neonatal de notificao, mas no o acidental. (D) os casos suspeitos de Sndrome da Imunodeficincia Adquirida AIDS devem ser notificados. (E) somente os gestores estaduais e federal do SUS podem acrescentar novos agravos lista de notificao.

PMS/31-Psiclogo I

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 11. A educao inclusiva uma atitude de aceitao das diferenas fsicas e/ou mentais do educando, no uma simples colocao em sala de aula. Segue-se, ento, que (A) as oportunidades de incluso para estudantes deficientes devem ser limitadas s atividades especiais (artes, msica, reunies). (B) a distribuio dos alunos entre as salas de aula deve adotar como critrio os tipos de deficincia. (C) a meta educacional no necessita ser a mesma para que os estudantes aprendam juntos. (D) as estratgias de ensino devem ser as mesmas para todos os estudantes, seja qual for a natureza de suas dificuldades. (E) no h necessidade de treinamento especial para professores que atuam em salas de aula que incluem deficientes.

15. Uma criana de 09 anos de idade apresenta repetio compulsiva e excesso de erros de ortografia. A hiptese diagnstica mais provvel para a presena desse sintoma (A) dislexia. (B) falhas de ateno. (C) escassa estimulao ambiental. (D) problemas de audio. (E) falha na funo sintetizadora do ego.

16. De modo geral, os problemas de aprendizagem escolar devem ser considerados principalmente como (A) conseqncias de prticas pedaggicas inadequadas. (B) indicativos de dficit intelectual. (C) resultantes da existncia de uma leso cerebral. (D) sintomas de uma problemtica multifatorial.

12. No cuidado com o idoso, o contexto familiar deve sempre procurar manter elevada a auto-estima da pessoa idosa, procurando (A) evitar abusos fsicos, psicolgicos e sexuais. (B) identificar a existncia de auto-negligncia. (C) coibir abusos financeiros. (D) propiciar atividades de convivncia em grupos. (E) estimular a prtica religiosa.

(E) conseqncias de dificuldades de lateralizao.

17. O principal objetivo do diagnstico psicodinmico (A) descrever e compreender a personalidade do consultante. (B) selecionar testes para a efetivao do diagnstico. (C) flexibilizar a viso de mundo que o consultante apresenta. (D) enquadrar o consultante em uma categoria nosolgica. (E) mobilizar as defesas mais acentuadas do consultante.

13. Um dos sinais da presena de ideao suicida no consultante idoso a presena de (A) sentimento de solido e depresso. (B) uso excessivo de lcool.

18. Ao se realizar um diagnstico psicodinmico, de modo geral, na primeira entrevista com o paciente deve-se propor a realizao de (A) uma tcnica projetiva como o HTP. (B) um questionrio de ananmnese.

(C) dor somtica. (C) uma entrevista semi dirigida. (D) estresse. (E) ausncia de vida familiar. (D) um levantamento de antecedentes psicopatolgicos. (E) uma investigao da rede social do paciente.

14. Nos cuidados psicolgicos prestados pessoa idosa, o psiclogo deve privilegiar (A) o atendimento psicoteraputico individual. (B) a psicoterapia em grupo por faixa etria. (C) visitas domicilirias freqentes. (D) o atendimento psicoteraputico familiar. (E) a insero do idoso em casas de repouso.

19. Maria Esther Garzia Arzeno discute diferentes posturas em relao ao papel do psiclogo na primeira hora ldica diagnstica. De modo geral, a autora recomenda ao psiclogo (A) anotar minuciosamente tudo o que a criana faz e diz. (B) propor dramatizaes para a criana. (C) direcionar a atividade ldica da criana. (D) interpretar o comportamento da criana. (E) brincar com a criana, caso ela solicite.

PMS/31-Psiclogo I

www.pciconcursos.com.br

20. Na entrevista devolutiva de um diagnstico psicolgico, o principal obstculo ao insight do paciente reside (A) no narcisismo ferido e na onipotncia do consultante. (B) na dissoluo da neurose de transferncia instalada. (C) na aceitao da perda resultante do final do processo. (D) nos processos contratransferenciais do psiclogo. (E) na presena inevitvel de fortes elementos paranides.

25. O conceito, de que o paciente identificado um emergente de transtorno do grupo familiar, formulado pela (A) teoria sistmica. (B) teoria psicanaltica. (C) teoria comportamental. (D) teoria psicodramtica. (E) teoria cognitivista.

21. Em uma entrevista psicolgica, conforme definida por Jos Bleger, o profissional deve estar mais atento (A) obteno dos fatos de vida do consultante. (B) aos aspectos transferenciais e contratransferenciais instaurados. (C) ao encadeamento cronolgico do relato do consultante. (D) ao esclarecimento de dados contraditrios relatados pelo consultante. (E) identificao de aspectos psicopatolgicos do discurso do paciente.

26. No mundo contemporneo ocidental, as relaes de um casal se fundamentam (A) na fidelidade afetiva e sexual recproca. (B) no valor que agregam ao projeto de vida de ambos. (C) nos fundamentos da moral judaico/crist. (D) no livre exerccio de sexualidade de cada um. (E) na profilaxia de doenas sexuais.

22. Quando o consultante uma criana afetada pela Sndrome de Down, o psiclogo deve prioritariamente considerar: (A) a possibilidade de interveno psicolgica direta. (B) orientao aos pais para aceitar as limitaes do filho. (C) o treinamento da criana na execuo de tarefas domsticas. (D) a necessidade de um atendimento interdisciplinar. (E) o encaminhamento da criana a uma escola especializada.

27. Os valores, tanto especficos como regionais da realidade brasileira, esto em rpida transformao. Para o adolescente, esse fato (A) instaura a chamada Lei de Gerson. (B) intensifica o sentimento de impotncia. (C) abala a estrutura familiar na qual ele se ampara. (D) promove uma adeso cultura de violncia. (E) dificulta o processo identificatrio.

28. A Pragmtica da Comunicao tem como um de seus axiomas: 23. Na Psicoterapia Breve, o nmero das sesses do processo e o tempo de durao de cada sesso so: (A) determinados pelo paciente. (C) A palavra escrita o mais eficiente modo de comunicao. (B) de 10 sesses de 30 minutos. (D) O silncio no uma comunicao. (C) de 10 sesses de durao varivel. (E) S a arte , de fato, comunicao. (D) de 10 sesses quinzenais de 30 minutos. (E) dependentes do diagnstico situacional e clnico. 29. De modo geral, o adolescente pensa depois de ter realizado a ao porque 24. A Psicoterapia Breve particularmente indicada para (A) famlias com longo histrico de problemas de interao. (B) pessoas com nvel socioeconmico baixo. (C) pessoas com a estrutura egica preservada. (D) adolescentes com diagnstico de transtorno anti-social. (E) pessoas com escassa capacidade de introspeco. 5 (A) tem bem desenvolvida a capacidade de previso. (B) a autoridade dos pais est enfraquecida. (C) h uma fragilidade egica nesta fase de vida. (D) influenciado pela sociedade de consumo atual. (E) falhas na educao fundamental comprometem o pensamento. (A) Toda conduta uma comunicao. (B) A fala o melhor meio de comunicao.

PMS/31-Psiclogo I

www.pciconcursos.com.br

30. De acordo com Minuchin, a famlia aglutinada apresenta um sistema relacional intrafamiliar que se caracteriza por (A) incorporar as contribuies extrafamiliares. (B) fundir as identidades pessoais. (C) encorajar a autonomia individual. (D) excluir as famlias originrias. (E) negar a interdependncia pessoal. 31. O principal fator do comportamento que pode ser descrito como suicida nos adolescentes, moradores dos grandes centros urbanos do Brasil, (A) a drogadio e o trfico de drogas. (B) a desorganizao das famlias. (C) o grande nmero de veculos. (D) o trabalho infantil. (E) a distribuio de renda perversa. 32. A teoria do vnculo de Pichon-Rivire uma teoria (A) da associao entre conflitos intrapsquicos. (B) do desenvolvimento das relaes objetais. (C) que se fundamenta na relao me/beb. (D) do ser-no-mundo enquanto tal. (E) centrada nas relaes interpessoais. 33. Um paciente deposita suas fantasias criminosas no analista. Nessa situao, o analista lidar com vnculo de caractersticas predominantemente (A) depressivas. (B) manacas. (C) histricas. (D) paranides. (E) obsessivas. 34. O pensamento, nas psicoses, apresenta-se perturbado por (A) presena de embotamento intelectual. (B) instabilidade afetiva. (C) presena de disartrias. (D) falha na capacidade sintetizadora do ego. (E) presena de superego exigente. 35. Jos Bleger assinala que, ao se trabalhar com o grupo operativo, as sua diferentes reaes podem ser categorizadas como: (A) manacas, depressivas e confusionais. (B) paranides, depressivas e confusionais. (C) paranides, histricas e obsessivas. (D) psicopticas, obsessivas e sincrticas. (E) sincrticas, depressivas e paranides. 6

36. Segundo Maria Esther Garzia Arzeno, o psiclogo deve discriminar, no sintoma, trs aspectos sempre presentes: (A) fantstico, fantasmtico, concreto. (B) familiar, intrapsquico, social. (C) fenomenolgico, manifesto, latente. (D) consciente, pr-consciente, inconsciente. (E) ansiedade, defesas, relaes de objeto.

37. As escolas especializadas no atendimento especfico de um tipo de deficincia fsica ou mental (A) isolam seus educandos do contexto social. (B) realizam apenas uma socializao. (C) praticam uma poltica inclusiva. (D) realizam uma integrao estigmatizadora. (E) oferecem recursos sociais fundamentais para a incluso social.

38. Para formular suas concepes sobre a entrevista de ajuda, Alfred Benjamin recorre fundamentao terica proposta por (A) Sigmund Freud. (B) D.W. Winnicott. (C) B. F. Skinner. (D) Carl Rogers. (E) Pichon-Rivire.

39. Alfred Benjamin assinala que a entrevista de ajuda , fundamentalmente, (A) o dilogo utilizado por mdicos com seus pacientes. (B) a entrevista usada por assistentes sociais com seus consultantes. (C) um tipo de dilogo prprio do psiclogo com seus pacientes. (D) o dilogo utilizado por profissionais para atender demanda. (E) um tipo de dilogo utilizado por todas as pessoas que querem ajudar.

40. Para a maioria das crianas, o ingresso na escola um momento de crise. Essa crise particularmente difcil para crianas (A) oriundas de famlias muito autoritrias. (B) cuja famlia no valoriza a educao formal. (C) que mantm vinculao simbitica com a me. (D) oriundas de famlias socialmente desorganizadas. (E) oriundas de famlias do tipo aglutinado.

PMS/31-Psiclogo I

www.pciconcursos.com.br

41. As polticas de incluso escolar podem instaurar certa confuso porque, s vezes, so interpretadas como se o direito igualasse os sintomas. Alguns quadros sempre sero melhores atendidos em escolas especiais. Isso particularmente verdadeiro para crianas (A) que tm a Sndrome de Down.

46. O brincar da criana psictica caracteriza-se por (A) rigidez na atribuio de papis. (B) criatividade e originalidade. (C) fluidez das personificaes. (D) predomnio do princpio do prazer.

(B) ps-autistas. (E) ampla tolerncia frustrao. (C) com surdez congnita. (D) com paralisia cerebral. (E) autistas e psicticas. 42. No relato da histria de vida do filho, o psiclogo constata a existncia de significativas amnsias por parte dos pais. Essas lacunas usualmente constituem um sinal indicativo de (A) presena de forte carga de ansiedade. (B) presena de sentimentos de rejeio para com o filho. (C) presena de alto grau de exigncia para com o filho. (D) indicao de transferncia negativa para com o psiclogo. (E) embotamento afetivo dos pais. 43. Uma criana, a quem foi ocultado o fato de ser adotada, trazida para diagnstico psicolgico com a queixa de distrbios de conduta. Nessa situao, o psiclogo deve (A) revelar o fato imediatamente criana. (B) elaborar, de imediato, a questo da adoo com os pais. (C) priorizar a investigao da queixa original. (D) propor uma terapia familiar de imediato. (E) encaminhar a criana para psicoterapia imediatamente. 44. A me de uma criana, durante a consulta diz: vim porque a professora mandou. Essa afirmao permite inferir, com maior segurana, que (A) a me no est interessada com o que acontece com o filho. (B) a escola muito valorizada por essa famlia. (C) o filho no uma prioridade na vida da me. (D) no existe uma vinculao pessoal da me com o problema. (E) a comunicao entre escola e famlia frgil. 45. Na hora do jogo diagnstico, ao brincar, uma criana no perodo de latncia tender a dramatizar (A) jogos centrados em si mesma. (B) papis socialmente definidos. (C) situaes em que animais falam. (D) personagens como fadas e monstros. (E) viagens fantsticas simblicas. 7 50. De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente, (A) a famlia deve perder o ptrio poder na ausncia de recursos materiais para educao/manuteno da criana e/ou adolescente. (B) a criana ou adolescente deve ser afastado da famlia apenas em casos de ameaa ou violao aos seus direitos. (C) a presena de um adulto responsvel na famlia o bastante para afastar o risco de violao de direitos para com a criana ou o adolescente. (D) famlias desestruturadas perdem o ptrio poder. (E) maiores de 14 anos tm o direito de optar por permanecer ou no junto famlia.
PMS/31-Psiclogo I

47. A represso, como mecanismo neurtico, (A) um mecanismo que exacerba a expresso dos conflitos. (B) revela-se por atividades compulsivas carregadas de afeto. (C) priva o ego de suas funes mnmicas. (D) resulta da elaborao parcial da posio esquizo-paranide. (E) constitui uma tentativa de reparao das pulses agressivas.

48. Os desenhos de pessoas afetadas pela psicose apresentam, freqentemente, (A) traos que separam os diferentes objetos representados. (B) uma linha horizontal sobre a qual se apiam os vrios elementos. (C) amplas reas sombreadas e bem delimitadas. (D) grande nmero de detalhes do objeto representado. (E) mltiplos objetos que no guardam conexo entre si.

49. Nos casos de crianas, vtimas de abuso sexual, freqentemente, (A) a me da criana promscua. (B) o abuso sexual foi facilitado pela prpria criana. (C) a criana uma criana abandonada. (D) o agressor um familiar ou um conhecido prximo. (E) a criana oriunda de famlia pobre.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai