Anda di halaman 1dari 12

FORMAO DE TERAPEUTA TRANSPESSOAL Modalidade distncia

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

FORMAO DE TERAPEUTA TRANSPESSOAL

1- A quem vai dirigida a formao?

A pessoas que desejam crescer interiormente, ao mesmo tempo que se sentem teis no apoio psicolgico e emocional de outras. Tambm, aqueles que sentem uma vocao de acompanhamento a pessoas em momentos de crise e desejam reorientar a sua vida para uma nova profisso, que facilite a expanso da conscincia e a resoluo de conflitos, a partir de uma profunda auto-observao e discernimento. A Formao de Terapeuta Transpessoal tem uma durao de 2 anos, com um 3 ano complementar e optativo, de carcter eminentemente prtico. O primeiro ano, ou Nivel Inicial, est orientado para o autodescobrimento e a sua correspondente transformao pessoal, mediante um programa que integra a psicologia ocidental e a mstica oriental. Este primeiro ano prope o cultivo da vocao daquelas pessoas que desejam crescer, ao mesmo tempo que exercem um labor como acompanhantes da alma. O segundo ano, ou Nvel Avanado, est destinado queles alunos que frequentaram o Primeiro Nvel e desejam consolidar a sua vocao num anseio de maior capacitao e lucidez. Este segundo curso trabalha prticas teraputicas mais profundas, e aborda mltiplos casos clnicos, tanto em privado como em grupo, casos orientados para profissionalizar o aluno como Terapeuta Transpessoal em exerccio. O 3 ano, ou Nvel de Prtica e Superviso Teraputica. No existe modalidade distncia, trata-se de um curso semi presencial. Tem um carcter eminentemente prtico e est concebido para que cada Terapeuta reafirme o seu caminho profissional com um aluno/ paciente outorgado pela Escola. Neste 3 ano, o aluno, j terapeuta, iniciar esta andadura apoiado pelo seu grupo de Terapeutas y tutores com os quais poder expor os seus casos e ampliar a sua experincia com os casos com os quais trabalham os seus companheiros.

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

2- Acesso A Escuela de Desarrollo Transpersonal realiza uma seleo na admisso de alunos, procedendo a valorizar o caminho realizado no desenvolvimento transpessoal, assim como a motivao existente para servir ao alvio e crescimento integral de outras pessoas. A formao de Terapeuta Transpessoal est concebida de forma eminentemente prtica e vivencial. O seu contedo prima, no s, a aprendizagem de tcnicas e recursos cognitivos para uma ajuda eficaz, como tambm pe a sua tnica no compromisso, na responsabilidade e na sensatez do sujeito que participa.

3- Desenvolvimento do curso O curso consta de dois nveis de formao com uma durao de 9 meses cada um. No obstante, ser possvel fazer apenas o primeiro nvel formativo, a pedido do aluno, j que este constitui em si mesmo, um excecional processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. A metodologia do curso baseia-se na leitura e comentrio de temas semanais, que sero partilhados no grupo de estudo em que participa o aluno, atravs de correio eletrnico. Durante as 36 semanas de durao do programa de formao, em cada um dos seus nveis, sero abordadas exerccios, debates e casos prticos que iro facilitar o trabalho semanal que cada aluno realiza de forma particular. Cada aluno contar com um processo individualizado de acompanhamento via Tutorias pessoais, de meia hora de durao, que se realizaro atravs de telefone ou sistemas de videoconferncia (tipo Skype ou Messenger). O tempo mdio de estudo estimado para um adequado seguimento do curso de trs a cinco horas semanais.

Como Escola, consideramos fundamental vivenciar diferentes exerccios teraputicos estudados, com o fim de otimizar o autodescobrimento de maneira profunda e profissional. Para isso, sers convocado para um Encontro de Prtica Teraputica, por cada nvel formativo, um Workshop presencial de cinco dias de durao que celebramos na sede da nossa Escola em El Escorial Madrid, Espanha. Este encontro presencial altamente recomendado pela Escola e, em caso de impossibilidade de assistncia, substitui-se por um processo prtico e intensivo de trabalho teraputico.

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

4- Meditao Transpessoal. O programa de formao aborda variadas prticas de meditao Transpessoal (baseada na tradio Zen). Uma prtica que cada aluno desenvolver em sua casa, guiada e supervisionada pelo seu tutor.

A-Programa de ensino do 1 Nvel.

1. A Terapia Transpessoal O terapeuta como acompanhante da alma. A crise como oportunidade. O poder sanador do dar-se conta. 2. Psicologia Transpessoal Psicologia e Espiritualidade. Correntes e Escolas da Psicologia Ocidental. Do Pessoal ao Transpessoal. A escada da evoluo: do Neandertal ao Homo Amans 3. A Meditao Transpessoal A meditao como terapia O poder curativo da Ateno Plena 4. Autoestima O valor de um ego integrado, observado e seguro. O cultivo da confiana incondicionada 5. O luto e as perdas na vida O poder libertador da aceitao. Prticas teraputicas para pacientes em processo de luto. 6. O Corpo I O corpo como templo e expresso do ser. Vias de desenvolvimento na sade integral mediante jejum, exerccio fsico, alimentao, 7. Descobrimento e aceitao da sombra psicolgica Uma peregrinao consciente em direo ao profundo. A irritao e o exagero como vias de autodescobrimento. 8. A Conscincia Testemunha A expanso de conscincia como ferramenta de transformao e mudana. O Observador interior como testemunha neutra.

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

9. Tecnologia da nova Pessoa

10. A Ateno Plena. Ateno ao momento presente: Aqui e Agora. 11. Investigao sobre o Perdo: efeitos libertadores 12. Terapia Sistmica: Constelaes Familiares. As ordens do amor. Trabalho do sistema familiar. 13. Processo Educao das Emoes em 40 dias. A conscincia: objetivo quotidiano de expanso. Criao de objetivos e conscincia de progressos. Tcnicas de Programao Neurolingustica. 14. Problemas de relao A separao e a renovao A infidelidade e o enamoramento. O medo da solido e o desamor 15. Sexualidade consciente. Corpo, alma, esprito: o abrao integral Tantra: sexualidade e espiritualidade 16. Abusos sexuais Enfoque teraputico das feridas psicolgicas. Sintomas na conduta por abusos na infncia. 17. Psicologia Positiva A construo de uma mente positiva e feliz. Enfoque psicolgico de virtudes e foras. 18. Aspetos legais da profisso Bases para a criao da prpria consulta teraputica 19. Anlises e estudo de casos clnicos 20. Apresentao da Tese de Fim de Curso

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

B- Ferramentas prticas do terapeuta do 1 nvel.

TCNICAS
Tcnicas de relaxamento e respirao consciente Tcnica de regresso e investigao do inconsciente Exerccio da Testemunha Trabalho de perdo com os pais

DESENVOLVIMENTO
Exerccio de 40 respiraes conscientes Massagem psquica Relaxamento de integrao. Busca e localizao de contedos traumticos O poder e a sabedoria da mente profunda

A primeira consulta teraputica


A criana interior

A prtica sustentada do exerccio permite atingir a desidentificao progressiva com a identidade ego, e por sua vez, despertar a nova identidade essencial de testemunha. Receo do paciente Perguntas Chave Estabelecimento do Plano Teraputico

A criana ferida: as carncias afetivas e a necessidade de aprovao. Sanao da criana interior Aborda as figuras do pai e da me, como objetivos de compreenso profunda, Gratido e compaixo, desde o genuno reconhecimento a esses seres na sua trajetria vital.

Recriao visual de padres Mapa de estrutura pessoal Visualizaes

Remodelao de traumas emocionais. Tcnica: Recriao visual de padres. Viso global e ao local Descrevem-se uma srie de visualizaes guiadas que se podero aplicar com os nossos pacientes, em diferentes momentos.

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

2 Nvel de Formao de Terapeuta Transpessoal -Nvel AvanadoO nvel Avanado est organizado para aqueles alunos que realizaram o Primeiro Nvel e se sentem motivados para consolidar a sua vocao de servio e capacitao profissional. Este programa de formao est concebido para aprofundar o prprio desenvolvimento de forma eminentemente prtica e vivencial.

A- Programa formativo 2 nvel:

1. Ferramentas prticas do terapeuta. 2. Bases e fundamentos da psicologia ocidental. 3. Relaes Conscientes A relao ntima como caminho de transformao O amor condicionado e o amor incondicional. 4. Enfoque da No-Dualidade: investigaes com Consuelo Martn e Nisargadatta. 5. Investigao e propostas sobre a morte Abordagem filosfica e legal sobre a morte. Recursos atuais: uma morte sem medo nem dor. 6. Psicologia do Despertar: John Welwood. A psicoterapia como prtica do amor. A depresso como perda do corao. 7. Trabalho com a sombra em Terapia. A sombra pessoal e as projees. 3,2,1: Trabalho de Ken Wilber com a sombra. 8. Adies e tratamento Causas submergidas da conduta aditiva. A falta de sentido: um caminho para a transcendncia. 9. Respirao Holoscpica 10. O corpo II. Tipos de alimentao e sistemas de jejum e purificao corporal. Disciplinas integrais: Yoga, Tai-chi,. 11. Filosofia Perene: Ken Wilber.

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

12. Subpersonalidades e Big Mind. 13. Processo de Educao para o Despertar: um processo em 40 dias. Educao para o Despertar um processo que se realiza durante 40 dias consecutivos. Este processo baseia-se em 40 enfoques de Ateno, 40 exerccios vivenciais entre os quais figura um propsito de manh, uma prtica criativa e um Telegrama ao Universo, realizado ao final de cada dia. 14. Aproximao integradora s diferentes Religies. Ir desenvolver-se um tema para indagar sobre: O esprito no Sculo XXI. Atravs de uma investigao de 3 representantes das 3 religies e linhas espirituais seguintes: Um Swami do mundo do Hindusmo e do Yoga, um monge zen e um ex monge beneditino com 18 anos de prtica monstica e Doutor em Teologia. 15. Psicopatologias. Principais transtornos psicolgicos: depresso, psicose, ansiedade. Integrao de psicoterapia e farmacologia 16. Os sonhos. Sonhos lcidos. O sonho e o transpessoal. 17. Dinmica de grupos 18. Reviso de Casos Clnicos. 19. Projeto Vital.

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

B- Ferramentas prticas do Terapeuta 2 Nvel

TCNICAS
Respirao Holoscpica Presena na Emoo

DESENVOLVIMENTO
Tcnica de hiperventilao e msica evocativa num marco de autodescobrimento biogrfico, perinatal e Transpessoal. Um enfoque para a expresso do movimento da sensao sentida no corpo que reposiciona situaes e aporta solues insuspeitadas.

Mapa Crucial da Personalidade

Anlise conceptual sobre os 4 pontos cardiais da existncia com o fim de equilibrar a viso ante circunstncias e decises importantes.

Tcnica LuzSombra no casal

Um enfoque de investigao e respeito em direo aos aspetos mais sombrios da relao de casal. Uma prtica da tradio budista em que se experimenta o desapego da identidade corporal e se revela a identidade no nascida e infinita. Uma metfora sobre um final da existncia anunciada e o transcurso de um ano para averiguar os assuntos pendentes e aspetos relevantes da vida larvados no subconsciente. Uma tcnica de vanguarda criada pelo mestre Zen Genpo Rossi e avalada por Ken Wilber para alcanar um nvel transpessoal de plenitude e integrao da personalidade de fecundos benefcios para o meditador. Tcnica de auto explorao baseada na reencarnao como metfora criativa. Exerccio continuado de ateno prpria corrente mental com o fim de positivar a estrutura do pensamento. O jogo como caminho de comunicao e autodescobrimento. Uma srie de dinmicas encaminhadas para fazer aflorar a espontaneidade da criana interior e dissolver as defesas inerentes s valoraes da prpria imagem.

Recriao da prpria morte Um ano de vida

Big Mind: Dilogo de vozes interiores

Regresso a outras vidas Dieta Mental

Dinmicas de grupos: jogos

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

Pagamentos do 1 e 2 Nvel Modalidade Distncia

O preo mensal (sem bolsa) da formao de 220 USD e com a Bolsa de 165 USD mensais.

Primeiro Nvel: - Matrcula 100 USD + 9 quotas mensais de 220 USD - Com a Bolsa: 100 USD + 9 quotas mensais de 165 USD

Segundo Nvel: - Matrcula 100 USD + 9 quotas mensais de 220 USD - Com a Bolsa: 100 USD + 9 quotas mensais de 165 USD

Estes preos incluem IVA. Em caso de pagamento nico do valor total do curso existe uma bonificao de 10%.

A participao em cada Encontro de Prtica Teraputica ter um preo complementar parte de 310 USD, com tudo includo: alojamento, alimentao, formao e acompanhamento teraputico.

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

Bolsa CATENA CORDIS No nosso mbito acadmico existe actualmente em vigor, a Bolsa CATENA CORDIS, concedida pela Fundao Transpessoal FEDT, para alunos residentes no Brasil. Trata-se de uma bolsa que pode chegar a uma bonificao de 60 dlares mensais, importncia esta que reduz o pagamento da Formao, de 220 dlares para 165 dlares mensais. Para aceder bolsa CATENA CORDIS, o aluno que a solicita dever assumir um compromisso formal com a Escola e subtil com a Vida, de devolver a importncia da bolsa no curso futuro do seu exerccio profissional, a futuros clientes que, no seu dia, solicitem os seus servios. A deciso de a quem, e em que momento, devolver esta importncia ser do prprio aluno. Como profissional contribuir, sem dvida, para o alvio daqueles que possam necessitar de ajuda mas que, pelas suas circunstncias, no a podem pagar. Anexamos um Documento de Compromisso na ficha de pr-inscrio, para a tramitao da bolsa CATENA CORDIS, caso decidas aceder a esta importante melhoria que a Inteligncia da Vida, atravs da Fundao FEDT, te facilita neste momento.

Processo teraputico Opcional A Escola pe disposio dos alunos de formao on-line, a opo de participar num processo de Terapia Transpessoal, presencial ou distncia (as sesses teraputicas sero oferecidas a um preo especial para os seus alunos, de 40 euros por sesso).

Desde a Escola, propomos este espao de trabalho como recomendao para a obteno da certificao como Terapeuta Transpessoal. Consideramos que abordar o dito processo muito aconselhvel, visto que est comprovado nos diversos ciclos de formao, que uma experincia como paciente de um processo de Terapia Transpessoal se converte num magnfico espao de formao para os futuros terapeutas.
ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

Professores Cada mentorizao on-line do processo conta com a presena de um especialista em Terapia Transpessoal, acreditado pela Escuela Espaola de Desarrollo Transpersonal, que te ir acompanhar durante as 36 semanas de durao do curso. Direo do curso: Jos Mara Doria.

Outras informaes A Escola poder modificar o programa do curso em funo do seu critrio sobre a evoluo e necessidades didticas derivadas.

Acreditao A Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal emitir um diploma acreditativo como Terapeuta Transpessoal a cada aluno da escola online, uma vez finalizado o processo de formao de dois anos. A realizao do primeiro ano de formao dar acesso certificao como Especialista em Desenvolvimento Transpessoal.

Mais informaes Escuela Espaola de Desarrollo Transpersonal C/San Ignacio 3, 28280, El Escorial (Madrid) info@escolatranspessoal.com www.escuelatranspersonal.com

ESCUELA ESPAOLA DE DESARROLLO TRANSPERSONAL

Anda mungkin juga menyukai