Anda di halaman 1dari 20

Faculdade de Direito de Franca

INSTRUES
Este caderno contm 50 (cinquenta) questes em forma de teste de mltipla escolha com 5 (cinco) alternativas cada uma. As questes esto distribudas da seguinte forma: 10 (dez) - Lngua Portuguesa, 04 (quatro) - Literatura, 10 (dez) - Lngua Estrangeira, 09 (nove) - Atualidades, 08 (oito) - Geografia, 08 (oito) - Histria e 01 (uma) proposta de redao. Das alternativas apresentadas, somente 1 (uma) vlida, devendo o candidato assinalar, no carto de respostas, aquela que julgar correta. Ateno para o preenchimento das questes de nmero 15 a 24. Elas devem ser respondidas no idioma INGLS OU ESPANHOL, de acordo com a sua opo indicada na ficha de inscrio. Para realizar a prova mantenha sobre a carteira a Cdula de Identidade original, lpis preto, caneta (azul ou preta), borracha e rgua. Mantenha no cho celular e outros aparelhos eletrnicos desligados dentro do saco plstico designado para esse fim. Bolsa e demais materiais devem permanecer no cho durante o exame. No permitido usar bon, relgio com calculadora ou qualquer tipo de aparelho eletrnico, nem trazer consigo arma, mesmo para aqueles que possuem porte. A durao da prova corresponde a 4 (quatro) horas e o tempo de permanncia mnima em sala de 2h30 (duas horas e trinta minutos) a partir de seu incio. Bom trabalho!

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

VESTIBULAR 2012

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA


TEXTO 1

'Trabalham quietos, feito condenados', diz vizinho.


H cinco anos em So Paulo, a boliviana Idalena Furtado conhece bem a realidade de seus compatriotas nas clandestinas oficinas de confeco espalhadas pelo bairro do Bom Retiro, na regio central da capital paulista. Furtado, hoje cozinheira, uma entre milhares de bolivianos que abandonaram a ptria de Evo Morales atrs de trabalho e renda. Mas, para muitos, o sonho no Brasil se converte em um drama em pouco tempo. "Trabalhava 15 horas por dia, das 7h da manh at as 22h. Comia sobre a mquina de costura e dormia em um cmodo onde todo mundo ficava amontoado", afirma a ex-costureira. Ontem, ao saber da operao realizada pelo Ministrio do Trabalho na regio, a duas quadras do seu atual trabalho, Furtado comemorou. "Acho que eles deveriam fazer isso mais vezes. Tem muito patrcio aqui que vive como escravo", afirma. Onde o Ministrio do Trabalho fez a blitz, na avenida Rudge, tudo parece quieto e soturno. O prdio parece um "bunker", uma clausura onde a luz do sol no entra. Pela extensa escadaria mal iluminada, avistada da porta principal do prdio, algumas pessoas transitavam de cima para baixo, ignorando o interfone acionado pela reportagem da Folha. A vizinhana dali preferiu o silncio. As pessoas viram a operao do Ministrio do Trabalho, mas poucos quiseram comentar. Alguns se mostraram contrrios presena de bolivianos no bairro, o que evidencia existir um clima pouco amistoso no bairro paulistano do Bom Retiro. A chegada de coreanos e de bolivianos transformou a regio em um polo da indstria da confeco com baixo custo de produo. Mais gente, mais dinheiro. Francisco Cear, dono de pequena oficina, reclama do preo dos aluguis. "Alugava essa casa aqui por R$ 600. Agora, pago R$ 1.500", afirma. Sobre os bolivianos, Cear no tem preconceito e sabe bem o que os distingue: "Trabalham quietos, feito condenados", diz.
Agnaldo Brito Folha de S. Paulo. 18.08.2011. Disponvel em: www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me1808201121.htm

TEXTO 2

Escravos da moda
A boliviana Idalena Furtado vive h cinco anos no Brasil e, como tantos outros imigrantes sulamericanos, veio trabalhar numa confeco de roupas no bairro paulistano do Bom Retiro. Seu relato, publicado nesta Folha, descreve condies anlogas s de uma situao de trabalho escravo. Trabalhava 15 horas por dia. Comia sobre a mquina de costura e dormia em um cmodo, "todo mundo amontoado". Aliciados em seus pases de origem, bolivianos, peruanos e paraguaios se juntam a trabalhadores brasileiros para viver em oficinas clandestinas, sem direito a frias e a um dia de descanso semanal, enredados numa espiral de dvidas e degradao. O ambiente de clausura em que trabalham no poderia oferecer maior contraste com o das lojas de grife para as quais fornecem seus produtos. Vistorias do Ministrio do Trabalho responsabilizaram marcas como Billabong, Brooksfield, Cobra d'gua, Ecko, Gregory, Tyrol e Zara por compactuar com o abuso. Nas oficinas que confeccionam roupas para suas lojas, verificou-se um regime de hiperexplorao do
FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

trabalho: funcionrios das empresas clandestinas tinham, por exemplo, de pedir autorizao para deixar o local onde costuravam e viviam. Relatos das condies nas chamadas "sweatshops" (oficinas-suadouro), em especial nos pases em desenvolvimento, renderam publicidade negativa a marcas de artigos esportivos, brinquedos e roupas que, para uma sociedade ofuscada pelo brilho do consumo, parecem ainda assim associadas a prazer, desejo e seduo. O consumidor raras vezes tem acesso realidade que pode ocultar-se sob a aparncia reluzente. A inclinao para o "consumo consciente" - trate-se de mveis de madeira certificada, empresas com responsabilidade social ou selos atestando compromisso contra o trabalho infantil - algo relativamente recente no Brasil. Depende, para fortalecer-se, do empuxo de fiscalizao do Estado, que revela o avesso de algumas grifes. Ciente de fatos assim, o consumidor tambm se torna responsvel, como pagante, pela degradao de seres humanos.
Folha de S. Paulo, 20.08.2011. Disponvel em: www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2008201102.htm

VESTIBULAR 2012

Questo 1 Pela leitura dos textos, possvel afirmar que (A) os brasileiros no gostam da presena de bolivianos no bairro paulistano do Bom Retiro e, por esse motivo, recusaram-se a dar entrevistas para o jornal. (B) os consumidores, em geral, no sabem o que se passa nas oficinas onde so confeccionados muitos dos seus objetos de consumo. (C) Francisco Cear, dono de oficina de costura, prefere empregar brasileiros porque os bolivianos so muito quietos. (D) a preocupao com o consumo consciente uma prerrogativa dos brasileiros j h bastante tempo. (E) relatos das condies de trabalho nas oficinas de confeco renderam publicidade negativa somente nos pases em desenvolvimento.

Questo 3 Em relao ao gnero a que pertence cada texto, podemos afirmar que se trata, respectivamente, de (A) uma notcia e de uma reportagem. (B) um editorial e de uma notcia. (C) um editorial e de uma reportagem. (D) uma reportagem e de uma notcia. (E) uma notcia e de um editorial.

Questo 4 Dos trechos retirados do texto 1, assinale o que apresenta relao de tempo. (A) Alguns se mostraram contrrios presena de bolivianos no bairro, o que evidencia existir um clima pouco amistoso no bairro paulistano do Bom Retiro. (B) Pela extensa escadaria mal iluminada, avistada da porta principal do prdio, algumas pessoas transitavam de cima para baixo (...)

Questo 2 Os dois textos tratam de aspectos relativos s condies de trabalho vividas por sul-americanos pobres, de maneira (A) semelhante, pois ambos so favorveis explorao desses trabalhadores j que, aqui, eles vivem melhor do que em seus pases de origem. (B) diferente, pois o primeiro compactua com as condies degradantes a que eles so expostos, enquanto o segundo as repudia. (C) diferente, pois o primeiro os critica por serem responsveis pelo aumento dos aluguis no bairro, enquanto o segundo nega essa responsabilidade. (D) semelhante, pois ambos so contrrios aos abusos cometidos contra esses trabalhadores. (E) semelhante, pois tanto o primeiro como o segundo afirmam que eles ocupam o lugar que os brasileiros deveriam ter nas oficinas de confeco.

(C) (...) ao saber da operao realizada pelo Ministrio do Trabalho na regio, a duas quadras do seu atual trabalho, Furtado comemorou. (D) Onde o Ministrio do Trabalho fez a blitz, na avenida Rudge, tudo parece quieto e soturno. (E) Comia sobre a mquina de costura e dormia em um cmodo onde todo mundo ficava amontoado. Questo 5 Assinale a alternativa com informao que aparece em ambos os textos. (A) O Ministrio do Trabalho realizou vistorias na regio do Bom Retiro. (B) A ex-costureira Idalena Furtado hoje trabalha como cozinheira. (C) A inclinao para o consumo consciente nova no pas. (D) Houve um aumento no valor dos aluguis no bairro do Bom Retiro. (E) Alguns vizinhos so contrrios presena de bolivianos no bairro.

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

VESTIBULAR 2012

Questo 6 Neste trecho do texto 2 Ciente de fatos assim, o consumidor tambm se torna responsvel, como pagante, pela degradao de seres humanos., o que est grifado expressa a ideia de (A) condio. (B) causa. (C) consequncia. (D) concesso. (E) finalidade.

Questo 8 No texto 2, o uso dos parnteses em Relatos das condies nas chamadas 'sweatshops' (oficinassuadouro) tem a finalidade de (A) informar a traduo de uma palavra estrangeira. (B) evidenciar o uso de uma abreviao. (C) sinalizar uma gria. (D) indicar o significado de uma sigla. (E) chamar a ateno para o uso de uma expresso coloquial.

Questo 9 Na frase A boliviana Idalena Furtado vive h cinco anos no Brasil (texto 2), o verbo destacado poderia ser substitudo, sem prejuzo do sentido, por (A) fazem. (B) faziam. (C) fazia. (D) fez. (E) faz.

Questo 7 Nos trechos Acho que eles deveriam fazer isso mais vezes. Tem muito patrcio aqui que vive como escravo. e bunker, ambos do texto 1, o uso das aspas se justifica, respectivamente, por (A) delimitar as palavras do autor do texto; ser uma gria. (B) sinalizar as palavras de Evo Morales; indicar uma palavra usada na Bolvia. (C) indicar a fala de Idalena Furtado; tratar-se de uma palavra estrangeira. (D) ser a citao literal da fala da ex-costureira; indicar uma traduo. (E) ser uma frase do Ministro do Trabalho; sinalizar uma expresso coloquial.

Questo 10 Indique o referente dos pronomes destacados no texto 1. (A) eles: bolivianos; isso: trabalhar como escravos; alguns: policiais; os: vizinhos. (B) eles: policiais; isso: fazer vistoria; alguns: bolivianos; os: moradores do bairro. (C) eles: donos de confeco; isso: exigir 15 horas de trabalho por dia; alguns: trabalhadores; os: bolivianos. (D) eles: funcionrios do Ministrio do Trabalho; isso: fazer vistoria; alguns: vizinhos; os: bolivianos. (E) eles: moradores do Bom Retiro; isso: no dar entrevistas; alguns: donos de confeco; os: policiais.

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

VESTIBULAR 2012

Questo 11 Quanto s amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas crem na mocidade. Duas ou trs fariam crer nela aos outros, mas a lngua que falam obriga muita vez a consultar os dicionrios, e tal frequncia cansativa. O trecho acima do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis e marcado por forte ironia, por parte do narrador, ao caracterizar a conduta das amigas. Assim, desse trecho pode-se depreender que (A) as amigas do narrador eram todas jovens. (B) a linguagem usada pelas amigas era muito difcil. (C) ainda que paream mais jovens, o uso da lngua, feito pelas amigas, denuncia a idade delas. (D) poucas amigas convencem a todos sobre sua mocidade, valendo-se da linguagem atual. (E) as amigas utilizam os dicionrios para terem uma linguagem perfeita e esconderem sua verdadeira idade. Questo 12 O romance Capites da Areia, de Jorge Amado, tem como protagonista (A) Pedro Bala que se revela um heri que passa da delinquncia militncia e faz das lutas sociais e trabalhistas a via para canalizar de forma consciente a revolta contra o sistema que o exclui. (B) Padre Jos Pedro que, com sua ao apostlica junto aos capites da areia, leva a eles o consolo da religio e os protege contra os castigos fsicos desumanos. (C) Dora, que assume, nas relaes do grupo, o papel de me, amiga, noiva e esposa e aglutina em torno de si as crianas, exercendo sobre elas o papel de protetora. (D) Volta Seca que, aos dezesseis anos, surrado pela polcia baiana, assume a misso na vida de entrar para o cangao e lutar ao lado de Lampio, contra a polcia opressora. (E) O bando dos capites da areia que do uma finalidade poltica s artes da capoeira e ao jogo de punhais, ajudando a mudar o destino dos pobres.
FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

Questo 13 lvaro Lins, ao analisar o estilo e a qualidade estritamente literria de Vidas Secas, afirma que nesta obra, o autor, de esprito to pouco potico, consegue atingir s vezes um estado de poesia. Assim, indique, nas alternativas abaixo, a que contm uma figura de linguagem denominada gradao. (A) O sol chupava os poos, e aquelas excomungadas levavam o resto da gua, queriam matar o gado. (B) O vo negro dos urubus fazia crculos altos em redor de bichos moribundos. (C) Fabiano tinha o corao grosso, queria responsabilizar algum pela sua desgraa. (D) Ficou ali estatelado, quietinho, um zunzum nos ouvidos, percebendo vagamente que escapara sem honra da aventura. (E) De repente, um risco no cu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruio.

VESTIBULAR 2012

Questo 14 O Poeta e a Lua Em meio a um cristal de ecos O poeta vai pela rua Seus olhos verdes de ter Abrem cavernas na lua. A lua volta de flanco Eriada de luxria O poeta, aloucado e branco Palpa as ndegas da lua. Entre as esferas nitentes Tremeluzem pelos fulvos O poeta, de olhar dormente Entreabre o pente da lua. Em frouxos de luz e gua Palpita a ferida crua O poeta todo se lava De palidez e doura. Ardente e desesperada A lua vira em decbito A vinda lenta do espasmo Agua as pontas da lua. O poeta afaga-lhe os braos E o ventre que se menstrua A lua se curva em arco Num delrio de volpia. O gozo aumenta de sbito Em frmitos que perduram A lua vira o outro quarto E fica de frente, nua. O orgasmo desce do espao Desfeito em estrelas e nuvens Nos ventos do mar perpassa Um salso cheiro de lua E a lua, no xtase, cresce Se dilata e alteia e estua O poeta se deixa em prece E mngua e se apazigua... O poeta desaparece Envolto em cantos e plumas Enquanto a noite enlouquece No seu claustro de cimes. Neste poema, de Vincius de Moraes, a seleo vocabular, bem como o ritmo e a cadncia meldica, configuram um tema, dominantemente, (A) fantasioso-onrico, revelado pela alucinao do poeta, diante da beleza da noite e da lua, representada pelas formas femininas. (B) ertico-sensual, indiciado nos gestos masculinos e nas insinuaes do feminino, ligados realizao dos desejos e entrega amorosa. (C) mstico-religioso, motivado pelo uso do ter, pelo envolvimento da noite e pelo clima de prece em que o poeta se deixa ficar. (D) espiritual-lrico, entrevisto na seleo vocabular que personifica e metaforiza um corpo de mulher. (E) filosfico-mtico, presente na manifestao dos instintos e desejos libidinosos humanos.

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

VESTIBULAR 2012

INGLS
Leia o texto para responder s questes de nmeros 15 a 24.

Brazilian judge orders construction of Amazon dam to stop


Tom Phillips Thursday 29 September 2011

On Tuesday, activists from the anti-dam Xingu Para Sempre movement claimed the project had brought unprecedented chaos to the riverside town of Altamira, with thousands of impoverished migrants having arrived by boat or road in search of work. "Nothing good is coming to the region and all of our darkest prophecies are coming true," Antonia Melo, one of the movement's leaders, said.
'We don't want Belo Monte,' reads a sign at an antidam rally in front of Brazil's parliament. A judge has ordered building of the dam to stop. Photograph: Evaristo Sa/AFP/Getty Images

A Brazilian judge has ordered construction to be suspended on a controversial hydroelectric dam in the Amazon. In his ruling, Judge Carlos Castro Martins said that all working on the Belo Monte dam that interfered with the natural course of the Xingu river should be halted because of the risk that fish stocks would be damaged. The 7bn dam would reputedly be the third largest in the world, after China's Three Gorges and the Itaipu project on the Brazil-Paraguay border. The injunction is the latest development in a decades-long battle against the Belo Monte dam, plans for which were conceived in the mid-1970's but subsequently shelved after protests. Brazil's government argues that the dam is essential to the energy needs of the country's booming economy. A full environmental licence for the construction was issued in June, with federal authorities promising a series of initiatives to lessen the social and environmental impact of the dam. Questo 15 The Belo Monte dam

Earlier this week, politicians from Altamira's townhall filed papers with the regional public prosecutor, asking for work on the dam to be interrupted. "The former president, Luiz Inacio Lula da Silva, publicly promised that the project would bring major benefits to Altamira and 10 other towns around this mega-project," the document said. "But what we have so far seen are painful frustrations such as increased poverty, insecurity and social chaos." On Wednesday the judge issued his ruling to suspend building work. While there has long been widespread opposition to the dam from environmentalists, social activists and even Hollywood figures such as the director James Cameron, Altamira's political leaders have been broadly supportive of Belo Monte in the past, arguing it could bring development to the region. Norte Energia, the consortium behind Belo Monte's construction, is expected to appeal against the decision.
www.guardian.co.uk/environment/2011/ sep/29/brazilian-judge-monte-bello-dam Adaptado.

(A) has been built in 1970's and needs to be enlarged. (B) is responsible for most energy needs in the Amazon region. (C) would be larger than Three Gorges and Itaipu. (D) has been granted a full environmental licence for its construction. (E) will be demolished after the judge issued a building suspension.
FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

VESTIBULAR 2012

Questo 16 The judge's ruling suspends the Belo Monte Construction due to (A) the social chaos in Altamira. (B) environmental risks to fish. (C) the Xingu Para Sempre claims. (D) lack of development in the Xingu region. (E) controversies between Carlos Castro Martins and the government. Questo 17 Em defesa da barragem de Belo Monte, est (A) o movimento Xingu Para Sempre. (B) o vereador do municpio de Altamira. (C) o cineasta James Cameron. (D) a ambientalista Antonia Melo. (E) o governo federal. Questo 18 As obras de Belo Monte (A) devero alterar o curso natural do rio Xingu. (B) sero tema de um filme de Hollywood. (C) foram reiniciadas em junho de 2011. (D) foram amaldioadas por profetas de religies ribeirinhas. (E) esto paralisadas desde 1970. Questo 19 Segundo o texto, (A) os funcionrios de Belo Monte esto desempregados engrossando as favelas em Altamira. (B) Altamira e 10 outros municpios sero devastados quando Belo Monte estiver concluda. (C) os polticos de Altamira, em sua maioria, antes defendiam Belo Monte e agora a condenam. (D) o municpio de Altamira foi beneficiado sobremaneira com a construo da hidreltrica. (E) grandes grupos econmicos, como Norte Energia, sero usurios da energia gerada por Belo Monte.

Questo 20 No trecho do segundo pargrafo do texto which were conceived in the mid-1970's but subsequently shelved after protests. a palavra which refere-se a (A) plans. (B) latest development. (C) decades-long battle. (D) injunction. (E) Belo Monte dam. Instruo: As questes de nmeros 21 a 23 referem-se ao seguinte trecho do quarto pargrafo "But what we have so far seen are painful frustrations such as increased poverty, insecurity and social chaos." Questo 21 A palavra But pode ser substituda, sem alterao de sentido, por (A) Therefore. (B) However. (C) Meanwhile. (D) Whichever. (E) Furthermore. Questo 22 A expresso so far indica uma ideia de (A) tempo. (B) distncia. (C) modo. (D) intensidade. (E) lugar. Questo 23 A expresso such as introduz (A) exemplos. (B) consequncias. (C) uma lista ordenada. (D) argumentos. (E) uma controvrsia. Questo 24 A palavra While, que introduz o quinto pargrafo, corresponde, em portugus, a (A) quando. (B) durante. (C) embora. (D) devido a. (E) portanto. 10
VESTIBULAR 2012

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

ESPANHOL
Leia o texto para responder s questes de nmeros 15 a 24.

La revolucin tecnolgica trae una nueva Edad Media de la cultura


Andrs Hax

Jeremy Norman un coleccionista de libros antiguos dijo en una entrevista: "Con la tecnologa cambiando tan rpidamente la gente tira todo a la basura porque algo nuevo est saliendo la semana que viene. Nadie pens en preservar estos materiales". Detrs de esa frase hay una realidad sombra que obsesiona a los estudios culturales. Es lo que los especialistas designan como el "Digital Dark Age" o la Era del Oscurantismo Digital. Durante el perodo de oscurantismo en la Edad Media despus del derrumbe del Imperio Romano y antes de que Gutenberg inventara la imprenta la preservacin de la cultura en Europa se debi en gran medida a los monjes que reproducan manuscritos. Sin ese esfuerzo colectivo y annimo mucha informacin que tenemos hoy sobre las culturas romana, griega y rabe se hubiera perdido. El "Oscurantismo Digital" describe el hecho de que todo material que se genera y que se guarda en formato digital suele resultar inaccesible a pocos aos de su creacin dado que los sistemas y dispositivos de archivo se hacen obsoletos por el incesante avance tecnolgico. Bibliotecarios internacionales y expertos insisten en que la cantidad de informacin vital que se est perdiendo debido a este fenmeno es tan catastrfica como la prdida de informacin

durante la Edad Media. Nadie sabe con total seguridad, por ejemplo, cunto puede durar la informacin guardada en un CD-ROM (los pronsticos ms pesimistas son de 10 aos). Pero lo que es seguro es que dentro de una dcada otra forma de almacenamiento ser la norma, convirtiendo el CD en algo tan arcaico como una cinta de pelcula super-8 o un disco de pasta. En trminos culturales ms amplios significa que la materia prima de nuestro perodo histrico actual podra llegar a ser inaccesible para historiadores del futuro. Para Stuart Brand, un ensayista de la tecnologa, estamos en un periodo histrico que ser desesperante para los historiadores de maana porque la mayora de nuestro arte, ciencia, noticias e informaciones pblicas se estn generando y almacenando en dispositivos digitales, los cuales ni siquiera sobrevivirn nuestras vidas. Los objetos mencionados ms que ser artefactos de una nueva era de la comunicacin podrn llegar a ser vistos como los emblemas de una incipiente era del olvido.
Texto adaptado de Clarin.com/Argentina, 06/03/2005. http://edant.clarin.com/diario/2005/03/06/sociedad/s05301.htm

Questo 16 Questo 15 De acordo com o texto, (A) nosso modo de vida hoje igual ao da Idade Mdia. (B) a vida era melhor na Idade Mdia. (C) vivemos melhor hoje do que na Idade Mdia porque temos mais informao. (D) a perda de informao que enfrentamos hoje to ruim quanto a que ocorreu na Idade Mdia. (E) na Idade Mdia houve uma perda de informao to grande que no se compara a nenhum outro momento da histria. Segundo o texto, h risco de que no futuro (A) a cultura no seja um fator importante para o homem. (B) o livro seja substitudo totalmente pelo avano tecnolgico. (C) a tecnologia seja esquecida por falta de recursos para preserv-la. (D) os historiadores no sejam capazes de entender as tecnologias do sculo XX. (E) as informaes armazenadas hoje de forma digital no possam ser preservadas. 11
VESTIBULAR 2012

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

Questo 17 Oscurantismo Digital significa la (A) incapacidad de publicar libros. (B) facilidad de almacenar los libros. (C) dificultad de preservar los materiales en formato digital. (D) imposibilidad de generar materiales digitales. (E) fragilidad de los libros. Questo 18 La expresin ...los cuales ni siquiera sobrevivirn nuestras vidas seala (A) lo efmero de los materiales digitales. (B) lo rpido que es la vida. (C) la dificultad de sobrevivir. (D) lo efmero de los libros. (E) lo efmero de los libros y de los materiales digitales. Questo 19 El perodo referente a la Era del Oscurantismo Digital es el que (A) ocurri durante la Edad Media. (B) empezamos a vivir desde ahora. (C) sucedi antes de que Gutenberg inventara la imprenta. (D) se instal despus del derrumbe del Imperio Romano. (E) viviremos en el futuro.

Questo 21 En la expresin : "Con la tecnologa cambiando tan rpidamente la gente tira todo a la basura..., la palabra gente se refiere a (A) yo. (B) t. (C) nosotros. (D) l. (E) las personas. Questo 22 Un sinnimo en espaol para el verbo tirar de la frase anterior puede ser (A) arrojar. (B) disparar. (C) restar. (D) disminuir. (E) retirar. Questo 23 Un coleccionista es aquel que colecciona algn objeto en particular. En ese sentido, relacione la columna de la derecha con la de la izquierda y elija la respuesta correcta:
[1] Panadero [2] Escritor [3] Carnicero [4] Peluquero [5] Fontanero [a] el que corta el pelo [b] profesional que repara la caera [c] autor de obras escritas o impresas [d] persona que hace el pan [e] vendedor de carne

Questo 20 La perfrasis verbal en negrita presente en la frase podra llegar a ser inaccesible para historiadores del futuro expresa (A) obligacin. (B) accin realizada. (C) fin de accin. (D) posibilidad. (E) intencin.

(A) 1b; 2a; 3d; 4e, 5c (B) 1e; 2a; 3c; 4d; 5b (C) 1d; 2c; 3e; 4a; 5b (D) 1a; 2b; 3c; 4d; 5e (E) 1c; 2d; 3b; 4e; 5a Questo 24 El pretrito indefinido de indicativo de los verbos construir, hacer y convertir es (A) construy; hace; converti. (B) construye; hace; convierte. (C) construy; hizo; convirti. (D) construi; hizo; converti. (E) construyera; hiciera; convirtiera.

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

12

VESTIBULAR 2012

CONHECIMENTOS GERAIS - ATUALIDADES


Leia as duas notcias abaixo para responder s questes de 25 a 27. A polcia mexicana encontrou domingo em Nuevo Laredo o corpo decapitado da jornalista Mara Elizabeth Macas, editora-chefe do jornal Primera Hora. De acordo com a promotoria pblica do Estado de Tamaulipas, indcios apontam para o cartel Zetas como responsvel pela morte. Ao lado do corpo, uma nota assinada 'ZZZZ' identificou a vtima como a ativista digital 'Menina de Laredo', que denunciava crimes do narcotrfico na regio por meio de perfis em redes sociais. Por causa da autocensura em muitos veculos de comunicao, as redes sociais tm se tornado um veculo importante para divulgao de informaes relacionadas ao trfico. Muitas vezes cabe a cidados comuns fazerem esse trabalho.
Trfico decapita jornalista no norte do Mxico. O Estado de S. Paulo, 27/09/2011, p. A15. Adaptado.

Carlos Latuff, um esquerdista de 42 anos cujo nico vnculo com o Oriente Mdio um av libans que ele nunca conheceu, se tornou um heri da 'Primavera rabe' com desenhos satricos que ajudaram a inspirar as revoltas. Ele s precisou de sua caneta, uma paixo pelas lutas da regio e uma conta no Twitter, que ele utiliza para publicar suas charges. Comeando com o levante na Tunsia em dezembro [de 2010], o trabalho de Latuff vem sendo baixado na Internet por lderes dos protestos e estampado em camisetas usadas em protestos em vrios pases, tornando-se um emblema satrico da indignao popular. Em uma delas, uma bota de cano longo pisa em uma mo onde est escrito 'liberdade'. Em outra, um homem representando a Justia segura uma balana cheia de manifestantes presos. Latuff disse que soube pela primeira vez que suas charges estavam tendo impacto quando, ao assistir TV, viuas estampadas em cartazes no momento em que as manifestaes se espalhavam, em 25 de janeiro, somente dois dias depois de ele as ter distribudo na Internet. 'Aquilo me deu a certeza de que meu trabalho era til', disse Latuff Reuters. 'No so as plataformas sociais que fazem as revolues. o povo. Twitter, Facebook, assim como uma cmera ou coquetis molotov, so apenas instrumentos, equipamentos.'
Cartunista do Rio inspira de longe as rebelies rabes. Estado.com.br, 29/08/2011 (acesso em 27/09/2011). Adaptado.

Questo 25 Os dois textos apresentam um exemplo de uso das redes sociais para (A) defender o poder do Estado e criar mecanismos de estmulo rebeldia social. (B) sustentar os poderes institucionais estabelecidos e reprimir atividades ilegais. (C) desenvolver novas formas de comunicao e ultrapassar os limites dos meios convencionais. (D) reprimir movimentos rebeldes e assegurar os controles governamentais sobre a mdia. (E) defender a censura prvia da mdia escrita e as tentativas de controle do acesso internet. Questo 26 O crescimento do narcotrfico em algumas regies do Mxico tem sido noticiado regularmente na imprensa mundial. Podemos dizer que a ao dos cartis mexicanos de traficantes (A) representa uma retomada dos ideais de transformao social e libertao camponesa, expressos na Revoluo de 1910. (B) apoia a entrada ilegal de imigrantes norteamericanos no pas, pois recorre a eles para obter as armas que comercializa ilegalmente no Mxico.
FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

(C) deriva das aes guerrilheiras da regio de Chiapas, que se iniciaram em 1994 e nunca foram reprimidas pelo governo mexicano. (D) relaciona-se aos interesses norte-americanos de impor sua hegemonia na Amrica Latina, por meio da distribuio de drogas na regio. (E) controla uma das zonas de passagem de drogas mais movimentadas do mundo, a da fronteira mexicana com os Estados Unidos.

Questo 27 Primavera rabe como passou a ser chamado o ciclo de sublevaes e rebelies populares no norte da frica e no Oriente Mdio, em 2010 e 2011. Entre os resultados desses levantes, podemos citar a derrubada e o julgamento de (A) Hosni Mubarak, presidente do Egito. (B) Saddam Hussein, presidente do Iraque. (C) Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Ir. (D) Asif Ali Zardari, presidente do Paquisto. (E) Shimon Peres, presidente de Israel.

13

VESTIBULAR 2012

Questo 28 O assassinato de um punk, ocorrido em 4 de setembro de 2011 num bairro de classe mdia de So Paulo, foi atribudo a um skinhead. Podemos considerar que tal ocorrncia revela (A) um efeito da carncia social e da ausncia, no Brasil, de polticas pblicas de diminuio da misria. (B) a ao de gangues de jovens rivais, forma de violncia presente em vrias grandes cidades do mundo. (C) um resultado da total falta de acesso educao no Brasil, levando os jovens criminalidade. (D) a influncia dos meios de comunicao de massa, que estimulam abertamente os preconceitos raciais e culturais. (E) um fenmeno exclusivamente brasileiro, pois, em outros pases, o Estado reprime a violncia urbana.

Questo 30 O Brasil receber dois grandes eventos esportivos internacionais nos prximos anos. So eles (A) os Jogos Panamericanos de 2015 e a Copa do Mundo de 2014. (B) a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpadas de 2016. (C) as Olimpadas de 2016 e o Mundial de Basquete de 2012. (D) o Mundial de Basquete de 2012 e a Copa das Confederaes de 2013. (E) a Copa das Confederaes de 2013 e os Jogos de Inverno de 2014.

Leia o texto abaixo para responder s questes 31, 32 e 33. como se a nvoa de p e escombros que subiu naquela manh de 11 de Setembro em Nova York encobrisse o pas inteiro, e os segundos da queda das Torres Gmeas ensurdecessem os Estados Unidos por dez anos. Custou uma dcada, mas os tabus e as dvidas que tomaram governo e sociedade com os atentados em Manhattan, no Pentgono e na Pensilvnia comeam a se dissipar. O pas de 11/9/2011 mais ctico que o de 12/9/2001. Esse despertar notado por gente da direita e da esquerda do espectro poltico, como Charles Kupchan, Robert Kagan e Joseph Nye; por ativistas desencantados e por uma populao mais desconfiada do que ocorreu naquele dia e do que foi feito depois em nome dele. O mundo outro, sem dvida, e a importncia dos atentados j seria inegvel mesmo que s para expor ao planeta e revelar a si mesma as impotncias daquela que reivindicou para si o termo superpotncia. Mas o quanto dessas transformaes nasceu ali, e o quanto delas foi apenas catalisado pela tragdia essa conta, em dez anos, mudou. 'O 11 de Setembro transformou a poltica externa americana por uma dcada, e s agora a forma de os EUA lidarem com o mundo est voltando ao normal', diz Charles Kupchan, pesquisador do Council on Foreign Relations. A ascenso chinesa j estava l, bem como o avano da Amrica Latina (seja a emergncia do Brasil, ou a onda de governos de esquerda) e a perda de peso poltico da aliada Europa. Os EUA apenas demoraram a not-los vcuo hoje mais visto como acelerador, e no causador do processo. 'Nunca me convenci da tese da apolaridade global, e no acho que a estrutura do sistema internacional tenha mudado tanto assim', afirma Robert Kagan, estrategista e colunista conservador que esteve no Departamento de Estado de Ronald Reagan. 's vezes, as pessoas, ao olharem para trs, veem um passado imaginrio no qual os EUA podiam fazer tudo que quisessem, mas isso nunca existiu', completa.
Luciana Coelho. Aps dcada turbulenta, EUA questionam reao aos ataques. Folha.com, 11/09/2011 (acesso em 27/09/2011).

Questo 29
A Cmara dos Deputados aprovou, em 21 de setembro de 2011, a criao da Comisso Nacional da Verdade. Tal Comisso dever, de acordo com a proposta aprovada, (A) investigar e punir responsveis por torturas e assassinatos polticos ocorridos no Brasil aps 1989. (B) rever a Lei da Anistia, de 1979, e recomendar a punio aos responsveis pela represso poltica durante o regime militar. (C) reunir e organizar a documentao governamental, relativa a direitos humanos, produzida entre 1930 e 1964. (D) punir os participantes de atos terroristas cometidos, no Brasil, entre 1964 e 1985. (E) examinar e esclarecer violaes contra direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988.

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

14

VESTIBULAR 2012

Questo 31 Para Robert Kagan, citado no texto, houve (A) um erro na forma como os Estados Unidos reagiram aps 11 de setembro de 2001, pois o pas deveria ter atuado diplomaticamente para manter a completa hegemonia mundial que tinha antes dos atentados. (B) um acerto na avaliao de que o mundo se alterou drasticamente aps 11 de setembro de 2001, pois os ataques s Torres Gmeas revelaram a existncia de um choque de civilizaes. (C) um erro na avaliao feita antes de 11 de setembro de 2001 acerca do equilbrio de foras internacionais e do papel que os Estados Unidos exerciam no mundo. (D) um acerto das autoridades norte-americanas, ao superestimarem, depois de 11 de setembro de 2001, o risco representado pelo terrorismo, pois assim impediram novos atentados. (E) um erro na crena de que existisse um passado norte-americano imaginrio, anterior a 11 de setembro de 2001, pois todos os passados so reais. Questo 32 A transformao da poltica externa norte-americana, mencionada no texto, incluiu a (A) ocupao militar do Paquisto e a captura de todos os responsveis pelos atentados. (B) disposio para a negociao nos rgos internacionais e a recusa de aes armadas no exterior. (C) retomada do princpio geopoltico da bipolaridade estratgica, caracterstica da Guerra Fria. (D) intensificao das intervenes militares norte-americanas na sia e no Oriente Mdio. (E) perseguio a todos os tipos de terrorismo e a proibio da entrada de islmicos nos Estados Unidos.

Questo 33 O texto afirma que, antes de 11 de setembro de 2001, j era possvel perceber que (A) os Estados Unidos perdiam espao no comrcio internacional e enfrentavam uma forte crise financeira. (B) a exportao de produtos industrializados chineses crescera e a China se tornara a maior economia do mundo. (C) as disputas ideolgicas entre direita e esquerda haviam se encerrado na Amrica Latina, com a vitria do socialismo em toda a regio. (D) a importncia poltica da Europa ocidental no cenrio internacional se tornara relativamente menor. (E) o Brasil se transformara numa superpotncia mundial e afirmara seu papel de principal lder internacional.

CONHECIMENTOS GERAIS - HISTRIA


Questo 34 indispensvel que a cidade seja organizada de maneira a dispor de vrios servios; consequentemente, deve possuir um nmero suficiente de agricultores para assegurar o suprimento de alimentos, alm de artfices, militares, homens ricos, sacerdotes e juzes para decidirem o que for necessrio e conveniente. Na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidados no devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negcios (...), tampouco devem ser os agricultores os aspirantes cidadania, pois o lazer indispensvel ao desenvolvimento das qualidades morais e prtica das atividades polticas.
Aristteles (sculo IV a.C.), citado por Teresa Van Acker. Grcia. A vida cotidiana na cidade-Estado. So Paulo: Atual, 2003, p. 33. Adaptado.

Pode-se dizer que o texto, relativo a Atenas na Antiguidade, (A) caracteriza as ocupaes necessrias vida na cidade e valoriza o cio como fundamento do exerccio poltico. (B) afirma que a principal preocupao dos cidados deve ser a criao de leis que regulem as atividades profissionais. (C) preocupa-se prioritariamente com valores morais e critica os polticos por no exercerem atividades produtivas. (D) despreza o trabalho braal ou intelectual e valoriza as atividades comerciais e o exerccio da poltica. (E) demonstra o desprezo dos atenienses pela poltica e considera que o trabalho dignifica os homens.

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

15

VESTIBULAR 2012

Questo 35 Uma igreja romnica uma equao e ao mesmo tempo uma fuga e uma transposio da ordem csmica.
Georges Duby. A Europa na Idade Mdia. So Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 27.

(D) operado diretamente pelas coroas dos pases colonizadores, sem concesses ou interferncias de terceiros. (E) que impedia a expanso das reas coloniais, pois privilegiava o comrcio externo e impedia a interiorizao da ocupao. Questo 38 Os discursos sobre a imigrao (...) usavam uma falsa argumentao quando se dirigiam a um pblico externo e outra, verdadeira, para uso interno.
Maria de Lourdes Monaco Janotti. Sociedade e poltica na Primeira Repblica. So Paulo: Atual, 1999, p. 31.

Pode-se dizer que o texto considera que a arquitetura romnica medieval (A) apresenta carter exclusivamente mstico. (B) combina preocupaes religiosas e concepes racionais. (C) revela a pouca originalidade dos artistas da poca. (D) demonstra o esforo de assimilar influncias de outras religies. (E) indica o anseio religioso de ascender ao cu. Questo 36 Os humanistas, num gesto ousado, tendiam a considerar como mais perfeita e mais expressiva a cultura que havia surgido e se desenvolvido no seio do paganismo, antes do advento de Cristo.
Nicolau Sevcenko. O renascimento. So Paulo: Atual, 1985, p. 15.

So exemplos desta falsa e desta verdadeira argumentao em defesa da imigrao europeia no Brasil do sculo XIX, respectivamente, a (A) ampliao no uso da mo de obra escrava e o estmulo pequena propriedade. (B) criao de legislao que regulasse o trabalho na cidade e no campo e a busca de mo de obra especializada. (C) nascente industrializao brasileira e o encarecimento do preo do escravo no Brasil. (D) ausncia de trabalhadores estrangeiros no Brasil e o esforo de ampliao dos laos culturais com pases europeus. (E) necessidade de povoamento do Brasil e a busca de mo de obra assalariada para as fazendas. Questo 39 A Guerra de Canudos (1896-1897), a Revolta da Chibata (1910) e a Guerra do Contestado (19121916) so exemplos de levantes que (A) rejeitaram a nascente Repblica brasileira e pretendiam restabelecer a monarquia. (B) alertaram para a proximidade do fim do mundo e o associavam mudana de sculo. (C) privilegiaram clamores religiosos e repudiavam o carter leigo da Repblica brasileira. (D) envolveram, ao mesmo tempo, demandas especficas dos grupos rebeldes e questes sociais mais amplas. (E) assumiram a defesa de valores democrticos e questionaram o carter oligrquico da Repblica brasileira.

A afirmao do texto pode ser justificada, entre outros, (A) pelo carter ateu da produo cultural renascentista (B) pela revalorizao, no Renascimento, da cultura antiga clssica. (C) pelo distanciamento da cultura renascentista em relao Igreja Catlica. (D) pela recuperao, no Renascimento, de princpios estticos medievais. (E) pela exclusividade das temticas leigas na arte renascentista. Questo 37 O exclusivo metropolitano do comrcio colonial era um mecanismo (A) que favorecia a autonomia das colnias, facilitando o escoamento de mercadorias para outros pases que no sua metrpole. (B) proibido pelos acordos internacionais de comrcio, pois limitava drasticamente a concorrncia entre as potncias estrangeiras. (C) que visava assegurar o controle da metrpole sobre o comrcio externo praticado por suas colnias.
FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

16

VESTIBULAR 2012

Questo 40 O perodo da histria brasileira compreendido entre 1945 e 1964 muitas vezes chamado de fase da redemocratizao porque (A) encerrou o longo regime militar brasileiro e extinguiu o Ato Institucional n 5, que limitava a liberdade de expresso e participao poltica. (B) foi antecedido pelo Estado Novo, implantado em 1937, e pelo desenvolvimentismo proposto pelo Partido Social Democrtico. (C) permitiu o retorno do pluripartidarismo, aps a longa hegemonia poltica do Partido Republicano paulista, representante dos cafeicultores paulistas. (D) incluiu eleies diretas para a presidncia da Repblica e a promulgao, em 1946, de uma constituio de caractersticas liberais. (E) ocorreu num momento de crise aguda do capitalismo internacional, que favorecia a realizao de amplas reformas sociais. Questo 41 Os trs primeiros anos da dcada de 1970 constituram-se num dos momentos mais significativos na histria do Chile contemporneo. As atenes de boa parte do mundo voltaram-se para aquele pas que (...) passava a viver uma situao indita.
Alberto Aggio. Democracia e socialismo. A experincia chilena. So Paulo: Unesp, 1993, p. 15.

Questo 42 A Alemanha desempenhou um papel fundamental no perodo entre as duas guerras mundiais (19181939) e foi, em certa medida, o epicentro dos dois conflitos.
ngela Mendes de Almeida. A Repblica de Weimar e a ascenso do nazismo. So Paulo: Brasiliense, 1987, p. 7.

O papel fundamental mencionado pelo texto deriva, entre outros fatores, (A) do incio do Terceiro Imprio Alemo, em 1933, e de sua poltica colonialista em relao ao norte da frica, que gerou disputas violentas por territrios no Marrocos, no Egito e no Congo Belga. (B) da vitria alem na Primeira Guerra Mundial, que a transformou na principal potncia mundial e desencadeou a violenta reao da Rssia. (C) do avano do comunismo na Europa Ocidental aps a Revoluo Russa e da tentativa da Liga Espartacus de realizar, em outubro de 1918, uma revoluo social proletria na prpria Alemanha. (D) da persistncia, no entreguerras, das tenses polticas com a Frana, oriundas do final do sculo XIX e agravadas pelo Tratado de Versalhes. (E) do pacto germano-sovitico, celebrado entre os dois pases em 1939, que formou o chamado Eixo e permitiu o avano militar dos dois pases sobre Tchecoslovquia e Polnia.

A situao indita mencionada no texto foi a (A) tentativa, levada adiante pelo governo de Salvador Allende, de implantar o socialismo no Chile por via pacfica e institucional. (B) ao golpista liderada pelo general Augusto Pinochet, que liderou um golpe militar de carter democrtico-popular. (C) deposio, por meio de uma revoluo armada, do governo democrata-cristo do presidente Eduardo Frei. (D) aliana poltica e militar ento celebrada entre o governo chileno e o regime socialista de Cuba, liderado por Fidel Castro. (E) reforma da Constituio chilena, que passou a permitir a ingerncia dos Estados Unidos em seus assuntos internos.

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

17

VESTIBULAR 2012

CONHECIMENTOS GERAIS - GEOGRAFIA


Questo 43 Observe a tabela: Formaes vegetais: zona temperada, latitudes mdias "Latitude 23 at 50" (Hemisfrio Norte)
Floresta Floresta Tufos Estepe Floresta pluvial semi-mida mida arbustivos Continente Oceano Deserto

Nela est representada uma viso esquemtica da distribuio da vegetao nas terras emersas dessa latitude (Norte). Considerando os fatores naturais relacionados nessa distribuio, correto afirmar que (A) a vegetao foi diminuindo de porte e tornando-se mais seca, na esquerda da tabela, em razo dos efeitos das massas de ar midas. (B) na direita da tabela, a vegetao possui um maior porte por conta da umidade e do frio e somente em reas onde existem barreiras orogrficas. Questo 44 Veja o mapa: Bacia do Paran no Brasil (1999)
i

(C) desertos e estepes so formaes tpicas dessas latitudes onde a insolao moderada, no ocorrendo em reas de latitudes mais baixas, ou mais altas. (D) na esquerda da tabela, as formaes vegetais possuem menor porte, e at desaparecem nessa faixa latitudinal, em razo dos efeitos da continentalidade. (E) o frio o responsvel pela gradao da vegetao, pois a umidade se espalha generosamente pelas terras emersas dessa faixa latitudinal.

BOLVIA

BRASIL

Nesse mapa est representado o aproveitamento hidreltrico dos rios que compem a Bacia do Paran. Sobre o uso dessa fonte de energia nessa bacia pode-se perceber que (A) os tributrios do rio principal tm maior aproveitamento em termos de megawatts.

PARAGUAI

(B) o potencial hidrulico da bacia do Rio Paran subaproveitado nas zonas de maior desenvolvimento econmico da bacia.
Principais barragens

ASSUNO

ARGENTINA
i

Potncia instalada:

(C) a bacia do Paran s pode ter seu potencial hidrulico aproveitado nos trechos da bacia que no fazem fronteiras com pases vizinhos. (D) os rios menores da bacia, em comparao com o rio principal, no foram devidamente aproveitados na gerao de energia eltrica. (E) as usinas hidreltricas de maior potncia esto construdas ao longo do Rio Paran e do Rio Iguau.

URUGUAI
da

MONTEVIDEU
Pr ata

Fonte: www.ladocumentationfrancaise.fr/cartotheque/bassin -du-parana-au-bresil-1999.shtml, acesso em 16/10/2011

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

18

VESTIBULAR 2012

Questo 45 Veja esse grfico:


Os investimentos por setor (em R$ bilhes) Hidreltricas Minerao* Petrleo e gs Linhas de transmisso Rodovias Ferrovias Hidrovias Portos 12,3 6,9 4,8 2 0,4 83 53,7 49

Questo 46 Pergunta: A reviso do Cdigo Florestal Brasileiro, em discusso no Congresso Nacional, dever proteger mais nossos biomas ou facilitar sua destruio? Resposta: O cdigo florestal uma lei federal, que regulamenta ou restringe o uso de florestas nativas, especialmente em reas de preservao permanente ou reservas legais. Sob a alegao de que o Cdigo restringe o agronegcio brasileiro e impede o aumento da rea plantada, a bancada ruralista do Congresso Nacional prope mudanas na lei visando reduzir as reas de preservao permanente (como as matas ciliares), flexibilizar a exigncia de reserva legal de floresta e anistiar [...] o desmatamento. Para fundamentar essa postura, [os membros da bancada] alegam a importncia da produo de alimentos para o desenvolvimento econmico e social.
(Revista Cincia Hoje. O leitor pergunta. SBPC, no 278. janeiro/fevereiro, 2011. p. 6)

23%
ser a participao da Amaznia na gerao total de energia at 2020; hoje ela de 10%
*Investimento privado Fonte: PAC e Estados, MacroLogstica, CNA

A questo da reforma do Cdigo Florestal est envolta em controvrsias, como se nota na seo O leitor pergunta da revista citada. Sobre o que foi mencionado de forma crtica, identifique a alternativa certa. (A) A reserva legal citada a rea com mata nativa que apenas os grandes produtores agrcolas (agrobusiness) devem manter em suas propriedades. (B) reas de preservao permanente, alm de matas ciliares, so matas de topos de morro, matas de encostas de alta declividade, matas em dunas etc. (C) As matas removidas ilegalmente, segundo o Cdigo, antes da reforma, no precisam ser repostas, pois a lei anterior previa uma anistia. (D) O Cdigo Florestal foi concebido sem levar em considerao a importncia da incorporao de novas terras agrcolas na produo econmica. (E) As reservas naturais so propores de matas nativas no removveis nas propriedades, e a reforma do cdigo prev a eliminao dessa exigncia.

Fonte: Folha de S. Paulo. Sada pelo Norte vira nova opo ao porto de Santos. Caderno Mercado, B6, Domingo, 16 de outubro de 2011.

Ele se refere distribuio de investimentos na Amaznia. Observando os tipos de investimento conclui-se que (A) eles vo ampliar a conexo da Amaznia ao restante do territrio brasileiro e aos portos exportadores do norte do pas. (B) os investimentos em hidreletricidade complementaro a gerao de energia na regio, at ento dependente do petrleo e gs da bacia amaznica. (C) a energia eltrica que ser gerada na Amaznia ser utilizada localmente, devido s distncias existentes com o restante do pas. (D) os investimentos novos revertem a tradio de extrao de recursos naturais na Amaznia e vo dar regio um perfil econmico menos predatrio. (E) os principais investimentos em transportes vo reforar o meio que corresponde vocao natural da regio.
FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

19

VESTIBULAR 2012

Questo 47 No tenho nada contra a cultura verdadeira de um lugar. contra os que tentam corromper e uniformizar as culturas do mundo que eu luto. contra essa arte de quarta categoria que os meios de comunicao de massa vivem tentando espalhar pelo mundo, em busca no de uma universalizao, e sim da uniformizao da cultura nivelada pelo gosto mdio.
(Entrevista com Ariano SUASSUNA. Um testemunho do Brasil Profundo. In: OCAS, no 79, Setembro/Outubro, 2011 p. 16)

Questo 48 Veja o grfico:

ndice de Gini sobre a renda


60 60 40 China Estados U. ndia Frana
desigualdades

Brasil

As posies do importante escritor brasileiro Ariano Suassuna sobre a circulao das influncias culturais podem ser compreendidas como (A) um elogio s manifestaes culturais que se espraiam pelo mundo, graas evoluo das tecnologias de transmisso, pois elas criam uma cultura universal. (B) uma defesa da no circulao da cultura verdadeira de um lugar, que s ter valor manifestando-se no seu meio de origem. (C) um protesto pela generalizao de manifestaes culturais, impostas por meios capazes de grande abrangncia geogrfica, que sufocam culturas locais. (D) um reconhecimento de que os meios de comunicao, com seus recursos tecnolgicos, podem fazem circular manifestaes culturais de qualidade. (E) uma crtica incapacidade dos meios de comunicao de fazer circular manifestaes artsticas, em razo da sua precariedade tecnolgica.

30

1980 1985 1990 1995 2000 2005


Fontes: PNUD, World Development Report 2007-2008, www.undp.org; FMI, Perspectivas da economia mundial. Globalizao e desigualdade, 2007, www.imf.org

Ele permite que se faa a comparao de um importante ndice social dos pases: a distribuio da renda. Considerando o grfico e seus conhecimentos sobre os pases representados, indique a alternativa correta. (A) O Brasil, com seu crescimento econmico acelerado nas ltimas duas dcadas, destaca-se positivamente na comparao da distribuio da renda. (B) A China dirige-se a ndices positivos de boa distribuio da renda, como o Brasil, em razo do seu impressionante desenvolvimento econmico. (C) A comparao que o grfico permite fazer, leva-nos a concluir que a boa distribuio da renda condio dos pases de grande desenvolvimento social e econmico. (D) A decadncia econmica dos pases europeus (como no caso da Frana) j repercute negativamente nos ndices de distribuio da renda. (E) A boa distribuio da renda no se associa mecanicamente ao crescimento econmico, como os casos do Brasil e da China demonstram.

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

20

VESTIBULAR 2012

fracas

fortes

Para responder s questes 49 e 50 observe com ateno esse mapa sobre formaes florestais no planeta.

A evoluo da cobertura florestal no mundo (2008)

Cobertura florestal atual

Perda de florestas

Fonte: http://www.ladocumentationfrancaise.fr/cartotheque/bassin-du-parana-au-bresil-1999.shtml, acesso em 16/10/2011

Questo 49 Considerando a distribuio e a composio das florestas correto afirmar que (A) nas altas latitudes do Hemisfrio Norte, a grande faixa florestal constituda pelas florestas temperadas, com rvores caduciflias adaptadas ao frio. (B) as florestas de conferas so aquelas situadas nas zonas polares (Sul e Norte), nas faixas ocenicas, pois seu vigor depende da umidade ocenica. (C) na zona intertropical as florestas so vigorosas, mas a biodiversidade delas mais limitada nas reas litorneas, pois so poucas as espcies que se adaptam. (D) nas reas influenciadas pelo clima boreal, as florestas se interiorizam graas grande capacidade de adaptao das espcies arbreas ao frio intenso. (E) as reas submetidas pelo clima equatorial possuem cobertura florestal mais modesta, em comparao com as da latitude mdia, em virtude do forte calor.
FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

Questo 50 Agora, tendo em vista a ao humana em relao a essas florestas, pode ser dito que (A) praticamente no se remove a floresta boreal no hemisfrio pela falta de acesso, diferentemente do que acontece com a floresta equatorial no Brasil. (B) a produo agropecuria e o extrativismo, mais que o povoamento, esto na origem do desmatamento da floresta equatorial na Amrica do Sul. (C) a perda de segmentos importantes da Taiga russa deve-se ao intenso povoamento na rea e ao uso da madeira como fonte de energia. (D) a preservao da floresta boreal no norte do Canad se d graas m qualidade da madeira, o que lhe d baixo valor de uso e de troca. (E) a remoo das florestas equatoriais se d pelo povoamento, e no pelo extrativismo, visto que as madeiras no so teis para o setor moveleiro.

21

VESTIBULAR 2012

REDAO

NOVA LEI SECA


Senado aprova projeto que pune motoristas que ingerirem uma nica dose de bebida. Braslia - A Comisso de Constituio e Justia (CCJ) do Senado aprovou, em novembro de 2011, um projeto de lei que criminaliza o motorista flagrado ao volante sob efeito de lcool. Antes, era crime, com pena de priso, dirigir com seis decigramas de lcool por litro de sangue (equivalente a trs latas de cerveja) ou mais. Pelo novo projeto, esse limite ser reduzido a zero. O texto ainda ter que passar pela Cmara. A nova proposta tambm aumenta as penas para quem for flagrado dirigindo alcoolizado e tenha provocado algum dano, como acidentes ou mortes. Estabelece que depoimentos, imagens e vdeos valem como prova de embriaguez e no apenas o teste do bafmetro, que no obrigatrio. O projeto foi aprovado em carter terminativo, ou seja, se no houver recurso em cinco dias para que seja votado pelo plenrio, segue para a Cmara dos Deputados. O autor do projeto, o senador Ricardo Ferrao (PMDB-ES), disse que a proposta vai mudar a cultura do pas. Esperamos que com isso diminua esse sentimento de impunidade. Pela demora da Justia em analisar esses casos, a atual punio para quem acaba provocando uma morte no trnsito por causa do lcool acaba sem efeitos, disse.
Texto na ntegra disponvel em: <http://odia.ig.com.br/portal/brasil/html/2011/11>

DEPOIMENTO 1 -Crime coisa muito sria e no pode ser analisado pela simples tica imediatista e subjetiva de justia. No pode haver crime sem resultado, a menos que tornem, neste pas, o fato de beber um crime ! Pra ser crime tem que causar resultado de dano a pessoa ou bem tutelado pelo direito, da qualquer negligncia que voc causasse ao ingerir lcool seria crime. Hoje querem considerar lcool ao volante crime. Voltando ao fato: beber no crime neste pas, a menos que mudem o cdigo penal. Ento esto muito equivocados ao fundamentar em lei estas questes !

DEPOIMENTO 2 - Quando uma nova lei de trnsito aprovada no Brasil, muita gente acha que no vai pegar, por causa da impunidade que rola solta no pas. Estava passando da hora de mexer na lei, para acabar com a impunidade e tirar de circulao os vaciles do volante, e acabar com essa carnificina que tomou conta do trnsito brasileiro.Tambm concordo que, alm do lcool, h outras drogas ilcitas que so agravantes.
Depoimentos disponveis em: <http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/lei-seca-fica-mais-rigorosa/>

PROPOSTA Todo os dias, a mdia registra casos estarrecedores de motoristas embriagados que causam acidentes fatais. O texto acima apresenta uma sntese da lei e os depoimentos defendem ideias diferentes. Construa um texto dissertativoargumentativo, posicionando-se sobre este assunto to polmico. Relacione as idias entre os textos, mas no os copie. Argumente de forma clara e coerente. Crie um ttulo para o seu texto, adequado ao desenvolvimento que voc der ao tema.
FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

IMPORTANTE:
Seu trabalho ser avaliado de acordo com os seguintes critrios: 1) Desenvolvimento do tema com esprito crtico. 2) Adequao da lngua de acordo com a norma culta. 3) Construo textual e escolha do ttulo compatveis com o tipo de texto solicitado. Sua redao ser anulada se voc fugir do tema proposto.

22

VESTIBULAR 2012

Anda mungkin juga menyukai