Anda di halaman 1dari 20

Perigo Qumico no setor de Cmara Escura

Professor : Adelson Xavier

adelsonxp@ig.com.br

Voc sabe o que Risco Qumico? J parou para se pergunta

Perigo Qumico

Perigo Qumico

Capaz de causar dano sade e integridade fsica do trabalhador em funo de sua natureza, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposio substncias qumicas (simples ou compostas) que se encontram nas formas lquida, slida e gasosa. Quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reaes txicas e danos sade.

Aviso de Amigo !

Onde o IOE, (profissional de Radiologia), se exponhe a este risco QUIMICO?

Onde encontramos o risco Qumico

O agente qumico identificado ou conhecidos na radiologia localiza se nas cmaras escuras e so conhecidos como reveladores e fixadores.

Algumas substancias que so encontradas na cmara escura

Fixador e Reforador utilizado nas cmaras escuras contm as seguintes substncias: - Tiossulfato de amnio
- Bissulfito de sdio - Bissulfito de amnio - Tetraborato de sdio - Sulfato de alumnio

Meios de contaminao Inalao


Apresenta poucos riscos quando manuseado de acordo com as instrues. Em contato com cidos fortes ou se aquecido, os sulfitos podem liberar gs de dixido de enxofre, o qual irritante para o aparelho respiratrio. Alguns indivduos asmticos ou hipersensveis podem sentir dificuldade em respirar.

Meios de contaminao

OLHOS

Causa irritao nos olhos.

Meios de contaminao PELE


Pode ser perigoso se for absorvido pela pele. Causa uma irritao na pele. Este material possui baixo potencial de risco com relao a reaes alrgicas cutneas; no entanto, foram registrados casos de sensibilidade cutnea em certas pessoas.

Meios de contaminao INGESTO


Pode ser perigoso se for engolido. Pode provocar irritao do trato gastrointestinal. Alguns asmticos ou indivduos com sensibilidade aos sulfitos podem sentir dificuldades respiratrias, opresso torcica, dores de estmago, urticria, sensao de perda de foras, fraqueza e diarreia.

Como Evitar esses Acidentes


Como proceder para evitarmos esse risco pouco conhecido e comentado!

Como controlar Os mtodos recomendados so:


Boa ventilao.
Emprego de EPI s como: Respirador com filtro para gs cido e particulado, culos de proteo, luva de nitrila, avental de PVC e chuveiros de emergncia e lava-olhos.

Professor Como posso obter maiores informaes sobre esse assunto


O item 32.3.4.1.2 da NR32 determina que uma cpia da FISPQ dos produtos qumicos, inclusive intermedirios e resduos que impliquem riscos segurana e sade do trabalhador, deve ser mantida nos locais onde o produto utilizado.

Professor no entendi FISPQ


Regulamentada pela NBR 14725 a Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico FISPQ, fornece informao sobre vrios aspectos dos produtos qumicos (substncias ou preparados) quanto proteo, segurana, sade e ao meio ambiente. A FISPQ fornece para esses aspectos, conhecimentos bsicos sobre os produtos qumicos, recomendaes sobre medidas de proteo e aes em situaes de emergncia. Em alguns pases essa ficha chamada de Material Safety Data Sheet MSDS.

O quei entendi, em caso de acidente como proceder


Busque imediatamente o atendimento emergencial, de posse da FISPQ do agente qumico que se encontra disponvel em seu setor de trabalho, para que o mdico tenha a melhor orientao sobre como agir. Se no for possvel o atendimento emergencial, siga as instrues de primeiros socorros descritas na ficha de segurana do produto, buscando atendimento mdico em seguida.

Equipamento na Cmara Escura Incorreto

Equipamento na Cmara Escura Incorreto

Podemos juntos mudar !

Responsabilidade e para todos


a d e l s o n x p @ i g . c o m . b r

Anda mungkin juga menyukai