Anda di halaman 1dari 3

Define-se tecido como sendo um conjunto de clulas que podem apresentar-se parecidas ou iguais, que podem ter funes

parecidas mas que devem ter, todas, a MESMA ORIGEM. As clulas de um tecido devem ser produzidas pela ectoderme (tecido epitelial e tecido nervoso), pela mesoderme (tecido epitelial, tecidos conjuntivos e tecido muscular) e pela endoderme (tecido epitelial). 1. ESTRUTURA BSICA DO TECIDO um tecido formado por clulas, com formato e funes variadas; substncia intercelular, em pequena ou grande quantidade, separando as clulas; lquido intersticial, circulando entre as clulas e fazendo nutrio, oxigenao e excreo. 2. TIPOS DE TECIDOS ANIMAIS epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

HISTOLOGIA ANIMAL

TECIDO EPITELIAL
Relacionado com a proteo do corpo, de rgos e cavidades corporais, esse tecido ainda pode estar associado secreo de substncias. Todos os tecidos epiteliais apresentam clulas bem unidas entre si (desmossomos e interdigitaes), nenhuma ou pouca substncia intercelular (glicoclix) e, em alguns locais, capacidade de absoro (microvilosidades). A ausncia de vasos sangneos e nervos uma das caractersticas desse tecido, embora terminaes nervosas possam ocorrer. Duas variedades de tecido epitelial so importantes: epitlios de revestimento e glandular. EPITLIO DE REVESTIMENTO Clulas bem unidas entre si, com clios no revestimento da traquia. Ausncia de vasos sangneos e nervos Clulas associadas lmina basal, camada gelatinosa que coloca o tecido epitelial em contato com um tecido conjuntivo. Os vasos sangneos do tecido conjuntivo mantm as clulas epiteliais ao passarem, por difuso os nutrientes necessrios. a) Tipos de epitlio de revestimento mucosas: revestem cavidades do corpo como boca, nariz e nus; serosas: envolvem rgos corporais (pleura sobre os pulmes, pericrdio sobre o corao). b) Estrutura da pele humana epiderme - camada mais externa formada pelo tecido epitelial com depsito de queratina para reduzir a perda de gua; derme formada pelo tecido conjuntivo que mantm as clulas epiteliais vivas; hipoderme formada pelo tecido adiposo que serve como proteo contra traumatismos e funciona como isolante trmico. EPITLIO GLANDULAR GLNDULAS EXCRINAS apresentam canal que secreta para fora o que produzido pelo adenmero que a parte secretora (salivares, lacrimais, sebceas, mamrias). GLNDULAS ENDCRINAS no tm canal e secretam diretamente no sangue seus produtos, os hormnios (hipfise, tireide, paratireides e supra-renais). GLNDULAS ANFCRINAS apresentam canal para secreo externa e tambm liberam hormnios em vasos sanguneos (pncreas, testculos e ovrios).

Executam vrias funes no organismo animal: preenchimento, ligao, sustentao, defesa e nutrio. Caracterizam-se por apresentarem vrios tipos de clulas dispersas em uma substncia intercelular constituda por um gel substncia amorfa e fibras (colgenas e elsticas).

TECIDOS CONJUNTIVOS

TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS PROPRIAMENTE DITO FROUXO tpico tecido de preenchimento, com poucas fibras colgenas (sustentao) e elsticas (flexibilidade) e bastante substncia amorfa, onde esto as clulas: fibroblastos que fazem cicatrizao; macrfagos defesa por fagocitose; mastcitos defesa por anticorpos.

PROPRIAMENTE DITO DENSO com muitas fibras colgenas (sustentao) na substncia amorfa, um tecido resistente que estrutura os tendes (ligam os msculos aos ossos), ligamentos (ligam entre si os ossos de uma articulao) e encontrado embaixo da epiderme constituindo a derme.

ADIPOSO encontrado embaixo da derme, as clulas deste tecido so os adipcitos, que reservam gordura para servir como reserva energtica, proteo do corpo contra pancadas e isolamento trmico.

CARTILAGINOSO tecido de sustentao que no apresenta vasos sangneos e nervos. A matriz cartilaginosa malevel sendo produzida pelos condroblastos, clulas jovens; que se tornam condrcitos quando a cartilagem fica pronta. Toda essa estrutura mantida pelo pericndrio (conjuntivo pp dito denso). Cartilagem hialina com fibras colgenas, encontrada nas articulaes e no nariz; cartilagem fibrosa com muitas fibras colgenas, encontrada nos meniscos e discos intervertebrais. SSEO tecido de sustentao rico em vasos sangneos e nervos. O osso produzido pelos osteoblastos que fabricam a matriz ssea (protenas e sais minerais); quando a matriz fica pronta, essas clulas se tornam adultas, os ostecitos. Os osteoclastos so clulas do osso que permitem a remodelagem ssea, ao fazer a reabsoro de sais minerais da matriz. No osso adulto, os vasos sangneos percorrem os canais de Havers e de Volkmann. HEMATOPOITICO tecido que produz o sangue: mielide (medula vermelha) dentro dos ossos, produz hemcias, alguns leuccitos e plaquetas; linfide (amgdalas, timo, bao e gnglios linfticos), termina a produo dos leuccitos que produzem anticorpos. TECIDO SANGNEO a substncia intercelular o plasma; glbulos sangneos: hemcias que fazem a oxigenao do sangue - hematose; leuccitos que fazem a defesa contra doenas (diapedese saem dos vasos sangneos); plaquetas, no so clulas e controlam a coagulao sangnea.

So tecidos especializados em movimentos de ossos, de rgos e da pele. Suas clulas so alongadas e denominadas fibras musculares, caracterizando-se pela presena de miofibrilas de actina e miosina, responsveis pelos movimentos de contrao e alongamento.

TECIDOS MUSCULARES

TIPOS DE MSCULOS

LISO ESTRIADO ESQUELTICO ESTRIADO CARDACO Com clulas uninucleadas Com clulas plurinucleadas com Com clulas anastomosadas, encontradas em rgos ocos estrias transversais, liga-se aos com 1 ou 2 ncleos, constitui o (bexiga urinria, tero, ossos por tendes; com colorao miocrdio; tem contrao estmago), tem contrao vermelha, tem contrao voluntria. involuntria. involuntria. CONTRAO MUSCULAR nos msculos estriados esquelticos, a unidade contrtil do msculo o sarcmero, que se contrai quando a protena miosina se liga actina, puxando-a para o centro do sarcmero; a actina ao se deslocar, encurta o sarcmero e provoca a contrao.

o tecido mais sofisticado dos animais; formado pelas clulas da glia, que sustentam, nutrem e protegem os neurnios, responsveis pela transmisso do impulso nervoso. NEURNIO 2. Dendritos prolongamentos curtos que saem do corpo celular 1. Corpo celular Regio onde se encontra o citoplasma e o ncleo 4. Telodendro prolongamento final do axnio, onde esto as vesculas com neurotransmissores.

TECIDO NERVOSO

3. Axnio grande prolongamento coberto pela bainha de mielina, que produzida pelas clulas de Schwann. FISIOLOGIA DO NEURNIO a) Sentido do impulso nervoso o estmulo percebido pelos dendritos, percorrem o corpo celular, o axnio e sai em direo de outro neurnio. b) Impulso nervoso no axnio desequilbrio eltrico que percorre todo do neurnio rapidamente. c) Impulso nervoso entre dois neurnios neurnios nunca se tocam; entre um neurnio e outro sempre tem um espao, a sinapse; a comunicao nessa regio feita pelos hormnios neurotransmissores.

Anda mungkin juga menyukai