Anda di halaman 1dari 10

O ar contido no concreto pode ser incorporado ou aprisionado. Estes so vazios de ar no intencionalmente introduzidos, se incorporam no processo de mistura.

Enquanto aqueles consistem em bolhas de ar microscpicas incorporadas intencionalmente no concreto, geralmente atravs de aditivos A bolhas de ar melhoram a tanto a impermeabilidade quanto a trabalhabilidade da mistura, mas em contrapartida, reduzem a resistncia do concreto.

Fatores que aumentam o tempo de pega: baixas temperaturas; impurezas orgnicas contida na gua ou na areia; aditivos retardadores. Fatores que reduzem o tempo de pega: finura elevada; altas temperaturas; baixa umidade do ar; baixo fator gua / cimento; aditivos aceleradores.

So propriedades do concreto fresco: a consistncia, a textura, a trabalhabilidade, a integridade da massa do concreto (oposto de segregao), o poder de reteno de gua do concreto (oposto de exsuduo) e a massa especfica. As quatro primeiras citadas, so muitas vezes englobadas sob o termo trabalhabilidade, medindo-se normalmente essa propriedade pela medida da consistncia. Apesar de ser a mais importante caracterstica do concreto fresco, a trabalhabilidade de difcil conceituao, j que envolve uma srie de outras propriedades, alm de depender das qualidades dos materiais constituintes do concreto, das condies de mistura, transporte, lanamento e adensamento do material, bem como das dimenses, forma e armaduras das peas a moldar. De modo resumido, pode-se dizer que a trabalhabilidade a propriedade do concreto fresco que identifica sua maior ou menor aptido para ser empregado em uma determinada finalidade, sem perder a sua homogeneidade [Petrucci, E., 1978] . A consistncia um ndice mobilidade ou fluidez do concreto, ou seja, o grau de umidade do concreto intimamente relacionado ao grau de plasticidade.

A consistncia um dos principais fatores que influenciam a trabalhabilidade, no devendo ser confundida com ela. Fatores que afetam a trabalhabilidade: a) Fatores Internos: - Consistncia, que pode ser identificada pela relao ou teor de gua / materiais secos (H);

- Proporo entre cimento e agregados (trao) - Proporo entre agregado mido e grado, que corresponde granulometria do concreto; - forma dos gros dos agregados (natural ou britado); - teor de finos; - uso de aditivos (incorporados de ar melhoram a consistncia tornando o concreto mais fluido, melhorando a coeso. Aditivos redutores de gua como plastificantes e superplatificantes aumentam o abatimento); - teor de argamassa do trao (ARG (%)).

Carbonatao do concreto
Resultado de uma reao qumica afeta pH do material e pode reduzir a durabilidade da estrutura. Apesar de no ser responsvel diretamente por patologias, sob a tica da durabilidade do concreto armado, a carbonatao, atravs da reduo do pH da soluo dos poros, faz com que a pelcula passivadora do ao seja removida, podendo levar ao incio do processo de corroso das armaduras, desde que estejam presentes a umidade e o oxignio (NEVILLE, 1997). Ensaio de fenoftalena para avaliao da profundidade de carbonatao do concreto

O composto qumico que desencadeia o fenmeno da carbonatao do concreto bem conhecido, facilmente encontrado nos centros urbanos. Um bom exemplo so os tneis e viadutos. Nestes ambientes, o concreto est exposto alta concentrao de gs carbnico

(CO2). Esse dixido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado cido carbnico (H2CO3). Este cido reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em gua e carbonato de clcio (CaCO3). O composto que reage rapidamente com (H2CO3) o hidrxido de clcio (Ca(OH)2). O carbonato de clcio no deteriora o concreto, porm durante a sua formao consome os lcalis da pasta (ex: Ca(OH)2 e C-S-H) e reduz o pH. O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5. Ao se carbonatar, estes nmeros reduzem para valores prximos de 8,5. A carbonatao inicia-se na superfcie da estrutura e forma a frente de carbonatao , composta por duas zonas com pH distintas (uma bsica e outra neutra). Esta frente avana em direo ao interior do concreto e quando alcana a armadura ocorre a despassivao do ao e este se torna vulnervel. Aps a despassivao, o processo de corroso ser iniciado se ao mesmo tempo houver umidade (eletrlito), diferena de potencial (exemplo: diferena de aerao ou tenses entre dois pontos da barra ou do concreto), agentes agressivos (exemplo: CO2 ou fuligem) e oxignio ao redor da armadura. Os danos causados so vrios, como fissurao do concreto, destacamento do cobrimento do ao, reduo da seo da armadura e perda de aderncia desta com o concreto. Resumidamante, a carbonatao depende de fatores como: * Condies ambientais: altas concentraes de CO2 aumentam as chances de ataque ao concreto * Umidade do ambiente: poros parcialmente preenchidos com gua na superfcie do concreto apresentam condio favorvel * Trao do concreto: altas relaes a/c, resultam em concretos porosos e, portanto, aumentam as chances de difuso de CO2 entre os poros * Lanamento e adensamento: se o concreto tiver baixa permeabilidade (compacto), dificultar a entrada de agentes agressivos * Cura: processo fundamental para reduzir o efeito da carbonatao O concreto mal curado possui microfissuras que o enfraquecem. A pr-existncia de fissuras nas estruturas facilita a entrada do CO2 e pode acelerar a carbonatao. No livro Propriedades do Concreto, Adam Neville cita que atravs de pesquisas observou-se que o aumento do perodo da cura, ampliando a molhagem de um dia para trs dias, reduziu a profundidade de carbonatao em cerca de 40%. Carbonatao A ao do anidrido carbnico (CO2) presente na atmosfera manifesta-se pelo transporte (por difuso) deste para dentro dos poros midos do concreto (isto , da superfcie para o interior), e com a sua subsequente reao com o hidrxido de clcio da pasta de cimento, formando o carbonato de clcio (CaCO3). O desaparecimento do hidrxido de clcio Ca(OH)2 no interior dos poros da pasta de cimento hidratado e sua transformao em carbonato de clcio faz baixar o pH do concreto (entre 12,5 e 14) para valores inferiores a 9, resultando na carbonatao do concreto (SOUZA e RIPPER, 1998), conforme Equao 2.16.

Alm do hidrxido de clcio, outros componentes da pasta de cimento hidratada tambm reagem com o CO2, tais como o hidrxido de sdio (NaOH), o hidrxido de potssio (KOH) e o silicato de clcio hidratado (C-S-H ou 3CaO.2SiO2.3H2O).

Entretanto, tais reaes no sero expostas neste trabalho, visto que, na literatura tcnica, a questo da carbonatao abordada dando nfase na equao acima, a qual representa a mais simples e mais importante das reaes qumicas de carbonatao do concreto (AGUIAR, 2006). Ataque por cloretos Nenhum outro contaminante comum est to extensivamente documentado na literatura como causador de corroso dos metais no concreto como esto os cloretos (CASCUDO, 1997). Os ons cloretos (Cl-) so os agentes mais problemticos para a corroso de armaduras, por serem capazes de despassivar o ao mesmo em pH extremamente elevado, dando incio ao processo corrosivo (CAVALCANTI FILHO, 2010). Alm de despassivar a armadura, os cloretos tm plena participao no processo corrosivo (CASCUDO, 1997). Segundo Neville (1997) apud Polito (2006), estes ons destroem a pelcula passivante do ao e, com a presena de gua e oxignio, tornam possvel a corroso. Para Cascudo (1997), os ons cloreto (Cl-) podem ser introduzidos no concreto atravs de distintas formas: Uso de aditivos aceleradores de pega que contm CaCl2; Na forma de impureza indesejada tanto nos agregados (areia e brita) quanto na gua de amassamento; Atmosfera marinha (maresia); gua do mar (estruturas off shore); Uso de sais de degelo (sais anti-congelantes empregados nos invernos rigorosos de pases frios); Processos industriais (etapa de branqueamento de indstrias de celulose e papel, por exemplo); Limpeza do concreto com cido muritico (HCl). Ressalta-se que em regies litorneas a preocupao com este tipo de ataque deve ser constante, visto que a proximidade do mar faz com que a atmosfera contenha ons cloretos. Assim, as partculas de gua do mar contendo sais dissolvidos, quando em suspenso na atmosfera, so arrastadas pelo vento e podem depositar-se nas estruturas, podendo os ons cloreto ingressar no concreto por absoro capilar da gua na qual se encontram dissolvidos (CAVALCANTI FILHO, 2010). Fatores influentes no ataque dos ons cloretos (Cl-) Dentre os parmetros que influenciam a penetrao dos ons cloretos no concreto, podem ser citados: Estrutura porosa do concreto (tamanho dos poros capilares e interconexo entre eles); Composio qumica (teor de C3A) e tipo de cimento (adies); Relao a/c, adensamento e cura do concreto; Grau de saturao dos poros; Fissuras no concreto; Estado de carbonatao do concreto; pH do concreto; Mecanismos de transporte no concreto O concreto um sistema composto basicamente por cimento, areia, pedra britada e gua, o que o torna um material permevel. Geralmente, a permeabilidade do concreto pode ser mencionada como a facilidade com a qual os fluidos, tanto gases como lquidos, podem ingressar e se deslocar no interior do concreto (NEVILLE, 1997). Para Mehta e Monteiro (1994), permeabilidade a propriedade que governa a taxa de fluxo de um fluido para o interior de um slido poroso.

Diferente da porosidade, que se refere totalidade dos poros e vazios, a permeabilidade est relacionada continuidade destes canais. Segundo Neville (1997), a permeabilidade pode ser definida como o conjunto de mecanismos que transportam fluidos no concreto, sejam eles gases ou lquidos. A permeabilidade do concreto est diretamente relacionada quantidade de materiais cimentcios hidratados (BURDEN, 2006), ao tipo de cimento e s condies de cura, pois, segundo Taheri e Breugel (1998), estes so os dois principais fatores que influenciam a permeabilidade. O coeficiente de permeabilidade pode ser um bom ndice, para avaliar a durabilidade do concreto, e pode ser obtido atravsde estudos de campo e de laboratrio (SONG & KWON, 2007). A gua necessria, para promover as reaes de hidratao do cimento e fazer com que o concreto adquira resistncia, alm de conceder plasticidade e trabalhabilidade, nas horas iniciais. O concreto, apesar de sua aparncia slida, um material poroso, pois, no seu processo de produo, geralmente utiliza uma quantidade de gua superior quela necessria para se hidratar. Este excesso, que no participar das reaes de hidratao, migra para o meio externo, formando, na sua passagem, uma rede de poros, que concebe esta estrutura porosa do concreto e que torna o sistema suscetvel ao de agentes agressivos. Alm disto, h a reduo dos volumes absolutos de cimento e gua, que reagem entre si, e a incorporao de ar massa, durante a mistura. Um concreto com caractersticas de durabilidade deve apresentar uma estrutura bastante compacta, com o menor nmero de vazios e interconexes entre seus poros, pois, em geral, quanto maior a compacidade, menos permevel ser o concreto. O volume de vazios capilares na pasta depende da quantidade de gua misturada com o cimento, no incio da hidratao, e do grau de hidratao do cimento (MEHTA e MONTEIRO, 1994). A permeabilidade, apesar de ser uma propriedade de difcil mensurao, uma vez que varia com o tempo, devido lixiviao causada pela prpria gua pura, uma caracterstica fundamental para a durabilidade dos concretos. por meio dos mecanismos de transporte que a gua, pura ou com agentes agressivos, o dixido de carbono e o oxignio migraro do meio externo para o interior do concreto, causando as patologias. Alguns fatores como a relao a/agl, o grau de hidratao, o tipo de cimento, as adies minerais, os agregados, a temperatura, os procedimentos de cura, o adensamento, entre outros, so determinantes para a formao da estrutura dos poros e capilares e, conseqentemente, definidores de uma maior ou menor permeabilidade dos concretos. A permeabilidade de uma pasta completamente hidratada pode ser da ordem de 106 vezes menor que a de uma pasta com baixa idade (MEHTA e MONTEIRO, 1994). Segundo Cascudo (1997), um concreto ser de qualidade mais baixa, quanto maiores forem seus ndices de permeabilidade e absoro. A distribuio do tamanho dos poros , ento, um dos fatores que influem na durabilidade do concreto. Sabe-se que a porosidade da pasta de cimento endurecida diminui com o aumento da finura da escria, nas primeiras. Assim, o refinamento dos poros (a diminuio na porosidade capilar) conseguido, quando os procedimentos adequados de cura so respeitados,de maneira a prolongar a durabilidade da estrutura de concreto armado. Existem vrios tipos de mecanismos de transporte, entre eles: a absoro capilar e a difuso de gases.

Absoro capilar A absoro capilar um fenmeno que ocorre em estruturas porosas e consiste na ao de foras de atrao dos poros da estrutura sobre os lquidos que esto em contato com sua superfcie. Mede-se pela absoro o volume dos poros, que nada tem a ver com a facilidade com a qual um fluido pode penetrar no concreto, j que no existe uma relao necessria entre as duas quantidades (NEVILLE, 1997). As molculas da superfcie de um lquido esto sujeitas s foras de atrao de suas molculas adjacentes. Os poros capilares exercem atrao sobre as molculas da superfcie dos lquidos que, por sua vez, atraem aquelas imediatamente inferiores, fazendo com que o lquidose desloque, mesmo que na direo vertical. Este

fenmeno ocorre at que as foras de atrao dos capilares sejam equilibradas pelo peso do lquido. Quando algum lquido absorvido atravs deste fenmeno, pode levar junto consigo, sais ou outros elementos prejudiciais ao sistema concreto-ao, pois se sabe que uma das maiores causas de patologias de estruturas de concreto armado a corroso das armaduras. De maneira geral, quanto menor o dimetro dos capilares, maiores as presses e, conseqentemente, mais rpida a absoro de gua pelo concreto. A gua em pequenos capilares, de dimetro entre 5 e 50 nm, exerce presso 29 hidrosttica e sua remoo tende a induzir uma tenso de compresso sobre as paredes slidas do poro capilar, causando tambm contrao do sistema (MEHTA e MONTEIRO, 1994). Mesmo a gua pura pode agredir o concreto, atravs da lixiviao, pois ela um solvente natural e, devido ao tamanho de suas molculas, estas penetram em poros muito finos, dissolvendo vrios tipos de substncias. Quando as relaes a/agl so reduzidas, ocorre uma reduo no dimetro dos poros. O mesmo acontece, quando so utilizadas as adies minerais no concreto, pela ao de refinamento dos poros. Em ambos os casos, as presses capilares aumentam e, desta maneira, o fenmeno da absoro tende a ocorrer de maneira mais intensa. A absoro da gua pelo concreto um fator muito difcil de ser controlado, pois, alm do dimetro dos poros, ainda h a intercomunicao entre os capilares que, dependendo da rede de poros, pode tornar a estrutura do concreto um fcil caminho para que agentes agressivos migrem livremente entre o meio e a armadura de ao, iniciando processos de deteriorao da mesma. Neste caso, para minimizar o efeito da absoro, deve-se procurar interromper a continuidade dos poros, de maneira a impedir a passagem de lquidos entre eles, atravs do uso de aditivos incorporadores de ar. Segundo Helene (1993), a absoro uma das propriedades que regem o transporte dos ons, no interior do concreto. A absoro capilar mais importante para a durabilidade que a permeabilidade, na avaliao da penetrao de fluidos no concreto (CAMARINI, 1999). Para Neville (1997), a absoro no pode ser usada como uma medida da qualidade do concreto, mas a maioria dos bons concretos apresenta absoro bem abaixo de 10% em massa. No ensaio de absoro capilar, a taxa de penetrao da gua de 10-6 m/s, enquanto que, no ensaio de permeabilidade, esse valor da ordem de um milho de vezes inferior: 10-12m/s. Toda estrutura de concreto externa est sujeita a ciclos de molhagem e secagem e, como a absoro capilar trata do transporte de fluidos em vazios no saturados, esta propriedade tem grande influncia no transporte de gua e de outros agentes agressivos para o interior do concreto. poros capilares (oriundos da sada de gua livre do concreto) Quando temos muita gua na mistura, o excesso migra para a superfcie pelo processo de exudao. Deixa atrs de si vazios chamados de porosidade capilar. Esta porosidade prejudica a resistncia do concreto aumenta sua permeabilidade e diminui a durabilidade da pea concretada. Quanto maior a relao a/c, maior a quantidade de poros capilares e maiores os seus dimetros. Poros com inferiores a 500 no afetam a resistncia mecnica, mas provocam forte retrao com a sada da gua. Poros com superiores a 500 prejudicam a resistncia mecnica, mas no causam muita retrao com a sada da gua. interessante que a microestrutura do concreto seja o menos permevel possvel, pois atravs dela que ocorrer a difuso dos gases, estando sua intensidade diretamente relacionada rede de poros. A difuso o principal mecanismo de penetrao do CO2 para o interior do concreto, atravs dos poros com ar e com gua. Os gases podem se difundir atravs de um espao preenchido com gua ou com ar, mas, no primeiro caso, o processo 104 a 106 vezes mais lento (NEVILLE, 1997).

Segundo Silva (2002), apesar da carbonatao elevar a resistncia, atravs da diminuio da porosidade, seu efeito reduz o pH do sistema, pelo consumo de hidrxido de clcio, e acelera o processo de corroso das armaduras, no concreto armado. Um fator positivo da carbonatao o fato de a gua liberada na reao ajudar na hidratao do cimento ainda no hidratado. Devido a isto, o concreto tem um ganho de dureza e menor permeabilidade, em sua regio superficial, pois a carbonatao inicia na superfcie do concreto e se projeta para seu interior. - refinamento e densificao da matriz dos poros: reduo na permeabilidade; - reduo no calor de hidratao: eliminao das fissuraes, porta de entrada de agentes agressivos; - maior capacidade de reteno de gua adsorvida: obtida pela finura das adies; - ganho de resistncia em idades mais avanadas: atravs das reaes pozolnicas.

A zona de transio, na interface das partculas grandes de agregado e da pasta de cimento, embora composta pelos mesmos elementos que a pasta de cimento hidratada, apresenta propriedades diferentes da matriz. Esse fato se deve principalmente ao filme de gua formado em torno das partculas de agregado, que alteram a relao gua/cimento nessa regio, formando uma estrutura mais porosa e menos resistente. OBS.: As principais causas so exsudao no concreto, onde parte da gua utilizada na mistura migra para a superfcie implicando nesta regio elevado fator gua/cimento e, conseqentemente, menor resistncia abraso -, baixo teor de cimento, areia contaminada com matria orgnica que inibe a hidratao do cimento, excesso de gua de amassamento, falta de cura, aplicao do concreto vencido, excesso de desempeno, aplicao do concreto sobre base absorvente ou ressecada, gua de amassamento contaminada inibindo as reaes do cimento e excesso de vibrao.

Difuso inica A absoro capilar e a difuso inica so os principais mecanismos de transporte de ons cloreto atravs dos poros do concreto. Enquanto aquela ocorre na camada mais externa, isto , na superfcie do concreto, esta se desenvolve no interior do concreto. 63 Consiste no movimento de ons cloretos no interior do concreto, em meio aquoso (visto que a presena do teor de umidade mais intensa no interior do concreto), provocado pela diferena ou gradiente de concentrao inica, seja entre o meio externo e o interior do concreto, seja dentro do prprio concreto. Estas diferenas nas concentraes de cloretos suscitam o movimento desses ons em busca do equilbrio. Entretanto, para que ocorra a difuso inica, necessrio que haja uma interconexo dos capilares (porosidade aberta), bem como a existncia de um eletrlito o meio aquoso ou a umidade sem os quais a difuso inica no ocorre (CASCUDO,1997; CAVALCANTI FILHO, 2010). A difuso inica s ocorre se houver um teor mnimo de umidade que permita a movimentao dos ons. A difuso inica mais efetiva quando os poros da pasta de cimento hidratado esto saturados, mas tambm ocorre em concretos parcialmente saturados, segundo Neville (2007) apud Cavalcanti Filho (2010). Alm disso, a difuso dos ons cloreto ser tanto mais intensa quanto maior for a sua concentrao na soluo externa. Portanto, tomando por referncia uma estrutura de concreto semisubmersa, a difuso inica ocorre nas regies submersas, na de variao da mar (molhagem e secagem constantes) e naquelas sujeitas aos respingos e vapor do mar. Sabe-se que as adies (pozolana, escria de alto-forno, etc.) contribuem para o refinamento da estrutura porosa do concreto. Portanto, quanto menos poroso, menos permevel e mais compacto for o concreto, menor ser a difuso inica.

Para melhorar a resistncia abraso das superfcies de concreto, aconselha-se evitar, ao mximo, a segregao e a exsudao do concreto, atravs das seguintes medidas (adaptado de ANDRADE, 2005): Cuidado no lanamento do concreto, para evitar segregao; Garantir a qualidade, coeso e maior envolvimento dos agregados pela pasta de cimento; Empregar dosagem bem proporcionada e utilizando o abatimento o mais baixo possvel (desde que no prejudique o lanamento e acabamento do concreto); Evitar excesso de vibrao, que tambm resulta em segregao e exsudao; Respeitar o tempo de cura do concreto para garantir a mxima hidratao do cimento na superfcie, potencializando a dureza e a resistncia superficial do concreto.

Retrao hidrulica do concreto no estado fresco

O fenmeno que causa a fissurao do concreto no estado fresco (antes do fim da pega do cimento) conhecido como retrao plstica, a qual ocorre por meio da rpida evaporao da gua da superfcie exposta do concreto no endurecido. Essa perda de gua, por sua vez, se d pela exposio s intempries (vento, baixa umidade relativa e aumento da temperatura ambiente), originando tenses que tracionam a pea de concreto, gerando variao volumtrica e fissurao. (HASPARYK et al., 2005). A retrao plstica tambm conhecida como retrao hidrulica do concreto fresco. Medidas para prevenir a retrao plstica (adaptado de MEHTA e MONTEIRO, 1994): Umedecer as frmas; Umedecer os agregados quando secos; Construir quebra-vento temporrio (para reduzir velocidade do vento sobre superfcie do concreto) e proteo contra o sol; Evitar a exsudao da gua do concreto ao se tomar cuidados apropriados durante o lanamento e o adensamento do concreto; Manter baixa a temperatura do concreto fresco pelo resfriamento dos agregados e da gua de amassamento; Iniciar a cura imediatamente aps o trmino da pega (concreto j endurecido); Prazo sugerido para cura do concreto (adaptado de SOUZA e RIPPER, 1998): o Clima seco / quente / ventoso e agressividade ambiental normal: 1 a 3 dias; o Clima mido e elevada agressividade ambiental: 5 a 7 dias; o Clima seco / quente / ventoso e elevada agressividade ambiental: 10 a 14 dias. Adio de slica ativa no concreto (ou microsslica), material pozolnico oriundo das indstrias de ferro-ligas e silcio metlico, com alto teor de SiO2 (> 85%). Alm de reduzir o calor de hidratao do cimento, este material diminui a porosidade e permeabilidade, alm de melhorar a aderncia pasta/agregado, aumentando, consequentemente, a durabilidade, a resistncia mecnica e tambm a resistncia abraso, alm de diminuir a lixiviao. REAO LCALI-AGREGADO A reao lcali-agregado (RAA) pode ser definida como um termo geral utilizado para descrever a reao qumica que ocorre internamente em uma estrutura de concreto, envolvendo os hidrxidos alcalinos provenientes principalmente do cimento e alguns minerais reativos presentes no agregado utilizado. Como resultado da reao, so formados produtos que, na presena de umidade, so capazes de expandir, gerando fissuraes, deslocamentos e podendo levar a um comprometimento da estrutura (HASPARYK, 2005), afetando, inevitavelmente, sua durabilidade. A presena dos ons alcalinos (Na+, K+ e Ca2+) responsvel pelo pH da fase aquosa do concreto que garantir a passividade das armaduras quando seu valor for superior a 12 (NEPOMUCENO, 2005). Ressalta-se que o ataque de sulfatos, embora no afete a armadura diretamente, vai afet-la indiretamente. Isto ocorre porque, ao atacarem a portlandita (responsvel pela elevada alcalinidade natural do concreto, com pH variando entre 11,5 e 14), ocorre uma reduo na alcalinidade do sistema. Com a diminuio do pH, a camada passivadora do ao (que protege a armadura contra corroso) torna-se cada vez mais instvel, at desaparecer, facilitando o desencadeamento da corroso eletroqumica da mesma, quando exposta diretamente aos agentes agressivos (ons Cl-, CO2, etc.).

Ataque por cidos

Vrios so os tipos de cidos perigosos para o concreto, sejam eles inorgnicos (clordrico, sulfdrico, ntrico, carbnico, etc.) ou orgnicos (normalmente encontrados na terra, tais como actico, lctico, esterico, etc.). Em qualquer caso, a ao do on hidrognio provoca a formao de produtos solveis que, ao serem transportados pelo interior do concreto, o vo deteriorando (SOUZA e RIPPER, 1998). Os cidos reagem com o elemento de carter bsico da pasta de cimento (hidrxido de clcio ou portlandita), produzindo gua e sais de clcio, conforme a equao:

Esses sais de clcio podem ser muito ou pouco solveis, dependendo do tipo de cido. Se o sal de clcio produzido for muito solvel, poder ser facilmente lixiviado, aumentando a porosidade e a permeabilidade da pasta de cimento, abrindo caminho para a entrada de outros agentes de deteriorao. Entretanto, se o sal de clcio gerado na reao for pouco solvel ou mesmo insolvel, o mesmo ir atacar o concreto de forma muito mais lenta, podendo, inclusive, serem totalmente inofensivos, j que os sais de clcio pouco ou nada solveis, quando depositados nos poros, diminuem a permeabilidade do concreto gua (BAUER, 2008). Dentre os sais de clcio que podem deteriorar o concreto (resultantes da reao entre os cidos e o hidrxido de clcio) e a respectiva solubilidade, podem ser citados, conforme Tabela:

Dentre as medidas preventivas para minimizar a degradao por ataque de cidos, Andrade (2005) sugere: Adotar baixa relao a/c no concreto; Cuidados no transporte, lanamento e adensamento, com cura adequada; Uso de adies minerais (tais como as pozolanas) benfico, j que estas fixam o hidrxido de clcio Ca(OH)2 componente da pasta de cimento mais vulnervel ao ataque de cidos. Assim, o cimento CP IV mais indicado que os demais tipos de cimento, devido ao elevado teor de pozolana.

Anda mungkin juga menyukai