Anda di halaman 1dari 5

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA ISECENSA

MQUINAS TRMICAS
AR CONDICIONADO SPLIT

DANIEL DE LIMA MENDONA

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ ABRIL / 2013

AR CONDICIONADO SPLIT
O sistema Spit um sistema de refrigerao usado em equipamentos condicionadores de ar, que so similares aos equipamentos do tipo janela, sendo divididos em dois mdulos, denominados unidade interna (evaporadora) e unidade externa (condensadora). A caracterstica principal desse sistema o fato da unidade interna ser mais silenciosa do que o sistema convencional. O custo do equipamento cerca de 30 a 40% mais caro do que a unidade tipo janela, porm existe o custo dos materiais envolvidos na instalao e custos de mo-de-obra.

FUNCIONAMENTO
O sistema envolvido o chamado ciclo de refrigerao por compresso de vapor. Tal ciclo funciona baseado no deslocamento do gs refrigerante que impulsionado pela compresso de um dispositivo prprio chamado compressor. Este dispositivo possui um mecanismo atrelado a um motor eltrico que se desloca comprimindo o gs na cmara de compresso dentro do compressor.

TIPOS
Window Split uma mistura de ar condicionado janela e o tradicional ar condicionado split. Ele instalado nos espaos (buracos) j existente na parede.

Split Hi-Wall um split que permite a instalao na parede, por isso ele tambm chamado de parede. o tipo mais comum de split.

Multisplit Caractersticas semelhantes aos modelos de split Hi-Wall convencionais, porm voc pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. Indicado para refrigerar mais de um ambiente simultaneamente.

Split Cassete Modelo de ar-condicionado que possui at quatro vias para a sada do ar e pode ser instalado no teto ou no forro.

Split Piso-teto um modelo que pode ser instalado no piso ou no teto. Indicado para mdios e grandes ambientes, residenciais ou comerciais.

Split Canto Teto Ou teto canto, a unidade interna desse ar-condicionado (evaporadora) instalada no teto, no encontro entre duas paredes.

Split Quatro Lados Possui quatro sadas de ar, permitindo uma distribuio do ar por todo o cmodo. Pode ser instalado no centro, lateral ou canto.

Duto Tambm chamado de central ou dutado. Normalmente indicado para ambientes de grande porte, de carga trmica elevada, para climatizao de vrios ambientes simultaneamente.

DIMENSIONAMENTO
O dimensionamento trmico nunca pode ser abaixo do indicado. Isto pode trazer problemas para a aparelhagem, aumentando custos com manuteno e consumo de energia. O clculo SIMPLIFICADO feito da seguinte forma: Para cada metro quadrado, multiplica-se por 600 BTU Cada pessoa adicional soma 600 BTU (a primeira pessoa no contabilizada) Cada equipamento eletrnico soma 600 BTU

- Um quarto com 27m (3x3x3) necessita de um aparelho Split. Sabendo que existem 2 pessoas que usam o ambiente, dimensione o aparelho Split. 9m x 600 BTUs (uma pessoa, pois a primeira no conta) = 5400 BTUs Se o cmodo ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTUs para cada medida.

Anda mungkin juga menyukai