Anda di halaman 1dari 41

Comando do Corpo de Bombeiros

Preveno de Incndios (Novo CSCIP)


Md 3 Exigncias Estruturais e Arquitetnicas Cap. QOBM Amarildo

Exigncias Estruturais e Arquitetnicas


SUMRIO

Exigncias Estruturais de Segurana


Separao isolamento de risco (NPT 07) Compartimentao horizontal e vertical (NPT 09) Controle dos materiais de acabamento (NPT 10)

Exigncias Arquitetnicas
Sadas de emergncia (NPT 11)

Exigncias Estruturais
O Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico (CSCIP) estabelece vrias exigncias estruturais para segurana das edificaes, sendo:
Isolamento de Risco (NPT 07) Compartimentao Horizontal e Vertical (NPT 09) Materiais de acabamento (NPT 10)

Cada exigncia acima descriminada por uma Norma de Procedimento Tcnico.

Isolamento de Risco
O incndio em uma edificao pode se propagar para outra edificao por conveco (massas de gases aquecidos e fumaa), por fagulhas levadas pelo vento e principalmente por radiao, que a forma de transmisso de calor por ondas eletromagnticas. A NPT 07 estabelece critrios para o isolamento de risco de propagao de incndio por radiao de calor, conveco de gases quentes e a transmisso de chamas, garantindo que o incndio proveniente de uma edificao no se propague para outra, atendendo o previsto no CSCIP.

Isolamento de risco a distncia ou proteo, de tal forma que, para fins de previso das exigncias de medidas de segurana contra incndio, uma edificao seja considerada independente em relao adjacente.
4

Isolamento de Risco
Edificao expositora: Construo na qual o incndio est ocorrendo, responsvel pela radiao de calor, conveco de gases quentes ou transmisso direta de chamas. a que exige a maior distncia de afastamento, considerando-se duas edificaes em um mesmo lote ou propriedade. Edificao em exposio: Construo que recebe a radiao do calor, conveco de gases quentes ou a transmisso direta de chamas.
A distncia mnima de segurana entre edificaes baseada em estudos nos quais materiais combustveis podem inflamar-se quando submetidos a uma energia trmica de 12,5 kW/m
5

Isolamento de Risco
O tipo de propagao e o consequente tipo de isolamento a ser adotado dependem do arranjo fsico das edificaes que podem ser:

1- Entre fachadas radiao trmica

2- Entre cobertura e fachada

3- Entre edificaes geminadas de mesma altura

4- Entre edificaes geminadas de altura diferente

Isolamento de Risco
O isolamento de risco pode ser obtido por:

1- Distncia de segurana entre fachadas

2- Distncia de segurana entre cobertura e fachada

3- Por paredes corta-fogo sem aberturas entre edificaes contiguas 7

Isolamento de Risco
Parmetros preliminares para distncia de separao:
A propagao por radiao trmica depende basicamente do nvel de radiao proveniente de uma edificao em chamas. O nvel de radiao est associado severidade do incndio, rea de aberturas existentes e resistncia ao fogo dos vedos (vedantes). Dentre vrios fatores que determinam a severidade de um incndio, dois possuem importncia significativa e esto relacionados com o tamanho do compartimento incendiado e a carga de incndio da edificao. O tamanho do compartimento est relacionado com a dimenso do incndio e a relao largura e altura do painel radiante e localizados na fachada.

Isolamento de Risco
A Tabela abaixo indica qual a parte da fachada a ser considerada no dimensionamento:

Isolamento de Risco
Para as edificaes que possuem fachadas no paralelas ou no coincidentes, devem-se efetuar os dimensionamentos de acordo com a Tabela 1 e aplicar a distncia para o ponto mais prximo entre as aberturas das edificaes:

10

Compartimentao
Tcnica que consiste na interposio de elementos de construo resistentes ao fogo (paredes resistentes ao fogo, portas, selos e dampers corta-fogo), destinadas a separar um ou mais locais do restante da edificao, de forma a evitar ou minimizar a propagao do fogo, calor e gases aquecidos, interna ou externamente ao edifcio, no mesmo pavimento ou para pavimentos elevados consecutivos ou no.

11

Compartimentao
COMPARTIMENTAO HORIZONTAL: destina-se a confinar o incndio no pavimento atingido e evitar a sua propagao, criando tambm num mesmo pavimento locais menores nos quais o fogo possa ser isolado e confinado, evitando a sua propagao no sentido horizontal.

12

Compartimentao
COMPARTIMENTAO HORIZONTAL:

obtida atravs de:


Paredes de compartimentao de reas; Portas e vedadores corta-fogo nas paredes de compartimentao; Selagem corta-fogo nas passagens das instalaes prediais existentes na parede de compartimentao; Registros ou dampers corta-fogo nas tubulaes de ventilao e arcondicionado;
Parede de compartimentao

Portas corta-fogo de acesso a unidades autnomas.

Dampers corta-fogo Selo corta-fogo

13

Compartimentao
COMPARTIMENTAO VERTICAL: A compartimentao vertical destina-se a confinar o incndio no pavimento atingido e evitar a sua propagao em sentido vertical para o pavimento sucessivo.

14

Compartimentao
COMPARTIMENTAO VERTICAL:

conseguida atravs de:


Entrepisos corta-fogo;

Enclausuramento de escadas por meio de paredes corta-fogo de compartimentao;


Enclausuramento de elevadores e montacarga; Poos para outras finalidades por meio de porta corta-fogo; Selos corta-fogo; Registros corta-fogo (dampers);

Selos corta-fogo

Elementos construtivos corta-fogo de separao vertical entre pavimentos consecutivos.

Entre-pisos corta fogo 15

Compartimentao
rea mxima de compartimentao:

16

Controle dos Materiais de acabamento e revestimento


A NPT 10 estabelece as condies a serem atendidas pelos materiais de acabamento e de revestimento empregados nas edificaes, para que, na ocorrncia de incndio, restrinjam a propagao de fogo e o desenvolvimento de fumaa, atendendo ao previsto no CSCIP. Material de revestimento: todo material ou conjunto de materiais empregados nas superfcies dos elementos construtivos das edificaes, tanto nos ambientes internos como nos externos, com finalidades de atribuir caractersticas estticas, de conforto, de durabilidade etc. Incluem-se como material de revestimento, os pisos, forros e as protees trmicas dos elementos estruturais. Material de acabamento: Todo material ou conjunto de materiais utilizados como arremates entre elementos construtivos (rodaps, mata-juntas, golas etc.).
17

Controle dos Materiais de acabamento e revestimento


O Controle do Materiais de Acabamento e Revestimento - CMAR empregado nas edificaes destina-se a estabelecer padres para o no surgimento de condies propcias do crescimento e da propagao de incndios, bem como da gerao de fumaa. De acordo com o CSCIP deve ser exigido o CMAR, em razo da ocupao da edificao, e em funo da posio dos materiais de acabamento, materiais de revestimento e materiais termo-acsticos, visando: Piso; Paredes/divisrias; teto/forro; cobertura.
O CMAR NO ser exigido nas edificaes com rea menor ou igual a 1.000 m2 e altura menor ou igual a 9,0 m nos grupos/divises: A, C, D, E, G, F-9, F-10, H-1, H-4, H-6, I, J.
18

Controle dos Materiais de acabamento e revestimento


As exigncias quanto a utilizao dos materiais sero requeridas conforme a classificao da Tabela B da NPT 10, incluindo as disposies estabelecidas nas respectivas Notas genricas.

19

Controle dos Materiais de acabamento e revestimento


Para a classificao dos materiais de revestimentos de piso utiliza-se a tabela A1.

20

Controle dos Materiais de acabamento e revestimento


Para a classificao dos demais materiais EXCETO de revestimentos de piso utiliza-se a tabela A2.

21

Controle dos Materiais de acabamento e revestimento


Exemplo de aplicao de materiais de acabamento e revestimento.

22

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


A NPT 011 estabelece os requisitos mnimos necessrios para o dimensionamento das sadas de emergncia, para que sua populao possa abandonar a edificao, em caso de incndio ou pnico, completamente protegida em sua integridade fsica, e permitir o acesso de guarnies de bombeiros para o combate ao fogo ou retirada de pessoas, atendendo ao previsto no CSCIP. Esta NPT 011 se aplica a todas as edificaes, exceto para os locais destinados diviso F-3 e F-7, com populao total superior a 2.500 pessoas, onde deve ser consultada a NPT 012. Para efeito da NPT 011 as edificaes classificam-se quanto a ocupao e altura de acordo com o CSCIP.
23

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Sada de emergncia, rota de fuga, rota de sada ou sada: Caminho contnuo, devidamente protegido e sinalizado, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balces, vestbulos, escadas, rampas, conexes entre tneis paralelos ou outros dispositivos de sada, ou combinaes desses, a ser percorrido pelo usurio em caso de emergncia, de qualquer ponto da edificao, recinto de evento ou tnel, at atingir a via pblica ou espao aberto (rea de refgio), com garantia de integridade fsica.

24

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Dimensionamento das sadas Clculo da populao:
As sadas de emergncia so dimensionadas em funo da populao da edificao; Exclusivamente para o clculo da populao, devem ser includas nas reas de pavimento:
reas de terraos, sacadas, beirais e assemelhados, excetuadas aquelas pertencentes s edificaes dos grupos de ocupao A, B e H; as reas totais cobertas de edificaes F-3 e F-6, inclusive quadras poliesportivas e assemelhados; as reas de escadas, rampas e assemelhados, no caso de edificaes dos grupos F-3, F-6 e F-7, quando em razo de sua posio em planta, estes lugares puderem, eventualmente, ser utilizados como arquibancadas.

Exclusivamente para o clculo da populao, as reas de sanitrios, corredores e elevadores nas ocupaes D e E, bem como reas de sanitrios e elevadores nas ocupaes C e F, so excludas das reas de pavimento.
25

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Largura das Sadas:
A largura das sadas deve ser dimensionada em funo do nmero de pessoas que por elas deva transitar, observados os seguintes critrios: a) os acessos so dimensionados em funo dos pavimentos que servirem a populao; b) as escadas, rampas e descargas so dimensionadas em funo do pavimento de maior populao, o qual determina as larguras mnimas para os lanos correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido de sada. Para o clculo das sadas utilizada a frmula:

N = P/C , onde
N = Nmero de unidades de passagem, arredondado para nmero inteiro P = Populao, conforme coeficiente da tabela 1 do (anexo A) C = Capacidade da unidade de passagem conforme tabela 1 (anexo A)
26

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Largura das Sadas:
As larguras mnimas das sadas de emergncia, em qualquer caso, devem ser de 1,20 m (pela NBR 9077 era 1,10m) para as ocupaes geral, ressalvando o disposto abaixo:

1,65 m, correspondendo a trs unidades de passagem de 0,55 m, para as escadas, os acessos (corredores e passagens) e descarga, nas ocupaes do grupo H, diviso H-2 e H-3;
1,65 m, correspondendo a trs unidades de passagem de 0,55 m, para as rampas, acessos (corredores e passagens) e descarga, nas ocupaes do grupo H, diviso H-2; 2,20 m, correspondendo a quatro unidades de passagem de 0,55 m, para as rampas, acessos s rampas (corredores e passagens) e descarga das rampas, nas ocupaes do grupo H, diviso H-3.

27

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Largura das Sadas:
No dimensionamento de sadas utilizase a tabela ao lado.
Exemplo: Clculo de sada de Boate com 500m2 (F6 = 2 pessoas p/ m2); N= P/C P = 500 x 2 = 1000 pessoas Acesso e Portas: N = 1000 / 100 = N= 10 UP = 10x0,55 = 5,5m de sada no mn 2 portas

28

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Distncias Mximas a Percorrer:
As distncias mximas a serem percorridas constantes da tabela 2 sero contadas da porta de acesso da unidade autnoma mais distante, desde que o seu caminhamento interno no ultrapasse 10,0 m. Falta de leiaute as distancias sero reduzidas em 30%;

29

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Portas de sada de emergncia:
As portas das rotas de sadas e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas, em comunicao com os acessos e descargas, devem abrir no sentido do trnsito de sada.

As portas dos locais que possuem capacidade de pblico de at 200 pessoas podero possuir portas de correr em substituio as portas de abertura no sentido de fuga, desde que permaneam permanentemente abertas durante o horrio de funcionamento comercial.
Em salas com capacidade acima de 200 pessoas e nas rotas de sada de locais de reunio com capacidade acima de 200 pessoas, as portas de comunicao com os acessos, escadas e descarga devem ser dotadas de ferragem do tipo anti-pnico. As portas de acesso principal, com comunicao direta ao exterior, podem ser dispensadas da exigncia anterior, desde que haja compromisso do responsvel pelo uso, atravs de termo de responsabilidade das sadas de emergncia, assinado pelo proprietrio ou responsvel pelo uso, de que as portas permanecero abertas durante a realizao dos eventos.
30

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Portas de sada de emergncia:

Porta de sada com barra anti-pnico locais capac > 200p

Porta de sada sentido de fuga locais capac < 50p

Porta de correr abertas durante horrio de funcionamento

31

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Escadas de sada de emergncia:
Em qualquer edificao os pavimentos sem sada em nvel devem ser dotados de escadas enclausuradas ou no, atendendo o seguinte:
ser constitudas com material estrutural e de compartimentao incombustvel; oferecer resistncia ao fogo nos elementos estruturais; atender as condies especficas estabelecidas na NPT 010/11 CMAR; ser dotadas de guardas em seus lados abertos conforme; ser dotadas de corrimos em ambos os lados.

32

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Escadas de sada de emergncia:
A seleo do tipo de escada realizada de acordo com a ocupao da edificao e sua altura e segue os parmetros da tabela 3 da NPT 011 (ao lado). A largura das escadas devem ser proporcionais ao n de pessoas que por ela transita, em funo da populao usa-se a frmula N=P/C (j vista) A largura mnima das escadas de sada de emergncia de 1,20m. So admitidas dimenses menores para os casos de escadas de uso privativo: Populao menor que 20 pessoas Largura mnima de 80cm Possuir corrimos, piso antiderrapante e incombustvel.
33 Tabela 3 Seleo da escada pela ocupao

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Escadas de sada de emergncia - Degraus:
O Degraus devem ter altura h compreendida entre 16 cm e 18 cm, com tolerncia de 0,5 cm; ter largura b dimensionada pela frmula de Blondel: 63 cm < (2h + b) < 64 cm O comprimento dos patamares deve ser: p = (2h + b) n + b

34

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Escadas de sada de emergncia Corrimo e guarda corpo:
As escadas de sada de emergncia devem ser dotadas de corrimos em ambos os lados da escada com altura entre 080 e 0,92m. Possuir guardas nos lados abertos da escada, de forma a evitar a queda de pessoas, podendo ser de um dos materiais e formas abaixo: alvenaria, grade ou balastres e vidro temperado.

corrimo

Guarda-corpo
35

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Escadas de sada de emergncia Escada Enclausuradas:
So escadas que proporcionam fuga segura de uma edificao.

Devem possuir paredes resistentes ao fogo por 120min.


Ser construdas em material incombustvel, com piso incombustvel e antiderrapante. Possuir sinalizao e iluminao emergncia. Possuir portas corta fogo (resistentes a 90min), abrindo no sentido de fuga. Possuir corrimos e guarda corpo em ambos os lados. Devem atender a todos os pavimentos. Existem basicamente 3 tipos de escada enclausurada: Protegida; Prova de Fumaa; Pressurizada.
36

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Escadas de sada de emergncia Escada Protegida:
Possue caixa envolvida em paredes corta-fogo (resist. 120min).
Possuem portas corta-fogo (resistentes no mnimo a 90min). Possue entrada de ar puro na parte inferior junto ao solo. Possue alapo de sada de fumaa na parte superior. Devem possuir janelas abrindo para espao exterior em todos os pavimentos exceto no trreo (facultativo)

37

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Escadas de sada de emergncia Escada Prova de Fumaa:
Possue caixa envolvida em paredes corta-fogo (resist. min 120min).
Possue antecmaras com dutos e venezianas para entrada de ar puro e sada da fumaa. Possue portas corta-fogo (resistentes no mnimo a 90min). Possue entrada de ar puro na parte inferior junto ao solo. Possue veneziana de sada de fumaa na parte superior (1m acima da edificao).

38

Exigncias Arquitetnicas Sadas de Emergncia


Escadas de sada de emergncia Escada Pressurizada:
As escadas pressurizadas devem seguir alm dos parmetros das escadas a Prova de Fumaa;
Seguem os parmetros especficos da NPT 013 Pressurizao de escadas; No possuem antecmaras; Devem possuir estanqueidade suficiente para manter o fluxo de ar contnuo, que evita a entrada de fumaa no corpo da escada.

39

Resumo
Tente Responder as seguintes questes?
O que isolamento de risco? Quais os 3 formas de se obter o isolamento de risco? Qual o objetivo da compartimentao? Cite 2 formas de se obter a compartimentao vertical? Qual o objetivo do Controle dos materiais de revestimento e acabamento? O que sada de emergncia? Qual a largura mnima das sadas de emergncia de acordo com a NPT 11 do CSCIP? Qual a diferena de escada protegida e escada a prova de fumaa?
40

Referncias Bibliogrficas

Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico do CBPMPR-2012; NPT 007 Separao entre as edificaes isolamento de risco; NPT 008 Compartimentao horizontal e vertical; NPT 010 Controle dos materiais de acabamento e revestimento; NPT 011 Sadas de emergncia; NPT 013 Pressurizao de Escadas de Segurana.

41

Anda mungkin juga menyukai