Anda di halaman 1dari 13

5 Materiais Magnticos 5.1. Introduo O magnetismo ou fora magntica fundamental na gerao e aproveitamento d corrente eltrica.

a. Qualquer tipo de sistema, ou equipamento eletro-eletrnico, conter em seus circuitos efeitos magnticos ou componentes magnticos. Desta forma, a existncia de equipamentos como motores, geradores, instrumentos eltricos, medidores, componentes magnticos, etc. seria impossvel se os fenmenos magnticos no fossem compreendidos e dominados. Os materiais magnticos e ferromagnticos, substncias que so atradas por foras magnticas, tem uma importncia no fato de que podem permitir o estabelecimento de fenmenos magnticos em uma rea de interesse estritamente necessria, devido a sua caracterstica de concentrador de linhas de fora magntica. Exemplo mais antigo de material ferromagntico a magnetita (Fe3O4), ou im permanente, descoberta pelos gregos na cidade de Magnsia, na sia Menor e cuja propriedade de atrair corpos de ferro deu incio ao estudo do magnetismo. 5.2. Algumas Definies Importantes - Linha de Fora: Linha imaginria orientada do plo norte para o plo sul, no exterior do im, e do sul para o norte no interior do mesmo. O conjunto linhas de fora determina a abrangncia do campo magntico. - Fluxo (): Nmero de linhas de fora no campo magntico. Sua unidade no SI o Weber (Wb). - Circuito Magntico: Caminho fechado percorrido pelas linhas de fora de um campo magntico. - Magneto ou Im:

Material natural (magnetita) ou artificial (produzida por magnetizao induzida) que se apresenta como um gerador de campo magntico. - Campo Magntico: Regio do espao, ou meio, onde so observveis efeitos magnticos produzidos por uma fonte magntica, ou fora magnetomotriz. - Fora Magnetomotriz: a fora geradora do fluxo do campo magntico. Sua unidade no SI o ampere, podendo-se, em caso de dvida, cham-la de ampere-espira (Ae). - Relutncia: Oposio feita ao estabelecimento do fluxo no circuito magntico. Similar ao conceito da resistncia eltrica nos circuitos eltricos; a relutncia proporcional ao comprimento do circuito magntico (l) e inversamente proporcional seo A de propagao e permeabilidade () do meio onde se estabeleceu o campo. R = l / ( . A) - Permencia: o inverso da relutncia. - Permeabilidade: Tambm conhecida como permencia especfica, concerne a maior ou menor facilidade com que o meio se deixa atravessar pelo fluxo magntico circulante, resistindo em maior ou menor grau orientao dos dipolos de suas molculas no sentido do fluxo. A permeabilidade aumenta com a temperatura, para os valores abaixo do Ponto Curie do material. (Ponto Curie a temperatura acima da qual as substncias ferromagnticas tornam-se compostos paramagnticos) - Relutividade: o inverso da permeabilidade. - Densidade de Fluxo ou Induo Magntica: [Ae/Wb] (1)

Nmero de linhas de fora por unidade de superfcie perpendicular propagao do fluxo. B=/A - Intensidade de Campo Magntico: a fora magnetomotriz por unidade de comprimento da trajetria do fluxo magntica. Mede a fora ou intensidade de um campo magntico. numericamente proporcional ao nmero de linhas de fluxo por unidade de rea do espao livre. H=F/l - Permeabilidade relativa: A permeabilidade dos corpos, ou seja, a maior ou menor facilidade com que se deixam atravessar pelo fluxo magntico, expressa em funo da permeabilidade no vcuo, 0, com a introduo do conceito de permeabilidade relativa. = 0 . r onde: 0 = 4.10-7 [A/m] (3) [Tesla = Weber/m2] (2)

5.3. Classificao dos Materiais Quanto Permeabilidade 5.3.1. Materiais Indiferentes o material que no exerce ao alguma sobre as linhas de fora que intercepta. Exemplo: cobre, madeira, plsticos, ar, etc. Sua permeabilidade considerada referncia igual a 0, r = 1.

5.3.2. Materiais Diamagnticos Esses materiais afastam ligeiramente as linhas de fora magnticas que o interceptam. Exemplo:

Substncias Ouro Mercrio Prata gua Zinco Bismuto

r 1- 35.10-6 1- 12.10-6 1- 20.10-6 1- 175.10-6 1- 10.10-6 0,9999986

Permeabilidade ligeiramente menor que 0. Obs: O bismuto tem sua resistncia eltrica alterada quando atravessado pelo fluxo magntico, sendo, por essa razo, aproveitado nos instrumentos de medio do campo magntico. 5.3.3. Materiais Paramagnticos Esses materiais tendem a concentrar ligeiramente as linhas de fora de um campo magntico. Exemplo: Substncias Alumnio Paladium Platina Oxignio Berlio r 1+ 22.10-6 1+ 690.10-6 1+ 330.10-6 1+ 1,5.10-6 1,000000079

Esses materiais tornam-se ferromagnticos em temperaturas acima do Ponto Curie. 5.3.4. Materiais Ferromagnticos Estes materiais concentram fortemente as linhas de fora do campo magntico. Sua permeabilidade muito maior que a do vcuo. O ferro , por excelncia, o

principal elemento para aplicaes magnticas. Outros exemplos de materiais magnticos so: Substncias Cobalto Nquel Ferro fundido Ao Ferro para transformar Chapas dnamo Ferro muito puro Metal um (Ni+Cr+Cu+Fe) r 60 50 30 a 800 500 a 5.000 5.500 4.000 a 6.000 8.000 100.000

Obs. 1: Quando dois materiais de permeabilidades diferentes apresentam-se como caminho para o fluxo magntico, este se dirige para o de maior permeabilidade; o princpio da relutncia mnima, aplicado quando se necessita liberar um dispositivo das influncias magnticas (blindagem magntica). Obs. 2: Os materiais ferromagnticos condutores apresentam um aprecivel efeito peculiar, mesmo nas baixas freqncias. Obs. 3: Os materiais ferromagnticos tornam-se paramagnticos em temperaturas superiores ao Ponto Curie do material. Obs. 4: Os materiais ferromagnticos, com o crescimento do fluxo circulante, tendem a diminuir a sua permeabilidade, tanto mais rapidamente quanto mais se aproximam da saturao. 5.4. Eletroms Os mesmos efeitos dos ims permanentes podem ser obtidos com o efeito magnetizante da corrente eltrica. Um condutor, percorrido por uma corrente eltrica, cria em torno de si um campo magntico (com o sentido determinado pela regra do

saca-rolha ou da mo direita), tanto mais intenso quanto maior for a corrente que o percorre. Os fluxos de dois condutores vizinhos, conduzindo no mesmo sentido, se compem envolvendo o conjunto, o que nos mostra que as linhas de fora magntica nunca se cruzam. Dois condutores paralelos, conduzindo corrente em sentidos opostos, tendem a produzir linhas de fora que se afastam entre si. Enrolando-se o fio condutor em hlice, e seccionando-a em sentido axial, ter-se o esquema a seguir para o campo magntico criado por uma corrente unidimencional que o percorre. Figura 1 As linhas de fora, oriundas da ao magnetizante da corrente, formam um campo magntico orientado, semelhante ao dos ims permanentes. O aumento do nmero de linhas de fora ser obtido aumentando-se a corrente que percorre a bobina, ou o nmero de espiras por unidade de comprimento do circuito magntico, ou o nmero de ampere-espira. O nmero de amperes-espira de bobina, em conseqncia, constituir a causa da formatao do fluxo, e este, o efeito; o valor do fluxo depender tambm da relutncia do circuito magntico. Assim, similarmente ao estabelecido para o circuito eltrico, ter-se-, em analogia, Lei de Ohm: = Fmm / R onde: - fluxo (efeito); Fmm fora magnetomotriz (causa); R relutncia (oposio). A fora magnetomotriz fornecida pelo nmero de amperes-espira N.I, onde I a corrente que circula e N o nmero de espiras. O nmero de linhas de fora oriunda (4)

de uma Fmm unitria (plo unitrio) dever ser 4, uma vez que colocado o plo no centro de uma esfera de raio unitrio este dever emitir uma linha de fora por unidade de rea da oferta. Em conseqncia, a Fmm ser assim dimensionada: Fmm = 4NI (5)

Substituindo a (5) e a (1) equao na (4) equao, teremos: = 4NIA / l (6)

Dividindo-se ambos os membros pela seo A do campo, vir a expresso da densidade de fluxo: B = 4NI / l Sendo: H = 4NI / l Resulta: B=H (9) (8) (7)

5.5. Meios de Propagao do Fluxo Magntico Meio no-saturado: So os meios indiferentes, diamagnticos e paramagnticos, onde a permeabilidade aproximadamente constante e de valor prximo a 0. Meio saturvel: So os materiais magnticos, onde a permeabilidade magntica muito maior que 0. 5.5.1. Curva de Saturao ou de Induo ou de Magnetizao A permeabilidade dos materiais magnticos (alto ) no uma constante e sim uma funo de H; a expresso B = H, em conseqncia, no pode ser calculada e sim obtida, experimentalmente, atravs de curvas levantadas para cada material. Curva B x H

Todo material ferromagntico, submetido a uma magnetizao, tende a se opor s variaes de fluxo resultantes da excitao aplicada. Conseqentemente, dizemos que o material se ope, a cada instante, tanto ao crescimento do fluxo, quanto ao seu decrscimo. Tal reao da origem ao fenmeno conhecido como histerese magntica no material, ou lao de histerese, tanto maior quanto mais forte for a oposio apresentada pelo mesmo. Quando submetemos um material ferromagntico a uma excitao alternada H, a densidade de fluxo B apresenta-se segundo uma curva chamada lao de histerese. Figura 2 A histerese uma forma de frico magntica e, para um dado valor mximo de densidade de fluxo, produz uma perda de potncia por unidade de volume, que proporcional freqncia e rea definida pelo lao da histerese, Na figura 2, vem-se dois laos de histerese de um determinado material submetido as excitaes mximas H1 e H2. Para excitaes mximas superiores a H2, a densidade de fluxo B no mantm a mesma taxa de variao anterior, isto , teremos atingido a saturao magntica do material. A inclinao da curva resultante da unio dos bicos dos laos de histerese nos informa sobre permeabilidade do material. = B / H Sendo a curva de induo B x H no-linear, conclumos que a permeabilidade varia dinamicamente, apresentando maiores valores nas regies afastadas dos nveis de saturao. As curvas B x H dos materiais magnticos so indispensveis nos clculos e projetos com esses componentes, sendo normalmente fornecidos pelos fabricantes como parte de suas especificaes.

5.6. Ligas Ferromagnticas A unio do ferro com outros materiais produz ligas ferromagnticas de especiais propriedades. A mistura do nquel com o ferro, em propores diversas, produz ligas com variadas propriedades; exemplificando, a adio de 30% de nquel ao ferro produz uma liga fracamente magntica e com condutividade percentual de 1,9%, enquanto 78% de nquel, em uma liga convenientemente tratada pelo calor, nos fornece uma alta permeabilidade. Ferro-Nquel As ligas de ferro-nquel so muito sensveis ao tratamento pelo calor que lhes aumenta a permeabilidade. Dentre elas destacamos: Permalloy-78 (78,5% de nquel + ferro) alta permeabilidade, alta densidade de fluxo, campo magntico baixo, baixa perda por histerese. Nicaloy (47 a 50% de nquel + ferro) alta densidade de fluxo, alta permeabilidade. Ferro-Silcio Pequenas quantidades de silcio ligadas ao ferro produzem apreciveis efeitos nos aspectos de inibio do envelhecimento do ferro e aumento da resistividade da liga. A presena do silcio diminui a intensidade de saturao do ferro, mas, em compensao, praticamente anulada a fadiga magntica do material, conseguindose conservar constantes a permeabilidade e a perda por histerese. Sob o ponto de vista mecnico, observa-se que, acima de certos teores, o silcio torna a liga frgil e difcil de se trabalhar. Estas ligas so empregadas em: em motores fracionrios, peas polares e em circuitos magnticos de alta permeabilidade; em geradores de melhor qualidade; em transformadores de potncia pequena e mdia;

em rels, reatores, e em circuitos magnticos de medidores eltricos.

As chapas de ferro-silcio de gro orientado so utilizadas na tecnologia de ncleos dos transformadores trifsicos e monofsicos de potncia elevada. Ncleos em P de Ferro e Aglomerados Pela tecnologia aplicada na obteno dessas ligas h o aparecimento de entreferros disseminados na estrutura. Esses materiais ferromagnticos so constitudos de gros finos de ferro em p, isolados uns dos outros e comprimidos. o material ideal para os ncleos de pequenas bobinas e transformadores empregados em telefonia, eletrnica, comunicaes e transformadores de fora. As perdas por histerese e correntes parasitas de Foucault so reduzidas. Os entreferros existentes prejudicam a permeabilidade que, no entanto, pode ser melhorada por tratamento trmico. 5.7. Envelhecimento No ferro submetido a temperaturas elevadas durante grandes perodos (ncleo de transformadores e rotores em servio contnuo), desenvolve-se fadiga magntica, que se manifesta por diminuio da permeabilidade e aumento das perdas por histerese: o envelhecimento do material. Um aquecimento prolongado, embora com temperaturas baixas, 50C, por exemplo, produzir efeito aprecivel sobre a permeabilidade. Esse efeito aumenta com a temperatura, podendo as perdas por histerese atingirem at 100% de aumento. Os aos ao silcio modernos (ferro+carbono+silcio) tem caractersticas tais que praticamente no envelhecem. 5.8. Impurezas no Ferro

No ferro so comuns o carbono, mangans, silcio, cobre, enxofre, fsforo e oxignio. As impurezas, de um modo geral, aumentam as perdas por histerese e diminuem a permeabilidade. Carbono: Aumenta a resistividade, diminui a permeabilidade, baixa o ponto de saturao, aumenta a fora coercitiva e a retentividade. Mangans: Propores pequenas no so prejudiciais, quando atige 12%, o ao se torna no-magntico. Silcio: At 6,5% favorece as propriedades magnticas, diminuindo, no entanto, sua ductilidade (torna-se quebradio). Alumnio, arsnico e estanho tem efeitos similares, porm no to bons. Cobre: At 0,5% favorece as propriedades magnticas do ferro, aumentando sua resistncia corroso. Enxofre, Fsforo e Oxignio: de efeitos nocivos, devendo ser reduzidos at os limites mais baixos possveis. 5.9. Chapas e Cintas Magnticas Nome que se d s chapas de ferro e ao silcio utilizadas nos circuitos magnticos. Ligadas ao silcio, constituem-se como melhor material para mquinas e aparelhos eltricos, destinados a servio contnuo. O silcio tem por funo impedir o envelhecimento do ferro. As chapas de melhor qualidade tm o maior percentagem de Si (4 a 5%). O Si endurece o material, tornando-o quebradio, razo pela qual no ultrapassada a porcentagem de 5% de Si nessas ligas. O custo dessas chapas sobe quanto mais elevada for a porcentagem de Si (menores perdas). As chapas magnticas tm sua fabricao normalizada, sendo suas perdas mximas tabeladas. O recebimento desse material, devidamente especificado,

consiste em si verificar se as perdas que apresentam excedem aos valores tabelados, alm de outros testes, claramente especificados em normas. 5.10. Ims Permanentes Fora Coercitiva (HC): Ou coercivitiva a fora desmagnetizante capaz de reduzir a induo residual a zero. medida em Oersted. Induo Residual (BR): Ou retentividade a magnetizao residual que permanece no material aps a reduo da fora desmagnetizante a zero. Energia Interna do Im: A qualidade de um material magntico para ser utilizado como gerador magntico permanente (im permanente) dimensionada pelo produto (HD x BD)max., isto , pelo valor mximo do produto HDBD obtido da curva de desmagnetizao do material. O tipo de liga empregado hoje em dia, e de mais ampla aplicao, a fornecida sob o nome de Alnico. Existe diversos tipos de Alnicos. 5.10.1. Estabilizao por Tratamento Trmico Os ims tratados termicamente no se encontram, em geral, em condies magnticas estveis, uma vez que pode ocorrer envelhecimento progressivo espontneo, durante perodos muito grandes. Entende-se aqui por tratamento trmico aquele a que submetido o ao para fixao de sua dureza. A fim de ser suprimida a possibilidade de envelhecimento espontneo, usa-se o processo de envelhecer o material artificialmente, at um ponto em que possa ser considerado estvel e adequado ao fim que se destina. O ao cobalto temperado a 950C envelhecido durante 5 horas a 100C, com o que sofrer uma diminuio progressiva de sua fora coercitiva e um aumento da induo residual.

5.10.2. Estabilizao por desmagnetizao Parcial A deteriorizao do im permanente se d principalmente por trs razes: variao em sua estrutura interna; choques mecnicos; campos magnticos exteriores.

Contornam-se as variaes de estrutura interna pelo envelhecimento antecipado; os eventuais choques mecnicos, submetendo-se o material a choques iniciais, de modo a que venham a sofrer mais tarde no tenham influncia; e os efeitos de campos desmagnetizantes, por uma desimantao parcial.

Anda mungkin juga menyukai