Anda di halaman 1dari 11

COBRE

Histria do Cobre
O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 13.000 a.C. foi encontrado na superfcie da Terra em forma de "cobre nativo ", o metal puro em seu estado metlico. Usado inicialmente, como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objeto de decorao, o cobre tornou-se, pela sua resistncia, uma descoberta fundamental na histria da evoluo humana. Os historiadores concordam que as primeiras descobertas importantes do cobre deram-se na rea compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, ao Norte do Golfo Prsico. Nesta rea, considerada como o lugar da primeira civilizao do mundo, foram encontrados objetos de cobre de mais de 6.500 anos. Os Romanos designaram o cobre com o nome de "Aes Cyprium", o Metal de Cyprus, j que a Ilha de Cyprus ( Chipre ) foi uma das primeiras fontes do metal. Com o tempo, o nome se transformou em Cyprium e depois em Cuprum, originando o simbolo qumico "Cu". Atravs dos sculos, o cobre foi identificado pelo smbolo , que uma forma modificada do antigo hieroglifo usado pelos egpcios para representar a vida eterna. O fato de se ter encontrado objetos de cobre to antigos em diversos lugares do mundo prova das propriedades nicas do metal : durabilidade, resistncia corroso, maleabilidade, ductibilidade e fcil manejo. Apesar de sua antigidade, o Cobre manteve, aliado aos metais mais novos, um papel predominante na evoluo da humanidade, sendo utilizado em todas as fases das revolues tecnolgicas pelas quais o ser humano j passou. As minas de cobre mais importantes do mundo, esto localizadas no Chile, Estados Unidos, Canad, Rssia e Zmbia. Em 1874, foi descoberta a mina Caraba, no serto da Bahia. Somente aps 70 anos que foram iniciados os trabalhos de prospeco. Em 1969 , 25 anos mais tarde, o empresariado brasileiro, sob a liderana do Grupo Pignatari, estabeleceu uma planta de metalurgia em Dias D'vila, Bahia, para a produo de cobre eletroltico. No incio da dcada de 80, a Caraba comeou a produzir cobre eletroltico e, no final da dcada, em 1988, ocorreu o desmembramento entre a mina e a planta de metalurgia, com a privatizao desta ltima, que adotou o nome de Caraba Metais.

O Ciclo Indstrial do Cobre Metalurgia


As minas de cobre so classificadas de acordo com o sistema de explorao: Minas Cu Aberto so aquelas cujo mineral se encontra prximo da superfcie e Minas Subterrneas, aquelas em que o mineral se encontra em profundidade, necessitando de explosivos para sua extrao. Da mina sai o minrio contendo de 1% a 2% de cobre. Depois de extrado, britado e modo, o minrio passa por clulas de flotao que separam a sua parte rica em cobre do material inerte e converte-se num concentrado, cujo teor mdio de cobre de 30%. Este concentrado fundido em um forno onde ocorre a oxidao do ferro e do enxofre, chegando-se a um produto

intermedirio chamado matte, com 60% de cobre. O matte lquido passa por um conversor e, atravs de um processo de oxidao ( insufla oxignio para a purificao do metal ), transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que contm ainda impurezas como resduos de enxofre, ferro e metais preciosos. O cobre blister, ainda no estado lquido, passa por processo de refino e, ao seu final, moldado, chegando ao nodo com 99,5% de cobre. Aps resfriados, os nodos so colocados em clulas de eletrlise. So ento intercalados por finas chapas de cobre eletroltico, denominadas chapas de partida. Aplicando-se uma corrente eltrica, o cobre se separa do nodo e viaja atravs do eletrlito at depositar-se nas placas iniciadoras, constituindo-se o catodo de cobre, com pureza superior a 99,99%. Este catodo moldado em suas diferentes formas comerciais para, posteriormente, ser processado e transformado em fios, barras e perfis, chapas, tiras, tubos e outras aplicaes da indstria. Normalmente, o produto final originrio dos produtores de cobre (mineiros) so os catodos refinados e os vergalhes de cobre, cuja produo vendida quase que inteiramente para a indstria de transformao do cobre. J esta indstria, processa o catodo ou o vergalho e, atravs de processos de laminao, extruso, forjagem, fundio e metalurgia do p, obtm uma larga variedade de produtos tais como fios e cabos eltricos, chapas, tiras, tubos e barras que so usados principalmente na indstria da construo civil, eletro-eletrnica, automobilstica e outras.

Propriedades Bsicas
O cobre um elemento metlico com nmero atmico 29 e peso atmico de 63,57. O seu smbolo qumico Cu, e suas valncias so +1 e +2. No magntico e pode ser utilizado puro ou em ligas com outros metais que lhe conferem excelentes propriedades qumicas e fsicas.

Densidade: 8,96 g / cm3 ( 20C ) Ponto de fuso: 1083C Ponto de ebulio: 2595C Coeficiente de dilatao trmica linear: 16,5 x 10 -6 cm/cm/C ( 20C) Resistividade eltrica: 1,673 x 10 -6 ohm.cm (20C) Presso de vapor: 101 mm Hg 20C Condutividade eltrica: 101 % IACS 20 C Calor latente de fuso: 50,6 cal/g Calor especfico: 0,0912 cal/g/C (20C) Forma cristalina: Cbica de faces centradas

O Cobre e suas Ligas


O cobre normalmente usado em sua forma pura, mas tambm pode ser combinado com outros metais para produzir uma enorme variedadede ligas. Cada elemento adicionado ao cobre permite obter ligas com diferentes caractersticas tais como:

maior dureza, resistncia a corroso, resistncia mecnica, usinabilidade ou at para obter uma cor especial para combinar com certas aplicaes.

Cobre e Zinco Esta combinao pertenceao grupo dos lates e o contedo de zinco varia de 5% a 45%. Esta liga utilizada em moedas, medalhas, bijuterias, radiadores de automvel, ferragens, cartuchos, diversos componentes estampados e conformados etc.

Cobre e Estanho A combinao destes metais forma o grupo dos bronzes eo contedo de estanho pode chegar a 20%. utilizado em tubosflexveis, torneiras, varetas de soldagem, vlvulas, buchas, engrenagens etc.

Cobre e Alumnio Esta liga normalmente contm mais de 10% de alumnio. utilizada em peas para embarcaes, trocadoresde calor, evaporadores, solues cidas ou salinas etc.

Cobre e Nquel Esta liga conhecida como cupronquel e o contedo de nquel pode variar de 10% a 30%. utilizada em cultivos marinhos, moedas, bijuterias, armaes de lentes etc. As ligas que normalmente contm entre 45% a 70% de cobre, e de 10% a 18% de nquel, sendo o restante constitudo por zinco, recebem o nome de alpacas. Por sua colorao , estas ligas so facilmente confundidas com a prata. So utilizadas em chaves, equipamentos de telecomunicaes, decorao, relojoaria, componentes de aparelhos ticos e fotogrficos etc.

Cobre comercialmente puro e cobre ligado (Srie C 1XX) O cobre possivelmente o metal h mais tempo utilizado pela humanidade. Registros histricos citam a utilizao do bronze (liga cobre-estanho) nos primrdios da civilizao, anterior mesmo descoberta e ao uso do ferro. Entretanto, atualmente o cobre apenas o terceiro metal mais usado, atrs do ferro e do alumnio, sendo que este ltimo ultrapassou o cobre somente nas ltimas dcadas, aps a Segunda Guerra Mundial. Diversos fatores podem explicar esse fenmeno, mas provavelmente o mais consistente est relacionado com o custo, uma vez que o cobre est presente na crosta terrestre em quantidades muito menores do que os dois metais mais utilizados. Entretanto, para determinadas aplicaes, o cobre comercialmente puro e as ligas de cobre ainda so insuperveis, devido s suas caractersticas fsicas e qumicas muito peculiares. O cobre puro um metal de transio cuja densidade (massa especfica) 8,96 g/cm3, o que permite dizer que um metal ainda mais pesado do que o ferro e

muito mais denso que o alumnio. Seu ponto de fuso de 1083 C, mais baixo do que o do ferro e mais alto do que o do alumnio. Mas sua propriedade fsica mais importante , sem dvida, sua elevada condutibilidade eltrica, que tomada como referncia e estabelecida como sendo 100 % IACS (International Annealed Copper Standard), uma vez que o cobre puro, no estado recozido, tem uma resistividade eltrica de apenas 0,15328 ohm.g/m2 a 20 C. Esse valor bem mais alto do que o do alumnio comercialmente puro no mesmo estado e incomparavelmente mais alto do que o ferro puro no mesmo estado. Dentre os metais conhecidos, somente a prata poderia superar a condutibilidade eltrica do cobre, porm seu elevado custo comercial inviabiliza seu uso industrial na mesma escala em que o cobre atualmente usado. O sistema da Copper Development Association (CDA), tambm adotado pela ASTM, divide as ligas de cobre segundo a seguinte classificao: Srie CDA/ASTM C 1XX C 2XX C 3XX C 4XX C 5XX C 6XX C 7XX Tipo de liga Cobre comercialmente puro e cobre ligado Lato binrio (cobre-zinco) Lato com chumbo (Cu-Zn-Pb) Lato com estanho (Cu-Zn-Sn) Bronzes (cobre-estanho, com e sem fsforo) Cobre-alumnio, cobre silcio

Cupronquel e alpaca Obs.: as sries 8XX e 9XX so reservadas s ligas fundidas. Neste sistema pode-se identificar, por exemplo, a liga C 110 como um cobre comercialmente puro, mais especificamente o cobre eletroltico ETP, a liga 260 como o lato para cartucho (70 % de cobre e 30 % de zinco), a liga 521 como um bronze fosforoso (8 % de estanho) e a liga 757 como uma alpaca (65 % Cu 23 % Zn 12 % Ni), entre outros. O primeiro algarismo identifica o grupo da liga, enquanto os demais identificam uma determinada liga especificamente. Uma variao deste sistema admite at 5 algarismos de identificao, ao invs de 3. Neste caso, a liga C 260 conhecida como C 26000, podendo variar os dois ltimos algarismos devido a uma pequena alterao de composio qumica.. Entretanto, vale ressaltar que comercialmente o mais utilizado o sistema de 3 algarismos, devido sua maior praticidade. a) Cobre comercialmente puro Para ser considerado como cobre, e no liga de cobre, o metal deve conter 99,3 % ou mais do elemento cobre, incluindo-se nesse total o teor de prata, geralmente proveniente do minrio, ao qual no se adiciona nenhum outro tipo de elemento, exceto o que tenha sido adicionado para fins de desoxidao [1]. Tipos de cobre comercialmente puro: Cobre eletroltico (ETP ou 110): o cobre inicialmente fundido (em placas ou tarugos) tendo como matria-prima o cobre eletroltico geralmente produzido sob a forma de anodos (chapas grossas), com um teor mnimo de cobre de 99,90 % (e prata contida at 0,1 %), contendo um certo teor (admitido, porm controlado) de oxignio) com o objetivo de se conseguir no molde uma superfcie plana. A norma ASTM B 224 estabelece um teor de oxignio entre 0,02 e 0,07 %, que tambm depende do teor de enxofre presente, sendo o restante cobre (99,95 %), exceto um teor residual de

impurezas de cerca de 0,01 % [1]. O cobre eletroltico tem assim a estabilidade das suas fases indicada pelo diagrama Cu- No intervalo desse diagrama que corresponde ao interessa comercial a liga sofre uma reao euttica a 1066 C (para um teor de oxignio de 0,39 %), formando, com o resfriamento, as fases alfa (cobre praticamente isento de oxignio) e Cu2O. No estado slido a solubilidade do oxignio no cobre muito baixa, praticamente nula, de modo que praticamente todo o oxignio est contido na fase xido. A estrutura fundida do cobre eletroltico constituda basicamente por dendritas de fase alfa (matriz) com segregao do euttico de cobre e Cu2O nos contornos da matriz. Entretanto, aps intensa deformao plstica resultante de processos de fabricao, como extruso, trefilao e laminao, a microestrutura se modifica bastante, aparecendo ento os xidos como partculas isoladas distribudas aleatoriamente na matriz. O efeito dessas incluses de xidos sobre as propriedades mecnicas da matriz relativamente pequeno, pelo menos em comparao com outros tipos de cobre comercialmente puro, como o oxygen free high condutivity (OFHC ou C 102). A presena de oxignio pouco afeta a tenacidade do cobre eletroltico, mas o teor de oxignio deve ser baixo o suficiente para garantir boa trabalhabilidade durante os processo de fabricao/conformao. O teor de oxignio depende do grau de refino do cobre durante a fundio. Pode ser reduzido mediante o uso de fsforo como desoxidante, caso do cobre com fsforo (C122 e C 123) ou de fornos de fuso a vcuo (C102). Alm da restrio quanto trabalhabilidade, o cobre com oxignio no pode ser utilizado em atmosferas que contenham gases redutores em alta temperatura, que modificariam a microestrutura do material [2]. Oxygen free high condutivity copper (OFHC ou C 102): o cobre eletroltico que no apresenta partculas de xido, porm produzido sem o uso de agentes qumicos desoxidantes [3]. Tambm no apresenta em sua composio qumica resduos de agentes desoxidantes, como o fsforo [1]. Seu teor mnimo de cobre de 99,95 a 99,99 %. Cobre desoxidado com fsforo, com baixo teor de fsforo (DLP ou C 122): o cobre fundido e vazado em molde, que no contm xido cuproso (Cu2O) e que obtido atravs do uso do fsforo com desoxidante no metlico (metalide), com um teor mnimo de cobre (e prata) de 99,90 % e teores residuais de fsforo entre 0,004 e 10,12 %. Com esses teores de fsforo o decrscimo de condutividade eltrica ainda muito pequeno. Cobre desoxidado com fsforo, com alto teor de fsforo (DHP ou C 123), obtido pelo mesmo processo empregado para a fabricao do DLP, porm com um teor residual de fsforo bem mais alto, entre 0,015 e 0,040 %. O teor mnimo de cobre (e prata) est entre 99,80 e 99,90 % [1]. Estes teores do fsforo j acarretam uma queda de condutividade eltrica mais significativa [3]. Existem outros tipos de cobre comercialmente puro, como o refinado a fogo (FRHC) e o refinado a fogo tenaz (FRTP), entretanto os que foram mencionados anteriormente representam a parcela mais significativa dos tipos de cobre comercialmente puros utilizados na indstria em geral. Aplicaes dos diferentes tipos de cobre comercialmente puro: Alm da sua principal aplicao, em fios e cabos condutores de transmisso de energia eltrica, o cobre comercialmente puro pode ser usado na conduo de energia trmica, conduo de fluidos e na construo civil. Suas principais caractersticas so as altas condutividade trmica e eltrica, elevada resistncia corroso, alta trabalhabilidade (podem atingir 90 % de deformao sem recozimentos intermedirios) e aspecto adequado para aplicaes arquitetnicas e decorativas. O cobre com alto grau de pureza o mais indicado para aplicaes na

transmisso de energia eltrica e calor, enquanto o cobre que contm teores residuais de fsforo mais indicado para a fabricao de tubos para a conduo de fluidos e de um modo geral na construo civil. O cobre eletroltico (ETP ou C 110) utilizado na fabricao de: cabos condutores para estradas de ferro e linhas telefnicas, motores geradores, transformadores, bobinas de instrumentos, fios esmaltados, barras coletoras, contatos eltricos, fios para instalaes domsticas e industriais, peas de aparelhos de rdio e televiso, interruptores, peas para trocadores de calor, radiadores de automveis, equipamentos de indstrias de processamento qumico (caldeiras, destiladores e alambiques), equipamentos para processamento de alimentos, construo civil e arquitetura (telhados, fachadas, calhas, pra-raios, painis e revestimentos). O cobre isento de oxignio (OFHC ou C 102) usado na fabricao de componentes para aparelhos eletro-eletrnicos em geral, e na fabricao de peas para servio em elevadas temperaturas e atmosferas redutoras. O cobre desoxidado com fsforo com baixo teor de fsforo (DLP) usado para a fabricao de tubos (para gua quente e fria e para lquidos e gases pouco corrosivos), de chapas e em geral de peas soldadas, de um modo geral para a fabricao de equipamentos que conduzem fluidos, trocadores de calor, construo mecnica, equipamentos de uso na indstria qumica (destiladores, caldeiras e autoclaves), tanques e reservatrios. Suas aplicaes eltricas restringem-se a lonas coletoras devido sua condutividade relativamente baixa (85 a 98 % IACS). O cobre desoxidado com fsforo, com alto teor de fsforo (DHP) pode ter aplicaes semelhantes s do DLP (construo mecnica, indstria qumica, construo civil e arquitetura), mas no que se refere s aplicaes eltricas ainda mais limitado, restringindo-se aos anodos de eletrodeposio e eletroconformao a partir de banhos com soluo cida de sulfato [1]. b) Cobres ligados a denominao que se aplica s ligas de cobre com baixo teor de liga, ou seja, aquelas nas quais os teores de todos os elementos de liga somados no ultrapassam 1 %. A funo desses elementos, como o cdmio e o cromo, aumentar a resistncia mecnica do cobre sem reduzir muito sua condutividade eltrica. Em alguns casos so necessrios tratamentos trmicos para aumentar a resistncia mecnica dos cobres ligados. Podem ser divididos em trs grupos: a) cobres ligados de alta condutividade trmica e eltrica, b) cobres ligados de alta resistncia mecnica, c) cobres ligados de alta usinabilidade. No primeiro grupo (a) encontra-se o cobre-prata tenaz (Cu-Ag IP) e o cobre-prata isento de oxignio (Cu-Ag OF). O cobre-prata tenaz contm de 0,02 a 0,12 % de prata, que pode ser adicionada intencionalmente ou estar naturalmente contida na matria-prima, e possui uma estrutura homognea, j que para esses teores a prata permanece totalmente solubilizada no cobre. Este cobre ligado possui resistncia mecnica e fluncia (em temperaturas relativamente elevadas) mais altas do que a maioria dos cobres de alta condutividade (90 a 100 % IACS). A adio de prata no afeta a condutividade eltrica e assim, na construo eltrica, na qual alm de boa condutividade, exige-se alta resistncia ao amolecimento pelo aquecimento e tambm a manuteno em altas temperaturas da resistncia mecnica obtida pelo encruamento, pois essas temperaturas elevadas podem ser atingidas tanto devido s condies de funcionamento da pea, como devido aplicao de processos de soldagem. Devido a essas caractersticas esse cobre ligado pode ser usado na construo mecnica, especificamente na fabricao de aletas de radiadores de automveis e outros trocadores de calor. J o cobre-prata isento de oxignio possui caractersticas muito semelhantes s do cobre-prata tenaz, com a diferena de que pode ser aquecido em ambientes com atmosferas redutoras sem sofrer fragilizao pelo hidrognio. Esse tipo de cobre ligado produzido por um processo de fuso especfico que elimina a possibilidade da presena de xidos e desoxidantes.

Entre os cobres ligados de alta resistncia mecnica (b) encontram-se o cobrearsnio desoxidado com fsforo (Cu-As DHP), o cobre-cromo e o cobre-zircnio (Cu-Zr). O cobre-arsnio contm arsnio em teores de 0,013 a 0,050 %, que tanto pode ser adicionado intencionalmente como estar presente como impureza proveniente da matria-prima. A presena do arsnio favorece o aumento da resistncia mecnica em temperaturas elevadas, como tambm aumenta a resistncia corroso em determinados ambientes. utilizado na construo qumica, para a fabricao de equipamentos e tubulaes industriais que esto em contato com lquidos e gases relativamente pouco corrosivos e a temperaturas no muito elevadas. Na construo mecnica usado em trocadores de calor, entretanto, sua baixa condutividade eltrica (35 a 45 % IACS) inviabiliza seu uso na construo eltrica. O cobre-cdmio (Cu-Cd) contm teores de cdmio de 0,6 a 1,0 %, o qual fica totalmente solubilizado no cobre. usado nas aplicaes nas quais se deseja que um condutor eltrico possua tambm boa resistncia mecnica em geral, e particularmente ao desgaste e fadiga. Embora sua resistncia ao amolecimento durante aquecimento seja elevada, por outro lado sua condutividade eltrica de cerca de 80 % IACS. Sendo assim, usado na construo eltrica, na fabricao de cabos condutores areos sujeitos a esforos mecnicos, molas de contato, linhas de transmisso de alta resistncia mecnica, conectores e componentes de chaves eltricas e outras aplicaes como lamelas de coletores e eletrodos de soldagem eltrica. O cobre cdmio possui uma variante que o cobre-cdmio-estanho (Cu-Cd-Sn), com cerca de 0,8 % de cdmio e 0,6 % de estanho e que possui caractersticas de fabricao muito semelhantes s do CuCd, sendo usado na construo eltrica, na fabricao de molas e contatos eltricos, cabos condutores areos e eletrodos para soldagem eltrica. O cobre cromo (Cu-Cr), com teor de cromo por volta de 0,8 %, pode ter suas propriedades mecnicas melhoradas por tratamento trmico de solubilizao e envelhecimento, endurecendo por precipitao. Apesar disso, sua condutividade eltrica relativamente elevada, entre 80 e 85 % IACS, possuindo resistncia ao amolecimento quando sujeito a temperaturas de at 400 C. usado na construo eltrica em eletrodos de soldagem por resistncia eltrica, chaves comutadoras e conectores. Na construo mecnica usado na fabricao de moldes e em geral em aplicaes nas quais se exige resistncia mecnica e condutividade eltrica. O tratamento trmico de solubilizao e envelhecimento pode ainda ser combinado com deformao plstica (encruamento): so os chamados tratamentos termomecnicos, que permitem a obteno de dureza e resistncia mecnica ainda mais elevadas do que as obtidas com o tratamento trmico tradicional sem deformao. No cobre-cromo semimanufaturado aquecido por 15 minutos a 1000 C e resfriado em gua, assim solubilizado pode se aplicar a deformao plstica a frio (encruamento). Posteriormente realiza-se o envelhecimento mediante aquecimento entre 400 e 500 C, por tempos que dependem da temperatura (para 470 C, por exemplo, o tempo ideal de cerca de 4 horas) de tal modo que o cromo se precipita em pequenas partculas finamente dispersas pela matriz de cobre. O cobrezircnio (Cu-Zr) contm de 0,1 a 0,25 % de zircnio, sendo isento de oxignio e, portanto, no suscetvel fragilizao pelo hidrognio. Este cobre ligado possui propriedades semelhantes s do Cu-Cr, porm nveis de resistncia mecnica mais elevados, particularmente no que diz respeito resistncia ao amolecimento e fluncia. O limite de solubilidade do zircnio no cobre chega a 0,24 %, sendo possvel a aplicao do tratamento trmico de solubilizao e envelhecimento, que proporciona o chamado endurecimento por precipitao. A solubilizao realizada em temperaturas da ordem de 900 a 980 C e, aps resfriamento rpido, o envelhecimento realizado em temperaturas de 400 a 450 C em tempos de 1 a 2 horas, sendo que entre a solubilizao e o envelhecimento pode ser realizada a deformao a frio em nveis de at 90% de reduo em rea ou em espessura. O tratamento trmico aumenta a condutividade eltrica do CuAs, que neste caso pode atingir 90 % IACS. Na construo eltrica este tipo de

cobre ligado usado na fabricao de lamelas de comutadores sujeitas a solicitaes severas, enrolamentos de motores eltricos severamente solicitados, bases de diodos, chaves comutadoras e eletrodos para soldagem eltrica. Entre os cobres ligados de alta usinabilidade (c), podem ser relacionados o cobretelrio (Cu-Te), o cobre-enxofre (Cu-S) e o cobre-chumbo (Cu-Pb). O cobretelrio, assim como o cobre-enxofre e o cobre-selnio (Cu-Se), combina alta condutividade eltrica com boa usinabilidade. O telrio, assim como o enxofre e o selnio, forma com o cobre compostos estveis, que ficam distribudos na matriz de cobre como partculas finamente dispersas. A presena destas partculas no provoca aumento acentuado de dureza e nem a diminuio sensvel da condutividade eltrica, porm facilita muito a usinagem do cobre, na medida em que as partculas dispersas de telureto de cobre (Cu2Te) na matriz de cobre favorecem a quebra do cavaco durante o corte do metal, reduzindo o atrito entre o cavaco e a ferramenta. O telrio adicionado em teores de 0,30 a 0,80 % ao cobre tenaz ou desoxidado com fsforo. O cobre-telrio tenaz apresenta condutividade eltrica de 96 a 98 % IACS, enquanto no cobre-telrio desoxidado com fsforo a condutividade eltrica atinge entre 92 e 94 % IACS. Por causa de uma limitada dissoluo do telrio no cobre ocorre um aumento de resistncia ao amolecimento em temperaturas da ordem de 250 C no mximo. Na construo eltrica o Cu-Te usado na fabricao de terminais de transformadores e de interruptores, contatos, conexes e em geral peas de circuitos que precisam simultaneamente de elevada condutividade eltrica e alta usinabilidade. O cobre um metal de difcil usinagem, mas a adio de telrio permite a fabricao de peas usinadas em tornos automticos. Na construo mecnica em geral o Cu-Te pode ser usado na fabricao de parafusos, porcas e pinos, entre outros tipos de peas fabricadas em mquinas automticas. O cobre-selnio (Cu-Se) possui caractersticas muito semelhantes s do cobre telrio. O cobre-enxofre (Cu-S) contm de 0,20 a 0,50 % d enxofre e suas aplicaes so semelhantes s do cobre-telrio. A condutividade eltrica do Cu-S da ordem de 93 a 95 % IACS e o ndice de usinabilidade de 85. O cobre-chumbo (Cu-Pb) apresenta teores de chumbo entre 0,8 e 1,2 % com o objetivo de aumentar a usinabilidade do cobre, pois alm de favorecer a fcil quebra dos cavacos, as partculas de chumbo distribudas no cobre possuem a capacidade de atuar como lubrificantes entre o cavaco e a ferramenta, reduzindo o desgaste da ferramenta por atrito. Este cobre ligado possui alta conformabilidade a frio, porm baixa conformabilidade a quente. Este material usado na fabricao de componentes da construo eltrica que necessitam de elevada condutividade eltrica conjugada com alta usinabilidade como conectores, componentes de chaves e motores, parafusos e outros componentes usinados de alta condutividade eltrica [1].

Cobre e suas ligas (Cu)

O Cobre e suas ligas so o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aos e para o alumnio e suas ligas. Suas principais caractersticas so as elevadas condutividades eltrica e trmica, boa resistncia corroso e facilidade de fabricao, aliadas a elevadas resistncias mecnica e fadiga. Sua densidade de 8,94 g/cm, um pouco acima da do ao, e sua temperatura de fuso de 1083 C. Classificao Existem vrios tipos de liga de cobre. Os elementos de liga so adicionados ao cobre com o intuito de melhorar a resistncia, a ductilidade e a estabilidade trmica, sem causar prejuzos formabilidade, condutividades eltrica e trmica e resistncia corroso caractersticos do cobre. As ligas de cobre apresentam excelentes ductilidade a quente e a frio, ainda que um pouco inferiores s do metal puro. As grandes ligas de cobre so divididas nos grandes grupos listados abaixo: Cobre comercialmente puro; Ligas de alto teor de cobre; Lates; Bronzes; Ligas de Cobre-nquel; Ligas de Cobre-nquel-zinco; Qualidade As ligas de cobre podem ser encontradas como produtos trabalhados mecanicamente, fundidos e metalurgia do p. Entre os produtos trabalhados esto os arames, planos (placas, chapas, tiras e folhas), tubos, fio-mquinas, perfis extrudados e forjados. J os produtos fundidos podem ser produzidos por vrios mtodos, tais como em areia, contnua, centrfuga, sob presso, cera perdida, gesso e coquilha. Sistema de classificao O sistema de classificao unificado do UNS divide o cobre em dois tipos: ligas trabalhadas e ligas fundidas. Ligas trabalhadas Liga Cobre comercialmente puro Ligas de alto teor de cobre Lates Lates ao chumbo Lates ao estanho Bronzes Bronzes ao Fsforo e ao Chumbo Cobres ao fsforo e prata Bronzes ao alumnio Bronzes ao silcio Outras ligas Cobre-zinco Cobres ao nquel Alpaca Classificao UNS C10100 C15760 C16200 C19600 C20500 C28580 C31200 C38590 C40400 C49080 C50100 C52400 C53200 C54800 C55180 C55284 C60600 C64400 C64700 C66100 C66400 C69900 C70000 C79900 C73200 C79900 Ligas fundidas Composio > 99% Cu > 96% Cu Cu-Zn Cu-Zn-Pb Cu-Zn-Sn-Pb Cu-Sn-P Cu-Sn-Pb-P Cu-P-Ag Cu-Al-Ni-Fe-Si-Sn Cu-Si-Sn Cu-Zn Cu-Ni-Fe Cu-Ni-Zn

Liga Cobre comercialmente puro Ligas de alto teor de cobre Lates vermelhos ao chumbo Lates amarelos ao chumbo Bronzes ao chumbo e ao mangans Bronzes e lates ao silcio Bronzes ao estanho e ao chumbo Bronzes ao nquel e ao estanho Bronzes ao alumnio Cobre-nquel Nquel prata Cobres ao chumbo Ligas especiais

Classificao UNS C80100 C81100 C81300 C82800

Composio > 99% Cu > 94% Cu

C83300 C85800 Cu-Zn-Sn-Pb (75-89% Cu) C85200 C85800 Cu-Zn-Sn-Pb (57-74% Cu) C86100 C86800 C87300 C87900 C90200 C94500 C94700 C94900 C95200 C95810 C96200 C96800 C97300 C97800 C98200 C98800 C99300 C99750 Cu-Zn-Mn-Fe-Pb Cu-Zn-Si Cu-Sn-Zn-Pb Cu-Ni-Sn-Zn-Pb Cu-Al-Fe-Ni Cu-Ni-Fe Cu-Ni-Zn-Pb-Sn Cu-Pb -

Aplicaes O Cobre e suas ligas encontram aplicaes nos mais diversos setores: construo civil, eltrica, automobilstica, arquitetura, eletro-eletrnica, mecnica, objetos decorativos, blica, minerao, construo naval e explorao petrolfera, entre outras.

Mo de obra industrial especializada:


Trefilao de fios e encordoamento de cabos de cobre nu; em conformidade com as normas tcnicas NBR 5111, NBR 6349, NBR 6529 e NBR 7575

Anda mungkin juga menyukai