Anda di halaman 1dari 4

Resumo do livro: O SIGNO Isaac Epstein

Com o aperfeioamento da capacidade de comunicao do homem, foi desenvolvido um instrumento chamado linguagem verbal e um dispositivo para manipul-la, a dupla articulao. A primeira articulao da linguagem aquela segundo a qual todo o significado que se deseja transmitir, analisa-se em uma sequncia de unidades, cada qual dotada de uma forma vocal e de um sentido. Essas unidades chamam-se monemas. Os monemas so os signos, isto , unidades de duas faces: o significado, que o sentido ou valor diferencial, e o significante, que se manifesta fonicamente. Essa manifestao constituda por unidades da segunda articulao, que se chamam fonemas (unidades sem significado no se enquadrando, portanto como signos). Ao contrrio das lnguas naturais, que so sempre sistemas de dupla articulao, os cdigos visuais podem possuir apenas uma articulao (a primeira ou a segunda), no possuir nenhuma ou possuir as duas. Pierce, ainda denominou de semas as unidades que correspondem a um enunciado lingustico, de signos as unidades mnimas de significao e de figuras as unidades destitudas de significao. Basicamente, um signo qualquer elemento que seja utilizado para exprimir uma dada realidade fsica ou psicolgica; nesta relao, o primeiro funciona como significante em relao segunda, que o significado (ou referente); as relaes entre significantes e significados podem ser de 2 tipos: denotao (extenso) e conotao (inteno ou compreenso). A semitica denotativa compreende significante (expresso) + significado (contedo); a semitica conotativa corresponde expresso como sendo semitica (expresso + contedo); e por fim a metassemitica onde o contedo corresponde a semitica (expresso + contedo). Uma semitica cujo plano do contedo constitudo por outra semitica.

Ele desenvolveu, a partir disso, a teoria tridica do signo, onde o signo tem que ser analisado e entendido, (signo ou representante) ou algo que o signo representa e suas relaes com ele (objeto) e a representao que aquilo pode ter (interpretante).

A diferena bsica entre as duas concepes est, principalmente, no fato deque, se na concepo de Saussure o conceito de signo o do signo verbal, na concepo de Peirce o do signo em geral, no importa de que espcie. Isso significa que, se no primeiro caso o signo , antes de tudo, a palavra (principalmente oral), no segundo caso ele qualquer coisa que representa alguma outra coisa para algum. Alm disso, se na concepo saussureana o signo ele um elemento em que se correlacionam apenas dois outros elementos, chamados de significante e significado, na concepo peirceana o signo um elemento em que se correlacionam trs outros elementos, chamados de representamem, objeto e interpretante. Para concluir o signo veculo sgnico para Morris, significante para Saussure, de expresso para Hjelmslev ou um rapresentmen para Peirce.

Ha signos naturais e artificiais. Os naturais no so produzidos pelo homem. So "coisas" e "eventos" que o homem passa a interpretar como signos. J os artificiais so criados pelo homem para que funcionem no processo da comunicao. Caracterizam-se, portanto, pela inteno. Os signos expressivos so aqueles emitidos pelo homem, espontaneamente, sem a inteno de comunicar.

A funo semntica logica, onde o contedo transparente e de fcil entendimento para determinar o significado, estruturada e prepara aes. A funo esttica tem um contedo opaco abrindo uma variedade de significados para tal, de difcil interpretao e prepara estados. O estilo da mensagem esttica envolve uma espcie de jogo onde intervm, alm do cdigo comum, como a lngua, um sobrecdigo. Para Granger: Ambigidade e autoreflexibilidade so suas caractersiticas.

Signos Imotivados (arbitrrio) e Signos Motivados Ns temos alguns elementos que nos servem de sinais; de representatividade de algo mas que no esto explcitos totalmente no elemento que o representa. Estes elementos representativos, esses sinais, tanto podem ser de carcter natural, quanto convencional. O signo no possui motivao nenhuma, por isso totalmente arbitrrio, porque o nome em nada est ligado ao objecto nomeado.

As funes da linguagem Monemas: unidade mnima de significado; sintagmas: palavras e frases Expressiva: manifestao anmica, de natureza emotiva do emissor;

Descritiva: ou enunciativa, informa sobre algo exterior, ao emissor e ao receptor; Apelativa: pragmtico, linguagem em ato, promoo de efeitos. Ftica: linguagem primitiva, funo social, como as saudaes, onde o contedo no relevante. As funes de Jakobson: Remetente (emotiva ou expressiva), contexto (referencial ou descritiva), mensagem (potica), contato (ftica), cdigo (metalingustica), destinatrio (conativa ou apelativa) Emotiva: a mesma expresso com maior nmero de significado emocional / apelativo, e a utilizao dos traos supra segmentais, como tons, acentos, timbres, entonao, etc. Metalingustica: a linguagem fala de si mesma, como a metassemitica. Potica: quase como a funo esttica dos signos, com centro de gravidade na prpria configurao da mensagem. Smbolos No apresentam similaridade com seu objeto - a coisa representada. Representa independente de ligao factual com o objeto, ligaes tipo causa-conseqncia. uma conveno tpica. Seu exemplo clssico: letras, palavras, so smbolos. Tambm so smbolos figuras, objetos, gestos, quando remetem a uma idia ou a uma significao que no tem, necessariamente, qualquer semelhana objetiva com o aquilo que simbolizam, tal como a cruz simbolizando o Cristo, os dedos em V para dizer "paz e amor" ou o polegar erguido ou ainda a bandeira branca, indicando Paz ou as vestes negras ou brancas indicando luto. Estamos acostumados com esses significados mas no podemos negar que so meras convenes consagradas pelo uso em determinadas culturas. Smbolos A expanso do smbolo consiste em tornar explicitas as referncias implcitas que, por sua vez, so caractersticas dos smbolos. Os smbolos so concentraes de ideias expressas taquigraficamente, numa imagem, numa expresso. Os smbolos podem, portanto, ser utilizados para desencadear determinadas aes por parte de seus alvos. As aes humanas nem sempre so executadas a partir de decises racionais. Assim sendo, o smbolo, este concentrado de significados, transparentes alguns, opacos outros prpria conscincia do receptor, podem ser utilizados para desencadear aes e controlar comportamento. Os smbolos desempenham papel importante na vida imaginativa. Eles revelam os segredos do inconsciente, conduzem a ao e por caminhos que s vezes no so perfeitamente claros. A formao, o agenciamento e a interpretao dos smbolos interessam a muitas disciplinas: a histria das civilizaes e das religies, a lingustica, a antropologia cultural, a crtica de arte, a psicologia profunda etc. Alguns autores apuseram a categoria de smbolo categoria de signo, encontramos um consenso bastante difundido em considerar o smbolo como uma subclasse de signos. A

dificuldade de se encontrar uma definio precisa para o termo smbolo paralela dificuldade de se descrever analiticamente os significados dos diversos smbolos. Vocabulrio crtico Analgico: Diz-se um cdigo ou de um computador que processa a variedade da entrada em sinais contnuos que conservam alguma invarincia de forma em relao referida entrada. Canal: a conexo definido entro o emissor e o receptor e serve para transmitir os sinais ou signos. Dimenso semitica: Abarcam as trs dimenses do processo semitico: a sintaxe, a semntica e a pragmtica. cone: Um signo que tem relao de analogia com o objeto representado. ndice: Um signo que tem relao com objetos ou ideias que eles representam. Interpretante: Algo que interpreta um signo. Semitica: Cincia dos signos, Teoria dos signos. Signo: Algo que esta por outra coisa sob algum aspecto. Smbolo: Tem por carter no ser nunca completamente arbitrrio. Tem um rudimento de vnculo natural entre significante e significado.

Anda mungkin juga menyukai