Anda di halaman 1dari 13

Lei 9.784 de 29 de janeiro de 1999 Gilberto Bastos gilbastosprof@hotmail.

com (85) 9992-4026

sucesso encadeada de fatos, juridicamente ordenados, destinados obteno de um resultado final, no caso a prtica de um ato administrativo final. (Jos dos Santos Carvalho Filho) Uma srie de atos, lgica e juridicamente concatenados, dispostos com o propsito de ensejar a manifestao de vontade da Administrao. (Srgio Ferraz e Adilson Abreu Dallari)

Princpio da Legalidade (CF, Art. 37, caput): O administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e s exigncias do bem comum, e deles no se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato invlido e expor-se responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. (Hely Lopes Meirelles)

Princpio da Finalidade: Finalidade O ato administrativo deve procurar atingir uma finalidade que seja do interesse da administrao pblica. O princpio da finalidade exige que o ato seja praticado sempre com finalidade pblica. A finalidade est intimamente ligada legalidade na medida em que o ato administrativo para ser legal deve atender para o esprito da lei.

Princpio da Motivao: Motivao Para Lcia Valle Figueiredo a fundamentao das decises administrativas e a razoabilidade de tais decises so de cabal importncia para sua validade. Aduz ainda que a motivao a explicitao das razes que levam o administrador a decidir de uma maneira ou de outra, diante de determinada situao, diante de determinados pressupostos, diante de determinados fatos. Srgio Ferraz e Adilson Abreu Dallari, discorrendo sobre a importncia da motivao, ensinam que sem a elucidao dos motivos fica difcil ou mesmo frustrada a possibilidade de recorrer daquela deciso, inclusive perante o Poder Judicirio. A Administrao precisa indicar, alm do dispositivo legal como supedneo de sua deciso, os fatos, as interferncias feitas e os fundamentos de sua deciso.

Dados Gerais Processo: AMS 23079 PR 2001.70.00.023079-6 Relator(a): TADAAQUI HIROSE Julgamento:17/12/2002 rgo Julgador: SEXTA TURMA (TRF-4 Regio) Publicao: DJ 22/01/2003 PGINA: 238 Ementa MANDADO DE SEGURANA. PREVIDENCIRIO. PENSO POR MORTE. FILHA MENOR. UNIVERSITRIA. DEPENDNCIA DO PAI. PRORROGAO DO MARO FINAL AT OS 24 ANOS DE IDADE. APLICAO DOS ARTS. 4 E 5 DA LICC. 1. A Administrao Pblica deve observar o Direito, nele compreendido, entre outros, alm da legalidade, in casu, deve tambm ser obedecido os princpios da razoabilidade, proporcionalidade e interesse pblico. 2. O benefcio previdencirio devido aos filhos do segurado da Previdncia Social, tem por finalidade suprir a carncia econmica deixada pela ausncia do mantenedor da prole. 3. A penso de filha menor deve ser prorrogada at os 24 anos de idade, quando cursando nvel superior, porquanto no se mostra razovel interromper o desenvolvimento pessoal e a qualificao profissional da Impetrante, em detrimento da verba econmica que a administrao dever dispor, sob pena de ferir direito lquido e certo educao.

Princpio da Razoabilidade e Proporcionalidade: Proporcionalidade O princpio da razoabilidade exprime a relao de congruidade entre o fato (motivo) e desempenho concreto da administrao pblica. (Lcia Valle
Figueiredo)

O processo administrativo dever obedecer aos critrios aceitveis do ponto de vista racional, consoante a deciso normal de pessoas equilibradas. As condutas diversas sujeitar-se-o ilegitimidade, podendo ser invalidveis jurisdicionalmente, com fundamento no art. 37, da Constituio Federal.

Princpio da Moralidade: Moralidade A moral administrativa deve orientar a conduta do administrador pblico. Quando da tomada de providncias administrativas, o administrador dever consultar sua conscincia profissional, orientado pelos valores e princpios do direito pblico, aquilatando qual deva ser a postura mais adequada a seguir diante da ocorrncia administrativa. A moralidade administrativa acarreta para a Administrao Pblica o dever de agir com boa-f, lealdade e transparncia, respeitando as expectativas legtimas geradas nos administrados.

Princpio da Ampla Defesa e do Contraditrio: Contraditrio Na lio de Nelson Nery Jnior, por contraditrio deve-se entender, de um lado, a necessidade de dar conhecimento da existncia da ao e de todos os atos do processo s partes; e de outro, a possibilidade das partes reagirem aos atos que lhe sejam desfavorveis. Os contendores tm direito de deduzir suas pretenses e defesas, realizarem as provas que requereram para demonstrar a existncia de seu direito, em suma, direito de serem ouvidos paritariamente no processo em todos os seus termos.

Princpio da Segurana Jurdica: Assim sendo, a segurana jurdica tem, no processo administrativo, por finalidade primordial a garantia da certeza da aplicao justa da lei, conforme os ditames jurdicos de direito, evitando que sejam desconstitudos, sem justificativa plausvel, os atos ou situaes jurdicas, ainda que tenha ocorrido alguma inadequao com o texto legal no decorrer de sua constituio.

Princpio da Supremacia do Interesse Pblico: O interesse pblico uma dimenso, uma determinada expresso dos direitos individuais, vista sob um prisma coletivo. O aludido princpio melhor definido por Celso Antnio Bandeira de Mello como sendo o interesse resultante do conjunto de interesses que os indivduos pessoalmente tm quando considerados em sua qualidade de membros da Sociedade e pelos simples fato de o serem. o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado, da essncia de qualquer Estado, de qualquer sociedade juridicamente organizada com fins polticos.

Princpio da Eficincia: Acrescentado ao art. 37 da CF pela Emenda Constitucional n 19/1998, o princpio da eficincia busca garantir o mximo de aproveitamento possvel aos meios de atuao disponveis, dando-se maior nfase ao exame da legitimidade, da economicidade e da razoabilidade, privilegiando a eficincia em detrimento das concepes puramente formalsticas.

Lei 9.784/99 Art. 2o (...) Pargrafo nico. Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: I - atuao conforme a lei e o Direito; II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei; III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; IV - atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f; V - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio; VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico; VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso; VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados; IX - adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados; X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio; XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados; XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao.

Anda mungkin juga menyukai