Anda di halaman 1dari 4

ATERRAMENTO: FAZ DIFERENA?!

(PARTE 4)
Jorge Knirsch

Introduo
No ltimo artigo analisamos os benefcios que os dois tipos de aterramento (eletromagntico e eletrosttico) podem trazer ao nosso sistema de som. Mencionamos vrias Interferncias indesejveis que eles podem resolver. Em seguida, apresentamos, ainda que de forma abrangente, as ondas eletromagnticas. Vimos como se faz para conseguir modular estas ondas a fim de que elas adquiram condies de transportar os sinais de udio e de vdeo pelo ar, a longas distncias. H ainda outras maneiras de se modular as ondas eletromagnticas, mas isso para ns aqui no vem ao caso. Nesta oportunidade vamos estudar uma maneira de proteger o nosso sistema de udio das ondas eletromagnticas, impedindo que elas atinjam os nossos equipamentos. Iniciaremos tambm (se o espao assim o permitir) o estudo dos fundamentos do aterramento interno de um aparelho eletrnico. Mas, antes de tudo, em primeiro lugar, desejo tecer alguns comentrios sobre aqueles blocos de ferrite que se costuma colocar em torno do cordo de fra dos aparelhos. Acredita-se que eles consigam garantir a eliminao completa de todas as interferncias da rede eltrica (como por exemplo as radiofreqncias e os harmnicos indesejveis). No entanto, quem j tentou tirar uma destas interferncias do seu sistema quem sabe a Rdio Amrica ... (veja o artigo anterior) usando para isso os blocos de ferrite, provavelmente se frustrou. Geralmente estes blocos no alteram em nada a situao. Sabem por que? Porque, na maioria dos casos, ao contrrio do que muitos pensam, essas interferncias no vm da rede eltrica, mas sim pelas ondas eletromagnticas presentes no ar. As ondas eletromagnticas entram no sistema atravs dos prprios aparelhos de som (que se tornam receptores) e/ou pelos cabos de interconexo (como j vimos no ltimo artigo). Notem bem o que acontece: os blocos de ferrite, alm de no resolverem o problema de interferncias como o da presena da Rdio Amrica no sistema, eles ainda alteram o balano tonal do som, deixando os agudos mais pronunciados e at mesmo estridentes. Algumas pessoas comentam este fato dizendo que o som fica metlico.

Pergunto: esse fenmeno correto? Isto : ao se limpar a rede eltrica deve-se esperar que apaream mesmo mais agudos? Vamos analisar: sabemos que a rede eltrica uma onda senoidal em 60Hz. Isto quer dizer que os eltrons da energia vo e voltam 60 vezes por segundo entre a fase, a carga e o neutro. 60Hz uma freqncia muito baixa, que fica na regio do grave, prxima ao sub-grave. Como, ento, com os blocos de ferrite, aparecem altas

freqncias [harmnicos acima de 3000 Hz] nas caixas acsticas? De onde elas vm? O que acontece que os blocos de ferrite perturbam o campo magntico natural que existe em torno dos cabos de fora, gerando com isso altas freqncias que, por sua vez, so absorvidas pela onda da rede eltrica, entrando no sistema de som. Como as fontes de alimentao dos equipamentos de som no conseguem filtrar estas altas freqncias, elas aparecem de forma audvel nas caixas acsticas. Portanto, com os blocos de ferrite, aumentamos o problema: em vez de melhorarmos a filtragem para limpar a rede eltrica, ns sujamos a rede ainda mais, acrescentando altas freqncias! Que grande contra-senso!

O Aterramento Eletromagntico
No terceiro ano da faculdade de engenharia eltrica tivemos a cadeira de eletromagnetismo. Que boa poca aquela! Ainda desse tempo me lembro de uma frmula que tem tudo a ver com o nosso assunto:

divB=0
Fig.1 O divergente do campo magntico (vetorial) nulo.
Vamos explicar: esta frmula refere-se ao interior de uma esfera oca metlica e quer dizer que qualquer onda eletromagntica existente no ar no pode se propagar no interior desta esfera, porque ali no existe campo magntico. Vejam a importncia deste princpio eltrico: h um espao (dentro da esfera metlica) onde a nossa querida Rdio Amrica no pode sobreviver! No uma maravilha?!!! Um espao onde no existe nem sobrexiste nenhuma onda eletromagntica! E realmente fabuloso!!! Conseqentemente, temos que: se o nosso equipamento de som for colocado dentro de uma esfera oca metlica, no sofrer nenhuma influncia eltrica externa. No genial?! Estaramos livres de quaisquer interferncias indesejveis! E fim do problema! Nestas alturas, algum me dir: Calma a! No tenho as mnimas condies de colocar meu equipamento dentro de uma esfera metlica oca. Isto seria loucura! E eu lhe direi: Voc tem razo. Eu s estava sonhando... Mas sei que os sonhos nos levam a novas idias e a novas realizaes. E fiquei pensando: ser que no existe uma outra forma de nos aproximarmos do ideal? Lembrei-me que, na biomedicina, para medirem os campos magnticos de uma pessoa, eles usam o que se chama de Gaiola de Faraday (fsico-qumico ingls, nascido em 1791). Como os campos magnticos no homem so muitos pequenos, fundamental que no exista nenhuma interferncia externa. Por isso surgiu a idia de se construir grandes gaiolas, fabricadas com telas ou grades de ao. Dentro delas ficam todos os instrumentos e tambm o paciente, para se realizar as medies e assim se garantir resultados confiveis. Pensem bem: estas gaiolas, na verdade, nada mais so do que uma variante da nossa esfera metlica oca. Da mesma forma, por que no se pensar em se construir uma sala de som ideal (livre de interferncias magnticas externas)? Precisaramos embutir nas paredes uma Gaiola de Faraday. Isto , teramos que colocar em baixo do reboque (tanto das paredes, quanto do teto e do piso) grades metlicas, eletricamente interligadas entre si. Para quem est construindo sua casa, creio que isto no seria to complicado e realmente valeria a pena. Claro que, para

uma sala j pronta, esta soluo no to vivel, a menos que as interferncias magnticas sejam to fortes que a pessoa se disponha a execut-la. De fato, esta uma soluo radical e muito efetiva. E quanto queles que j tm sua sala de som montada, no tm nenhuma Rdio Amrica no sistema e, no entanto, gostariam de otimizar o seu som? H algumas alternativas. Uma delas seria colocar todo o equipamento em uma estante metlica, onde as prateleiras seriam interligadas eletricamente com um fio flexvel de cobre, aterrado no terceiro pino da tomada de fra. Aconselho que faam esta ligao na parte de trs da estante, para no ficar muito aparente. Faam um furo em cada prateleira e se preocupem em retirar toda a tinta em torno de cada furo, para que o fio tenha um bom contato eltrico com a prateleira. Utilizem parafusos, arruelas e porcas de lato para prender as vrias partes do fio. Adotei esta soluo em minha sala de som. A influncia sonora foi impressionante! Constatei que a extenso dos graves aumentou e a sua nitidez tambm. O grave ficou mais limpo e mais articulado, ou seja, a sua constituio harmnica se tornou mais completa. E quanto queles que utilizam estante de madeira? O que fazer? A sugesto colocar uma chapa metlica em cada prateleira da estante, interligar todas elas com um fio flexvel e aterrar. Essas chapas devem ser de ao, com espessura de 2 a 3 mm, do tamanho de cada prateleira. Podem ser colocadas por cima ou parafusadas por baixo de cada prateleira. Para uma melhora ainda maior do som, pode-se colocar tambm chapas nas laterais e no fundo da estante, sempre interligadas entre si e aterradas atravs do fio flexvel de cobre. E para aquele audifilo que no tem o seu equipamento montado numa estante? Ele precisaria construir uma gaiola para cada aparelho, ou seja, colocar o aparelho entre duas chapas metlicas, presas entre si por quatro colunas e interligadas por um fio aterrado. Caso queira uma isolao eletromagntica maior, poder colocar tambm chapas metlicas nas laterais e no fundo da gaiola, sempre interligadas eletricamente entre si. Uma sugesto adicional, que melhora ainda mais o resultado obtido, pela idia da Gaiola de Faraday na reproduo do som, pendurar cada aparelho, em vez de deix-lo apoiado em cima de uma chapa metlica, O importante manter um pequeno vo entre o aparelho e a chapa inferior. Para isso, o ideal prender quatro molas na chapa metlica superior (fazer quatro furos e encaixar as molas) e atar a elas fios de nylon que sustentaro o aparelho. Vide Fig. 2. Se voc no quiser pendurar seus aparelhos, pode simplesmente apoiar cada um deles sobre quatro molas.

Fig. 2 Sugesto de fixao em suspenso de um aparelho em uma prateleira individual.


Este procedimento interessante porque melhora a espacialidade e a focagem dos instrumentos e das vozes. Sobre este assunto atraente e polmico, o nosso colega Holbein Menezes vai relatar ainda algumas outras experincias que temos feito.

Concluso
Neste artigo analisamos o aterramento eletromagntico, ou seja, estudamos uma forma de impedir as ondas eletromagnticas de atingirem o nosso equipamento de som. Com isso, conseguimos dois benefcios: de um lado obtivemos uma melhora na reproduo das baixas freqncias e, de outro, garantimos que uma Rdio Amrica ou o tic-tac do radar de um aeroporto nas imediaes no alcancem as nossas caixas acsticas. No prximo artigo, onde espero concluir todo este assunto, analisaremos o aterramento interno de um aparelho. A partir da, iremos compreender como funciona o aterramento eletrosttico. Deixei esta parte para o final devido complexidade que ela apresenta. Iniciaremos falando da parte interna dos aparelhos, depois passaremos para os cabos, falando do Loop de Terra, para, finalmente, achar a forma mais adequada de aterrar todo o sistema. Espero vocs no prximo artigo, recomendando que tomem sempre muito cuidado, agindo com muita cautela. No faam experincias autodidatas. J estourei um par de caixas acsticas, fazendo experincias com aterramento eletrosttico!

At l e boa audio a todos!!


Voltar para artigos

Anda mungkin juga menyukai