Anda di halaman 1dari 55

1 MORFOLOGIA BACTERIANA

As clulas bacterianas so caracterizadas morfologicamente pelo seu tamanho, forma e arranjo.

1.1. Tamanho

- variam de 0,3 por 0,8 micrometros at 10 por 25 micrometros. - as espcies de maior interesse mdico medem entre 0,5 a 1,0 micrometros por 2 a 5 micrometros.

1.2. Forma e arranjo

1.2.1. Formas de cocos (esfricas): grupo mais homogneo em relao a tamanho sendo clulas menores. Os cocos tomam denominaes diferentes de acordo com o seu arranjo: - Diplococos: cocos agrupados aos pares. Ex: Neisseria meningitides (meningococo). - Ttrades: agrupamentos de quatro cocos. - Sarcina: agrupamentos de oito cocos em forma cbica. Ex: espcie Sarcina. - Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva. Ex: Staphylococcus aureus. - Micrococos: cocos que se separam completamente aps a diviso celular.

1.2.2. Forma de bastonete: so clulas cilndricas, em forma de bastonetes que apresentam grande variao na forma e tamanho entre gneros e espcies. Dentro da mesma espcie os bastonetes so relativamente constantes sob condies normais de crescimento, podendo variar em tamanho e espessura (longos e delgados pequenos e grossos, extremidade reta, convexa ou arredondada). Quanto ao arranjo podem variar em : - Diplobacilo: bastonetes agrupados aos pares. - Estreptobacilos: bastonetes agrupados em cadeias. - Paliada: bastonetes alinhados lado a lado como palitos de fsforo. Ex: bacilo da difteria.

- Tricomas: similares a cadeias de bastonetes, mas com uma rea de contato muito maior entre as clulas adjacentes Ex: espcies Beggiatoa e Saprospira

1.2.3. Formas helicoidais ou espiraladas: constituem o terceiro grupo morfolgico sendo caracterizada por clulas de forma espiral que se dividem em: - Espirilos: possuem corpo rgido e se movem s custas de flagelos externos, dando uma ou mais voltas espirais em torno do prprio eixo. Ex: Aquaspirillium - Espiroquetas: So flexveis e locomovem-se provavelmente s custas de contraes do citoplasma, podendo dar vrias voltas completas em torno do prprio eixo. Ex: Treponema pallidum, Treponema denticola. Alm desses trs tipos morfolgicos, existem algumas formas de transio. Quando os bacilos so muito curtos, podem se assemelhar aos cocos, sendo ento chamados de cocobacilos (Ex: Brucella melitensis). Quando as formas espiraladas so muito curtas, assumindo a forma de vrgula, eles so chamados de vibrio (Ex: V. cholerae).

2 CITOLOGIA BACTERIANA

O tamanho, a forma e o arranjo das bactrias constituem sua morfologia grosseira, sua aparncia externa; a observao interna das estruturas celulares d-nos uma ideia de como a bactria funciona no ambiente.

2.1. Flagelos

Flagelos so organelas especiais de locomoo, constitudas por uma estrutura protica denominada flagelina, formando longos filamentos delgados e ondulados de 3-12 micrometros que partem do corpo da bactria e se estendem externamente parede celular. Um flagelo tem trs partes: o corpo basal (estrutura composta por vrios anis que ancora o flagelo membrana citoplasmtica), uma estrutura curta em forma de gancho e um longo filamento helicoidal. O flagelo propulsiona a bactria atravs do lquido podendo chegar a 100 micrometros por segundo (o equivalente a 3000 vezes o seu comprimento por minuto). O mtodo exato do movimento desconhecido (contrao das cadeias proticas - movimento ondulatrio; movimento rotatrio a partir da extremidade fixa gancho) e aparentemente a energia vem da degradao de ligaes energticas de fosfato. Em geral a motilidade ocorre ao acaso embora as vezes esteja relacionado com quimiotaxia. As bactrias recebem denominaes especiais de acordo com a distribuio dos flagelos: atrquias (sem flagelo); monotrquias (um flagelo em uma das extremidades); anfitrquias (um flagelo em cada extremidade); lofotrquias (tufo de flagelos em uma ou ambas as extremidades); e peritrquias (cercadas de flagelos).

2.2. Fmbrias

As fmbrias ou "Pili" so organelas filamentosas mais curtas e delicadas que os flagelos, constitudas por uma protena chamada pilina e presentes em muitas bactrias (especialmente Gram negativas). Elas originam-se de corpsculos basais na membrana citoplasmtica e sua funo parece estar relacionada com a troca de material gentico durante a conjugao bacteriana (fmbria sexual), e tambm com a aderncia s superfcies mucosas. As fmbrias podem ser removidas sem comprometimento da viabilidade celular e regeneram rapidamente.

2.3. Cpsula

Muitas bactrias apresentam externamente parede celular, uma camada viscosa denominada cpsula que constitui uma forma de proteo da bactria contra as condies externas desfavorveis. Tal formao pode ser evidenciada com a ajuda de mtodos especiais de colorao (nanquim). Geralmente as cpsulas so de natureza polissacardea (homopolissacardeas, composta por um nico tipo de acar ou heteropolissacardeas, composta por diferentes acares), embora tambm possam ser constitudas por polipeptdeos. A cpsula est relacionada com a virulncia da bactria pois confere resistncia fagocitose, de modo que, em uma mesma espcie, as amostras capsuladas so mais virulentas que as no capsuladas. Nas bactrias desprovidas de cpsula ocorre a formao de um envoltrio viscoso delgado chamado de camada limosa (slime layer) ou por um material limoso mal delimitado (loose slime).

2.4. Parede celular

A parede celular bacteriana uma estrutura rgida que recobre a membrana citoplasmtica e confere forma s bactrias. Ela constituda por cido diaminopimrico (DPA), cido murmico e cido teicico alm de aminocidos, carboidratos e lipdeos. Todos esses compostos esto reunidos para formar substncias polimricas complexas que por sua vez estruturam a parede celular. Uma macromolcula complexa denominada peptideoglicana (tambm chamada de mucopeptdeo ou murena) forma a estrutura rgida da parede. Alm disso, a parede celular protege a clula, mantm a presso osmtica intrabacteriana, impedindo o rompimento da clula devido entrada de gua, e funciona como suporte de antgenos somticos bacterianos. A diviso das bactrias Gram-positivas e Gram-negativas, de acordo com sua resposta colorao de Gram decorrente das diferenas na composio e estrutura da parede celular. - Gram Positivas: possuem uma quantidade maior de peptideoglicano em sua parede celular, o que torna a parede dessas bactrias mais espessa e rgida do que a das bactrias Gram negativas. Composta de protedas, lipdeos, peptideoglicano e cidos teicicos (cadeias de polifosfato com resduos de ribitol e glicerol), essas bactrias so sensveis lisozima e sua parede constitui o local de ao de alguns antibiticos alm de apresentar elementos bsicos para identificao sorolgica. - Gram Negativas: a parede celular dessas bactrias menos espessa e elas so mais complexas do que as Gram positivas por apresentarem uma membrana externa cobrindo a fina camada de peptdeoglicano. A membrana externa o que distingue as bactrias Gram negativas, servindo como uma barreira seletiva para a entrada e sada de algumas substncias da clula e podendo ainda causar efeitos txicos srios em animais infectados. A estrutura da membrana externa composta por fosfolipdios, lipoprotenas e lipopolissacardeos (LPSs). Os lipopolissacardeos esto localizados exclusivamente na camada externa da membrana, enquanto que os fosfolipdeos esto presentes quase completamente na camada interna. Os LPSs so compostos por trs segmentos ligados covalentemente: (1) lipdeo A, firmemente embebido na membrana; (2) cerne do polisssacardeo, localizado na superfcie da membrana; e (3) antgenos O, que so polissacardeos que se estendem como plos a partir da superfcie da membrana em direo ao meio circundante. A poro lipdica do LPS tambm conhecida como endotoxina e pode atuar como um veneno, causando febre, diarria, destruio das clulas vermelhas do sangue e um choque potencialmente fatal.

2.5. Membrana Citoplasmtica

A membrana citoplasmtica tem espessura de aproximadamente 10 nm e separa a parede celular do citoplasma. constituda principalmente de lipdeos, protenas, desempenhando

importante papel na permeabilidade seletiva da clula (funciona como uma barreira osmtica). Ela difere da membrana citoplasmtica das clulas eucariticas por: - no apresentar esterides em sua composio; - ser sede de numerosas enzimas do metabolismo respiratrio (mesmas funes das cristas mitocondriais); - controlar a diviso bacteriana atravs dos mesossomos.

2.6. Mesossomos

Os mesossomos so invaginaes da membrana citoplasmtica que podem ser simples dobras ou estruturas tubulares ou vesiculares. Eles podem colocar-se prximos membrana citoplasmtica ou afundar-se no citoplasma. Os mesossomos profundos e centrais parecem estar ligados ao material nuclear da clula estando envolvidos na replicao de DNA e na diviso celular. Os mesossomos perifricos penetram muito pouco no citoplasma, no so restritos localizao central da bactria e no esto associados com o material nuclear. Parecem estar envolvidos na secreo de certas enzimas a partir da clula, tais como as penicilinases que destroem a penicilina. Alguns autores associam ainda aos mesossomos o valor funcional das mitocndrias, atribuindo eles papel na respirao bacteriana.

2.7. Estruturas Celulares Internas

2.7.1. rea Citoplasmtica:

- Citoplasma: em qualquer clula, o citoplasma tem em torno de 80% de gua, cido nuclicos, protenas, carboidratos, lipdeos, ons inorgnicos, compostos de baixo peso molecular e partculas com vrias funes. Esse fluido denso o stio de muitas reaes qumicas. - Ribossomos: esto presentes em grande nmero nas clulas bacterianas conferindo ao citoplasma aparncia granular quando observado ao microscpio eletrnico. O conjunto de diversos ribossomos, que durante a sntese protica est ligado a uma molcula de RNAm recebe o nome de polissomo. - Grnulos de reserva: embora as clulas procarioticas no apresentem vacolos, podem acumular substncias sob a forma de grnulos de reserva, constitudos de polmeros insolveis. So comuns polmeros de glicose, fosfato inorgnico e lipdeos.

2.7.2. rea nuclear:

- Nucleide: as bactrias apresentam um cromossomo circular constitudo por uma nica molcula de DNA no delimitado por membrana nuclear. O cromossomo bacteriano contm todas as informaes necessrias sobrevivncia da clula e capaz de auto-duplicao. - Plasmdeo: algumas bactrias possuem molculas menores de DNA, tambm circulares, cujos genes no codificam caractersticas essenciais, porm muitas vezes conferem vantagens seletivas bactria que as possue. Essas molculas chamadas plasmdeos so capazes de auto-duplicao independente da replicao do cromossomo, e podem existir em nmero varivel no citoplasma bacteriano.

2.8. Esporos

Os esporos que se formam dentro da clula, chamados endosporos, so exclusivos das bactrias (principalmente as pertencentes ao gnero bacillus e clostridium). Eles possuem parede celular espessa, so altamente refrateis (brilham muito com a luz do microscpio) e altamente resistentes a agentes fsicos (dessecao e aquecimento) e qumicos (antispticos) adversos devido a sua parede ou capa impermevel composta de cido dipicolnico. Os esporos surgem quando a clula bacteriana no se encontra em um meio ideal para o seu desenvolvimento. A bactria produtora pode crescer e multiplicar-se por muitas geraes como clulas vegetativas. Em alguma etapa do desenvolvimento, em ambiente com exausto de fontes de carbono e nitrognio ou completa falta de nutrio, ocorre no interior do citoplasma vegetativo a sntese do esporo (sua formao leva por volta de 6 horas). Ela iniciada pela condensao de uma nucleoprotena no citoplasma que migra para a extremidade da clula enquanto estae o citoplasma so envolvidos por uma membrana dupla derivada da membrana citoplasmtica. O tegumento formado na membrana dupla e o citoplasma sofre condensao para completar a formao do cerne. Os esporos tm pouca atividade metablica, podendo permanecer latente por longos perodos, representando uma forma de sobrevivncia e no de reproduo.

3 FISIOLOGIA BACTERIANA

O crescimento e diviso celulares necessitam de um ambiente propcio com todos os constituintes qumicos e fsicos necessrios para o seu metabolismo. Essas necessidades especficas so dependentes de informaes genticas para cada espcie bacteriana. Algumas espcies com vasta flexibilidade nutricional so capazes de sintetizar muitos de seus metablitos a partir de

precursores simples, enquanto, outras espcies so mais exigentes e necessitam de nutrientes complexos para o seu crescimento e reproduo.

3.1. Nutrio

A anlise das estruturas bacterianas revela que sua arquitetura formada por diferentes macromolculas, em particular, protenas e cidos nuclicos. Os precursores das macromolculas podem ser retirados do meio ambiente ou ser sintetizado pelas bactrias a partir de compostos mais simples. A alternativa escolhida vai depender da disponibilidade do composto no meio e da capacidade de sntese do microrganismo. As substncias ou elementos retirados do ambiente e usados para construir novos componentes celulares ou para obter energia so chamados nutrientes. Os nutrientes podem ser divididos em duas classes: macronutrientes e micronutrientes. Ambos os tipos so imprescindveis, mas os primeiros so requeridos em grandes quantidades por serem os principais constituintes dos compostos orgnicos celulares e / ou serem utilizados como combustvel.

3.2. Macronutrientes

Carbono: Est presente na maioria das substncias que compem as clulas. As bactrias podem utilizar o carbono inorgnico existente no ambiente, na forma decarbonatos ou de CO2 como nica fonte de carbono. So nestes casos chamadas de autotrficas.Os microrganismos que obrigatoriamente requerem uma fonte orgnica de carbono so denominados heterotrficos e as principais fontes, so os carboidratos. Oxignio: requerido na forma molecular como aceptor final na cadeia de transporte de eltrons aerbia. Tambm elemento importante em vrias molculas orgnicas e inorgnicas. Hidrognio: Como componente muito freqente da matria orgnica e inorgnica, tambm constitui um elemento comum de todo material celular. Nitrognio: componente de protenas e cidos nuclicos, alm de vitaminas e outros compostos celulares. Est disponvel na natureza sob a forma de gs (N2) ou na forma combinada. Sua utilizao como N2 restrita a um grupo de bactrias cujo principal habitat o solo. Na forma combinada, o nitrognio encontrado como matria inorgnica (NH3 , NO3-,etc.) ou matria orgnica: aminocidos, purinas e pirimidinas.

Enxofre: Faz parte de aminocidos (cistena e metionina), de vitaminas e de vrias protenas importantes em reaes de xido-reduo. Da mesma forma que o nitrognio, o enxofre pode ser encontrado no ambiente nas formas elementar, oxidada e reduzida; estas duas ltimas aparecem como compostos orgnicos e inorgnicos. Todas as alternativas citadas podem ser utilizadas pelas bactrias, porm so os sulfatos (SO4-2) inorgnicos ou os aminocidos as formas preferencialmente assimiladas. Na forma oxidada, tambm pode ser aceptor final de eltrons das cadeias de transporte de eltrons anaerbias. Fsforo: encontrado na clula na forma combinada a molculas importantes como os nucleotdeos (ATP, CTP, GTP, UTP, TTP) e como fosfato inorgnico; nesta ltima forma incorporado atravs de poucas reaes metablicas, embora uma delas seja de fundamental importncia: a sntese de ATP a partir de ADP e fosfato. As substncias fosforiladas podem estar envolvidas com o armazenamento de energia ( como o ATP) ou atuar como reguladoras de processos metablicos: muitas enzimas tornam-se ativas ao serem fosforiladas.

3.3.Micronutrientes

Os elementos ferro, magnsio, mangans, clcio, zinco, potssio, sdio, cobre, cloro, cobalto, molibdnio, selnio e outros so encontrados sempre na forma inorgnica, fazendo parte de minerais. So necessrios ao desenvolvimento microbiano, mas em quantidades variveis, dependendo do elemento e do microrganismo considerados. Os micronutrientes podem atuar de diferentes maneiras, tendo como funes principais: - componentes de protenas, como o ferro que participa da composio de vrias protenas enzimticas ou no, de citocromos, etc. - cofatores de enzimas, como o magnsio, potssio, molibdnio, etc. - Componentes de estruturas, como o clcio, presente em um dos envoltrios dos esporos; - Osmorreguladores.

3.4 Condies de cultivo

Para se cultivar microrganismos deve-se obedecer a requisitos bsicos obrigatrios, quais sejam incub-los em meios de cultura adequados e incub-los em condies ambientais igualmente adequadas. Um inculo uma amostra de material contendo geralmente uma pequena quantidade de microrganismos; obedecidas as condies citadas, os microrganismos contidos no inculo multiplicam-se, aumentando em nmero e massa e, com isto, atingindo o objetivo desejado.

3.4.1. Meios de Cultura

Meio de cultura uma mistura de nutrientes necessrios ao crescimento microbiano. Basicamente deve conter a fonte de energia e de todos os elementos imprescindveis vida das clulas. A formulao de um meio de cultura deve levar em conta o tipo nutritivo no qual o microrganismo pertence, considerando-se a fonte de energia (luz ou substncia qumica), o substrato doador de eltrons (orgnico ou inorgnico) e a fonte de carbono (orgnica ou inorgnica). Estabelecidas as condies gerais, o meio de cultura deve ainda atender as necessidades especficas do grupo, da famlia, do gnero ou da espcie que se deseja cultivar. Assim, imprescindvel acrescentar ao meio vitaminas, cofatores, aminocidos, etc., quando estes compostos no so sintetizados pelos microrganismos que se deseja cultivar.

3.4.2. Fatores de crescimento

Entre as bactrias heterotrficas h uma imensa variedade de exigncias nutritivas. Algumas so capazes de crescer em meio muito simples, constitudo de uma soluo de glicose, sal de amnio e alguns sais minerais. A partir desses compostos, sintetizam todos os componentes do protoplasma: protenas, polissacardeos, cidos nuclicos, coenzimas, etc. Outras, todavia, so incapazes de sintetizar determinados compostos orgnicos essenciais para o seu metabolismo. Para que estes microrganismos possam crescer, tais compostos devem ser obtidos do meio natural ou artificial em que vivem. Essas substncias so denominadas fatores de crescimento. Muitos desses fatores so componentes de coenzimas, que, para o homem, so vitaminas. Na realidade, certas vitaminas, como o cido flico, foram descobertas por serem necessrias ao crescimento de determinadas bactrias. As composies dos meios de cultura, portanto, podem ser muito variadas.

Um meio pode ter uma composio simples, contendo um nico carboidrato como fonte de energia e carbono e alguns sais minerais; em outro extremo esto os meios requeridos por microrganismos mais exigentes, apresentando composio complexa, contendo vrias fontes de carbono e energia, vitaminas e aminocidos, podendo ainda ser acrescidos de sangue ou soro de animais. Alm da composio qualitativa, o meio de cultura deve obedecer aos limites de quantidade de cada componente suportveis pelos microrganismos. Muitas vezes o meio de cultura deve conter substncias para neutralizar a ao de produtos txicos lanados pelos prprios microrganismos, que sofrem os efeitos de seu acmulo. Um exemplo rotineiro adio de tampes para impedir a queda de pH provocada pelos cidos orgnicos produzidos por fermentao bacteriana.Os meios podem ser lquidos, quando so uma soluo aquosa de nutrientes, ou slidos, quando a soluo aquosa gelificada por um polissacardeo extrado de algas, o gar. O meio slido obrigatoriamente usado quando se pretende separar clulas. Cada clula individualizada ou agrupamento isolado d origem, por multiplicao, a um aglomerado que constitui uma colnia. Colnias de diferentes espcies geralmente apresentam caractersticas morfolgicas diferentes. Os meios de cultura podem ser seletivos, quando contm uma substncia que inibe o crescimento de um determinado grupo de microrganismos, mas permite o desenvolvimento de outros. 3.5 Influncias de fatores ambientais

A tomada de nutriente e posterior metabolismo so influenciados por fatores fsicos e qumicos do meio ambiente. Os principais fatores so: temperatura, pH, presena de oxignio, presso osmtica e luz.

3.5.1 Temperatura

Cada tipo de bactria apresenta uma temperatura tima de crescimento, em torno desta temperatura observa-se um intervalo dentro do qual o desenvolvimento tambm ocorre, sem, no entanto, atingir o seu mximo. Ultrapassado o limite superior, rapidamente ocorre desnaturao do material celular e, conseqentemente, a morte da clula. As temperaturas inferiores tima levam a uma desacelerao das reaes metablicas, com diminuio da velocidade de multiplicao celular, que em caso extremo, fica impedida.

As variaes quanto ao requerimento trmico permite classificar as bactrias segundo a temperatura tima para o seu crescimento, em: - psicrfilas: entre 12 e 17 C - mesfilas: entre 28 e 37C - termfilas: 57 e 87C Embora grupos excntricos, que necessitam de altas temperaturas para o seu crescimento, a maioria concentra-se no grupo de mesfilas, principalmente as de interesse mdico, veterinrio e agronmico. 3.5.2 pH Os valores de pH em torno da neutralidade so os mais adequados para absoro de alimentos para a grande maioria das bactrias. Existem, no entanto, grupos adaptados a viver em ambientes cidos e alcalinos. 3.5.3. Oxignio O oxignio pode ser indispensvel, letal ou incuo para as bactrias, o que permite classific-las em: - Aerbias estritas: exigem a presena de oxignio, como as do gnero Acinetobacter. - Microaerfilas: necessitam de baixos teores de oxignio, como o Campylobacter jejuni.

-Facultativas: apresentam mecanismos que as capacitam a utilizar o oxignio quando disponvel, mas desenvolver-se tambm em sua ausncia. Escherichia coli e vrias bactrias entricas tem esta caracterstica. - Anaerbias estritas: no toleram o oxignio. Ex.: Clostridium tetani, bactria produtora de potente toxina que s se desenvolve em tecidosnecrosados carentes de oxignio.

3.6. Exoenzimas

A seletividade da membrana citoplasmtica impede que macromolculas como protenas, amido, celulose e lipdeos sejam transportados para o interior da clula. Para essas molculas serem utilizadas pelos microrganismos, necessrio compostos menores, aos quais as membranas so permeveis. A quebra das molculas promovida por enzimas hidrolticas, denominadas exoenzimas por atuarem fora da membrana citoplasmtica. As exoenzimas apresentam especificidade pelo substrato, atuando sobre protenas ou amidos, ou determinados lipdeos, e constituem um fator de virulncia, uma vez que podem hidrolisar componentes estruturais de tecidos, conferindo ao microrganismo capacidade invasora e de permanncia em outros organismos vivos. Alm de estarem associadas nutrio dos microrganismos, as exoenzimas podem contribuir para a sua sobrevivncia, uma vez que catalisam a hidrlise de substncias que lhes so txicas ou mesmo letais.

3.7. Reproduo Bacteriana

- Crescimento: Aumento do protoplasma celular pela sntese de cidos nuclicos, protenas, polissacardeos e lipdeos; e, absoro de gua e eletrlitos. Termina na diviso celular. - Multiplicao: Resposta necessria presso de crescimento. Modo de reproduo - Cissiparidade: Formao de um septo equatorial na regio do mesossomo e diviso da clulame, em duas clulas filhas. Cocos em qualquer direo, bacilos e espirilos, no sentido transversal.

3.8 Curva de crescimento bacteriano

Embora as bactrias desenvolvam-se bem em meios de cultura slidos, os estudos de crescimento so feitos essencialmente em meios lquidos e as consideraes que seguem so vlidas para essas condies. Quando uma determinada bactria semeada num meio lquido de composio apropriada e incubada em temperatura adequada, o seu crescimento segue uma curva definida e caracterstica.

Fase lag (A): esta fase de crescimento ocorre quando as clulas so transferidas de um meio para outro ou de um ambiente para outro. Esta a fase de ajuste e representa o perodo necessrio para adaptao das clulas ao novo ambiente. As clulas nesta fase aumentam no volume total em quase duas ou quatro vezes, mas no se dividem. Tais clulas esto sintetizando DNA, novas protenas e enzimas, que so um pr-requisito para diviso.

Fase exponencial ou log (B): nesta fase, as clulas esto se dividindo a uma taxa geomtrica constante at atingir um mximo de crescimento. Os componentes celulares como RNA, protenas, peso seco e polmeros da parede celular esto tambm aumentando a uma taxa constante. Como as clulas na fase exponencial esto se dividindo a uma taxa mxima, elas so muito menores em dimetro que as clulas na fase Lag. A fase de crescimento exponencial normalmente chega ao final devido depleo de nutrientes essenciais, diminuio de oxignio em cultura aerbia ou acmulo de produtos txicos.

Fase estacionria (C): durante esta fase, h rpido decrscimo na taxa de diviso celular. Eventualmente, o nmero total de clulas em diviso ser igual ao nmero de clulas mortas, resultando na verdadeira populao celular estacionria. A energia necessria para manter as clulas na fase estacionria denominada energia de manuteno e obtida a partir da degradao de produtos de armazenamento celular, ou seja, glicognio, amido e lipdeos.

Fase de morte ou declnio (D): quando as condies se tornam fortemente imprprias para o crescimento, as clulas se reproduzem mais lentamente e as clulas mortas aumentam em nmeros elevados. Nesta fase o meio se encontra deficiente em nutrientes e rico em toxinas produzidas pelos prprios microrganismos.

3.9 Metabolismo bacteriano

Uma vez garantidos pelo ambiente os nutrientes e as condies adequadas para assimillos, as bactrias vo absorv-los e transform-los para que cumpram suas funes bsicas, quais sejam, o suprimento de energia e de matria prima. Como matria-prima, os nutrientes vo ser transformados em estruturas celulares ou em molculas acessrias sua sntese e funcionamento.

3.9.1. Obteno de energia

As substncias com alto valor energtico so sempre aquelas com elevado grau de reduo, e grande parte das bactrias (exceo s fotossintetizantes) vai obter toda energia de que necessita por oxidao desses substratos. As substncias preferencialmente oxidadas por microrganismos so os acares, seguidos de protenas, peptdios e, mais raramente, as gorduras. As bactrias utilizam energia para o transporte de nutrientes, o movimento dos flagelos, mas, sobretudo para as biossnteses. WIELAND (1912), reconheceu que a maioria das reaes biolgicas ocorre na ausncia de oxignio, por desidrogenao. Em biologia, pode-se dizer que a perda de um eltron equivale a perda de um hidrognio. Pode-se, ento, definir oxidao como o ganho de um hidrognio e reduo como a perda de um hidrognio.

3.9.2 Fermentao

Metabolismo no qual os compostos orgnicos servem como doadores e receptores de eltrons (hidrognio). A fermentao conduz, geralmente, ciso parcial de molculas de glicose (gliclise). Conceito antigo (clssico): decomposio microbiana de carboidratos na ausncia de oxignio. Dentre os vrios tipos de fermentao, pode-se citar: Fermentao homoltica: produo de cido ltico como produto final. Fermentao alcolica: produo de lcool como produto final.

Fermentao mista: produo de lcool, cido e gs. Fermentao butileno-gliclica: produo do butileno glicol (no cido) como produto final.

3.9.3 Putrefao

Decomposio de compostos nitrogenados (protenas), utilizando-se de substncia orgnica como aceptor-doador de eltrons. um tipo de fermentao que produz produtos finais de odor desagradvel: indol, escatol, cido sulfdrico.

3.9.4. Respirao

Decomposio microbiana de substratos cujo receptor de hidrognio o oxignio. Na respirao ocorrem as seguintes etapas: a) Ciclo de Krebs; b) Cadeia transportadora de eltrons; c) Fosforilao oxidativa.

3.9.5. Respirao anaerbica

Quando o oxignio substitudo por outro receptor inorgnico de eltrons.

4 ESTERILIZAO E DESINFECO

4.1 Esterilizao

A esterilizao de meios, solues e material de vidro ou metal que se utiliza muito importante na microbiologia. Uma das formas de esterilizao obtm-se atravs do uso da Autoclave, para grandes quantidades de meios, ou de uma panela de presso, para pequenas quantidades de meios. Um produto microbiologicamente estril quando no contem nenhuma forma de microrganismo vivo. A assepsia extremamente importante na microbiologia. Entende-se por assepsia todas as condies, gestos e atitudes tendentes a manterem o estado de ausncia de microrganismos contaminantes no meio em que atua. Alguns instrumentos de disseco como tesouras, pinas podem ser esterilizadas mergulhando em 70% de lcool (70 ml de etanol absoluto e 30 ml de gua destilada). O material contaminado, por exemplo, as alas que tocaram em cultura de bactrias, devem ser descontaminados atravs da chama de um bico de Bunsen, aparelho igualmente necessrio num laboratrio de microbiologia. As bocas de tubos contendo cultura de bactrias, as bocas de frascos de vidro contendo os meios de cultura, devem sempre que destampados ser chamuscados chama do Bunsen. Meios contaminados com as culturas de bactrias devem ser descontaminados por autoclavagem, e em seguida despejados em sacos plsticos fortes. Placas de Petri de plstico com culturas, bem como outro material de plstico utilizado, devem ser colocados em sacos de plstico e enviados para incinerao. O material de vidro contaminado por sua vez aps autoclavagem deve ser lavado com lexivia e detergente, passado por gua destilada e seco na estufa de secagem. As pipetas de vidro utilizadas no laboratrio devero ser imersas numa proveta de plstico grande contendo lexivia ou outro liquido desinfectante, e posteriormente lavadas e autoclavadas. As bancadas devem ser esterilizadas passando um lquido desinfectante, e idealmente o laboratrio deve ser isolado, ou ento o trabalho dever ser realizado dentro de uma cmara de fluxo laminar.

4.1.1 Radiao

4.1.1.1 Radiao Ionizante

A radiao ionizante um mtodo de esterilizao que utiliza a baixa temperatura, portanto que pode ser utilizado em materiais termossensveis. Certos tomos possuem a propriedade de emitirem ondas ou partculas de acordo com a instabilidade de seus ncleos, esta propriedade chamada de radioatividade. Alguns elementos, como o Rdio e o Urnio, so naturalmente radioativos pois possuem seus ncleos instveis, outros so produzidos artificialmente, como o Cobalto 60 e Csio 137. A radiao ionizante assim quando possui a capacidade de alterar a carga

eltrica do material irradiado por deslocamento de eltrons. Para fins de esterilizao industrial as fontes de raios beta e gama so as utilizadas. 4.1.1.1.1 Radiao Beta Este tipo de radiao conseguido atravs da desintegrao natural de elementos como o Iodo 131 ou Cobalto 60, ou ainda artificialmente por meio de mquinas aceleradoras de eltrons (elctron beam). O elctron beam utilizado para a esterilizao de materiais plsticos de baixa espessura.

4.1.1.1.2 Radiao Gama

produzida pela desintegrao de certos elementos radioativos, o mais utilizado o Cobalto 60. Os raios gama possuem grande penetrao nos materiais.

4.1.1.2 Utilizao

Este tipo de esterilizao utilizada, especialmente, em artigos descartveis produzidos em larga escala (fios de sutura, luvas e outros).

4.1.1.3 Mecanismos de ao

A ao antimicrobiana da radiao ionizante se d atravs de alterao da composio molecular das clulas, modificando seu DNA. As clulas sofrem perda ou adio de cargas eltricas. Existem fatores ambientais, fsicos e alguns compostos que influenciam na resposta celular radiao aumentando ou diminuindo sua sensibilidade a esta. H tambm microrganismos que so

mais resistentes radiao, como os esporos bacterianos; as leveduras e fungos tm resistncia considerada mdia e os gram negativos tm baixa resistncia radiao.

4.1.2 Vantagens -Possui alto poder de penetrao. -Atravessa embalagens de papelo, papel ou plstico. -O material que se esteriliza no sofre danos fsicos ou outros que podem ocorrer nos demais processos.

4.1.3 Desvantagens -Custo elevado. -Necessidade de pessoal especializado. -Necessidade de controle mdico constante para o pessoal que trabalha. -Conhecimentos escassos sobre o assunto nesta rea - esterilizao. 4.1.4 Proteo A exposio radiao ocupacional tem seus limites estabelecidos pela Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN - e as normas tcnicas para seu uso so regulamentadas pelo Estado de So Paulo. O uso de dosmetros (de uso pessoal) necessrio para que se avalie a exposio do indivduo radiao. Estes dosmetros registram a radiao acumulada. Alm da utilizao de dosmetros, testes laboratoriais e avaliaes clnicas devem ser realizados periodicamente para se detectar alguma complicao ou alterao clnica.

4.1.1.2 Radiao no ionizante

As radiaes no ionizantes, a luz ultravioleta, so aquelas menos energticas. A luz ultravioleta compreende a poro do espectro que vai de 150 a 3900 A, porm o comprimento de onda que possui maior atividade bactericida est ao redor de 2650 A. A luz solar tem poder microbicida em algumas condies, pois a energia radiante da luz do sol composta basicamente de luz ultravioleta e na superfcie terrestre o comprimento de onda desta varia de 2870 a 3900 A, as de comprimento mais baixo so filtradas pela camada de oznio, pelas nuvens e pela fumaa.

4.1.1.2.1 Mecanismo de ao

A radiao no ionizante absorvida por vrias partes celulares, mais o maior dano ocorre nos cidos nuclicos, que sofrem alterao de suas pirimidas. Formam-se dmeros de pirimida e se estes permanecem (no ocorre reativao), a rplica do DNA pode ser inibida ou podem ocorrer mutaes. 4.1.1.2.2 Mecanismo de reativao 4.1.1.2.2.1 Foto reativao Aps uma exposio radiao no ionizante, uma suspenso bacteriana ter ainda uma pequena parte de clulas viveis, ou seja, capazes de formar colnias. Se a suspenso bacteriana aps ser exposta luz ultravioleta, ser ento exposta luz visvel, a parte de clulas que restam ainda viveis ser maior. Este fenmeno ocorre devido a uma enzima fotodependente, que realiza a clivagem dos dmeros de timina do DNA, recuperando sua estrutura normal; ento clulas que foram aparentemente lesadas sofrem uma reativao luz visvel, esta reativao porm nunca atinge 100% das clulas (APECIH, 1998). 4.1.1.2.2.2 Reativao no escuro Alguns microrganismos podem ainda realizar um processo de reparao da estrutura do DNA, atravs de um mecanismo que requer uma sequncia de reaes enzimticas. Uma enzima endonuclease dmero-especfica e uma exonuclease dmero-especfica extraem o dmero de

pirimidas formado. A parte retirada restaurada por outras enzimas, a DNA-polimerase que sintetiza o segmento faltante, e a DNA-ligase que restabelece o posicionamento do segmento.

4.1.1.2.3 Aplicaes A radiao ultravioleta no pode ser utilizada como processo de esterilizao. Fatores como matria orgnica, comprimento de onda, tipo de material, tipo de microrganismo e intensidade da radiao interferem na sua ao germicida. Alm disso, a radiao no ionizante no tem poder de penetrao, age apenas sobre a superfcie onde os raios incidem e no atravessam tecidos, lquidos, vidros, nem matria orgnica. Alguns autores relatam ainda que o vrus HIV tem alta resistncia luz ultravioleta. A aplicao da luz ultravioleta em hospitais se restringe destruio de microrganismos do ar ou inativao destes em superfcie.

4.2 Calor

4.2.1 Calor mido

Atua desnaturando e coagulando as protenas das clulas microbianas, a gua vai influenciar a destruio das membranas e enzimas, pois pode induzir a destruio das ligaes de hidrognio, o que vai tornar estes processos mais eficazes e diminuir o tempo de exposio.

4.2.1.1 Autoclave

Autoclavagem a exposio do material a vapor de gua sob presso, a 121 C durante 15min. o processo mais usado e os materiais devem ser embalados de forma a permitirem o contato total do material com o vapor de gua. Deve ser realizado no vcuo para permitir que a temperatura no seja inferior desejada, permitir a penetrao do vapor nos poros dos corpos porosos e impedir a formao de uma camada inferior mais fria. Podem ser usadas autoclaves de parede simples (que so mais rudimentares) ou de parede dupla, que permitem melhor extrao do ar e melhor secagem. muito usado para o vidro seco e materiais que no oxidem com gua (os materiais termolbeis no podem ser esterilizados por esta tcnica). utilizada ainda para esterilizar tecidos. A sua eficcia validada por dois mtodos. Indicadores qumicos: mudam de cor consoante a temperatura (ex. tubos de Brown a fita adesiva Bowie-Dick). Indicadores biolgicos: tubo com

suspenso de esporos de bactrias muito resistente (Bacillus stearothermophylus) que morrem quando expostos por 12 minutos ou mais a uma temperatura de 121 C. Aps um repouso de 14h, faz-se uma sementeira dos esporos, que deve dar negativa. -Vantagens: fcil uso, custo acessvel para grandes hospitais. -Desvantagens: No serve para esterilizar ps e lquidos.

4.2.2 Calor seco

A esterilizao atravs do calor seco pode ser alcanada pelos seguintes mtodos: Flambagem: aquece-se o material, principalmente fios de platina e pinas, na chama do bico de gs, aquecendo-os at ao rubro. Este mtodo elimina apenas as formas vegetativas dos microrganismos, no sendo portanto considerado um mtodo de esterilizao. Incinerao: um mtodo destrutivo para os materiais, eficiente na destruio de matria orgnica e lixo hospitalar. Raios infravermelhos: utiliza-se de lmpadas que emitem radiao infravermelha, essa radiao aquece a superfcie exposta a uma temperatura de cerca de 180O C. Estufa de ar quente: constitui-se no uso de estufas eltricas. o mtodo mais utilizado dentre os de esterilizao por calor seco. O uso do calor seco, por no ser penetrante como o calor mido, requer o uso de temperaturas muito elevadas e tempo de exposio muito prolongado, por isso este mtodo de esterilizao s deve ser utilizado quando o contato com vapor inadequado. Cabe observar tambm que o uso de temperaturas muito elevadas pode interferir na estabilidade de alguns materiais, como por exemplo, o ao quando submetido a temperaturas muito elevadas perde a tmpera; para outros materiais como borracha e tecidos alm da temperatura empregada ser altamente destrutiva, o poder de penetrao do calor seco baixo, sendo assim a esterilizao por este mtodo inadequada. Os materiais indicados para serem esterilizados por este mtodo so instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, leos e pomadas.

4.2.2.1 Equipamentos

Como o processo de esterilizao em estufas de ar quente o mtodo mais utilizado dentre os de esterilizao por calor seco, iremos descrever o equipamento utilizado neste mtodo, que a estufa ou forno de Pasteur. Estes so equipados com um termmetro que mostra temperatura do interior da cmara; um termostato, onde se programa a temperatura desejada; uma lmpada que mostra a situao de aquecimento ou a estabilizao da temperatura interna da cmara; algumas com um ventilador para promover a circulao do ar, garantindo um aquecimento rpido e uniforme na cmara (estufas de conveco mecnica). No h um controlador de tempo, este controle feito pelo operador do aparelho. As estufas podem ser divididas em dois tipos: as de conveco por gravidade e a de conveco mecnica. As estufas de conveco por gravidade possuem uma resistncia eltrica na parte inferior da cmara e um orifcio na parte superior onde ocorre a drenagem do ar frio que empurrado pelo ar quente medida que o ar esquenta dentro da cmara. Neste processo qualquer obstculo que esteja no caminho dificulta a circulao do ar, interferindo na uniformidade da temperatura na cmara. As estufas de conveco mecnica possuem um dispositivo que produz movimento do ar quente, favorecendo a circulao do ar uniformemente e limitando a variao da temperatura nos vrios pontos da cmara em 1o C. Este tipo de estufa reduz o tempo necessrio para que se atinja a temperatura ideal para a esterilizao.

4.2.2.2 Mecanismo de ao

Este processo causa a destruio dos microrganismos fundamentalmente por um processo de oxidao, ocorrendo uma desidratao progressiva do ncleo das clulas.

4.2.2.3 Tempo de esterilizao

Temperatura (o C)

Tempo de Exposio *

180 170 160 150 140 121

30 minutos 1 hora 2 horas 2 horas e 30 minutos 3 horas 6 horas

*Sem incluso do tempo de aquecimento

Alguns autores afirmam que materiais contaminados pelo vrus da hepatite, devem ser submetidos temperatura de 170O C por 2 horas. Tempo de exposio ao calor seco relacionado a alguns tipos de artigos:

4.2.2.4 Cuidados para a eficincia do processo

- Higienizar convenientemente os artigos a serem esterilizados; - aquecer previamente a estufa; - utilizar embalagens adequadas; - no colocar na estufa artigos muito pesados e volumes muito grandes para no interferir na circulao do ar, as caixas no devem conter mais de 50 peas; - evitar sobrepor artigos; - marcar o incio do tempo de exposio quando o termmetro marcar a temperatura escolhida;

- evitar que o termmetro toque em algum dos artigos dentro da cmara; - no abrir a estufa durante a esterilizao.

4.2.2.5 Falhas no processo

Para se evitar falhas no processo deve-se observar os cuidados citados acima alm de cuidados como: - ao distribuir os artigos no interior da cmara, no deixar que toquem as paredes do interior do equipamento, deixar tambm um espao entre os materiais, para favorecer a circulao do ar; - o invlucro deve ser adequado para este tipo de esterilizao e para o material a ser esterilizado. As embalagens mais utilizadas so as caixas metlicas, papel alumnio e frascos de vidro refratrio; - os artigos a serem esterilizados devem possuir boa condutividade trmica. Como j foi mencionados, materiais no termorresistentes no devem ser esterilizados por este mtodo, como os tecidos, borrachas e papis; - o equipamento deve ser calibrado e validado. O fabricante precisa informar qual o ponto mais frio da cmara. A esterilizao eficiente quando neste ponto a temperatura atingida, necessrio, portanto que os testes com os indicadores biolgicos sejam realizados neste local.

4.2.2.6 Testes

fundamental a realizao de testes biolgicos para controle e comprovao da esterilizao.

4.2.3 Pasteurizao

Pasteurizao o processo usado em alimentos para destruir microrganismos patognicos ali existentes. Foi criado em 1864, levando o nome do qumico francs que o criou: Louis Pasteur. A pasteurizao reside basicamente no fato de se aquecer o alimento a determinada temperatura, e por determinado tempo, de forma a eliminar os microrganismos presentes no alimento. Posteriormente estes produtos so selados hermeticamente por questes de segurana, evitando assim uma nova contaminao. O avano cientfico de Pasteur melhorou a qualidade de vida dos humanos permitindo que produtos como o leite pudessem ser transportados sem sofrerem decomposio.

4.2.3.1 Tipos

Existem trs tipos de pasteurizao: -Pasteurizao lenta, em que se aplicam temperaturas mais baixas durante maior tempo. A temperatura utilizada da ordem de 65C durante trinta minutos ou mais. -Pasteurizao rpida, quando se aplicam temperaturas mais altas, da ordem dos 75C, durante alguns segundos. Este tipo de pasteurizao , por vezes, denominado HTST (High Temperature and Short Time), sigla em lngua inglesa para "alta temperatura e curto tempo". -Pasteurizao muito rpida, quando a temperatura vai de 130C a 150C, durante trs a cinco segundos. Tambm conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou "temperatura ultraelevada".

4.3 Filtrao

A filtrao envolve a remoo de clulas de microrganismos de solues lquidas ou de gases atravs do atravessamento de membranas filtrantes. Estas podem ser de vrios materiais (mais vulgarmente, acetato de celulose ou de policarbonato) e tm dimetros de poro muito pequenos (usualmente 0,2 m) onde as clulas microbianas ficam retidas. Esta tcnica muito utilizada em laboratrios de Microbiologia para esterilizar meios de cultura com componentes que possam sofrer alterao por aco do calor (p.ex. vitaminas, antibiticos, acares, aminocidos) e na indstria farmacutica para esterilizao de solues de vitaminas, de agentes quimioteraputicos, soro etc.. Contudo, a maior parte dos vrus so suficientemente

pequeno para atravessarem os poros destas membranas filtrantes, pelo que esta tcnica no assegura a esterilidade total das solues ou gases filtrados. Para alm de ser utilizada para esterilizar solues, a filtrao atravs de membranas filtrantes pode tambm ser utilizada para concentrar clulas microbianas a partir de volumes grandes de amostras lquidas, como acontece na anlise bacteriolgica de guas. O ar que circula em cmaras de fluxo laminar de segurana biolgica(Fotografia abaixo) ou em salas limpas frequentemente sujeito a filtrao atravs de filtros de elevada eficincia (High Efficiency Particle Air HEPA- Filter) que permitem a reteno de pelo menos 99,999% das clulas e esporos microbianos ou outras partculas presentes no ar.

4.2 Desinfeco

A assepsia o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactrias. A anti-sepsia refere-se desinfeco de tecidos vivos com anti-spticos.

4.2.1 Desinfeco da pele e das mucosas (antisspticos)

A sua concentrao no pode ser txica para as clulas. So exemplos o lcool etlico (70), perxido de hidrognio (10 volumes), eosina (para Gram-positivos), permanganato de potssio, hipoclorito de sdio (0,48%) e iodopovidona (derivado do iodo, altamente eficaz, excepto no caso da hepatite B).

4.2.2 Desinfetantes de instrumentos

Como por exemplo, os aldedos, usados em estetoscpios e termmetros, o hipoclorito de sdio, usado s em material no oxidvel, como as pinas e tesouras, ou o xido de etileno, que em mistura com o CO usado em cmaras, esterilizando tudo o que seja sensvel temperatura (batas, toucas, material descartvel, etc.).

4.2.3 Natureza Qumica

Os anti-spticos e desinfectantes podem tambm ser agrupados de acordo com a sua natureza qumica: 1. Fenol e compostos fenlicos: (ex. hexaclorofeno)

Eficaz contra Gram-positivos; Pouco activo contra Gram-negativos; Ineficaz na presena de sangue.

2. Halgenos:

Derivados do cloro (hipoclorito de sdio) actuam inibindo a actividade das protenas celulares e a sntese de DNA; Derivados do Iodo (iodopovidona, iodofor) interagem com enzimas e protenas inibindo-as por reaco de oxidao de grupos SH e por ligao do iodo ao grupo NH dos aminocidos.

3. Sais metlicos:

Compostos mercuriais (mertiolato): combinam-se com-SH de enzimas e inibem a sua atividade;

Sais de prata (nitrato de prata); Compostos de zinco (matam fungos); Compostos de cobre (matam algas).

4. Oxidantes (perxido de hidrognio, permanganato de potssio):

Oxidam lipdios de membrana e DNA.

5. Alcois (etanol):

Coagulam protenas e lipdios de membrana.

6. Compostos de amnia quaternria (Cetrimina a 1%, Benzalcnio)

Inativados pela presena de material orgnico.

7. Clorexidina:

Promove a desorganizao estrutural e funcional da membrana citoplasmtica.

8. xido de etileno:

Agente alquilante que inativa enzimas e protenas; Usado em mistura no explosiva com CO2 ou com hidrocarbonetos halogenados.

9. Aldedos (formaldedo (muito txico) e glutaraldedo):

Inativao de protenas e cidos nuclicos.

10. Beta-propriolactona:

Possui caractersticas cancergenas, mas os seus vapores so usados na esterilizao.

5 MICOLOGIA GERAL

Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino parte denominados Fungi. Os fungos apresentam um conjunto de caractersticas que permitem sua diferenciao das plantas: no sintetizam clorofila nem qualquer pigmento fotossinttico; no tem celulose na parede celular, exceto alguns fungos aquticos, e no armazenam amido como substncia de reserva. A presena de substncias quitinosas na parece da maior parte das espcies fngicas e a capacidade de armazenar glicognio os assemelham as clulas animais. Os fungos so ubquos, encontrando-se em vegetais, na gua, em animais, em detritos e em abundncia no solo, participando ativamente dos ciclos dos elementos da natureza. A disperso dos fungos na natureza feita por vrias vias: animais, homem, insetos, gua e, principalmente, pelo ar atmosfrico, atravs dos ventos.

Os fungos so seres vivos eucariticos com um s ncleo, como as leveduras, ou multinucleados, como os fungos filamentosos ou bolores e os cogumelos (fungos macroscpicos).

6 MICOSES SUPERFICIAIS

So afeces produzidas por fungos, limitadas s camadas superficiais queratinizadas ou semiqueratinizadas da pele, aos plos e unhas, sem lesar o tecido subcutneo, ossos, articulaes e rgos internos. Alguns fatores predisponentes que devem ser pesquisados so: endgenos (diabetes, SIDAimunodeprimido, doenas sistmicas) e exgenos (umidade, m higiene, distrofias).

6.1 Classificao

Podemos classificar as micoses superficiais em dermatofitoses e ceratofitoses. As dermatofitoses so causadas por fungos denominados dermatfitos, que utilizam a queratina como fonte de sobrevivncia. As leses decorrem da ao do prprio fungo ou de reaes de sensibilidade ao agente ou a seus produtos (mcides ou dermatofitides). Esto includos os fungos dos gneros Microsporum, Trychophyton e Epidermophyton. Podem ser antropoflicos, zooflicos ou geoflicos. Entram no grupo das dermatofitoses:

Tinha do couro cabeludo (Tinea capitis) Tinha dos ps (Tinea pedis) Tinha das mos (Tinea manun) Tinha inguinal (Tinea cruris) Tinha da barba (Tinea barbae) Tinha do corpo (Tines corporis) Tinha das unhas (Tinea unguium)

As ceratofitoses ou micoses saprofitrias so causadas por fungos sem atividade queratoltica, que vivem sobre a pele ou ao redor dos plos e utilizam restos epiteliais ou produtos de exceo. No determinam reaes de hipersensibilidade. Neste grupo esto:

Pitirase Versicolor Candidase Tinha negra Piedras

6.1.1 Pitirase Versicolor (Micose de Praia ou Pano Branco)

O agente etiolgico a Malassezia furfur. Tem distribuio universal, atinge todas as raas, sem predileo por sexo, com freqncia maior na idade adulta (raro em crianas e idosos). mais prevalente nos climas quentes e midos. O agente etiolgico um saprfita encontrado com elevada freqncia no couro cabeludo e pele, sem manifestaes clnicas (oportunista). O fungo forma uma barreira contra a ao do sol, diminuindo a produo de melanina. A clnica apresentada corresponde a mculas descamativas de cor varivel, mltiplas, coalescentes, s vezes com ntido padro folicular, atingindo pescoo, trax e razes de membros superiores, podendo ocorrer na face, abdome, ndegas e membros inferiores. O fator predisponente ao desenvolvimento dessa doena a sudorese (calor). No h prurido, sendo geralmente assintomticas. Os sinais dermatolgicos que podem ser pesquisados so o sinal da unha (descamao) e o sinal de Zileri (estiramento da pele causa descamao furfurcea). O diagnstico puramente clnico (presena de leses esbranquiadas e descamativas). Como mtodos diagnsticos complementares, existem nossa disposio o exame micolgico direto (observao de grupamentos de esporos entrelaados por pequenos miclios septados), a Luz de Wood (leses aparecem cor amarelo-ouro) e a cultura. O tratamento tpico com sulfeto de selnio a 5%, derivados imidazlicos ou hipossulfito de sdio por 10 a 20 dias. Pode-se utilizar o tratamento sistmico em casos de recidivas freqentes, com cetoconazol 200mg/dia 10 a 15 dias ou itraconazol 100mg 2x/dia por 5 dias..

6.1.2 Tinha de Couro Cabeludo

mais freqente em crianas. O contgio feito atravs de doentes, animais doentes ou portadores (ces e gatos), terra. Existem 2 tipos, a saber: A. Tinha tonsurantes: Possui uma evoluo crnica, com placas de tonsura, descamao, nicas ou mltiplas (semelhante a um alopecia). A evoluo aguda apresenta-se como placa nica, elevada, dolorosa e purulenta. Os agentes causadores so o Trychophyton tonsurans, o T. mentagrophytes e o Microsporum canis. Dx: clnico, micolgico direto e cultura, coletar fios para avaliar reas de tonsura B. Tinha favosa: A evoluo crnica, havendo microendemias rurais. O agente responsvel o Trychophyton schenleini. Ataca os folculos pilosos, pode haver alopecia cicatricial. O diagnstico clnico, podendo realizar o micolgico direto (coletar fios com pina).

6.1.3 Tinha de barba

Tipo inflamatrio, herpes circinado e sicosiforme. O diagnstico feito pela clnica, micolgico direto e cultura.

6.1.4 Tinha de Corpo

Os agentes causadores incluem Trychophyton rubrum, T. mentagrophytes e Microsporum canis. Pode aparecer em forma de vesculas, em placas ou em forma de anel (anular). Diagnstico pela clnica, por micolgico direto e por cultura.

6.1.5 Tinha dos ps e das mos

Nas mos uma entidade rara. Deve-se diferenciar de dermatite de contato, psorase. Nos ps corresponde ao popular "p de atleta". O diagnstico diferencial deve ser feito com calos interdigitais, infeces bacterianas, verrugas virais. Pode se apresentar em diversas formas: intertriginosa (comum a participao da Candida albicans), vsico-bolhosa e escamosa (comum a participao das onicomicoses). Podem ocorrer fissuras. O diagnstico feito pela clnica, micolgico direto e cultura. Os agentes mais comuns so Trychophyton rubrum, Epidermophyton flocosum.

6.1.6 Tinha inguinal

mais comum em homens. Geralmente bilateral, podendo estender-se para perneo, glteos e abdome. So placas eritematoescamosas, com bordos ntidos, crescimento centrfugo, s vezes com pequenas vesculas. As leses antigas tornam-se escuras devido liquenificao decorrente do prurido. O diagnstico clnico, com micolgico direto e com cultura. O diferencial deve ser feito com dermatite seborrica, dermatite de contato, eritrasma, psorase. Os agentes etiolgicos so T. rubrum, Epidermophyton flocosum

6.1.7 Tinha das unhas - onicomicoses

Ocorre o acometimento da lmina ungueal e/ou dobras ungueais. A lmina ungueal atacada por dermatfitos e, eventualmente por uma levedura a Candida albicans. A onicomicose dermatoftica comea pela borda livre da unha, tornando a unha opaca, com depsito de detritos crneos subungueais. O diagnstico feito por micolgico direto e cultura (coletar material da juno da unha boa com a unha comprometida). Os agentes mais comuns so Trychophyton e Epidermophyton O diagnstico diferencial deve ser feito com psorase, distrofias ungueais, tumores subungueais, traumas. O tratamento com antifngicos via oral por no mnimo 4 meses.

6.1.8 Tinha Negra rara; surgem como manchas pretas ou escuras nas palmas e plantas dos ps, mos ou bordas dos dedos. O diferencial com melanoma deve ser pensado. O diagnstico feito pela clnica, micolgico direto e cultura. O agente causador o Cladosporium werneckii.

6.1.9 Candidase O agente etiolgico a Candida albicans. O diagnstico clnico, com micolgico direto e com cultura. Deve-se tomar cuidado, uma vez que saprfita e pode estar como coadjuvante em outras dermatopatias. Ocorre em crianas e adultos, cosmopolita, saprfita de pele e mucosas. Passa a ter ao patognica devido a fatores predisponentes (prematuridade, gravidez, uso de antibiticos, corticoterapia, imunodepresso, diabetes). O quadro clnico depende da localizao. A candidase intertriginosa atinge dobras naturais, causando fissuras, com leses eritematoescamosas at mesmo pstulas. A paronquia corresponde a uma inflamao da borda proximal. Outras formas so a estomatite cremosa (sapinho), a balanite e a candidose disseminada. O tratamento feito pela correo dos fatores predisponentes, antifngicos tpicos (Nistatina) e sistmicos (Cetoconazol, Itraconazol).

6.2 Tratamento

O tratamento das tinhas feito com antifngicos sistmicos ou tpicos, durante 30 dias de durao, passando 2x/dia. O tratamento das Onicomicoses deve ser sistmico. Os medicamentos mais usados so a griseofulvina (fungisttico), cetoconazol (interaes medicamentosas, hepatite fulminante, interfere no eixo hipotlamo-hipfise-adrenal), itraconazol, fluconazol e terbinafina.

7 MICOSES CUTNEAS

As dermatomicoses possuem ocorrncia universal, constituindo as micoses mais comuns em nosso meio. Trata-se de infeces cutneas capazes de acometer animais e o homem, podendo se manifestar de forma clinicamente varivel. De modo geral, as micoses superficiais podem ser divididas em trs categorias:

1. Infeces superficiais: h colonizao de camadas acelulares da pele e seus anexos. Chamam a ateno pelo efeito cosmtico provocado no paciente. Nesse grupo deve-se ressaltar a pitirase versicolor, causada pelo fungoMalassezia sp. (geralmente Malassezia furfur); a qual se apresenta como mculas finamente descamativas e geralmente assintomticas, cuja colorao varia do marfim ao castanho-escuro.As escamas so denominadas furfurceas devido ao fato de geralmente possurem aspecto farinceo e predominam na parte superior do trax, face e antebraos, apesar de ser possvel o acometimento de outras regies do corpo. Em peles pigmentadas as reas lesionadas podem se tornar acrmicas devido diminuio do pigmento melnico da epiderme. 2. Infeces oportunistas: trata-se de infeces cutneas produzidas por fungos que ocasionalmente so implantados na pele do hospedeiro por um traumatismo. Como exemplo desses agentes podem ser citados os seguintes

gneros: Aspergillus, Penicillium, Alternaria, Scopulariopsis, etc. 3. Infeces dermatofticas: os agentes etiolgicos atacam com predileo a queratina da pele, plos e unhas, onde o fungo utiliza a queratina como fonte de carbono, sendo a infeco geralmente restrita s camadas no vivas da superfcie corprea. Ressalta-se, entretanto, que em situaes especficas, tais como em indivduos imunodeprimidos, podem acometer tecidos subcutneos. A maioria destas infeces causada por um grupo homogneo de fungos queratinoflicos chamados dermatfitos. Com relao nomenclatura das infeces dermatofticas, segue-se a regra: Tinea + local afetado (em latim).O mecanismo de infeco depende da estrutura acometida. Em linhas gerais, a infeco se d da seguinte forma:
o

Na pele: os filamentos micelianos crescem excentricamente na camada crnea e se ramificam. Aps aproximadamente sete dias h uma reao cutnea e formao de vesculas ao redor da leso.

No plo: O parasitismo piloso pode ser classificado em duas categorias: Ectotrix, na qual o fungo no consegue penetrar o interior do plo, permanecendo circunscrito bainha

externa; e Endotrix, na qual o fungo destri a bainha externa do plo, alojando-se e proliferando no interior dos mesmos. Os cabelos parasitados perdem a pigmentao e se tornam frgeis, o que resulta em aparecimento de uma zona de tonsura (tinhas tonsurantes).
o

Na unha: as infeces se iniciam na margem lateral ou distal da placa ungueal e resultam em inflamao paroniquial. Isso faz com que a unha se torne frgil e espessada, com acmulo de fragmentos queratinizados subungueais.

Ainda com relao aos fungos dermatfitos, os mesmos podem ser classificados de acordo com os locais onde so encontrados:

Dermatfitos geoflicos: encontrados no solo, sendo a transmisso via solo - ser humano. Ex: Microsporum gypseum.

Dermatfitos zooflicos: parasitam animais, sendo a transmisso via animais - ser humano. Ex: Microsporum canis,Trichophyton mentagrophytes.

Dermatfitos antropoflicos: encontrados exclusivamente no ser humano, sendo a transmisso, portanto, inter-humana. Ex: Epidermophyton floccosum, Trichophyton rubrum, Trichophyton violaceum, Trichophyton schoenleinii A identificao das espcies geralmente feita atravs das estruturas de reproduo, que na maioria das vezes caracterstica para cada espcie, no entanto, a localizao da dermatofitose pode ajudar na identificao preliminar do fungo, o que podemos perceber pelo quadro a seguir: AGENTE PELE UNHAS PLO INVASO ECTOTRIX Microsporum Epidermophyton Trichophyton mentagrophytes Trichophyton rubrum Trichophyton verrucosum Trichophyton tonsurans Trichophyton shoenleinii Trichophyton violaceum + + + + + + + + + + + + + + (raro) + + + + +(raro) + + + PLO INVASO ENDOTRIX -

Microsporum canis

O crescimento rpido, em 3-5 dias. Inicialmente, as colnias so brancas e lustrosas, desenvolvendo mais tarde um pigmento amarelo-limo na membrana perifrica da colnia. O

reverso da colnia torna-se amarelo acastanhado a medida que ela amadurece. Microscopicamente, podem ser observados macrondios e microndios com predominncia dos primeiros. Nas infeces dos fios de cabelo, grumos em mosaico dos microndios se desenvolvem na face externa do plo. O fungo causa dermatofitose do corpo e do couro cabeludo, sendo geralmente adquirido de ces ou gatos e mais comumente encontrado em crianas.

Microsporum gypseum

O crescimento rpido, em 3-5 dias. As colnias so achatadas, inicialmente brancas, mas assumem colorao castanho-clara a vermelho-acastanhada quando crescem. A superfcie torna-se aucarada ou granular a medida que so produzidos condios. O fungo contrado por contato com solo contaminado e causa dermatofitose inflamatria do corpo ou do couro cabeludo.

Epidermophyton floccosum

As colnias crescem rapidamente, em 3-5 dias; inicialmente apresentam colorao cinzaesbranquiada e desenvolvem um pigmento cqui-esverdeado caracterstico quando maduros. Fitas amarelo-esbranquiadas podem ser observadas irradiando do centro da colnia para a periferia. A superfcie torna-se granular com amadurecimento adicional medida que os condios so produzidos. Microcondios nunca so produzidos, portanto se estes forem observados, a hiptese de se tratar de amostra de E.floccosum pode ser descartada. Causa dermatofitose epidmica (p de atleta) e dematofitose inguinal.

Trichophyton rubrum

O crescimento em gar Sabouraud-dextrose relativamente lento, exigindo 4-7 dias at a maturidade. Inicialmente a superfcie da colnia branca, e a consistncia pode ser algodonosa, aveludada ou granular, dependendo da cepa, do meio de cultura que estwww.yahh sendo utilizado e da magnitude da esporulao. Como o nome da espcie indica, a principal observao a produo de um pigmento hidrossolvel de colorao vinho no reverso da colnia que se difunde no gar. A produo do pigmento mais intensa com colnias que crescem em gar de milho ou de dextrose e batata do que em gar Sabouraud-dextrose. Miicroscopicamente, os micronidios tendem a apresentar formato de lgrima e esto, em geral, distribudos nos lados dos filamentos das hifas,

produzindo um aspecto de pssaros na cerca. Causa dermatofitose do corpo, dos ps, da virilha e das unhas. Tal fungo pode causar ndulos ou abscessos subcutneos em pacientes imunodeprimidos.

Trichophyton mentagrophytes

O crescimento rpido, 3-5 dias. Pode-se observar dois tipos de colnias: algodonosa ou granular . As algodonosas so inicialmente brancas, e quando amadurecem possuem colorao creme-acastanhada. Com freqncia observa-se o desenvolvimento de um umbigo elevado central formado por hifas estreis semelhantes a uma teia de aranha. J as variantes granulares produzem colnias achatadas e disseminadas com superfcie granular fina a grosseira; inicialmente, as colnias apresentam colorao branca a amarelo-forte, se tornando, gradualmente, acastanhadas e marrons. Pigmentos avermelhados podem ser observados, mas nunca so to intensos quanto o que ocorre T.rubrum. Causa dermatofitose inflamatria nos ps, no corpo, nas unhas, na barba e no couro cabeludo. causa comum de p de atleta.

Trichophyton tonsurans

O crescimento lento, exigindo de 7-10 dias para a maturidade. As colnias apresentam superfcie amarelo-clara granular caracterstica, com o desenvolvimento de profundas rugas radiais no amadurecimento. Macrondios nunca so observados nos isolados laboratoriais e os microcondios assumem formato de baqueta ou balo. Causa tinha do couro cabeludo, tinha capilar com pontos pretos e s vezes dermatofitose do corpo, dos ps e das unhas.

Trichophyton verrucosum

O crescimento lento, exigindo 7-14 dias para a maturidade. As colnias so pequenas, circulares, e planas; inicialmente glabras ou posteriormente felpudas, de colorao branca a amarelada. Microscopicamente, hifas semelhantes a chifres podem ser observadas. Macrondios so raros, com configurao em raquete, em vagem ou em rabo de gato. Os microndios, quando presentes, so pequenos, piriformes, e transportados diretamente ao longo das laterais das hifas. Causa dermatofitose do couro cabeludo, da barba ou do corpo, geralmente adquirida por contato com o gado infectado.

Trichophyton shoenleinii

Causa dermatofitose do couro cabeludo (tinha favosa) com alopecia definitiva. Tambm responsvel por causar raramente dermatofitose do corpo ou das unhas. No Brasil, os dermatfitos mais freqentes so T. rubrum e M. canis.

8 MICOSES SUBCUTNEAS

As micoses subcutneas constituem um grupo de infeces caracterizadas pelo desenvolvimento de uma leso no stio de inoculao, com implantao do agente no local de traumatismo e subseqente acometimento dos tecidos subcutneos. Dentre as micoses subcutneas que mais frequentemente acometem o homem esto a cromoblastomicose e a esporotricose. que A pode cromoblastomicose ser causada por envolve outros mais agentes,

frequentemente Fonsecaea

pedrosoi, mas

como Phialophora verrucosa, Fonsecaea compacta, Cladosporium carrioni, Rhinocladiella aquaspers. J a esporotricose provocada por um nico agente, o Sporothrix schenckii.

Cromoblastomicose Distribui-se mundialmente, porm mais prevalente em regies tropicais. Os fungos vivem em matria orgnica, vegetais em decomposio ou solo e a transmisso ocorre pela penetrao de espinhos ou farpas de madeira. O Brasil detm cerca de um tero do total de casos, sendo que sua maioria ocorre em indivduos do sexo masculino.A doena possui manifestaes clnicas variadas, sendo elas:

Forma nodular: ocorrem na fase inicial da doena, podendo permanecer estacionria. Forma verrucosa: caracterizada por espessamento e endurecimento da derme e epiderme decorrente de hiperceratose e hiperacantose. a forma mais freqente da doena.

Forma ulcero-vegetante: leses de crescimento exuberante, gomosas, crostosas, exsudativas e que muitas vezes confluem entre si. O tratamento difcil. A remoo cirrgica de pequenas leses eficiente, mas precisa ser

realizada cautelosamente e com margens amplas para prevenir a disseminao. Estgios mais avanados da doena so tratados com itraconazol e terbinafina.

Esporotricose

Doena granulomatosa crnica subcutnea endmica no Brasil que possui distribuio universal, acometendo principalmente indivduos que exercem determinadas profisses como jardineiros, agricultores, veterinrios, carpinteiros, mineiros, etc. H relatos da doena no homem e nos animais. O S.schenckii vive como saprfita em detritos orgnicos, solo ou gua contaminada, vegetal, plos e boca de animais (gatos, ratos, cachorros, coelhos, eqinos, etc.). O fungo penetra geralmente por meio de traumas, embora tambm possa ser inalado ou ingerido; segue-se, ento, um perodo de incubao varivel (trs dias a seis meses). A micose acomete principalmente os membros superiores, face e membros inferiores e as principais formas clnicas so:

Forma cutnea fixa ou localizada: leso solitria restrita ao local de inoculao. Forma linfocutnea: a leso inicia-se como uma pequena lcera, ppula ou ndulo subcutneo, indolor. As leses se estendem atravs dos vasos linfticos, produzindo um cordo de ndulos subcutneos firmes e assintomticos. a forma mais freqente em nosso meio.

Forma cutnea disseminada: resultam de disseminao hematognica ou inoculao. As leses manifestam-se atravs de leses gomosas, lcero-vegetantes e verrucosas, ppulas ou ndulos subcutneos. Ocorre comprometimento do estado geral do indivduo, sendo rara em pacientes imunocompetentes.

Esporotricose sistmica: tambm resulta da disseminao hematognica e rara em imunocompetentes. Os rgos mais afetados so os olhos, nariz, faringe, pulmes e ossos. O tratamento realizado com itraconazol oral, sendo considerado a droga de escolha.

9 MICOSES PROFUNDAS

As micoses profundas, que invadem a derme e/ou a hipoderme, e, por vezes at rgos internos, so revistas neste artigo. Estas afeces, alm de outras caractersticas, mostram, na histopatologia, um processo inflamatrio granulomatoso e, no sangue, presena de anticorpos. Discute-se aqui em especial algumas micoses profundas observadas no Brasil, entre elas a paracoccidioidomicose, esporotricose, cromomicose, micose de Jorge Lobo, micetoma,

criptococose e histoplasmose. As micoses so doenas causadas por fungos e podem ser superficiais e profundas. As superficiais acometem a epiderme e seus anexos, afetando, s vezes, a derme e, mais raramente, outros rgos internos. Caracterizam-se por no apresentar anticorpos sricos, provocar inflamao local banal e, com freqncia, ser transmitidas por contato direto.

J as micoses profundas, ao contrrio das superficiais, invadem preferencialmente a derme e/ou a hipoderme, e, tambm com certa freqncia, os rgos internos. No se conhece a transmisso homem a homem, e, na histopatologia, caracterizam-se por um processo inflamatrio granulomatoso, e, no sangue, pela presena de anticorpos. Nesse grupo, entre as mais observadas no Brasil, esto a paracoccidioidomicose, esporotricose, cromomicose, micose de Jorge Lobo, micetomas, criptococose e histoplasmose. Fazem parte ainda desse grupo a rinosporidiose, rara no Nordeste; a coccidioidomicose; a blastomicose norte-americana, no observada no Brasil; e as zigomicoses, que se dividem em entomoftoromicose e mucormicose, doena em geral de imunossuprimidos. A paracoccidioidomicose, blastomicose sul-americana ou micose de Lutz, nome do mdico brasileiro que a descreveu, bem como o seu agente etiolgico, em 1908, micose crnica ou subaguda, cuja causa o Paracoccidioides brasiliensis, que acomete tanto o tegumento quanto vsceras. endemia da zona rural que afeta, predominantemente, homens lavradores adultos. Ocorre em toda a Amrica do Sul e Central, exceo do Chile, onde at hoje nenhum caso foi descrito. O fungo agente dessa doena saprfita na natureza, e sua penetrao se d principalmente por via pulmonar ou digestiva, sendo raro observar-se pele ou mucosa retal como porta de entrada. A invaso ganglionar, e a disseminao, hematognica.

Conforme o estado imunolgico do paciente, podem ocorrer infeco sem doena, doena localizada ou a doena generalizada, que mais comum. Os pacientes com a forma generalizada apresentam imunidade celular deprimida, aferida pela negatividade aos testes intradrmicos paracoccidioidina e a outros antgenos inespecficos.

A paracoccidioidomicose pode assumir vrias formas clnicas, conforme o rgo afetado.

As leses mucosas caractersticas so ulceraes de fundo granuloso e pontilhado hemorrgico, chamadas de estomatite moriforme de Aguiar Pupo (Figura 1). Pode ainda manifestar-se por leses infiltrativas, vegetantes e/ou ulcerativas e pelo lbio trombiforme. A sialorria extremamente freqente.

Figura 1: Paracoccidioidomicose: ulcerao com pontilhado hemorrgico na gengiva As manifestaes cutneas, que ocorrem, em geral, por disseminao hematognica, j que a pele como porta de entrada infreqente, surgem como leses papulosas, papulotuberosas, vegetantes, ulceraes, entre outras (Figuras 2, 3). Nas lceras, nota-se, no fundo, o mesmo pontilhado hemorrgico que d o aspecto moriforme encontrado na estomatite de Aguiar Pupo.

Figura Paracoccidioidomicose: vegetaes discretas no nariz

2: Figura Paracoccidioidomicose:

3:

vegetao exuberante no lbio inferior

As adenopatias so comuns, podendo ser regionais ou generalizadas, com amolecimento e fistulizao (Figura 4). Leses, geralmente bilaterais e na metade inferior dos pulmes, ocorrem em 80 a 90% dos casos, caracterizando-se por alteraes macro ou micronodulares, infiltrativas ou cavitrias (Figura 5). importante investigar a tuberculose concomitante, pois em 12% dos pacientes essa doena est associada. Outros rgos, como o trato gastrointestinal, fgado, bao e supra-renais, podem, eventualmente, ser afetados, em especial nos casos mais graves.

Figura Paracoccidioidomicose:

4: Figura

5:

Paracoccidioidomicose: RX de

fistulizao leses na face

no

pescoo

e trax

leses

infiltrativas

bilaterais

A paracoccidioidomicose diagnosticada por meio do exame direto do material da leso ou do escarro, nos quais podem ser encontradas formas arredondadas, com membrana de duplo contorno, reproduzindo-se por gemulao nica ou mltipla, que d o aspecto denominado de criptoesporulao em roda de leme. O fungo pode tambm ser cultivado em meio de Sabouraud e gar-sangue. Ao exame histopatolgico, observa-se granuloma e o fungo pode ser detectado por meio de mtodos de impregnao pela prata (Grocott) ou pelo PAS. Como mtodo auxiliar, pode-se utilizar a reao intradrmica paracoccidioidina, que tambm positiva na infeco inaparente. O tratamento dessa molstia feito com sulfonamidas, cetoconazol, itraconazol e fluconazol, por via oral e, em certos casos, anfotericina B de uso endovenoso. O itraconazol parece mais eficaz do que o fluconazol, pois necessita de menor tempo de administrao para a obteno de remisso clnica. A reao de precipitina, que avalia a atividade da doena, e a de fixao de complemento, que depende da quantidade de parasitas, so os melhores mtodos de controle da cura. A esporotricose micose crnica causada pelo Sporothrix schenckii, que saprfita, permanecendo no solo, vegetais e palhas. Sua penetrao cutnea ocorre por traumatismo. A incubao leva de uma a vrias semanas, e, da pele, o agente vai para os linfticos, podendo atingir, em pacientes imunossuprimidos, mucosas e rgos internos. Ocasionalmente ocorre cura espontnea. doena universal, porm afeta com maior freqncia indivduos de regies de clima tropical e subtropical. Acomete qualquer idade, sexo e raa; tanto em rea urbana quanto rural. mais comum em jardineiros e empalhadores. A esporotricose apresenta-se sob quatro diferentes formas clnicas:

1. Cutnea localizada: afeta mais a face, provocando leso papulosa, papulotuberosa ou verrucosa, que pode ter ou no ulcerao; s vezes h leses-satlites mnimas e o paciente apresenta boa resistncia. 2. Mucosa localizada: rara, afetando conjuntiva, aparelho lacrimal, boca e faringe. Evidencia-se como ndulo, vegetao e/ou ulcerao. 3. Cutnea linftica: a forma mais comum. Ocorre principalmente nos membros superiores e inferiores. O cancro de inoculao leva formao de cordo linfangtico ascendente com ndulos intervalados, que evoluem para gomas (Figura 6). H, em geral, adenomegalia regional discreta.

Figura 6: Esporotricose: linfangite nodular ascendente 4. Disseminada: sua forma primria ocorre por ingesto ou inalao do agente, enquanto a secundria depende da resistncia do paciente. Pode evoluir com osteolite, periostite, artrite, meningite, bronquite, nefrite, entre outras. rara por leso primria cutnea. histopatologia observa-se granuloma com zona externa de plasmcitos, zona intermediria de clulas epiteliides e zona interna de polimorfonucleares, alm de ser possvel evidenciar raros parasitas em forma de charuto. A cultura em meio de Sabouraud diagnstica, havendo crescimento em poucos dias de colnia inicialmente clara que depois escurece. microscopia da cultura so caractersticas as hifas septadas com condias em forma de margarida. As medicaes sistmicas que se mostram eficazes na esporotricose so soluo saturada iodeto de potssio, itraconazol, fluconazol, anfotericina B e 5-fluorocitosina, sendo as duas primeiras as drogas de escolha. Vacinao com esporotriquina pode ser tentada em casos resistentes. A doena de Jorge Lobo, causada pelo Paracoccidioides loboi, fungo com nomenclatura ainda em discusso, uma micose localizada, crnica e polimorfa que surge predominantemente na Amaznia e nunca fora de regio intertropical. A inoculao parece dar-se por meio de traumatismo. Ocorre em especial no homem lavrador (10 homens : 1 mulher), e sua clnica manifesta-se por leses queloidiformes ou, ainda, vegetantes, infiltrativas, ulceradas gomosas, entre outras. So geralmente assimtricas e circunscritas a uma regio. Os locais mais afetados so os pavilhes auriculares, membros inferiores e superiores. Quando acometidos, os gnglios mostramse duros e sem flutuao. Em geral, o paciente mantm bom estado fsico. Para diagnosticar a afeco, procede-se ao exame direto do material da leso, que revela parasitas abundantes, bem como a histopatologia, que mostra histicitos espumosos com riqueza de parasitas. Esses se evidenciam por serem fungos arredondados, com membrana de duplo contorno e reproduo por brotamento simples ou mltiplo. O Paracoccidioides loboi no cresce em cultura, e para seu tratamento podem-se utilizar a exrese cirrgica, a clofazimina e a 5-fluorocitosina, com resultados nem sempre eficientes.

A cromomicose, que tambm micose crnica, geralmente circunscrita aos membros, provocada por vrios fungos demcios, entre eles a Fonsecae pedrosoi, o Cladosporium carionii e Phialophora verrucosa. doena universal, mais prevalente em zona tropical e subtropical, onde acomete basicamente homens lavradores. A leso surge um a dois meses aps o traumatismo de inoculao, iniciando-se por ppula, que depois ulcera e passa a ter aspecto de vegetao (Figura 7). A propagao por contigidade, ficando circunscrita ao membro afetado, porm incapacitando-o. Para se firmar o diagnstico, procede-se ao exame direto que mostra as chamadas clulas fumagides, nome dado aos corpsculos fngicos acastanhados. Na cultura em Sabouraud, crescem colnias negras, e, na histopatologia, as clulas fumagides nos microabscessos e no interior das clulas gigantes so observadas. O tratamento pode ser por eletrocoagulao, exrese cirrgica, amputao, anfotericina B, 5-fluorocitosina, calciferol, cetoconazol ou itraconazol.

Figura 7: Cromomicose: placa de aspecto cicatricial e bordas crostosas no brao Os micetomas so doenas das zonas tropicais e subtropicais que predominam em homem adulto lavrador. A penetrao ocorre por traumatismo com vegetal (exgena) ou a partir de saprfitas em cavidades naturais (endgena). Os locais preferenciais so membros inferiores, regies cervicofacial, abdominal e torcica. Caracterizam-se por assimetria e evoluo lenta por anos. Micetoma , na realidade, termo genrico que engloba uma sndrome clnica, causada tanto por certos fungos, quanto por alguns tipos de bactrias, manifestando-se sempre por: a. aumento do volume da regio afetada; b. gomas e fstulas em vrias fases evolutivas; e c. sada de material exsudato necrtico e gros (Figuras 8, 9).

Figura 8: Micetoma: aumento Figura 9: Micetoma: fstulas na do volume do p. planta por onde so eliminados os gros. Esta sndrome engloba: as actinomicoses, provocadas por bactrias da famlia Actinomycetaceae, cujos principais gneros so Actinomyces, Nocardia, Streptomyces e Actinomadura; as maduromicoses, causadas por fungos imperfeitos dos gneros Madurella, Allescheria, Cephalosporium, entre outros; e os micetomas eubacterianos, tambm denominados de botriomicose, esses tendo como agentes etiolgicos certas bactrias, como o Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli. Os gros, que saem das fstulas, nada mais so do que microcolnias, mostrando-se como formaes arredondadas, de 0,5 a 2mm. Podem, s vezes, de acordo com sua cor, direcionar para uma ou outra espcie de agente. Os gros esbranquiados e/ou branco-amarelados so caractersticos de algumas espcies de actinomicetos, como o Actinomyces israelii, Nocardia brasiliensis e Nocardia asteroides, e de maduromicetos, entre eles a Allescheria boydii, Indiella brumpti e o Cephalosporium recifei; os amarelo-acastanhados evidenciam o Streptomyces somaliensis; os brancos, amarelos ou rseos, o Actinomadura madura; os vermelhos, actinomicetos, como o Actinomadura pelletieri e maduromicetos, como o Rubromadurellas langeroni; e, por ltimo, os pretos, que tambm revelam alguns actinomicetos, como o Streptomyces paraguayensis, e alguns maduromicetos, entre eles a Madurella mycetomi e a Pullularia pullulona. Para o diagnstico, realiza-se o exame direto, com evidenciao dos gros; os de miclio fino no septado com ramificaes laterais so de actinomicose, os de miclio grosso e septado com clamidosporos caracterizam a maduromicose, e, por ltimo, aqueles com formaes cocides ou bacilares so os causados por bactrias, indicando botriomicose. A cultura pode ser realizada com identificao do agente e teste de sensibilidade a antibiticos, e, na histopatologia, observa-se rea central de inflamao rica em polimorfonucleares, os chamados microabscessos, com gros em seu interior. O tratamento depende do agente etiolgico; usam-se sulfas e/ou sulfonas para Nocardia durante perodos que variam de meses a anos, penicilina em dose alta para Actinomyces, anfotericina B ou cetoconazol nas maduromicoses e, quando h invaso ssea, necessrio proceder cirurgia com amputao. A criptococose ou torulose, causada pelo Cryptococcus neoformans, rara no Brasil e ocorre principalmente em imunodeprimidos, afetando pele e mucosas em 15% dos pacientes. A penetrao se d por inalao e, em casos graves, pode atingir o sistema nervoso central, ossos e vsceras (Figura 10).

Figura 10: Criptococose: leso hemisfrica em paciente com AIDS O ltimo grupo a ser revisto, entre os mais observados no Brasil, a histoplasmose, provocada por dois fungos do gnero Histoplasma. O Histoplasma capsulatum penetra por inalao, atingindo pulmes, mucosas, em especial, boca, faringe e laringe, pele e articulaes (Figura 11). A infeco inaparente comum, e os pacientes mostram reao intradrmica positiva histoplasmina. O Histoplasma duboisii, que causa a forma africana da doena, afeta predominantemente a pele e os gnglios. A confirmao diagnstica feita pelo exame direto, que mostra formas gemulantes muito pequenas, pela cultura e pelo exame histopatolgico.

Figura 11: Histoplasmose: leso ulcerada na lngua As micoses cutneas englobam grande nmero de doenas que interessam a vrias especialidades mdicas; seus quadros clnicos vo desde alteraes benignas da pele e das mucosas, como a pitirase versicolor e a candidase oral, at doenas muito graves, que podem levar o paciente a srias incapacidades ou mesmo morte, como algumas micoses profundas. de fundamental importncia que todos aqueles envolvidos na atividade mdica tenham uma noo desses conceitos e que estejam habilitados a, pelo menos, suspeitar desses diagnsticos, para que essas afeces possam ser tratar cada vez mais precocemente. Dessa maneira, melhora-se a qualidade de vida desses pacientes, evitando, assim, incapacidades e morte.

10 MICOSES OPORTUNISTAS

10.1 Pneumocistose

10.1.1 Caracterizao

A Pneumocistose uma infeco oportunista causada pelo fungo unicelular Pneumocystis jiroveci (antigo c), um organismo que provoca infeco quase exclusivamente em pacientes debilitados e imunodeprimidos, bem como em crianas mal-nutridas. Em doentes com SIDA a infeco particularmente agressiva. Causa pneumonia em pessoas imunodeprimidas e crianas mal-nutridas. Em doentes com SIDA a infeco particularmente agressiva.

10.1.2 Origem

A infeco por inalao dos esporos. O tracto respiratrio o principal portal de entrada para P.jiroveci no homem.

10.1.3 Sintomas clnicos

A doena comea abruptamente com febre, respirao acelerada e tosse discreta sem secreo. Dispnia importante de incio sub-agudo, perda de peso, sibilos e fadiga.

10.1.4 Diagnstico

O seu diagnstico confirmado quase inteiramente com um exame microscpico de material clnico, incluindo o fluido de lavagem brnquica dos alvolos, o escarro induzido e as amostras de bipsia do pulmo transbrnquica ou aberta. O mdico suspeita do diagnstico pela

presena de febre e tosse seca em pacientes com SIDA. Gasometria arterial (hipoxemia), DHL aumentado auxiliam no diagnstico.

10.1.5 Tratamento

O tratamento realizado com medicamentos especficos que actuam contra o microorganismo, classicamente o Trimetroprim-Sulfametoxazol (tambm conhecido como cotrimoxazol). comum a co-administrao de corticoterapia para evitar a inflamao. As terapias alternativas com pentamida, trimetoprim-dapsona, atovaquona, clindamicina- primaquina, entre outras, tm sido aplicadas em pacientes com SIDA. O tratamento tem geralmente a durao de 21 dias.

10.2 Criptococose

10.2.1 Caracterizao

A Criptococose uma zoonose oportunista, causada por uma levedura capsulada, sendo encontrada em solo, frutos e vegetais em decomposio, apresentado como reservatrios as fezes das aves, principalmente pombos, e raramente morcegos. uma micose causada pelo Cryptococcus neoformans a mais comum. uma infeco fngica sistmica, predominantemente oportunista, a qual possui tropismo pelo sistema nervoso central (SNC), respiratrio e tegumentar (pele). O comprometimento da resposta imune o principal factor predisponente para a ocorrncia da doena, sendo os pacientes com doenas imunodepressoras como a sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS), neoplasias linfoproliferativas ou sarcomas, sob tratamentos imunossupressores ou transplantados, so mais susceptveis doena. Este fungo est presente nas fezes de aves contaminadas. Quando secas, as fezes das aves transformam-se em p, que pode ser inalado acidentalmente. A infeco, tanto para o ser humano quanto para os animais, d-se pela inalao do agente infeccioso, que, na natureza, existe principalmente em fezes de pombos. O simples contacto com animais doentes no apresenta riscos, j que o microrganismo no forma aerossis nos tecidos infectados.

10.2.2 Etiologia

A principal fonte de infeco da Criptococose atravs das fezes de pssaros (pombos) e morcegos, atravs da via aergena (inalao do p). Os animais susceptveis ao contgio dessa doena so os bovinos, caprinos, ovinos, ces, gatos, primatas, ou seja, osanimais imunossuprimidos so os mais afectados. Os factores que esto associados criptococose em animais so: debilidade, desnutrio, uso prolongado de corticides e certas infeces virais. Ainda no se conhece casos de transmisso animal-animal, animal-homem ou homem-homem. Quanto mais excremento ressecado e pulverizado no ambiente, maiores a probabilidade do homem apresentar a doena. Um forro empoeirado de uma casa frequentado por pombos, um ambiente muito insalubre repleto de microrganismos patognicos inalveis. Aps sua transmisso o agente penetra no organismo, ocorre um foco no pulmo (infeco primria do sistema respiratrio). Em seguida, por disseminao via hematgena (sangunea), ocorrem focos nas meninges e no crebro. Tambm podem ocorrem focos na pele, mucosas, ossos e outros rgos. A mortalidade em humanos de 12%. A patogenia causada por este fungo vai depender de factores divididos em dois grupos: um que est relacionado com as caractersticas do estabelecimento da infeco e capacitao de sobrevivncia no hospedeiro, e o segundo, est relacionado aos factores de virulncia, refletindo no grau de patogenicidade.

10.2.3 Sinais e Sintomas

Por se tratar de uma micose sistmica profunda, seu quadro clnico pode variar conforme o rgo acometido. Quando o fungo atinge os pulmes, podem ocorrer trs evolues distintas pode haver recuperao do organismo sem interveno medica, - a doena pode ficar localizada nos pulmes, - ou pode disseminar para os demais rgos.

Nos homens apresenta febre, dor torcica, plpebras e abcessos na pele, com posterior ulcerao, dor de cabea, rigidez na nuca, distrbios visuais, meningite. Nas aves no h presena de sintomatologia, no causa doena nesses animais, na maioria das vezes, devido alta temperatura corporal das aves, a qual inibe o crescimento da levedura e da baixa capacidade de invaso sistmica do fungo nessas espcies.

10.2.4 Diagnstico e Tratamento

O diagnstico pode ser feito atravs de vrios testes laboratoriais, como cultura de sangue, de lquido cefalorraquidiano(LCR) ou de outro material clnico, para detectar antgeneos criptoccitos. Uma vez diagnosticada, o tratamento iniciado com anfotericina B mais flucitosina activamente, durante duas semanas (terapia de induo), seguidas de consolidao durante oito semanas com fluconazol oral ou itraconazol. Os pacientes com SIDA geralmente exigem terapia de manuteno por toda a vida, com uma dessas duas drogas. Em pacientes no imunodeprimidos, tratamento pode ser suspenso aps a terapia de consolidao

10.2.5 Controle

Uma das principais estratgias o controle dos pombos, uma medida de preveno umidificar os locais onde h enormes acmulos de fezes de pombos, para evitar que o fungo se disperse por aerossol. No h necessidade de notificao e de isolamento dos doentes.

10.3 Candidase

10.3.1 Caracterizao

Candidase o nome que se d a infeco fngica (micose) causado pelas espcies deCandida. J est comprovado que as espcies de Candida constituem o grupo mais importante de patgenos fngicos oportunistas. Embora mais de 100 espcies de Candida j tenham sido descritas, apenas algumas tm sido implicadas em infeces clnicas, como, por exemplo, C.albicans, C.glabrata eC.tropicalis.

10.3.2 Origem

A espcie mais comum do fungo Candida a Candida albicans, considerado um membro normal da flora gastrointestinal e geniturinrio dos humanos. A maioria das pessoas so colonizadas por Candida e nenhum sintoma apresentam. Porm, qualquer desequilbrio na flora local ou no estado imunolgico do paciente pode levar esse fungo a se proliferar e invadir tecidos, causando assim a candidase. Portanto, ter Candida diferente de ter candidase, a doena causada pelo fungo Candida. At 50% das pessoas saudveis tm o fungo Candida na cavidade oral. Candida so colonizadoras conhecidas do homem e de outros animais de sangue quente e, como tal so encontradas no homem e na natureza em todo o mundo. o principal stio de colonizao o trato gastrointestinal, desde a boca at ao reto. Esses organismos tambm podem ser encontrados como comensais na vagina e na uretra, na pele e sob as unhas das mos e dos ps.

10.3.3 Sintomas clnicos

As infeces causadas por Candida spp. variam desde a candidase superficial mucosa e cutnea at a disseminao hematognica muito extensa, envolvendo rgos-alvo como o fgado, bao, rins, corao e crebro. Neste ltimo caso, a mortalidade directamente atribuvel ao processo infeccioso chega a 50%.

10.3.4 Infeces mucosas

As infeces mucosas causadas por Candida spp. (conhecidas como sapinhos) podem limitar-se orofaringe ou estender-se ao esfago e todo o tracto gastrointestinal. Nas mulheres, a mucosa vaginal constitui tambm um stio comum de infeco. As infeces so observadas geralmente em pessoas com imunossupresso local ou generalizada ou nos ambientes que favorecem o crescimento exagerado dos organismos infecciosos.

Candidase mucosa oral Essas infeces apresentam-se normalmente com manchas brancas na superfcie mucosa. Outras apresentaes incluem o tipo pseudomembranoso, que revela uma superfcie que sangra quando arranhada: o tipo eritematoso, representado por reas planas, avermelhadas e ocasionalmente dolorosas; a leucoplasia por Candida, que o espessamento esbranquiado e irremovvel do epitlio, causada por Candida spp. e a quelite angular, representada por fissuras dolorosas nos cantos da boca.

10.3.5 Infeces cutneas

Candidase cutnea membrana dos dedos dos ps Candida spp. pode provocar infeco cutnea localizada em reas nas quais a superfcie da pele ocluda e hmida (ex.: virilhas, axilas, membranas dos dedos dos ps e dobras dos seios). Essas infeces apresentam-se como um exantema prurtico com leses vesiculopustulares eritematosas.

10.3.6 Infeces mucocutneas

A candidase mucocutnea crnica um quadro raro marcado por uma deficincia na capacidade de resposta dos linfcitos T Candida spp. Nestes casos os pacientes sofrem de leses mucocutneas graves e irreversveis causadas por Candida que incluem o envolvimento das unhas e a vaginite. Leses como estas podem tornar-se significativamente extensas, chegando a uma aparncia granulomatosa desfigurante.

10.3.7 Infeces do trato urinrio

O envolvimento do tracto urinrio com Candida spp. varia desde a colonizao assintomtica da bexiga at abcessos renais secundrios disseminao hematognica. A colonizao da bexiga por Candida spp. no essencialmente notada, a menos que um paciente precise de usar um cateter de longa permanncia, tenha diabetes, sofra de obstruo urinria ou tenha passado por procedimentos urinrios anteriores.

10.3.8 Infeces do Sistema Nervoso Central (SNC)

A candidase no SNC pode ocorrer como resultado da doena hematognica ou estar associada a procedimentos neurocirrgicos e desvios ventriculoperitoneais. Esse processo pode imitar um quadro de meningite bacteriana, ou ento apresentar-se como um curso indolente ou crnico.

10.3.9 Infeces de envolvimento cardaco A maioria dos casos de envolvimento cardaco com Candida spp. resulta da colonizao hematognica de uma vlvula cardaca danificada ou prottica, do miocrdio ou do espao pericrdico. A literatura j informa casos de implantao de vlvulas cardacas contaminadas com C. parapsilosis. A sua apresentao clnica assemelha-se muito endocardite bacteriana, com febre e sopro cardaco.

10.3.10 Infeces hematognicas

Os pacientes com candidase hematognica demonstram envolvimento frequente dos olhos, manifestando quadros de coriorrenite e endoftalmite. Por esta razo topos os pacientes em risco de candidmia devero passar por exames oftlmicos cuidadosos e frequentes.

10.3.11 Diagnstico

O diagnstico de candidase faz-se laboratorialmente atravs de vrios exames microscpicos, envolve a busca de material clnico apropriado, seguida de exame microscpico directo e da cultura.

10.3.12 Tratamento

H vrias opes de tratamento para candidase. As infeces mucosas e cutneas podem ser tratadas com vrios cremes tpicos diferentes, loes, pomadas e supositrios contendo vrios agentes antifngicos base de azis. A terapia sistmica oral dessas infeces tambm pode ser feita com fluconazol ou cm iraconazol.

10.3.13 Preveno

Como ocorre na maioria das doenas infecciosas, a preveno a opo preferida ao tratamento de uma infeco por Candida instalada. Para isso, obrigatrio: evitar o uso de agentes antimicrobianos de amplo espectro; cuidados meticulosos com os cateteres e obedincia rigorosa s precaues de controlo de infeces.

Anda mungkin juga menyukai