Anda di halaman 1dari 4

Crnica N 121 Timor-leste O pas do sol nascente.

(I)

Por Henrique de Almeida Cayolla

Introduo De h uns meses a esta parte, resolvi dedicar uma especial ateno
aqui, para Timor-Leste, um territrio bem ligado a Portugal, e que tanto tem sofrido. Sempre me marcou profundamente o drama passado por aquele povo com a ocupao feita pela Indonsia, e os martrios a que foram submetidos. Depois, aconteceu o autntico milagre que foi o alcance da independncia, mas logo a seguir os graves confrontos internos, que provocaram a necessidade da presena da ONU. O pas ficou arrasado e foi um trabalho colossal, comear a levant-lo. Pelas notcias dos jornais, revistas e televises, fui-me apercebendo que os portugueses que para l resolveram ir ajudar, rendiam-se aos encantos da terra e s gentes locais, mas paralelamente narravam factos que mostravam bem que em Timor faltava tudo, e tudo seria bem-vindo. Resolvi ento inteirar-me melhor da histria de Timor, de pormenores sobre como seria possvel daqui de Portugal ajud-lo, como arranjar contactos l, enfim aprender as bases de criar um relacionamento com Timor e os canais mais convenientes de comunicao. Fui ento conseguindo, com muito trabalho e persistncia, relacionar-me com portugueses que l esto, e com timorenses que entendem a lngua portuguesa, o que no muito fcil, por que a maioria fala TETUM, (e at tive que comear a perceber algumas palavras dessa lngua!). O meu objectivo, por um lado, o envio para Timor de artigos no s para crianas, como livros, brinquedos, roupas, etc, mas tambm para adultos ou instituies, e por outro lado conviver pela internet com quem l esteja, para ajudar a manter viva e a disseminar-se a lngua portuguesa. E isso tenho conseguido, pois tenho l bastantes amigos internautas, e j comecei a enviar muitas coisas.

Decidi tambm escrever alguma coisa sobre Timor, aparecendo agora esta crnica, que espero seja a primeira, de algumas mais que se vierem a justificar. Para isso tive que pesquisar e aprender muita coisa. Ora, se sobre a identidade e histria de Timor, h tanta coisa escrita, seria querer inventar a roda, quando ela j existe, pelo que optei por disponibilizar mais abaixo o acesso directo a trs bons trabalhos, que permitiro a muitos leitores sintonizar-se facilmente com este tema. Assim, queiram clicar em cima das letras azuis, premindo simultaneamente a tecla Ctrl e leiam com ateno:

1 Portal do Governo do Timor-Leste. Histria Governo de Timor-Leste


timor-leste.gov.tl/?p=29 Portal Oficial do Governo de Timor-Leste, Timor - Leste.

2 Timor - Cronologia desde o Paleoltico at 2002. Timor-Cronologia - Imigrantes Somos Todos


imigrantes.no.sapo.pt/page2timor1.html

3 TIMOR - Histria Fauna e flora Cultura Economia


Tempo - Mapa

http://ideiasoltas.no.sapo.pt/projectos/Timor_leste.htm #timor

NOTA: Com 14 874 quilmetros quadrados de extenso territorial, Timor-Leste tem superfcie equivalente s reas dos distritos portugueses de Beja e Faro somadas.

Aps esta leitura e visualizao, estaro os leitores mais entrosados para melhor viverem tudo que vier a ser referido em publicaes seguintes sobre Timor.

Pensando que seria interessante, lancei a ideia aos portugueses que l esto, de nos descreverem as suas experincias, pelo que lhes enviei uma srie de tpicos como guia do que podero referir. Aguardemos pelos prximos episdios sobre Timor Lorosae.

Anda mungkin juga menyukai