Anda di halaman 1dari 10

SISTEMA DIGESTIVO

O sistema digestivo funciona como um enorme laboratrio que se encarrega de decompor os alimentos em substncias mais simples. Estas substncias so depois absorvidas e transportadas pelo sangue at s clulas para que estas as possam utilizar, permitindo assim que os alimentos possam ser teis ao organismo.

Enquanto se d a mastigao( triturao devido a aco mecnica dos dentes), a lngua mistura os alimentos com a saliva, formando-se uma pasta mole, chamada bolo alimentar. No entanto, s os alimentos que contm amido iniciam a sua digesto na boca, devido aco da saliva, que os transforma em glicose + maltose.

O bolo alimentar, depois de formado, vai ser empurrado atravs da faringe e passa para o esfago. A este processo d-se o nome de deglutio. O bolo alimentar desliza em direco ao estmago ajudado pelos movimentos rtmicos que formam as suas paredes, moviemntos peristlticos.

Quando o bolo chega ao estmago, onde fica cerca de 3 horas, j sofreu 2 tipos de transformaes: as transformaes qumicas e as transformaes fsicas. Assim, devido s aces que sofre o bolo alimentar vai sendo pouco a pouco transformado numa massa pastosa, chamada quimo, que passa para o intestino delgado atravs do piloro.

O quimo vindo do estmago lanado em jactos sucessivos no duodeno. Ao duodeno chegam os canais com a blis produzida pelo fgado, e com o suco pancretico, produzido pelo pncreas. Estes sucos misturam-se com os alimentos e com o suco intestinal segregado pelas glndulas intestinais.

O suco pancretico e o suco intestinal transformam quimicamente alguns alimentos. Assim, no intestino delgado, o quimo transformado em quilo devido aco dos sucos digestivos. A transformao do quimo em quilo demora cerca de 4 a 6 horas. O quilo um lquido branco e leitoso cujos os nutrientes j esto prontos a serem utilizados pelas clulas.

Depois dos alimentos serem digeridos, as substncias nutritivas que os formam passam para o sangue que as ir distribuir por todas as clulas do organismo. A passagem das substncias nutritivas do quilo para o sangue tem o nome de absoro digestiva.

no intestino grosso, nas vilosidades intestinais, que se faz a absoro digestiva no s dos nutrientes que foram digeridos mas tambm dos que no sofrem transformaes, como o caso das vitaminas e dos sais minerais.

O intestino grosso mede cerca de 1 metro e meio de comprimento e constitui a parte final do tubo digestivo. A parte do quilo que no absorvida, isto os restos dos alimentos passa para o intestino grosso. Estes restos vo formar as fezes, que vo sendo empurradas ao longo do intestino grosso com a ajuda dos movimentos peristlticos, sendo depois expulsas pelo nus por defecao.

Anda mungkin juga menyukai