Anda di halaman 1dari 4

Processo Sade/Doena

Sade e doena O conceito de sade e doena refere-se aos termos Morfostase e Homeostase que significam equilbrio da forma e da funo. Ento, como conceito de sade podemos dizer que sade a manuteno da morfostase e homeostase. Ao contrrio do conceito de doena que o resultado da ao de uma alterao no compensada da homeostase e ou da morfostase. A. Classificao das doenas: Doenas infecciosas, Doenas genticas, Doenas congnitas. B. Fases: Aguda, Crnica, Convalescena. C. Aspectos cronolgicos da doena:

Causas Perodo de incubao Perodo Prodrmico Perodo de estalo Sem manifestaes Sinais e sintomas inespecficos Sinais e sintomas tpicos Cura Cronicidade Evoluo Complicaes bito Leso a) A Leso ou processo patolgico o conjunto de alteraes morfolgicas, moleculares e ou funcionais que surgem nos tecidos aps agresses. As leses comeam, evoluem e tendem para a cura ou para cronicidade. Qualquer agresso que cause dano estrutural ou funcional dos tecidos uma leso que pode ser reversvel permitindo a recuperao ou irreversvel causando a morte. b) Causas das leses: Exgenas = meio ambientes (agentes qumicos, biolgicos e fsicos) Endgenas = prprio organismo (gentica, resposta imune e fatores emocionais). 3) - Adaptao celular As clulas so unidades complexas que reagem dinamicamente s demandas e estresses mutveis do cotidiano, elas podem adaptar-se ao estresse ambiental atravs de modificaes funcionais e estrutural. So exemplos de adaptao celular: Hipertrofia = Aumento da clula (musculao) Atrofia = Reduo do tamanho da clula (imobilizao) Hiperplasia = Aumento do nmero de clulas novas (mama na puberdade) Metaplasia = Transformao de uma clula adulta em outra (Clulas brnquicas nos fumantes) As adaptaes permitem a sobrevida do organismo. Elas refletem modificaes na clula normal em resposta ao estresse e haver deteriorao da funo e leso da clula adaptada se o estresse continuar. 4 - Inflamao Inflamao ou flogose (do latim inflamare e do grego phlogos que significa pegar fogo) uma reao dos tecidos vascularizados a um agente agressor. caracterizada morfologicamente pela sada de lquidos e de clulas do sangue para o interstcio. uma

reao defensiva com o objetivo de neutralizar, controlar e ou eliminar o agente agressor e preparar o local para a reparao. uma resposta inespecfica para uma funo protetora (independe de uma causa determinada). Sinais cardinais da reao inflamatria: Calor (local quente) Eritema ou rubor (vermelhido) Edema (inchao) Dor (sensibilidade) Alteraes funcionais

5 - Infeco Existe infeco quando o agente infeccioso, est vivo crescendo e multiplicando-se no tecido e capaz de vencer as defesas normais do hospedeiro Os agentes biolgicos - Os agentes biolgicos que causam doena no homem,so os microorganismos: Vrus, bactrias, fungos, protozorios. Patogenicidade ou Virulncia: Capacidade de o agente infeccioso produzir leses no organismo. Septicemia: Condio na qual h evidncias de infeco e sinais de respostas sistmicas a essa infeco: hipertermia, taquicardia, taquipnia 6 Reparo O processo de reparao comea aproximadamente ao mesmo tempo em que a leso e fica mesclado com a inflamao. A cicatrizao prossegue depois que os restos inflamatrios so removidos. A cicatrizao pode ser dividida em:

Cicatrizao por regenerao = a capacidade das clulas se regenerarem dependendo de como elas so; Lbeis So as que se multiplicam continuamente para substiturem aquelas desgastadas pelos processos fisiolgicos normais, (clulas epiteliais da pele e as que revestem o trato gastrintestinal). Permanentes So os neurnios e no seus axnios. Estveis So as que tm capacidade de regenerar (clulas funcionais do rim, fgado, pncreas e outros do corpo). Cicatrizao por substituio = A cicatrizao pode ocorrer de duas maneiras: Primeira inteno: A ferida limpa e seca, h pouca fibrose, as bordas so aproximadas e a ferida geralmente cicatriza em uma semana assim como nas feridas cirrgicas. Segunda inteno: A ferida ou defeito maior e tem mais necrose, granula do fundo para a superfcie demora mais e resulta em fibrose com perda da funo especializada (Infarto do miocrdio)

Anda mungkin juga menyukai