Anda di halaman 1dari 11

3

Prof. Machado/Pablo - Geografia II - 2012.

Reviso I Aula 3 A Problemtica Ambiental e Hidrologia.


EXERCCIOS DE AULA.

1. (Ufu 2011) O crescimento econmico mundial ps Segunda Guerra foi propiciado, especialmente, pelo crescimento da atividade industrial que trouxe, alm do desenvolvimento, vrios problemas ambientais, que comprometeram a qualidade de vida da populao. Vrios movimentos sociais reuniram pessoas com preocupaes com o futuro do planeta diante do modelo econmico vigente e, para discutir esses problemas, grandes conferncias internacionais foram organizadas. Analise as afirmativas abaixo sobre as conferncias internacionais. I - A Conferncia sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (1972), na Sucia, alertou sobre como as aes humanas estavam causando a degradao da natureza e criando graves riscos para o bem-estar e para a sobrevivncia da humanidade. Dentre os resultados, foi elaborada uma Declarao de Princpios de Comportamento e Responsabilidade sobre o Meio Ambiente e um Plano de Ao, que convocava apenas os pases subdesenvolvidos a propor solues sobre os vrios problemas ambientais. II - A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992), que ficou conhecida como Cpula da Terra ou Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, teve, entre vrios objetivos, examinar a situao ambiental desde 1972 e suas relaes com o estilo de desenvolvimento econmico vigente. Esse evento organizado pela ONU rendeu uma srie de tratados e acordos de grande importncia, dentre eles, A Conveno do Clima e a Conveno da Biodiversidade. III - Em 2002, a ONU organizou mais um evento, tentando estabelecer aes globais de melhoria da qualidade de vida. O evento ficou conhecido como Rio +10, a Cpula do Desenvolvimento Sustentado, que se realizou em Joanesburgo, frica do Sul. Nesse evento, houve poucas deliberaes, devido ao cenrio de incertezas econmicas mundiais. IV - A Agenda 21 um programa de ao, que objetiva promover, em escala planetria, um novo padro de desenvolvimento, conciliando mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica. Trata-se de um documento consensual resultante de uma srie de encontros promovidos pela Organizao das Naes Unidas, com o tema Meio Ambiente e suas Relaes com o Desenvolvimento, assinado durante a Conferncia de Estocolmo. Assinale a alternativa que contm afirmaes incorretas. a) Apenas II e III. b) Apenas I, II e IV. c) Apenas I e IV. d) Apenas I, III e IV. 2. (Fgvrj 2012) A prxima conferncia internacional do clima, em Durban, na frica do Sul, centrar seu foco no destino do Protocolo de Kyoto. [...] Se no for renovado, expira em 2012. Durban a ltima oportunidade de salvar Kyoto. Sem ele, desaparece o nico acordo climtico internacional que existe. A deciso tem dia marcado: 9 de dezembro. quando termina a CoP-17, o encontro anual que rene negociadores do mundo todo para discutir um acordo climtico internacional, desta vez, na frica do Sul.
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/8/10/futuro-do-protocolo-de-kyoto-sera-prioridade-nacupulado-clima/?searchterm=Clima%20Kyoto

Sobre o Protocolo de Kyoto, mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta:

a) Afirma o princpio da responsabilidade comum, estabelecendo metas de reduo obrigatria das emisses de gases de efeito estufa para todos os pases signatrios. b) No foi ratificado pelos Estados Unidos, um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo. c) Criou um sistema de comrcio de crditos de carbono vlido apenas entre os pases industrializados: o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. d) Entrou em vigor em 2008, quando ocorreu a adeso de dois pases que figuram entre os maiores emissores de poluentes: a ndia e a China. e) Considera apenas os nveis atuais de emisso, eximindo os pases industrializados da responsabilidade sobre o estoque de gases estufa presente na atmosfera. 3. (Ufpr 2012) Em 18 de julho de 2000, foi publicada a lei 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza . De acordo com essa lei, Unidade de Conservao: a) o espao territorial situado nas margens de rios e lagos, cuja abrangncia de proteo depende da largura de cada corpo hdrico e da declividade do terreno localizado s margens desses corpos. b) o espao territorial situado em topos de serras, montanhas e outras formaes cujo relevo exige garantias legais de proteo. c) so as reas frgeis situadas em biomas bastante degradados, a exemplo da floresta Atlntica, cujo pouco que restou precisa ser conservado. d) o espao territorial e seus recursos, com caractersticas naturais relevantes, institudos pelo poder pblico com objetivos e limites definidos, ao qual se aplicam garantias de proteo. e) so as reas de propriedade pblica, como Parques, Estaes Ecolgicas, reas de Proteo Ambiental, Florestas Nacionais e Reservas de Desenvolvimento Sustentvel, entre outras, nas quais a extrao de recursos proibida. 4. (Fuvest 2012) Observe as charges

As charges, respectivamente, dos cartunistas Henfil (1982) e Dalcio (2011) esto separadas por quase trinta anos de histria, mas unidas na crtica a) ao preo, no mercado internacional, da madeira extrada das florestas brasileiras. b) presena de capital estrangeiro na explorao de madeiras de florestas no pas. c) exportao ilegal, via pases vizinhos, de madeira extrada das florestas brasileiras. d) ao desmatamento extensivo e indiscriminado das florestas brasileiras. e) ao uso recorrente de queimadas na eliminao de florestas no pas. 5. (Ufpa 2012) Observe o mapa a seguir:

Os corredores ecolgicos visualizados no mapa so reas de grande expresso territorial comparveis, em alguns casos, superfcie de pases europeus. Os corredores ecolgicos da regio amaznica podem ser associados a/(s) a) investimentos em redes de trafegabilidade de pessoas e produtos em reas da floresta ombrfila densa e do cerrado, na fronteira com o estado do Mato Grosso. b) integrao ecolgica e econmica entre os estados da regio Norte, podendo esta integrao envolver outros pases como Colmbia e Bolvia. c) reas protegidas existentes, incluindo unidades de conservao de proteo integral e de uso sustentvel, reservas particulares e terras indgenas. d) delimitao de bacias hidrogrficas no Domnio Amaznico, com base no Zoneamento Ecolgico e Econmico. e) poltica de conservao do meio ambiente de forma sustentvel, que promove a implantao de projetos de minerao, explorao de madeira e preservao dos remanescentes florestais. 6. (Unicamp 2012) Ao considerar a influncia da infiltrao da gua no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, correto afirmar que: a) a maior infiltrao e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo fsico e aceleram a eroso. b) a menor infiltrao e o menor escoamento superficial inibem a eroso e favorecem o intemperismo qumico. c) a menor infiltrao e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo fsico e qumico e retardam o processo de eroso. d) a infiltrao e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo qumico e de eroso. 7. (Enem 2011) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo chuva cida, descrevendo precipitaes cidas em Manchester aps a Revoluo Industrial. Trata-se do acmulo demasiado de dixido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotculas de chuva cida e partculas de aerossis. A chuva cida no necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lanados na atmosfera, so levados pelos ventos, podendo provocar a reao em regies distantes. A gua de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e at menos que isso, o que provoca reaes, deixando consequncias. O texto aponta para um fenmeno atmosfrico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva cida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenmeno tem como consequncia a) a corroso de metais, pinturas, monumentos histricos, destruio da cobertura vegetal e acidificao dos lagos. b) a diminuio do aquecimento global, j que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera. c) a destruio da fauna e da flora e reduo de recursos hdricos, com o assoreamento dos rios.
Disponvel em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidado urbano, corroendo, em curto prazo, automveis e fios de cobre da rede eltrica. e) a degradao da terra nas regies semiridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso pas. 8. (Fuvest 2010)

Em algumas cidades, pode-se observar no horizonte, em certos dias, a olho nu, uma camada de cor marrom. Essa condio afeta a sade, principalmente, de crianas e de idosos, provocando, entre outras, doenas respiratrias e cardiovasculares.
http://tempoagora.uol.com.br/noticias. Acessado em 20/06/2009. Adaptado.

As figuras e o texto acima referem-se a um processo de formao de um fenmeno climtico que ocorre, por exemplo, na cidade de So Paulo. Trata-se de a) ilha de calor, caracterizada pelo aumento de temperaturas na periferia da cidade. b) zona de convergncia intertropical, que provoca o aumento da presso atmosfrica na rea urbana. c) chuva convectiva, caracterizada pela formao de nuvens de poluentes que provocam danos ambientais. d) inverso trmica, que provoca concentrao de poluentes na baixa camada da atmosfera. e) ventos alseos de sudeste, que provocam o sbito aumento da umidade relativa do ar. 9. (Ueg 2012) Devemos ao socilogo alemo Karl Wittfogel a primeira reflexo de amplitude sobre a hidropoltica. Para ele, o domnio da gua constitui um elemento essencial do poder. [...]. As necessidades globais de gua e a demografia planetria no cessaram de crescer desde 1950, e a humanidade j est confrontada com mltiplas crises nestes setores. Com efeito, este recurso vital est longe de ser repartido de maneira homognea no espao e no tempo. E ele , sobretudo, distribudo muito desigualmente em termos sociais. Assim, o consumo dirio varia de mais de 600 litros por pessoa nos Estados Unidos a menos de 10 litros em certos pases africanos.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo; MENDONA, Cludio. Territrio e sociedade no mundo globalizado. Geografia geral e do Brasil. So Paulo: Saraiva, 2005. p. 554.

Com base em seus conhecimentos e na anlise do texto, correto afirmar: a) a abundncia de recursos hdricos em todo o planeta proporciona uma distribuio homognea em todos os continentes. b) a discrepncia entre o consumo dirio de gua por pessoa, entre os EUA e a frica, est relacionada com a existncia do deserto do Saara. c) o Brasil o nico pas a possuir um aqufero O Guarani , cujas reservas hdricas so inesgotveis. d) provavelmente a gua potvel ser o recurso mais disputado do planeta neste sculo e sua escassez, principalmente na frica e no Oriente Mdio, poder ser a principal causa de guerras. 10. (Ufscar - 2006) Observe a seqncia de mapas. BRASIL: BACIAS HIDROGRFICAS.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a bacia com maior potencial hidreltrico e a bacia que est sendo preparada para transformar-se em hidrovia de integrao regional do Mercosul. a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) IV e II. e) V e IV.

____________________

3 TAREFA
1. Leitura de texto. Rio+20 chega ao fim com resultado tmido e promessas adiadas Duas dcadas aps a Eco-92, Rio+20 no produziu respostas s principais questes modernas. No ltimo dia da Rio+20, a Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, o secretrio-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a todos os governos que eliminem a fome do mundo. Ele disse que, em um mundo populoso, ningum deveria passar fome. A fase final da conferncia tambm registrou promessas de diferentes pases e empresas em temas como energias limpas. Mesmo assim, um grupo de polticos veteranos se juntaram a organizaes ambientalistas em sua avaliao de que a declarao final do encontro foi o resultado de um "fracasso de liderana". Na viso do vice-primeiro-ministro da Gr-Bretanha, Nick Clegg, o resultado das discusses pode ser classificado como "inspido". O encontro, que marcou os 20 anos aps a emblemtica Cpula da Terra tambm realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e 40 anos depois da primeira reunio mundial sobre o tema, em Estocolmo, tinha como objetivo estimular novas medidas rumo a uma "economia verde". Mas a declarao que foi concluda por negociadores de diferentes governos na tera-feira, e que ministros e chefes de Estado e governo no quiseram rediscutir, coloca a economia verde apenas como um de muitos caminhos rumo a um desenvolvimento sustentvel. Mary Robinson, ex-presidente irlandesa que tambm j ocupou o posto de Alta Comissria da ONU para os Direitos Humanos, disse que os termos do documento no so suficientes. "Este um daqueles momentos nicos em uma gerao, quando o mundo precisa de viso, compromisso e, acima de tudo, liderana", disse. "Tristemente, o documento atual um fracasso de liderana", afirmou, ecoando as declaraes do vice-premi britnico. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a declarao no produz benefcios para a proteo ambiental nem para o desenvolvimento humano. "Esta diviso antiga entre o meio ambiente e o desenvolvimento no o caminho para resolver os problemas que estamos criando para nossos netos e bisnetos", disse. "Temos que aceitar que as solues para a pobreza e a desigualdade se encontram no desenvolvimento sustentvel, e no no crescimento a qualquer custo." O secretrio-geral da ONU esperava que o encontro adotasse medidas mais firmes para garantir que os mais pobres tivessem acesso a gua, energia e alimentos. No entanto, sua emblemtica iniciativa Energia Sustentvel para Todos foi apenas citada no texto, ao invs de receber apoio enftico dos lderes. Na fase final do encontro, Ban Ki-moon desafiou os governos mundiais a fazerem mais. "Em um mundo de muitos, ningum, nem mesmo uma nica pessoa, deveria passar fome", disse. "Convido todos vocs a se juntarem a mim para trabalhar em um futuro sem fome", acrecentou a uma plateia estimada em 130 chefes de Estado e governo. "Embora o mundo produza comida suficiente para alimentar todos os habitantes do planeta, h mais pessoas passando fome hoje do que no ltimo encontro organizado no Atualmente acreditase que quase 1 bilho de pessoas um stimo da populao mundial - vivem em fome crnica, enquanto outro bilho no recebe nutrio adequada. As medidas que poderiam ajudar a eliminar essa situao incluem a reduo do desperdcio de alimentos quase um tero de todos os

alimentos produzidos so jogados no lixo nos pases ricos, e uma proporo ainda maior nos pases mais pobres, por razes diferentes - alm de dobrar a produtividade de pequenas propriedades. O desafio parcialmente baseado no programa Fome Zero, criado no Brasil pelo expresidente Luiz Incio Lula da Silva. "O anncio de Ban Ki-moon um raio de esperana bem-vindo em uma conferncia que foi vergonhosamente marcada pela ausncia de progresso", disse Barbara Stockling, chefe da ONG internacional Oxfam. "Apesar do fato de que o mundo produz alimentos suficientes para todos, h mais pessoas com fome hoje do que em 1992, quando o mundo se reuniu pela ltima vez no Rio", acrecentou. No entanto, at o momento, tudo o que h de concreto um desafio. No h dinheiro nem mudanas na maneira como a prpria ONU se posiciona sobre o assunto da fome. Em paralelo s principais negociaes no Rio, empresas e governos firmaram mais de 200 compromissos de aes voluntrias em diferentes reas. Energia, gua e alimentos esto neste pacote, embora a maioria das promessas sejam de incluso do tema desenvolvimento sustentvel em programas educacionais.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120622_rio20_fracasso_jp.shtml

2.

(Enem 2 aplicao 2010) Se, por um lado, o ser humano, como animal, parte integrante da natureza e necessita dela para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmnica dos ambientes naturais. ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. So Paulo: EDUSP, 2005 (adaptado).

A relao entre a sociedade e a natureza vem sofrendo profundas mudanas em razo do conhecimento tcnico. A partir da leitura do texto, identifique a possvel consequncia do avano da tcnica sobre o meio natural. a) sociedade aumentou o uso de insumos qumicos agrotxicos e fertilizantes e, assim, os riscos de contaminao. b) O homem, a partir da evoluo tcnica, conseguiu explorar a natureza e difundir harmonia na vida social. c) As degradaes produzidas pela explorao dos recursos naturais so reversveis, o que, de certa forma, possibilita a recriao da natureza. d) O desenvolvimento tcnico, dirigido para a recomposio de reas degradadas, superou os efeitos negativos da degradao. e) As mudanas provocadas pelas aes humanas sobre a natureza foram mnimas, uma vez que os recursos utilizados so de carter renovvel. 3. (Ufpb 2012) O debate sobre o novo Cdigo Florestal no Congresso Nacional acirrou a discusso sobre a preservao do meio ambiente e sobre as reas de Preservao Permanentes. Em relao s reas de Preservao Permanentes, correto afirmar: a) Toda a Floresta Amaznica considerada rea de Preservao Permanente, tendo em vista seu elevado nmero de espcies vegetais e animais, muitas delas em risco de extino. b) Qualquer vegetao que ocupe vertentes ou encostas, no importando o grau de declividade, considerada rea de Preservao Permanente. c) Toda Floresta Tropical (Mata Atlntica) considerada rea de Preservao Permanente, devido a seu estado de conservao elevado e pouca interferncia antrpica. d) Toda vegetao que se encontra s margens dos cursos dgua, como as matas ciliares, considerada rea de Preservao Permanente, tendo seus limites determinados pelas larguras dos rios. e) Qualquer tipo de Cerrado considerado rea de Preservao Permanente, devido sua grande devastao, provocada pelo avano do agronegcio na regio Centro-Oeste do Brasil. 4. (Ufmg 2010) Analise este fluxograma: Queimadas na Floresta Amaznica.

A partir da anlise desse fluxograma e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que a) a inflamabilidade da floresta decorre de aes humanas associadas, direta ou indiretamente, a causas naturais. b) a reduo da cobertura florestal, ao comprometer a evapotranspirao, pode, a longo prazo, acarretar reduo das chuvas. c) o aumento do nmero e da intensidade das queimadas na Amaznia pode tornar-se, num ciclo vicioso, um processo de retroalimentao. d) o fenmeno El Nio tem relao direta, mas favorvel, com a reduo das queimadas na Amaznia brasileira. 5. (Enem simulado 2009) O efeito estufa no fenmeno recente e, muito menos, naturalmente malfico. Alguns dos gases que o provocam funcionam como uma capa protetora que impede a disperso total do calor e garante o equilbrio da temperatura na Terra. Cientistas americanos da Universidade da Virgnia alegam ter descoberto um dos primeiros registros da ao humana sobre o efeito estufa. H oito mil anos, houve uma sbita elevao da quantidade de CO2 na atmosfera terrestre. Nesse mesmo perodo, agricultores da Europa e da China j dominavam o fogo e haviam domesticado ces e ovelhas. A atividade humana da poca com maior impacto sobre a organizao social e sobre o ambiente foi o comeo do plantio de trigo, cevada, ervilha e outros vegetais. Esse plantio passou a exigir reas de terreno livre de sua vegetao original, providenciadas pelos inmeros grupos humanos nessas regies com mtodos elementares de preparo do solo, ainda hoje, usados e condenados, em razo dos problemas ambientais decorrentes.
Aquecimento global e a nova geografia de produo no Brasil . Disponvel em: <http://www.embrapa.br/publicacoes/tecnico/aquecimentoglobal.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2009. (com adaptaes).

Segundo a hiptese levantada pela pesquisa sobre as primeiras atividades humanas organizadas, o impacto ambiental mencionado foi decorrente a) da manipulao de alimentos cujo cozimento e consumo liberavam grandes quantidades de calor e gs carbnico. b) da queima ou da deteriorao das rvores derrubadas para o plantio, que contriburam para a liberao de gs carbnico e poluentes em propores significativas. c) do incio da domesticao de animais no perodo mencionado, a qual contribuiu para uma forte elevao das emisses de gs metano. d) da derrubada de rvores para a fabricao de casas e mveis, que representou o principal fator de liberao de gs carbnico na atmosfera naquele perodo. e) do incremento na fabricao de cermicas que, naquele perodo, contribuiu para a liberao de material particulado na atmosfera. 6. (Ufpr 2012) No dia 11 de maro de 2011, ocorreu na regio central da Serra do Mar paranaense um conjunto de escorregamentos, desencadeados em virtude de elevados ndices pluviomtricos concentrados nesse dia, associados umidade acumulada dos dias antecedentes. Os escorregamentos, predominantemente, situaram-se nas posies superiores e ngremes das encostas. O volume de material desprendido nesse episdio, por meio dos escorregamentos, consistiu de blocos rochosos, solo e troncos de rvores, que

foram transportados e seguiram caminho de fluxo em direo s reas de plancie, resultando em mortes e grandes danos por destruio total ou parcial de casas, ruas, estradas, pontes e lavouras. Sobre esse evento ocorrido na Serra do Mar do estado do Paran, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Os solos nas posies superiores das encostas da Serra do Mar paranaense apresentam-se pouco espessos, caracterstica que contribuiu para os escorregamentos, levando a uma rpida saturao hdrica pelo evento de chuva, o que promoveu o desencadeamento dos processos. ) Um dos fatores que agravou a ocorrncia dos escorregamentos nesse evento na Serra do Mar paranaense foi a ocupao urbana nas reas mais elevadas, pois exercem grande peso nas encostas. ) A declividade da encosta afeta diretamente na sua estabilidade frente aos processos de escorregamento, motivo pelo qual a maior parte deles ocorreu nas reas mais declivosas. ) Consensualmente, sabe-se, no meio cientfico, que, devido ao aquecimento global promovido pela ao do homem, os valores de precipitao aumentaro na Serra do Mar, ampliando cada vez mais a ocorrncia desses processos e a sua rea de influncia.

( ( (

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) V F V V. b) F V V V. c) V F V F. d) F F F V. e) V V F F. 7. (Ifsp 2012) Observe a imagem a seguir.

O fenmeno atmosfrico representado na imagem mais frequente no inverno e contribui para aumentar a concentrao de poluio nas grandes cidades. Trata-se da(o) a) frente fria. b) aquecimento global. c) chuva cida. d) brisa martima. e) inverso trmica. 8. . (Unemat 2010) As metrpoles so o ambiente que mais expressam a interveno humana no meio natural. A figura, a seguir, representa um fenmeno climtico cada vez mais comum nas grandes cidades.

Assinale a alternativa que corresponde ao fenmeno representado na figura. a) Chuvas cidas b) Inverso trmica c) Ilha de calor d) Smog e) Efeito estufa 9. (Enem 2 aplicao 2010)

A maior frequncia na ocorrncia do fenmeno atmosfrico apresentado na figura relaciona-se a a) concentraes urbano-industriais. b) episdios de queimadas florestais. c) atividades de extrativismo vegetal. d) ndices de pobreza elevados. e) climas quentes e muito midos. 10. (Unimontes 2011) Observe a figura.

O fluxograma sobre o escoamento das guas da chuva mostra que a) o ambiente natural apresenta um fluxo fluvial menor, devido armazenagem no solo e no aqufero. b) o escoamento da gua em rea urbana permite maior percolao no solo e menor fluxo nos rios. c) a evapotranspirao da gua das chuvas menor em uma paisagem natural, diminuindo a quantidade de chuvas. d) a transferncia de gua do lenol fretico para a superfcie menor no fluxo de escoamento natural. 11. (Enem 2010) Os lixes so o pior tipo de disposio final dos resduos slidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de sade pblica. Nesses locais, o lixo jogado diretamente no solo e a cu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminao do solo e das guas pelo chorume (lquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposio da matria orgnica presente no lixo).
RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. So Paulo, Instituto Socioambiental, 2007.

Considere um municpio que deposita os resduos slidos produzidos por sua populao em um lixo. Esse procedimento considerado um problema de sade pblica porque os lixes a) causam problemas respiratrios, devido ao mau cheiro que provm da decomposio. b) so locais propcios proliferao de vetores de doenas, alm de contaminarem o solo e as guas. c) provocam o fenmeno da chuva cida, devido aos gases oriundos da decomposio da matria orgnica. d) so instalados prximos ao centro das cidades, afetando toda a populao que circula diariamente na rea. e) so responsveis pelo desaparecimento das nascentes na regio onde so instalados, o que leva escassez de gua. 12. (Pucpr - 2010) O Governo Federal do Brasil planeja a construo da Usina Hidreltrica de Monte Belo, que ser a terceira maior do mundo. Seu funcionamento est previsto para janeiro de 2015, com potencial para gerar em mdia 4500 W de energia. Esse projeto polmico, pois poder afetar a locomoo da populao indgena e ribeirinha nas pocas de seca. Essa usina ser construda no Rio _____.: a) Amazonas. b) Solimes.

c) Xingu. d) So Francisco. e) Negro.

Anda mungkin juga menyukai