Anda di halaman 1dari 20

Biodiversidade

59

Biodiversidade
Preservar a biodiversidade proteger a vida
A natureza formada por vrios tipos de ambientes. Cada um deles ocupado por uma infinidade de seres vivos diferentes, que se adaptam a esse ambiente. Mesmo os animais e plantas pertencentes mesma espcie apresentam diferenas entre si. A variedade de seres vivos e ambientes em conjunto chamada de diversidade biolgica ou biodiversidade. A humanidade retira alimento, remdios e produtos industriais da biodiversidade. Cerca de 10 milhes de seres formam a riqueza biolgica do Planeta e as florestas tropicais abrigam boa parte dessa riqueza. O Brasil possui a maior cobertura de floresta tropical do mundo, especialmente concentrada na Regio Amaznica, e abriga a diversidade mais rica do mundo, com cerca de 55 mil espcies de plantas superiores (aproximadamente 22% do total mundial), 524 espcies de mamferos, 1.677 de aves, 517 de anfbios e 2.657 de peixes. Cada espcie (animal, vegetal e microorganismo) tem um papel a cumprir. Os seres vivos relacionam-se entre si e com o ambiente em que se encontram de vrias formas: como alimento um para o outro (cadeia alimentar), fertilizando o solo (produo de hmus) ou por meio de sua reproduo (polinizao das flores). Se uma espcie retirada do ambiente, a funo que ela realizava deixa de acontecer e assim ocorre um desequilbrio ecolgico. Para garantir a sua preservao, os seres humanos devem proteger e conservar todas as formas de vida no Planeta Terra.
Diversidade biolgica a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, como os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que fazem parte, alm da diversidade dentro das espcies, entre espcies e de ecossistemas (Conveno sobre Diversidade Biolgica).

A importncia da Biodiversidade
A conservao e o uso sustentvel da biodiversidade, assim como a possibilidade de produo de bens e servios ambientais e da gerao de emprego e renda representam as melhores formas de valorizar e proteger nosso patrimnio ambiental. Veja, a seguir, as diversas funes da biodiversidade, vitais para o meio ambiente, as atividades econmicas, sociais e culturais:

Funes ambientais
A realizao de vrios processos ecolgicos que ocorrem na natureza depende, direta ou indiretamente, dos seres vivos e de suas relaes. A inter-relao dos seres vivos por meio da cadeia alimentar permite o fluxo de energia e matria. A variabilidade de caractersticas genticas permite a adaptao das formas de vida s mais diversas condies ambientais. As formaes vegetais (florestas, campos naturais, matas de galeria etc.) desempenham um papel essencial na manuteno do equilbrio ecolgico e climtico do planeta, sendo que os benefcios da intensa atividade biolgica que ocorre nas florestas, por exemplo, podem ter efeitos globais, fazendo-se sentir em outros continentes. As florestas realizam grandes servios ambientais, que precisam ser conhecidos e valorizados. As copas e razes das rvores regulam os fluxos de gua e amenizam as diferenas de temperatura entre o solo e a atmosfera, colaborando na manuteno do equilbrio e da estabilidade necessrios para a manuteno da vida no planeta. Os seres vivos desempenham diversas funes que dependem da biodiversidade:

60

Polinizao e disperso das plantas


A polinizao e a disperso de frutos e sementes, realizadas por vrias espcies de animais, so etapas essenciais da reproduo das plantas. O gro de plen transportado de uma flor a outra para que ocorra a fecundao e as sementes sejam depositadas em local propcio, o que leva germinao. Algumas plantas utilizam a gua ou o vento para esse transporte, mas a maioria das espcies vegetais superiores se utiliza de espcies animais como abelhas, vespas, formigas, besouros, borboletas e pssaros para realizar esta funo. Essa relao de dependncia resulta de uma evoluo conjunta entre as plantas e os animais, a chamada co-evoluo. um processo to forte que, se um dos elos deixa de existir, o outro tambm ser grandemente prejudicado. A ausncia dos polinizadores pode trazer graves prejuzos para a produo de alimentos, pois grande parte dos gros e frutas cultivados dependem de animais para sua reproduo. A fauna tambm tem papel fundamental na disperso de propgulos (frutos e sementes), que outro importante processo para a manuteno das plantas em vrios habitats. Ainda que ela possa ser realizada pela gua ou vento, na maioria das vezes os animais (aves, mamferos, peixes, insetos), ao se alimentarem dos frutos, levam as sementes para outros locais, permitindo a formao de novas florestas ou matas, e a manuteno das atuais. Todas essas atividades so enormemente prejudicadas com os desmatamentos e com a caa e a pesca predatrias.

A teia trfica ou cadeia alimentar


Todos os seres vivos (animais, vegetais, microorganismos) relacionam-se direta ou indiretamente entre si, pois cada um alimenta-se de um outro, e serve de alimento a um terceiro. As plantas e algas produzem seu prprio alimento a partir da energia radiante (luz) e dos compostos orgnicos (hmus) e inorgnicos (gua e sais minerais) existentes no solo e nos ambientes aquticos, por meio da fotossntese. Os herbvoros como boi, cavalo, veado, anta, vrios pssaros, insetos, entre outros, alimentam-se das plantas; os carnvoros (ona, raposa, lobo-guar, gato-do-mato, gavio, jacar) alimentam-se dos herbvoros; todos estes, ao morrerem, so aproveitados pelos fungos, bactrias, protozorios e outros seres que se alimentam de matria orgnica morta, decompondo-a e produzindo o hmus do solo, que armazena os nutrientes que as plantas utilizam. Esse processo, que complexo e cclico, chamado de teia trfica (trofos = alimento) ou cadeia alimentar. Quando determinada espcie extinta no ecossistema, retira-se um elemento da teia trfica, podendo causar sua interrupo, com conseqente desequilbrio ecolgico.

Variabilidade e adaptao
A biodiversidade tambm est relacionada com a variabilidade gentica que ocorre em cada espcie. Isto muito importante por que permite a cada uma adaptar-se s variaes que ocorrem no meio ambiente, e que so comuns. A temperatura varia ao longo do dia (mais quente) at noite (mais frio), e ao longo do ano (vero/inverno). A umidade varia em pocas do ano (perodos secos e chuvosos), ou de uma regio a outra, como nos desertos, com pouca disponibilidade de gua e as florestas tropicais, com muita umidade. A incidncia da luz, cuja principal fonte o Sol, varia dos trpicos (maior luminosidade) aos plos (menor luminosidade). A salinidade pode ser elevada (oceanos, mares) ou baixa (rios, lagos doces). Cada ser vivo precisa adaptar-se a essas e outras condies, algumas delas to extremas que podem conduzir ao processo de especiao, ou seja, ao aparecimento de novas espcies.

61

As florestas e outras formas de vegetao produzem bens e servios ambientais essenciais para a conservao da diversidade de vida, manuteno dos rios, lagos e depsitos de gua, conservao do solo, conteno da eroso e regularizao do clima, alm de proporcionar recreao e lazer. A vegetao tpica das reas costeiras, os manguezais, tambm tem funo protetora. Ela reduz o impacto das ondas sobre o litoral, assim como criadouro para muitos animais. Quando essa vegetao retirada, as ondas provocam eroso, fazendo com que o mar avance sobre as faixas de terra e a produo de pescados fica prejudicada.

Estabilidade do regime hdrico e amenizao climtica


A vegetao exerce um papel fundamental para a estabilidade dos fluxos de gua e da temperatura entre a terra e a atmosfera. A influncia da cobertura vegetal para a manuteno da estabilidade da temperatura fica evidente quando observamos os desertos, onde faz muito calor de dia e muito frio noite. Outro exemplo tpico o que ocorre na Amaznia. Nas reas onde a floresta est preservada, a temperatura ambiente varia muito pouco entre o dia e a noite (1,5 a 2 graus Celsius) mas, nas reas desmatadas, a temperatura pode variar bastante (cerca de 10 graus Celsius). A vegetao influi na estabilidade da vazo dos rios, lagos e na manuteno do nvel de reservatrios de gua subterrnea. As margens dos rios geralmente so cobertas por uma vegetao densa, formada por rvores nativas tpicas, chamada de mata de galeria ou mata ciliar. O nome ciliar tem a ver com a funo que essa vegetao exerce. Assim como os clios protegem nossos olhos da poeira e outros detritos, as matas ciliares tambm protegem os rios da poluio e do assoreamento e fornecem frutos que alimentam os animais aquticos e terrestres. A vegetao tambm diminui o impacto da chuva no solo e a formao de enxurradas, dando mais tempo para sua absoro e alimentao das reservas de gua subterrnea. Nas cidades, por exemplo, a impermeabilidade do solo, grande parte coberto por cimento e asfalto, a principal causa das enxurradas que tm provocado grandes enchentes. Em sua atividade diria, as plantas absorvem gua do solo e das chuvas, liberando-a sob a forma de vapor, atravs de suas folhas. Ao atingir a atmosfera, esse vapor se concentra e se condensa, formando as nuvens, que atenuam os efeitos dos raios do sol e produzem chuva. Assim, a gua retorna ao solo, mantendo sua umidade e fertilidade.

Funes socioeconmicas
A biodiversidade tambm tem um importante papel econmico, pois os produtos da flora e da fauna constituem uma imensa riqueza de recursos que a humanidade utiliza para sustentar um sistema de produo cada vez mais sofisticado capaz de gerar emprego e renda para as populaes locais. Quase todos os produtos que utilizamos cotidianamente, exceo dos minrios e derivados de petrleo, so produtos de origem vegetal ou animal e constituem o acervo da biodiversidade do planeta. Nesse conjunto incluem-se a madeira das rvores, os frutos, a carne e outros alimentos, leos e essncias (usados na fabricao de alimentos e cosmticos), medicamentos, borracha, fibras e uma infinidade de outros bens teis para o homem.

Fonte de novos produtos e de energia


A riqueza de espcies existentes na natureza, muitas das quais ainda desconhecidas pela cincia, um dos potenciais econmicos que pases com megadiversidade como o Brasil, a ndia, a Indonsia, o Congo, entre outros, devem utilizar cada vez mais, agora e no futuro. Muitas substncias e produtos podem ser desenvolvidos a partir da flora e da fauna, como novos medicamentos, essncias e aromticos para cosmticos, novos alimentos, leos e fibras, que podem apoiar o desenvolvimento de um novo modelo energtico, no qual a biomassa de lcoois, leos e gases combustveis derivados da flora venham a substituir fontes no renovveis, como os derivados de petrleo (ver Energia).

Sustentabilidade na agricultura e na pecuria


Apesar da riqueza da biodiversidade na Terra, a sociedade atual utiliza poucas espcies animais, vegetais e de microrganismos para satisfazer suas necessidades de alimentao, vesturio e medicao, entre outras. As espcies mais largamente utilizadas na agricultura, como o trigo, o milho, o arroz, o feijo, a soja,

62

o algodo, as fruteiras cultivadas, e na pecuria, como o boi, o porco, a cabra, a ovelha, a galinha, passaram por um processo de domesticao, no qual foram selecionadas as melhores caractersticas para consumo humano como: frutas e sementes maiores, animais com maior produo de carne e leite. Caractersticas importantes relacionadas resistncia e sua adaptao s variaes nas condies naturais do ambiente foram sendo perdidas pelas espcies cultivadas e criadas pela agropecuria, levando perda de resistncia a pragas e, conseqentemente, a uma enorme utilizao de agrotxicos (ver Alimentos).

Produtos florestais
O Brasil, por ser o segundo pas com maior extenso de florestas e o pas com a maior extenso de florestas tropicais do planeta, tem uma importncia muito grande no desenvolvimento de atividades econmicas baseadas na utilizao sustentvel dos recursos florestais. A indstria de base florestal apoiada na utilizao da madeira movimenta 4% do valor do Produto Interno Bruto do pas e gera dois milhes de empregos. Da madeira produzida anualmente na Amaznia brasileira, mais de 30 milhes de metros cbicos de madeira em tora, acima de 85% consumida no mercado interno, que hoje o maior consumidor de produtos florestais tropicais do planeta. A produo de madeira no Brasil tambm tem uma contribuio significativa das florestas plantadas. A produtividade nas plantaes de eucaliptos e pinus dobrou (de 20 m3/hectare/ano para 40 m3/hectare/ano), o que representa que as florestas plantadas no Brasil crescem mais rpido que em qualquer pas do mundo, colaborando para a reduo da explorao das matas naturais e permitindo a conservao de extensas reas nativas, em especial na Mata Atlntica. Mas a economia florestal do Brasil vai muito alm da produo madeireira. A coleta de frutos e sementes, como a castanha-do-par, a extrao da borracha natural, as essncias e leos usados na fabricao de perfumes e outros cosmticos e para a produo de medicamentos, crescentemente procurados pela nova indstria de produtos derivados da biodiversidade, a bioindstria, representa uma nova possibilidade da utilizao e manejo racional das florestas, ampliando os benefcios sociais e econmicos e melhorando a qualidade de vida da populao, pelo uso sustentvel do meio ambiente. Desta forma, ainda que grande parte do pessoal empregado pela indstria de produtos extrativistas no tenha vnculos formais de trabalho, a organizao das populaes extrativistas em torno de associaes de produtores e de cooperativas e o emprego de boas tcnicas de manejo tm evitado a coleta predatria dos recursos da floresta, permitido que grandes reas sejam conservadas e evitando a sua converso para a utilizao agrcola e pecuria, uma das maiores causas do desmatamento no pas. Alm da necessidade de aprimorar os mtodos de extrao dos produtos florestais, o que significa a obedincia aos planos de manejo, a melhoria das tcnicas de processamento tambm vem assumindo grande importncia, sendo um desafio para a indstria madeireira aumentar o aproveitamento da matriaprima processada, que atualmente encontra-se em apenas 35% do volume removido das florestas. Na economia florestal tambm se destaca a participao na matriz energtica, sendo que na regio Nordeste 35% da energia consumida provm do uso da lenha, empregada tanto nas residncias como na indstria de transformao e na agroindstria. Os resduos das indstrias florestais tambm contribuem para a gerao de energia eltrica, tanto para o abastecimento das fbricas, como para o fornecimento para inmeras localidades isoladas, reduzindo os custos frente ao uso de leo diesel em geradores.

A destruio das reservas florestais prejudica a circulao natural de energia, vento, chuva, sedimentos e nutrientes, interrompendo o ciclo da vida e diminuindo a disponibilidade de gua. Isso contribui para o crescente fenmeno de desertificao, que, segundo a ONU, j atinge 41% das terras do planeta. O avano de 60 mil km2 por ano, uma rea equivalente a 20% do estado de Gois.

63

Estima-se que 25% dos medicamentos comerciais sejam extrados de plantas medicinais. Fonte: FAO, 1996. Para se protegerem dos seus inimigos naturais, as plantas produzem compostos qumicos secundrios, que so potenciais para esses medicamentos. Os povos indgenas e populaes tradicionais detm o conhecimento sobre o uso dessas plantas.

Emprego e renda A utilizao dos recursos florestais representa importante fonte de renda e emprego na Amaznia, permitindo uma economia de subsistncia que atinge uma populao de cerca de dois milhes de agricultores familiares e 500 mil extrativistas. As atividades extrativistas movimentam uma renda de cerca de R$ 1.000,00 por famlia ao ano. Quando se implantam atividades que no geram grandes impactos sobre as florestas e que podem agregar valor aos bens que ela pode nos fornecer, quem ganha o ambiente, os habitantes da floresta e toda a sociedade. Fonte: MMA/SCA 2002. A utilizao dos recursos florestais na regio Nordeste representa importante fonte de renda na regio do semi-rido, com a gerao de mais de 700 mil empregos, especialmente no perodo de estiagem. Apenas na cadeia de produo de erva mate, que se desenvolve principalmente nos estados da regio Sul, existem mais 800 mil pessoas envolvidas. Fonte: PNF/MMA.

A questo scio-cultural
Existem diversas culturas e povos que mantm uma relao mais direta com o seu ambiente, sendo a disponibilidade de recursos naturais um dos principais fatores que define as caractersticas culturais e possibilita a sobrevivncia destes povos. Entre eles esto os povos autctones, como os indgenas, na Amrica, frica, sia e Oceania, as comunidades tradicionais, remanescentes de quilombos, descendentes dos escravos trazidos da frica para a Amrica e outras comunidades locais. As populaes indgenas e tradicionais, como os seringueiros e outros grupos que vivem do extrativismo, desenvolveram formas de manejo que associam a conservao e a utilizao sustentvel da biodiversidade. Essas comunidades se distribuem em pequenos grupos, cuja rea de atuao atinge cerca de 130 milhes de hectares. O conhecimento desenvolvido por essas populaes a respeito dos recursos da biodiversidade rico e extenso, porm, em geral, pouco valorizado, apesar de ser de grande importncia para o uso sustentvel dos recursos naturais. Essas comunidades tambm esto se organizando para ter seu direito de acesso terra reconhecidos, reafirmar seus valores e buscar uma insero nos mercados locais, nacional e mundial de forma diferenciada. Para isso, buscam melhor remunerao pelos produtos da biodiversidade, para garantir sua permanncia na floresta e afastar a explorao predatria.

Populaes Indgenas A proteo e o uso sustentvel da biodiversidade e dos recursos naturais existentes nas Terras Indgenas tm importncia estratgica para o futuro dos povos indgenas do Brasil. A falta de controle e de conhecimento sobre fatores de degradao ambiental, muitas vezes de efeito acelerado, tem colaborado para o aumento da vulnerabilidade das Terras Indgenas. Em muitas delas, as condies ambientais foram gravemente deterioradas ou esto em processo de degradao, devido a invases, espoliao dos recursos naturais ou, ainda, em decorrncia das alteraes ambientais ocorridas em seu entorno, com reflexos diretos sobre a cultura e auto-sustentabilidade indgena. A reverso desses fatos representa um grande desafio e demanda a construo de um programa de governo que assegure a conservao e o apoio ao uso sustentvel da biodiversidade e dos recursos naturais em Terras Indgenas. As ferramentas de gesto ambiental constituem meio eficiente para promover o reconhecimento e a valorizao dos conhecimentos tradicionais dos indgenas, associando instrumentos modernos de promoo de sustentabilidade ao antigo conhecimento desses povos sobre seu territrio e as diferentes estratgias de convvio, de forma a garantir a manuteno do equilbrio necessrio sobrevivncia fsica e cultural das comunidades indgenas, conforme dispes o Decreto n. 1.141, de 19/05/1994.

64

As reservas extrativistas se firmaram no Brasil a partir da dcada de 90, como instrumento de compatibilizao das aes fundirias com o sistema especfico dos seringueiros no acesso e uso dos recursos naturais, parte da luta de reforma agrria e meio de soluo de conflitos de terra no contexto dos seringais. Assim, destacaram-se pelo reconhecimento da modalidade camponesa de apropriao dos recursos naturais, que combinam a agricultura e extrativismo (Almeida, 1994). As reservas se fundamentam no intuito do direito real de uso e tm a finalidade de amparar a explorao auto-sustentvel e a conservao dos recursos renovveis por populaes extrativistas. Vinculadas idia de desenvolvimento sustentado, as reservas extrativistas visam no s preservar o meio ambiente, como tambm as populaes locais que utilizam os processos de produo tradicionais, no prejudiciais natureza. (Murrieta & Rueda, 1995). Nasceram tambm desse conceito as reservas extrativistas marinhas, reas onde o Centro Nacional de Populaes Tradicionais - CNPT/IBAMA, por meio de decreto presidencial, pode alocar faixas martimas para a explorao dos recursos pesqueiros a populaes que se mantenham produzindo, atravs de processos tradicionais, com vistas a garantir seu desenvolvimento e a melhoria das condies ambientais no interior dessas reservas (Prates et all., 2000).

Lazer e turismo
Os ambientes naturais proporcionam diversas formas de recreao e lazer, que envolvem desde a prtica de atividades fsicas leves, como uma caminhada por uma bela trilha, at as mais arrojadas como canoagem, rapel e escaladas. Contemplar belas paisagens, observar animais em vida livre, seus abrigos, ninhos e locais de descanso e alimentao, fazer piqueniques protegidos pela sombra das rvores e colher frutos so atividades que ajudam a integrar o ser humano e a natureza, e que estimulam a sociedade a adotar uma conduta de respeito ao meio ambiente e a reivindicar a proteo de mais reas em Unidades de Conservao, impedindo a alterao de suas feies naturais.

Ecoturismo: uma forma sustentvel de utilizao dos recursos naturais


O ecoturismo um exemplo de atividade que concilia desenvolvimento econmico e conservao dos ecossistemas. Por ser uma atividade dominada por pequenas e micro empresas, vem gerando rpido aumento de emprego e renda, o que aumenta a qualidade de vida das pessoas que vivem nas regies onde ele realizado. O crescimento ordenado dessa atividade no Brasil e seus reconhecidos benefcios para a conservao da natureza dependem de investimentos no aprimoramento da capacidade tcnica e empreendedora dos agentes pblicos, privados e das comunidades das regies onde essa atividade se desenvolve.

Florestas: muito mais do que um conjunto de rvores


Os povos indgenas tm grande respeito pelas rvores. Alguns as chamam irms em p e as consideram amigas por todos os benefcios que trazem para sua vida. Infelizmente, o homem moderno demorou a perceber o importante papel das florestas no equilbrio ecolgico que sustenta a vida no planeta. Em todo o mundo,

Conduta consciente Para minimizar o impacto da visitao turstica em unidades de conservao, o Ministrio do Meio Ambiente criou a Campanha Conduta Consciente em Ambientes Naturais. Para conhecer a campanha acesse: www.mma.gov.br/ port/sbf/dap/ index.cfm

65

O Brasil o nico pas do mundo a herdar seu nome de uma rvore. Durante muitos anos, o Pau-Brasil, uma rvore da Mata Atlntica, foi fonte de riqueza para os portugueses, que extraam dela um pigmento vermelho muito utilizado para tingir tecidos. Hoje sua madeira ainda utilizada para a fabricao de violinos, mas a rvore est ameaada de extino. Estima-se que na caatinga vivem cerca de 44 espcies de lagartos, nove espcies de lagartos sem ps, 47 espcies de serpentes, quatro de quelnios (jabutis e cgados), trs de jacar e 47 de anfbios anuros (rs, sapos e pererecas). Duas espcies esto no limite da extino: a ararinha azul (Cyanopsita spixii), dizimada pelo trfico de animais silvestres, e a arara azul de Lear (Anodorhinchus leari), cuja pequena populao, estimada em cerca de 400 indivduos, segundo o ltimo censo do Ibama, realizado em 2002, vive pressionada pela destruio do hbitat e pela apanha ilegal. Fonte: www.ibama.gov.br, MMA/SBF, 2002.

o progresso das civilizaes se deu s custas do desmatamento inconseqente. No Brasil no foi diferente. Quando os portugueses aqui chegaram, em 1500, o Pas era coberto por florestas e outras formas de vegetao nativas. A colonizao deu incio ao processo de derrubada para obteno de madeira para construes, extrao de tintura para tecidos e outros usos, alm do corte para queima como lenha, produo de carvo, abertura de reas para pastagens, agricultura e implantao de ncleos urbanos. O problema tomou propores ainda maiores com o crescimento da populao, a expanso das cidades e das obras de infra-estrutura, da agricultura e da pecuria em larga escala e com a industrializao. Mesmo assim, o Brasil ainda possui a maior extenso de floresta tropical do mundo aproximadamente 65% do seu territrio (5,5 milhes de km2) ainda apresenta-se coberto por florestas ou pelas formas de vegetao originria. Dessa rea, dois teros so formados pela Floresta Amaznica, enquanto o restante composto por Mata Atlntica, Caatinga, Cerrados, Pantanal, Campos Sulinos e ecossistemas associados. Algumas reas de nossas florestas concentram os maiores ndices de biodiversidade do planeta.

Os biomas brasileiros
O Brasil o quinto pas no mundo em extenso territorial. Com rea de 8.514.876 km2 (fonte: Anurio Estatstico 2000), o pas ocupa 5,7% das terras emersas do planeta e possui sete biomas, que so estruturas ecolgicas com fisionomias distintas de solo e clima, vegetao e fauna. Veja a seguir as principais caractersticas dos sete biomas brasileiros:

66

Caatinga
A Caatinga o principal bioma existente na Regio Nordeste, onde predominam os climas semi-ridos. Ocupa uma rea de 734.478Km (12,18% do territrio nacional) e abrange parcialmente os Estados da Bahia, Cear, Piau, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraba, Sergipe, Alagoas, Maranho e Minas Gerais. O termo Caatinga originrio do idioma tupi-guarani e significa mata clara. um bioma nico, que ocorre exclusivamente no Brasil, e que apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biolgica e significativa ocorrncia de endemismo (presena de espcies que s existem naquela regio). As formaes vegetais dominantes so xerfilas, especializadas em viver em reas com baixa umidade e que se compe de arbustos e rvores de porte baixo ou mdio, caduciflias (folhas que caem), com grande quantidade de plantas espinhosas (leguminosas, como o sabi), entremeadas de outras espcies, como as cactceas (xique-xique, mandacaru etc.) e as bromeliceas (macambira, croat etc.). De acordo com o IBGE, 27 milhes de pessoas vivem atualmente no polgono das secas. A extrao de madeira, a monocultura da cana-de-acar e a pecuria nas grandes propriedades (latifndios) alteraram drasticamente a Caatinga. Aproximadamente 80% dos ecossistemas originais j foram ocupados e alterados pelo homem.

Campos Sulinos
Os Campos Sulinos ou Austrais so mais conhecidos como pampa, termo de origem indgena que significa regio plana. O termo, no entanto, corresponde somente a um dos tipos de campo, mais encontrado ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina. Outros tipos, conhecidos como campos do alto da serra, so encontrados em reas de transio com o domnio de araucrias (o pinheiro do Paran). Em outras reas encontram-se ainda campos de fisionomia semelhante savana. Na regio do planalto de Campanha, a maior extenso de campos do Rio Grande do Sul, ocorrem solos vermelho-escuros, principalmente a sudoeste de Quara e ao sul e sudeste de Alegrete, onde se constata o fenmeno da desertificao. So solos, em geral, de baixa fertilidade natural e bastante suscetveis eroso. Na regio de Campanha predomina a pecuria de corte, com tcnicas de manejo inadequadas e intensa prtica artesanal do fogo. Outras atividades so as culturas de arroz, milho, trigo e soja, muitas vezes em associao com a criao de gado bovino e ovino. No alto Uruguai e no planalto mdio, a expanso da soja e do trigo ocupou praticamente toda a rea, provocando gradativa diminuio da fertilidade dos solos, alm de problemas de eroso, compactao e perda de matria orgnica.

Zona Costeira e Marinha


A zona costeira brasileira possui cerca de 8.500 km de extenso e grande variedade de espcies animais, vegetais e de ecossistemas. J a zona marinha se estende por cerca de 320 Km da costa, delimitando a regio que constitui a Zona Econmica Exclusiva brasileira, na qual o Brasil tem exclusividade da explorao dos recursos naturais. O bioma costeiro e marinho um mosaico de ecossistemas, composto por manguezais, restingas, dunas, praias, ilhas, costes rochosos, baas, brejos, falsias, esturios, recifes de corais, entre outros ambientes. Estima-se que nessa regio possa ser encontrada uma diversidade biolgica maior que a existente na parte terrestre do pas. O bioma vem sofrendo as conseqncias de um processo de ocupao desordenada, com srios danos aos ecossistemas. Metade da populao brasileira (mais de 70 milhes de habitantes) reside numa faixa de at 200 quilmetros do litoral, o que afeta a estabilidade dos ecossistemas costeiros e marinhos. Dentre os principais problemas que afetam a zona costeira e marinha esto os vastos complexos industriais localizados em grandes cidades litorneas, como as indstrias qumicas, petroqumicas e de celulose, a pesca predatria, empreendimentos de carcinicultura (criao de camares) em reas de manguezais, especulao imobiliria e o despejo de esgotos nos corpos dgua. Por estes motivos, a zona costeira e marinha necessita de aes preventivas e corretivas emergenciais.

Na rea de Proteo Ambiental do Rio Ibirapuit, no bioma dos Campos Sulinos, ocorrem formaes campestres e florestais de clima temperado, distintas de outras formaes existentes no Brasil. A rea abriga 11 espcies de mamferos raros e ameaados de extino, ratos dgua, cervdeos, lobos e 22 espcies de aves nessa mesma situao. Pelo menos uma espcie de peixe, o car (Gymnogeophagus sp.), endmica da bacia do rio Ibirapuit.

67

A Amaznia abriga cerca de 10 a 15 milhes de espcies de insetos, 311 de mamferos, 163 de anfbios, 1.000 de aves, 465 de rpteis e mais de 1.500 de peixes (Fonte: reas Prioritrias para a conservao, utilizao sustentvel e repartio de benefcios da biodiversidade brasileira). A fauna inclui desde primatas de grande porte, como o macaco-aranha (Ateles sp.), animais herbvoros, como a anta ( Tapirus terrestris ), e grandes predadores, como a ona pintada (Panthera onca). Fontes: IBGE, 1994. Sistema de Informao de Recursos Naturais e Meio Ambiente. Volume 3. Sistematizao de dados sobre a fauna brasileira. Rio de Janeiro. Ibama, 1994. Brasil, Amaznia, uma proposta interdisciplinar de educao ambiental: temas bsicos.

Amaznia brasileira
O bioma amaznico em territrio brasileiro ocupa uma superfcie de 368.989.221 de hectares, denominada Amaznia Legal, que abrange os Estados do Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e uma parte do Maranho, Tocantins e Mato Grosso. A Amaznia possui a maior floresta tropical existente, que equivale a um tero das reservas de florestas tropicais midas e ao maior banco gentico do planeta, com cerca de 21 mil espcies vegetais catalogadas. Contm cerca de um quinto da gua doce disponvel no mundo e um patrimnio mineral imenso e no mensurado. Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsvel pelo monitoramento da cobertura da Floresta Amaznia, revelam que a taxa mdia de desflorestamento bruto da ordem de 20 mil km2 por ano.

Existem catalogadas no Pantanal 665 espcies de aves, 95 de mamferos, 260 de peixes, 162 de rpteis e 40 de anfbios. Fonte: Embrapa Centro de Pesquisas Agropecurias do Pantanal, 1998

Pantanal
O Pantanal mato-grossense definido como a maior plancie de inundao contnua do planeta, com banhados de grande importncia para a reproduo de inmeras espcies da fauna. Localiza-se entre o Cerrado, no Brasil Central, o Chaco, na Bolvia, e a regio Amaznica, ao Norte. Uma srie de atividades tiveram impacto direto sobre o Pantanal, como o garimpo de ouro e diamantes, caa, pesca, turismo e agropecuria predatria, construo de rodovias e hidreltricas. O turismo de pesca, que cresceu de forma desordenada nessa regio na dcada de 90, tem causado srios problemas. No entanto, as atividades agropecurias extensivas nas reas de planalto se tornaram uma das principais fontes de problemas ambientais, principalmente depois de 1970. Alm disso, as cidades que circundam o Pantanal no tm infra-estrutura adequada para minimizar o impacto do crescimento acelerado, causado principalmente pelo lanamento de lixo e esgoto domstico e industrial nos cursos dgua da bacia.

68

Cerrado
O Cerrado abrange uma rea de 196.776.853 hectares, distribudos principalmente pelo Planalto Central brasileiro, nos Estados de Gois, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais e Bahia, alm do Distrito Federal. Abrange as nascentes dos principais rios brasileiros, sendo por isso conhecido como bero das guas. O cerrado constitudo por rvores relativamente baixas (at 20 metros), esparsas, disseminadas em meio a arbustos e uma vegetao rasteira que, na poca da seca, favorece a propagao de incndios. At a dcada de 50, os Cerrados mantiveram-se quase inalterados. A partir dos anos 60, com a construo de Braslia e a implantao de novas infra-estruturas virias e energticas, e dos anos 70, com a expanso da pecuria e da agricultura com base em desmatamentos, queimadas, uso de fertilizantes qumicos e agrotxicos, as reas de Cerrado foram drasticamente reduzidas. Atualmente restam apenas 20% de reas conservadas. A partir da dcada de 90, governos e diversos setores organizados da sociedade vm discutindo formas para conservar o que restou do Cerrado, com a finalidade de buscar tecnologias, estimular o ecoturismo e outras iniciativas que possibilitem um modelo de desenvolvimento sustentvel.

Reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade, o cerrado brasileiro apresenta riqussima flora, com mais de 10 mil espcies de plantas, sendo 4.400 endmicas. A fauna apresenta 837 espcies de aves, 67 gneros de mamferos, abrangendo 161 espcies e 19 endmicas, 150 espcies de anfbios, das quais 45 endmicas, 120 espcies de rpteis, sendo 24 endmicas. Fonte: Mittermeier, R. A. Myers, N Mittermeier, C. G. E Patrcio, R. G. A fauna da Mata Atlntica extremamente rica, incluindo vrias espcies bem conhecidas, como os mico-lees (ao lado desenho do mico-leodourado) e muriquis, primatas dos gneros Leontopithecus e Brachyteles, respectivamente. Algumas delas tornaram-se to raras que integram a lista de fauna em vias de extino, como ocorreu com o mutum-de-Alagoas (Mitu mitu). So cerca de 1.361 espcies (567 endmicas), sendo 261 de mamferos, 620 de aves, 220 de rpteis e 260 de anfbios. Destas, 253 espcies s ocorrem nesse bioma. Fonte: Mittermeier, R. A.; Myers, N; Mittermeier, C. G. e Patrcio, R. G.

Mata Atlntica
O Bioma Mata Atlntica compreende um conjunto de formaes florestais e ecossistemas associados, que incluem a Floresta Ombrfila Densa, a Floresta Ombrfila Mista, a Floresta Ombrfila Aberta, a Floresta Estacional Semidecidual, a Floresta Estacional Decidual, os Manguezais, as Restingas, os Campos de Altitude, os brejos interioranos e os encraves florestais do Nordeste, que variam em funo de caractersticas do solo, relevo, disponibilidade de gua e clima existentes na sua ampla rea de ocorrncia. Originalmente, ocupava 15% do territrio brasileiro mais de 1,3 milho de km2. Atualmente, restam cerca de 7,8% de sua cobertura florestal original (aproximadamente 102 mil km2). Fatores como a forte especulao imobiliria, a implantao da fronteira agrcola, o extrativismo predatrio e o baixo ndice de regenerao (estimativas indicam que preciso reflorestar mais de 10 milhes de hectares) fazem da Mata Atlntica o segundo ecossistema mais ameaado do mundo, atrs apenas das florestas da Ilha de Madagascar, na costa africana. Com diversidade semelhante da Floresta Amaznica, a Mata Atlntica concentra a mais rica biodiversidade do planeta por unidade de rea. Recentemente foi identificada no sul da Bahia a maior diversidade botnica do mundo para plantas lenhosas: foram registradas 454 espcies em um nico hectare. A preservao desse bioma importante para garantir um clima mais ameno e a conservao das bacias hidrogrficas e dos estoques de gua doce. Seus diversos rios, que abastecem as cidades, metrpoles e populaes tradicionais, beneficiam mais de 120 milhes de brasileiros (cerca de 70% da populao). Parte significativa de seus remanescentes est localizada em encostas de grande declividade, evitando assim grandes catstrofes que j ocorreram onde a floresta foi suprimida, com conseqncias econmicas e sociais extremamente graves. Esta regio abriga ainda belssimas paisagens, cuja proteo essencial ao desenvolvimento do ecoturismo e a vrias populaes, incluindo naes indgenas.

69

Desmatamento A atividade madeireira pode ser legal e sustentvel, mas no quando acontece o desmatamento. Alm de no promover a sustentabilidade, na maioria das vezes, o desmatamento no aproveita adequadamente a madeira, assim como os produtos no-madeireiros. O painel intergovernamental de Mudanas Climticas, reconhecido pelas Naes Unidas, alerta que a temperatura da Terra j subiu 0,60C desde a Revoluo Industrial e pode subir entre 1,40C e 5,80C nos prximos 100 anos, o que resultar no degelo das calotas polares e na expanso trmica dos oceanos, com elevao de seu nvel. Trinta pases, os chamados pases insulares, podem desaparecer do mapa, e as reas costeiras sero inundadas. Alm disso, o aquecimento global poder implicar alterao da biodiversidade, desertificao de algumas regies e ocorrncia de fenmenos inusitados como furaces, tempestades, perodos de seca prolongada, extremos de frio e calor etc..

Nenhuma outra nao de dimenses continentais situada nos trpicos, como o Brasil, detm tal proporo de reas com cobertura natural, o que nos d uma enorme responsabilidade, mas tambm a possibilidade de escolher um modelo de desenvolvimento mais compatvel com a sustentabilidade das riquezas naturais.

Desmatamento: um crime contra a vida


Diante de tantos benefcios oferecidos pelas florestas, espantoso que o desmatamento tenha se tornado um dos problemas ambientais mais graves do planeta. As florestas e a vegetao nativa vm diminuindo drasticamente, provocando srias alteraes nas condies climticas. Durante os ltimos 80 anos, metade das florestas tropicais desapareceu, a maior parte depois de 1960. A destruio dos ecossistemas a causa principal da perda da biodiversidade, seguida pela ocorrncia de incndios e pelo avano das espcies exticas invasoras. Diariamente os noticirios tm mostrado grandes enchentes, nevascas, incndios, furaces e outros fenmenos climticos de natureza dramtica, que provocam grandes perdas de vidas humanas e de patrimnio natural. Sinais de alarme da natureza, cujas causas, em grande parte, podem ser atribudas veloz retirada da cobertura vegetal nativa promovida nos ltimos 100 anos da histria humana. A principal causa do desmatamento no Brasil converso das reas florestais para cultivo de pastagens e para a expanso das reas agrcolas para produo de gros como a soja. Mal manejadas, estas reas muitas vezes so abandonadas depois de esgotada sua fertilidade inicial, o que permitiu ao Brasil acumular, somente na Amaznia brasileira, mais de 16 milhes de hectares de reas degradadas. Para conter o desmatamento, fundamental realizar o ordenamento fundirio e territorial, fomentar a manuteno de forma permanente da agricultura nas reas j desmatadas e favorecer mecanismos de incentivo para o desenvolvimento de alternativas econmicas para a utilizao dos recursos naturais que mantenham as florestas em p. Alm disso, deve-se haver um monitoramento e uma fiscalizao ambiental eficiente, com a participao das populaes locais. Diversas iniciativas de manejo sustentvel tm sido adotadas com sucesso no Brasil, revelando que essa prtica capaz de manter o uso das florestas continuamente, alm de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a conservao dos recursos hdricos, estabelecimento de condies de mercado favorveis aos produtos do bom manejo floresta, disponibilidade de instrumentos que estimulem as prticas sustentveis e desestimulem as prticas predatrias, desenvolvimento de instrumentos de fomento (crdito, assistncia tcnica, pesquisa tecnolgica e informao), regulamentao, monitoramento, fiscalizao e incentivos, para fazer com que a manejo das florestas seja mais vantajoso do que seu desmatamento. Entretanto, sabemos que a substituio do modelo predatrio por uma utilizao sustentvel um processo lento, que depende de maior conhecimento e valorizao dos benefcios ambientais, econmicos e sociais das florestas.

Explorao sustentvel da madeira


A extrao da madeira a partir de planos de manejo aprovados pelos rgos competentes um dos aspectos mais importantes para a utilizao sustentvel das florestas naturais, devido a sua intensa procura pelos mais variados setores produtivos, que a utilizam desde a produo de artesanato e de instrumentos musicais at a fabricao de mveis e para construo civil. Desta forma, os planos de manejo estabelecem os critrios tcnicos e cientficos que permitem selecionar as rvores para corte de acordo com o dimetro do tronco, a altura da copa, a concentrao de rvores por hectare e a sua importncia para a manuteno da cadeia biolgica de outras espcies. Tambm determinam o nmero de rvores que podero ser derrubadas, levando-se em conta a quantidade de exemplares da mesma espcie, de forma a preservar o equilbrio ecolgico e permitir a auto-regenerao da floresta. Nesse caso, as empresas madeireiras podem ser obrigadas a tambm plantar um determinado nmero de mudas definido para cada rvore retirada.

70

Rastros da destruio Segundo dados da FAO (Food and Agricultural Organization, organismo das Naes Unidas dedicado alimentao e agricultura), desde os anos 90 foram destrudos 16,1 milhes de hectares de cobertura vegetal ao ano, 15,2 milhes nos trpicos. Entre 1990 e 2000, os maiores desmatamentos ocorreram em pases pobres como Argentina, Brasil, Congo, Indonsia, Mxico, Nigria e Sudo. Essa mesma pesquisa mostrou que a principal causa da degradao ambiental a converso das florestas para a agricultura, incndios e o uso excessivo dos recursos das matas. A organizao ainda alerta para o fato de que as atividades ilegais que degradam os recursos das florestas, principalmente nos pases em desenvolvimento, crescem a cada ano.

No manejo sustentvel, possvel reduzir os danos floresta e baixar o alto ndice de desperdcio de madeira, colhendo somente as rvores que sero mais bem empregadas, alm da possibilidade de utilizar, de forma integrada, os diversos outros produtos no madeireiros encontrados na mesma rea, como frutos, resinas, leos e essncias medicinais e aromticas. Os avanos na tecnologia de produtos florestais tambm permitem o uso cada vez mais eficiente da madeira, com a produo de chapas de diversas densidades, chapas de partculas aglomeradas e de compensados, produzidos partir de partculas e de lminas de madeira coladas com adesivos sinttico, em diversas tcnicas produtivas. Esses materiais so bastante resistentes e versteis, sendo cada vez mais utilizados na confeco de mveis, embalagens, e nas indstrias da construo civil e naval. Uma prtica importante na explorao sustentvel da madeira aumentar a reciclagem, que j empregada em vrios produtos comercializados no Brasil, na qual pequenas peas viram objetos de alto valor de mercado. Tambm cada vez maior a utilizao de quantias crescentes de fibra reciclada para produo de papel reciclado, papelo e outros produtos derivados da celulose de madeira. Os demais resduos de madeira tambm podem ser aproveitados como combustvel para uso residencial, institucional, municipal, comercial, industrial, ou em caldeiras ou fornos para a produo de energia trmica e/ou eltrica. Ela pode ser usada como nico combustvel ou em conjunto com outros combustveis, como o carvo e o leo. O Brasil vem se destacando no apenas por seu grande potencial de explorao florestal, mas pela posio pioneira no conhecimento das tcnicas de formao e manejo de florestas de rpido crescimento florestas homogneas plantadas , o que garante excelentes condies de competitividade para a nossa indstria madeireira no mercado internacional. A indstria de papel e celulose tambm usa grandes quantidades de madeira, e o Brasil atualmente o maior produtor mundial de celulose de fibra curta, produzida partir da madeira de eucalipto.

O manejo sustentvel de produtos madeireiros e no madeireiros colabora para o desenvolvimento social e econmico, gerando emprego e renda para as populaes. Alm da produtividade, o manejo sustentvel visa a reduo dos desperdcios e a manuteno da diversidade biolgica, alm de possibilitar a diminuio de acidentes de trabalho.

Certificao florestal
Consumidores mais conscientes comeam a pressionar o mercado por produtos cuja sustentabilidade seja garantida. A certificao florestal voluntria e depende da iniciativa da empresa ou organizao interessada. um instrumento de incentivo utilizao sustentvel das florestas e permite aos consumidores identificar

Criada em 1993, a certificao do FSC (Forest Stewardship Council) ou Conselho de Manejo Florestal atesta que a madeira (ou outro insumo florestal) utilizada num produto oriunda de uma floresta manejada de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente vivel, e no cumprimento de todas as leis vigentes. Hoje j existem mais de 40 milhes de hectares de florestas certificadas no planeta, que produzem mais de 20 mil produtos que recebem o selo do FSC. Tambm j foram emitidos mais de 300 certificados de manejo florestal e mais de 1500 certificados de cadeia de custdia, que certificam a origem das matrias primas empregadas. No Brasil, o FSC representado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, composto por representantes de entidades ambientalistas, produtores e comerciantes. (Fonte www.fsc.org.br)

Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia (Imazon), a colheita de madeira sob manejo sustentvel 35% mais lucrativa que o sistema convencional, com custos 12% menores, apresentando uma receita lquida 19% maior e a necessidade de explorao de uma rea 37% menor para os mesmos resultados. O sistema de manejo sustentado rende 38,6 m por hectare, enquanto o sistema convencional rende apenas 29,7 m por hectare. Fonte: Imazon, 2000.

71

produtos fabricados com madeira extrada de forma legal e sem prejuzos para o meio ambiente. medida que a exigncia pelo selo de certificao aumente, dever haver uma reduo significativa da extrao predatria e da conseqente devastao das florestas. Existe tambm a certificao de produtos finais por meio da cadeia de custdia, ou seja, o acompanhamento desde a origem da madeira at o produto final. Esse mtodo garante que o produto comercializado (toras, chapas, compensado, aglomerado, mveis, cabos de vassoura, carvo vegetal e outros) foi efetivamente confeccionado utilizando somente madeira proveniente de florestas certificadas. Alm da madeira, outros produtos florestais inclusive no madeireiros podem ser certificados. O Brasil tem hoje 1.249.204 hectares de florestas naturais da Amaznia certificadas e outros 1.051.669 hectares de plantaes (principalmente Pinus e Eucalipto) certificadas, o que totaliza 2.300.874 hectares de florestas certificadas. Se o nmero de interessados em adquirir madeira e produtos originados de madeira certificada crescer, o mercado predatrio certamente ir diminuir. No Brasil existe tambm o sistema de certificao CERFLOR desenvolvido pela ABNT/INMETRO e que est na fase de implementao.

Preservar a biodiversidade um dever de todos


Conservar a biodiversidade um desafio que deve envolver todos os setores da sociedade governos, empresas, universidades, instituies nogovernamentais e a populao em geral. Depende de planejamento adequado e de aes efetivas que conduzam ao uso sustentvel, de forma que as riquezas sejam utilizadas, mas que seja garantida a preservao dos biomas e a recuperao de reas j devastadas. Uma das condies para se atingir esse objetivo o uso do progresso industrial e tecnolgico a favor do meio ambiente, e no mais em sacrifcio dele. Para isso, preciso unir cincia, tecnologia, meios de produo e organizao social, criando estratgias de desenvolvimento que permitam conciliar interesses econmicos, sociais e ambientais. Dessa forma, ser possvel aprimorar normas de extrao e tcnicas de manejo sustentvel que permitam o aproveitamento dos recursos da biodiversidade, inclusive para atender demanda crescente por novos produtos derivados de seus componentes genticos, necessrios para a produo de novos medicamentos, cosmticos, alimentos, fibras etc.. Tambm o conhecimento dos povos tradicionais e locais, como seringueiros e indgenas, deve ser valorizado, por meio da justa repartio de benefcios, na medida em que contribui para o uso sustentvel das espcies e para o desenvolvimento destes novos produtos. Outro aspecto fundamental para a conservao da biodiversidade o desenvolvimento rural sustentvel, no qual as tcnicas de cultivo que levam deteriorao dos solos agrcolas e contaminao das guas so substitudas por tecnologias de produo sustentveis, que favoream a manuteno do maior nmero de espcies cultivadas e silvestres, promovam a conservao da fertilidade natural dos solos e evitam o uso do fogo e a derrubada de novas reas florestais (veja tambm o captulo Alimentos), ao mesmo tempo que garantam a produo de alimentos sadios. Para enfrentar esse desafio, dentre outras polticas de governo, o Ministrio do Meio Ambiente vem implementando vrios programas e projetos, que tm como principais linhas de ao:

Os recursos da fauna A fauna silvestre outro exemplo de recurso natural com potencial de uso sustentvel, principalmente pelas populaes tradicionais das florestas. O uso pode ser ordenado de forma racional e fundamentado nos princpios da sustentabilidade. Dessa forma estariam assegurados o rendimento econmico da explorao e tambm a perpetuidade das populaes de animais silvestres. A implantao desse sistema vivel, porm, depende da organizao das populaes em associaes ou cooperativas e da criao de normas de manejo dentro de parmetros tcnicos e legais, capazes de proteger espcies ameaadas de extino e conservar aquelas de interesse econmico por meio do uso controlado.

72

Lei de crimes ambientais Criada em 12 de fevereiro de 1998, a Lei de Crimes Ambientais (Lei no 9.605) estabelece sanes penais para aqueles que praticarem atos contra a fauna e a flora. Com isso, pretende-se inibir a caa e a pesca sem licena, o contrabando de animais, o abuso e maus-tratos a animais silvestres e domsticos, a destruio de lavouras, pomares, rebanhos e florestas nativas ou plantadas, e at o condenvel hbito de soltar bales ou outras prticas capazes de provocar incndios ou gerar poluio em nveis que possam causar danos sade humana ou ao meio ambiente.

1. Fomento a pesquisas e levantamentos do estado de conservao da biodiversidade (reas prioritrias para conservao e uso sustentvel, listas de espcies da fauna e flora ameaadas de extino, lista de espcies invasoras, espcies potenciais para uso sustentvel, reas protegidas); 2. Fomento a cadeias produtivas de recursos oriundos da biodiversidade (bioindstrias, bionegcios sustentveis, turismo sustentvel); 3. Promoo da proteo ao conhecimento tradicional associado biodiversidade, com repartio dos benefcios oriundos desse conhecimento, e proteo s populaes tradicionais e locais; 4. Fomento a prticas de produo sustentvel a partir da biodiversidade (agroextrativismo, sistemas agroflorestais, variedades crioulas, manejo sustentvel da floresta, servios ambientais), visando o desenvolvimento rural sustentvel; 5. Expanso e consolidao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao, com participao da sociedade para sua Gesto integrada. Promoo do manejo sustentvel e uso mltiplo de florestas nativas pblicas e privadas e expanso sustentvel da base florestal plantada; 6. Conservao e recuperao dos biomas brasileiros; 7. Promoo do acesso, uso sustentvel, biossegurana e repartio dos benefcios decorrentes da utilizao dos recursos genticos e do conhecimento tradicional associado; 8. Desenvolvimento de polticas fiscais e de crdito (instrumentos econmicos) indutoras de atividades ambientalmente sustentveis. Tais aes so necessrias para a implementao de polticas que promovam a conservao da biodiversidade, o equilbrio ecolgico e a eqidade social, condies essenciais para o desenvolvimento sustentvel do pas.

73

O que voc pode fazer


bem possvel que a esta altura os alunos estejam convencidos da importncia da biodiversidade. O que talvez eles ainda no saibam que proteg-la um dever de todos, no importa em que regio do pas estejam. Veja a seguir o que voc pode fazer no seu dia-a-dia para ajudar a preservar as florestas: Procure se informar sobre as questes ambientais, sobre o funcionamento da vida e a importncia das florestas. Informe-se sobre a legislao que regula seu uso e conservao nos sites www.mma.gov.br ou www.ibama.gov.br. Procure conhecer e apoiar as instituies que trabalham com as questes ambientais e a valorizao das florestas. Aproveite as oportunidades de viagens para conhecer os ecossistemas brasileiros e suas populaes tradicionais e indgenas. Em visita a reas protegidas, siga as dicas da Campanha para uma Conduta Consciente em Ambientes Naturais desenvolvida pelo Programa Nacional de reas Protegidas/Ministrio do Meio Ambiente. Acesse o site http://www.mma.gov.br/port/sbf/dap/index.cfm Procure conhecer e consumir os produtos da floresta alimentos, cosmticos e alternativas de medicamentos produzidos de forma sustentvel , pois o sucesso de sua comercializao pode evitar a derrubada de florestas. Economize papel o papel, quando no reciclado, fabricado a partir da celulose, extrada da madeira das rvores. Economize energia eltrica a maior parte da energia que consumimos produzida pelas usinas hidreltricas, cuja construo implica a inundao de extensas reas de mata que abrigam inmeras espcies de animais e plantas. No compre orqudeas e bromlias beira das estradas essas plantas so extradas das florestas, geralmente de forma predatria, com o corte das rvores que as sustentam. Prefira as plantas vendidas em supermercados e floriculturas, cultivadas por produtores legalizados. Quando comprar palmito em conserva, verifique se no rtulo consta o nmero do registro no Ibama. Se no tiver, no compre, pois a produo no foi autorizada. Para o cultivo de plantas ornamentais, procure alternativas de vasos, placas e palitos de suporte feitos com fibra de coco, que j existem no mercado. Jamais compre o xaxim (samambaiau-imperial), pois ele oriundo de extrativismo ilegal e est ameaado de extino. Ao comprar mveis de madeira, d preferncia para os que so certificados ou originrios de florestas que tenham os seus planos de manejo aprovados por rgo competente. As madeiras nobres como mogno, imbuia, cerejeira, pau-marfim e muitas outras correm o risco de ser extintas devido ao comrcio abusivo. Ao utilizar madeiras, verifique se sua origem legal e se o comerciante possui os documentos exigidos em lei para sua comercializao. No site www.fsc.org.br voc pode encontrar a relao das florestas certificadas e das empresas que tm cadeia de custdia no Brasil. Promova a manuteno adequada dos mveis para garantir que durem por muitos anos. Nunca compre animais silvestres vendidos sem nota fiscal. O comrcio ilegal uma atividade criminosa. Busque mais informaes sobre o assunto e conhea o trabalho da Rede Nacional de Combate ao Trfico de Animais Silvestres (www.renctas.org.br), uma instituio sem fins lucrativos que combate o trfico de animais. Denuncie atos criminosos praticados contra a nossa fauna aos rgos ambientais competentes. Acione o IBAMA por meio da da Linha Verde 0800-61-80 (a ligao gratuita) ou E-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br. Quando for adquirir carne ou outro produto derivado da fauna silvestre, verifique se a origem legal. A carne dever conter na embalagem uma etiqueta indicando a procedncia e o nmero do registro no Ibama. Em caso de dvida, pergunte ao gerente do estabelecimento. Em pocas de defeso (restrio ou proibio de pesca) no compre espcies ameaadas ou sobreexploradas do mar, como camares, piramutabas, sardinha, pargo, caranguejo-u. Em visitas tursticas a locais florestados, procure deixar tudo exatamente como encontrou. No leve mudas de plantas para casa, no corte galhos, nem escreva nas rvores, e lembre-se de carregar consigo de volta todo o lixo que produzir. Jamais pense em fazer fogueiras, pois o fogo pode se alastrar repentinamente. Nunca solte bales, eles podem provocar incndios.

74

A t i v i d a d e s

Biodiversidade
1. Introduo ao tema
Uma forma de introduzir o tema pedir aos alunos que faam uma lista dos produtos confeccionados a partir de recursos florestais existentes em suas residncias e na escola. A msica Matana, de autoria de Augusto Jatob e cantada por Xangai, poder ser entregue aos alunos como referncia para a atividade. Quais os produtos encontrados? Qual o recurso florestal utilizado na confeco desses produtos? possvel identificar a origem da madeira utilizada nos produtos, ou seja, se ela foi extrada de florestas nativas ou plantadas? Objetivos Dar subsdios para que os alunos: Compreendam a importncia da biodiversidade para o meio ambiente e para a humanidade. Reconheam a importncia da mata ciliar ou mata de galeria para a manuteno dos rios, lagos e depsitos de gua. Reconheam e valorizem a biodiversidade presente nos sete biomas brasileiros. Compreendam os impactos negativos causados ao meio ambiente pelos desmatamentos. Aprendam sobre as boas prticas e iniciativas de utilizao sustentvel das florestas. Percebam que proteger nosso patrimnio florestal um dever de todos.

2. Entrega de informao bsica e leitura


O texto lido por voc sobre florestas pode ser usado por seus alunos. Voc decide em que momento e como us-lo.

3. Pesquisa
Os alunos se dividiro em grupos de trabalho e escolhero um tema entre os seguintes:

a. As estruturas florestais, seus bens e servios


Pea aos alunos que listem os principais benefcios: Ambientais Sociais Econmicos Medicinais Culturais

b. Patrimnio florestal ameaado


As perguntas a seguir podero ajudar nesta tarefa: Quais as conseqncias da explorao descontrolada da biodiversidade para o meio ambiente e para a humanidade? Quais os principais motivos dos desmatamentos? Quais as conseqncias dos desmatamentos? Quais espcies da flora e da fauna brasileiras esto ameaadas de extino? Dessas espcies ameaadas, quais so encontradas na sua regio?

75

Que medidas voc prope para a proteo da flora e fauna brasileiras? Qual legislao existe no Pas para a proteo da flora e da fauna? Existe legislao especfica para a proteo da flora e da fauna no seu Estado?

c. Produtos de madeira
O grupo que adotar este tema dever pesquisar em lojas de mveis e material de construo a origem da madeira e demais produtos florestais ali existentes, para saber se so certificados. O selo de certificao assegura que a madeira foi extrada e comercializada de forma legal e ecologicamente sustentvel. Os alunos podero aplicar um pequeno questionrio junto aos comerciantes. Algumas perguntas pertinentes: A empresa tem conhecimento das madeiras de espcies ameaadas de extino? A empresa se preocupa com o meio ambiente? Que garantias so dadas pelos fornecedores de que a extrao da madeira que originou os produtos comercializados pela empresa no destruiu economias locais, empregou mo-de-obra infantil ou gerou danos ao meio ambiente? Como a empresa poderia contribuir para a proteo da cobertura florestal brasileira? Essas perguntas deixaro claro aos fornecedores de produtos florestais que os consumidores no aceitam a extrao da madeira feita de forma insustentvel.

d. Conhecendo o bioma da sua regio


Algumas perguntas pertinentes: Qual o bioma predominante em sua regio? Como era a vegetao nativa antes da ocupao e explorao humana? O que mudou na paisagem daquela poca para c? Qual foi o principal fator que gerou essas mudanas? (agricultura, pecuria, explorao madeireira, crescimento urbano, etc.). Quais os benefcios gerados? Quais os impactos causados sobre o meio ambiente? Que espcies da flora e fauna esto ameaadas de extino? Como podemos conciliar progresso e conservao ambiental? O que as autoridades tm feito para proteger as reas remanescentes e recuperar as reas degradadas? Os alunos que se dedicarem pesquisa deste tema podero obter mais informaes no rgo Ambiental de sua cidade, na internet e na home page do Ministrio do Meio Ambiente: www.mma.gov.br e www.ibama.gov.br

e. Encerramento das pesquisas


Os alunos comentaro com seus companheiros de curso as informaes obtidas em suas pesquisas e as concluses alcanadas. Em seguida, devero estabelecer uma forma de difundir os resultados de suas investigaes.

4. Concluses
Promova um debate com a turma a partir da seguinte pergunta: Voc considera que o acesso informao leva conscientizao e a mudanas de atitude? Voc observou alguma mudana de atitude a partir das informaes recebidas? Quais?

5. O que podemos fazer?


Como podemos contribuir para o consumo sustentvel dos produtos florestais? O que podemos sugerir s autoridades para a conservao da cobertura florestal brasileira e um consumo sustentvel dos produtos florestais?

76

texto de apoio Matana (msica de Augusto Jatob, gravada pelo cantor Xangai) Cip caboclo t subindo na virola Chegou a hora do pinheiro balanar Sentir o cheiro do mato da imburana Descansar morrer de sono na sombra da barriguda De nada vale tanto esforo do meu canto Pra nosso espanto tanta mata haja vo matar Tal mata Atlntica e a prxima Amaznica Arvoredos seculares impossvel replantar Que triste sina teve o cedro nosso primo Desde menino que eu nem gosto de falar Depois de tanto sofrimento seu destino Virou tamborete mesa cadeira balco de bar Quem por acaso ouviu falar da sucupira Parece at mentira que o jacarand Antes de virar poltrona porta armrio Mora no dicionrio vida eterna milenar Quem hoje vivo corre perigo E os inimigos do verde da sombra o ar Que se respira e a clorofila Das matas virgens destrudas vo lembrar Que quando chegar a hora certo que no demora No chame Nossa Senhora S quem pode nos salvar Cavina, cerejeira, barana Imbuia, pau-darco, solva Juazeiro e jatob Gonalo-alves, paraba, itaba Louro, ip, paracaba Peroba, maaranduba Carvalho, mogno, canela, imbuzeiro Catuaba, janaba, aroeira, ararib Pau-ferro, angico, amargoso, gameleira Andiroba, copaba, pau-brasil, jequitib

77

78

Anda mungkin juga menyukai