Anda di halaman 1dari 7

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO

ORIGEM E EVOLUO DO DIREITO ADMINISTRATIVO

ABRIL 2013 MAUS AM

JACKSON MONTEIRO MARTINS Matrcula 21109830

ORIGEM E EVOLUO DO DIREITO ADMINISTRATIVO

Trabalho

solicitado

pela

Prof.

Dorinethe dos Santos Bentes, na disciplina Direito Administrativo,

para obteno de nota referente ao Mdulo IV do curso de Bacharelado em Administrao Pblica.

ABRIL 2013 MAUS AM

SUMRIO

Introduo

................................................................................................................... 4

Desenvolvimento do Trabalho ......................................................................................... 5 Concluso ................................................................................................................... 6

Referenciais ................................................................................................................... 7

INTRODUO

Leciona Celso Antnio Bandeira de Mello que o Direito um conjunto de normas princpios e regras -, que disciplinam a vida soc ial, e, em vista das caractersticas e formas diversas de convivncia e relacionamento sociais, se divide em dois ramos distintos: o Direito Pblico (dever de atendimento do interesse pblico - da sociedade) e o Direito Privado (relaes entre particulares). Por sua vez o Estado quem, personifica os interesses pblicos (funo administrativa). Assim, o Direito Administrativo um ramo do Direito Pblico que disciplina o exerccio da funo administrativa, bem como pessoas e rgos que o desempenham. Ensina ainda o autor que a relao de interdependncia verificada entre os princpios (que lhe do forma) com as normas (conjunto de regras) de determinado ramo jurdico, consolida- se no que denomina um regime jurdico, ou seja, a prpria identidade do ramo de direito. Este trabalho buscar de forma sucinta expor sobre a gnese e evoluo do Direito Administrativo, a partir da leitura do Captulo I, da obra de Celso Antnio Bandeira de Mello Curso de Direito Administrativo - 26 edio (2009), sem pretender, por conseguinte, aprofundar o assunto.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

No Estado Democrtico de Direito, as funes do Estado, so exercidas no cumprimento do dever (atividade administrativa) de alcanar o interesse pblico, por imposio (ordem jurdica), como forma de manifestao da soberania do Estado. Sendo o Estado uma sociedade poltica e juridicamente organizada e tendo o dever ( administrativo) de atender aos interesses pblicos, assim age sob trs distintas (e harmnicas) formas (de poderes) para cumprir tais funes: a legislativa, a executiva (ou administrativa) e a jurisdicional, baseado no ideolgico francs de impedir a concentrao de poderes para preservar a liberdade dos homens contra abusos e tiranias dos governantes. Devido s caractersticas de determinados atos do Estado que escapam ao conceito (definio escassa), no se conformando nem como funo legislativa, nem jurisdicional, nem administrativa, alguns atos, segundo o autor, integram uma funo que se poderia apropriadamente chamar de funo poltica ou de governo. O Direito Administrativo uma rea do Direito Pblico recente, originado com a Revoluo Francesa. At ento, no existiam leis especficas para regulamentar tanto a estrutura e a organizao da Administrao Pblica e para definir as atribuies dos seus responsveis. Longe de ser um direito armado ao propsito de servir o Estado (para subjugar os administrados), surge como fundamento do Direito Administrativo e seus institutos, o conceito de servio pblico, ou seja, de fazer do poder um dever de servir coletividade, sendo essa a nica e real justificao (e do existir) do Estado para o exerccio da autoridade, pois as ideias de dever, de funo, que cumprem com exatido este papel no Estado de Direito. O Direito Administrativo como um sistema coerente e lgico denominado regime jurdico-administrativo, resultado da caracterizao normativa de determinados interesses pertinentes sociedade, consagrado em dois princpios: a supremacia do interesse pblico sobre o privado e a indisponibilidade, pela Administrao, dos interesses pblicos , como regras essenciais que dominam a atividade administrativa. Desse modo, traduz-se como sendo de suma importncia para o administrador, pois como agente curador do interesse da coletividade, tem o dever-poder de observar a ordem jurdica estabelecida a ttulo de bem zelar pelos bens e pelos interesses de todos.

CONCLUSO

O Direito Administrativo como conjunto de deveres da Administrao em face dos administrados, no um Direito criado para subjugar os interesses ou os direitos dos cidados aos do Estado. , pelo contrrio, um Direito que regula o comportamento da Administrao. Portanto, conforme ensina o Mello (2009) as prerrogativas da Administrao no devem ser vistas ou denominadas como poderes ou como poderes-deveres, antes se qualificam e melhor se designam como deveres-poderes, pois nisto se ressalta sua ndole prpria e se atrai ateno para o aspecto subordinado do poder em relao ao dever curador dos interesses da coletividade nos termos das finalidades predeterminadas legalmente, e no caso ptrio, submetidas aos princpios ditados pela Constituio Federal/88, em seu artigo 37.

REFERENCIAIS

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo 26 edio, revista e atualizada at a Emenda Constitucional 57, de 18.12.2008 So Paulo : Malheiros Editores Ltda. 2009.

Anda mungkin juga menyukai