Anda di halaman 1dari 4

Antes de nos referirmos, em geral sistematizao global do Cdigo Civil Portugus de 1966, de inspirao germnico-romnica, afigurava-se que seria

a til deixar mais alguns apontamentos relativos tutela dos direitos de personalidade.

Sucede que algumas pessoas, designadamente do Brasil, manifestaram um interesse no conhecimento de tal sistematizao.

Aborda-se, assim, a sua Parte Geral cujos preceitos tm subsidiria aplicao s demais reas do Direito Civil ou Privado (aqui, com incluso do Direito Comercial e seus desenvolvimentos, quia o Cdigo das Sociedades Comerciais e, segundo boa doutrina o Direito do Trabalho e o Direito Econmico) se no encontrarmos nestes e seus institutos as solues jurdicas para o caso concreto.

E, ulteriormente, daremos mais pormenorizada notcia dos demais Livros (1) que o compem.

Faz-se, assim, como que um intervalo que no invalida o propsito de algo mais ulteriormente escrever sobre os direitos de personalidade, alis j referidos anteriormente - e tambm aqui objecto de exposio -, com a expectativa de se no quebrar a unidade e continuidade do pensamento corporizado no blogue.

De resto, aos blogues, perdoa-se que saltem de tema em tema.

Se j o ensino de Orlando de Carvalho (cfr. nota 3) era critico, como referido infra e post anterior, novas vozes vo surgindo na doutrina e que questionam a sua utilidade e vantagem da sua insero sistemtica, mas no este o espao para discusses doutrinais em curso.

Assim:

O Cdigo Civil portugus de 1966 inicia-se, com uma Parte Geral (o Livro I) na qual se contm 2 Ttulos:

A) Ttulo I - Das leis, sua interpretao e aplicao (Artigo 1. a 65.), dividido em 3 captulos: Captulo Captulo II I Vigncia, Fontes do e Direito aplicao (artigo das leis 1. (Artigo a 5. a 4.); 13.);

interpretao

Captulo III - Direitos dos estrangeiros e conflitos de leis (Artigo 14. a 65.); B) Ttulo II - Das Relaes jurdicas (Artigo 66. a 396.), o qual se divide em Subttulos:

Subttulo I - Das Pessoas (Artigo 66. a 201.) que compreende 3 captulos:

Captulo I - Pessoas singulares (Artigo 66. a 156.), por sua vez dividido em 5 seces, j Seco Seco Seco Seco I II III IV objecto de e de afloramentos capacidade aqui: jurdica referimo-nos (Artigo (Artigo 82. 89. (Artigo (Artigo integrando 66. 70. a a 89. 99. 4 a a a a a: 69.); 81.) 88.) 121.) 98.) 121.)

Personalidade Direitos Subseco Subseco I II

personalidade (Artigo (Artigo

Domiclio Ausncia Curadoria Curadoria 122.

provisria Definitiva a 156.),

Seco

Incapacidades

(Artigo

Subseces:

Subseco I - Condies jurdicas dos menores (Artigo 122. a 129.) Subseco II - Maioridade e emancipao (Artigo 130. a 133. - 134 a 137 revogados) Subseco III Interdies (Artigo 138. a 151.)

Subseco IV - Inabilitaes (Artigo 152. a 156.)

Captulo II - Pessoas colectivas /Artigo 157. a 194.), dividido em 3 seces: Seco Seco I II Disposies gerais (Artigo (Artigo 157. 167. a a 166.) 184.)

Associaes

Seco III - Fundaes (Artigo 185, a 194.)

Captulo III - Associaes sem personalidade jurdica e comisses especiais (Art 195. a 201.)

Abordadas as pessoas jurdicas, segue-se um

Subttulo II - Das Coisas (Artigo 202. a 216.) integrando conceitos de uso jurdico mas j com integrao na linguagem corrente;

Subttulo III - Dos factos jurdicos (Artigo 217. a 396.)

Trata-se de uma rea de importncia nuclear, desde logo aqui se destacando a proposta negocial e a sua aceitao - conexionados com a perfeio do contrato - e o princpio da liberdade da forma, sempre que no resulte da lei a aplicao de uma forma especial, cujo domnio determinante como instrumento de trabalho jurgeno e de negociao, no apenas em sede judicial, mas de negociaes preliminares de contratos a celebrar voluntariamente ou mesmo em situaes pr-litigiosas, pois um acordo aceitvel pode evitar a morosidade e incerteza da lide judicial.

Esta Parte Geral funda-se na noo de relao jurdica como base do Direito Civil (2) Vrias vozes tm formulado, contra a noo de relao jurdica, como base do Direito Civil, um veredicto anti-humanista (3). A pessoa humana deve ser a primeira realidade institucional para o Direito Civil e, consequentemente, o prtico deste ramo do Direito. Ver a relao jurdica como conceito bsico do Direito Civil submerge a pessoa humana na noo formal e abstracta de sujeito da relao jurdica, incluindo-a dentro deste conceito, ao mesmo nvel em que a se encontram certos agrupamentos de pessoas (Estado, associaes, sociedades) ou massas de bens (fundaes) - em suma, as chamadas pessoas colectivas - que, por meras razes de tcnica organizatria e no por exigncia da natureza e dignidade do homem, tm tambm a qualidade de sujeitos de relaes jurdicas. Da que se afirme estar vertido um generoso e nobre humanismo nos Cdigos que, como o Cdigo portugus de 1867 ou o Cdigo Civil suo, ou ainda outros, proclamam nas suas disposies iniciais que todo o homem ou toda a pessoa goza de direitos civis, humanismo em contrapartida ausente da cientfica e despersonalizadora sistematizao germnica.

Tal crtica no pretende. negar a possibilidade de, num sistema como o sistema germnico, se realizar uma eficaz tutela da personalidade e do seu crculo de direitos essenciais - na verdade, desde logo, o actual Cdigo Civil Portugus disciplina os direitos de personalidade com mais largueza - Mota Pinto.

(continua)

(1) Os demais Livros so dedicados ao Direito das Obrigaes, Direitos das Coisas ou Reais, Direito da Famlia e Direito das Sucesses

(2) Sempre que, nos diversos posts, se no indicar doutrina diversa, ser o ensino de Carlos da Mota Pinto que se ter em ateno.

(3) Doutrina de Orlando de Carvalho, citado no post anterior e A teoria geral da relao jurdica:. Seu sentido e limites, in RDES, ano XVI (1969), pg. 55 e segs. Este autor e Mestre,

porm e segundo a nota introdutria 4. edio da obra de Mota Pinto e nas palavras de Antnio Pinto Monteiro, apesar das suas reservas s conotaes de uma "teoria geral da relao jurdica", tambm a abraou.

Anda mungkin juga menyukai