Anda di halaman 1dari 3

GE Gesto Empresarial

Teorias Administrativas
Administradores e organizaes so o resultado de seus tempos histricos e sociais. Assim, pode-se entender a evoluo das teorias da administrao em termos de como as pessoas tratavam o assunto num determinado tempo da histria. DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAO A busca por maiores lucros, produo e produtividade, fez com que surgissem diversos autores com teorias revolucionrias na organizao do trabalho o que impulsionou seu desenvolvimento. Muitos autores contriburam e ainda contribuem para esse desenvolvimento, pois com seus pensamentos e empreendimentos, modificam o comportamento empresarial ditando normas, criando sistemas e mtodos que possibilitem uma integrao entre HOMEM X MQUINA X TRABALHO. ESCOLA/TEORIA ESQUEMA DAS ESCOLAS E TEORIAS PRINCIPAIS AUTORES OBJETIVO PRINCIPAL (FOCO)
TAYLOR FORD FAYOL MAX WEBER ELTON MAYO Trabalho do executor, operacional. Enfoque mercadolgico Direo e Controle, profissionalizao, administrao... Organizao formal burocrtica (racionalidade) Trabalho em grupo decorrente do esforo cooperativo. Relaes humanas no trabalho.

Cientfica Clssica Burocrtica Relaes humanas

As Teorias da Administrao so o resultado de estudos e/ou observaes que produziram conhecimentos e foram ordenados de forma disciplinada, com objetivo de formar a base de comportamento profissional administrativo em qualquer tipo de atividade, com auxilio de, ou sob o comando de outra pessoa. Abordagem Clssica. Clssica. (Teoria cientfica + Teoria clssica) Dois fatores podem ter originado a abordagem clssica da Administrao, que se desenvolveu a partir de 1856: O crescimento crescimento desorganizado das empresas, empresas exigiu uma abordagem cientfica, substituindo a improvisao e o empirismo. A necessidade de aumentar a competncia das organizaes organizaes, para se obter o melhor rendimento possvel dos recursos e enfrentar a concorrncia crescente entre as empresas.

A Administrao Cientfica ientfica. .


Frederick Winslow Taylor - (1856-1915), nasceu nos Estados Unidos e teve uma educao rgida e disciplinada, conhecia o idioma francs e o alemo, e viajava ocasionalmente Europa. Trabalhou como operrio em duas empresas metalrgicas, sendo que na segunda ao ser graduado, passou ser o engenheiro chefe. Para Taylor, o grande entrave das tcnicas administrativas existentes consistia no desconhecimento pela gerncia e trabalhadores, dos mtodos timos de trabalho. Em sua teoria os gerentes deveriam estudar os mtodos timos atravs de experimentaes sistemticas de tempos e movimentos. Uma vez descobertos estes mtodos, treinariam os trabalhadores, que se tornariam executores de tarefas predefinidas. Sua preocupao original foi tentar eliminar o desperdcio e perdas sofridas pelas indstrias americanas, elevando os nveis de produtividade, atravs da aplicao de mtodos e tcnicas de engenharia industrial.

ETEC - Prof. Andr Bogasian (Extenso Prof. Vicente Themudo Lessa) Jandira

Prof. Wilson Assi

GE Gesto Empresarial
Ele estimou que cada operrio produzia apenas 1/3 do que podia. E denominou esta restrio de vadiagem sistemtica, sistemtica, que consiste na acomodao por ganharem salrios iguais. Para ele esta preguia podia ser superada com uma administrao capaz de inspirar ou fora-los a alcanarem os padres. Taylor defendia 4 princpios bsicos: Planejamento: Planejamento: Cincia no lugar do Empirismo: Os gerentes devem usar mtodos cientficos para determinar a forma mais eficiente de os operrios realizarem o trabalho. Preparo: Preparo: Selecione e treine a melhor pessoa, para desempenhar o cargo como planejado. Controle: Controle : Certifique-se de que o trabalho est sendo executado de acordo com os mtodos estabelecidos. A gerncia deve cooperar com os operrios para que a execuo seja a melhor possvel. Execuo: Distribuir atribuies e responsabilidades para que a execuo do trabalho Execuo seja disciplinada.

Ao aplicar esses princpios, defendeu o uso de estudos de tempos e movimentos, como meio de analisar e padronizar as atividades de trabalho. Aconselhou a implantao do sistema de pagamento por quantidade produzida e do salrio incentivo para os trabalhadores mais produtivos. Este conselho baseava-se no conceito de homo economicus, economicus segundo o qual o homem procura o trabalho no porque gosta dele, mas como uma maneira de ganhar a vida. motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver. Taylor criou ainda o importante princpio da exceo, pelo qual a administrao deveria se concentrar nas tarefas estratgicas e de grande importncia, deixando as padronizadas e de rotina para o pessoal operacional. Principio da Exceo: tudo que ocorrer dentro da normalidade, no deve ser objeto de preocupao da alta administrao. Ao procurar um alto grau de desenvolvimento dos operrios, da seleo cientifica das habilidades individuais e dos incentivos salariais, no negligenciou o elemento humano no seu todo, como sugerido por muitos, mas enfatizou as necessidades individuais, desconsiderando o grupo. A aplicao de seus mtodos trouxe enorme aumento na produtividade, o que contribuiu para sua rpida utilizao por outras empresas. Alm de proporcionar maiores lucros aos patres e de valorizar o trabalho dos operrios, assegurou a todos prosperidade mtua, que se refletiu na prpria riqueza do pas. Taylor resolve um problema Em 1898 a Bethlehem Steel vendeu 80 mil toneladas de ferro e era preciso carregar os vages manualmente. Os operrios contratados para essa gigantesca tarefa comearam movimentando 12,5 toneladas por homem/dia. Chamado para estudar a eficincia do processo, Frederick Taylor aplica a administrao cientfica. Decidiu pagar mais, proporcional a quantidade movimentada, selecionou os melhores trabalhadores e os orientou para realizarem a tarefa. Mas Taylor percebeu que os trabalhadores comeariam correndo para ganhar bastante, mas logo se cansariam, sendo obrigados a interromper o trabalho muito antes de termin-lo. Taylor descobriu que homens de fsico adequado conseguiriam aumentar a quantidade de toneladas movimentadas, com total segurana, desde que descansassem a intervalos frequentes. Com isso, Taylor descobriu que a "cincia" consistia em, primeiro escolher o homem apropriado para a tarefa, e segundo, obrig-lo a descansar a intervalos que se havia descoberto serem os mais eficientes, aps cuidadosa investigao.
ETEC - Prof. Andr Bogasian (Extenso Prof. Vicente Themudo Lessa) Jandira Prof. Wilson Assi

GE Gesto Empresarial
Henry Ford - (1863-1947), nasceu no estado de Michigan (EUA). Empresrio com viso prtica (no era engenheiro, economista e nem psiclogo). Foi um dos mais conhecidos seguidores de Taylor e fundou a Ford Motor Co., em 1903, onde buscava a cristalizao do conceito de eficincia. Sua ideia era popularizar, o automvel, um produto artesanal, destinado a milionrios, ou seja, vender carros a preos acessveis ao maior nmero de pessoas, com assistncia tcnica garantida, revolucionando a estratgia comercial da poca. De 1905 e 1910 Ford promoveu a grande inovao do sculo XX: A produo em massa. Alm de abandonar a ideia de altos e imediatos lucros, defendeu tambm as seguintes ideias: O ciclo da produo comea no consumidor. Um produto deve ser concebido para satisfazer em preo e qualidade, o maior nmero possvel de compradores. Pagar bons salrios para aumentar o poder de compra expandindo o mercado consumidor.

Enquanto no taylorismo, operrio executava num tempo padro, os movimentos regulados e prescritos pela administrao, no fordismo o operrio adaptava seus movimentos velocidade da esteira, sendo naturalmente conduzido a ritmizao involuntria, de acordo com o nvel de produo. Taylor preocupava-se com economia do trabalho humano, Ford com a economia de material e de tempo. Ficou famosa a frase de Ford, "Carros de qualquer cor, contanto que pretos." A tinta preta era a que secava mais rpido e reduzia o tempo de fabricao do veculo. A principal diferena entre os dois sistemas que no fordismo, o tempo foi determinado cientificamente, no para o trabalho individual, mas para a execuo de uma tarefa pela equipe. A poltica de Ford se alicerou na produo em massa, em srie e em cadeia contnua; no pagamento de altos salrios e na fixao de preos mnimos para os bens produzidos.

Na linha de montagem de Ford, implantada em 1913, saa um carro a cada 84 minutos. 1914 Repartiu com os empregados, parte do controle acionrio da empresa. Estabeleceu o salrio mnimo de $5.00 p/dia, por uma jornada de trabalho de 8 hs, quando se pagava $3.00 por 10 ou 12 hs.

crticas

mecanizao desestimula a iniciativa pessoal do operrio tornando-o parte da maquina. esgotamento fsico resultado frequente da nsia do operrio em realizar mais do que o previsto, para aumentar o seu pagamento. No cinema: Tempos Modernos Charlie Chaplin

Ainda hoje, os preceitos de Taylor/Ford so aplicados, como por exemplo, o McDonalds, que padronizou todos os procedimentos de produo de seus lanches, de modo que um produto consumido em Pequim seja similar a outro produzido em So Paulo.
ETEC - Prof. Andr Bogasian (Extenso Prof. Vicente Themudo Lessa) Jandira Prof. Wilson Assi

Anda mungkin juga menyukai