Anda di halaman 1dari 7

3

I DELIMITAO DO TEMA
O presente trabalho tem como principal objetivo explicar o que vem a ser Compensao Financeira pela Explorao de Recursos Minerais, ou simplesmente CFEM, de forma a abordar sua natureza jurdica e os demais desdobramentos dela advindos, salientando, inclusive, os riscos e as cautelas a serem dispensados no cumprimento desta obrigao.

I.1- Apresentao Como ponto inicial, no se pode deixar de salientar a importncia social e econmica da atividade de minerao para o desenvolvimento do Brasil. Nos ltimos anos, em especial, notvel o crescimento da participao e a contribuio da minerao na economia nacional, como revelam os ndices de evoluo do PIB da indstria mineral se comprado com o PIB total do Brasil. Outra questo muito importante antes de adentrarmos nos pormenores do tema, cabe-nos fazer algumas consideraes acerca de sua definio. Assim, conceitua-se a CFEM como sendo uma contraprestao financeira pela utilizao econmica dos recursos minerais de propriedade da Unio, ou em outra definio, trata-se de uma compensao financeira prestada ao Estado por aqueles que exploram recursos minerais de sua (Estado) propriedade. Portanto, como visto, a propriedade dos recursos minerais de titularidade da Unio, o que vem definido em nossa Constituio Federal, atravs do art. 20, inciso IX, in verbis: Art. (...) IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo Finalizada esta etapa quanto conceituao de CFEM, podemos desenvolver o questionamento feito no que diz respeito a este tema: a sua natureza jurdica, sendo este o pice do estudo proposto. Importa ressaltar que a natureza jurdica relevante pelo fato de ser decisiva e determinante para a identificao do regime jurdico que lhe aplicvel, ou seja, pode-se afirmar que o regime jurdico aplicvel (tributrio, administrativo, cvel, etc.) decorre da natureza jurdica que lhe for reconhecida. 20. So bens da Unio:

I.2 Justificativa Face relevncia da extrao e o aproveitamento econmico dos recursos minerais no posicionamento do pas no comrcio internacional, de fundamental importncia uma clara compreenso das relaes jurdicas que atualmente envolvem o Estado e os particulares dessa atividade. A atividade de minerao integra um setor da economia que, reconhecidamente, apresenta peculiaridades, em virtude de determinadas especificidades no comtempladas em outros ramos, como a caracterstica da rigidez locacional e do conhecimento prvio da vida til do empreendimento. A rigidez locacional consiste na indisponibilidade do bem mineral em um local previamente desejado ou planejado, mas sim sua configurao em stios nos quais concorram diversas variveis de ordens fsica, qumica e geolgica, sendo estas determinantes para o acmulo de recursos minerais em quantidades economicamente viveis. J a vida til da mina, consequncia do aproveitamento econmico da jazida, conceito ligado quantidade finita do minrio, o que, obrigatoriamente, leva ao seu esgotamento no futuro, culminando na exausto do depsito mineral. Desta forma, podemos dizer que a atividade mineratria, necessariamente, pode ser concebida como sendo de risco, em funo do longo prazo de maturao dos investimentos destinados ao desenvolvimento de novas jazidas e tambm pela dificuldade de prevenir potenciais problemas de ordem tcnica, geolgica, econmica e poltica.

I.3 Questo Problema Embora j exista uma definio suprema para a natureza jurdica da CFEM, este tema polmico no mundo moderno, envolvendo diversos doutrinadores, que defendem ou no a posio colocada pelo Supremo Tribunal Federal em alocar a natureza jurdica da compensao como receita originria. H quem diz que a CFEM tem natureza tributria baseando-se, fundamentalmente no conceito de tributo alocado no Cdigo Tributrio Nacional, porm, outra posio, esta em maioria, entende que a natureza da compensao financeira pela explorao de recursos minerais procede da Lei do Petrleo, e da Constituio Federal. E afinal, receita ou tributo?

I.4 Hiptese Para estabelecer a natureza jurdica tributria de uma cobrana, caracterizando-a ou no como tributo, e de qual espcie, digna se faz a anlise do Cdigo Tributrio Nacional, especialmente quanto a conceitos previstos nos seus artigos 3, 4 e 5. O conceito de tributo est contido no artigo 3 do CTN, sendo, pois, uma definio legal. Logo, para que algo seja caracterizado como tributo, basta sua subsuno a tal definio, qual seja: toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Destaque-se, no artigo mencionado acima, a utilizao e, consequentemente, a abrangncia do vocbulo toda, ou seja, estando presentes as caractersticas apresentadas, no h como desconsiderar sua natureza tributria. A CFEM apurada e paga mensalmente atravs de transferncia de recursos do setor privado para o pblico, sendo bvia sua caracterstica como prestao pecuniria. Sobre a questo do pagamento ser compulsrio, no nos restam dvidas, haja vista que a obrigatoriedade de seu recolhimento est prevista em lei. Apesar da pessoa jurdica de direito privado ter a liberdade de explorar o bem pblico da Unio, uma vez iniciada a atividade de explorao, a Compensao Financeira devida pelo particular, sob pena de infrao legislao ptria e prpria Constituio Federal. Em outras palavras, a explorao obriga o particular ao pagamento imediato da compensao, no a caracterizando como uma contraprestao pelo uso do bem pblico fixada livremente pelos contratantes, mas sim como uma receita originada da explorao das jazidas minerais, sendo esta de utilizao compulsria, o que faz com que essa exao assuma feio tributria, sendo o artigo 3 do CTN. Todavia, um dos principais argumentos tendentes a rechaar esta tese o fato de que o texto constitucional menciona expressamente que o encargo sob anlise devido no s Unio proprietria do bem mas tambm aos estados-membros, aos municpios e ao Distrito Federal. Com isso, alija-se o carter contraprestacional da CFEM, afastando, por conseguinte, a possibilidade de

defini-la como um preo pblico. Ademais, as jazidas no-manifestadas j pertenciam Unio, e sobre a explorao dos recursos minerais incidiam tributos semelhantes CFEM. Por essa razo, a maior parte da doutrina defende a natureza jurdica da CFEM como um verdadeiro tributo, dado seu encaixe hermtico definio contida no art. 3 do Cdigo Tributrio Nacional. Entretanto, poucas vezes em que o Poder Judicirio foi levado discusso do tema, restou afastado, pelo rgo fracionrio do Supremo Tribunal Federal, a natureza tributria deste encargo, limitando-se, poca, a Alta Corte, a defini-lo como obrigao legal de fonte constitucional. Contudo, ao se investigar detidamente as caractersticas atuais e at mesmo o histrico normativo das antigas exaes sobre o setor mineral, caminha-se de forma consistente a natureza jurdica da CFEM como legtimo e constitucional tributo, incidente sobre a atividade de explorao dos recursos minerais, notadamente, uma contribuio sobre esta explorao. O art. 20, 1, da CR/88, cria uma figura tributria que se amolda harmonicamente com as caractersticas de uma contribuio, similares s previstas no art. 149, 195, 212, 5 da CR/88. No que seja ela, especificamente, uma contribuio social, nem mesmo de interveno no domnio econmico. apenas uma contribuio pela explorao de recursos minerais, diferindo, assim, dos demais tipos existentes no sistema tributrio constitucional. Por derradeiro, a CFEM uma contribuio pela explorao dos recursos minerais. E em razo disso, seu regramento h de respeitar as limitaes constitucionais ao poder de tributar atinentes s contribuies, bem como s normas gerais contidas no Cdigo Tributrio Nacional, inclusive quanto ao prazo para seu lanamento e cobrana.

I.5 Fundamentao Terica Tem-se por base terica para a confeco deste trabalho alguns livros e artigos relacionados ao tema, onde, alm de discorrerem sobre a conceituao da Compensao Financeira pela Explorao de Recursos Minerais, so suscitadas vrias correntes para definir, da forma mais correta, a natureza jurdica da compensao em questo. Inicialmente, o autor Paulo Roberto Coimbra, em sua obra, ressalta a importncia da atividade de minerao para o Brasil, pois, historicamente, esta possui uma intima relao da busca e o aproveitamento dos seus recursos minerais, que sempre contriburam com importantes insumos para a economia nacional, fazendo parte da ocupao territorial e da histria nacional.

Dentro de um contexto mais amplo, a sua participao no PIB cresce para aproximadamente vinte e seis por cento, uma vez que a maior parte dos bens minerais so utilizados como matria prima pelas indstrias de transformao tais como: metalurgia, siderurgia, fertilizantes, cimento, construo civil, petroqumica, cermica, evidenciando assim a grande importncia da minerao para a economia nacional. A minerao um dos setores bsicos da economia do Brasil, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras geraes, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equnime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentvel. Em outro momento de sua obra, ele comea a esmiuar as correntes acerca da natureza jurdica, onde diversas teses so levantadas, comprovando que uma das maiores dvidas quanto ao tema se deve ao fato da indefinio acerca da sua natureza jurdica, o que provoca discusses em todas as searas do Direito. II OBJETIVOS II.1 Objetivo Geral Explicar, de maneira a correlacionar alguns ramos do Direito como o Direito Tributrio e Minerrio, o que vem a ser Compensao Financeira pela Explorao de Recursos Minerais (CFEM), conceituando-a e abordando, de forma opinativa, a questo de sua natureza jurdica e seus desdobramentos. II.2 Objetivos Especficos Analisar a parte histrica referente ao tema proposto;

Apontar os principais conceitos e categorias, explicando-os;

Caracterizar sua relevncia social e jurdica;

Assinalar decises judiciais, doutrina e a legislao pertinentes, demonstrando a instrumentalizao ftica do tema.

III METODOLOGIA O trabalho em tela enquadra-se em um estudo descritivo e explicativo, tendo como mtodo a reviso sistemtica da literatura nacional disponvel, com o levantamento de obras como livros, peridicos, documentos e textos. Como forma de auxlio pesquisa, sero utilizados tanto textos de Direito em formato eletrnico, como tambm decises judiciais atinentes ao tema. Os critrios metodolgicos estabelecidos se pautaro tanto em uma anlise qualitativa como quantitativa sobre a CFEM, onde sero utilizados valores e percentuais para discorrer de forma verossimilhante sobre a temtica escolhida. IV CRONOGRAMA ETAPAS/MESES Levantamento de dados Seleo e Leitura Relatrio crtico de Leitura Redao Reviso e Redao Definitiva Defesa FEV x MAR x x x ABR MAI JUN AGO SET OUT NOV DEZ

x x

x x x x x x x x

V REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SILVA, Paulo Roberto Coimbra. CFEM - Compensao Financeira pela Explorao de Recursos Minerais. Natureza Jurdica e Questes Correlatas. So Paulo: Quartier Latin, 2010.

BASTOS, C. R. Curso de direito financeiro de direito tributrio. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 1997.CDIGO tributrio nacional. So Paulo: Saraiva, 2000.

CONSTITUO da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo: Saraiva, 2001.

CRETELLA JNIOR, J. Curso de direito tributrio constitucional. Rio de Janeiro: Forense, 1993.

TORRES, R. L. Curso de direito financeiro e tributrio. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1995.

LEI N 7.990, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1989. DOU, Braslia, 29 de dezembro de 1989.

COELHO, Maria Clia Nunes; SIMONIAM, Ligia; FENZL, Norbert. Estado e Polticas Pblicas na Amaznia: Gesto de Recursos Minerais. Belm: Cejup: UFPA-NAEA, 2000.

BARRETO, M. L. Minerao e Desenvolvimento Sustentvel: Desafios para o Brasil. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2006.

FREIRE, Willian. Regime Jurdico dos Recursos Minerais no Direito Brasileiro: Regime Constitucional e Aproveitamento das Riquezas Minerais. IN: Revista Jurdica. Braslia, v. 9, n 84, abr/maio, 2003. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/revistajuridica/index.htm

Anda mungkin juga menyukai