Anda di halaman 1dari 10

1

AMBIENTES SERTANEJOS DO BIOMA CAATINGA: CONTRIBUIES PARA A ESTRUTRAO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS1

Solange Fernandes Soares COUTINHO. Pesquisadora da Fundao Joaquim Nabuco e Professora da Universidade de Pernambuco. E-mail: solange.coutinho@fundaj.gov.br Vanice Santiago Fragoso SELVA. Professora da Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: vanice.selva@gmail.com Paula Djanira Fernandes COUTINHO. Aluna do Curso de Bacharelado em Cincias Biolgicas da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). E-mail: pauladjanira@gmail.com

Resumo: Os espaos semi-ridos brasileiros so comumente percebidos como ambientes de escassez nos seus mais variados aspectos. Entretanto, as diversidades e oportunidades a eles correlacionadas so expressivas e lhes conferem amplas condies para a sustentabilidade, desde que conhecidas e compreendidas como tais. Dentre as oportunidades se destaca a atividade turstica que vem se expandindo nos mais diferentes ambientes na busca de novas paisagens. nesse contexto que o presente trabalho, objetiva oferecer contribuies para a estruturao de trilhas interpretativas nos ambientes sertanejos do Bioma Caatinga considerando a potencialidade que estes ambientes possuem para a atividade turstica e, ao mesmo tempo, a necessidade de planejamento e gesto que ofeream condies de competitividade e, tambm, possam garantir sua permanncia duradoura no s pela eficincia econmica, mas em termos sociais e ecolgicos. Desenvolvido a partir de uma reviso bibliogrfica e da observao de diferentes exemplos relativos construo e utilizao de trilhas para as prticas tursticas, o trabalho discute o potencial das reas sertanejas do Bioma Caatinga para o turismo e sugere elementos que devem ser levados em considerao no planejamento, execuo e monitoramento de trilhas interpretativas, isso : que objetivem a real compreenso dos elementos do meio nos seus mltiplos aspectos ecolgicos, sociais, econmicos, histricos e culturais , de forma conjunta, buscando apresentar o ambiente como resultante das diferentes interaes entre os elementos que o compe. Palavras-chave: Trilhas interpretativas; Trilhas na caatinga; Ecoturismo

Consideraes Iniciais

Ainda que de forma tmida, a atividade turstica vem sendo influenciada pela noo de sustentabilidade, o que permite uma relao mais harmnica entre turismo, proteo ambiental e oportunidade de insero da populao local. O ambiente, base para a realizao da atividade,
1

Texto aceito para publicao nos Anais do III Simpsio de Turismo Sertanejo, a ser realizado no perodo de 15 a 20 de janeiro de 2008, na Cidade de Lenis, Bahia.

considerado nas suas diferentes dimenses de modo que aspectos fsico-naturais, traos regionais culturais, histricos, socioeconmicos e polticos cada vez mais vo sendo incorporados nas prticas tursticas oportunizando a expanso da atividade e a participao das populaes autctones, tanto nas reas rurais como nas reas urbanas.

No ambiente sertanejo de domnio do Bioma Caatinga essa prtica tambm comea a ser percebida, quer seja no uso dos recursos naturais disponveis rios, relevos trabalhados por processos exgenos ou endgenos, fauna e flora , quer seja nos traos culturais do povo sertanejo quanto o seu modo de vida forma de se relacionar com o ambiente do qual faz parte. Nesse contexto, o objetivo central deste trabalho discutir potenciais possibilidades para serem inseridas na estruturao de trilhas considerando a interpretao das interaes entre elementos, naturais e antrpicos, que compem os ambientes que as mesmas representam. Os componentes vivos do Bioma Caatinga foram considerados como ponto de partida para tal fim, pois, so estes que compreendem a dimenso visvel da paisagem e so tambm estes componentes que esto presentes nas prticas cotidianas do homem do campo.

As paisagens de tom cinza da caatinga representam uma marca para Regio Nordeste do Brasil, mas o rpido e irregular perodo das chuvas transforma a paisagem acinzentada, tpica do perodo de estiagem, em um verde intenso entremeado pelo colorido das flores e maior presena de espcies da fauna, garantindo o equilbrio do sistema ecolgico e a fonte de protenas. Assim, a florstica, a fitofisionomia, a fauna e as formas de relao do ser humano entre si e com os demais elementos que compem o ambiente da caatinga, representam um significativo potencial para o turismo com base ecolgica e este pode atuar como complemento da renda dos sertanejos das reas rurais, incorporando-se aos sistemas produtivos da agricultora familiar.

Para a realizao da pesquisa foi feita uma reviso bibliogrfica sobre o Bioma Caatinga, destacando-se as caractersticas e nichos ecolgicos das espcies da flora e da fauna representativas do ambiente semi-rido que pudessem oferecer elementos para a interpretao de trilhas e visitas a locais onde j so realizadas trilhas e a outros julgados possuidores de potencialidades para o desenvolvimento desta prtica.

O Potencial da Vegetao da Caatinga para a Interpretao de Trilhas

A cobertura vegetal atua como indicadora mais direta das condies ambientais naturais e das transformaes derivadas das aes humanas. Neste sentido, dois aspectos possuem significativos destaques: a florstica e a fitofisionomia. Isto acontece, primeiramente, porque os seres vivos esto distribudos na biosfera onde os potencias biticos dos mesmos sejam compatveis com a qualidade do meio e os vegetais, por no terem mobilidade prpria, permitem melhor observao e atuam com maior eficcia como indicadores das condies ambientais.

bem verdade, que para identificar esta propriedade necessrio ter conhecimentos suficientes e sensibilidade para perceber essa relao, isto porque algumas espcies possuem valncias ecolgicas maiores e assim apresentam ampla distribuio geogrfica por suportarem melhor as variaes ambientais. Estas no so as melhores bioindicadoras, ao contrrio do que acontece no outro extremo onde se encontram as espcies endmicas, aquelas que tm limites de tolerncia s modificaes ambientais muito restritos, s sendo encontradas em lugares ou em um determinado lugar que atenda as suas exigncias ecolgicas so estas excelentes bioindicadoras das condies ambientais e tambm das transformaes na qualidade do meio, pois alteraes mnimas podem extingui-las localmente. Como escreveu Ab`Sber (2003, p.85-86): No existe melhor termmetro para delimitar o Nordeste seco do que os extremos da prpria vegetao da caatinga. At onde vo os diferentes fcies de caatinga de modo contnuo, estaremos na presena de ambientes semi-ridos. O mapa da vegetao mais til para definir os confins do domnio climtico do que qualquer outro tipo de abordagem, por mais racional que parea . Mas no s a observao da florstica, da espcie botnica, apresenta condies para a interpretao do ambiente. O aspecto dos vegetais, a fitofisionomia, quer seja de um indivduo ou de um conjunto vegetacional tambm se presta a este fim, inclusive com uma vantagem em relao primeira: o observador no necessariamente precisa ser um especialista em sistemtica botnica. O porte, a densidade, o tamanho, a cor e a textura das folhas, o tipo e forma dos caules e das razes, a estratificao, a maior ou menor presena de ervas, arbustos e rvores, entre outros, so importantes indicadores das condies gerais dos ambientes e de suas especificidades locais, contribuindo de forma significativa na compreenso das paisagens. Associado a estes indicadores, o entendimento do observador complementado pela forma como o agricultor se relaciona com o conjunto vegetacional e incorpora ao seu processo produtivo.

Por essas razes, considera-se que o conhecimento e a sensibilidade do (a) condutor (a) de trilhas ecotursticas para reconhecer esses aspectos representam um excepcional instrumento para a

interpretao das paisagens. Mas por que isto verdadeiro? A afirmao de que a vegetao o espelho do clima tem respaldo na constatao de que o clima atua como o principal fator condicionante distribuio biogeogrfica. Por isso, um bioma definido como uma comunidade, conjunto de seres vivos de espcies diferentes, que produto do clima regional, onde as espcies dominantes podem variar em funo de especificidades locais. Se, de uma forma mais geral, as zonas trmicas demonstram a importncia dos climas como condicionantes distribuio dos seres vivos, uma vez que indicam as grandes zonas biticas do planeta, a vegetao, atravs da florstica e da fitofisionomia, pode retratar o clima e a partir da lgica das relaes entre causas e conseqncias h condies reais de interpretao das paisagens de uma forma mais compreensvel.

Neste contexto, fundamental deixar claro que o ambiente , de fato, o produto das diversas interaes e interdependncias que se do entre todos os elementos que o compe. Destacar um deles, no caso a biota, representa uma forma didtica aceitvel quando se objetiva a interpretao de trilhas. A vegetao aqui tomada como o ponto de partida para uma abordagem sistmica.

Percebendo as Relaes de Interdependncia entre a Fauna e a Flora

Um conhecimento j consolidado que a cada flora existe uma fauna relacionada, mas importante destacar que este condicionamento no se d em uma nica direo. Em diferentes circunstncias e formas os componentes da fauna, direta ou indiretamente, condicionam a flora. Assim, formam-se relaes de interdependncia entre fauna e flora que compem uma gama maior de interaes que integram um sistema um ecossistema.

No Bioma Caatinga isso no se d de maneira diferente e mesmo que essas relaes ou os elementos da fauna no possam ser facilmente visualizados no percurso de uma trilha, no podem ser ignoradas na sua interpretao. Os polinizadores e os agentes passivos de disseminao de espcies so exemplos disso.

Entretanto, um dos mais reconhecidos atrativos para a prtica do turismo em rea naturais em relao fauna est nos animais, especialmente aves, mamferos destacando-se primatas e felinos , e rpteis. Seja em que bioma a atividade turstica esteja sendo desenvolvida, os participantes sempre desejam observar seus comportamentos, sejam eles de eventos ou estados. Os eventos so aqueles comportamentos instantneos e os que podem ser contados e os estados aqueles com durao aprecivel no tempo. (ANDRIOLO; SIMES-LOPES, 2003, p.127).

Assim como os demais, o Bioma Caatinga tem uma fauna prpria, com vrias espcies endmicas, diferenciando-se de muitos outros por ser exclusivo do Brasil, o que torna a sua fauna ainda mais atrativa do ponto de vista cientfico e tambm turstico, mas preciso ter este conhecimento para valorizar esse fato.

A fauna, diferentemente da flora, e por razes obvias, no de fcil observao e os animais, na sua maioria, possuem hbitos noturnos e afastam-se ao perceberem a aproximao do ser humano. Alm disso, a cobertura vegetal aberta da caatinga possibilita rpidas fugas. Ainda mais, os longos perodos de seca que fazem parte da ecologia do Bioma no permitem a presena de grandes populaes de animais de grande e mdio porte e condicionam migraes temporrias. preciso, ento, reconhecer essas caractersticas como inerentes ao Bioma e utilizar essas informaes na interpretao das trilhas no turismo sertanejo.

Mesmo que a visualizao da fauna no seja fcil no Bioma Caatinga, ela tambm no o na maioria dos outros biomas. Assim, antes do incio da caminhada na trilha deve-se fazer referncia fauna e, de preferncia, demonstr-la atravs de filmes ou fotos, pois mesmo que esta no possa ser observada diretamente pode e deve ser identificada a sua presena e explicada a sua relao com os demais componentes do meio, aspectos que necessariamente devem ser considerados no planejamento da atividade turstica.

Trilhas Interpretativas como Atrativo Ecoturstico no Ambiente da Caatinga

A partir da dcada de 1970, no mbito do turismo, a natureza emerge como um refgio contra as neuroses que passaram a habitar o mundo urbano fazendo com que o ser humano busque o contato com reas naturais. Afirma Gomes (2003, p. 44) que a emergncia do ambientalismo contribui para criar um interesse e na atrao crescente pelas reas naturais remanescentes do planeta. Portanto, o ecoturismo, como uma proposta de turismo desenvolvido em ambientes naturais, potencializado pelo ambientalismo e se apresenta como uma atividade econmica que aproxima a espcie humana dos espaos ecologicamente conservados. considerada como uma atividade modelo em termos de sustentabilidade na medida em que se contrape insustentabilidade do turismo de massa. Destaca Pires (1998, p. 76) que o ecoturismo em contraste com o turismo tradicional segue um referencial de princpios bsicos como a nfase natureza e

cultura autntica, conservao da natureza, envolvimento e benefcios populao local, conscientizao ecolgica atravs da educao ambiental e menor impacto negativo.

Entendido como um segmento do turismo que contribui para o desenvolvimento local, o ecoturismo emerge como uma nova filosofia de turismo que utiliza o patrimnio natural e histricocultural, incentivando sua conservao e promovendo, onde se instala, o bem-estar das populaes envolvidas. Possui uma dimenso ambiental no seu mais amplo sentido, envolvendo relaes espaciais econmicas, naturais, culturais, sociais e histricas, conferindo-lhe uma significativa responsabilidade social que tambm ambiental. Na sua essncia conduz ao envolvimento das comunidades receptoras e apresenta requisitos bsicos a sua realizao, tais como: planejamento, local adequado a sua prtica, conhecimento da capacidade de carga do ambiente e das interaes entre os elementos do meio, guias especializados, infra-estrutura prpria, segurana, monitoramento, interao com a populao local, etc.

O rgo oficial brasileiro responsvel pelo planejamento e coordenao do turismo, o Instituto Brasileiro de Turismo Embratur , entende o Ecoturismo como: [...] um segmento da atividade turstica que utiliza, de forma sustentvel, o patrimnio natural e cultural, incentiva sua conservao e busca a formao de uma conscincia ambientalista atravs da interpretao do ambiente, promovendo o bem-estar das populaes envolvidas. (2000, p.19). Esse conceito se apia no discurso do desenvolvimento sustentvel que traz consigo a proposta de harmonia entre proteo ambiental, justia social e eficincia econmica, embora na prtica o trade no consiga ocultar completamente a mercantilizao da natureza.

Maranho (1996), citando Norris (1992) argumenta que O turismo s pode ser entendido como Ecoturismo a partir do momento em que haja uma interao clara da proteo dos recursos naturais com a destinao de benefcios locais. (p.22). , assim, procedente considerar o ecoturismo como um tipo de turismo que objetiva um contato direto do turista, do visitante ou do excursionista com o ambiente em todas as suas dimenses ecolgica, econmica, social, histrica e cultural , de modo que seja possibilitado o conhecimento cientfico do ambiente e rea receptora o desenvolvimento local. Para tanto, necessrio que no planejamento e na execuo da atividade ocorra o estabelecimento de uma dinmica entre os atores sociais e econmicos que produzem o lugar turstico. Portanto, a realizao de trilhas em ambientes sertanejos da caatinga deve ter como princpio a compreenso de todas as suas dimenses e deve ter como condutor do

visitante o homem sertanejo que conhece as nuances do ambiente onde desenvolve o seu sistema produtivo.

importante lembrar, no caso do turismo, que a degradao ambiental derivada da atividade reflete-se na mesma, com graves efeitos negativos gerando diminuio da arrecadao e podendo, at, extinguir localmente a atividade. Desta forma, a proposta de um turismo com sustentabilidade representa uma tentativa de superao do modelo de desenvolvimento turstico dominante. Seus objetivos podem ser resumidos em dois principais pontos: buscar a integrao do uso turstico com eficincia econmica proteo do ambiente e melhoria das condies de vida das comunidades locais; discutir e propor formas concretas de um turismo ecologicamente vivel e socialmente justo, com base na realidade local e no planejamento participativo. (COUTINHO; SELVA, 2005)

O planejamento do ecoturismo deve considerar todos os setores envolvidos com a atividade: trade, organismos oficiais ligados ao turismo, o meio acadmico, organizaes no-governamentais, pblico-alvo, interesses da populao local, cultura e recursos do lugar para que possa atingir sustentabilidade, o que requer, tambm, a permanente avaliao do alcance dos seus objetivos, especialmente daqueles relativos conservao do ambiente com benefcio para a populao local.

nesse contexto do ecoturismo que se visualiza o planejamento e estruturao de trilhas interpretativas no ambiente da caatinga de modo que possibilite o pequeno agricultor ter uma fonte de renda alternativa incorporando ao seu sistema produtivo a prtica da conduo de trilhas interpretativas com base no seu saber, na sua experincia de vida, no seu cotidiano.

A realizao de trilhas interpretativas (VASCONCELOS, 2003) no ambiente da caatinga, partindo dos elementos vivos como a fauna e a flora, pode oferecer ao visitante, atravs da experincia de vida do agricultor, uma compreenso real do ambiente no seu sentido mais amplo e, inclusive, que a escassez de gua e de meios de vida esto relacionados falta de oportunidades e de decises polticas. Ou seja, permite ao visitante no compreender apenas os elementos biticos flora e fauna , e suas interaes com os elementos abiticos, mas, tambm, as interaes que o sertanejo e a sertaneja estabelecem ao reproduzirem suas prticas sociais e culturais para se manterem no campo utilizando o solo da caatinga, sua flora para uso medicinal, sua fauna como fonte de protenas, enfim usos e costumes peculiares do ambiente semi-rido nordestino.

Consideraes Finais

O conjunto representado pela diversidade florstica e faunstica se destaca no ambiente semirido como importante atrativo turstico pelas possibilidades que oferece para compreender o ambiente em questo, pelas formas de relao que a espcie humana estabelece com a mesma, ora como suporte para a manuteno de comunidades rurais, ora como parte dos traos culturais do habitante sertanejo do semi-rido.

A excepcionalidade do Bioma Caatinga, que possui distribuio geogrfica restrita ao Brasil, representa um significativo potencial e um importante atrativo para o desenvolvimento do ecoturismo no semi-rido nordestino. de fundamental importncia que a oferta de roteiros tursticos em trilhas desenvolvidas no ambiente da caatinga seja planejada e executada de forma adequada para que os elementos que compem o meio possam ser compreendidos nas suas mltiplas interaes e, assim, o agricultor oferecer ao turista, ao visitante e ao excursionista, durante o percurso, o real entendimento do Bioma.

Admite-se que atravs do conhecimento e compreenso sistmica do ambiente da caatinga a partir das suas espcies, da diversidade destas, do relacionamento entre elas e das interaes delas com os demais elementos do meio, tanto por quem conduz como por quem conduzido, seja possvel fortalecer o turismo sertanejo no ambiente semi-rido e colocar-se em destaque um produto ecoturstico fundamentado no conhecimento cientfico integrado, aqui considerado verdadeira forma de interpretao de trilhas. Para isto se faz necessrio o investimento na qualificao de condutores, os quais devem ser agricultores que se dispem para tal, no planejamento e na gesto da atividade ecoturstica e a vontade poltica de criar alternativas para complementao de renda nas reas sertanejas do semi-rido brasileiro, reconhecendo nessas reas as vrias oportunidades de convivncia com as suas caractersticas ecolgicas e a partir delas beneficiar as suas populaes.

No planejamento, segundo refora Andrade (2003), a estruturao das trilhas o elemento inicial para garantir a manuteno da atividade turstica e exige a determinao da capacidade de carga, a definio dos temas interpretativos a serem explorados, a conservao do bioma no qual se d e a avaliao contnua visando a correo de possveis desvios em quaisquer das fases da sua execuo ou no prprio planejamento.

Necessrio se faz a compreenso da dimenso ambiental do ecoturismo por aqueles que planejam, promovem, participam e executam atividades tursticas, para que a responsabilidade socioambiental se faa presente. Assim sendo, os propsitos do Ecoturismo em relao ao seu comprometimento com as realidades locais do ambiente da caatinga (ecolgica, social cultural e

econmica) no sero distorcidos e no propiciaro dvidas quanto confiabilidade da atividade, em alcanar objetivos melhoria das condies de vida das populaes receptoras e no se confundiro com objetivos que atendam apenas interesses particularizados.

Considerando a diversidade de espcies da caatinga e a forma como o homem sertanejo se relaciona com a mesma, os resultados da pesquisa apontam para amplas possibilidades de explorao de trilhas estruturando-as por temas que explicam a compreenso do ambiente semirido sob o ponto de vista do sistema ecolgico local e em relao forma como o povo sertanejo se relaciona com a caatinga.

Referncias AB`SBER, Aziz Nacib. Os domnios da natureza no Brasil: potencialidades paisagsticas. So Paulo: Ateli Cultural, 2003. ANDRADE, W. J. Implantao e Manejo de Trilhas. In: MITRAUD, Sylvia (Org.) Manual de ecoturismo de base comunitria: ferramentas para um planejamento responsvel. Braslia: WWF Brasil, 2003. ANDRIOLO, Artur; SIMES-LOPES, Paulo Csar. Comportamento de Mamferos Marinhos. In: DEL-CLARO, Keber; PREZOTO, Fbio (eds.). As distintas faces do comportamento animal. So Paulo: Sociedade Brasileira de Etologia; Jundia, SP: Conceito, 2003. BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo Demogrfico Brasil, 2000. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2000. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Plos de Desenvolvimento do Ecoturismo. Braslia: MMA/Embratur/IEB, 2000. COUTINHO, Solange Fernandes Soares; SELVA, Vanice Santiago Fragoso. Turismo e desenvolvimento local. Fortaleza: Semace, 2005. COUTUNHO, Solange F. S; SELVA, Vanice S. F. Ecotourism x ecological tourism in Brazil. A necessary distinction? In: Anais do 2th World Ecotur 2000. Salvador: WWF/Biosfera, 2000. MARANHO, Vincius de Albuquerque. Pantanais mato-grossenses: da caa e pesca ao ecoturismo. Anlise do desenvolvimento turstico. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996 (Dissertao de Mestrado). PIRES, Paulo dos Santos. A dimenso conceitual do ecoturismo. In: Revista Turismo, Viso e Ao. v. 1, n. 1, p.75/91.Jan/Jun, 1998. GOMES, Patrcio Melo. (Eco)Turismo: uma (Re) Leitura dos discursos.Braslia: Ibama, 2003. SAMPAIO, Everaldo V. S. B.; PAREYN, Frans G. C.; FIGUEIRA, Joselma Maria de; SANTOS JNIOR, Alcioli G. (eds). Espcies da flora nordestina de importncia econmica potencial. Recife: APNE, 2005. SELVA, Vanice S. F.; COUTUNHO, Solange F. S. Ecoturismo: um caminho para a sustentabilidade do turismo no Brasil? In: Revista de Geografia. v. 16, n.1. Recife: UFPE/DCG/NAPA, 2003 (p. 129-140). ________. A propsito da importncia do planejamento ecoturstico para o desenvolvimento econmico e social. In: Anais do ECOTUR Amaznia. Manaus: WWF/Biosfera, 2001.

10

VASCONCELOS, J. M. Interpretao ambiental. In: MITRAUD, Sylvia (Org.) Manual de ecoturismo de base comunitria: ferramentas para um planejamento responsvel. Braslia: WWF Brasil, 2003.

Anda mungkin juga menyukai