Anda di halaman 1dari 7

CARTILHA DOS JUIZADOS ESPECIAIS CVEIS

Os Juizados Especiais foram criados para atender, de uma forma rpida e barata, problemas cujas solues podem ser buscadas por qualquer cidado. Antes deles, as pessoas mais humildes desanimavam s de pensar no custo e no trabalho que dava para resolver alguns pequenos problemas e desistiam de buscar seus direitos na Justia. Com os Juizados Especiais, que podem ser cveis ou criminais, uma nova realidade passou a existir: a de que a justia realmente para todos. 1. O que so Juizados Especiais Cveis? So rgos do Poder Judicirio que podemos procurar para resolver questes simples, rapidamente e sem despesas. L sempre se busca um acordo entre as pessoas.Quando no h acordo, o problema passa a ser decidido pelo Juiz. 2. Que tipo de problema eu posso resolver nos Juizado Especias Cveis? As causas menos complicadas onde o valor envolvido no passa de 40 salrios mnimos. Entretanto, os Juizados Especias no podem julgar causas trabalhistas (empregado contra patro), de famlia (penso alimentcia, separaes, divrcios, guarda de filhos, interdies e etc...), de unio de fato (concubinato e sociedade de fato), de crianas e adolescentes (menores de 18 anos), de heranas e inventrios, de falncias, de acidentes de trabalho, de problemas criminais, nem reclamaes contra o Estado. Mas, ateno, possvel reclamar contra certas empresas de que o Estado scio ou que j foram do Estado (so as chamadas sociedades de economia mista e as concessionrias de servio pblico, como por exemplo: CELG, SANEAGO, ou qualquer empresa de telefonia. Na dvida, consulte diretamente o Juizado mais perto de sua casa. 3. E se ultrapassar os 40 salrios mnimos, posso tambm procurar os Juizados Especiais Cveis? Pode. Mas voc ter que abrir mo do valor que ultrapassar este valor. Isto , voc desiste de receber o que passar de 40 salrios mnimos. 4. Que outras causas eu posso levar aos Juizados Especiais Cveis? Segundo a Lei dos Juizados, alm das causas que j foram mencionadas anteriormente, algumas outras causas simples podem l ser decididas. So as seguintes, entre outras:ao de despejo para uso prprio (quando, terminado o contrato, o dono do imvel quer tirar o inquilino para l morar); acidentes de trnsito; indenizaes diversas sobre qualquer matria, desde que tal matria no seja daquelas excludas pela Lei 9.099/95, como antes referido; questes envolvendo bancos, planos de sade, financeiras, problemas de condomnio e etc. 5. Quem pode reclamar seus direitos nos Juizados Especiais Cveis? Qualquer pessoa com mais de 18 anos e a microempresa, provando com documentos que realmente se trata de uma microempresa. As empresas que no sejam micro no podem reclamar, como autoras, nos Juizados Especiais Cveis. As chamadas pessoas formais no podem formular reclamao, ou seja, no podem reclamar os condomnios, os esplios, a massa falida, e etc... .

Mas no se esquea, a sua presena no dia marcado para a audincia obrigatria, no sendo possvel voc ser representado por outra pessoa. 6. verdade que no precisa de advogado? Voc no precisa de advogado se a causa tiver um valor at 20 salrios mnimos; mas, se voc quiser, voc poder ser assistido por um profissional de direito, defensor pblico ou advogado dativo, que um advogado designado pelo Juiz para lhe assistir gratuitamente. Acima de 20 salrios mnimos a presena do advogado obrigatria. Lembre-se, caso voc no possa pagar para contratar um advogado, voc ter direito a ser assistido gratuitamente. 7.E se na hora da audincia eu estiver sem advogado e a pessoa da empresa contra quem reclamei for com advogado? Se voc achar necessrio para se sentir seguro, voc pode pedir ao Juiz para nomear algum para defend-lo, defensor pblico ou advogado dativo, como colocado na pergunta anterior. 8. E quanto eu terei que pagar para reclamar nos Juizado? Nada. O atendimento nos Juizados de graa. Voc pode entrar com uma ao que no paga nada. Voc s paga se faltar a uma audincia sem justificativa. No caso de voc perder a causa e recorrer da deciso do Juiz, voc ter que pagar o valor das custas e honorrios do advogado da outra parte, se o seu recurso no for julgado a seu favor. Mas, se voc no tiver como pagar, tem direito gratuidade. 9. Como proceder para propor uma ao nos Juizados Especiais Cveis? Junte o maior nmero possvel de documentos que possam comprovar os seus direitos (por exemplo, uma nota fiscal, um contrato etc.); Dirija-se ao Juizado mais prximo da sua casa e procure o atendimento no balco; Leve sua carteira de identidade e CPF (originais e cpias) e informe seus dados pessoais (nome, estado civil, profisso e endereo completo); No se esquea de levar tambm os dados da pessoa ou da empresa (nome e endereo completo) contra quem pretende reclamar; Se for o caso, informe os nomes e endereos completos de at trs testemunhas (pessoas que sabem ou presenciaram o que aconteceu). ATENO: Se voc fizer sua reclamao por escrito e ela estiver em ordem, bastar entreg-la no balco do cartrio de distribuio. Se voc no souber ou no quiser fazer sua reclamao por escrito, existem nos Juizados funcionrios preparados para ouvir o seu caso e preencher o formulrio. OBS: Voc j vai sair do Juizado com uma data marcada para a audincia de conciliao.

10. O que a Audincia de Conciliao? A Conciliao um dos segredos do sucesso dos Juizados. Uma parte razovel dos processos nos Juizados resolvida na Audincia de Conciliao. Nela, o Conciliador (que no o Juiz) conversa com os envolvidos tentando que eles entrem num acordo para solucionar o problema, buscando seus prprios caminhos. Os conciliadores tm como objetivo ajudar as pessoas a resolverem suas questes. Em alguns lugares, quando no h esses profissionais, pode at ser indicada uma pessoa da prpria comunidade. A funo do conciliador muito importante, porque, com o acordo, no h vencedores nem vencidos, todos ficam satisfeitos com o resultado. 11. Mas e se eu no chegar a um acordo nesta audincia? Neste caso, h uma Audincia de Instruo e Julgamento, no mesmo dia e momento, presidida pelo Juiz ou, se no for possvel, ela ser remarcada para o dia mais prximo, de acordo com a situao de cada Juizado. O Juiz, mais uma vez, tentar o acordo; se ele for obtido, o processo encerrado, sem custas e honorrios. Caso no haja acordo, a pessoa ou a empresa contra quem se reclamou apresenta sua defesa escrita ou de forma oral. O Juiz ouve as pessoas envolvidas (as partes); as testemunhas, se houver; examina os documentos dos dois lados, autor e ru; e, em seguida, decide (d uma sentena dizendo quem tem razo). 12. Audincia de Instruo e Julgamento: Quanto tempo terei que esperar por esta audincia? Depender do Juizado; o importante que tudo se faa da forma mais rpida possvel, da distribuio do processo (ou seja, quando se prope a ao) at o julgamento; tudo dever se resolver em pouco tempo; esta uma das grandes vantagens do Juizado: a sua rapidez. A outra, e o estmulo justia do consenso (acordo). 13. O que devo levar nesta audincia? Seus documentos pessoais e as testemunhas (cada parte pode levar, no mximo, trs testemunhas) e todos os documentos que tiver, como contrato, oramentos, recibos, fotografias, nota fiscal, parecer do tcnico e etc. Se voc quiser e achar necessrio, pode pedir ao Juiz para intimar as testemunhas, obrigando-as a comparecer ou pode trazer as testemunhas pessoalmente, ficando por sua conta a presena delas. 14. Posso pedir percia nos Juizados Especiais Cveis? No, porque isso atrasa o processo. Mas o juiz pode ouvir o tcnico de sua confiana sobre os fatos. E as partes podem apresentar parecer tcnico ou mesmo levar o tcnico para depor como testemunha. 15. obrigatria a presena pessoal da parte?

Sim. Mesmo assistida por advogado, a presena da parte indispensvel; no possvel voc ser representado por outra pessoa. Se o ru for pessoa jurdica (empresa), o seu representante legal (preposto) deve comparecer, com documento que o identifique, alm dos atos que constituram a empresa; importante verificar se o ru est com os documentos em ordem para comparecer audincia. 16. E se uma das partes no comparecer pessoalmente? Se o reclamante (autor) no comparecer audincia de conciliao ou audincia de instruo e julgamento, sem justificativa, o processo ser extinto e arquivado, com a condenao ao pagamento das custas processuais. Se o reclamado (ru) no comparecer, ser tido como revel, ou seja, o juiz considerar que so verdadeiros os fatos alegados pelo autor do processo e decidir em seguida. 17. E se houver motivo forte para a ausncia da parte? Ela dever apresentar a justificativa (que poder ser entregue por qualquer pessoa), por escrito e com documentos que a comprovem, at a abertura da audincia. 18. E se eu chegar atrasado? Se voc for chamado e no estiver, ser considerada ausente, mesmo que chegue algum tempo depois. Portanto, recomendvel chegar antes da hora marcada e ficar atenta chamada. Alm do mais, uma questo de demonstrar seu interesse pela causa. 19. Como feita esta chamada? Em voz alta, por um funcionrio do Juizado. Durante a audincia de instruo e julgamento: 1) O juiz dirige a audincia. 2)O reclamante (autor), o reclamado (ru) e as testemunhas devem se portar de forma educada. 3)Cada uma das partes e as testemunhas tero o seu momento de falar e todos devero se dirigir ao juiz, quando lhes for dada a palavra, ocasio em que podero expor os fatos. 20. O que acontece ao final desta audincia? Normalmente, o juiz d a sentena aps a produo de provas, na prpria audincia. Mas, se achar necessrio, poder deixar para outro dia, marcando, desde j, data e horrio e ficando cientes as partes e, se for o caso, seus advogados. 21. E se eu, que entrei com a ao (autora), perder e no me conformar com a deciso (sentena) do juiz? No se preocupe. Voc poder entrar com um recurso para a Turma Recursal. Nestecaso, voc precisar de advogado e de pagar as despesas processuais (custas e taxa judiciria), no banco, por meio de guias de recolhimento. Se aceitar a deciso e no recorrer, estar dispensada de pagar as custas processuais e os honorrios do advogado da outra parte e, depois de ser cumprida a sentena, o processo ser arquivado.

22. E se o ru perder a causa? Da mesma forma que o autor, poder recorrer, contratando advogado e pagando as custas. Se estiver conformado com a deciso, estar dispensado das custas e honorrios e dever cumprir sua obrigao o mais rapidamente possvel, seno ser executado para cumprir o que foi decidido pelo juiz. 23. Qual o prazo para recorrer da sentena? Dez dias, contados da data em que se tomou conhecimento da deciso do juiz. 24. Como essa execuo da sentena? Caso no tenha havido o pagamento espontaneamente, a parte vencedora poder requerer a execuo da sentena. Para isso, basta um pedido verbal, feito no cartrio. O juiz ento mandar o processo para o contador judicial fazer os clculos da dvida, com juros e correo monetria e, em caso de condenao, quando julgado o recurso, custas processuais e honorrios advocatcios. Se ainda assim no ocorrer o pagamento, o oficial de justia ir penhorar bens do devedor, que, depois de avaliados, sero leiloados para pagamento do credor. O que sobrar da venda ser devolvido ao devedor. 25. Posso fazer acordo depois da sentena? O acordo sempre possvel em qualquer fase do processo. Basta que voc e a outra parte faam um pedido escrito ao juiz, com os termos do acordo, para ser homologado,ou, ainda, simplesmente comuniquem que foi feito acordo, pedindo arquivamento do processo. Veja alguns casos que podem ser resolvidos pelos Juizados Especiais Cveis: Para despejar um inquilino para voc mesmo morar no imvel; Quando seu inquilino estiver com o aluguel atrasado e voc precisar cobrar; Se seu inquilino entregou a casa em mau estado de conservao, com problemas que no existiam quando voc alugou o imvel; Se voc emprestou dinheiro a algum que no pagou; Se voc profissional liberal e no lhe pagaram pelo servio; Se bateram no seu carro e se recusam a pagar o conserto; Se voc tem uma promissria ou um cheque sem fundos para cobrar; Quando seu banco fizer uma cobrana indevida ou abusiva; Se algum ou uma empresa realizou mal algum servio pelo qual voc pagou; Se a lavandaria devolveu sua roupa estragada ou entregou-a a outro;

Se voc comprou uma mercadoria estragada ou que apresentou defeitos; Se a administradora de carto de crdito cobrou por produtos ou servios que voc no consumiu; Quando qualquer bem seu destrudo por outra pessoa; Se emprestou um livro a algum e este lhe devolveu faltando pginas; Se o filho do vizinho quebrou sua vidraa com uma pedrada ou bolada... Se a mensalidade do colgio de seu filho teve aumentos no previstos em Lei; Se um infiltrao ou um vazamento do apartamento de seu vizinho causou danos ao seu imvel; Se o banco, a financeira ou a sua administradora de carto de crdito est lhe cobrando juros abusivos, isto , muito altos; Qualquer questo relacionada ao seu plano de sade; Problemas com seu telefone, luz, gua e gs podero ser discutidos; Se voc adquiriu um consrcio e pretende desistir do mesmo, reavendo o que parte do que pagou; Qualquer problema que voc tenha junto ao SPC, SERASA, ou outro rgo de cadastro. Observao: Se voc tiver dvida a respeito do assunto que voc quer reclamar, se pode ser resolvido nos Juizados, consulte o pessoal de atendimento do Juizado mais prximo de sua casa.

Prazos para reclamar nos Juizados Especiais Cveis: 30 dias quando se tratar de fornecimento de servios (manicure, cabelereiro, etc) e de produtos no durveis (alimentos, remdios, etc). 90 dias quando se tratar de fornecimento de servios (pintura de casa, descupinizao, etc) e de produtos durveis (eletrodomsticos, carros, etc) Obs: Inicia-se a contagem do prazo a partir da entrega efetiva do produto ou do trmino da execuo dos servios. Problemas no aparentes: O prazo s comea a ser contado quando o defeito ficar evidenciado Casos especficos que definem obrigatoriamente o local onde propor uma ao (Art. 4, Lei 9.099/95): 1) Prximo ao domiclio do ru ou do local onde o ru exera suas atividades profissionais ou mantenha estabelecimento comercial.

Se o ru for uma empresa ou loja, procure o Juizado prximo sede ou matriz. 2) Prximo ao local onde o fato em questo ocorreu, nas aes de reparao de dano (indenizao).

Anda mungkin juga menyukai