Anda di halaman 1dari 21

1.

Reproduo Humana
A espcie humana reproduz-se sexuadamente com participao de indivduos de sexo
diferente;

A recombinao gentica assegura descendncia com grande variabilidade; O ciclo de vida diplonte e a meiose pr-gamtica. O homem e a mulher distinguem-se pelo seu aspeto exterior, isto , apresentam dimorfismo
sexual.

Gametognese Morfologia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino


Funes bsicas:

- Gnese de espermatozides e seu armazenamento; -

Produo de secrees que, com os espermatozides, formam o esperma; - Transporte e libertao do esperma; - Copulao.


Tipo Gnadas ou Glndulas sexuais

Funes especficas: Designao Testculos Epiddimos Funo Produo de espermatozides e hormonas Armazenamento e maturao dos espermatozides Conduo dos espermatozides e receo do lquido seminal Conduo de urina e do esperma para o exterior Produz secrees que facilitam o movimento dos espermatozides Produzem secrees energticas para nutrio dos espermatozides Segregam para a uretra um muco alcalino neutralizando a acidez da urina rgo sexual; expulsa a urina ou o esperma

Vias genitais

Canais deferentes Uretra Prstata

Glndulas anexas

Vesculas seminais Glndulas de Cowper

rgos genitais externos

Pnis

Espermatognese: Processo que abrange a formao dos gmetas masculinos (espermatozide). A espermatognese o processo de diferenciao das espermatognias (2n) em espermatozides (n). Ocorre a nvel dos tubos seminferos (de forma centrpeta, da periferia para o lmen) dos testculos e divide-se em quatro fases: Multiplicao, Crescimento, Maturao e Diferenciao. Tem incio na puberdade e termina no fim da vida do homem.

Fase de multiplicao: As clulas germinativas que iro dar origem aos espermatozides

espermatognias -, localizadas na periferia dos tubos seminferos, multiplicam-se (por mitoses sucessivas) aumentando de nmero e garantindo a sua contnua substituio, estando desde a puberdade em proliferao constante. o Fase de crescimento

Algumas espermatognias vo aumentar ligeiramente de volume, devido sntese e acumulao de substncias de reserva, dando origem aos espermatcitos I (ou espermatcitos de 1 ordem).

Fase de Maturao: A fase de maturao do gmeta masculino um processo de meiose que ocorre com o espermatcito I, proveniente das espermatognias. Da primeira diviso meitica resultam dois espermatcitos II (ou de 2 ordem). Nos espermatcitos II, ocorre a segunda fase da diviso meitica, originando-se, assim, quatro espermatdeos.

Fase de Diferenciao Os espermatdeos vo sofrer transformaes que levam formao dos espermatozides (gmetas), destacando-se: a perda de grande parte do citoplasma, reorganizao dos organelos citoplasmticos, crescimento de um flagelo e aquisio de uma forma oval.

1 O complexo de Golgi produz uma vescula que contm enzimas: o acrossoma; 2 Os centrolos modificam-se: um deles d origem ao flagelo; o outro migra e forma um anel em torno da cauda; 3 Movimentao de citoplasma e das mitocndrias e direco ao flagelo; 4 O ncleo torna-se mais achatado.

Morfologia

funcionamento

do

espermatozide: - Cabea: com o ncleo gentico e o acrossoma, contendo enzimas digestivas que permitiro perfurar a camada protetora do ocito II, aquando da fecundao. Pea intermdia: os centrolos, dispostos no plo oposto ao acrossoma, originam os microtbulos que constituem o flagelo. Concentrao de mitocndrias, fornecedoras de energia (ATP) para os batimentos do flagelo. - Cauda: formada pelo flagelo, cujos batimentos impulsionam o espermatozide.

Morfologia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino


6

Funes bsicas:

- Gnese de vulos e seu trasporte; - Produo de hormonas; - Local de fecundao e desenvolvimento de novos seres; - Receo de esperma.

Tipo Gnadas ou Glndulas sexuais Trompas de Falpio Vias genitais tero Vagina Designao Ovrios

Funes especficas: Funo

Produo de ocitos e hormonas Conduo dos ovos ou zigotos ao tero; local de fecundao Alojamento e desenvolvimento do novo ser at ao seu nascimento Receo dos espermatozides durante a cpula Orifcio genital sada do fluxo menstrual e da criana na altura do parto Orifcio urinrio expulso da urina Clitris sensibilidade sexual Lbios proteo do conjunto

rgos genitais externos

Vulva

Estrutura dos ovrios:

- Os ovrios so glndulas de forma ovide com cerca de 5 cm de comprimento: 7

- Zona medular: interna, apresenta elevada vascularizao; -Zona cortical: perifrica, com numerosos folculos ovricos em diferentes estdios de desenvolvimento.

Ogenese: Processo que abrange a formao dos gmetas femininos, nas gnadas femininas (ovrios). Tem incio no embrio, com formao de todas as oognias, com meiose suspensa em prfase I at puberdade. A partir da puberdade e at menopausa ocorre, em cada ciclo ovrico, a maturao, em regra, de um ocito e a degenerescncia de outro.

Fase de multiplicao: Ocorre no perodo embrionrio at ao nascimento (formam-se cerca de 100mil folculos). As ovognias (2n), por mitoses sucessivas, multiplicam-se formando vrias clulas.

Fase de Crescimento: As oognias crescem, aumentando de volume, por acumulao de substncias de reserva dando origem a clulas que se passam a denominar de ovcitos I (ou de 1 ordem). Os ocitos I iniciam a primeira diviso meitica, que se interrompe em prfase I.

Fase de Repouso: 8

Os folculos primordiais, contendo os ocitos I em prfase I, permanecem inativos desde o nascimento at puberdade. Nesta fase, a maior parte dos folculos primordiais degeneram.

Fase de maturao: Os ovcitos I entram em meiose I, dando origem a duas clulas, uma maior (n) (ovcito II) e outra menor (n) (1globulo polar clula invivel). Inicia-se ento a meiose II. O ovcito II dar origem a duas clulas (n), uma maior (vulo) e outra menor (2 glbulo polar). Ocorre na puberdade onde dos 5 a 12 ovcitos so estimulados por ms, mas apenas um chega a sofrer diviso II completa caso haja fecundao. Caso contrrio, permanecem em metfase II.

Ogenese e desenvolvimento folicular: A oognese e a evoluo dos folculos ovricos so fenmenos que ocorrem simultaneamente. Tm incio durante o desenvolvimento embrionrio da mulher. Nos ovrios cada ocito encontra-se rodeado por um invlucro de clulas somticas, formando em conjunto o chamado, folculo ovrico. Folculos Primordiais constitudos por uma clula germinativa, o ocito I e rodeada por clulas foliculares achatadas; Estes folculos formam-se durante o desenvolvimento embrionrio; Quando se d o nascimento, os ovrios possuem cerca de 2 milhes de folculos primordiais. Folculos Primrios - A partir da puberdade, mensalmente e at menopausa, os ocitos I aumentam de volume e as clulas foliculares proliferam, formando uma camada contnua de clulas volta de cada ocito I. -O ncleo dos ocitos I encontra-se em Prfase I (Diviso I da Meiose) Folculos Secundrios - O folculo primrio continua a crescer . A camada de clulas foliculares fica mais espessa, a granulosa. Entre o ocito I e a zona granulosa forma-se uma camada acelular, a zona pelcida e, a rodear o folculo, surge outra camada de clulas, a teca. Folculos Tercirios - O ocito continua a aumentar de tamanho e as clulas da camada granulosa continuam a proliferar. A camada granulosa comea a apresentar vrias cavidades cheias de lquido (cavidades foliculares). A teca diferencia-se em teca externa e teca interna. Folculos Maduros ou de Graaf - As cavidades existentes na camada granulosa aumentam de tamanho, originando a cavidade folicular (uma nica cavidade cheia de 9

lquido folicular). A zona granulosa fica reduzida a uma fina camada celular a rodear o ocito I e a cavidade folicular. Conclui-se a diviso I da Meiose, com formao do ocito II, que fica bloqueado em metfase II e o 1 glbulo polar. O folculo maduro provoca uma salincia na superfcie do ovrio e o ocito II fica apto a ser libertado do ovrio para as trompas de Falpio. Ovulao - Rompimento do folculo maduro ou de Graaf e libertao do ocito II para a

trompa de Falpio. Se no ocorrer fecundao o ocito II eliminado. Corpo amarelo ou Lteo - Aps a ovulao, as clulas foliculares (do folculo maduro ou de Graaf) segregam um pigmento amarelo, o corpo amarelo ou Lteo, com funo hormonal. Se no ocorrer fecundao, o corpo amarelo degenera.

Controlo hormonal Controlo hormonal no homem


As hormonas sexuais masculinas so, genericamente, designadas andrognios, dos quais a testosterona o mais importante. Os andrognios so produzidos principalmente nos testculos, mais precisamente nas clulas de Leydig.

10

A testosterona responsvel pelo desenvolvimento dos rgos sexuais; estimula os caracteres sexuais secundrios e estimula, tambm, a espermatognese.

atividade

testicular

controlada

pelo

complexo

hipotlamo-hipfise,

atravs

das

gonadoestimulinas FSH e LH (hormonas hipofisirias). LH (hormona lteo-estimulina ou luteinizante) atua sobre as clulas de Leydig induzindo a produo de testosterona. FSH (hormona folculo-estimulina) atua sobre as clulas de Sertoli induzindo o transporte de testosterona para as clulas germinativas e, consequentemente, a espermatognese. Mecanismo de controlo A produo e libertao de gonadoestimulinas so estimuladas pela neuro-hormona GnRH, produzida no

hipotlamo; A taxa de testosterona mantm-se globalmente constante, graas a um mecanismo de

retroao (feedback, retrocontrolo ou retroalimentao) negativa sobre o complexo hipotlamo-hipfise. A testosterona controla a prpria produo; Neste mecanismo de controlo o efeito atua sobre a causa que o gerou. positivo quando o efeito refora a causa que o gerou; negativo quando o efeito inibe a causa que o gerou.

Controlo hormonal na mulher


11

O sincronismo entre o ciclo ovrico e uterino sequncia da aco das hormonas ovricas, estrognios e progesterona, sobre o endomtrio. Estrognios - produzidos pela teca interna e pelas clulas foliculares, intervm na espessura do endomtrio (mxima concentrao antes da ovulao) Progesterona - produzida pelo corpo amarelo, induz a complexificao das glndulas uterinas e sua secreo (mxima concentrao na fase lutenica.

Ciclo ovrico (imagem Estrutura dos ovrios) Tem a durao mdia de 28 dias. Divide-se em fase folicular (14 dias) e fase lutenica, sendo a ovulao o fenmeno que marca a separao entre as duas fases. Os ciclos ovricos, normalmente, ocorrem alternadamente em cada um dos ovrios. Fase folicular

desenvolvimento de 6 a 12 folculos ovricos que iniciam, mensalmente, o processo de maturao. Apenas um dos folculos conclui a maturao, degenerando os restantes. Termina com a ovulao. As clulas foliculares e a teca interna produzem estrognios. Fase lutenica formao, evoluo e regresso (caso no ocorra fecundao) do corpo amarelo. Este produz progesterona e alguns estrognios. Ciclo uterino Paralelamente ao ciclo ovrico, ocorre um ciclo uterino, com alteraes do endomtrio (revestimento uterino) Essas alteraes, induzidas por hormonas ovricas, ocorrem em ciclos de 28 dias e dividem-se em fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora. Fase menstrual Desencadeada pela descida simultnea da concentrao das duas hormonas. Desagregao parcial do endomtrio, por contrao e rompimento dos vasos sanguneos, ficando reduzido a 1 mm de espessura. As hemorragias, juntamente com restos da mucosa, constituem um fluxo que dura cerca de 5 dias a menstruao. 12

Ocorre, se no houver fecundao, no ciclo anterior, pela degenerao do corpo amarelo que deixa de produzir progesterona e estrognio. Fase proliferativa Proliferao de clulas do endomtrio, que se regenera e vasculariza at atingir 6 mm de espessura. Desenvolvem-se glndulas. Ocorre entre o 5 e o 14 dia do ciclo. Coincide com a fase folicular do ovrio. No final desta fase ocorre a ovulao. O crescimento do endomtrio estimulado pelo estrognio. Fase secretora O endomtrio atinge a mxima espessura (at 8 mm) e vascularizao. As glndulas apresentam atividade secretora, produzindo um muco rico em glicognio. Coincide com a fase lutenica do ovrio e estimulada pela ao conjunta do estrognio e da

progesterona a produzidos.

A regulao hormonal destes dois ciclos feita custa de mecanismos de feedback negativo e positivo, nos quais est envolvida a hormona hipotalmica (GnRH), as hormonas hipofisrias (LH e FSH) e as hormonas

ovricas (estrognio e progesterona). No incio de cada ciclo sexual, o hipotlamo segrega a hormona GnRH, que induz a hipfise a segregar as hormonas LH e FSH. Como as clulas dos folculos imaturos possuem receptores para a FHS, esta estimula o crescimento dos folculos, cujas clulas segregam estrognio. Enquanto um pequeno aumento de estrognios no sangue inibe a produo de GnRH (por retroalimentao negativa), uma elevada concentrao de estrognios no sangue tem um efeito contrrio e estimula a secreo de gonadotropinas (por retroalimentao positiva).

Na fase ovulatria, os folculos j possuem recetores para a LH, pelo que ocorre um mecanismo de feedback positivo: o aumento da produo de LH, causado pelo aumento da secreo de estrognios pelo folculo em crescimento, induz a maturao final do folculo, ocorrendo a ovulao.

13

Aps a ovulao, a hormona induz a formao do corpo lteo. Durante a fase lutenica, este continua a produzir estrognio, mas tambm progesterona. O aumento combinado destas duas hormonas exerce um feedback negativo no complexo hipotlamo-hipfise, inibindo a secreo de GnRH. No final da fase lutenica, o corpo amarelo desintegra-se, ocorrendo uma descida abrupta dos nveis de estrognios e de progesterona. Isto faz com que o complexo hipotlamo-hipfise se liberte do efeito inibidor destas hormonas. A hipfise comea a segregar FSH em quantidade suficiente para estimular o crescimento de novos folculos, iniciando-se, novamente, a fase folicular do ciclo ovrico seguinte. Durante a fase folicular, o estrognio produzido pelos folculos em crescimento causa o espessamento do endomtrio. Aps a ovulao, o estrognio e a progesterona continuam a estimular o desenvolvimento do endomtrio, incluindo um fluido capaz de nutrir um possvel embrio. A queda abrupta dos nveis das hormonas ovricas causa contraes uterinas, resultando a desagregao do endomtrio (menstruao), recomeando um novo ciclo uterino.

14

Fecundao
Encontro e unio das clulas sexuais masculina e feminina, haploides, com fuso dos seus ncleos e formao de um zigoto diploide. Deposio, na vagina, de 50 a 130 milhes de espermatozoides, no decurso de uma ejaculao; Contacto dos espermatozoides com o muco cervical, produzido por glndulas do colo uterino em quantidade e consistncia variveis ao longo do ciclo ovrico; Deslocao do ocito II em direo ao tero, por contraes da trompa de Falpio e movimento ciliares do seu epitlio; Progresso dos espermatozoides atravs do colo do tero (menos de 100 alcanam as trompas de Falpio, local de fecundao); 15

Encontro do ocito II e dos espermatozoides, atrados por uma substncia libertada pelas clulas foliculares;

Introduo de espermatozoides entre as clulas foliculares e reconhecimento pela ligao a recetores especficos da zona pelcida;

Libertao do contedo do acrossoma reao acrossmica com digesto local e travessia da zona pelcida e absoro da cabea do espermatozoide pelo ocito II;

Concluso da meiose, formando-se o vulo e o 2 glbulo polar;

Formao da membrana de fecundao, impedindo a entrada de mais espermatozoides; Fuso dos ncleos dos dois gmetas (cariogamia);

zigoto.

Formao do ovo ou

Embriognese ou Desenvolvimento Embrionrio


Aps a formao do ovo, inicia-se o desenvolvimento embrionrio ou embriognese, o qual termina com o nascimento.

16

Apesar dos fenmenos do desenvolvimento embrionrio decorrerem de modo contnuo, podem ser assinalados dois perodos: Perodo embrionrio dura cerca de 8 semanas, ao fim das quais todos os rgos esto totalmente formados. Perodo fetal dura as restantes semanas e corresponde ao desenvolvimento dos rgos e ao crescimento do feto.

O perodo que medeia entre a conceo e o nascimento denomina-se gestao. No se humano, a gestao tem uma durao mdia de 266 dias (ou 38 semanas).

De uma forma geral, durante o desenvolvimento embrionrio, consideram-se trs fases:

segmentao, gastrulao e organognese. Segmentao ocorre durante as duas primeiras semanas, verificando-se uma sequncia de divises celulares, que originam clulas com dimenses sucessivamente menores (blastmeros). O embrio passa pela fase de mrula (um aglomerado de clulas), mas a segmentao continua, at que o embrio atinge o estado de blastocisto. Nesta fase, o embrio composto por dois conjuntos celulares: um aglomerado de blastmeros (boto embrionrio) e um invlucro de blastmeros (trofoblasto), que delimita uma cavidade (blastoclio).

17

Gastrulao divises

Continuam

as

celulares,

ocorrendo

rearranjos espaciais de grupos de clulas, uns em relao aos outros, at atingirem num determinadas processo posies,

denominado morfognese. No final da morfognese, o embrio atinge o estado de gstrula. A gstrula, nos humanos, um embrio formado por trs folhetos germinativos concntricos: ectoderme, mesoderme e endoderme. Organognese ocorrem fenmenos de diferenciao celular dos quais resulta a constituio dos diversos tecidos, rgos e sistemas de rgos que formam o indivduo.

Anexos embrionrios (so estruturas temporrias necessrias ao desenvolvimento embrionrio,


que no pertencem ao embrio) Crion membrana mais externa que juntamente com o mnio rodeia o embrio. Apresenta muitas vilosidades e forma uma extensa superfcie de trocas. mnio - membrana que delimita a cavidade amnitica preenchida pelo lquido amnitico onde se encontra imerso o embrio. A sua funo proteger o embrio de choques mecnicos e da desidratao. O lquido amnitico tambm facilita a manuteno da temperatura. Alantide contribui para a formao do cordo umbilical Vescula vitelina forma parte do tubo digestivo Placenta constituda pelo endomtrio do tero materno e por vilosidades corinicas do embrio. Encontra-se ligada ao embrio atravs do cordo umbilical.

Primeiro trimestre de gestao perodo embrionrio


Aps a fecundao, o ovo inicia a segmentao, dividindo-se sucessivamente. Durante esta fase, o embrio vai sendo conduzido ao longo do oviduto, em direo ao tero, onde chega j no estado de mrula. O embrio permanece na cavidade uterina durante 2 a 3 dias, continuando a dividir-se neste perodo. 18

Uma semana aps a fecundao origina-se o blastocisto. Quando este entra em contacto com o endomtrio, inicia-se o perodo de implantao do embrio nessa mucosa, que dura cerca de 5 dias. Este fenmeno tem o nome de nidao. Durante a nidao, as clulas do trofoblasto situadas acima do boto embrionrio proliferam e segregam enzimas que catalisam a digesto de clulas do endomtrio, permitindo ao embrio penetrar de forma progressiva na parede uterina.

Comea a formar-se um anexo embrionrio o crion, que possui vilosidades. Estas vilosidades mergulham em lacunas do endomtrio preenchidas por sangue materno, devido rutura de capilares. A nidao , ento, completa ao fim de 11 ou 12 dias aps a fecundao.

Durante as primeiras duas a quatro semanas do seu desenvolvimento, o embrio obtm nutrientes diretamente do endomtrio. Por volta do 15 dia, comea a ocorrer a gastrulao e o incio da organognese.

A partir da 4 semana, o corao comea a bater e, no final da 8 semana, todos os principais rgos presentes num adulto esto presentes, ainda de uma forma rudimentar. Nesta altura, o aspeto do embrio claramente humano, passando a designar-se feto.

Segundo e terceiro trimestres de gestao perodo fetal


Verifica-se um rpido crescimento do feto, que atinge os 30 cm e se mostra muito ativo. A atividade fetal poder diminuir, visto que o espao para o feto se mover cada vez menor. A parte final da gestao o parto, que compreende o nascimento do beb e se divide em trs fases: dilatao do colo do tero, expulso do beb e expulso da placenta. Abertura e dilatao do crvix/colo do tero ocorre a sada do lquido amnitico. Aparecem as primeiras contraes rtmicas uterinas, que vo aumentando de frequncia e intensidade. Expulso do beb fortes contraes uterinas foram o feto para fora do tero, atravs da vagina. O beb expulso. Os seus pulmes, outrora cheios de lquido amnitico, enchem-se de ar pela primeira vez. O cordo umbilical cortado. Expulso da placenta a placenta expulsa em conjunto com o resto dos anexos embrionrios.

Regulao hormonal nos processos de nidao e gestao

19

As clulas do blastocisto segregam a hormona gonadotropina corinica (HCG) que atua no corpo lteo, estimulando-o a manter a produo de estrognio e progesterona. Evita, ento, a secreo de FHS e LH pela hipfise at depois do nascimento. Esta regulao hormonal inibe a formao de um novo folculo e descamao do endomtrio (fase menstrual).

Elevados nveis de progesterona provocam mudanas ao nvel do aparelho reprodutor feminino, tais como: aumento dos seios; aumento da secreo de muco no crvix, que forma uma tampa protetora; crescimento da parte materna da placenta; aumento do tero; ausncia de ovulao e menstruao hipfise). (atravs do feedback negativo sobre o complexo hipotlamo-

Posteriormente, so o crion e depois a placenta que sintetizam a HCG. Perto da 7 semana a placenta comea a produzir progesterona, substituindo o corpo lteo (pois este degenera, dada a estabilizao dos nveis hormonais, devido diminuio de HCG). E, na 12 semana, passa a ser uma funo nica da placenta. No final do ltimo trimestre de gestao, uma complexa interao de hormonas estrognios, oxitocinas e prostaglandinas que induz o parto.

Assim, h uma diminuio da progesterona e domnio dos estrognios, causando uma contrao dos msculos uterinos. O feto desloca-se para o colo do tero.

A produo de oxitocina, libertada pela hipfise posterior, estimula fortes contraes do msculo uterino e induz a produo de prostaglandina, pela placenta. Aumentam, assim, as contraes uterinas.

Por outro lado, durante o parto, o stresse fsico e emocional causado pelas contraes estimula a libertao de mais oxitocinas e prostaglandinas, num mecanismo de feedback positivo e, consequentemente, aumentam as contraes uterinas.

Aps o nascimento, verifica-se uma diminuio da concentrao sangunea de progesterona, o que vai libertar a hipfise anterior do feedback negativo, permitindo a secreo de prolactina, fundamental nas glndulas mamrias. Esta hormona estimula a produo de leite, passados 2 ou 3 dias. A libertao de leite pelas glndulas mamrias controlada pela oxitocina, que, alm disso, dado que estimula o tero, ajuda-o a retomar o volume original.

Hormona

Tecido de origem

Tecido alvo

Funo

20

Oxitocina

Hipfise posterior

tero e glndulas mamrias

Promove a contrao do msculo do tero (miomtrio) e a injeo de leite Aumenta a sntese das protenas do leite e o crescimento das glndulas mamrias Promove a contrao do miomtrio

Prolactina

Hipfise anterior

Glndulas mamrias

Prostaglandina

Placenta

tero

21

Anda mungkin juga menyukai