Anda di halaman 1dari 12

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Apresentao Mais uma vez venho presena de todos, alguns pela primeira vez, apresentar minha candidatura lista trplice ao Cargo de Procurador-Geral de Justia do Estado de Santa Catarina. Hoje, mais experiente, aps ter sido Procurador-Geral por quatro anos e tendo refletido sobre meus erros e nossos acertos durante aquela gesto, e, em especial, em razo do momento que vivemos, venho, mais uma vez, apresentar meu nome apreciao de to seleta classe. Renovo o compromisso com a DEMOCRACIA INTERNA, assegurando que cada Promotor de Justia, cada Promotora de Justia, cada Procurador de Justia, cada Procuradora de Justia ter vez e voz, assim como os servidores, em suas reas de atuao, envolvendo todos na construo e engrandecimento da Instituio. Reafirmo o compromisso de lutar por um Ministrio Pblico forte, altivo, independente. No apenas no discurso, mas no cotidiano, pois nossa Instituio ser mais independente medida que a postura do Procurador-Geral de Justia seja de independncia. Neste momento inicial, assumo o compromisso com uma Instituio tica, Forte, Altiva, Transparente. Meu compromisso e daqueles que caminharo juntos nesta jornada ser com a verdade, com a tica, com a democracia, com a altivez, com a coragem. Meu compromisso de um MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO.

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Caso eleito e nomeado, a prxima administrao do Ministrio Pblico Catarinense ser pautada pelas seguintes posturas: Todas as grandes decises institucionais sero tomadas levando em conta os interesses maiores do Ministrio Pblico e da sociedade catarinense, com total TRANSPARNCIA nos atos administrativos e gesto dos recursos pblicos . Nunca agiremos visando parcerias que visem fortalecer politicamente outras instituies em detrimento da nossa. Trataremos os demais poderes com independncia e respeito, sem tergiversar ou abrir mo de quaisquer de nossas prerrogativas. Retomaremos a verdadeira parceria com a sociedade, revitalizando o programa 'MP vai s ruas', smbolo de aproximao com a populao. Administrao tica, transparente e democrtica. Todos os atos administrativos sero pautados pela legalidade e pela tica, de modo a servirmos com exemplo para as demais instituies pblicas. Trataremos a todos os integrantes do Ministrio Pblico, membros e servidores, com respeito e dignidade, permitindo avanos na democracia interna. Aceitarei as crticas como instrumento de construo e no como ameaa Instituio ou sinnimo de desunio da classe. Portanto, nossa administrao ser tica, transparente e democrtica. Nas relaes com os demais Poderes e Instituies, velaremos pelo respeito e independncia do Ministrio Pblico. Pretendo
2

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

estabelecer parcerias com os demais rgos pblicos, sempre visando o fortalecimento da atuao do ministerial em prol da sociedade. No podemos esquecer que o Constituinte, em nome da sociedade, nos outorgou o poder/dever de fiscalizao dos demais poderes do Estado e mesmo dos poderes privados (poder econmico e social). Assim, as boas relaes com tais poderes no podem resultar de subservincia, cumplicidade ou omisso. Somos e queremos continuar sendo vistos como fiscais e no apenas como parceiros/irmos. Nossa misso constitucional no nos permite abdicar de uma s prerrogativa em prol da harmonia, pois esta no significa compadrio, amizade, subalternidade ou abdicao da defesa intransigente da sociedade. Em todas as grandes questes, os Promotores e Promotoras de Justia tero o Procurador-Geral ao seu lado, chamando para a Instituio que lidera a responsabilidade para os enfrentamentos que se fizerem necessrios, seja no difcil combate ao crime organizado, em paralisaes da sade, catstrofes naturais ou outros eventos que exigirem uma postura forte do Ministrio Pblico. No podemos esquecer que o destinatrio das aes do Ministrio Pblico a sociedade, para quem devemos cotidianamente prestar contas. Para tanto, vamos revitalizar o programa MP vai s Ruas, espao vital de articulao com a populao, mostrando que estamos dispostos a ouvi-la e atender os seus reclames. Outro aspecto que destaco como importante para a demonstrao da independncia frente aos poderes a sada
3

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

das Promotorias de Justia dos fruns. Tal iniciativa, festejada por nossos pares em outras unidades da federao, iniciou em Santa Catarina na gesto 2007/2011, quando adquirimos alguns imveis e locamos vrios outros mais, conferindo s Promotorias de Justia melhores condies de trabalho (tnhamos algumas poucas experincias locais anteriores, mas sem a deciso poltica). Neste processo de transformao, que representa a plena independncia do Ministrio Pblico, foi emblemtica a deflagrao da licitao para construo da sede das Promotorias de Justia de Jaragu do Sul, impulsionado pela atual administrao. Tambm assim o foi em relao aquisio de imvel na Cidade de Lages, cujo processo foi iniciado na gesto anterior e concludo nesta, com o propsito de expandir o espao fsico das Promotorias de Justia e, especialmente, de atendimento ao pblico. Como j destacado, assumo o compromisso de defender de forma intransigente a transparncia dos atos da administrao e democracia interna. A igualdade no Ministrio Pblico catarinense ser privilegiada, por meio de tratamento igualitrio a todos. A classe ser ouvida como um todo. Ao decidirmos pela alterao da legislao institucional, as opinies de Promotores e Procuradores tero o mesmo peso, pois os membros sero ouvidos em igualdade de condies.

Temos, ainda, compromisso com a renovao dos membros da equipe do Procurador-Geral de Justia, possibilitando a participao de um maior nmero de colegas na administrao.
4

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Aspiro retornar Chefia do Ministrio Pblico, em razo do ideal que nutro de um Ministrio Pblico para todos, pois todos somos Ministrio Pblico. Oramento transparente Daremos a maior divulgao possvel dos gastos da Administrao, mostrando aonde estamos investindo e onde conseguimos economizar recursos, estimulando todos a participar desta tarefa. Para isto, retomaremos o projeto original de Planejamento Estratgico, onde todos sero ouvidos sobre o caminho que deve trilhar o Ministrio Pblico. Resgataremos o modelo de Planejamento Estratgico idealizado no final da gesto passada, quando membros e servidores do MPSC visitaram outros estados para colherem as experincias mais bem sucedidas. Campo Administrativo Daremos maior agilidade aos setores administrativos, com nfase no aprimoramento de servios no interior do Estado. A Coordenadoria de Engenharia, bem como os setores responsveis por compras e servios, agilizaro o atendimento nas comarcas mais distantes da Capital. Na rea de informtica, reforaremos as ligaes via Internet, agilizando a transmisso de dados, o que inclui repensar o SIG, instrumento, que, infelizmente, nunca atendeu s expectativas criadas quando da sua aquisio, no ano de 2006. Conselho Superior do Ministrio Pblico
5

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Alterar a legislao para que todos os representantes sejam escolhidos pelos membros da instituio, sem distino entre Promotores e Procuradores. Colgio de Procuradores Fortaleceremos o Colgio de Procuradores, revendo suas atribuies e dotando-o de maior poder. Eleio Direta para PGJ Enquanto no conseguimos a importante e fundamental conquista da eleio direta, podemos marchar para o voto uninominal. Para tanto, encerrada a necessria discusso da matria na classe, sensibilizaremos o Legislativo a aprovar o respectivo projeto. Poltica Remuneratria Com o passar dos anos conquistamos a paridade com a Magistratura, inclusive com o pagamento de atrasados. Nos anos de 2007/2010 foram pagas verbas atrasadas para mais de 500 membros, entre ativos e inativos. O valor de tais pagamentos supera em cinco vezes aos pagos nas duas administraes que antecederam a nossa. Infelizmente, em razo do contexto nacional fixao dos subsdios e ausncia de aumentos, a remunerao do Ministrio Pblico brasileiro est bastante achatada, motivo pelo qual intensificaremos, em nvel nacional, as negociaes que cotidianamente tm sido feitas pelo CNPG e pela CONAMP, pois os aumentos recentemente concedidos so muito inferiores s perdas que tivemos nos ltimos anos.

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Para tanto, fundamental que a nossa poltica remuneratria esteja atrelada a um planejamento estratgico no que diz respeito criao de cargos e servios auxiliares. Comprometo-me com o pagamento de indenizao de frias, ampliando-o para a indenizao de licena prmio, j que o fundamento para tanto exatamente o mesmo. Implantar o auxlio sade, por meio de crdito em folha, cujo valor dever ser definido aps anlise da situao financeira da Instituio ou outro modelo a ser definido em curto espao de tempo. Defender o restabelecimento do ATS adicional por tempo de servio em apoio as nossas representaes nacionais, fazendo articulaes com os parlamentares federais catarinenses. Defender a manuteno do auxlio moradia, posto que estabelecido h 6 anos e agora ampliado por lei de origem dos poderes, mas em caso de perda, que por ora est afastada, buscaremos alternativas para pronta compensao. Corrigir anualmente os valores do auxlio alimentao, observado os ndices de inflao. Fixar a gratificao do Promotor de Justia pela Coordenao em 6% do subsdio, em isonomia com valor pago pela Magistratura ao Diretor do Foro. ACHO QUE NO DEVE SER FEITA QUALQUER REFERNCIA A TAL ASSUNTO, POIS NO H UNANIMIDADE NA CLASSE. recente episdio que resultou no pagamento da gratificao de 15% aos Promotores de Justia Substitutos trouxe perplexidade classe, na medida em que h uma quebra na hierarquia salarial. Tal j ocorrera com o fim do ATS, aumentando agora, com a implantao de tal gratificao. H que se discutir temas de tal envergadura com toda a classe.
7

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Em nenhum momento se nega o balizamento com a Magistratura, pois somos ferenhos defensores da paridade remuneratria, contudo, temos que implementar polticas que privilegiem a carreira, entre estas diminuindo o percentual remuneratrio, entre as entrncias.

Poltica remuneratria dos servidores. Encaminhar a reviso do Plano de Cargos e Salrios represada pela atual administrao, aps renovao dos estudos, em prazo mximo de 45 a contar da posse, com efeitos a partir de primeiro de junho. Reajuste anual dos auxlios alimentao e creche. Implantao do auxlio sade, especialmente em razo da precariedade do plano estadual SC-Sade. Carreira Priorizaremos a criao de Cargos de Promotor de Justia Especial para as maiores Comarcas, substituindo vagas de Promotores de Justia Substituto. Os custos so praticamente os mesmos, estimulando a carreira com a abertura de vagas em Comarcas com maior densidade populacional. Iremos cri-los em todas Comarcas de entrncia especial e final, dando, inclusive, incremento na movimentao da carreira, que est em vias de paralisao pelo preenchimento de vagas.

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Para os cargos de Promotor de Justia Especial, criaremos os respectivos cargos de Assistente, permitindo que o Promotor de Justia ocupante deste cargo, mantenha sua assessoria. Destinaremos maior ateno s Comarcas de entrncias Inicial e Final, buscando dot-las de mais Promotorias, na medida de suas necessidades. Para tanto ouviremos os colegas e cotejaremos o instrumental da CGMP e ainda os dados da FIRJAM. Discutir amplamente com a classe a implementao de critrios objetivos de merecimento para as movimentaes na carreira. Coordenadoria de Recursos e CECCON Manter o tamanho da estrutura atual, aproximando estes rgos do primeiro e segundo graus da carreira, a fim de fortalecer a defesa das teses institucionais. Centros de Apoio Operacional Reformular o papel dos Centros de Apoio, tornando-os mais efetivos no auxlio aos rgos de execuo, atualmente sobrecarregados com a demanda de trabalho. Tornaremos os Centros de Apoio instrumentos teis s atividades das Promotorias de Justia. Para tanto, buscaremos conferir atuao pr-ativa aos Centros de Apoio, de forma a identificar os problemas comuns em cada rea de atuao, minutando recomendaes, termos de ajustamento de conduta e peties judiciais. Tal iniciativa no esbarra com o princpio da independncia funcional, pois resguarda a cada membro a deciso de utilizar e aprimorar tais minutas, poupandolhe seu precioso tempo de trabalho.
9

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

A adoo desse novo modelo, em que os Centros de Apoio seriam os indutores das demandas regionalizadas, conferir ao Ministrio Pblico a unidade de atuao exigida pela Carta Constitucional. Tal mudana de postura decorre da constatao que o modelo atual de atuao dos Centros de Apoio Operacional, de meros rgos consultivos, no atende s necessidades dos rgos de execuo e est aqum da capacidade de suas privilegiadas estruturas tcnicas e de pessoal. Para a coordenao dos centros de apoio sero convidados membros que possuam notria identificao com as reas respectivas, exigindo-lhes permanente contato aos colegas para identificar problemas comuns e lhes prestar o respectivo auxlio. Planejamento Estratgico Rediscutir o modelo de planejamento estratgico. Pensado na gesto 2007/2011 como uma ferramenta para projetar o MP dos prximos 10 anos, acabou concentrado na mo de poucos servidores da instituio. A opo da atual administrao, de contratao de uma consultoria que sequer sabia a diferena de Procurador de Justia e Promotor de Justia, no trouxe os resultados desejados. O maior reflexo do erro cometido na adoo do modelo atual apareceu nos encontros organizados. Por meio de convocao, promotores foram, afastados de suas funes para debaterem questes estreis ao planejamento estratgico. Como se viu, tais reunies comearam sem um objetivo e terminaram sem nenhuma definio.

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Resgataremos o modelo de Planejamento Estratgico idealizado no final da gesto passada, aprimorando e implantando idias bem sucedidas em outras unidades da federao, onde j se colhe os frutos do planejamento estratgico. A adoo do modelo privado de planejamento estratgico no atende os interesses do Ministrio Pblico, pois a instituio no busca o lucro, mas sim o atendimento efetivo da sociedade. Estrutura Administrativa e Fsica no interior Ampliar e acelerar o processo de construo e aquisio de sedes prprias para as Promotorias de Justia, destinando recursos para tal fim. Ampliar a estrutura de pessoal, no interior, onde for necessrio, incluindo o servio social, de psicologia e oficiais de diligncias. Projeto de Gesto de Promotorias de Justia Desenvolver projeto de gesto para tornarmos as Promotorias de Justia mais dinmicas e eficientes, voltadas atividade fim, tornando as rotinas e atividades burocrticas padronizadas. Aprimoramento Funcional CEAF Manter os projetos de aprimoramento funcional iniciados pelo CEAF na gesto 2007/2011 e ampliados nesta gesto. Ampliar a participao de membros e servidores. Estimularemos a realizao de eventos regionais com o emprego de verba para tanto, j regulamentada em 2007 e nunca efetivada. Estimular o uso da ferramenta que possibilita os cursos distncia EAD, adquirida na gesto 207/2011.
1

MINISTRIO PBLICO PARA TODOS, SOMOS TODOS MINISTRIO PBLICO

Revigorar o projeto do Memorial iniciado na gesto 2007/2011 e levado frente na atual gesto da instituio. Segurana dos Membros e Segurana Institucional. Dar prioridade total segurana dos membros da Instituio, como fizemos com quando da criao da Coordenaria de Segurana Institucional, deslocando Policiais especilizados (no misturando investigao e segurana de instalaes, com segurana pessoal) para atendimento desta demanda, infelizmente crescente nos ltimos anos. Reforar a segurana de todas as instalaes das Promotorias no Estado de Santa Catarina, com a PMs da reserva. Colocar em prtica as medidas de segurana necessrias, a partir do levantamento do C-ISI corrido no final da gesto 2007/2011, com implantao de segurana remota por cmeras, alm de outras medidas necessrias. bom lembrar que na nossa gesto foi criada uma estrutura inovadora, com a regionalizao dos GAECOS, que j seguida como exemplo em outros Estado. Incluir Breve Mensagem Final

Anda mungkin juga menyukai