Anda di halaman 1dari 23

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

105

A SINTAXE EM MATTOSO CMARA


(Syntax in Mattoso Cmara) Vlter KEHDI (USP)
ABSTRACT: In the literature about Mattoso Cmaras work, there is practically no reference to his studies in syntax. The purpose of this article is to show that the author has also worked in Portuguese syntax in all its extension. His considerations concerning simple and complex clauses are deeply stimulating and, considering his predominantly formalist approach, they cannot be interpreted as a simple retaking of the traditional view. KEY-WORDS: Syntax; Close and loose relations; Necessary and free relations. RESUMO: Na apresentao da obra de J. Mattoso Cmara Jr., no h praticamente referncia aos seus estudos sintticos. O objetivo deste artigo mostrar que o autor tambm se preocupou com a sintaxe portuguesa em toda a sua extenso. Suas consideraes relativas ao perodo simples e composto so profundamente estimulantes e, pelo enfoque predominantemente formalista, no podem ser interpretadas como simples retomada da viso tradicional. PALAVRAS-CHAVE: Sintaxe; Relaes cerradas e soltas; Relaes necessrias e livres.

0. Introduo
Tem-se dado pouca importncia contribuio de Mattoso Cmara no que se refere aos estudos de sintaxe (e, principalmente, da sintaxe portuguesa), considerando-se que os trabalhos do autor se concentram na fonmica e na morfologia. No resta dvida de que, no perodo em que os textos de Mattoso Cmara foram publicados, a lingstica estrutural privilegiava os campos
* Este artigo uma verso alterada do captulo VII da minha tese de livre-docncia A Morfologia e a Sintaxe Portuguesas na obra de J. Mattoso Cmara Jr. So Paulo, FFLCH-USP , 1998.

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL, 2004 (105-127)

106

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

da fonologia (ou fonmica, para os norte-americanos) e da morfologia, o que explica o maior desenvolvimento que esses estudos receberam por parte do autor. Contudo, conveniente lembrar que a sintaxe no foi to negligenciada por Mattoso quanto se pode pensar. Partindo da noo de frase como unidade do discurso, com seus quatro elementos essenciais: o falante, o ouvinte, o assunto e a situao, bem como a especial importncia atribuda manifestao psquica e ao apelo, integrados simples informao (na esteira da Sprachteorie, de Karl Bhler), Mattoso Cmara estabelece a interpenetrao entre as frases intelectiva e afetiva, propondo, assim, uma sintaxe vinculada estilstica. Essa posio vai impedi-lo de aderir sintaxe formalista dos bloomfieldianos, embora, como o mostraremos, no se possa deixar de reconhecer a proposta mattosiana de uma sintaxe rigorosa, elaborada e, sobretudo, explorvel. Como reforo dessa vinculao, contribuiu tambm sua leitura de The syntax of Castilian Prose. The sixteenth century, de Hayard Keniston, que, no 1.7, afirma:
[] It is difficult to establish the boundaries between syntax and stylistics, for what is today the stylistic peculiarity of an individual or a group of individuals with common ideals may tomorrow become the normal syntactic practice. (Keniston 1937:5)1

Com base em Speech and Language, de Alan Gardiner (tambm influenciado por Bhler), classifica as frases em emotivas (com predomnio do sujeito falante e da exteriorizao de seus estados dalma), requisitivas (subdivididas em interrogativas e imperativas, voltadas, portanto, para o ouvinte) e assertivas (com o objetivo de desenvolvimento do assunto, em independncia dos interlocutores),2 procurando destacar os traos formais gerais que as caracterizam e a passagem de um tipo a outro. Com o objetivo de facilitar nossa exposio e organizar melhor as idias, dividiremos o presente artigo em quatro partes.

1 Essa obra faz parte do Arquivo Mattoso Cmara, da Universidade Catlica de Petrpolis, e apresenta numerosos trechos assinalados pelo autor. 2 Cf. Princpios de Lingstica Geral (1.ed., 1941, p.131-132). Essa classificao mantm-se, com maior ou menor destaque, nas demais edies.

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

107

Na primeira, enfocaremos a caracterizao da morfologia e da sintaxe, bem como de seus aspectos diferenciais, sem deixarmos de discutir os problemas decorrentes. O esboo geral da sintaxe, tal como se apresenta na obra mattosiana, ser apresentado e comentado na segunda parte. Reservamos para a terceira parte o estudo detalhado das consideraes que o autor teceu sobre alguns termos oracionais, e que aparecem esparsas ao longo de sua obra. aqui que poderemos ver que Mattoso Cmara, alm de no ter negligenciado ou minimizado os estudos sintticos, no ficou preso exclusivamente tradio gramatical do portugus. Como a mesma observao pode ser estendida ao perodo composto, reservamos ao estudo deste ltimo a quarta parte do presente texto.

1. Morfologia e Sintaxe
O estabelecimento das fronteiras entre a morfologia e a sintaxe tem sido objeto de polmica entre os lingistas, sem contar os que chegam a afirmar que a separao entre os dois campos artificial, na defesa do que comumente se designa como morfossintaxe.3 No entraremos, aqui, nos aspectos polmicos da questo. Vamos aternos posio mattosiana e discusso da mesma. O texto em que Mattoso Cmara apresenta o assunto de forma mais clara e desenvolvida o ensaio Morfologia e Sintaxe, publicado inicialmente no Jornal de Filologia (Mattoso Cmara 1955: 177-182) e, posteriormente, inserido nos Dispersos (Ucha 1972: 9-14). As referncias ao problema encontram-se, tambm, nos Princpios de Lingstica Geral (1964) e nos verbetes correspondentes do Dicionrio de Fatos Gramaticais (1956a), e da edio posterior, Dicionrio de lingstica e gramtica (1977). Entretanto, no ensaio acima mencionado que a posio do autor estabelecida de forma mais completa e coerente.

3 Para maiores informaes sobre o assunto, consulte-se Roca-Pons, J. Introduccin a la gramtica (sobretudo, cap. 5, p. 99-105).

108

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

Como no h contradio ou mudana de posio relativamente aos outros textos referidos, baseamo-nos, aqui, no artigo Morfologia e Sintaxe. Convicto de que uma anlise lingstica deve ser feita em funo dos dois eixos (sintagmtico e paradigmtico) simultaneamente, Mattoso Cmara, propondo a explorao das relaes associativas (paradigmticas),4 conclui que necessrio que se delimitem os dois campos dos estudos gramaticais (morfologia e sintaxe), com base nos dois eixos de Saussure. Partidrio da separao entre os dois campos, reserva para a morfologia o estudo do vocabulrio isolado; a sintaxe deve ocupar-se da combinao entre os vocbulos. Embora seja essa oposio defendida pela gramtica tradicional, o autor revela sua originalidade ao integr-la na lingstica saussuriana. Retomando as relaes associativas e sintagmticas de Saussure, Mattoso Cmara salienta que um determinado elemento se define por dois tipos de relaes: as que estabelece com os elementos do mesmo paradigma (e cujo estudo objeto da morfologia) e as que contrai com os demais elementos da frase (objeto de estudo da sintaxe). Ocorre que, para Saussure, bem como para Bally (1965) Mikus (1952), as relaes sintagmticas se verificam tambm no interior do vocbulo (quando este constitudo de dois morfemas). Em outras palavras, a sintagmtica, no seu sentido amplo, inclui a sintaxe, indo, tambm, alm dela. Esse fato conduz Mattoso Cmara a especificar, dentro da sintagmtica, a rea especfica da sintaxe. No caso dos derivados (por ex., reler), embora estejamos diante de mais de um morfema, eles formam um conjunto que se integra em novas relaes associativas; por ex. reler se associa a rever, refazer, etc. Retomando as prprias palavras do autor:
Temos assim o fundamento terico para depreender da sintagmtica ampla de Saussure uma sintaxe no seu sentido estrito e usual. ela a parte da gramtica que estuda as seqncias frasais, isto , aquelas em que um valor lingstico associativo no interfere e no entra em conflito com o valor sintagmtico que a sucesso das formas determina. (Mattoso Cmara, in Ucha 1972: 14, grifos nossos )

Essa postura sempre mantida nas anlises realizadas pelo autor; cf., p.ex., sua obra Uma forma verbal portuguesa (Mattoso Cmara 1956b).

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

109

No queremos encerrar esta parte, sem fazer referncia ao problema do morfema de posio, que, nos termos em que explicitado por Mattoso Cmara, problematiza a separao (at agora aparentemente ntida) que o autor estabelece entre morfologia e sintaxe. No Dicionrio de lingstica e gramtica, no verbete morfema, Mattoso Cmara assim se refere ao morfema de posio:
5) [morfema] de Posio: a posio do semantema em relao a outro na enunciao; [...] (ex.: Pedro ouve Paulo, com Pedro sujeito; Paulo ouve Pedro, com Pedro objeto; [...] (Mattoso Cmara, in Ucha 1972: 170-171).

Ora, como vimos acima, para o autor, a combinatria dos vocbulos um problema de sintaxe; no entanto, est, no verbete citado, arrolada entre os tipos de morfemas (objeto de estudo da morfologia). Cumpre esclarecer, todavia, que a contradio aparente. Do vocbulo ao perodo temos diferentes nveis de coeso entre os elementos constituintes; no vocbulo, a coeso dos morfemas fixa e rgida, ao passo que, nas oraes e em alguns de seus termos, essa coeso mais frouxa. Ressalte-se, ainda, que o trao caracterstico do sintagma a relao determinado-determinante entre os seus elementos e, sob esse aspecto especfico, no so profundamente significativas as diferenas entre vocbulo (e seus constituintes) e orao (e seus termos). Curiosamente, para esses diferentes graus de coeso que aponta a oposio que os distribucionalistas americanos estabelecem entre morfologia e sintaxe:
20.1 (...) Morphology includes the stock of segmental morphemes, and the ways in which words are built out of them. Syntax includes the ways in which words, and suprasegmental morphemes, are arranged relative to each other in utterances. (Hockett 1958: 177).

Como, fundamentalmente, a morfologia e a sintaxe so marcadas pela combinatria, justifica-se que a anlise em constituintes imediatos da escola bloomfieldiana seja igualmente aplicvel aos dois terrenos. Salientese, entretanto, que a oposio estabelecida por Mattoso Cmara no se baseia nos distribucionalistas. Provam-no dois fatos importantes: primeiramente, as anlises morfolgica e sinttica mattosianas no se pautam

110

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

pelos mesmos critrios; em segundo lugar, para Mattoso Cmara, a morfologia baseia-se na valorizao do eixo paradigmtico, no levado em conta pelos distribucionalistas. Portanto, pode-se concluir que a partir de Bally e Mikus que Mattoso Cmara estabelece as duas divises da gramtica. Relativamente ao exposto acima, cabe ressaltar que a sintaxe mattosiana parte da forma para o sentido e , portanto, dessa perspectiva que deve ser avaliada.

2. Panorama geral da sintaxe


A sintaxe mattosiana apresentada em suas linhas gerais nos Princpios de lingstica geral. Nos captulos XI: A frase: sua conceituao (1964:162-173) e XII: A frase: sua estrutura (1964:174-191), o autor expe suas concepes relativamente ao tema. Como na Histria e Estrutura da Lngua Portuguesa, de publicao mais recente, Mattoso Cmara retoma os mesmos aspectos e os amplia, ser esse o texto a partir do qual faremos nossos comentrios. Baseamo-nos no captulo XI: A frase portuguesa (1975: 235-258), subdividido em duas partes: I. Os padres frasais; II. Os mecanismos sintticos. Embora na Histria e Estrutura, o autor contraste, ao longo de toda a obra, os pontos de vista diacrnico e sincrnico, fixar-nos-emos, em nossa exposio, na perspectiva sincrnica. Inicialmente, Mattoso Cmara subdivide as frases em dois tipos: nominais e verbais, conforme a natureza do predicado. Se este for representado por um nome, tem-se a frase nominal (caso das frases com verbo de ligao e predicativo do sujeito); no caso do predicado representado por um verbo, estamos diante de uma frase verbal. Na frase verbal, o sujeito o elemento determinado, ao passo que o predicado o elemento determinante. Reconhece-se, aqui, a influncia de C. Bally (assinalada anteriormente), que se pode verificar atravs da passagem:
O sujeito um substantivo (nome ou pronome), que serve de tema, ou ponto de partida, da comunicao frasal. (Mattoso Cmara 1975: 235)

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

111

Entretanto, na relao sujeito-predicado, no pacfica a interpretao do sujeito como determinado. Alguns lingistas, diferentemente de Bally, consideram o predicado como o elemento determinado, atribuindo ao sujeito o papel de determinante. Essa , por exemplo, a posio de Tesnire, que considera a frase como um conjunto de relaes de determinao que convergem todas para o predicado, que passa a ser o elemento bsico, central e, portanto, o determinado (cf. Tesnire 1969: 103-105). Afinando a posio de Tesnire, encontramos o mesmo ponto de vista em Martinet (1980: particularmente, p. 125-126). Na verdade, a divergncia decorre da viso que se tem desses dois termos oracionais: a posio de Bally (retomada por Mattoso Cmara) baseia-se na concepo lgica da orao, ao passo que Tesnire e Martinet, de um ponto de vista mais formal, privilegiam a caracterizao sinttica. Retomando a frase verbal e sua caracterizao, Mattoso Cmara observa que o predicado verbal pode ser constitudo de um verbo desacompanhado ou seguido de complemento, preposicionado ou no, conforme o exija a regncia verbal. No caso de o verbo vir acompanhado de complemento, o autor especifica os traos formais ligados a este ltimo. Aqui, a posio mattosiana reveste-se de particular interesse, se nos lembrarmos de que mesmo nossas gramticas mais recentes procuram caracterizar os complementos por aspectos semnticos e alguns vagos traos formais. Voltando caracterizao dos padres gerais (frase nominal e verbal), o autor passa a considerar as frases negativa e interrogativa. Relativamente s frases negativas, digna de nota a observao segundo a qual os pronomes indefinidos nada e ningum, quando antecedem o verbo, rejeitam a partcula no. Comparem-se: No sei nada : Nada sei e No chegou ningum : Ningum chegou. Seria, contudo, interessante que se integrasse essa observao no tpico em que estuda os mecanismos sinttico, especificamente a colocao. No que se refere s frases interrogativas, Mattoso Cmara estabelece a conhecida distino entre interrogao total e interrogao parcial. Escla-

112

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

rece que, nesta ltima, quando a questo no incide sobre o sujeito, se d a posposio desse termo oracional: Quando partem os viajantes? Onde esto os livros? Ocorre que, na verdade, mesmo na lngua escrita formal, possvel a anteposio do sujeito ao elemento interrogativo: Os viajantes quando partem? Os livros onde esto? (construes enfticas). No se trata, portanto, de uma regra rigorosa de colocao. Dispensamo-nos de especificar, aqui, o que o autor afirma a respeito dos padres de subordinao, que desenvolvemos mais explicitamente na prxima seo. So inovadoras suas observaes relativas ao par pergunta-resposta, quando assinala que, diferentemente do que ocorre em outras lnguas romnicas, o portugus utiliza como resposta afirmativa a uma interrogao total a simples repetio do verbo que figura na pergunta (Pedro saiu hoje? Saiu. (em vez do simples Sim)). A resposta negativa concentra-se na partcula no, desacompanhada da forma verbal (Pedro saiu hoje? No).5 Chama-nos a ateno, aqui, a omisso de um fato importante ligado s frases interrogativas. Na interrogao indireta caberia discutir o carter justaposto ou no de certas construes (Pergunto qual seu endereo), ou o cruzamento das interrogativas indiretas com as relativas (Pergunto o que vai acontecer), no satisfatoriamente discutidos em nossas gramticas. Passemos, agora, segunda parte do captulo de Histria e Estrutura, em que Mattoso Cmara faz o levantamento dos mecanismos sintticos: regncia, concordncia, colocao e diviso fonolgica (como recurso sinttico). Sem levar em conta a diviso fonolgica, os mecanismos apresentados correspondem ao que a gramtica tradicional j havia especificado e a NGB oficializou. Impe-se, inicialmente, que se considerem dois pares opositivos de relaes sintticas, apresentadas na Contribuio Estilstica Portuguesa (Mattoso Cmara 1977: 64). No primeiro par, temos o contraste entre relaes necessrias e livres; no segundo, o contraste entre cerradas e soltas. A concordncia do adjetivo com o substantivo , em portugus, um exemplo de
Essas observaes, que correspondem a um uso comum e generalizado, curiosamente no aparecem em muitas de nossas gramticas.
5

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

113

relao necessria e solta, pois o adjetivo pode conectar-se com mais de um substantivo e antepor-se ou pospor-se a este ltimo; por outro lado, a relao entre a preposio e seu conseqente cerrada. O emprego dos infinitivos flexionado e no flexionado , com freqncia, a ilustrao de uma relao livre, pois o uso de um e de outro , muitas vezes, facultativo. Vse, portanto, que os dois pares no constituem compartimentos estanques. Ressalte-se que as relaes cerradas e as soltas se associam ao problema da coeso dos elementos oracionais e esto, portanto, relacionadas com o mecanismo sinttico da colocao. Por sua vez, as relaes necessrias e as livres relacionam-se mais com a regncia e a concordncia. Com base nessas consideraes preliminares, podemos explorar aspectos ligados aos mecanismos sintticos. No que se refere regncia, Mattoso Cmara destaca a regncia nominal e a verbal. O tratamento dado regncia nominal cursivo, limitando-se o autor a reconhecer a preposio de como marca dessa regncia. Ora, os processos de nominalizao mostram que outras preposies so possveis (obedincia a algum/algo, p. ex.); no rara a substituio da preposio de por outras, em caso de ambigidade: caa s bruxas (por caa das bruxas, de duplo sentido). Mais desenvolvido apresenta-se o estudo da regncia verbal, merecendo referncia especial a preocupao com os aspectos semnticos ligados s preposies, como se pode ver na passagem seguinte:
a significao gramatical de direo que explica, por exemplo, a preposio a na regncia do complemento do verbo aspirar; da mesma sorte, o verbo incorporar pode ter um complemento com a preposio em (lugar), ou a (direo), ou com (associao) (Mattoso Cmara 1977: 247).

A preposio que encabea certos complementos verbais pode resultar de uma servido gramatical: o caso do verbo gostar, que pede a preposio de (que, primitivamente, nessa construo, tinha valor partitivo). Seria desejvel que, aqui, o autor estabelecesse os devidos paralelismos entre as regncias verbal e nominal, mostrando as importantes vinculaes que existem entre elas.

114

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

Quanto concordncia, estabelece-se, tambm, a diviso em concordncia nominal e verbal. As referncias aos dois tipos de concordncia prendem-se s regras gerais, bastante conhecidas. A originalidade do tpico consiste em mostrar que a maior parte dos casos de concordncia se d sob a forma de variaes livres: o adjetivo relacionado a mais de um substantivo deve concordar com o ltimo (o amor e a amizade verdadeira); nesse caso, a lngua literria criou a possibilidade de uma concordncia global com o adjetivo no masculino plural (o amor e a amizade verdadeiros), a fim de evitar a duplicidade interpretativa. Na concordncia verbal tambm se apontam casos de variao livre, quando o sujeito composto aparece posposto: Desapareceu o explorador e todos os seus companheiros (com a possibilidade de se realizar a concordncia: Desapareceram...). A impessoalizao resulta da invariabilidade em nmero de um verbo na 3a. pessoa do singular, com os verbos que exprimem fenmenos atmosfricos e na construo passiva pronominal. Com relao colocao, Mattoso Cmara enfatiza a importncia da inteno de expressividade, portanto estilstica, como se pode depreender da passagem:
H um princpio bsico, que consiste em atribuir ao ltimo termo do enunciado o mximo valor informativo (Mattoso Cmara 1977: 252).

Esse princpio explicaria a colocao normal do adjetivo (como elemento de acrscimo de um dado de informao nova) aps o substantivo; justificaria, tambm, a anteposio do sujeito (como tema da informao) com relao ao predicado. Considerando-se que a ordem dos vocbulos justificada por diversos fatores, tais como a autonomia do sintagma, a pausa, o ritmo, as razes de natureza lgico-semntica, etc. (e que, muitas vezes, aparecem acoplados), parece-nos parcial o enfoque exclusivo da expressividade. Os fatores apontados justificam a liberdade de colocao, o que revela que aqui nos deparamos com vrios exemplos de relaes soltas.

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

115

Encerrando esta parte, o tpico mais original o do item 9 (A diviso fonolgica como recurso sinttico). Segundo Mattoso Cmara, a distribuio dos grupos de fora dentro da frase um fator que, associado colocao, pode desambigisar certas construes. So dignos de nota os comentrios feitos sobre a frase Tenho um livro de Pedro:
[...] a) Tenho um livro / de Pedro (como presente, digamos); b) Tenho / um livro de Pedro (de que ele possuidor, por exemplo). Tambm aqui a colocao outra alternativa: a) Tenho de Pedro um livro; b) Tenho um livro de Pedro. (Mattoso Cmara 1977:257)

A distribuio dos grupos de fora, o jogo de pausas, remetem-nos s construes intervirguladas, cujo estatuto sinttico e semntico ainda no est suficientemente esclarecido.6 Vemos, mais uma vez, que as consideraes sintticas de Mattoso Cmara so, tambm, atuais e sugestivas. Em concluso, procurou-se, nesta parte, mostrar que regncia, concordncia, colocao e diviso fonolgica como recurso sinttico esto imbricadas e constituem entre si mecanismos compensatrios, em virtude do fato de representarem relaes livres e soltas, sujeitas, portanto, ambigidade e instabilidade.

3. Os termos oracionais
No prefcio que escreveu para a Nova Anlise Semntica, de Madre Olvia, (sob o ttulo de Duas palavras apenas), Mattoso Cmara revela, pelas referncias seguras a figuras importantes da lingstica europia (Jespersen, Bally, Mikus, Glinz, Karceviski e Martinet) e da lingstica norteamericana (Bloomfield, Fries, Hockett, Harris, Pike e at Chomsky), estar a par das pesquisas mais avanadas que se realizavam na rea da sintaxe. Reservamos esta parte ao estudo mais detalhado da sintaxe mattosiana. Baseamo-nos, essencialmente, nas duas edies do dicionrio de lingstica do autor: Dicionrio de Fatos Gramaticais abreviadamente DFG;
6

Para o estudo desse tipo de construo, consulte-se a Grammaire de la Phrase Franaise, de Pierre Le Goffic (1993).

116

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

e Dicionrio de lingstica e gramtica abreviadamente DLG (respectivamente, Mattoso Cmara 1956a e 1977). Para no sobrecarregar o texto, citaremos apenas as passagens que nos parecem indispensveis. no verbete anlise que Mattoso Cmara apresenta, a respeito da anlise sinttica, a sua postura relativa ao assunto. Examinemos a passagem seguinte:
[...] A anlise sinttica chamada lgica porque tende a apreciar as frases de acrdo com as leis da Lgica dita formal, disciplina filosfica que estabelece as condies para a boa expresso de um raciocnio verbal. Dste ponto de vista uma tcnica inadequada a se aplicar a toda e qualquer frase por trs motivos: 1) muitas frases enunciadas no decorrem de um raciocnio, mas de um impulso emotivo, isto , no so declarativas; 2) muitas frases, mesmo pautadas de raciocnio, sofrem a interferncia de variados fatres psquicos que perturbam a nitidez do seu desdobramento lgico (v. anacoluto, atrao, afetividade e silepse); 3) as possibilidades da expresso lingstica, mesmo nas frases puramente declarativas, ultrapassam os esquemas verbais que a lgica nos ministra (v. idiotismos, realce, pleonasmo, impressionismo e antecipao). (DFG, p. 30)

Ao mostrar os limites de uma anlise lgica, o autor chama a ateno para aspectos formais (p. ex., anacoluto, antecipao, etc.). No DLG, o mesmo verbete (p. 49-50) no sofre alteraes; como, na segunda edio, Mattoso Cmara esmia os traos formais na caracterizao dos termos da orao, podemos afirmar que, da primeira para a segunda edio, houve um aprofundamento desse aspecto: as duas edies (no que se refere estruturao do perodo simples) no apresentam, portanto, posies antagnicas. Por essas razes, nossas referncias fixar-se-o, sobretudo, na segunda edio. Dos termos oracionais levantados, escolhemos, para iniciar nossa exposio, o sujeito, por motivos que mais abaixo especificaremos. O sujeito, como vimos, caracterizado como o elemento determinado do sintagma oracional, em que o predicado aparece como determinante. Apresenta, tambm, o trao da concordncia com o verbo e o da freqente anteposio com relao a este ltimo. A omisso de caractersticas semnticas do sujeito prende-se ao fato de que este expressa uma variedade de valores: nem sempre pode ser identificado como o agente da ao verbal, por exemplo. Essa constatao con-

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

117

duz o autor a examinar uma srie de construes em que o elemento agente expresso por formas lingisticamente diversificadas. No verbete agente, vemos que este pode ser expresso pelo sujeito em muitas frases ativas; na frase passiva, representado por um sintagma preposicional encabeado por por / de (agente da passiva); com os verbos causativos, o agente o ser-objeto, a que o ser-sujeito impe a ao; muitos adjuntos de um substantivo, regidos pela preposio de, podem, tambm, exprimir o agente (obra de Jos de Alencar). Relativamente aos verbos causativos, Mattoso Cmara especifica que so normalmente caracterizados pelo sufixo entar (afugentar: comparemse: O co afugentou a raposa a raposa fugiu), ou pelo sufixo izar (civilizar). Existem, paralelamente, construes analticas com o auxiliar fazer + infinitivo (faz nascer), ou com fazer / tornar + adjetivo (faz/torna feliz). Paralelamente, a noo de paciente no se associa, por exclusividade, ao sujeito da construo passiva. O carter de paciente pode notar-se em certas frases ativas: O meliante apanhou uma surra. Essas construes so examinadas sob a rubrica passividade. (Assinalemos, ainda, que o objeto direto, muitas vezes, indica o paciente: Pedro feriu Paulo). No se pode, tambm, estabelecer relao absoluta entre passividade e voz passiva; a voz passiva impessoal , na verdade, uma forma passiva, de sentido ativo e sujeito indeterminado: trabalha-se, come-se, etc. Os comentrios acima permitem-nos estabelecer uma relao entre os verbetes sujeito, agente, causativo e passividade. Acrescente-se, tambm, que a falta de um valor semntico estvel para o sujeito e para a construo passiva (ou a possibilidade de construes diversificadas para a expresso do agente e da passividade) leva o autor a privilegiar os aspectos formais, fato que foi apenas constatado nos comentrios acima, relativos ao verbete anlise. Em impessoalidade, Mattoso Cmara no se limita a enumerar as construes impessoais da lngua portuguesa, mas enfoca alguns processos de impessoalizao. Nas frases com o verbo haver (com a noo de existncia), o nome que era inicialmente sujeito passa a complemento de lugar (regido de em): A carnia havia (= tinha) ossos Na carnia havia (= existiam) ossos.

118

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

O processo vivo, em portugus, pois ocorre, atualmente, com o verbo ter na linguagem popular do Brasil (e mesmo na linguagem literria). Em termos formais, a anteposio da preposio ao sujeito torna-o complemento circunstancial e assegura-lhe a mobilidade (note-se que tambm se pode dizer Havia ossos na carnia). As oraes impessoais com a partcula apassivadora se resultam de eliminaes sucessivas de termos de uma construo primitiva, de valor passivo incontestvel pela presena do agente: [...] por ele o mar remoto navegamos que s dos feios focas se navega (Lus., I, 52) mar que se navega navega-se (pass. impess.). Houve, aqui, elipses sucessivas. O processo vivo, como se pode observar pela coexistncia de construes como: Afinam-se pianos, ao lado de afina-se pianos.7 No que se refere aos complementos, j discutimos alguns aspectos na primeira parte deste texto. Associados ao verbete objeto, os complementos sero, aqui, explicitados com maiores detalhes, com apoio, sobretudo, no critrio da pronominalizao, amplamente utilizado pelos estruturalistas na depreenso e caracterizao dos constituintes oracionais. O objeto direto no deve ser identificado pelo seu carter justaposto. No s h adjuntos adverbiais tambm justapostos (Leio o dia inteiro), como tambm no incomum o objeto direto aparecer regido da preposio a (Amar a Deus). Portanto, os critrios que se revelam mais seguros para a identificao desse termo oracional so a possibilidade de substitulo pelo pronome o (e variantes) e a transformao passiva. Com relao ao objeto indireto, regido de a, a forma pronominal que pode substitu-lo lhe (e respectivo plural). Como, de acordo com a NGB, o objeto indireto tem sentido amplo (incluindo alguns dos antigos complementos terminativos), fazem-se necessrias outras especificaes, quando a preposio diferente de a. Quanto ao complemento de direo, no possvel substitu-lo por lhe, e sim por ele (e variantes) regido da preposio a:

Note-se como todos os comentrios feitos at agora convergem para o sujeito.

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

119

Vou ao menino Vou a ele (ex. extrado de Mattoso Cmara 1975: 239) Retomando o par: Vou ao menino Vou a ele, convm assinalar que, se em vez de nome de ser animado, tivssemos um nome de lugar (p. ex., Vou ao colgio), haveria a possibilidade de substituir o complemento pelo advrbio de base pronominal l: Vou l (construo mais natural que Vou a ele). Apesar do cuidado do autor em caracterizar esses complementos por traos formais, sua preocupao com a apresentao de um quadro genrico faz com que deixe de lado aspectos importantes, que reclamam elucidao e maior desenvolvimento. Os complementos circunstanciais (adjuntos adverbiais, segundo a NGB) caracterizam-se por poderem ser substitudos por advrbios (Comparem-se: Vou praia todos os dias Vou l cotidianamente). Quando essa substituio no possvel numa dada orao, pode ser indiretamente obtida por meio de outra (que contenha o mesmo verbo e complementos na mesma funo): Vou ao presidente s trs horas; substitua-se por: Vou praia todos os dias. Observao: Reconhecendo o carter acessrio dos chamados adjuntos, Mattoso Cmara observa:
Da o nome de adjuntos adverbiais, que se d aos complementos circunstanciais e onde o termo adjunto adotado para insistir no carter acessrio que se lhes atribui na comunicao, mas nem sempre exato (cf. o verbo ir, que pressupe necessariamente a expresso de um ponto de chegada como complemento circunstancial de lugar) (DLG s.v. complementos, p.76 grifos nossos).

Prope, contra o que estabelece a NGB, que se designem como adjuntos os complementos substantivais; complemento seria a designao reservada para os complementos verbais (cf. DLG, s.v. adjunto, p. 41 e complemento, p. 75-76). Estes ltimos dividem-se em quatro tipos: objetivos, circunstanciais, predicativos e de agente. A rigor, dever-se-ia excluir do quadro dos complementos o predicativo, pois este no tem carter complementar; o elemento nuclear da frase nominal, em que muitas vezes falta o verbo de ligao (cf. lat. homo bonus o homem bom). Dessa forma, os complementos continuariam sendo quatro, em funo da subdiviso dos objeti-

120

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

vos: objeto direto, objeto indireto, circunstancial e de agente (com excluso, portanto, do predicativo). Os complementos predicativos (do sujeito e do objeto) so expressos por adjetivo (diferentemente dos complementos direto, indireto, e circunstancial), ou por substantivo que possa ser substitudo por adjetivo: Pedro um anjo Pedro bom Considero-o um homem de bem Considero-o justo Finalmente, Mattoso Cmara destaca o complemento de agente (agente da passiva, para a NGB), que, nas frases passivas, aparece regido das preposies por / de, e sempre acessrio. Observando frases como Ele foi visto por Lisboa, que apresenta essas mesmas caractersticas, e em que por Lisboa um complemento circunstancial de lugar, essa caracterizao formal parece insuficiente; por isso o autor especifica que o complemento de agente exprime o agente da ao na voz passiva. Estamos, aqui, diante de um novo caso, em que os critrios formais so completados com o aspecto semntico. Todas as observaes acima permitem-nos fazer um levantamento das tcnicas formais empregadas por Mattoso Cmara na caracterizao dos termos oracionais: basicamente, levou em conta a ordem (posio), a omisso (elipse), o acrscimo de elementos (no caso da preposio que antecede o complemento de lugar nas frases com o verbo haver), a pronominalizao e a permutao (mobilidade dos elementos). A ordem aparece freqentemente associada permutao (lembremse os comentrios relativos ao sujeito e aos constituintes adjetivais); a pronominalizao (que inclui, tambm, os advrbios de base pronominal) de capital importncia para a caracterizao dos complementos; a omisso pode ser considerada um caso de substituio por . Todos esses recursos esto sintetizados no verbete transformao (que s aprece no DLG, p. 234), o que, mais uma vez, confirma a observao que j fizemos a respeito do aprofundamento dessas tcnicas na segunda edio). Valorizam-se nesse verbete a posio, os acrscimos, as substituies, etc. Podemos, portanto, afirmar que aqui est o ponto de partida para a caracterizao dos termos oracionais, na sintaxe mattosiana.

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

121

Observao: Cabe, aqui, esclarecer que Mattoso Cmara no utiliza as tcnicas transformacionais na esteira da gramtica gerativo-transformacional, de N. Chomsky. Seus estudos lingsticos foram sempre de orientao estruturalista; por conseguinte, as tcnicas transformacionais explicitadas e empregadas pelo autor no correspondem ao tipo de formalizao proposto pela teoria padro da gramtica gerativo-transformacional. Esto, antes, ligadas utilizao que dessas mesmas tcnicas fazem Charles Bally e Otto Jespersen. Observe-se que, em nenhum momento, se fazem referncias a estruturas profundas abstratas e ordem das transformaes. O emprego das tcnicas formais na sintaxe representa, sem dvida, um avano com relao ao que se encontra em nossas gramticas tradicionais. No se pode afirmar que essas gramticas tenham desconhecido totalmente esses aspectos; contudo, no os exploraram totalmente, nem os hierarquizaram. No h dvida, portanto, de que a sintaxe mattosiana constitui uma contribuio importante relativamente anlise da sintaxe portuguesa. Considere-se, tambm, o paralelismo que se pode estabelecer entre os estudos sintticos do autor e seus estudos de morfologia: os dois terrenos so explorados de uma perspectiva marcadamente formal. Relativamente aos termos acessrios, a interpretao de dois ou mais adjetivos (determinando um s substantivo) como constituintes em ordem sucessiva (e no simultnea) est relacionada com a anlise em constituintes imediatos, que tambm considera a orao como uma superposio de camadas binrias. No verbete constituintes, que figura apenas no DLG (p. 83), Mattoso Cmara observa que esses adjetivos no representam necessariamente uma seqncia de coordenao junto ao substantivo que modificam, mas so constituintes em ordem sucessiva. Os critrios formais que permitem caracterizar o fato so a falta de pausa entre esses constituintes e, sobretudo, a possibilidade de anteposio de um deles em face da posposio do outro: olhos femininos encantadores encantadores olhos femininos ? femininos olhos encantadores

122

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

No exemplo acima, a possibilidade de permutao de encantadores e a fixidez de femininos (o que lhe garante maior aderncia ao substantivo) levam-nos a estabelecer a diviso do sintagma proposto em duas etapas: olhos femininos | encantadores olhos | femininos Portanto, os dois adjetivos no esto integrados ao substantivo no mesmo nvel, o que mostra que realmente no esto coordenados entre si. Por sua vez, o aposto no foi suficientemente esmiuado (p.ex., o autor no levou em conta toda a complexidade da aposio). O verbete aposto apresenta, no DLG, uma observao que no figura no DFG, e que transcrevemos a seguir:
[...] Na aposio tem-se uma seqncia, e no um sintagma, mas uma seqncia centrpeta (que gira em torno de um ser como seu centro), em contraste com as demais seqncias, de carter centrfugo (em que cada membro tem o seu centro de referncia: Carlos Gomes, Jos de Alencar, Pedro Amrico so algumas de nossas glrias nacionais). (DLG, p. 58)

Na esteira de F. Mikus, Mattoso Cmara considera seqncia a coordenao; o aposto constitui, com a base, uma seqncia especial, e no um sintagma (em que a relao sinttica de subordinao). A especificao da relao sinttica do aposto com a base (no mencionada na primeira edio) confirma o que j dissemos: houve, da primeira para a segunda edio, um aprofundamento maior dos aspectos formais. O aposto, em seqncia com a base, leva a uma reviso do conceito de coordenao, por tabela, do de subordinao. justamente a interpretao do aposto como elemento em seqncia que conduz o autor a considerar apenas o substantivo como a classe gramatical que pode representar a funo apositiva; dessa forma, o valor apositivo do adjetivo fica implicitamente negado e, conseqentemente, passa despercebida a complexidade do fenmeno da aposio, em sua amplitude. No podemos deixar de assinalar alguns problemas e lacunas na caracterizao dos termos oracionais.

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

123

O carter normalmente justaposto do objeto direto conduz comparao com alguns adjuntos adverbiais justapostos, no sentido de estabelecer as devidas diferenas entre esses termos. Contudo, aqui, Mattoso Cmara prendeu-se aos adjuntos adverbiais de tempo (Leio o dia inteiro); seria interessante levar em conta, tambm, os adjuntos adverbiais de peso e de preo (Isto pesa oitenta quilogramas Este anel custou-me quarenta libras), o que possibilitaria uma caracterizao mais completa desses complementos. Note-se que no admitem transformao passiva, mas podem ser substitudos por pronomes: Este anel custou isso. Como alguns verbos transitivos diretos no podem ser apassivados (crer, ter, etc.), o critrio da pronominalizao poderia parecer mais importante; assinale-se, todavia, que esses complementos tambm podem ser comutados por advrbios: Isto pesa muito. Este anel custou-me caro (adjetivo adverbializado, invarivel; cp.: Estes anis / (estas jias) custaram-me caro). Pode-se, assim, concluir que os mesmos critrios propostos pelo autor nos levam a reconhecer, aqui, complementos circunstanciais; trata-se, contudo, de caso curioso, pois, com a presena de alguns traos definitrios do objeto direto (justaposio e pronominalizao), defrontamo-nos, a rigor, com um exemplo de interpenetrao de funes. Naturalmente, a preocupao com distines gerais e rigorosas contribuiu para a excluso desses problemas limtrofes.

4. O perodo composto
Embora representem um avano mais tmido com relao ao que nossas gramticas tm observado, as consideraes de Mattoso Cmara, no que se refere ao perodo composto, merecem tambm explicitao detalhada. No artigo Nomenclatura gramatical (2a. aula), inserido nos Dispersos (Ucha 1972: 62-69), reconhece apenas dois processos de estruturao do perodo composto: a coordenao (em que os elementos lingsticos se somam) e a subordinao (em que esses elementos se relacionam como determinado e determinante), com ou sem conectivo. Apenas quanto conexo (e no natureza) que as oraes podem ser justapostas (subdi-

124

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

vididas pelo autor em intercaladas, apositivas e adverbiais) e correlativas (consecutivas, comparativas e aditivas). O reconhecimento de justapostas e correlativas ao lado das coordenadas e das subordinadas decorre do fato de se admitir que a subordinada exige um conectivo e a coordenada apresenta sempre um sentido completo. Dessa forma, Mattoso Cmara reorganizou a tradicional classificao de Jos Oiticica, que alinha os quatro processos em seu Manual de Anlise (cf. Oiticica 1950: 244-247, 248-240 e 285), sem distino das classificaes quanto natureza e conexo.8 Publicado em 1960, o texto de Mattoso Cmara (na verdade, apresentado como palestra em 1959) projeta-se nas Lies de Portugus pela Anlise Sinttica, de Evanildo Bechara, cuja primeira edio de 1960 (cf. p. 106-107). Cumpre, contudo, assinalar que a coordenao apresenta problemas no suficientemente esclarecidos por Mattoso Cmara; na parte 4 deste texto, a discusso em torno do conceito de aposio (apresentada como uma construo em seqncia centrpeta, ou seja, uma coordenao especfica) aponta para a dificuldade do estabelecimento de limites claros entre os processos de coordenao e subordinao, pois o aposto indiscutivelmente um determinante com relao sua base (o determinado) e a relao entre determinado e determinante de subordinao. Haver, provavelmente, graus intermedirios, no levados em conta pelo autor, mais uma vez preocupado com a apresentao de quadros gerais. Ao estudar Os padres frasais, na Histria e Estrutura da Lngua Portuguesa, especificamente nos tens 4 e 5, d-se um destaque especial ao padro comparativo (item 4, p.242-244), explicitado, numa perspectiva diacrnica, como o desenvolvimento de uma frase nominal. No que se refere ao item 5 (Os padres de subordinao, p. 244-247), uma leitura superficial poderia camuflar inovaes importantes introduzidas por Mattoso Cmara: o reconhecimento de uma prtase e de uma apdose no apenas nas condicionais, mas tambm nas subordinadas adjetivas e adverbiais temporais, associado ao emprego dos modos/tempos verbais; o emprego do subjuntivo nas concessivas, nas finais e nas substantivas (nestas ltimas podem ocorrer casos de variao livre, tambm freqentes nas con8

Em Teoria da Correlao, Jos Oiticica desenvolve um estudo mais amplo e detalhado dessa construo.

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

125

dicionais). A novidade consiste, aqui, na preocupao com o emprego de modos/tempos verbais e no na simples classificao das oraes. A importncia das tcnicas transformacionais, mencionadas na parte anterior deste texto, foi tambm destacada pelo autor em suas preocupaes com o perodo composto. Curiosamente, isso mais perceptvel em uma de suas obras mais escolares, Curso da Lngua Ptria. Gramtica, 1a. e 2a. sries ginasiais, (Mattoso Cmara 1945). A ttulo de ilustrao, comentaremos dois exemplos. Podem-se substituir frases introduzidas por ainda que por construes em que a partcula que se pospe a um substantivo em funo de objeto direto: Ainda que me oferecessem uma fortuna, eu no venderia esta casa Uma fortuna que me oferecessem, eu no venderia esta casa Algumas condicionais encabeadas por se podem perder o conectivo, com a posposio do sujeito ao verbo, e a apdose aparece facultativamente introduzida por e: Se ele tivesse estudado, no teria sido reprovado Tivesse ele estudado (e) no teria sido reprovado9 digno de nota que, nos dois exemplos acima, as frases transformadas apresentam alguns traos comuns: omisso de elementos e mudana de ordem. Resta, todavia, explicar a presena obrigatria do que (como pronome relativo, na segunda frase do primeiro par) e a presena facultativa da conjuno e, na segunda frase do segundo par (onde a justaposio mais perceptvel). J observamos, acima, que as frases assertivas podem passar a emotivas. Comentaremos apenas um exemplo apresentado pelo autor: A guerra um absurdo Que absurdo uma guerra! (cf. Mattoso Cmara 1941: 134) Houve, na frase exclamativa, a mudana da ordem vocabular, a omisso do verbo de ligao e a introduo da partcula que. Defrontamo-nos,
9

Cf. op.cit., p.140. Mattoso Cmara no faz referncia ao carter facultativo da conjuno.

126

D.E.L.T.A., 20:ESPECIAL

aqui, com um problema mais complexo: dadas as vinculaes entre sintaxe e estilstica, no fcil determinar se a construo assertiva antecede a exclamativa ou vice-versa; , portanto, prefervel considerar que cada construo apresenta seus recursos formais especficos. De qualquer forma, trata-se de um aspecto perfeitamente explorvel. Finalizando nossas consideraes referentes a este captulo, cumpre destacar um importante trecho do verbete sintagma, tal como aparece redigido no Dicionrio de Lingstica e Gramtica:
[..] De acordo com o esprito da definio, implcita em Saussure, entende-se hoje apenas por sintagma um conjugado binrio(duas formas combinadas), em que um elemento determinante cria um elo de subordinao com outro elemento, que determinado. Quando a combinao cria uma mera coordenao entre os elementos, tem-se, ao contrrio, uma seqncia. [...] A anlise lingstica resume-se assim na depreenso de sintagmas em ordem decrescente, at ao sintagma da palavra simples, e na separao das seqncias que se encontram em cada nvel sintagmtico [...]. (DLG, p. 223)

A citao ilustra com clareza a influncia de Mikus em importantes aspectos da sintaxe mattosiana. , portanto, compreensvel que o perodo composto por subordinao seja apresentado como um sintagma predicativo complexo, com encaixamento de outras oraes (tambm sintagmas predicativos). Decompe-se o conjunto, hierarquicamente, em sintagmas cada vez mais simples, sendo a orao subordinada um sintagma predicativo que passa a constituir termo de outro sintagma, em funo dos mecanismos de transposio acima apresentados e que explicam as possibilidades de transformao das estruturas.10 No perodo coordenado, o nmero de oraes corresponde ao nmero de sintagmas predicativos. Dessa forma, fica solucionado o problema da individualidade das oraes no perodo; perguntas relativas questo da separao ou no da principal com relao subordinada (e o mesmo relativamente s oraes coordenadas) j esto suficientemente esclarecidas em funo das observaes deste pargrafo.

No podemos deixar de assinalar que, no perodo simples, algumas transformaes (substituio, permutao, etc.) no se encaixam no esquema das transposies.
10

KEHDI: A SINTAXE EM MATTOSO CMARA

127

REFERNCIAS
BALLY, Charles. 1965. Linguistique Gnrale et Linguistique Franaise. 4a. ed. Berne: Francke. BECHARA, Evanildo. 1978. Lies de Portugus pela Anlise Sinttica. 11a. ed. rev. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico (1a. ed. 1960). HOCKETT, Charles F. 1958. A Course in Modern Linguistics. New York: Macmillan. KENISTON, Hayward 1937. The Syntax of Castillan Prose. The Sixteenth Century. Chicago: University Press. L E GOFFIC , Pierre. 1993. Grammaire de la Phrase Franaise. Paris: Hachette. MARTINET, Andr. 1980. lments de Linguistique Gnrale. (Nouvelle ed. remani et mise jour.) Paris. Armand Colin. MATTOSO CMARA Jr., Joaquim. 1941. Princpios de Lingstica Geral como Fundamento para os Estudos Superiores da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Briguiet. (Reimpr. em 1942). _____ 1955. Morfologia e Sintaxe. Jornal de Filologia, 3: 3/4: 177-182. So Paulo: Saraiva. _____ 1956a. Dicionrio de Fatos Gramaticais. Rio de Janeiro: MEC/ Casa de Rui Barbosa. (2a. ed. 1963.) _____ 1956b. Uma forma verbal portuguesa. Rio de Janeiro: Acadmica. _____ 1964. Princpios de Lingstica Geral. 4a. ed. Rio de Janeiro: Acadmica. _____ 1975. Histria e Estrutura da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Padro. _____ 1977. Dicionrio de Lingstica e Gramtica. 7a. ed. Petrpolis: Vozes. MATTOSO CMARA Jr., Joaquim & Rocha Lima. 1945. Curso de Lngua Ptria. Gramtica. 1a. e 2a. sries ginasiais. 2a. ed. Rio de Janeiro: Briguiet. MIKUS, Francis. 1952. Quelle est en fin de compte la structure-type du langage? Lingua, 3: 1.430-470. OITICICA, Jos. 1950. Manual de Anlise. 9a. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves. _____ 1962. Teoria da Correlao. 2a. ed. Rio de Janeiro: Org. Simes. TESNIRE, Lucien. 1969. Elments de Syntaxe Structurale. 2a. ed. Paris: Klincksieck. UCHA, Carlos Eduardo Falco. 1972. (sel. e introduo.) Dispersos de J. Mattoso Cmara Jr. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas.

Anda mungkin juga menyukai