Anda di halaman 1dari 8

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTOZINHO PEDAGOGIA EAD ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAO

Cntia Maria de Oliveira Kelly Cristina Arajo Gomes Michele Aparecida Arajo Gomes Michele Cristina Advignoli Marina Nakamura Amorim

RA: 2061132844 RA: 2052990762 RA: 2052990785 RA: 2061132836 RA: 2052995720

Profa. Ma. Adriana Rodrigues da Silva


Sertozinho, 15 de agosto de 2012.

SEMELHANAS E CONTRASTES ENTRE AS EXPERINCIAS VIVIDAS PELOS MENBROS DA EQUIPE. Como os membros da equipe so da mesma idade e estudamos juntas na mesma instituio, em uma escola estadual, lembramos das atividades artesanais feitas especialmente no dia dos pais ou das mes, das datas comemorativas que eram lembradas apenas em seus dias, ilustrao de poemas e cantigas, festivais de primavera, construo de pipas e outras brincadeiras folclricas da poca. De certo modo essas atividades no favoreciam o desenvolvimento da nossa criatividade, trabalhos artesanais que eram apoiados pelos professores, cantigas de rodas, brincadeiras, reprodues de obras de arte. No estudvamos todas as linguagens artsticas, porque era visto pouqussima coisa sobre msica e dana (como ainda hoje existe a verso que dana faz parte do currculo de educao fsica), percebe-se que naquele tempo e ainda no em todos os lugares, mas existem prticas pedaggicas baseadas em um ensino de arte tradicional.

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAO CONTEMPORANA? Na viso contempornea, ao se analisar uma obra de arte, deve-se considerar as qualidades estticas e tambm o conhecimento do seu contexto. Assim, uma obra de arte contempornea, mais um objeto simblico do que puramente esttico, sendo que a interpretao depende em parte do que pode ser puramente esttico, sendo que a interpretao depende em parte do que pode ser conhecimento do contexto acontece na interpretao. Assim, a interpretao inclui a percepo, mas vai alm. O ensino de arte contempornea requer uma mudana em nossa concepo. Devemos agora procurar desenvolver habilidades para interpretar obras de arte, para fazer sentido delas. Ver a maneira como os estudantes a interpretam e no mais somente como as percebem. A percepo est junto com a interpretao. Enquanto educadores, e enquanto instituio de ensino, o que fazemos para que isso seja possvel? Possibilitamos s crianas o contato e a descoberta de novas construes imagticas? Instigamos as crianas a investigarem que outras possibilidades de representao existem para a casinha, a rvore, o cu com nuvens, o sol, os passarinhos? Provocamos nossos alunos para criarem e produzirem suas prprias imagens? Se nos observarmos enquanto educadores e olharmos atentamente para nossa prtica pedaggica, podemos afirmar que estamos possibilitando a ampliao desse repertrio visual infantil? De que forma isto est acontecendo? De acordo com Cunha,
Ampliar o repertrio das imagens e objetos tambm implica abastecer as crianas de outros elementos produzidos em outros contextos e pocas, como, por exemplo, as imagens da histria da arte, fotografias e vdeos, objetos artesanais produzidos por culturas diversas, brinquedos, adereos, vestimentas, utenslios domsticos, etc (1999, p14).

Salientamos a importncia de trabalhar com imagens em sala de aula que possam causar diferentes sensaes e reaes, que ao indagarmos as crianas sobre o que sentem ao observ- las, possam ir alm da denominao do gosto, no gosto, legal, bonita. Se optarmos por algumas imagens para levar para a sala de aula, e no outras, que imagens so essas? Elas podem causar estranhamentos, discusses, espanto, distanciamentos,

aproximaes? Se no, talvez devssemos rever o que nos move a escolher determinadas imagens, que podero, ou no, desdobrar-se em encaminhamentos pedaggicos. Compartilhando o pensamento de Cunha:
Ao interromper, na sua infncia, o desenvolvimento da linguagem grfico plstica, foram fixadas formas padronizadas como a casinha, a rvore com mas, as nuvens azuis, o sol, as flores, a figura humana de palito, organizando-se um repertrio reduzido de formas que chamamos de esteretipos. Por sua vez, estas fo()rmas so repassadas as crianas de vrias maneiras como nas decoraes das salas de aula, ou quando as crianas pedem que o adulto desenhe algo, ou quando o educador faz correes nas produes infantis do tipo: Fulano, no vs que a rvore verde? Onde est o corpo desta pessoa? Estou vendo que os braos e pernas saem da cabea... Assim, as crianas, desde muito cedo, incorporam os esteretipos e deixam de construir sua prpria linguagem, passando a reproduzir e consumir imagens estereotipadas e impostas pelos adultos (1999, p.10,11)

Observando as produes infantis, percebemos que na maioria das vezes as crianas reproduzem formas j vistas e estabelecidas. Alguns exemplos disto podem ser: o desenho da casinha, o cu com nuvens, a rvore com a copa verde e o tronco marrom, quase de forma mecnica, sem pensar que outros tipos de casas existem, com que outros materiais posso representar uma casa, como posso expressar os galhos da rvore, o sol precisa estar sorrindo, como so as nuvens em diferentes momentos e situaes do dia?

PLANO DE AULA
CASAS DIFERENTES Objetivo Geral: Sensibilizar as crianas que assim como ns humanos temos uma casa para morar, os animais tambm possuem as suas. Neste sentido destaco a importncia de provocarmos imagticamente as crianas para que estas oportunidades de ampliao do repertrio visual infantil possam desenvolver-se de modo freqente em sala de aula, possibilitando um outro olhar sobre representaes j conhecidas, neste caso, a imagem da casa.

Objetivo Especfico: Auxiliar na coordenao motora ampla e fina; Auxiliar nas leituras de imagens; Trabalhar o afeto e o respeito. Atividades Montagem de um livro s com imagens de animais e seus habitats; Criao de casinhas de Joo-de-barro; Manusear e criar formas com a argila; Montagem de um painel com a foto de seus animais de estimao. Materiais Revistas Argila Cartolina Bola de plstico pequena

As casinhas de Joo-de-barro, sero colocadas no parque e ficaro a espera de um hspede. As peas criativas, foram expostas. A revista com imagens de animais em suas casinhas ser confeccionada ser feita uma seleo de imagens que as crianas escolhero. Depois iremos socializar a revista.

APRECIAO DE OBRAS DE ARTE Trabalhar obras de arte em sala de aula uma tima opo, de diferentes artistas e perodos podem incentivar as crianas a descobrir o gosto pela leitura e interpretao das obras. H uma grande vantagem em trabalhar com obras de arte, podemos trabalhar atividades com cores, formas, histria da arte (conhecendo perodos e artistas), esttica. O conceito de apreciao em Arte, tambm includo nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) da disciplina, expe as situaes de estudo e anlise de obras, artistas ou movimentos em sala de aula. A Proposta Triangular do Ensino da Arte Ana Mae Barbosa. Segundo a proposta, a construo do conhecimento em Artes, acontece quando h a interligao entre a experimentao, a codificao e a informao. Prope que o programa do ensino de arte seja elaborado a partir de trs aes bsicas: Ler obras de Arte: baseia-se na descoberta da capacidade crtica dos alunos. Aqui, a Arte no se reduz ao certo ou errado, considera a pertinncia, o esclarecimento e a abrangncia. O objeto de interpretao a obra e no o artista. Fazer Arte: baseia-se em estimular o fazer artstico, trabalhando a releitura, no como cpia, mas, como interpretao, transformao e criao. Segundo BARBOSA Bastos, (2005, p. 144) O importante que o professor no exija representao fiel, pois a obra observada suporte interpretativo e no modelo para os alunos copiarem. Contextualizar: Consiste em inter-relacionar a Histria da Arte com outras reas do conhecimento. Segundo BARBOSA Basto, (2005, p. 142) contextualizar a obra de arte, consiste em contextualiz-la, no s historicamente, mas tambm social, biolgica, psicolgica, ecolgica, antropolgica etc., pois contextualizar no s contar a histria da vida do artista que fez a obra, mas tambm estabelecer relaes dessa ou dessas obras com o mundo ao redor, pensar sobre a obra de arte de forma mais ampla.

1 Carnaval em Madureira, Tarsila do Amaral. 2 Femine Assisse, Mir.

3 Monalisa, Romero Britto. 4 O Grito, Edvard Munch.

Anda mungkin juga menyukai